PDA

Ver Versão Completa : Jeep morre e não pega mais.

Robertux
21/02/2011, 15:20
Pessoal, meu Jeep anda meio genioso, só anda quando quer, ta parecendo burro quando empaca!
Quando está frio, pega que é uma beleza, aí você anda um pouco, pára e quando vai dar partida não pega mais, ou então você está andando, depois de uns 10 ou 15 km ele resolve parar do nada, o motor simplesmente apaga e você precisa encostar imediatamente e não tem o que fazer, é só esperar uns 45 minutos e aí ele pega novamente.

Possíveis problemas já exaustivamente testados e descartados.
1 - Bomba de gasolina - Foi a 1ª suspeita - resfriada não resolveu o problema. Posteriormente constatamos que era falta de corrente na saída da bobina.
2 - Bobina - Já trocamos duas, não resolveu.
3 - Pré resitência, já instalamos, já substituímos por fio resistivo e nada.
4 - Módulo da ignição eletrônica - Já testamos 3 não resolveu, inclusive comprei um novo marca Gauss, que está sem uso, se alguém se interessar..
5 - Distribuidor - Voltamos a ignição a platinado que funcionou por mais de 1 ano sem problemas - não resolveu.

Aparentemente é problema na instalação eletrica, mas o que?
Vamos tentar substituir o cilindro da chave de partida.
Alguém teria mais alguma sugestão?

hurry-gurits
21/02/2011, 15:24
Roberto, qual é o motor está sua viatura?

Robertux
21/02/2011, 15:31
BF 161, mas estará sendo substituído por um 3000 de Maverick dentro de uns 10 dias

mali9ski
21/02/2011, 16:08
BF 161, mas estará sendo substituído por um 3000 de Maverick dentro de uns 10 dias
bom amigo quando der isso denovo de um gole de gasosa direto no carburador para ter certeza que é ignição e tente da uma assoprada no mangueira do combustivel que nos willys da direto isso de intupi o filtro

outra coisa na saida do distribuidor tire aquele parafusinho fenda e sai os dois fios e veja se não quebro o engate de cobre e siga do distribuidor até a caichinha pra ver se não tem ulguma ganbiarra

mas na maioria das vezes que da isso nos willys e combustivel que entope o filtro dai voce espera um pouco vai saindo o vacuo e bateu pegou

Robertux
21/02/2011, 16:22
Valeu pela dica mali9ski, vou verificar o entupimento do filtro de combustível. Vou verificar também o respiro do tanque de combustível.

Quanto aos fios do distribuidor nós já verificamos, inclusive trocamos o terminalzinho que liga aqueles fios ao distribuidor. Também já vericamos o chicotinho que vai até o módulo de ignição e ainda fizemos mais que isso, trocamos o distribuidor pelo de platinado para eliminar totalmente as dúvidas sobre a ignição eletrônica e o problema continuou.

Jacimar
21/02/2011, 16:26
. . .

Boa tarde prezado Roberto ! como o outro colega falou pode ser carburador, sendo o 228, tire o giclê e dê uma soprada, é fácil tirar, é aquele parafuso que atravessa a cuba, você pode aproveitar e dar uma limpada na mesma, cuidado porque quando tirar o giclê vai jogar gasolina em cima do distribuidor é sempre bom jogar agua para lavar a gasolina que caiu, outro dia coloquei fogo no meu Jeep por causa disso, por sorte o prejuizo ficou nos cabos de vela chamuscados, agora, seu motor já estava fumando não é mesmo ? aproveita troca ele de uma vez !

KitiU.
21/02/2011, 17:29

Dae Robertux, só pra dar volume ao tópico....

Se já tem o 3000 pra que se estressar com o BF??? é só trocar e problema resolvido...

Forte abraço!!!

CJ 60
21/02/2011, 18:59
Parafuso da mistura de ar.. uma vez estava com o msmo problema.. jeep pegava normal qdo frio e depois de andando nao tinha marcha lenta.. morria e era dificil pra pegar.. uma regulada no parafuso e adeus problema..

Dic3
21/02/2011, 19:25
Robertux,

Se voce foi ate a raiz do problema trocando todo o sistema de ignicao e nao resolveu é porque nao é problema de ignicao concorda?

Como ultimo teste saia com ele e leve um pedaco de fio. Assim que ele parar, ligue esse fio no positivo da bobina e no positivo da bateria e veja se ele pega. Se nao pegar entao nao é ignicao.

Aí parta pra alimentacao de combustivel. Verifique sua tampa do tanque, ela pode nao estar dando suspiro suficiente e deixando criar vacuo no tanque, dai nao vem gasolina pro motor.

Verifique se a mangueira que vem do tanque nao esta obstruida por sujeira, verifique o filtro de combustivel.

E por ultimo tenha certeza de que nao é a bomba (quando tive esse problema era ela), vaiq ue numa dessa vc trocou a bomba por outra com problema?

Fica meus 0,002%

Lagoa
21/02/2011, 20:30
Tive um CJ com mecanica de opala que também só funcionava quando queria, a parte elétrica foi testada exaustivamente até que depois de 45 dias foi detectado o problema, era a porcaria do sensor hall que fica dentro do distribuidor e só funcionava quando queria, o conserto me custou 40 R$.

rodrigo.hoffman
21/02/2011, 20:34
Ae Roberto

Se vc ja fez esse todos esses testes que mencionou, acho que o defeito pode estar no chicote.. A dica do DIC é ótima :concordo:...

