PDA

Ver Versão Completa : Pajero Sport HPE 2.8 Motor falhando.



Maurício A.Rodrigues
23/02/2011, 17:42
Tenho uma pajero Sport que quando atinge 70-80km e piso de leve no acelerador para manter a rotação o motor da uma falhada, engasga e o contagiro oscila. Se apertar o acelerador ela responde e não falha, mas ao voltar nesta velocidade e manter o giro volta a falhar. Esse problema é intermitente e acontece somente de vez em quando. Alguém pode me explicar o que pode ser? Aproveitando, alguém tem indicação de alguma oficina de confiança para indicar em Curitiba. Abs.

SAPO-BOMBA
23/02/2011, 18:41
Já deu uma olhada nos filtros e nas mangueiras? Se tiver pegando ar na linha de combustível após o filtro, tb dá umas falhadas.

Carlos A. C. Azevedo
23/02/2011, 19:45
Qual é a rotação que fica aproximado? é AT? já prestou atenção se a turbina esta normal e não esta saindo muita fumaça branca no escape????

Alexandre Isoppo
23/02/2011, 22:03
Meu caro, também tenho essa Pajero e também falha, porém é a 100 / 110 km/h. no meu caso acho que é o câmbio automático que fica oscilando entre a 4 marcha e o over drive, é uma falha muito chata e até hoje não consegui arrumar!

A minha falha é exatamente igual a sua!

A sua é automática?

Carlos A. C. Azevedo
23/02/2011, 22:17
Meu caro, também tenho essa Pajero e também falha, porém é a 100 / 110 km/h. no meu caso acho que é o câmbio automático que fica oscilando entre a 4 marcha e o over drive, é uma falha muito chata e até hoje não consegui arrumar!

A minha falha é exatamente igual a sua!

A sua é automática?

Entre 4ª marcha e over drive? tens certeza? não seria entre 3ª e over drive??
Já levou na concessionaria, pode ser a programação do cambio...:pensativo:

Alexandre Isoppo
23/02/2011, 22:39
Vamos lá:
Testei o câmbio e esta tudo ok, fora da Mit, o pessoal da Ramada (Mit aqui no RS) são completamente despreparados e desequipados e cobram 170 a hora, um roubo!

O câmbio da 2.8 hpe é diferente dos 2.5, não tem o botão do over drive, é um câmbio inteligente, que se ajusta conforme o piloto.

Arranca em 1, 2, 3 e 4. Após a quarta a uns 80 a 100km/h o giro cai uns 300 RPM (entra o over drive), como se engatássemos uma quinta no câmbio manual. Ai vem a minha falha, fica oscilando entre a quarta e o over drive (mais ou menos 300 rpm que oscila o conta giros). Se acelerar ou tirar o pé a viatura volta ao normal.

Carlos A. C. Azevedo
24/02/2011, 20:56
Vamos lá:
Testei o câmbio e esta tudo ok, fora da Mit, o pessoal da Ramada (Mit aqui no RS) são completamente despreparados e desequipados e cobram 170 a hora, um roubo!

O câmbio da 2.8 hpe é diferente dos 2.5, não tem o botão do over drive, é um câmbio inteligente, que se ajusta conforme o piloto.

Arranca em 1, 2, 3 e 4. Após a quarta a uns 80 a 100km/h o giro cai uns 300 RPM (entra o over drive), como se engatássemos uma quinta no câmbio manual. Ai vem a minha falha, fica oscilando entre a quarta e o over drive (mais ou menos 300 rpm que oscila o conta giros). Se acelerar ou tirar o pé a viatura volta ao normal.

Bem, pelo visto o Invecs II conta com o bloqueio de conversor de torque na 4ª marcha..

Mas e agora o que pensas em fazer?

Maurício A.Rodrigues
25/02/2011, 08:55
Amigos obrigado pelas respostas.

Não verifiquei essa questão da entrada de ar, mas hoje percebi que com o tanque cheio isso não acontece e acontece com o tanque de combustivel abaixo de 1/4, será que tem algo haver?
Alexandre, além da falha, meu cambio é automático e se comporta exatamente como vc descreveu.
Nesta 2a. feira um mecanico irá avaliar e posto o seu diagnóstico.
Aqui em Curitiba a hora na Mit é R$ 195,00!!! Um absurdo!
Abraços.

