PDA

Ver Versão Completa : Ottomovel 2012 - projeto



OTTO HEITZMANN
23/02/2011, 10:27
Depois de muita trilha, 11 anos, 450000 km, resolvi reformar a carrocerria do Ottomovel. Durante muito tempo acompanhei atraves de fotos e comentario dos colegas que estão reformando e reformaram suas Engesas, por isso gostaria de receber dicas, conselhos e opinião.
Resolvi fazer um esboço de como eu quero que fique o engesão. O que voces acham?

Otto

Eduardo Velo
23/02/2011, 11:14
Parabéns pelo projeto Otto ... pode servir pra todos ...
Minha 1a opinião é sobre a abertura do capô do motor , tinha esse tipo de abertura no Niva e toda vez tirava o capô pra poder mexer , essa posição atrapalha demais pra mexer em qqer coisa no motor , tenta manter o sisema orginal ...

abs ... Edu

Loras
23/02/2011, 11:19
Eita!

Interessante a idéia da abertura do capô.

Algum motivo especial para tamanha transformação?

Abs.

OTTO HEITZMANN
23/02/2011, 11:43
A ideia e a seguinte:
O capo a frente e o paralamas serão de fibra, o alinhamento do capo com os paralamas ficaram perfeito, ja que os paralamas seram parafusados no capo ( é so verificar, é dificil ver uma engesa com o capo alinhadinho com os paralamas), esteticamente não vai mudar as caracteristaca da Engesa
Alem de ter acesso mais facil ao motor, com esse sistema ficar mais facil retirar toda a frente -dobradiça com engate rapido, só retirar um pino, desconecta a fiação (tambem engate rapido) e retira toda a frente, facilitando inclusive a manutenção em caso de batida, é so trocar a parte danificada, ja que sera possivel retira os paralamas pois estaram parafusados no capo.

Kim
23/02/2011, 12:38
Otto!

Gostei de mais do projeto!

Compre a frente de friba, mande unir o capô aos paralamas, e a parte de externa estará pronta.

O caixote tem uma excelente fixação, que pode ser independente à frente.

Faça um suporte em "U", para fazer a colocação dos radiadores e segurar a dobradiça.

Sobre a dobradiça, o Donizete copiou um modelo americano de hot, que é da seguinte forma. (pantógrafo)

Para abrir, tem que erguer a frente (grade dos faróis), que destravará um mecanismo na junção entre a frente e o caixote do cock-pit.

Vou ver se fotografo para ilustrar.

É muito seguro, não vibra ou bate, e ainda projeta a frente para mais à frente, coisa de uns 15cm, quando aberto, aumentado o espaço entre a lata e motor.

Abraços.

Kim.
ps.: será um up no Fuzila, gostei demais!!!!

CAVESO
23/02/2011, 12:59
A idéia é bacana, mas veio uma dúvida: com o guincho no lugar haverá espaço para a frente bascular?

A carroceria continuará de fase I ou vai passar para fase II, Otto?

Kim
23/02/2011, 13:07
CAVESO!

No projeto do Otto, a grade ficará junto com o radiador.

Os faróis bascularão, a grade não.

Abraços.

kim.

CAVESO
23/02/2011, 13:10
Ah tá.............

Aí sim....rssss

Gostei muito da idéia!

OTTO HEITZMANN
23/02/2011, 13:35
A idéia é bacana, mas veio uma dúvida: com o guincho no lugar haverá espaço para a frente bascular?

A carroceria continuará de fase I ou vai passar para fase II, Otto?



Como ja disse o Kim, a grande não vai bascular exatamente por causa do guincho (boa observação)

A carroceria sera de fibra com abertura da tampa traseira, igual a do Dr Guilherma

OTTO HEITZMANN
23/02/2011, 13:46
Mais um detalhe

CAVESO
23/02/2011, 13:59
Tão bem desenhado e o animalzinho aqui não vi onde a frente irá bascular....

Show de bola, Otto!

OTTO HEITZMANN
23/02/2011, 14:03
Otto!

Gostei de mais do projeto!

Compre a frente de friba, mande unir o capô aos paralamas, e a parte de externa estará pronta.

O caixote tem uma excelente fixação, que pode ser independente à frente.

Faça um suporte em "U", para fazer a colocação dos radiadores e segurar a dobradiça.

Sobre a dobradiça, o Donizete copiou um modelo americano de hot, que é da seguinte forma. (pantógrafo)

Para abrir, tem que erguer a frente (grade dos faróis), que destravará um mecanismo na junção entre a frente e o caixote do cock-pit.

Vou ver se fotografo para ilustrar.

É muito seguro, não vibra ou bate, e ainda projeta a frente para mais à frente, coisa de uns 15cm, quando aberto, aumentado o espaço entre a lata e motor.

Abraços.

Kim.
ps.: será um up no Fuzila, gostei demais!!!!


Pois é Kim, faz muito tempo que estou querendo fazer esta modificação, so estava esperando o momento da reforma. Observando o caixote, até parece que foi projetado para este tipo de capo (basculante).
Quando a construção, não vejo maiores dificuldade, vou usar o caminhao Ford como referencia.