Tb pode ser algum defeito no contato?? Algum fio esquentando demais devido a muita carga?? :pensativo:

Depois que fiz a reconstrução do Fênix, ele me fez uma coisa dessas umas 2 vezes até eu perceber que sempre que ligava o farol, depois de um tempo ele apagava.. Era instalação eletrica mal dimensionada..

[ ]´s

Robertux
21/02/2011, 22:43
Ae Roberto

Se vc ja fez esse todos esses testes que mencionou, acho que o defeito pode estar no chicote.. A dica do DIC é ótima :concordo:...

Tb pode ser algum defeito no contato?? Algum fio esquentando demais devido a muita carga?? :pensativo:

Depois que fiz a reconstrução do Fênix, ele me fez uma coisa dessas umas 2 vezes até eu perceber que sempre que ligava o farol, depois de um tempo ele apagava.. Era instalação eletrica mal dimensionada..

[ ]´s

É exatamente essa a minha preocupação, o 3000 já está comprado, devo pegá-lo na quinta feira, mas se o problema for na parte elétrica do Jeep ele deve persistir mesmo com o novo motor.
A ignição eletrônica também será utilizada no novo motor, por isso da preocupação.
Quando fizer a troca dos motores aproveitarei e farei uma inspeção no sistema de alimentação de combustível, substituindo inclusive o filtro. Junto com o novo motor vem outro carburador.
Vou fazer o teste sugerido pelo DIC3 para eliminar de vez a dúvida sobre o sistema elétrico, se o defeito persisir é combustível se resolver faço toda a parte elétrica nova.

Valeu pessoal

Obrigado a todos pelas dicas, vou fazer os testes na quinta feira e se resolver posto aqui.

Robertux
21/02/2011, 22:52
Boa tarde prezado Roberto ! como o outro colega falou pode ser carburador, sendo o 228, tire o giclê e dê uma soprada, é fácil tirar, é aquele parafuso que atravessa a cuba, você pode aproveitar e dar uma limpada na mesma, cuidado porque quando tirar o giclê vai jogar gasolina em cima do distribuidor é sempre bom jogar agua para lavar a gasolina que caiu, outro dia coloquei fogo no meu Jeep por causa disso, por sorte o prejuizo ficou nos cabos de vela chamuscados, agora, seu motor já estava fumando não é mesmo ? aproveita troca ele de uma vez !

Fala Jacimar, tudo bem?

Nós já fizemos isso, na primeira vez que deu o problema nós desmontamos, limpamos e regulamos o carburador, achei que tivesse solucionado mas da próxima vez que usei o problema voltou, foi aí que esfriei a bomba de gasolina para ver se resolvia e não resolveu.
Partimos então para a bobina, trocamos duas e não resolveu, trocamos o módulo da ignição e novamente nada, revisamos o chicote da iginição e trocamos o conector que vai no distribuidor e não adiantou.
Retiramos a iginição eletrônica e voltamos a com platinado e o problema continua lá. Aí já era sábado 7 horas da noite e no dia seguinte íamos para Itapira no passeio, resultado, fui de Zequinha novamente.

Jacimar
22/02/2011, 06:55
Fala Jacimar, tudo bem?

Nós já fizemos isso, na primeira vez que deu o problema nós desmontamos, limpamos e regulamos o carburador, achei que tivesse solucionado mas da próxima vez que usei o problema voltou, foi aí que esfriei a bomba de gasolina para ver se resolvia e não resolveu.
Partimos então para a bobina, trocamos duas e não resolveu, trocamos o módulo da ignição e novamente nada, revisamos o chicote da iginição e trocamos o conector que vai no distribuidor e não adiantou.
Retiramos a iginição eletrônica e voltamos a com platinado e o problema continua lá. Aí já era sábado 7 horas da noite e no dia seguinte íamos para Itapira no passeio, resultado, fui de Zequinha novamente.

Olá amigo, tudo bem ! realmente tá sinistro o seu problema :pensativo: enquanto não resolve você pode fazer trilha de Pajero :lol:, boa sorte nos testes e um abraço !

Rodolfo Ourique
22/02/2011, 09:58
Robertux, enfrentei um problema parecido com o seu há alguns anos, e tb fiz de tudo na parte de ignição e injeção e nada...no final fui descobrir que a tubulação que ia do tanque à bomba estava com uma obstrução por galho de árvore (bizarro) e com isso a gasolina enchia a cuba do bura, mas depois de um tempo rodando em alta a cuba esvaziava e o carro parava, aguardava uns 30 min e pronto o Jeep pegava novamente...foi um custo pra descobrir, mas vc pode fazer este teste colocando uma mangueira puxando de outro recipiente pra bomba e exterminando o tanque...pode haver alguma obstrução no caminho.

Abç.

Robertux
22/02/2011, 14:40
Olá amigo, tudo bem ! realmente tá sinistro o seu problema :pensativo: enquanto não resolve você pode fazer trilha de Pajero :lol:, boa sorte nos testes e um abraço !

