Ver Versão Completa : Óleo Diesel S50 vs S550, Biodiesel e Euro IV
Pessoal,
Olhando o manual percebi que o motor do Troller MWM 3.0 E foi projetado para a especificação do Euro IV (devido a isso o sistema de injeção é feito com CR o que diminui a poluição, pois melhora a queima e economia). Um dos pré-requisitos para o Euro IV, se não me engano, é que o diesel usado nesses novos motores deve ser o S50, conter no máximo 50 ppm de enchofre.
Muitos colegas relatam problemas com combustível, alguns relatando que já tiveram os bicos enferrujados, etc. Grande parte desses problemas causados pela água em contato com o enxofre do diesel, ou seja, enquanto tivermos água + enchofe teremos problemas com os motores eletrônicos.
Pois bem, se hoje temos problemas com motores que atendam o Euro IV devido ao abastecimento com diesel S500 e S1800, imagina as pessoas que comprarem motores para o Euro V, que exigem o S10.
Pesquisando pela internet encontrei um artigo que já fala da entrada do Euro V, e que o requisito é S10. ( http://www.oficinabrasil.com.br/index.php/caderno-de-pesados/70-noticias/1254-conama-p7-como-anda-a-euro5-brasileira ).
Porém, já sabendo que Recife/PE deveria ser contemplado com o diesel S50 (de acordo com o site da petrobrás) entrei em contato com o SAC perguntando sobre os locais que eu encontraria o tal diesel S50, além disso perguntei sobre a comercialização do Biodiesel, pois em João Pessoa/PB e outros locais de Recife anunciam o Biodiesel e não Diesel Comum B5.
Em resposta, o SAC da petrobrás me informou que o diesel S50 não estaria disponível em Recife/PE para SUVs e que só estaria disponível para frota cativa de ônibus. Não contente com a resposta pois o site da Petrobrás não faz essa resalva, pergunto aos senhores(ras), isso é verdade?
Em relação ao Biodiesel eles falaram que atendem as especificações da ANP, ou seja, resposta automática.
Abraços
Felipe Glod
23/02/2011, 18:57
Esse novo diesel s 50 so esta disponivel nas principais capitais, do sul e sudeste, no interior e demais cidades e estradas o diesel ainda e o com mais enxofre (particulas) e eu acho q tudo agora e biodiesel, resumindo o diesel nacional e um lixo.
Maurício Fernandes
03/05/2012, 09:46
O Globo
George Vidor
O diesel S-50 chegou às bombas dos postos de serviço muito mais caro do que o previsto inicialmente. Em vez de R$ 0,03 por litro, como se imaginava, a diferença tem passado de R$ 0,10, atingindo R$ 0,13, às vezes. Por essa razão, os caminhoneiros ainda estão preferindo adquirir veículos de padrão mais antigo (Euro 3) que estão nos estoques das revendedoras. Desde o dia 31 de março, as montadoras são obrigadas a produzir caminhões com motores mais avançados (padrão Euro 5), que só podem utilizar o diesel S-50, bem menos poluente.
Por enquanto, o S-50 está encalhando nos postos escolhidos para revendê-lo. Consta que alguns postos até tiveram de devolver o produto para distribuidoras porque o diesel estava passando do prazo de validade. A venda do diesel metropolitano (S-500) agora é obrigatória nas capitais do país, mas em cidades do interior ainda é consumido o velho diesel, mais barato. Tem caminhoneiro que prefere se deslocar vinte ou trinta quilômetros só para se abastecer. É que a diferença de preço no abastecimento de um tanque pode corresponder a uma diária do motorista, o que é relevante.
A propósito, os proprietários de postos de serviço não andam nada satisfeitos com a qualidade do biodiesel: reclamam de borra acumulada nos tanques de armazenagem e da oxidação de equipamentos usados no abastecimento dos veículos. Por isso, nem querem ouvir falar de uma elevação na percentagem de mistura dos atuais 5% para 7% ou 10%, como tem sido cogitado. Antes disso, acham que a qualidade do biodiesel precisa melhorar.
