Conectar

Ver Versão Completa : filtro de diesel sw4 93

TCHEIGOR
23/02/2011, 09:10
Fala turma, tá na hora da troca do filtro de diesel da minha sw4.
Pergunta: dá pra trocar em casa? Algum macete pra não ficar sem diesel no motor ou é só trocar e depois bombear no filtro?
Valeu gurizada, abraço!

elvis
23/02/2011, 11:35
Fala turma, tá na hora da troca do filtro de diesel da minha sw4.
Pergunta: dá pra trocar em casa? Algum macete pra não ficar sem diesel no motor ou é só trocar e depois bombear no filtro?
Valeu gurizada, abraço!

Dá sim! quando for colocar o novo encha de diesel antes depois rosqueie, assim não pega ar, se quiser retire o cabeçotinho para limpar!

Fe_jipeiro
23/02/2011, 11:35
Olá Tcheigor,

É simples a troca sim ... dá pra fazer em casa ... Na realidade vc vai substituir todo o sistema e depois sangrar para tirar o ar da BI ...

Abs...

ZZ Top
23/02/2011, 12:29
Se o seu modelo for igual a minha, vc tera q soltar o sensor que fica em baixo do filtro, para isso nas autorizadas eles usam uma chave especial, mas da pra tiram em casa usando um alicate, ou algo do tipo, porem cuidado pra nao danificar a peça , e como o Elvis falou, coloque diesel no filtro antes de rosquear ele. Da pra fazer facil.
Abs.

TCHEIGOR
23/02/2011, 17:18
aham...suspeitei desde o princípio...:mrgreen:
então tá certo, valeu a ajuda turma!
vou meter a mão na massa!
abração
Igor

Leonardo Dic
23/02/2011, 21:55
Igor macete se o sensor estiver duro de soltar. Prende o filtro na morsa. Embaixo dele tem 2 orificios mais fundo. Enfia 2 chaves de fenda grossa em cada um, pega as 2 juntas com o alicate e gira.

O filtro se estiver mt duro de sair, tita com o suporte e td prende na morsa e tira na força.

O sensor se quebrar nao esquenta, na toyota é 400 pila, na autopeças da esquina o da besta, h100, hr é 15 conto, serve certinho, é só cortar o conector e passar o original, fita isolante na emenda dos fios e ja era.

Abraço

Ezahn
24/02/2011, 22:05
Cara o da minha fui tentar trocar e não consegui desrrosquear de jeito nenhum. A dica do Leonardo é boa, mas no meu caso levei para trocar. Vale lembrar que o aperto disto depois não é até gemer, tem um aperto certo.
Edu

TCHEIGOR
10/05/2011, 07:40
valeu turma, troquei e foi tranquilo, mas tive que usar a morsa pra tirar o cabeçote, tava muito apertado!
Um abraço e obrigado pelas dicas!

André-4WD
10/05/2011, 09:37
Pessoal,
Na ultima troca que fiz, o frentista me alertou para o fato que a bomba de sangrar o ar não estava funcionando. Ele fez o seguinte, como foi dito aqui, encheu o novo filtro com óleo e colocou no lugar.
Como não gosto de "jeitinho", se tem a bomba ali, ela tem função e deve estar em boas condições de funcionamento. Pretendo trocar.
Pelo que andei olhando, dá para soltar apenas a bomba ou ela é uma peça única que compreende o suporte com rosca e a bomba???
abraços
andre

TCHEIGOR
10/05/2011, 11:14
tche eu desmontei ontem e não me apeguei nesse detalhe mas pelo que vi é uma peça única, o suporte e a bombinha.

atsf
10/05/2011, 15:32
André-4WD, é uma peça única. Acho que não tem reparo, ou se tem, não é tão simples. Melhor e mais garantido trocar por um novo.

Aliás, esse suporte do filtro me deu uma dor de cabeça...

