PDA

Ver Versão Completa : Sororoca - Engesa F1

julhos
20/02/2011, 04:42
A alguns meses atrás, após muito pesquisar preços de Jeeps no mercado, acabei comprando um Engesa F1. O veículo é 1987 com mecânica toda original, a não ser pela direção hidráulica.
Logo após comprá-lo, minutos depois, já o coloquei na estrada. Vim com ele rodando lá de BH, ex residência do carro, até o RJ, minha residência.
Assim que cheguei ao RJ verifiquei que diversas melhorias seriam necessárias, além de vários equipamentos, uma vez que seu uso seria destindo exclusivamente ao mais puro off-road.

Algumas fotos do carro logo após comprado:

julhos
20/02/2011, 04:47
Logo após a compra!

julhos
20/02/2011, 05:05
Na mesma semana da compra adquiri um guincho MileMarker SEC 9.500 lbs, na intenção de destiná-lo ao Engesa. Infelizmente vim a descobrir que não existem mesas de guincho disponíveis no mercado para Engesas, e isso me obrigou a construir uma.
Para falar a verdade, isso até foi de certa forma positivo, pois acabei projetando uma mesa virtualmente indestrutível!
Na confecção da mesma utilizei uma chapa única de aço de 3/8". Minha intenção era de não realizar solda em nenhum momento, e fazer todo o trabalho de modelagem apenas com dobras, pois assim não haveriam pontos de fragilização devido as soldas. Por outro lado eu também não queria furar ou cortar o veículo, dai tive que criar uma maneira de utilizar a furação original na longarina do mesmo. Optei por colocar a mesa do guincho sobre o parachoque, uma vez que isso iria facilitar o manuseio e manutenção do guincho, além de aumentar sua altura em travessias de alagados.

julhos
20/02/2011, 05:11
Minha idéia inicial de fabricação da mesa!

julhos
20/02/2011, 05:14
A execução do projeto!

julhos
20/02/2011, 05:18
E como não poderia deixar de postar; O resultado!

julhos
20/02/2011, 05:41
Depois da mesa do guincho resolvi calçar o Engesa com novos pneus a fim de substituir os atuai Pirelli Scorpion MUD por algo bem mais agressivo.
Após alguma pesquisa decidi optar pela banda Genius LODO, só faltando agora encontrar algumas carcaças do tamanho que me agradassem.
Consegui achar um jogo formado por 5 pneus meia vida BF Goodrich All-terrain na medida 285/75 R16. Esses pneus são originalmente mais altos que os 35" e um pouco mais finos que os 33", sendo assim exatamente o que eu buscava. Um pneu mais alto, a fim de elevar a distância dos diferenciais ao solo, e mais finos que os 33" sendo assim mais "leves" forçando menos a mecânica do veículo.

julhos
20/02/2011, 05:43
Faltou uma!

julhos
20/02/2011, 06:08
Depois de utilizar o carro em alguns passeios e fazer algumas melhoramentos mecânicas no mesmo, descobri que existiam alguns podres na parte inferior da carroceria e por isso decidi pará-lo no "estaleiro" a fim de fazer uma reforma estrutural geral.
Primeiramente substitui o piso por novas chapas de aço bem mais espessas, assim como de costume, pois se estragou uma vez, provavelmente poderiam vir a estragar novamente! Como o piso foi substituído por chapas de quase o dobro da espessura original, acredito que demorem um pouco mais desta vez!
Aproveitei a parada no lanterneiro para substituir os suportes dos amortecedores dianteiros por outros fabricados sob medida e muito mais robustos que os originais, já que os mesmos não estavam me passando confiança alguma.
Uma vez que mexi nos suportes dos amortecedores, também substitui os amortecedores, que anteriormente utilizava Ranchos 9000, pelos amortecedores do caminhão Mercedez 1113, mais longos, firmes e robustos que os anteriores.

julhos
20/02/2011, 06:34
Já durante a reforma resolvi aproveitar e retrabalhar os bancos que já estavam no veículo. Se tratavam de dois bancos do Renault Scenic, muito confortáveis, largos, estáveis e com regulagem de altura. Por essas razão resolvi aproveitá-los ao invés de substituí-los por novos, então mandei forrar ambos em couro preto anti-mofo. Além dos bancos, os suportes dos mesmos também precisaram ser refeitos, uma vez que os anteriores estavam horríveis.
Com os bancos vieram um jogo de cintos 4 pontos, uma vez que segurança nunca é demais! Embora o carro já estivesse dotado com uma gaiola interna de 2 1/2", isso sem dizer a externa.
Minha capota estava um pouco avariada e com diversos furos, por isso comprei um nova capota de um amigo aqui do Forum mesmo. Não pensei em colocar uma capota de fibra, pois como o uso do carro será exclusivamente off-road, não quis elevar ainda mais o centro de gravidade dele.