Valeu Jacimar, mas a Pajero não é para trilhas não, é para expedições e viagens em estrada de terra, alias, como ela é gostosa na terra, muito melhor que no asfalto, mas dá dó de colocá-la nas trilhas, judia demais dela, apesar que bem preparada, com lift de suspensão, pneus off-road e parachoques de ferro com guincho a bichinha é valente, eu vi uma IO de um amigo meu passar com certa facilidade em lugares onde engesa com pneus 33 suaram para passar.

Robertux
22/02/2011, 15:16
Robertux, enfrentei um problema parecido com o seu há alguns anos, e tb fiz de tudo na parte de ignição e injeção e nada...no final fui descobrir que a tubulação que ia do tanque à bomba estava com uma obstrução por galho de árvore (bizarro) e com isso a gasolina enchia a cuba do bura, mas depois de um tempo rodando em alta a cuba esvaziava e o carro parava, aguardava uns 30 min e pronto o Jeep pegava novamente...foi um custo pra descobrir, mas vc pode fazer este teste colocando uma mangueira puxando de outro recipiente pra bomba e exterminando o tanque...pode haver alguma obstrução no caminho.

Abç.

Valeu Rodolfo, neste final de semana vou verificar toda a parte de alimentação de combustível, tubos, bomba, respiro do tanque, etc.
Também vou fazer uma ligação direta da bateria para o sistema de iginição passando apenas por uma chave liga/desliga e um botão de ignição, sem passar pelo miolo da chave nem pelo chicote do Jeep e ver se isolo o problema, afinal o jeep está com amortecedores de Ranger novos, instalados na semana passada, suspensão trazeira nova, suspensão dianteira revisada com buchas novas, ta macio pra caramba, o eixo dianteiro foi retirado, alinhado, retificadas as bolas das pontas onde encaxam os munhões, foram trocados todos os 12 rolamentos (4 dos munhões, 4 dos cubos, dois da corôa e dois do pinhão) colocados todos de 1ª linha (Tinken USA ou NTN Japan), trocados todos os retentores, também de 1ª linha (Sabó), luva e cruzeta do cardam dianteiro novos, foram trocados também todos os terminais de direção, todos Nakata, trocado o pino central da direção (aquele do "L" da frente), colocado um importado com rolamentos, a caixa de direção está boa. Na semana que vem vai ganhar motor e embreagem novos e uma revisão na caixa de câmbio.
Não pode ficar parando pela rua e muito menos na trilha.

Elison
23/02/2011, 12:34
Teste simples para saber se é falta de combustível:
Pegue uma spray desigripante e pulverise na boca do carburador enquando aciona a partida, se o motor pegar, o problema ta na alimentação de combistível.

Robertux
23/02/2011, 14:17
Valeu! tentei fazer isso, mas como estava sozinho não conseguia espirrar o spray e dar partida ao mesmo tempo, se ocorrer novamente o problema farei isso.

CJ 60
23/02/2011, 18:44
Valeu! tentei fazer isso, mas como estava sozinho não conseguia espirrar o spray e dar partida ao mesmo tempo, se ocorrer novamente o problema farei isso.

Se for o BF161, só fechar curto nos 2 parafusos do motor de partida com a chave na posição de contato (painel ligado) o motor gira e vc consegue fazer alguma coisa no motor..

abç

jaime_cj-5
16/04/2011, 18:46
o meu estava acontecendo isso. mas por sorte foi logo após a substituição do tanque, descobrimos que cilicone (aquele borrachinha laranja usaca para calafetar) estava entupindo a manguerinha.. tanto que na lenta ele funcionava (pois precisa de menos gasolina) e apagava quando eu acelerava (mais gasolina não passava)...
quem sabe é isso
abraço

Pablo.pinto2007
17/04/2011, 00:00
Tenho um exemplo parecido com o do Robertux... o meu aconteceu num passio subindo uma serra, que para quem seguiu foi show de bola, eu infelizmente e a equipe de apoio tivemos que subir pelo asfalto... exatamente por causa do problema...

A bobina esquentava pra caramba... o módulo da ignição eletrônica esquentava pra caramba... até o motor apagar geral... com um certo tempo, era só dar na chave que o carro pegava... andava mais um pouco e apagava novamente... resultado não cheguei em casa, mandei o CJ pelo reboque (ôh decepção - geralmente nos nossos passeios quem vem em cima de reboques são carros mais "modernos")... o meu eletricista condenou na hora o distribuidor... e depois teve que trocar também a bobina (pois a mesma danificou enquanto estava com o distribuidor ruim)...trocado o distribuidor, por um "novo"... resolvido o problema... sendo que não é todo distribuidor que serve, é claro que o Robertux deve ter colocado o apropriado... mas eu apostaria numa investigação nesses distribuidores, pois a elétrica para esse sistema funcionar não tem segredo... são dois fios pra bobina, uma alimentação que vem da chave de partida, um terra que é quem faz o sinal e os dois fios que mandam sinal do distribuidor para a caixa eletrônica... então se esses fios estão ligados.. o problema fica embarcado... sendo que tem caixa eletrônica que é melhor não comprar nova, pois não prestam... logo, mas logo mesmo, danificam e você só perdeu dinheiro com ela... tenta uma bosch usada que é melhor que muitas dessas novas (por que usada? porque nova custa muito $$).