Há um tempo fiquei de prego na rua (carro fraco, engasgando, tremendo todo e morrendo)
e o mecânico mais próximo (não tenho "de confiança"), diagnosticou como filtro de diesel e tanque sujos.
Enquanto o tanque era limpo, fui até a auto-peças mais próxima comprar um filtro, que não coube,
pois o meu carro estava usando o suporte/filtro de L200! Como estava liso, ficou com o de L200 mesmo. :parede:

Depois da limpeza o carro ficou bom, mas 1 mes depois, usar a sw4 estava uma chatisse só.

De manhã e depois do expediente era um sacrifício pra pegar.
Até o motor "esquentar" as rotações ficavam muito baixas e o carro tremia todo,
tinha que ficar pisando de leve no acelerador até normalizar depois de 1min mais ou menos.
Levei num centro bosh local e de cara me disseram que tinha que fazer a BI - porque será? Achei melhor não...

Resolvi abrir o capo e vi que pingava diesel justamente dessa bombinha manual, ou seja, era entrada de AR no sistema.:putz:

Como não vi um jeito de reparar somente a bombinha manual e ainda era a da L200. Troquei.

Comprei na T-parts local o suporte pra hilux 2.8, por R$ 100 e instalei eu mesmo. O carro ficou outro e o problema de "aquecer" (na verdade, sair o ar) sumiu. :dance:

Realmente não tem mistério.

PS: Pra retirar a tampa inferior, usei uma pequena tábua com dois pregos com a mesma distância dos dois furos da tampa e saiu sem problemas.

Mais ou menos assim:

" ----1---1- "

ZZ Top
10/05/2011, 15:51
Peesoal, gostria de lembra los de uma coisa:
Uma vez minha Ex-hilux cd 93 parou na rua, fiquei mto tempo sem dar manutençao nenhuma nela, estava com mais de 300mil km, não foi surpresa ter parado, pois nunca tinha dado manutençao nenhuma nela, de nenhum tipo, entao chamei guincho e levei no meu mecanico de confiança, e ja suspeitava de bomba ou algo do tipo, pois bem o mecanico desmontou a bomba, e relatou que na bomba existe tipo de uma "telinha" que serve para filtrar particulas maiores do diesel antes de entrar na bomba, pois bem, segundo ele essa telinha estava muito suja e entupiu impedindo o diesel de passar em quantidade e pressao suficiente. Entao ele apenas limpou essa telinha e montou de novo, sem trocar reparos nem nada, (na epoca eu estava meio sem $$), tudo montado novamente, e o motor voltou a funcionar como um relógio ! A minha sorte é que o meca era de confiança mesmo, porque se fosse em outro com certeza iria falar que eu tinha que fazer a bomba inteira e gastar uma fortuna !! Eu mesmo não cheguei a ver essa telinha com a bomba desmontada, fiquei sabendo dela pelo meca mesmo. E segundo o meca, o diesel nosso é muito sujo e algumas vezes muito "grosso" e mesmo com o filtro, com o longo tempo vai formando tipo uma "borra" que pode entupir a tal "telinha da bomba".
A conclusao é a seguinte:
Troque sempre em dia o filtro de comb. para que nao passe sujeiras para a bomba e para a "telinha"
Para carros com alta kilometragem e que a manutençao dos antigos donos são desconhecidas recomendo desmontar a bomba para limpeza da mesma e desta "telinha"
Na minha atual Hilux Cd 95 ainda não fiz este procedimento, mas vou fazer em breve e posto aqui como foi.
Fica aí uma dica de manutençao que vai um pouco além dos filtros, mas que pode ser util e evitar que alguma viatura mais rodada deixe "na mão".
Abs.

jcosta.fernando
10/05/2011, 17:53
Olá pessoal!

Na minha SW95 o filtro de diesel é trocado a cada 5.000km, impreterivelmente.
Como aquele sensor que fica embaixo do filtro alisou de tanto tirar pra trocar o filtro, decidi eliminá-lo.
Fui a um torneiro mecanico e pedi pra fazer um tampão de alumínio que utiliza uma chave de 20mm para tirar e colocar.
Com isso meus problemas acabram, pois era sempre uma luta de mais de meia hora para o trocador de óleo conseguir tirar o sensor.
Fica aí mais uma dica.