As rodas montadas! R16 Mangels modelo modular.

julhos
20/02/2011, 06:52
Após a primeira pintura do carro, o que dizer? Acho que o mais apropriado seria: "- Ficou uma MERDA!"
Quis inovar e pintar de uma cor bem diferente e fosca, pois isso optei por creme fosco e verniz fosqueador.
Minha idéia não foi das melhores e o carro não ficou legal! Na verdade também não ficou ruim, no entanto achei o carro muito sem graça e propósito. Ficou parecendo que o carro estava no "primer" sem ter recebido pintura alguma! Sendo assim achei por bem tentar novamente e enviá-lo novamente para a pintura. Foi foda! Pois demorei muito para tomar essa decisão e acabei decidindo isso apenas após o carro já ter sido montado.

Algumas fotos já da segunda preparação!
Essa foi a cor que o veículo ficou, e não o PRIMER. :)

julhos
20/02/2011, 07:19
Desta vez o carro foi enviado para uma outra oficina. Não poderia dizer mais capacitada, talvez apenas mais determinada e interessada. Perturbei muito o pessoal da oficina até conseguirmos chegar a alguma conclusão sobre a cor a ser utilizada.
Desta vez o serviço parecia ser bem mais simples que inicialmente, uma vez que o carro já havia sido lanternado, a suspensão já estava pintada e o interior e caixas de roda já haviam recebido pintura texturizada (semelhante as das caixas de roda dos carros modernos).
A lanternagem da primeira oficina não ficou ruim, mas mesmo assim encontramos alguns pontos no qual fomos obrigados refazê-los. Pensando no uso ao que o carro se destina, ao invés de massa plástica, utilizamos uma outra massa muito mais resistente e flexível, com intenção de evitar que a pintura novamente rache na junções das peças. Ainda não posso garantir o resultado, mas essa massa flexível deu ótimo acabamento além de parecer muito mais resistente que a utilizada anteriormente.
Depois de muitas portas e caputs velhos pintados, sem contar as várias horas de debate, finalmente conseguimos chegar a uma conclusão sobre a cor. Eu queria algo fosco, mas que recebesse verniz a fim de manter a pintura protegida. A tinta quando fosca e sem verniz arranha a toa, e não há como recuperá-la depois, uma vez que o carro não pode ser polido. Fora isso, após uma pintura sem polimento, o acabamento não costuma ficar dos melhores por mais caprichoso que seja o pintor.

Cor resovida! LARANJA!!!! Assim como o do meu troller. Mas como diferenciá-la e fazê-la fosca sem ficar feio?

A única solução foi fazer a tinta em "duco" (maior resistência e não necessita verniz) e depois de pronta misturá-la com um pouco de fosqueador.

Ainda sobre o laranja, ficamos na dúvida entre o Marrocos (Troller) e o Nepal. Como eu já possuo um troller laranja marrocos, optamos pelo laranja nepal para o Engesa. Minha vida tem sido muito laranja para o meu gosto. Mas que seja!

julhos
20/02/2011, 07:46
Bem, depois que o carro foi pintado, iniciamos a montagem.
Resolvi substituir TODOS os parafusos, desde os suportes da capota e presilha do caput, até as gaiolas, estribos, suporte do estepe, dobradiças e etc...
Minha intenção inicial seria substituí-los a fim de apenas padronizar. Mas ao chegar a cada de parafusos resolvi optar somente por parafusos tipo "alien" devido a sua robustez, praticidade e, principalmente, acabamento.
Realmente esses parafusos deram um outro visual ao veículo, muito mais robusto e moderno!

Uma vez o carro ainda parado na oficina, comecei a pensar nos acessórios que precisariam ser comprados. O primeiro que veio a minha cabeça, já que o guincho já havia sido adquirido, foram os bloqueios de diferencial.
Depois de muita pesquisa e horas e horas perdidas aqui no Forum, acabei optando pelo Ensimec Full Lock IV. Pensei em um selecionável, mas como me disseram que os Macrotorques não eram tão robustos quanto os Ensimec, resolvi ficar com o automático mesmo. Também pensei na necessidade de seleção, uma vez que após atolado ou preso, algumas vezes é tarde de mais para ligarmos o bloqueio.
Bem, como sei que essa discussão não me levará a nada, pararei por aqui! já percebi que a escolha de bloqueios e guinchos nunca será unanime.

julhos
20/02/2011, 07:49
Os tais parafusos alien!

Aurélio
20/02/2011, 09:09
Opa.

Show de bola, caboclo.:concordo:
Está ficando muito bonito o seu Engesa.
Gostei tambpem da preparação/restauração com objetivo definido, pois torna as coisas mais fáceis.
Apressa a turma ai para que a viatura fique pronta a tempo de você ir ao Encontro Nacional de Engesas.
http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=81468

Abs

Kim
20/02/2011, 10:03
Opa grande Julhos!

Parabéns pela reforma e preservação de um maravilhoso engesa!

Observei algumas fotos, que o quadro do parabrisas está muito inclinado para a parte interna do jipe.