Maurício A.Rodrigues
25/02/2011, 09:00
Carlos é automatica e oscila quando a rotação chega a 2.500 giros e o comportamento é mesmo descrito pelo Alexandre, parece que diminui uma marcha subindo o giro mais uns 300 rpms, vai e volta, fica oscilando. A velocidade é entre 100 e 110 km p/h.

Alexandre Isoppo
03/03/2011, 00:01
Maurício

Checou se a falha é no c6ambio automático?

Abraço Alexandre

Maurício A.Rodrigues
03/03/2011, 17:50
Sim alexandre, o que aparentemente parecia problema de alimentação + o Cambio, foi constatado que é cambio e em algum componente eletronico. Após o carnaval vai para oficina para ver exatamente qual o problema. Valeu!

wteam
09/03/2011, 15:43
Olá meus caros ...

Tenho Pajero Sport HPE AT 2.8 Diesel 04/05 ... essa da foto ...

Comprei ela em 08/2010 ... com 75000 km (hodômetro)... fiz uma revisão no meu mecânico, tudo Ok ... em 09/2010 fiz uma viagem, rodei uns 2500km ... perfeito ... apenas um detalhe ... ao sair de ré do estacionamento do hotel, onde havia uma rampa, na descida, por umas duas vezes parece que ela "desengatou" a marcha e o carro simplesmente não ia prá frente nem prá trás ... achei estranho mas como nunca tive carro AT antes e tinha lido no manual que poderia ocorrer algo parecido em algumas situações não dei muita bola ...

Um fato curioso, foi após o retorno de outra viagem, onde fiz 500km e, chegando em casa desliguei o carro por uns instantes ... quando liguei novamente e fui dar uma saída percebi um aquecimento além do normal, na manhã seguinte vi que, do nada, tinha acabado a água do sistema do radiador ... simplesmente coloquei água novamente e o carro voltou a se comportar como antes ... nada demais, atualmente está baixando um pouso a água, de vez em quando ... sem maiores explicações ... a princípio pode ser em vazamento mínimo ainda não encontrado (???) ...

De lá prá cá ela vinha se comportando razoavelmente bem, até que, de meados de fevereiro prá cá percebi este problema que vcs relataram ... oscilação no giro na troca de marchas quando chega a 1900 giros ... ela fica "indo e voltando" no giro e na troca...

Também percebi que ela "meio que patinava" na troca de marchas quando estava em baixa rotação ... tipo cambio manual quando vc troca a marcha, acelera e ela "não anda" ...

Porém percebi tb que isso estava ocorrendo "eventualmente"... sexta-feira passada peguei a estrada novamente ... fis uns 400 km e ela se comportou normal ... sem nenhum problema, inclusive quanto à tal oscilação no giro / troca de marchas ...

Ontem porém, voltando dessa viagem, na estrada ela não estava se comportando como sempre, eu tentava acelerar e quando ela ia passar da 3. para a 4. marcha, o giro subia rapidamente de 2700 para 3500 rpm e ela não desempenhava, tanto com o Ar Condicionado ligado ou desligado ... isso me irritou bastante na viagem ... percebi que quanto mais rapidamente eu acelerava para forçar a troca, ela patinava ainda mais ... e não andava ... consegui contornar o problema (de certa forma), acelerando bem lentamente e quando via que ela ia patinar tirava um pouco o pé e acelerava devagar novamente ...

Quando cheguei em casa, parei em um lugar novamente numa rampa, com uma inclinação de uns 30 graus, coloquei a marcha no "P" desliguei o carro, fiz o que tinha que fazer, liguei o carro novamente, quando passei a marcha para o "D" tive que fazer uma certa força, pois parecia que havia travado, ela fez meio que um estalo, "tipo carro quando a embreagem não está boa" mas o cambio foi normalmente para a posição "D"...

Porém, quando tentei sair da rampa de ré, novamente ela estava desengatada, e só percebi isso na hora em que estava na rua, pois como ela desceu a rampa não pude perceber antes ...

