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Ver Versão Completa : Montando gaiola a partir de uma Brasília 75



leandrojcwb
21/02/2011, 18:42
Olá pessoal, tudo bem?
Conforme visto no título, comprei uma Brasília ano 75/75, documentada. O motor não é mais o dela. Trata-se de um motor de Fusca 1500. O estado dela está bom. Verifiquei o chassi, motor, cambio, motor de arranque, dentro outras partes importantes. Mesmo assim, irei abrir o motor e verificar seu estado.
Gostaria de uma ajuda de vocês. Quais os primeiros passos para montar uma gaiola que não me deixe na mão. Já tenho um pessoal que faz chassi de arrancada para me auxiliar nessa parte. Porém, vejo que a gaoila tem muitas "manhas", pro negócio ficar ajeitado. Vejo nas fotos, gaiolas com 3 amortecedores, suspensão diferente, dentre outras peculiaridades.

Então, peço a ajuda de vocês. Agradeço a atenção!
Abraço,

gaiolarodan
02/03/2011, 17:39
Parabens vamos ter mais uma gaiola !

No meu site tem umas fotos de gaiola essa gaiola é do meu irmao, a minha é igual, o chassi voce aproveita da brasilia, deixa somente o chassi com a parte mecanica ( motor, cambio, eixo dianteiro ) compre tudos de 1 1/4 espessura de 2,5 mm na minha gastei 10 barras.
Gaiola é que nem triciclo, uma coisa meio pessoal , mas tem algumas coisas que devem ser basicas, faça soldas bem feitas, tudo no capricho, se tiver uns trocados para gastar, colocar motor AP, fica outro esquema pra andar, se tiver alguma duvida e eu puder te ajudar, conversamos por e-mail, marca meu e-mail, rogeriobady@hotmail.com , que ai vamos trocando informações para fazer a sua gaiola !

Boa sorte,

Rogério

BrunoHolz
02/03/2011, 19:48
caraca, tua gaiola ficou com um "bicão", digamos assim bem alongada, mas ta show ela..

[]´s

gaiolarodan
03/03/2011, 08:24
Bom dia Bruno , voce disse que a gaiola que esta no meu site ficou longa ? realmente ela é um pouco longa, essa verde que voce viu é do meu irmao, ele reformou e encurtou, a minha continua com o chassi original ainda, quando esta longa ela boa nas curvas ela tem mais estabilidade, mas perde nas trilhas porque enrosca em baixo com mais facilidade, rsrsr ganha de um lado e perde do outro ! rsrsr
A do meu irmão depois da reforma colocou motor central ( motor e cambio ap ) ficou muito boa , no futuro quero fazer isso na minha tambem, mas no momento vou ficar assim mesmo !

Aqui na nossa regiao esta chovendo desde segunda feira, as estradas e as trilhas estão no ponto de passeio ! kkkkk

Boa semana !

Rogério

leandrojcwb
04/03/2011, 22:50
Parabens vamos ter mais uma gaiola !

No meu site tem umas fotos de gaiola essa gaiola é do meu irmao, a minha é igual, o chassi voce aproveita da brasilia, deixa somente o chassi com a parte mecanica ( motor, cambio, eixo dianteiro ) compre tudos de 1 1/4 espessura de 2,5 mm na minha gastei 10 barras.
Gaiola é que nem triciclo, uma coisa meio pessoal , mas tem algumas coisas que devem ser basicas, faça soldas bem feitas, tudo no capricho, se tiver uns trocados para gastar, colocar motor AP, fica outro esquema pra andar, se tiver alguma duvida e eu puder te ajudar, conversamos por e-mail, marca meu e-mail, rogeriobady@hotmail.com , que ai vamos trocando informações para fazer a sua gaiola !

Boa sorte,

Rogério

Rogério,
Valeu pela força! Por euquanto, irei tocar com o motor que tem nela... troquei o básico dele e o negócio tá funcionando redondo. Deixa eu pegar gosto e depois modificarei pra um AP. Quanto às soldas, irei fazê-las na MIG, com um primo que faz chassi de drag e carros de arrancada. Vai ficar um negócio bem ajeitado. Só tenho dúvidas na suspensão.. oq irie usar, ainda não sei! Vou começar a postar fotos da evolução e montagem! Ainda as dúvidas não surgiram, porque ainda estou tirando a carcaça dela e mexendo no motor, motor de arranque, colocando um alternador. Resumindo... ainda estou mexendo no motor. A dobra dos canos e solda, iremos começar no final de semana do dia 12.03.
Irei ter muitas dúvidas sim! Agradeço pela força e qquer coisa lhe incomodarei! Abração e bom carnaval!

leobnaval
07/03/2011, 19:34
Quanto a suspensão pode começar com o sistema original, se quiser poderá trocar os amortecedores apenas.