Taí serve de experiência para os demais colegas que enfrentaram ou enfrentarão esse tipo de problema... agora eu já aprendi... é tanto que agora tenho duas caixas eletrônicas...

Ah o eletricista também andou trocando as velas pois estavam ja exidadas... mas não era esse o problema!!!

hercilio.neto
17/04/2011, 01:20
Robertux.

Ainda não resolveu esse problema?
Eu aposto que é alimentação.

Charles_Curitiba
17/04/2011, 10:24
Pessoal, meu Jeep anda meio genioso, só anda quando quer, ta parecendo burro quando empaca!
Quando está frio, pega que é uma beleza, aí você anda um pouco, pára e quando vai dar partida não pega mais, ou então você está andando, depois de uns 10 ou 15 km ele resolve parar do nada, o motor simplesmente apaga e você precisa encostar imediatamente e não tem o que fazer, é só esperar uns 45 minutos e aí ele pega novamente.

1 - Bomba de gasolina - Foi a 1ª suspeita - resfriada não resolveu o problema. Posteriormente constatamos que era falta de corrente na saída da bobina.
4 - Módulo da ignição eletrônica - Já testamos 3 não resolveu, inclusive comprei um novo marca Gauss, que está sem uso, se alguém se interessar..
5 - Distribuidor - Voltamos a ignição a platinado que funcionou por mais de 1 ano sem problemas - não resolveu.

Robertux, eu já passei por isso umas pares de vezes, e descobri um triangulo mal feito chamado "vela, regulador e bobina". No meu caso, que é platinado e tudo mais original foi posto uma bobina cuja aplicação não era pro willys com sistema wapsa, usava vela errada e estava sempre queimando platinado/condensador. Eu andava, a bobina esquentava e cortava corrente, igualzinho a voce...esfriava voltava a andar e tals..até queimar platinado mas foi muito rapido, troquei 1 vez, troquei 2, 3...lá pelas tantas chutei o balde e comecei tudo denovo, troquei regulador de voltagem, busquei informação da aplicação da bobina (ai descobri que a minha não era a correta pro sistema wapsa), troquei platinado e condensador e pronto. Como seu sistema é eletronico imagino que vc tem que usar a bobina compativel com o modulo que vc instalou. E claro, faça igual médico, pegue mais de 1 opinião de eletrecista bom.

Robertux
18/04/2011, 00:24
Bom pessoal, o problema não era o distribuidor porque eu tirei a ignição eletrônica e voltei a original com platinado, voltei o distribuidor original, a bobina que estava antes e não adiantou, o problema continuou, mas logo apareceu um novo problema, a luz do óleo que acendia somente em marcha lenta e com o motor quente passou a acender direto. Decidi retificar o motor, desmontei, levei na retífica e descobri que o bloco estava trincado, não tinha nada a ver com o problema mas me obrigou a troca do motor. Ainda estou trabalhando no novo motor, agora um OHC com igniçao eletrônica original. Acho que no feriado termino, se não conseguir terminar ficará faltando muito pouco.
Vou aproveitar e fazer toda a parte elétrica que alimenta a ignição, desde a bateria, cilindro de partida e fiação até a iginição e ver se o problema desaparece.

Pablo.pinto2007
18/04/2011, 03:38
Robertux... boa sorte na sua nova empreitada e espero que seu novo motor não tenha "alzaimer"... se esqueça de ligar às vezes!!!

Abraços!

Pablo

Bom pessoal, o problema não era o distribuidor porque eu tirei a ignição eletrônica e voltei a original com ...........
Vou aproveitar e fazer toda a parte elétrica que alimenta a ignição, desde a bateria, cilindro de partida e fiação até a iginição e ver se o problema desaparece.

matrakaum
04/05/2011, 16:30
Meu Jeep não quer mais funcionar....
Já testei bobina, velas, cabo de velas, platinado...aparentemente tudo normal. Chega Faísca nos cabos normal. Jogo gasola direto no bura e nada. Gira, Gira e nada.

Dic3
04/05/2011, 16:52
Matrakaum

Tirou os cabos de cada uma das velas, colocou uma outra vela, aterrou e verificou se pula faisca de cada uma?

Se sim, entao é motor fora de ponto

maxdelta
04/05/2011, 17:00
Meu Jeep não quer mais funcionar....
Já testei bobina, velas, cabo de velas, platinado...aparentemente tudo normal. Chega Faísca nos cabos normal. Jogo gasola direto no bura e nada. Gira, Gira e nada.

Estilete travado! Acontece muito com o meu, mas nada que um monte de porrada em cima do carburador não resolva! Guarda-chuva entupido! Tenta lá depois vc fala!