Felipe Glod
03/05/2012, 11:07
Atualizando já vejo nos postos onde abasteço o novo Diesel, e está encalhado já custou 0,10 mais caro mais já baixou devido a baixa procura.
luiz albano
03/05/2012, 13:10
É uma resolução que não tem volta uma vez provada a baixa emissão do S50,infelizmente a qualidade não é das melhores mas temos que nos acostumar.
luiz albano
03/05/2012, 13:14
E aqui na Bahia,capital e interior temos o S50 desde março.
Natal e Fortaleza já estão bem servidos com o diesel S-50. Estou usando ele na Pajero e gostando muito do resultado. Meu motor foi repotencializado para 250cv, o que gerava um pouco de fumaça em acelerações mais fortes. Com o novo diesel a fumaça praticamente acabou. Não notei diferença no consumo. Aquele mal cheiro caracteristico do diesel também diminuiu muito, assim como aquele cheiro de podre que saia pelo escape praticamente desapareceu. Em Natal estão cobrando absurdos 2,29 pelo litro do S-50. Em fortaleza abasteci a 2,05.
Abraços.
JEFFCATUNDA
03/05/2012, 16:21
Recentemente descobri que estou usando sem saber o S50 já ha mais de um ano, na verdade ha quase 2 anos...
É que abasteço com DIESEL PREMIUM DA TEXACO (IPIRANGA) , e ele já é S50 a exatamente esse tempo... Eu só percebi agora porque rocaram as bombas e o nevo sela e indicativo vem bem grande o S50.... ai perguntei ao gerente quanto tempo fazia que ele era dessa especificação e ele me informou que já ha quase 2 anos...
Talvez muitos de vocês estejam usando também sem saber.... Eu chaguei a comentar exatamente na época en que troquei os postos PETROBRÁS pelos TEXACO, que o diesel da TEXACO rendia bem mais em desmpenho que o da PETROBRÁS...
Fica a dica.
cantodopirão
03/05/2012, 16:28
Qual posto você abastece?
Tem algum de preferência?
O carro da minha esposa abasteci num posto texaco (acho que é mas não tenho certeza...) na Jaime Benévolo e acredito que o combustível estava adulterado, pois o consumo dobrou e passou a emitir um cheiro forte de querosene.....
Recentemente descobri que estou usando sem saber o S50 já ha mais de um ano, na verdade ha quase 2 anos...
É que abasteço com DIESEL PREMIUM DA TEXACO (IPIRANGA) , e ele já é S50 a exatamente esse tempo... Eu só percebi agora porque rocaram as bombas e o nevo sela e indicativo vem bem grande o S50.... ai perguntei ao gerente quanto tempo fazia que ele era dessa especificação e ele me informou que já ha quase 2 anos...
Talvez muitos de vocês estejam usando também sem saber.... Eu chaguei a comentar exatamente na época en que troquei os postos PETROBRÁS pelos TEXACO, que o diesel da TEXACO rendia bem mais em desmpenho que o da PETROBRÁS...
Fica a dica.
JEFFCATUNDA
03/05/2012, 16:36
Sempre abasteço no STAR POSTO, ele fica na Abolição com Osvaldo Cruz... nunca tive problemas lá, pelo contrário, alem dos pontos de relacionamento (QUE TROCO POR MILHAS), lá é onde servem um dos melhores cafés expresso de Fortaleza...
Qual posto você abastece?
Tem algum de preferência?
O carro da minha esposa abasteci num posto texaco (acho que é mas não tenho certeza...) na Jaime Benévolo e acredito que o combustível estava adulterado, pois o consumo dobrou e passou a emitir um cheiro forte de querosene.....
fireball
03/05/2012, 16:51
Após abastecer com o no diesel s-50 troller 2008 não passava de 3 mil rpm acendia a luz da injeção fiz três vezes o teste abastecia com diesel antigo ficava bom só abastecer com novo falhava , ligue na autorizada relatando o fato fui orientado a gastar o diesel antigo deixar o carro na reserva abastecer com o novo e trocar o filtro de combustível, andei uns 50 km ate agora blz, caso aconteça com alguém fica a dica.
jeeptuba
04/05/2012, 19:16
Os ultimos dois abastecimentos que eu fiz foram com o S50 Podium, sinceramente não notei diferença nenhuma...
Powered by vBulletin™ Version 4.2.5 Copyright © 2025 vBulletin Solutions, Inc. All rights reserved.