O quadro deve ser alinhado com o caixote da lataria.

Olhe esta foto:
https://lh5.googleusercontent.com/_FaOIAI9KB0o/TN2g02CYMkI/AAAAAAAAHO8/m4iR6qDlSuE/s640/SAM_1695.JPG

No Engesa FI que tinha, fiz da seguinte forma.
Nas laterais do painel, tem uma rosca (porca), que também tem nas laterais do quadro do parabrisa.
Ali vão as travas do quadro do parabrisas.

Como não tinha as travas, trabalhei uma chapa de ferro, com as angulações necessárias, e parafusei ali.
O quadro ficou fixo e firme!
Assim a capota de lona ficou sem rugas ou dobras indesejadas.

Abraços.

Kim.

julhos
20/02/2011, 10:07
Opa.

Show de bola, caboclo.:concordo:
Está ficando muito bonito o seu Engesa.
Gostei tambpem da preparação/restauração com objetivo definido, pois torna as coisas mais fáceis.
Apressa a turma ai para que a viatura fique pronta a tempo de você ir ao Encontro Nacional de Engesas.
http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=81468

Abs

Nossa!!! Até abril esse carro com certeza estará pronto!
Pode não estar da forma que espero, mas rodando certamente estará.
Assim que terminar a pintura começarei a procurar um motor a fim de equipá-lo. Esse motor 4 cilindros original que possuo atualmente com certeza não dará conta do recado. Após o motor terei que me dedicar ao diferencial dianteiro, pois ainda estou com o Dana 30 original.
Rodando ele estará, mas com "coração" novo e diferencial dianteiro Dana 44 já é outra história!

Um grande abraço e felicidades,

JC.

julhos
20/02/2011, 10:30
Opa grande Julhos!

Parabéns pela reforma e preservação de um maravilhoso engesa!

Observei algumas fotos, que o quadro do parabrisas está muito inclinado para a parte interna do jipe.

O quadro deve ser alinhado com o caixote da lataria.

Olhe esta foto:
https://lh5.googleusercontent.com/_FaOIAI9KB0o/TN2g02CYMkI/AAAAAAAAHO8/m4iR6qDlSuE/s640/SAM_1695.JPG

No Engesa FI que tinha, fiz da seguinte forma.
Nas laterais do painel, tem uma rosca (porca), que também tem nas laterais do quadro do parabrisa.
Ali vão as travas do quadro do parabrisas.

Como não tinha as travas, trabalhei uma chapa de ferro, com as angulações necessárias, e parafusei ali.
O quadro ficou fixo e firme!
Assim a capota de lona ficou sem rugas ou dobras indesejadas.

Abraços.

Kim.

Fala ai Kim, beleza?

Eu iria até dedicar a criação desse tópico a você, pois ninguém me ajudou tanto na restauração desse velho F1 quanto a sua pessoa!
Em breve irei postar algumas fotos dele já com a sua capota de lona. Acredita que não a desembalei até hoje?

Quanto ao quadro do parabrisa, realmente ele tem sido um dos meus maiores problemas. Acredito que o EX dono do carro também o utilizava para algumas aventuras mais radicais, sendo assim o mesmo estava todo amassado e com uma das presilhas que você comentou quebrada.
Não posso garantir que ele tenha capotado com esse carro, mas o quadro do parabrisa encontrava-se apoiado sobre a gaiola interna.
Desmontei todo o caro e fiz o possível para recuperar o quadro do parabrisa. Ele esta MUITO melhor do que quando comprei o carro. Pelo menos não apresenta mais nenhum amassado e vários furos de anos de adaptações foram tapados. Parecia que uns 10 limpadores de parabrisa diferentes foram adaptados de tantos furos. Tapei todos com solda e agora parece ser uma peça bem mais digna.

Na verdade, naquelas fotos que postei, o quadro do parabrisa não estava fixado, apenas apoiado. Ele fica um pouco melhor quando instalada a gaiola externa, pois a mesma é aparafusada nele também e acaba servindo de apoio para o mesmo.

Ainda não fiz nenhuma adaptação no meu quadro do vidro pois uma de minhas presilhas esta ótima, e ainda estou na esperança de conseguir a outra. Caso não a consiga, talvez tente recuperar a outra, pois a única coisa que esta avariada nela é aquela "cuia" no qual e fixada em uma bolinha.

E só de pensar que isso é só o começo! E o motor? Esse sim vai ser foda de adaptar e, principalmente, encontrar algum que caiba no meu bolso. Mas faz parte!

julhos
20/02/2011, 10:45
Aproveitando a oportunidade Kim, tenho que criar umas novas molduras para os meus farios. Os mesmos foram adaptados assim como a moldura atual. Não faço a menor idéia de que carro elas são! Por isso estou pensando em confeccionar novas molduras em chapa xadrez preta, pois iria parecer e ficar bem robusto e com bom acabamento. O que você me sugere? Tem alguma idéia melhor?