Ao passar o cambio para o "D" e acelerar para sair, o giro não passava de 900 / 1000 rpm e andava muito lenta, tipo a 5km/h ... como na ocasião anterior depois de alguns segundo ela voltava a engatar ... tentei reengatar e sair, sem sucesso...

Depois de algumas tentativas e uns 100 metros a frente, sem sucesso, ela começou a fazer usn efeitos sonoros no motor e não ligou mais, ou seja, o motor não liga ... cheguei em casa de guincho!!! E estou muito preocupado, pois parece que o motor travou mesmo ...

O pior é que hoje é feriado na minha cidade, e não consegui falar com o mecânico, mas antes mesmo de falar com ele gostaria de saber se alguém pode me dar uma luz, sobre o que pode estar acontecendo ...

Aguardo retorno...

Obrigado.

Cristiano

Ps. Desculpe pela extensão do e-mail, mas fiz questão de detalhar o máximo possível!!!

Maurício A.Rodrigues
18/03/2011, 12:22
Meus amigo dscubri a falha na minha pajero. CAMBIO!!! Por falta de troca de óleo (está com 130 mil KM) os discos e mais outras peças se desgastaram prematuramente. Minha sorte que comprei essa carro numa renomada loja aqui em Curitiba e não só me deram garantia como levaram o carro na melhor oficina de cambio automatico por aqui e mandaram consertar tudo que tinha que ser consertado independente do preço. Acompanhei todo o serviço e o mecanico que não faz gambiarras troca tudo que tem que trocar se não não faz o serviço me informou que se esse cambio tiver trocas regulares de óleo a cada 40 mil km e o filtro a cada 80 mil nunca, mas nunca vai dar problema, 2o. ele. vai durar mais que qualquer outra peça mecanica deste carro. Acaba o motor o carro desmancha e o cambio continuará intacto. Ele comenta ainda que o brasileiro não sabe usar o cambio e muito menos fazer a manutenção por isso esses cambios apresentam problemas. 1o. Vc sabia que ao subir uma ladeira incrime, essas de garagem de prédio ou uma rua com ladeira bem acentuada, deve-se engatar o "L"? Pois desta forma todo o conjunto literalmente se agarra e não há sobre força. 2o. Numa subida de serra, não deixar somente no "D" e esperar que o cambio troque as marchas, deve-se cambiar para 3a., 2a. conforme o giro desça menos que 2 mil. Isso evita tambem a sobre carga. 3o. Antes de colocar em "P" desligar em "N" puxar o freio de mão, soltar o pé do freio e somente após esse procedimento é que deve engatar o "P" Por que? Porque se vc engatar o "P" antes, ao soltar o pé do freio o veiculo se movimenta um pouco e força o cambio, isso não afeta em nada as peças internas porque são muito resistentes, mas afeta o bloco do cambio que é de aluminum e não aguenta muita pressão. Engatar o "P" mesmo que seja com o carro com pouco movimento é suicidio, vai danificar. Bom é isso amigo que tinha para falar, se lembrar de mais alguma coisa posto aqui depois. Abs.

Maurício A.Rodrigues
21/03/2011, 14:29
Então amigo, hj fui no mecânico para ver o estrago: O óleo e filtro nunca foi trocado aparentemente e esta com 137 mil km. O filtro entupiu devido a muita sujeira e isso danificou duas celenóides e queimou os discos dentro do cambio. Resultado, prejuízo de 7 mil reais, ainda bem que não serei eu que vou pagar. O mecanico alerta: Tem que trocar o óleo e filtro a cada 50 mil km. Na concessionária diz que não, mas nesta oficina tinha uns 30 carros e 10 deles ela pajero com problema no cambio e o diagnóstico em todas elas é óleo vencido. Portanto não acreditem que esse óleo do cambio não se troca, pois eu vi isso na prática.

Malucho
06/08/2011, 20:16
Amigo,

Tenho uma L200 sport hpe 2.5 2006, notei o seu problema, gostaria de uma opinião sua, a minha quando em marcha lenta, as vezes falha e oscila a lenta, somente quando engatada e até dá um pequeno estalo, mas não é toda hora, passa dias sem acontecer e do nada começa, mas só na lenta, quando aumento a rotação e ando já desaparece o problema.