[]s

leandrojcwb
08/03/2011, 21:57
Quanto a suspensão pode começar com o sistema original, se quiser poderá trocar os amortecedores apenas.

[]s
Olá Leobnaval,
Vou começar com a original mesmo... só irei trocar os terminais, borrachas, etc., pra não ficar aquela trepidação ou tudo torto.
andei vendo umas fotos com gaiolas de três amortecedores... o que seria aquilo? Será que adianta toda aquela parafernália, como andam fazendo?
Abraço e valeu pela dica!

leobnaval
09/03/2011, 11:18
As que você viu certamente eram autocross, especie de gaiola para circuitos de terra, não se deve tirar muito parametros delas, para se fazer uma gaiola de trilha, pois o uso é diferente. 1 bom amortecedor por roda já fica bom.

[]s

leandrojcwb
10/03/2011, 23:11
As que você viu certamente eram autocross, especie de gaiola para circuitos de terra, não se deve tirar muito parametros delas, para se fazer uma gaiola de trilha, pois o uso é diferente. 1 bom amortecedor por roda já fica bom.

[]s
Blz bicho!!! Valeu pela dica! Sem querer aproveitar, tem algum amortecedor específico?
Mudando de assunto, passando para o motor, hoje funcionamos a jabiraca e o pior veio a calhar! A bicha tá parecendo que é movida à lenha, de tanta fumaça. Abrimos o bicho e a minha sorte é que a medida ainda é standart e só preciso trocar a kit e biela que a coisa vai fluir legal. Quem está mexendo pra mim, é um Senhor chamado Levi, que mexe há 40 anos com motor a ar em Curitiba. Percebi que quando funcionamos, nada batia. Só fumaceava. Então, essa será a saída. Irei colocar o kit da Mahle. Se tiver uma dica legal, agradeço. Tá certo que o melhor é meter um AP nervoso. Mas, pra começar, quero tocar com o Ar.
Obrigado pela força! Forte abraço.

leobnaval
11/03/2011, 00:33
Isso aí sem adaptações fica mais fácil ainda mais pra começar, o a ar tem bom torque em baixa e é muito legal de andar. Aproveita e dá uma rebaixada no cabeçote (se tiver original) e revisa os cabeçotes, motor revisado ainda mais pra trilha é outra coisa. Aproveita pra limpar e revisar o(s) carburador(es) e o sistema de ignição.

Na tras. o pessoal coloca o da kombi na diant. o do chevette, mas terá que adaptar os suportes ou os olhais dos amortecedores, se não me falha a memória.

[]s

leandrojcwb
30/03/2011, 23:16
Aê pessoal... mudança de planos! Abri o motor e verificamos que o negócio não adiantava mexer... fiz um rolo com o cara e deu na medida. Peguei um fusca 82/82 motor 1500. O que eu queria era uma coisa documentada pra poder me deslocar para as trilhas sem precisar de reboque, crretinha, cambão, etc... Aí pensei em deixar o Fusca original, só cortar os paralamas,a frente e traseira, tipo um Baja (na verdade, um "xirolão"). Vou deixar emplacado, com dctos em dia e demais itens necessários à evitar que a polícia incomode!
Certeza que várias pessoas já fizeram isso... gostaria de saber o que acham, se fica pesada, se compensa... Também irei colocar um santo antonio dentro, bancos em concha, pra evitar acidentes... Aguardo comentários! Valeu pessoal! ABS

leobnaval
30/03/2011, 23:28
Exelente compra, o melhor de tudo é que com pouca coisa você já vai conseguir andar no barro...dá uma preparada no fuscão e boa: pneus, bancos, cintos, santo antonio e uma revisão: nos freios, suspensão, parte elétrica e regulagem no carburador e ignição.

E curta o passeio, depois conforme você for andando você verá suas necessidades de up-grades.

[]s

leandrojcwb
30/03/2011, 23:50
Exelente compra, o melhor de tudo é que com pouca coisa você já vai conseguir andar no barro...dá uma preparada no fuscão e boa: pneus, bancos, cintos, santo antonio e uma revisão: nos freios, suspensão, parte elétrica e regulagem no carburador e ignição.