A fim de adaptar esses farois o cara cortou o acabamento interno que fazia o acabamento original nos caixonetes dos farois. Veja se você consegue enxergar por essas fotos.

julhos
20/02/2011, 10:48
E por falar nisso, também aproveitei a oportunidade para retirar as setas que ficavam na lateral externa dos caixonetes dos farois (viviam quebrando nas trilhas) e as passei para a grade de admissão de ar do motor.
Agora quero ver quebrar! :grin:

julhos
20/02/2011, 10:54
Aproveitando a oportunidade Kim, tenho que criar umas novas molduras para os meus farios. Os mesmos foram adaptados assim como a moldura atual. Não faço a menor idéia de que carro elas são! Por isso estou pensando em confeccionar novas molduras em chapa xadrez preta, pois iria parecer e ficar bem robusto e com bom acabamento. O que você me sugere? Tem alguma idéia melhor?

A fim de adaptar esses farois o cara cortou o acabamento interno que fazia o acabamento original nos caixonetes dos farois. Veja se você consegue enxergar por essas fotos.

Uma foto um pouco melhor de como esta atualmente!

Kim
20/02/2011, 11:00
Opa Julhos!

Fiquei até comovido!!!! (ai que meigo!!!)

Muito obrigado!

Antes abrir o embrulho, poste umas fotos dele!!!! :mrgreen:

Sobre o quadro, retire as dobradiças, caso não vá mais abaixar o quadro, e coloque chapas que imitam a dobradiça, como fiz no Fuzila.
No lugar das travas, colque a trava como te falei antes.

Sobre a moldura, só na Cínfel, ou sua criatividade.

Posso pitacar????

Coloca a frente do Marruá militar, que usa o mesmo farol.

Abraços.

Kim.

MaGao
20/02/2011, 11:39
Julhos,

parabens pelo carro!!!

a proposito como vai instalar o guincho ? que bomba vai usar ? como pretende fazer as ligações?

Abraços,

guilhermeabreu
20/02/2011, 21:46
JULHOS

Em primeiro lugar PARAAAAAABENS , o laranja ficou bonito .

Com relação ao acabamento do farol sugiro a vc fazer um quadro de sobrepor de um tamanho que fique com uns 10mm afastado de toda beirada da caixa do farol , acompanhando todo o seu contorno que é na forma de TRAPÉZIO , com este angulo que esta aí no recorte da caixa fica muito feio , MINHA OPINIÃO , o KIM sugeriu a vc colocar o quadro do MARRUÁ , mas acho que o quadro do MARRUÁ não cobrirá o buraco feito na caixa do farol , pq o farol externo do MARRUÁ acho que é menor , e no seu caso , os faróis são do mesmo tamanho e o cara abriu um buraco muito grande . Não sei se me fiz entender . Pode até fazer de fibra como o meu , e aproveita e faz um cone para dentro da moldura encaixando no farol , fica bonito , da uma olhada lá no meu de como ficou .

E revendo a moldura do MARRUÁ que o KIM postou aqui , é como eu falei com vc de fazer o CONE para dentro da uma olhada no tópico dos ENGESAS em DIFERENÇA DO FAROL DO MARRUÁ , só acho que o distanciamento dos faróis do MARRUÁ pode não ser o meso do seu farol , daí vc compra a moldura do MARRUÁ e não cabe no seu ENGESA , é prejú na certa , vc podeira ligar para uma revenda do MARRUÁ e pedir para medir a distancia de um farol para o outro , mas mesmo assim pode dar errado , por causa da centralização que pode ser diferente .

O mais certo é vc ver o modelo do MARRUÁ e mandar um cara que mexe com fibra ou funileiro e fazer pra vc sob medida .

Qto a vc trocar o eixo original DANA30 acho besteria , estou com o meu ha 5 anso e nunca tive problema o EDU VELO tb não , o KIM tb não .

Faça um esforço para ír em AIURUOCA .

ABRAÇÃO

CAVESO
20/02/2011, 22:39
Julhos,

parabens pelo carro!!!

a proposito como vai instalar o guincho ? que bomba vai usar ? como pretende fazer as ligações?

Abraços,

Magão,

O guincho dele é elétrico e não hidráulico! :parede:

Aurélio
21/02/2011, 01:37
Aproveitando a oportunidade Kim, tenho que criar umas novas molduras para os meus farios. (..)
Opa,

Que tal essas?

http://www.rolo4x4.com.br/dadosClassificados4x4.asp?a=23649&cat=2&item=48&titulo=MASCARA%20FAROIS%20ENGESA

Estão meio detonados, mas acredito que são recuperáveis

Abs

julhos
21/02/2011, 03:56
Olá pessoal, beleza?

