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Ver Versão Completa : Troca de óleo do motor Pajero Full.



jairoldc
19/02/2011, 20:15
Boa Noite,

Caros aventureiros, comprei recentemente uma Pajero Full 3.2 AT, como todo carro usado que compro mando logo trocar o oleo do motor, ao trocar o oleo fiquei assustado pela quantidade de litros que pegou, ficamos colocando litro a litro até aparece a marca na vareta, colocamos mais até fica no nivel, dei a partida para encher o filtro do oleo e desliguei, continuamos completando e olhando a vareta sempre, conclusão final pegou 9 litros de oleo. é assim mesmo ou a Pajero Full 3.2 AT esconde oleo????

SAPO-BOMBA
19/02/2011, 20:34
Basta ler no manual do carro pra ver qual a litragem correta pra este motor, além do tipo de óleo recomendado.

Carlos A. C. Azevedo
19/02/2011, 20:35
Cara Voce não tem o manual do carro? o carro pode ser usado mas teria que ter pelo menos o manual. por que voce não encheu primeiro o filtro de óleo pra poder montar ele depois no motor? E cuidado com a turbina também, Não sei se voce pode achar util, mas sempre que for trocar o óleo, ao ligar o motor pela primeira vez, tire a tubulação de entrada da turbina, e segure o rotor por uns 30 segundos, para ela não funcionar sem óleo.:concordo:

Imperador!
21/02/2011, 11:53
Boa Noite,

Caros aventureiros, comprei recentemente uma Pajero Full 3.2 AT, como todo carro usado que compro mando logo trocar o oleo do motor, ao trocar o oleo fiquei assustado pela quantidade de litros que pegou, ficamos colocando litro a litro até aparece a marca na vareta, colocamos mais até fica no nivel, dei a partida para encher o filtro do oleo e desliguei, continuamos completando e olhando a vareta sempre, conclusão final pegou 9 litros de oleo. é assim mesmo ou a Pajero Full 3.2 AT esconde oleo????
Deve ser isso mesmo.
O NGD (pelo manual) pega 9L incluindo o óleo do filtro.

artur ricardo fleck
20/11/2013, 18:34
No manual da minha diz 7,5 l na carter, 1 l no filtro, mais 1.3 nos resfriador. O problema é que não dá para esvaziar o resfriador, então não entram todos esses litros e oi óleo novo é imediatamente contaminado. No meu manual fala apenas dois tipos de óleo da Castrol, 15/40. Alguma restrição a usar óleo da Shell por exemplo?

osmundo
26/11/2017, 12:15
Bom dia ! Tenho uma pajero full 3.2 2008/2009 ontem troquei o óleo do motor e o filtro de óleo, (sempre faco isso em casa mesmo) coloquei 8 litros e fui conferir na vareta como estava. Quando puxei a vareta vi que esta muito acima do maximo. Liguei o carro pegou normal mas ao engatar ela age como se não tivesse engatado não anda nem para frente e nem para traz se acelerar acima de 3000 giros ela da um pulo para frente ou para traz e só. Não anda. Tirei o parafuso do carter para drenar o óleo e só saiu menos de um litro, tirei o filtro e nada de óleo. Olho na vareta e o óleo continua bem acima do limite. Antes da troca estava tudo normal nenhuma luz acesa no painel (nem agora depois da troca acende nenhuma) hoje domingo tirei parafuso do carter e nada de óleo, na vareta continua mostrando acima do limite. Alguém sabe falar o que fazer ?

Glaicon
27/11/2017, 06:29
Não sei o que você fez, mas eu não ligaria mais a viatura e a rebocaria para uma oficina.
Precisa tirar a tampa do cárter, no mínimo, pois parece haver alguma obstrução na circulação do óleo.
Que está estranho, está.:stop:

osmundo
27/11/2017, 07:36
Pois é ta muito estranho mesmo. Eu fui conferir a quantidade de oleo que saiu do carter na hora da troca e só tem 5 litros, são 9 litros e a vareta indicava que estava no nível correto antes da troca. Mas eu não liguei ela mais não

ernestopnunes
27/11/2017, 13:53
Segundo o Manual da Mitsubishi esse motor leva 5 litros de óleo e não 9 litros.

ivancgbsb
27/11/2017, 14:39
Será ?
Na minha 3.2 2008 sempre coube mais de 5l.
Página 10-7 do manual que tenho.

osmundo
27/11/2017, 15:40
Tenho ela a 3 anos e meio são 9 litros de óleo no motor. Sempre troquei o óleo dela eu mesmo e sempre troquei o filtro junto com o óleo

ernestopnunes
27/11/2017, 19:13
Pode ser que eu tenha me enganado, me desculpem.

