Ver Versão Completa : Motor Ford diesel 1987
paulo6905
23/02/2011, 14:00
Olá pessoal
Gostaria de ter informações sobre o motor ford diesel que equipou as f2000 e f4000 de 1984 a 1987. Parece que há algum preconceito em adquirir veículos com esse motor? Existem problemas mesmo? è muito cara a manutenção? Será problema de consumo? Grato
zenzen 4x4
23/02/2011, 14:26
Quando a Ford lançou a F4000 com motor Ford ano 83/84, fui à SP buscar uma.
Foi uma decepção,uma vez que estava acustumado com MWM.
Motor muito barulhento,consumo alto.Cheguei em casa,Rodei +- 1.250 kms.e, na mesma semana já vendi.
Voltei à SP. comprei outra com motor MWM.De São Paulo até em casa (1250 Kms) gastou 20% menos de díesel.Aqui onde moro,este motor não tem aceitação.
sallespickup
25/02/2011, 21:19
o motor FTO (denominação)ja foi de manutençaõ cara, hoje as peças custam o mesmo do mwm, porem a unica peça que ainda é cara é o cabeçote, que se não for bem feito e estiver de altura boa começa a esquentar, ai os problemas, mais barulhento, bebe um pouquinho mais, virtudes,anda muiiiito pois tem 110cv igual ao mwm turbo por fora, da pra comprar destes motores por 3 mil em otimo estado, e se turbina-lo vai pra 145 cv fica silencioso e diminui o consumo, tive uma f4000 com ele por 6 anos, coloquei o diferencial spicer ano 93 o mais longo que ja foi feito, pra este caminhão, resultado era um guincho que levava 2 carros como só mexo com pickups, no caso smpre 2 d20 em plena fernão dias dando 130, fiz carregado bh sp em 6 horas, 600km, (boas epocas que não tinham radares) o unico problema era o freio, que depois dos 70 só diminuia, arrastar nem pensar.
bom se alguem te oferecer um motor destes completo pode comprar sem medo, a unica garantia que vc pede ao vendedor é q se ele garante que não ta esquentando, se estiver tudo em ordem motor pra 350 mil km sem mexer
a disposição
carlos sallespickup
Daniel.Shimomoto
29/10/2011, 02:06
Fuçando no forum achei este tópico e sobre motores Ford diesel posso falar um pouquinho pois tenho experiencia com eles. Por isso ressussitei o assunto para agregar informações.
O FTO 4.4L diesel nada mais é que um motor denominado Ford 4.268 (4 cilindros, 268 pol3) utilizado na linha de tratores da Ford da década de 1980, os famosos Ford 6600 e 6610, regulados, respectivamente para 86cv (ultimos 6600) e 76cv. É uma evolução do Ford 4.256, onde muda, se não me fala a memória apenas o virabrequim: No 256, o motor tem um curso MENOR (106,7mm) que o diametro (111,8mm) e no 268, ambos são iguais (111,8mm). No mais acho que todo o resto permanece o mesmo.
A diferença do FTO veicular do agricola, basicamente é a Bomba Injetora: Nos tratores, a bomba é a Lucas-CAV rotativa, limitada em rotação em 2200 rpms, com pico de torque em 1600rpms e na aplicação veicular, a Bomba é a Bosch em linha e rotação de trabalho ampliada para próximo de 3000 rpms (não sei se chega a isso).
Nas aplicações agricolas, a marca registrada desse motor é a robustez e a força dele na máquina: Um trator Ford 6600 equipado com esse motor (sairam após 1980 - antes era o 4.256/4.2L de 70cv), um 6600 faz um servição enorme sendo um dos preferidos de alguns arrendatários de terra que buscam uma máquina simples de manter, robusta e de baixo valor de aquisição. Eu mersmo tive um na propriedade que tive e me arrependo de tê-lo vendido junto com a fazenda. A máquina fazia serviço de fazer inveja a tratores de 90 a 100cv a ponto de eu chegar em cogitar comprar um kit tração dianteira e turbinar a máquina (elevá-lo a Ford 7610). Mas o custo x beneficio era baixo.
Uma grande virtude desse motor agricola é a durabilidade: Se bem cuidado, pode ser utilizado no seu limite de potência por até 10 mil horas (vi isso na Fazenda por isso que eu falo). O seu grande defeito: Consumo desenfreado. Num serviço de gradeação mais pesado, um tanque não aguenta um dia de serviço (8 horas) consumindo facilmente 10L/hora. Um Valmet 88 no mesmo serviço (motor MWM D-229/4) não consome 9L/h
Na F-4000 as principais queixas que eu escutei do motor Ford FTO4.4 foi o consumo alto, ruido elevado, falta de rotação (ele nao chega e passa dos 3000rpms igual o MWM) e o consumo elevadissimo.
O custo de retifica também foi alvo de criticas. Enquanto um MWM, na MAIORIA dos casos, um "mexanico" bem intencionado com uma prensa e um guincho remove e recoloca camisas e pistões, sem necessidades extras, o FTO precisa de retifica no bloco, encamisamento, passe no virabrequim, etc. o que encarece o custo de manutenção. Por isso, o MWM ficou e voltou a ser afamado, embora o preço das peças do motor FTO diesel sejam acessiveis, muitas vezes mais baratas que de alguns modelos de automóveis.
O caso é: F-4000 com motor Ford, ou a pessoa ama ou ela odeia o carro.
Pedrazzi
18/09/2012, 18:58
nos temos uma f100 1979 com uma maquina dessas, porem aspirada... oq mais chama a atenção é o torque altissimo, a harmonia de funcionamento e a partida a frio dele ( só um "belisco" na chave o bicho ja funciona), entretanto é um motor de rotação pesada, quanto ao consumo nao temos do que reclamar não. Tenho intençoes futuras pra mecher nele caso continuarmos com ela, dar uma apimentada pesada; cabeçote, turbo, intercooler, uma analisada na bomba injetora e um diferencial um pouco mais longo para compensar, ja que ele nao é um motor q gira muito, mas nas baixadas ela dá "km" no velocimetro (160 km/h) sem atolar o pé no assoalho, entretanto, ela perde folego quando encara uma subida, possivelmente pela falta do turbocompressor. Quem tiver dados tecnicos sobre esta maquina, imagens "explodidas" ou esquema e puder compartilhar ficaria grato. abraços!