Obrigado por todas as dicas! E essa era a minha idéia inicial de moldura.
Continuo aberto a sugestões, no entanto essa foi a solução mais barata e com melhor acabamento que consegui imaginar.
Seria uma placa trapezoidal de chapa xadrez preta com o recorte dos faróis e fixada com parafusos alien ao seu redor.
Esses faróis que possuo atualmente, diferentes dos originais do engesa, ficam faceando a face dos caixonetes dos faróis. Por isso acho que se eu conseguir fazer o furo dos faróis com precisão o acabamento ficará bem legal. Ou melhor, assim espero!

julhos
21/02/2011, 04:30
Opa,

Que tal essas?

http://www.rolo4x4.com.br/dadosClassificados4x4.asp?a=23649&cat=2&item=48&titulo=MASCARA%20FAROIS%20ENGESA

Estão meio detonados, mas acredito que são recuperáveis

Abs

Obrigado pela dica Aurélio, mas irei deixar essa solução como última opção, uma vez que o carro já esta pintado e seria necessário lanterná-lo e repintar toda a frente novamente. Sem contar que teria que comprar novos faróis originais, uma vez meus atuais são de algum veículo "desconhecido".
Mas de qualquer forma fiz contato com o vendedor. Quem sabe!

Novamente obrigado!

julhos
21/02/2011, 04:48
JULHOS

Em primeiro lugar PARAAAAAABENS , o laranja ficou bonito .

Com relação ao acabamento do farol sugiro a vc fazer um quadro de sobrepor de um tamanho que fique com uns 10mm afastado de toda beirada da caixa do farol , acompanhando todo o seu contorno que é na forma de TRAPÉZIO , com este angulo que esta aí no recorte da caixa fica muito feio , MINHA OPINIÃO , o KIM sugeriu a vc colocar o quadro do MARRUÁ , mas acho que o quadro do MARRUÁ não cobrirá o buraco feito na caixa do farol , pq o farol externo do MARRUÁ acho que é menor , e no seu caso , os faróis são do mesmo tamanho e o cara abriu um buraco muito grande . Não sei se me fiz entender . Pode até fazer de fibra como o meu , e aproveita e faz um cone para dentro da moldura encaixando no farol , fica bonito , da uma olhada lá no meu de como ficou .

E revendo a moldura do MARRUÁ que o KIM postou aqui , é como eu falei com vc de fazer o CONE para dentro da uma olhada no tópico dos ENGESAS em DIFERENÇA DO FAROL DO MARRUÁ , só acho que o distanciamento dos faróis do MARRUÁ pode não ser o meso do seu farol , daí vc compra a moldura do MARRUÁ e não cabe no seu ENGESA , é prejú na certa , vc podeira ligar para uma revenda do MARRUÁ e pedir para medir a distancia de um farol para o outro , mas mesmo assim pode dar errado , por causa da centralização que pode ser diferente .

O mais certo é vc ver o modelo do MARRUÁ e mandar um cara que mexe com fibra ou funileiro e fazer pra vc sob medida .

Qto a vc trocar o eixo original DANA30 acho besteria , estou com o meu ha 5 anso e nunca tive problema o EDU VELO tb não , o KIM tb não .

Faça um esforço para ír em AIURUOCA .

ABRAÇÃO

Olá Guilherme, beleza?

Acabei de postar uma foto da minha idéia original. O que acha? Não sei se entendi bem a sua sugestão, mas acho que seria similar a essa foto que postei, certo?

Sobre a sugestão do prezado companheiro KIM, como sempre é muito boa, no entanto, como você mesmo citou, também é MUITO arriscada. Se eu tivesse uma dessas molduras do engesa militar em minhas mãos seria bem diferente, pois assim eu poderia medi-la e pensar nas modificações que seriam necessárias. Mas encomendar e comprá-las para depois tentar algo, seria realmente muito risco!

Não sei o que se passou na cabeça do EX proprietário desse carro, mas ele devia ter muita raiva desses faróis originais para fazer tal "atentado" com os caixonetes.

Se bem que o que eu busco não é fácil: Uma solução boa, bonita e barata!

Já sobre o meu diferencial dianteiro, o tal do Dana 30, realmente é minha intenção utilizá-lo até que o mesmo quebre antes de pensar em trocá-lo por um Dana 44. Até porque o motor, com certeza, será minha próxima prioridade!

JC.

julhos
21/02/2011, 04:54
Galera vocês viram um motor IVECO 2.8 que esta sendo vendido no classificados?

O preço me parece razoável, mas não consegui achar nenhuma informação sobre esse motor na NET.
Não sei se ele é eletrônico, potência, torque ou mesmo se encaixaria na minha 240V.

Alguém já viu algo parecido?

MaGao
21/02/2011, 13:20
Caveso,

Juro que li guincho mile maker.. penssava que todos eram hidraulicos.. ou não é?

Abraços,

guilhermeabreu
21/02/2011, 14:10
Olá Guilherme, beleza?

Acabei de postar uma foto da minha idéia original. O que acha? Não sei se entendi bem a sua sugestão, mas acho que seria similar a essa foto que postei, certo?