Glaicon
28/11/2017, 06:32
Pois é ta muito estranho mesmo. Eu fui conferir a quantidade de oleo que saiu do carter na hora da troca e só tem 5 litros, são 9 litros e a vareta indicava que estava no nível correto antes da troca. Mas eu não liguei ela mais não
Aguardando mais informações.
Está em garagem de difícil acesso ou consegue rebocar?

ivancgbsb
28/11/2017, 06:48
Será que o filtro de óleo está impedindo a circulação ?
Que marca é ele ?

Sergio c
28/11/2017, 08:42
Mas tem um mistério grande aí e se eu entendi direito. Se vc tira o parafuso do cárter e não sai óleo e na vareta marca acima do limite, tem coisa muito estranha. Ou algum objeto está trancando a saída do óleo logo após o parafuso do cárter. Senão, só chamando o padre Quevedo p explicar essa hehehe.

Walter da Camper
28/11/2017, 18:07
Outra coisa muito estranha é que foi trocado o óleo do motor e o sintoma é de falha na transmissão (motor acelerar e o carro não andar ou dar pulo).
Se o colega não tivesse dito que já fez esse procedimento outras vezes, eu ia achar que foi drenado o câmbio no lugar do carter.

Amiko
28/11/2017, 20:14
Sua explicação faz sentido, Walter. A vareta indica muito acima do máximo porque teria sido colocado óleo sem tirar nenhum e não passa marchas porque não tem fluido na transmissão...

Ou algum objeto (lacre da embalagem, estopa, parafuso etc.) entrou junto com o óleo e está impedindo a circulação... Talvez o carro não permita mudança de marcha por questão de segurança.

osmundo, o painel não indica nada? Luz de óleo? Transmissão?

Não deixe de contar pra gente a solução, fiquei bastante curioso.

osmundo
29/11/2017, 08:53
Estou viajando, amanha eu chego em casa e vou dar outra olhada com mais calma, se não conseguir resolver terei de levar em uma oficina. Obrigado pelo interesse de todos. Assim que resolver posto a solução aqui com certeza.

osmundo
29/11/2017, 08:57
Estou viajando, amanhã chego em casa e vou dar uma olhada com mais calma. Se não conseguir resolver terei de levar a uma oficina. Obrigado pelo interesse de todos. Assim que resolver posto a solução aqui com certeza.

osmundo
30/11/2017, 11:13
Bom dia ! Resolvido o problema, levantei ela e fui olhar com mais calma e adivinhem... o Walter acertou, o tonto aqui com pressa de fazer as coisas tirou o óleo do cambio em vez do óleo do motor. Por isso ela não andava o cambio entra em modo de emergência e não deixa (menos mau) e lógico o óleo do motor estava com uns 16 litros. Drenei o óleo do motor e coloquei novo e também troquei o filtro de novo. Levei na oficina pra colocar o óleo do cambio e ficou tudo certo sem mais prejuízo só os óleos e o filtro que tive que trocar de novo no mais, esta funcionando como um relógio. Na hora da troca eu tirei o protetor do cárter para desamassar e fazer as trocas com pouco tempo e acabei me confundindo. (Pressa inimiga da perfeição) Agradeço a todos pelas dicas e pelo interesse e desculpem aí pela incomodação. Agora só esperar as ferias e pegar a estrada.

Walter da Camper
30/11/2017, 19:02
Que bom que no final tudo terminou bem. Se fosse um cambio manual o carro iria andar, causando prejuízo no câmbio e no motor.