.

caio fonseca
23/02/2011, 15:17
dá até pra mexer no motor sentado em cima do pneu :mrgreen::mrgreen::mrgreen:

gostei mto da idéia...

até mais

OTTO HEITZMANN
23/02/2011, 17:01
"Sobre a dobradiça, o Donizete copiou um modelo americano de hot, que é da seguinte forma. (pantógrafo)

Para abrir, tem que erguer a frente (grade dos faróis), que destravará um mecanismo na junção entre a frente e o caixote do cock-pit."



Puts....Kim, estou aguardando....parece ser uma idéia bastante interessante.

Kim
23/02/2011, 18:23
Segue as fotos prometidas.

Trilho para encaixar perto da gabine.
Roldana
Dobradiça/pantógrafo
Destrancado
Trancado

Kim
23/02/2011, 18:23
O trancado ficou para este post!!!

Davi Gonçalves
23/02/2011, 19:32
Mto gay heim Otto???!!
Esta me devendo uma visita heim??
Estou acompanhando as mudanças do Ottomóvel


abração

OTTO HEITZMANN
23/02/2011, 19:47
Legal Kim, o capo se desloca para frente e depois abre......valeu, vou mostrar para o meu mecanico, valeu mesmo!!!!!

O seu Davi, sabado estive em amparo, com o Fernando e o Cavalinho (Gerbinho), ele que vai fazer a Engesa, ligamos para você......... para buscar um Jogo de Pneus 35".......mas voce não atendeu.......fazer o quê ??????......fomos tomar umas cervas ( e poem cervas nisso....hahahaha)

Davi Gonçalves
23/02/2011, 19:52
Legal Kim, o capo se desloca para frente e depois abre......valeu, vou mostrar para o meu mecanico, valeu mesmo!!!!!

O seu Davi, sabado estive em amparo, com o Fernando e o Cavalinho (Gerbinho), ele que vai fazer a Engesa, ligamos para você......... para buscar um Jogo de Pneus 35".......mas voce não atendeu.......fazer o quê ??????......fomos tomar umas cervas ( e poem cervas nisso....hahahaha)
Eu estava em MG...
Hoje fui buscar meus 40 kkkkk
Combinei com o cavalo e com o burro velho p vir sabado agora buscar.
Qto ao Gerbinho fazer xiiiiiiiiiiiiiii kkkkk esta mto bem cuidado

abraços

OTTO HEITZMANN
21/03/2011, 22:33
Chegaram as peças de Fibra, aparentemente não teremos problemas com a frente, quanto ao caixote o acabamento deixa a desejar. Devo fazer ultima viagem com o Ottomovel para Buzios na semana Santa, após, o Ottomovel vai para o estaleiro......

Kim
21/03/2011, 22:51
Opa, a coisa está fluindo!!!!

Só me faça um favor!

Nos mantenha informados e, com fotos.

OTTO HEITZMANN
30/03/2011, 18:14
Na Oficina que vai montar o meu Engesão tem uma carcaça de Troller ( o Troller foi roubado e recuperado pela polícia ). Observando a tampa traseira, deu para perceber que ela é muito "parruda", com uma bela estrutura de aço por dentro.
Depois de tirar alguma medidas, chegamos a conclusao que sera bem simples adaptar,no caixote de fibra da Engesa.

OTTO HEITZMANN
30/03/2011, 18:28
Tampa do Troller na Engesa

Kim
31/05/2011, 22:08
Opa grannnde Otto!

Como estão as coisas?

E o engesa???

Mande-nos notícias!

Att.

Kim.

CAVESO
31/05/2011, 23:12
Opa grannnde Otto!

Como estão as coisas?

E o engesa???

Mande-nos notícias!

Att.

Kim.

x2...................

OTTO HEITZMANN
07/06/2011, 12:54
Oi Pessoal.....ta indo....devagar....mas ta indo....hahahahah.
Acho que só no final do ano fique pronto, enquanto isso estou curtindo a meu no brinquedo.....uma Suzuki V Strom.....ja estou planejando algumas viagens pelo Brasil e America do Sul......hahahaha, estou tirando uma férias do Ottomovel...

OTTO HEITZMANN
31/03/2012, 14:57
Oi pessoal, o projeto OTTOMOVEL 2012, estava meio devagar, culpa do mecanico, culpa minha tambem, pois comprei uma moto e abandonei um pouco o mundo dos jeep, mas em fevereiro/março, recomeçamos com previsão de terminar no final de maio.
O Kim em outro post, pediu para dar noticias, de como anda o projeto, pois bem......o projeto ta ficando bom de mais, a frente basculante ficou melhor que podeiria imaginar, o acesso ao motor ficou excelente, sendo muito facil acessar o motor de arranque, filtro de oleo.
A frente ficou removivel, muito facil simples e robusto......só espero que a agrale não copie....pois ficou muito bom mesmo, sem alterar a estetica do Engesa.....que é o meu objetivo, de não descaraterizar o Engesa.
segue algumas fotos:

OTTO HEITZMANN
31/03/2012, 15:04
A tampa traseira, tambem ficou 10, esta bastante reforçada, projetamos para que o estepe BF 33, fique apoiado nela, ficou muito pratica

OTTO HEITZMANN
31/03/2012, 15:28
A solução encontrada para que a frente seja romovivel, depois de pensar muito encontrei uma soloução bem simples e facil de fazer,

guilhermeabreu
31/03/2012, 16:27
A solução encontrada para que a frente seja romovivel, depois de pensar muito encontrei uma soloução bem simples e facil de fazer,

GRANDE OTTO

Belo projeto , nota 1.000 , PARABENS PELA IDÉIA E EXECUÇÃO .

