PDA

Ver Versão Completa : Troca filtro diesel - motor 3.0 eletronico



charuto60
24/02/2011, 20:54
Ola´ a todos.
Peguei um troller 3.0 eletronico (ano 2010). Sou ex-Band e ex-Land. Nesses ex-carros-meus consegui fazer várias coisas. Agora, com o eletrônico abro o motor e vejo que "pouco entendo"...

Me disseram que se quiser trocar o filtro de diesel tenho que fazer na concessionaria pois nao e´ so´ tirar um e colocar outro... Tem um conjunto de passos que precisa ser seguido para o carro nao correr o risco de parar 10 minutos depois.

Alguem aqui ja´ teve esta experiência ruim ?

Alguem saberia descrever com detalhes como e´ o processo de trocar um simples filtro de diesel no troller eletrônico ?

Agradeço a ajuda.

Abcs

CH60

RcPM
25/02/2011, 07:12
É bem simples a troca.
Vc desconecta as 2 mangueiras, solta o filtro e troca.
Na hora de conectar as mangueiras é simples:
1- Conecta a mangueira na entrada;
2- Liga a chave para pressurizar o sistema e "sangrar" o filtro;
3- Desliga a chave;
4- Conecta a mangueira de saida do filtro;
5- Vai paciá.

Espero ter ajudado,

Abs,

papa
25/02/2011, 09:35
RcPM sua rotina esta correta porém não precisa sangrar os motores 3.0 NGD não tem este problema, somente que após a troca seria recomendaddo encher o novo filtro de diesel ou dar umas duas partidas até a bomba do tanque encher o novo filtro e pressurizar o sistema.

John1532Jr
25/02/2011, 09:57
O filtro de combustível do NGD3.0 tem uma válvula de drenagem para liberar o diesel com água que possa ter ficado no filtro. Com esta válvula, é muito facil tirar o ar do sistema. Reorganizando os passos apresentados anteriormente, fica assim:

1 - solte as mangueiras de entrada e saída de combustível no fltro.
2 - retire o filtro velho e instale o novo
3 - reconecte as mangueiras de entrada e saída de combustível no filtro
4 - solicite a alguém para apertar a válvula de drenagem do filtro de combustível (é igual a um bico de câmara de ar).
5 - ligue a chave do Troller (sem dar partida no motor). Isto ativará a bomba elétrica de combustível e ela vai encher o filtro de combustível.
6 - faça isto diversas vezes, até começar a sair diesel sem bolhas de ar pela válvula de drenagem.
7 - feche a válvula de drenagem e limpe o excesso de diesel que saiu pela válvula.
8 - ligue o Troller e vá se divertir...

8-)

Felipe Glod
25/02/2011, 11:17
Não tem misterio e so fazer o que eles falaram, e troque de 10 em 10 mil e abasteça apenas em postos de confiança, no meu 3.0 sempre coloco um aditivo chamado teccom.

RcPM
25/02/2011, 16:03
RcPM sua rotina esta correta porém não precisa sangrar os motores 3.0 NGD não tem este problema, somente que após a troca seria recomendaddo encher o novo filtro de diesel ou dar umas duas partidas até a bomba do tanque encher o novo filtro e pressurizar o sistema.

Certo... apenas usei o termo sangrar por hábito,.. apesar que nem precisa dar a partida, apenas ligando achave o filtro já enche.
Eu fiz assim, montei o filtro apenas com a entrada do filtro ligada. Liguei a chave até sair diesel na saida. Conectei a saida e dei partida....

charuto60
25/02/2011, 17:44
Pessoal,

obrigado a todos.

Entendi que o segredo e´ fazer o filtro sangrar para nao dar ar no sistema.
Para isso e´ possivel usar 2 caminhos diferentes: usando a valvula de sangria ou ligando (sem dar partida) varias vezes o carro ate´ encher o filtro.

Essa lista e´ d + !!!!

Abcs

Ch60

RENATO-SELVA
25/02/2011, 19:05
Fui pro Uruguai ano passado e levei um filtro reserva caso precisasse. O pessoal da autorizada me ensinou mais ou menos assim:

Quando for colocar o filtro novo, gira a chave umas 5 vezes, so pra bomba do tanque jogar diesel... ai vai e sangra no filtro (aquele bico com uma tampinha que parece de pneu de carro). Faz isso algumas vezes... ate parar de sair ar e so sair diesel...

Palavra do cara: se entrar ar no sistema, fudeu, pode chamar um mecanico!!! hehehehe

Saudades da toy que era so bombar ali , andar um pouquinho falhando e pronto... voltava a funcionar normal, sem ao menos usar uma chave ou alicate!

jrmotta
27/02/2011, 21:21
Certo... apenas usei o termo sangrar por hábito,.. apesar que nem precisa dar a partida, apenas ligando achave o filtro já enche.
Eu fiz assim, montei o filtro apenas com a entrada do filtro ligada. Liguei a chave até sair diesel na saida. Conectei a saida e dei partida....

RcPM,

Faço exatamente igual a vc, mas para não fazer lambança no motor conecto uma mangueira de silicone no bico de saída do filtro e a outra ponta enfio (ops) numa garrafa pet. Quando sai diesel na garrafa, retiro a mangueira de silicone e conecto a do carro.:idea:

Abs,
João Ricardo
T4 09 - "Kalango"

jrmotta
27/02/2011, 21:22
RcPM,

Faço exatamente igual a vc, mas para não fazer lambança no motor conecto uma mangueira de silicone no bico de saída do filtro e a outra ponta enfio (ops) numa garrafa pet. Quando sai diesel na garrafa, retiro a mangueira de silicone e conecto a do carro.:idea:

Abs,
João Ricardo
T4 09 - "Kalango"


Complementando, no meu carro troco a cada 20.000 km, conforme determina o manual.:concordo:

Abs,
João Ricardo
T4 09 - "Kalango"

Zegenesio
28/02/2011, 08:08
O filtro de combustível do NGD3.0 tem uma válvula de drenagem para liberar o diesel com água que possa ter ficado no filtro. Com esta válvula, é muito facil tirar o ar do sistema. Reorganizando os passos apresentados anteriormente, fica assim:

1 - solte as mangueiras de entrada e saída de combustível no fltro.
2 - retire o filtro velho e instale o novo
3 - reconecte as mangueiras de entrada e saída de combustível no filtro
4 - solicite a alguém para apertar a válvula de drenagem do filtro de combustível (é igual a um bico de câmara de ar).
5 - ligue a chave do Troller (sem dar partida no motor). Isto ativará a bomba elétrica de combustível e ela vai encher o filtro de combustível.
6 - faça isto diversas vezes, até começar a sair diesel sem bolhas de ar pela válvula de drenagem.
7 - feche a válvula de drenagem e limpe o excesso de diesel que saiu pela válvula.
8 - ligue o Troller e vá se divertir...

8-)
Faça assim e pronto, :odedo:pras concessionárias troller.