[]s

calhiandro
04/05/2011, 18:15
Bom o meu está com o mesmo problema. Anda para anda para. Mas já levei no mecânico e descobri que é tanque de combustivel entupido saindo colas de silicone, com isso ele funcionava e depois parava metros depois andava só com a gasolina do carburador. Vou limpar o tanque amanha, qual é o produto recomendável para limpar o tanque? O cara disse que ia limpar so com água e combustível. Eu sei que depois de um tempo irá entupir de novo, mas quanto tempo depois de limpo deve durar? A solução definitiva sei que um tanque de plástico, mas estou sem grana para comprar por enquanto e a limpeza do tanque é apenas 30 reais.

vllw aguardo ressposta dos universitários

maxdelta
04/05/2011, 18:48
Bom o meu está com o mesmo problema. Anda para anda para. Mas já levei no mecânico e descobri que é tanque de combustivel entupido saindo colas de silicone, com isso ele funcionava e depois parava metros depois andava só com a gasolina do carburador. Vou limpar o tanque amanha, qual é o produto recomendável para limpar o tanque? O cara disse que ia limpar so com água e combustível. Eu sei que depois de um tempo irá entupir de novo, mas quanto tempo depois de limpo deve durar? A solução definitiva sei que um tanque de plástico, mas estou sem grana para comprar por enquanto e a limpeza do tanque é apenas 30 reais.

vllw aguardo ressposta dos universitários
Limpa o tanque com agua e a propria gasolina, dejetos do próprio combustivel e talvez tinta do tanque!(já vi gente q pinta o tanque por dentro, não sei pra q, gasolina corroe tudo! Se tiver enferrujado, bem, aí seria melhor mesmo comprar um tanque! Ferro galvanizado ou plastico, eu prefiro inox! Mas se não tem dinheiro pra outro tanque imagina pra um tanque inox! O limpo irá durá, pouco se o tanque estiver enferrujado, talvez um mês, se for tinta, tirando toda tinta talvez até enferrujar, e se for só sujeira quando depositar a mesma quantidade de combustivel que tem agora!

Vc vai pagar 30 reais em serviço, e dependendo vc pode parcelar um tanque em 4 ou 5 vezes e pagar uma pacela de um tanque de plastico com os mesmo 30 reais.

Tenho outra sujestão, vc pode andar com várias garrafas pet de 2 litros e colocar a mangueira do pescador nas garrafas!

[]s

matrakaum
05/05/2011, 06:21
Nas velas sai faísca normal.... testei uma por uma.
Agora se fosse carburador, já descobri que ele tem um problema, eu jogando gasola por cima, direto na boca do bicho, não teria que pegar?
Eu tb. toh achando que tah fora de ponto mas como eu vejo isto.?
Ontem veio um kra aqui que ao meu ver entende menos do que eu....ele disse que voltaria hj para testar compressão...agora como testa compressão se o carro não pega?????

Dic3
05/05/2011, 06:25
Bom entao se chega faisca nas velas entao é ponto nao tenho duvidas.

que motor vc tem ai matrakaum?

Elison
05/05/2011, 06:44
O ideal seria colocar um aparelho no local onde a vela vai rosqueada para medir corretamente a compressao, mas se vc nao tem o aparelho, vc pode fazer um teste mais simples, pra isso basta tirar as velas, colocar o dedo tampando o buraco delas (apenas na superficie, nao enfiar o dedo no buraco) e pedir pra alguem acionar o motor, se ao fazer isso vc nao conseguir manter o dedo tampando o buraco da vela, é pq seu motor tem compressao.

matrakaum
05/05/2011, 07:58
O velho BFão...
Vou fazer este teste do dedo ainda hoje
Valeu à todos!!!!

matrakaum
06/05/2011, 11:38
Oia só...
Ontem tava limpando o carburador, o mexanico que veio aqui detectou que não tava dando aquela "mijadinha" de gasoágua qdo acelerava,em tempo ele mexeu no distribuidor, aí depois de limpara o bicho e testar resolvi, por desencargo de consciência testar os cabos de vela. Comecei com o da bobina, tem faísca (como posso testar se a faísca é forte ou boa?).
Aí fui fazer o teste da compressão c/ o dedo...Não que arremessou o meu dedo pelo ar, eu esperava isto, mas tb. não dá para segurar sem o ar sair não...dá aquela, com o perdão, peidada...:shock::shock::???::???::cool::cool::smi le::smile::smile: Será que tá boa a compressão???
Aí, já que havia retirado a vela foi testar a faís.....e não tem faísca. Parti, então, para testar o cabo. Há uma pequena faísca soh no primeiro segundo da partida e depois não sai mais....
O que será isto?????
Os cabos são relativamente novos e não apresentam sequer sujeira.

Elison
06/05/2011, 12:25
Amigo, sé da faisca apenas nos primeiros segundos, o problema é no comutador de ignição, pra testar use um fio e faça uma ligação direta do positivo da bateria no positivo da bobina.

matrakaum
06/05/2011, 13:39
O cidadão trocou o condensador...isto tem alguma coisa a ver. Mas, antes dele trocar já não tava pegando...vira normal o motor de arranque

Elison
06/05/2011, 13:56
Se o condensador estiver ruim nao dará faisca, tem que ver tbém a regulagem da abertura do platinado.

matrakaum
06/05/2011, 15:38
Vou chamar um ser elétrico, pois, disto não manjo nada.

calhiandro
06/05/2011, 16:56
Resolvi meu problema. Abri o tanque e para minha surpresa o tanque estava okm novinho todo emburrachadinho. O problema é que a pessoa que colocou esse tanque colou a junta da boia com silicone e com o tempo a gasolina começou a corroer o silicone e cair depositos de silicone na mangueira entupindo. Pois bem limpei o tanque e em vez de colocar silicone coloquei duas juntas de couro. Para minha surpresa quando sai que percorri alguns Km pufff o carro apagou ele pegou e depois apagou, a minha sorte foi que encontrei um amigo, ai fizemos o teste da corrente e não deu nada, então chamamos um mecânico, ele descobriu que tinha um fio fino do distribuidor partido então emendou o fio e carro pegou de primeira.