Aurélio
31/03/2012, 17:28
Opa.

Show de bola! :concordo:

Abs

regisbellini
31/03/2012, 18:39
Ficou Show!!!

Voce adaptou a tampa traseira do troller ?

abs,
Regis

Kim
31/03/2012, 20:25
Caro Otto!

Babei na frente de seu engesa, o próximo que eu for montar, será assim!

Mantenha atualizado, para babarmos um pouco!

Abraços.

Kim.

hercilio.neto
01/04/2012, 08:15
Projeto fantástico.
Otto, o peso do estepe não vai sobrecarregar a porta?
Cara, voce está de parabéns.

OTTO HEITZMANN
01/04/2012, 16:47
Regis e Hercilio, a tampa traseira é do Troller, que já é bastante reforçada, ela é de fibra com uma estrutura de ferro por dentro, no Ottomovel, a carroceria é de fibra, fizemos uma estrutura de aço na parte traseira da carroceria de modo que o peso do estepe seja deslocado para os coxins da carroceria, por sua vez deloca o pesos para o chassis.
Acredito que o sistema ficou bastante forte, projetamos para suportar tranquilamente uma roda com BF 35,mais uma galão de 20 litros de combustivel.....mas para ter certeza....só mesmo exigindo o no uso do dia a dia (trilhas, expediçoes, passeios)....

wilsonvaccaro
06/04/2012, 16:52
Regis e Hercilio, a tampa traseira é do Troller, que já é bastante reforçada, ela é de fibra com uma estrutura de ferro por dentro, no Ottomovel, a carroceria é de fibra, fizemos uma estrutura de aço na parte traseira da carroceria de modo que o peso do estepe seja deslocado para os coxins da carroceria, por sua vez deloca o pesos para o chassis.
Acredito que o sistema ficou bastante forte, projetamos para suportar tranquilamente uma roda com BF 35,mais uma galão de 20 litros de combustivel.....mas para ter certeza....só mesmo exigindo o no uso do dia a dia (trilhas, expediçoes, passeios)....


OTTO, Td bem ???
Parabéns, não tinha visto ainda suas modificações ......que legal.....

Coloca fotos desta última explicação sua....."fizemos uma estrutura de aço na parte traseira da carroceria de modo que o peso do estepe seja deslocado para os coxins da carroceria, por sua vez deloca o pesos para o chassis."

Abraço nos mantenha informados....e com fotos ...

awfvargas
26/01/2015, 15:14
Prezado Otto!
Nunca tivemos a oportunidade de trocarmos alguma mensagem, porém a um certo tempo (longo) me comuniquei com o Dr Guilherme (coração Valente) e com Kim ( Fuzila ). Poe motivos alheios a minha vontade estive aastado desta maravilhosa familia, e estou lentamente retornando.
Caso voce tivesse os desenhos base destas melhorias realizadas no OTTOMÓVEL ( sim melhorias, pois engeseiro não modifica melhora sua viatura) e se dispusesse a compartilha-las, eu agradeceria imensamente, pois estou retomando meu projeto de montar um fase 3.

Grato!!

OTTO HEITZMANN
29/01/2015, 15:08
http://www.4x4brasil.com.br/forum/frota-4x4-brasil/121220-ottomovel-engesa-f1.html?highlight=OTTOMOVEL

Nossa!!!!! esses desenhos são antigos do começo de 2011, acho que nem tenho mais, são desenhos livres sem escala feitos apenas para colocar no papel minhas idéais para a reforma do Ottomóvel.
A Reforma começou em Julho de 2011, se arrastou até Julho de 2012, quando decidir que eu mesmo faria a reforma, começou a andar novamente em maio de 2013 e em Novembro estrei na 1a Trilha ainda sem as portas e a capota....
Em 2014 fiz pouca coisa, fiz as portas e coloquei a capota.....acho que termino ainda esse ano.....acho...rs

OTTO HEITZMANN
29/01/2015, 15:32
Com certeza essa reforma foi feita para melhorar a carroceria sem desfigurar o engesa, aonde procurei sanar todas as coisas que me incomodavam, já a parte mecanica não mexi, exceto o cambio que troquei a tampa por um modelo mais moderno.
Usei minha expêrincia de 15 anos e 500.000km entre trilhas/raids/viagens/expedição pelo Brasil e América do Sul para deixá-lo do meu jeito.