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Ver Versão Completa : Entenda aqui porque VC não sabe dirigir



RoadRunner
23/02/2011, 12:48
A verdade começa a partir de 1:18


http://www.youtube.com/watch?v=KtE3lyKatWc


Ou vai falar que fz igual? :pipoca:

schypula
23/02/2011, 13:02
show de bola....

TylerNTL
23/02/2011, 13:09
Alguém sabe explicar a função exata da alavanca do painel?

É uma redução? Como se cada "marcha virasse duas" com o uso da alavanca?

Paulo Cesar
23/02/2011, 14:35
Alguém sabe explicar a função exata da alavanca do painel?

É uma redução? Como se cada "marcha virasse duas" com o uso da alavanca?

Advinhou, inclusive tem gente pensando em colocar 2 caixas de marcha fazendo assim uma super reduzida.

Martin Melcop
23/02/2011, 15:06
Alguem já postou aqui um video de uma Chevy americana tb com 2 cambios.

Kim
23/02/2011, 15:34
Pois é!

Quando tinhamos posto de combustível, tínhamos um Fiat 180 tanque, que é o FNM um pouco mais moderno.

Mais haviam as duas alavancas.

Fazia uma viagem de 400km (ida e volta) dia sim dia não, para buscar combustível na cidade de Londrina.

O caminhão era completamente original, pois na companhia, não pode haver qualquer adaptação.

Certa ocasião, tive que fazer uma viagem de 70km para entregar óleo diesel em uma fazenda, fui com 15.000lts.

Pensei que não conseguiria, mais foi tudo bem!

Pena não haver fotos, mais foi memorável.

Isso, aconteceu na década de 90.

O Caminhão ainda existe, mais está bem judiado, foi para o transporte de soja, da roça até o silo.

Abraços.

Kim.

Pedrão B.
24/02/2011, 00:00
Aí Sim!
Tem que tirar o chapéu pros "Alfeiros", pois cruzar marchas desse jeito não é pra qualquer um!
Meu pai conta que há muitos anos atrás, foi daqui de Rio Claro até Curitiba visitar um tio, de carona em um Alfa, da frota de um amigo da família que só tinha Alfas em sua transportadora.
Ele disse que um trecho de serra, cruzaram com um outro Alfa da mesma transportadora subindo a serra, e disse que o motorista parou o Alfa em que eles estavam, encheu um balde de água e jogou no motorista do Alfa que vinha subindo, e o cara fez tudo à pé, por conta da lentidão em que o Alfa subia.
Ele fala também que cruzaram com outro Alfa subindo, e o motorista estava com a porta aberta, tocando sanfona.
Os FNM não desenvolviam grandes velocidades, mas carregavam muito peso.
Com certeza os FNM's/Alfas/Fietões ajudaram a desbravar esse Brasilzão!
[]'s

koros
24/02/2011, 01:07
- FNM, ALFA, FIAT são classicos desbravadores dos sertões do Brasil. Hoje o Caminhão faz tudo por você, só falta mandar embora os Motoristas.

- Também não da para esquecer os Classicos Dodge D700, conhecidos como "Dojões" que enfrentavam caminhos onde somente tratores se atreviam a entrar. Tivemos a época aurea de Caminhões movidos a Alcool e a Gasolina.

- E também os primeiros Mercedes L-312e a Classica Scania 111 (O famoso Jacaré), que apesar da Scania oferecer poucas cores, a mais popular foi o Laranja classico. :dance:

Jimmy Offroad
24/02/2011, 13:16
Alguém sabe explicar a função exata da alavanca do painel?

É uma redução? Como se cada "marcha virasse duas" com o uso da alavanca?

È a alavanca que seleciona a baixa e a alta, hoje em dia é um pequeno botão que fica na alavanca do cambio.

Os videos mostram como proceder a troca. Um constalletion e um axor.

http://www.youtube.com/watch?v=eFJHCo2CHI8

http://www.youtube.com/watch?v=Y5ZOp_soDIw

Abraços,

Jimmy

Jorge_PG
24/02/2011, 19:02
O alfa ou FNM eram conhecidos como João Bobo...pois tudo que era colocado em cima deles eles levavam não importava o peso.

Pedrão B.
25/02/2011, 00:32
Só achei que os motoristas estão muito limpos, sem vestígio nenhum de graxa:pensativo:
[]'s

Joao Baeta
25/02/2011, 01:33
:arrow:Bem interessante o video..... :palmas:
Uma pergunta: Será que a versão 4x4 da MB dispõe nisso? ou a reduzida tradicional?
:pensativo:

TylerNTL
25/02/2011, 07:06
E existe um "jeito certo" de dirigir esses bichos?

Tem que passar da 1ªL -> 1ªH -> 2ªL - 2ªh ....

Ou tudo depende de (velocidade x carga x inclinação da pista x juízo do motorista) e se pula de 1ªL -> 2ªH.

Pedrão B.
25/02/2011, 12:53
:arrow:Bem interessante o video..... :palmas:
Uma pergunta: Será que a versão 4x4 da MB dispõe nisso? ou a reduzida tradicional?
:pensativo:

Fala João!
Na verdade, esse sistema de reduzida é um pouco diferente dos nossos 4x4.
Ele serve para dar um maior escalonamento nas marchas, pois com o caminhão carregado, se você passar da 1º simples para a 2º simples, normalmente ele "engole o caroço" e age como se no carro de passeio, passassemos de 1º para 3º entendeu?
A maioria dos caminhôes tem esse recurso, sendo que existem reduzidas dentro do eixo traseiro(diferencial).
[]'s