Abraços e boa sorte

matrakaum
07/05/2011, 21:45
O elétrico foi lá hj...agora tah dando faísca..mas não pega!!!!:-?:-?:-?:-?:shock::shock::shock::shock::shock:

Elison
08/05/2011, 08:39
Amigo, se tem faisca, compressao e gasolina e mesmo assim nao pega, só pode estar fora de ponto.

Haron
08/05/2011, 12:11
Amigo, já viu o estado do seu tanque de combustivel? pode estar sujo e entupindo as vezes ...

Pode ser tbm a parte de carburador e coletor de admissão ...

Abraço!

matrakaum
09/05/2011, 12:23
Tem como colocar no ponto sem o motor pegar?

Elison
09/05/2011, 12:37
Colocar o motor no ponto significa deixar em perfeito sincronismo seus componestes moveis, ou seja: virabrequim, comando de valvulas e distribuidor. Para isso o primeiro pistao deve estar em PMS (ver marca na polia do virabrequim), a marca na engrenagem do comando deve coincidir com a marca da engrenagem do virabrequim, e o rotor do distribuidor deverá estar apontando para a posição do cilindro n°1. Nao esqueca de conferir a ordem de ignicao ao instalar os cabos de vela 1-5-3-6-2-4 (sentido anti-horario). Estando o motor em perfeito sincronismo ele deve pegar, só entao com o auxilio de uma pistola de ponto vc fará a ajuste fino do ponto adiantando ou atrasando o distribuidor.

matrakaum
09/05/2011, 20:32
Eu marquei a polia pq. as marcas já estão quase apagadas. Eu tirei o cabo de vela do 1º pistão e fui vendo c/ a ajuda de uma chave de fenda o ponto mais alto dele. Aí marquei na Polia.
Não sabia deste ponto na engrenagem do Vira.
Agora não entendi o rotor apontando para o 1º pistão. Esta apontando é apontando mesmo? Tipo na diagonal?

Elison
09/05/2011, 21:18
Amigo, vou explicar melhor:
Com a polia na posição PMS (1° pistao em cima), o rotor estará apontando para a posição do cabo de vela do primeiro cilindro, nao existe uma posicao específica, oque importa é que o primeiro cilindro será aquele pra onde o rotor estiver apontando.
Detalhe, se vc nao tirar a tampa de valvula, nao tem como saber se é o 1º ou o 6º cilindro que esta na posicao de explosao, portanto se o motor nao funcionar, basta mudar os cabos de vela na tampa do distribuidor, iniciando a contagem (1-5-3-6-2-4 no sentido anti-horario) onde anteriormente vc tinha colocado o cabo do 6º cilindro.

matrakaum
10/05/2011, 13:12
Intão...os cabos de velas errados não devem ser, pois, estava funcionando. Estava s/ força mas ao menos ficava na lenta.

lmadeir
11/05/2011, 15:33
Já trocou as velas? Verifique se há corrente nos cabos das velas e o contato de cada cobo com cada vela. Limpe as velas e se for possível troque-as. Abra a tampa do carburador e verifique se a cuba está cheia de gasolina quando você vira o motor. Se a cuba não estiver cheia e a bomba estiver jogando bem, pode ser que a bóia ou estilete estejam prendedo ou haja um entupimento na tampa antes da bóia. Tire a bóia, o estilete e aquela peça onde o estilete assenta. Depois disso, dê uma limpeza completa na tampa. Uma vez, meu jeep não queria pegar de jeito nenhum. Nós já tinhamos limpado o carburador todo, tinha corrente e a bomba estava jogando. Ele só pegava quando você jogava um pouco de gasolina pela tampa do carburador mas morria logo depois. Até que meu pai teve a idéia de testar a bomba com a tampa do carburador desmontada ligada nela e nós pudemos ver que, mesmo com a bóia toda aberta, não passava gosolina pela tampa. Tiramos bóia, estilete e assento e, atrás do assento, havia um monte de sujeira. Limpamos a tampa toda, montamos e o jeep funcionou perfeitamente.

matrakaum
16/05/2011, 20:50
Não pega nem jogando gasola na boca do bura. Ele rateia, faz que vai pegar e não pega.
Toh tentando achar alguem para ver se tá fora de ponto. Mas tah osso de encontrar alguém de confiança.
Agora uma pergunta. O motor sai de ponto s/ mais nem menos????

Haron
18/05/2011, 18:27
O motor pode sair de ponto do nada sim ... O que pode acontecer, é que o aperto do distribuidor afrouxa, ai fica fora de ponto.