Sobre a sugestão do prezado companheiro KIM, como sempre é muito boa, no entanto, como você mesmo citou, também é MUITO arriscada. Se eu tivesse uma dessas molduras do engesa militar em minhas mãos seria bem diferente, pois assim eu poderia medi-la e pensar nas modificações que seriam necessárias. Mas encomendar e comprá-las para depois tentar algo, seria realmente muito risco!

Não sei o que se passou na cabeça do EX proprietário desse carro, mas ele devia ter muita raiva desses faróis originais para fazer tal "atentado" com os caixonetes.

Se bem que o que eu busco não é fácil: Uma solução boa, bonita e barata!

Já sobre o meu diferencial dianteiro, o tal do Dana 30, realmente é minha intenção utilizá-lo até que o mesmo quebre antes de pensar em trocá-lo por um Dana 44. Até porque o motor, com certeza, será minha próxima prioridade!

JC.

JULHOS

Com relação a moldura , é ísto mesmo que falei , este desenho que vc colocou esta praticamente pronto a solução , é só recortar na forma trapazoidal da caixa do farol , como disse recorta com 10mm a menos para dar um melhor acabamento , e sugiro ainda vc soldar uma chapa de 4 mm em sua volta para ela ficar mais altinha em relação a caixa do farol e tb por dentro do furo redondo do farol , para dar a impressão que os faróis estão embutidos , fazendo ísto vc acaba retirando o farol da face da caixa do farol parecendo que ele esta para dentro . Entendeu ???

Com relação ao eixo DANA30 agora estou mais tranquilo , pq vc vai esperar ele dar pau , COM ÍSTO VC VAI ESPERAR A VIDA TODA E NÃO VAI TROCAR , rsrsrsrsrsrsrsrsrs .

Qto ao motor , pedí informação aqui que relatou o anuncio e ele me respondeu que este motor é um 2.8 de 130 hp , cabe como uma luva neste seu ENGESA , relatou ainda que comprou este este motor 0KM igual ao anunciado , e que o funcionamento é igual a um relógio suísso . É só vc verificar se tem nota fiscal e levar um mecanico junto para dar o veredito final e boa sorte .

julhos
22/02/2011, 04:02
Caveso,

Juro que li guincho mile maker.. penssava que todos eram hidraulicos.. ou não é?

Abraços,

Realmente o meu guincho é um Mile Marker e eles possuem deversas opções elétricas disponíveis para o mercado americano. Alguns bem mais modernos que o meu e com controle de velocidada ajustável pelo simples toque em um Joystic.
Depois de uma conferidinha só no site deles:
http://www.milemarker.com/

Um grande abraço e felicidades...

julhos
22/02/2011, 04:18
JULHOS

Com relação a moldura , é ísto mesmo que falei , este desenho que vc colocou esta praticamente pronto a solução , é só recortar na forma trapazoidal da caixa do farol , como disse recorta com 10mm a menos para dar um melhor acabamento , e sugiro ainda vc soldar uma chapa de 4 mm em sua volta para ela ficar mais altinha em relação a caixa do farol e tb por dentro do furo redondo do farol , para dar a impressão que os faróis estão embutidos , fazendo ísto vc acaba retirando o farol da face da caixa do farol parecendo que ele esta para dentro . Entendeu ???

Com relação ao eixo DANA30 agora estou mais tranquilo , pq vc vai esperar ele dar pau , COM ÍSTO VC VAI ESPERAR A VIDA TODA E NÃO VAI TROCAR , rsrsrsrsrsrsrsrsrs .

Qto ao motor , pedí informação aqui que relatou o anuncio e ele me respondeu que este motor é um 2.8 de 130 hp , cabe como uma luva neste seu ENGESA , relatou ainda que comprou este este motor 0KM igual ao anunciado , e que o funcionamento é igual a um relógio suísso . É só vc verificar se tem nota fiscal e levar um mecanico junto para dar o veredito final e boa sorte .

Tomara que meu DANA 30 dure a vida toda mesmo! Que deus ouça suas palavras!

Assim que eu desembarcar irei procurar alguém que trabalhe com alumínio aqui pelo RJ. Quando conseguir um orçamento em mãos, postarei aqui para a galera! Se o cara que fizer os cortes for caprichoso, acho que a moldura ficará ótima e dará ao carro uma aparência mais agressiva do que a que ele já tem. Ficará semelhante a uma máscara negra e dará acabamento com a grade que já foi pintada de preto também nesta intenção.

Sobre o motor, ele é mecânico? Pois motores eletrônicos são muito complicados de serem adaptados, ainda mais quando não temos a central ou chico original.
Será que ele encaixa na caixa do engesa?

Pelo visto o motor será meu maior desafio nesse carro!

JC.

julhos
22/02/2011, 12:11
Olá pessoal, beleza?

A barra estabilizadora do engesa ficou como nova! Esse Kit do chevete realmente é milagroso.