Você acha que o problema pode ser o mesmo, levando em consideração que meu câmbio está completamente normal, não patina, nem nada.

Bona 4x4
10/11/2011, 16:09
Pessoal

Parece que o problema é velho, tenho uma Pajero Sport hpe 2010, uma das ultimas fabricadas, hoje com 40 mil km e desde os 19 mil ela pipoca a 70 km/hora e giro em 1600 a 1800, mantendo a velocidade constante, na Kyoto de Ribeirão Preto já me deram várias explicações, as vezes melhora após uma revisão, mas depois volta. Amanha vou levá-la la na Kyoto de novo, agora não tiro de lá enquanto não solucionarem o problema. Depois posto aqui.

PABLO CONSTANTINO
07/05/2012, 19:35
Daew Carlos A. C. Azevedo, meu pai tem uma L200 HPE Sport M/C 2006 q quando se da a partida no motor ela falha, tipo na lenta ela fica dando falhas e quando falha sai fumaça branca. O q pode ser??
Abraço

vitor_grotmann
08/05/2012, 13:30
Daew Carlos A. C. Azevedo, meu pai tem uma L200 HPE Sport M/C 2006 q quando se da a partida no motor ela falha, tipo na lenta ela fica dando falhas e quando falha sai fumaça branca. O q pode ser??
Abraço


provavelmente pode ser as velas aquecedoras que foram para o pau.

PABLO CONSTANTINO
12/05/2012, 09:17
provavelmente pode ser as velas aquecedoras que foram para o pau.
já testei e ta todas funcionando, a lenta oscila...

Imperador!
12/05/2012, 11:39
Cabeçote...

Carlos A. C. Azevedo
12/05/2012, 21:41
Filtro de combustivel, ar na tubulação, GE da bomba...

O óleo baixa? tá baixando agua?

PABLO CONSTANTINO
14/05/2012, 19:11
Filtro de combustivel, ar na tubulação, GE da bomba...

O óleo baixa? tá baixando agua?
Não, nem um dos dois.

Gustavo Ambrosio
18/09/2012, 20:19
Estou com o mesmo problema, ja passei o scaner e nada, troquei filtros e nada, levei a uma mecaninca nova em minha cidade que trabalha com bombas e ele falou que deveria de deixar ela la e esperar uns 3 dias para o diagnostico, porem ja veio com um papo que poderia ser bomba que ele ja fez isso, aquilo que ficaria barato se fosse em torno de 2500 reais hehehehe, barato... , alguma soluçao? Meu carro e uma pajero sport at 2008 diesel

Carlos A. C. Azevedo
19/09/2012, 10:10
Gustavo tem um tópico por aqui, que essas 2.8 AT tem um sensor na bomba injetora que comanda uma ligação com a caixa, não lembro muito bem, mas parece que quando tava com defeito ele dá essas falhas aí.

Gustavo Ambrosio
19/09/2012, 15:28
Carlos, segui sua dica e acabou o problema, acabei de fazer, porem usei dias chapas e levei a um mecanico ficou igual original, sera que ganharei problemas no futuro por isso? A minha e uma pajero sport 2.5 2008 75 mil km

Carlos A. C. Azevedo
19/09/2012, 17:08
Carlos, segui sua dica e acabou o problema, acabei de fazer, porem usei dias chapas e levei a um mecanico ficou igual original, sera que ganharei problemas no futuro por isso? A minha e uma pajero sport 2.5 2008 75 mil km

Putz, confundi 2008 com 2.8 hehehe. Ainda bem que resolveu.

Problemas só ambientais e o teu motor agradece ter eliminado essa valvula.

:concordo:

brancooliveira
13/06/2015, 06:56
Pessoal bom dia alguem pode me dar uma luz. Minha pajero gls automtica 2000 começou com o seguinte problema, com motr oscilando e sem desenvolver o cambio automatico o que poderia ser?

Ronaldo Alves da Silva
31/10/2015, 18:14
A minha está com esse mesmo problema, a impressão que da é que ela fica alternando as marchas 3ª e 4ª o tempo todo, mas quando piso fundo acima de 100 km fica normal, e meu conta giro não passa 2000 rpm.