Tenho um mecanico em Jandira ... ele só mexe em Jeep ... é de confiaça...se quiser passo o tel dele.

Abs

fmsJeep75
19/05/2011, 10:45

Caro Robertux, só para conhecimento segue relato de situação semelhante que ocorreu no meu CJ 1975 com BF 161 todo original. Estava com o mesmo problema seu, depois de uns 15 minutos rodando se desligasse ele só pegava depois de esfriar. Não sei o que exatamente resolveu, mas segue o que foi feito no meu CJ:
1. geral no carburador e filtro de ar, desmontagem e limpesa;
2. Verificação da bomba de gasolina que estava ok;
3. bobina, platinado e condensador foram trocados;
4. Instalei uma ignição assistida, que eliminou condensador;
5. Instalei um alternador de 90 Ah do tempra, que eliminou regulador de voltagem externo;
Hoje roda normal e pega no estalo...graças a Deus...

matrakaum
20/05/2011, 13:44
Haron passa o tel dele...será que ele viria até aqui em Osasco?

Haron
20/05/2011, 18:41
O telefone é: 9161 7612. Falar com Zé. Fala que o Betão quem indicou.

Se combinar, ele vai até Osasco sim.

Abs

Robertux
24/05/2011, 22:09
Bom pessoal, o problema foi resolvido!
Troquei o motor BF 161 por um OHC Georgia última versão, com ignição eletrônica original Motorcraft. Refiz toda a instalação eletrica, desde o alternador novo 90Ah, fiação toda nova, desde os cabos da bateria até a ignição, passando por cilindro de chave novo e tudo. Resultado:
Não conssegui identificar qual era o problema mas ele desapareceu!

matrakaum
25/05/2011, 12:23
Desisti de esperar algum mecânico vir colocar o Caroço no Ponto. Eu mesmo vou fazer.
Tirei umas fotos e fiz um videozinho. Peço ajuda à todos.
Vou fazer o explicativo aqui.
Girei a Polia até o "0". Aí o Cilindro "1" ficou no ponto mais alto. - Até aqui acho que era assim que deveria ficar.
Mas, ao retirar, a tampa do distribuidor vi que o rotor apontava pra baixo (ver as fotos) e o platinado estava fechado.
Agora o que eu devo fazer.???294314

Elison
25/05/2011, 12:43
Desisti de esperar algum mecânico vir colocar o Caroço no Ponto. Eu mesmo vou fazer.
Tirei umas fotos e fiz um videozinho. Peço ajuda à todos.
Vou fazer o explicativo aqui.
Girei a Polia até o "0". Aí o Cilindro "1" ficou no ponto mais alto. - Até aqui acho que era assim que deveria ficar.
Mas, ao retirar, a tampa do distribuidor vi que o rotor apontava pra baixo (ver as fotos) e o platinado estava fechado.
Agora o que eu devo fazer.???294314

Agora coloque o cabo de vela do cilindro 1 na posição que o rotor esta apontando, depois siga a sequencia 1-5-3-6-2-4 no sentido anti horario, se nao funcionar, gire mais um pouco a polia até o "0", mas com o rotor apontando pro lado oposto (pode ser que o cilindro 1 seja ali) e conecte os cabos de velas partindo da nova posição do cilindro 1(onde inicialmente seria o 6) e seguindo novamente a ordem de ignição 1-5-3-6-2-4.

matrakaum
25/05/2011, 13:11
Virgi agora tá ficando pior
Girei a Polia 360º no sentido anti-horário (voltou ao 0)...agora o rotor tá apontando p/ o 6.
Acabei de ver na tampa do distribuidor. Antes da volta na posição 0, o rotor estava apontando para o cabo (na tampa do dist.) do 1.
Agora, após 360º está para o cabo do 6.
Tá dando para entender??? Será que tá tudo ferrado???

matrakaum
25/05/2011, 13:41
Notei agora que qdo no 0 o platinado estava fechado. Ele só se abriu qdo em 5º.

matrakaum
25/05/2011, 14:17
Toh levando em consideração que esteja no Ponto pelo seguinte: Li no manual do propietário que a ignição se dá em 5º à frente do 0. Ou seja, o platinado abre em 5º. E é o que está acontecendo.
Dei a partida o motor de arranque gira e dá aquela trepidada dando pinta de que vai pegar mas não pega.

Elison
25/05/2011, 14:30
Virgi agora tá ficando pior
Girei a Polia 360º no sentido anti-horário (voltou ao 0)...agora o rotor tá apontando p/ o 6.
Acabei de ver na tampa do distribuidor. Antes da volta na posição 0, o rotor estava apontando para o cabo (na tampa do dist.) do 1.
Agora, após 360º está para o cabo do 6.
Tá dando para entender??? Será que tá tudo ferrado???
Isso é assim mesmo, pra cada volta completa que o virabrequim dá, o comando de válvulas da meia volta, entao quando a polia do virabrequim esta em "0", pode ser que o cilindro em ponto de explosao seja o 1 ou o 6, pra saber qual é exatamente teria que tirar a tampa de válvulas e ver qual cilindro esta em "balanço", mas acho mais fácil tentar em uma posição, se nao funcionar tenta na outra.