Abraços.

ZZ Top
10/05/2011, 18:55
Olá pessoal!

Na minha SW95 o filtro de diesel é trocado a cada 5.000km, impreterivelmente.
Como aquele sensor que fica embaixo do filtro alisou de tanto tirar pra trocar o filtro, decidi eliminá-lo.
Fui a um torneiro mecanico e pedi pra fazer um tampão de alumínio que utiliza uma chave de 20mm para tirar e colocar.
Com isso meus problemas acabram, pois era sempre uma luta de mais de meia hora para o trocador de óleo conseguir tirar o sensor.
Fica aí mais uma dica.

Abraços.

Gostei desta dica !
Vc teve que colocar algum anel de vedaçao tipo "O'ring" , ou alguma borracha para vedar ?
O sensor nao faz falta nenhuma ? , tipo só serve pra avisar se faltar diesel ?
Acho que vou aderir nessa de eleminar o sensor em! passe mais detalhes por gentileza !
Grato.

atsf
10/05/2011, 19:54
O sensor não é para ativar a luz do painel que avisa que há agua no filtro (a ser drenada)?

Mas acho que a trocando a cada 5mil não dá tempo de acumular água...será?

:pensativo:

jcosta.fernando
16/05/2011, 08:58
Atsf,

É isso mesmo. O sensor serve pra avisar que tem água no filtro e que é preciso drenr ou substituir. Como eu sempre troco o filtro a cada 5.000km e procuro abastecer em postos de confiança, nunca tive problema com água acumulada no filtro.

Aí ZZ Top,

Quanto ao anel de vedação eu utilizo sempre um novo, que já vem junto do filtro. A base do tampão de alumínio que o torneiro fez, foi na mesma medida e molde da base do sensor. Ficou show de bola e nunca mais tive problemas na troca do filtro.

Abraços.

ZZ Top
16/05/2011, 19:26
Entendi jcosta.
Só usar o anel que vem no filtro !, vou ver se faço o mesmo esquema e elimino a encheção de saco pra tirar o sensor toda vez que troco o filtro .
obrigado pelas dicas.
Abs.

elvis
16/05/2011, 19:31
Eu desenvolvi uma técnica para tirar o sensor espanado

elvis
16/05/2011, 20:00
Depois de passar mais de uma hora tentando tirar essa P#@** de sensor, prendi o filtro na morsa de cabeça para baixo e percebi que ele tem algumas cavas na parte de baixo acho que são 4, peguei um alicate e encaixei cada ponta em uma cava, fiz uma alavanquinha e saiu igual manteiga, fica aí a dica!! valeu!!
Eu desenvolvi uma técnica para tirar o sensor espanado

Ezahn
18/05/2011, 21:35
Caras, este negócio de eliminar um sensor não me agrada nada! Como se diz "tudo é fácil com a ferramenta certa".
E vale lembrar que a agua no tanque muitas vezes se forma pelo motivo do carro dormir com o tanque com pouco diesel. De madrugada esfria e o ar que tem no tanque condensa na parede interna do tanque. Isto deve ocorrer em todos os carros mas no caso de gasolina ou alcool isto se mistura mais fácil e "some", no carro a díesel acumula no fundo do tanque.
Abraços

jcosta.fernando
19/05/2011, 21:53
Ezahn,

No meu caso os trocadores de óleo já tinha estourado todos os buracos do sensor. Tava tudo fu....
Essa foi a razão de optar por eliminar o sensor.
Quanto a acumular água no tanque devido a condensação eu tenho sigo a mesma recomendação dos tratorista, que é a de abastecer no final de cada dia de serviço, daí eu tenho por hábito de andar sempre com tanque cheio e com diesel de procedencia.

Abraço.