E curta o passeio, depois conforme você for andando você verá suas necessidades de up-grades.

[]s

Já revisei o motor, troquei a bobina, reparos do carburador, velas, cabos, filtro de combustivel, as coifas, dentro outros reparos. Comprei 2 litros de gasolina podium e deixei o bicho funcionando.
Agora vou pra parte da lata. Preciso ver como irei cortar os paralamas e a frente pros pneus caberem. Arrumei 2 rodas da Rural, aro 15... preciso levantá-lo e depois partir pra parte de dentro. Os bancos estou vendo com a depauliracecars. São bancos de alumínio dobrado, sem soldas. Acabando tesão e forte! Não custa pagar um pouqinho mais e ter um negócio pra sempre! Mas não fica muito pesada nao, ao fato de ter uma carcaça em cima? Ahh.. também ajeitei um par de pinças da Brasília pra colocar um freio dianteiro bom...
Vamos conversando e valeu pela força... vou começar a postar fotos semana q vem! Até!

leobnaval
31/03/2011, 00:37
Rodas da rural são 5 furos, estas são dificeis de adaptar a não ser que a furação do fusca esteja 5 furos, se não é melhor trocar estas rodas por algo com 4 ou 6 furos, fica mais fácil para adaptar (tem tópicos sobre isso aqui no forum, procure sobre furação de rodas).
Quanto ao peso e resistencia da estrutura é claro que nem se compara com os beneficios de uma gaiola, que além de mais curta fica mais leve e mais resistente, mas é um bom começo especialmente pra quem não tem tempo ou dinheiro para fazer uma boa estrutura tubolar (gaiola).

Quanto as pinças lembre-se que para colocar o sistema de freio a disco (no lugar do tambor na diant.) será necessário: pinças, pastilhas, mangas de eixo, rolamentos, discos, retentores, porca, pivôs, etc. tudo do sistema de freio a disco.

[]s

leandrojcwb
31/03/2011, 22:06
Rodas da rural são 5 furos...

Quanto ao peso e resistencia da estrutura é claro que nem se compara com os beneficios de uma gaiola...

Quanto as pinças lembre-se que para colocar o sistema de freio a disco (no lugar do tambor na diant.) será necessário...

[]s


Blz colega! Vou ver esse esquema dos furos! Tenho as rodas de uma Rural destruída... por isso, iria usá-las! Mas vou ver oq adapta melhor! Numa dessa, compro as 4 aro 15 da Brasília mesmo, ou oq ficar melhor.

Se eu ver que o negócio nao tá andando, pesado, já tiro tudo de cima e ajeito o trem. Tenho lugar, ferramentas (dobradeira de cano, de chapa, MIG, TIG, etc) e disposição nos finais de semana pra fazer! Vamos experimentar...

Quanto aos freios, coloquei a suspensão da Brasília que já vem com tudo. A caixa e suspensão são da Brasília. Por isso que me meti a besta em colocar. Também, tenho uma caixa de direção do Kadett. Não sei se compensa adaptá-la!

Cara, percebi no forum que vc sempre quer ajudar os colegas gaioleiros, com dicas valiosas e construtivas! Valeu pela força e pela competência no assunto! Se precisar de alguma coisa por aqui, estou a disposição!
Abraço,

Justiniano
01/09/2011, 09:31
Estou acompanhando este Tópico, e aí irmão, como ficou o projeto?

leandrojcwb
30/10/2011, 12:15
Aê galera... hoje postarei as fotos do resultado desse tópico! O que virou a Brasília 75. Estou indo andar e postarei as fotos a noite!
Abraços,

thec0nde
30/10/2011, 12:20
To Esperando para ver !!!!!!!!

leandrojcwb
30/10/2011, 21:57
Aê galera... vejam o que virou uma Brasília 75.
Fusca 1977, carcaça do 66, motor 1500, nada demais.
A primeira volta foi hoje. Andou muito bem...

thec0nde
01/11/2011, 20:22
Ta faltando uma proteçao para o motor e uns engates para desatolar a minha quando estiver pronta !!!!!!!!!

leandrojcwb
02/11/2011, 21:48
HAHAHA!!! Nada, meu caro! Vou fazer a proteção com 02 canos envolvidos, como geralmente fazem! Acho melhor eu colocar os engates pra vc tirar a minha! Pelo visto, seu 1600 vai vim com capricho!

Se tiver mais alguma sugestão, agradeço! Marinheiro de primeira viagem sempre precisa de ajuda!!
Abraço e vamos tocando!