Agora que já resolvi um problema, vou colocar mais um item em debate.
Qual espelho retrovisor utilizar?
Já li todos os tópicos sobre esse assunto e fiquei entre 4 opções:

-Kombi: É o que eu tenho atualmente, assim não precisaria fazer novos furos e nem fechar o atual em meu quadro do vidro, além de ser o mais barato.
-Fiorino até 1988: Acho que é o melhor custo benefício, já que custa em torno de R$20,00 e fica com ótimo acabamento, muito semelhante ao original. Mas não consigo achá-lo em lugar algum!
-Toyota: Já é bem mais caros que os outros, em torno de R$80,00 cada. Nada de mais!
-Towner: Melhor acabamento de todos, mas talvez essa seja a razão de também ser o mais cara de todos. R$115,00 cada!

E ai pessoal, o que vocês acham?

Só lembrando que o principal uso desse carro será o off-road, sendo assim estou meio tenso em comprar um jogo de retrovisores de R$200,00 e quebrá-los na primeira trilha!

Vejam as opções em anexo!

julhos
22/02/2011, 12:16
Só para quem ficou curioso o "antes e o depois" da minha barra estabilizadora. Além de uma fotografia do meu retrovisor atual!.

guilhermeabreu
24/02/2011, 00:02
JULHOS

Retrovisores baratos vc só vai passar raiva , pq qdo vc estiver a 60 km/h ele vira , é uma bosta .

Minha opinião : ou vc usa o melhor ( marca METAGAL ) e tenha cuidado nas trihas ( é só virar eles ) , OU COMPRA O BARATO E passa raiva o tempo todo .

O meu é o METAGAL do FIORINO acho que dos mais novos , da uma olhada no CORAÇÃO VALENTE , não me lembro direito acho que R$200,00 o par , mas antes havia comprado um igual da marca BLOWER ( R$80,00 o par ), putz TODA VEZ QUE TINHA QUE OLHAR PARA TRAS , ELE ESTAVA VIRADO , PQP joguei fora e comprei estes da METAGAL é o memso que é exportado para os USA e colacam no RANGLER vem até com a logo marca JEEP da CRYSLER .

julhos
24/02/2011, 06:52
JULHOS

Retrovisores baratos vc só vai passar raiva , pq qdo vc estiver a 60 km/h ele vira , é uma bosta .

Minha opinião : ou vc usa o melhor ( marca METAGAL ) e tenha cuidado nas trihas ( é só virar eles ) , OU COMPRA O BARATO E passa raiva o tempo todo .

O meu é o METAGAL do FIORINO acho que dos mais novos , da uma olhada no CORAÇÃO VALENTE , não me lembro direito acho que R$200,00 o par , mas antes havia comprado um igual da marca BLOWER ( R$80,00 o par ), putz TODA VEZ QUE TINHA QUE OLHAR PARA TRAS , ELE ESTAVA VIRADO , PQP joguei fora e comprei estes da METAGAL é o memso que é exportado para os USA e colacam no RANGLER vem até com a logo marca JEEP da CRYSLER .

O retrovisor da Fiorino vem com o símbolo da Jeep?
Você saberia me informar exatamente qual é o modelo ou número de referência?
Pois se não tiver que fazer adaptações, irei comprá-los.

Valeu novamente,

JC.

Paulo Cesar
24/02/2011, 16:29
Julio
Parabéns pelo trabalho o Engesão esta ficando show.
abs.

guilhermeabreu
25/02/2011, 13:51
O retrovisor da Fiorino vem com o símbolo da Jeep?
Você saberia me informar exatamente qual é o modelo ou número de referência?
Pois se não tiver que fazer adaptações, irei comprá-los.

Valeu novamente,

JC.

JULHOS

Qdo comprei , pedí do fiorino , da uma olhada no meu tópico que tem fotos em vários angulos , eu não sei a referencia , mas posso ver pra vc , e tem a LOGOMARCA da CRYSLER estampada no espelho sim e uns escritos em ingles tb , o do carona é convexo e é neste que tem a logomarca e o escrito .

CAVESO
25/02/2011, 14:03
Eu comprei o meu original do Wrangler (mesmo do marruá), fabricado pela metagal (quem fabrica para a jeep é a metagal) na paulista 4x4.

Único lugar que achei metagal.

Abs

julhos
25/02/2011, 22:07
JULHOS

Qdo comprei , pedí do fiorino , da uma olhada no meu tópico que tem fotos em vários angulos , eu não sei a referencia , mas posso ver pra vc , e tem a LOGOMARCA da CRYSLER estampada no espelho sim e uns escritos em ingles tb , o do carona é convexo e é neste que tem a logomarca e o escrito .