Elison
25/05/2011, 14:33
Toh levando em consideração que esteja no Ponto pelo seguinte: Li no manual do propietário que a ignição se dá em 5º à frente do 0. Ou seja, o platinado abre em 5º. E é o que está acontecendo.
Dei a partida o motor de arranque gira e dá aquela trepidada dando pinta de que vai pegar mas não pega.
se da pinta que vai pegar e nao pega, pode ser que o distribuidor esteja um pouco fora de ponto, tenta dar uma mexida no ponto do distribuidor enquanto aciona a partida.

matrakaum
25/05/2011, 16:37
Descobri o Pau é na bobina ou no Distribuidor. Tem hora que tem um faíscão, tem hora que é uma faísquinha meia boa e tem hora que não tem nada...nada mesmo.

Vou socar uma eletrônica...e que se dane.
O que vc. acha?

Elison
25/05/2011, 17:12
Com um Distribuidor eletronico o Jeep vai mudar da agua pro vinho... a proposito, tenho um kit completo pra vender, se tiver interesse me avise.

antonio umino
25/05/2011, 22:42
Dica pra descobrir o ponto de ignição do motor......... Tira as velas, o motor fica leve pra girar, Girando quando o primeiro cilindro estiver soprando e este ficar no lugar mais alto do pistão, veja na polia a marcação. Pronto o motor está no ponto de ignição.. Coloca as velas e a ordem de ignição. tem que funcionar. Ok. abraços.

Rafaminc
27/05/2011, 13:25
Descobri o Pau é na bobina ou no Distribuidor. Tem hora que tem um faíscão, tem hora que é uma faísquinha meia boa e tem hora que não tem nada...nada mesmo.

Vou socar uma eletrônica...e que se dane.
O que vc. acha?

Só cuidado com alguns picaretas do ML. Comprei a minha por 280,00 e tive algumas surpresinhas desagradaveis:

- A aranha inferior e superior foi soldada com oxigênio/latão, diminuindo a condução do sinal, sem contar que o cara soldou de qualquer jeito, ficando os graus tudo fora.
- O imâ da aranha inferior estava virado, portanto o campo magnético estava fraco e não gerava faísca em baixa rotação.
- O pino do conector que sai do distribuidor estava quebrado.
- A folga do eixo da mesa, foi tirada com fita teflon (baita enjambração).

Sugestão: compra um distribuidor já com sensor Hall, pois a indutiva é bem limitada. Se a bateria estiver fraca e o motor não girar rápido na hora do arranque, ñ gera faísca.

At.

Rafael

matraka
27/05/2011, 14:36
me fala mais deste c/ sensor Hall

Rafaminc
27/05/2011, 15:23
me fala mais deste c/ sensor Hall

O sensor Hall deve ser dos opalas mais modernos, ele trabalha bem em qualquer rotação. O indutivo (igual ao meu), precisa de uma rotação mínima para começar a gerar faísca, então se a bateria estiver meio arriada ou o motor de arranque pesado, esquece, só no tranco o motor vai pegar. Já o hall, funciona em qualquer situação, é mais confiável e acho que é mais preciso, só que deve ser um pouco mais caro.

matrakaum
27/05/2011, 15:30
Deixa ver se entendi.
No caso deste c/ o sensor Hall usa-se na adaptação o dist do Opala moderno. Quer dizer vai fazer o enxerto do dist do BFão neste do Opala. É isto?

Rafaminc
27/05/2011, 15:35
Deixa ver se entendi.
No caso deste c/ o sensor Hall usa-se na adaptação o dist do Opala moderno. Quer dizer vai fazer o enxerto do dist do BFão neste do Opala. É isto?

Dá uma conversada com esse pessoal que faz as adaptações (como fica o avanço centrífugo e vácuo). Veja o exemplo abaixo:

Distrbuidor Opala 4 E 6cc Com Sensor Hall - R$ 330.00 em MercadoLivre (http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-181387657-distrbuidor-opala-4-e-6cc-com-sensor-hall-_JM)

NILO WITT MARINHO
16/06/2011, 14:41
E pessoal vcs tem trocado as velas quando trocam de ignição?? Digo isso porque temos um picape com um BF 161 e coloquei ignição e troquei as velas, por umas com 3 queimadores..... ficou o cão, o motor gira muito bem e tem força em baixa rotação..... já chegaram a perguntar se ele era um 3000 heheheheeheheh:twisted::twisted::twisted:

Marcelo.CJ5
16/10/2011, 23:12
E pessoal vcs tem trocado as velas quando trocam de ignição?? Digo isso porque temos um picape com um BF 161 e coloquei ignição e troquei as velas, por umas com 3 queimadores..... ficou o cão, o motor gira muito bem e tem força em baixa rotação..... já chegaram a perguntar se ele era um 3000 heheheheeheheh:twisted::twisted::twisted:
kkk
Bacana demais! Deve estar o cão mesmo esse motor!!!
Morei 3 anos aí em Alegrete... na época eu ainda não tinha meu CJ5...!! Agora quero pedir uma sugestão... meu CJ está com BF161 rodando bem demais, 20.000km depois da retífica.

Qual a melhor maneira de isolar o distribuidor pra que o jeep não 'morra' nas trilhas onde tem muita água/lama?