Nossa!!!! Hoje eu andei São Cristovão de ponta a ponta atrás desse espelhos e dos rolamentos do meu deferencial e fiquei decepcionado.
Eu devo estar MUITO por fora de preço, ou as coisas realmente estão muito caras?
Esses espelhos com o logo da Jeep me foram oferecidos pela "bagatela"de R$326,00 CADA! Acho que eu não pagaria esse valor por eles nem que eu dependesse desses espelhos para viver! : )
O paralelo já era MUITO mais barato, no entanto horrível! R$45,00 a R$55,00 cada. Mas parecia que iriam se desintegrar em minhas mãos de tão vagabundo e mau fabricados.
O da Fiorino até 88 R$48,00 cada (paralelo também!)
Towner? Ninguém tem!
Por isso acabei comprando os da Toyota Badeirantes antiga mesmo. R$32,00 cada e o acabamento é infinitamente melhor do que de todos os outros paralelos. Isso sem citar que a haste é um pouco mais longa que os demais, sendo assim, talvez eu consiga vê-lo através da janela, e não do quebra-vento.

Amanhã irei realizar as instalações e posteriormente postarei as fotos.

Obrigado a todos que ajudaram...

julhos
25/02/2011, 22:22
Nossa pessoal!!! Esses retrovisores são muito caros... Esse original do Wrangler, se comparado com os preços que achei aqui pelo RJ, esta de graça!
R$150,00 cada!

Mas como minha intensão é utilizar esse carro apenas em trilhas, sendo assim esses retrovisores, embora belos, continuam caros.
Conheço o nível das trilhas que costumo fazer. E acho que quebrariam mesmo quando rebatidos...
Por isso optei pelo mais barato e fácil de substitituir.
Por mim esse carro nem precisava de retrovisor. Para falar a verdade ele nem tinha! :-D No entanto a Polícia Rodoviária não gosta muito da idéia.

Vou postar algumas fotos da situação atual da montagem.

Amanhã, se tudo correr como esperado, o Engesa ganhará bloqueio de diferencial, retrovisores e finalizarei o parabrisa e a capota. :concordo:

guilhermeabreu
25/02/2011, 23:00
Nossa pessoal!!! Esses retrovisores são muito caros... Esse original do Wrangler, se comparado com os preços que achei aqui pelo RJ, esta de graça!
R$150,00 cada!

Mas como minha intensão é utilizar esse carro apenas em trilhas, sendo assim esses retrovisores, embora belos, continuam caros.
Conheço o nível das trilhas que costumo fazer. E acho que quebrariam mesmo quando rebatidos...
Por isso optei pelo mais barato e fácil de substitituir.
Por mim esse carro nem precisava de retrovisor. Para falar a verdade ele nem tinha! :-D No entanto a Polícia Rodoviária não gosta muito da idéia.

Vou postar algumas fotos da situação atual da montagem.

Amanhã, se tudo correr como esperado, o Engesa ganhará bloqueio de diferencial, retrovisores e finalizarei o parabrisa e a capota. :concordo:

JULHOS

Me desculpe , mas não posso deixar de comentar a moldura do farol , como esta , esta destoando do ENGESA , mas gosto é gosto e temos que respeitar , mas se vc tivesse feito o recorte como falei , acompanhando a moldura da caixa do farol , acho que comporia melhor a frente do seu BELO ENGESA . Desculpe a minha franqueza .

julhos
26/02/2011, 06:28
JULHOS

Me desculpe , mas não posso deixar de comentar a moldura do farol , como esta , esta destoando do ENGESA , mas gosto é gosto e temos que respeitar , mas se vc tivesse feito o recorte como falei , acompanhando a moldura da caixa do farol , acho que comporia melhor a frente do seu BELO ENGESA . Desculpe a minha franqueza .

Olá Guilherme, beleza?
Respeito sua franqueza e você realmente tem toda razão. Farei a moldura do farol exatamente como combinamos. No entanto ainda não tive tempo de pegar nela pois estou tentando acabar o essencial a fim de tirar a Sororoca da oficina.
Assim que o bloqueio e o vidro estiverem no lugar, irei começar a trabalhar a parte estética.
Essa é a moldura que veio com o veículo. Provavelmente foi confeccionada pelo último dono, de gosto duvidoso. Mas tenho fê que um dia meu carro conseguirá ser tão bonito quanto os dos senhores!

JC.

PS: AGUÉM SABA O NÚMERO DE REFERÊNCIA DO KIT DE ROLAMETOS E DO RETENTORDA DA MANGA DE EIXO DO ENGESA. Não consigo achar em catálogo algum! E não queria ter que desmontar o carro antes de estar com todas as peças na mão.

guilhermeabreu
26/02/2011, 16:43
JULHOS

Me desculpe , é que pensei que vc havia feito esta , pois anteriormente vc havia perguntado sobre uma moldura que vc colocou aqui retangular , perguntando se ficaria bom em recortar ela , eu falei que ficaria e sugerí em recortar a 1cm da borda do quadro do farol , e ví esta no lugar , achei que vc recortou desta forma , mas tudo bem esta é a que veio no carro , lógico que 1º tem que colocar pra andar e a estética pode ficar pra depois com certeza .

ABRAÇO , vc não vai a AIURUOCA ???????????????