Sergio c
30/11/2017, 23:22
Melhor assim, mas é uma bela lição hehehehe.
Bom dia ! Resolvido o problema, levantei ela e fui olhar com mais calma e adivinhem... o Walter acertou, o tonto aqui com pressa de fazer as coisas tirou o óleo do cambio em vez do óleo do motor. Por isso ela não andava o cambio entra em modo de emergência e não deixa (menos mau) e lógico o óleo do motor estava com uns 16 litros. Drenei o óleo do motor e coloquei novo e também troquei o filtro de novo. Levei na oficina pra colocar o óleo do cambio e ficou tudo certo sem mais prejuízo só os óleos e o filtro que tive que trocar de novo no mais, esta funcionando como um relógio. Na hora da troca eu tirei o protetor do cárter para desamassar e fazer as trocas com pouco tempo e acabei me confundindo. (Pressa inimiga da perfeição) Agradeço a todos pelas dicas e pelo interesse e desculpem aí pela incomodação. Agora só esperar as ferias e pegar a estrada.

Glaicon
01/12/2017, 07:02
:chorandoderir::chorandoderir::chorandoderir::chor andoderir::chorandoderir::chorandoderir::chorandod erir::chorandoderir::chorandoderir::chorandoderir: :chorandoderir::chorandoderir:

enasor
01/12/2017, 08:50
... Resolvido o problema ... adivinhem ... tirou o óleo do cambio em vez do óleo do motor ... Levei na oficina pra colocar o óleo do cambio ... Agora só esperar as ferias e pegar a estrada.

Olá meu prezado osmundo
Bom dia.

Demos boas risadas com a sua saga, e podemos dizer que aprendemos um pouco com você ... MAS, como você disse que irá pegar estrada, permita-me deixar algumas modestas considerações para a sua apreciação ...

No final das contas, acabou que, sem querer, seu veículo foi submetido a uma inusitada troca do fluido da transmissão, quiçá, fora dos padrões ... e isso poderá trazer séria$$$$ consequências para você no futuro ... então, nada mais prudente que fazer algumas verificações, não é mesmo? ...

Então, vamos lá ...

Com certeza, essa troca de óleo foi parcial, ou seja, você acabou trocando apenas o fluido do cárter ... porém, ficou óleo velho no restante do sistema (conversor de torque, corpo de válvulas, trocadores de calor, tubulações de arrefecimento, filtro, etc.) que acabou se misturando com o fluido novo adicionado ao cárter ...

Como você mencionou que seu veículo é um Pajero Full ano 2008, MODELO 2009, então, com certeza, o câmbio dele é um V5AWF da Aisin ... e a Aisin disponibiliza esse câmbio à Mitsubishi dotado de um fluido sintético ... neste caso, não é recomendável misturar ao fluido sintético, um fluido mineral ... se isso for feito, então há que se proceder à troca completa ... será que foi adicionado óleo mineral ao câmbio de seu veículo???? ...

Mas não é só ...

O câmbio de seu veículo não é dotado de vareta de inspeção, mas, sim, de um bujão de enchimento e de um bujão de verificação, pelos quais adiciona-se o fluido e verifica-se o nível, respectivamente ... será que esse fluido no interior do cárter de seu veículo foi deixado no nível de transbordo, com o sistema na temperatura normal de funcionamento??? ... as consequências de um fluido de transmissão acima, ou abaixo do nível são danosas ...

Outra coisa:

O reaperto desses bujões retro especificados não pode ser feito no “sentimento” ... há que se apertá-los com torquímetro, no torque especificado (Bujão de enchimento: 39 ± 1,5 N·m ou 29 ft-lb; Bujão de drenagem: 20 ± 2 N·m ou 15 ft-lb; Bujão de inspeção: 20 ± 2 N·m ou 15 ft-lb), inclusive, se for o caso, com a troca dos anéis de vedação ... esses bujões, se mal apertados, ou mal vedados, podem ensejar vazamentos ...

Etc. ...

Diante do exposto, se cuidados especiais não forem tomados, a transmissão de seu veículo corre riscos de ir muito cedo para o “beleléu” ... fica, então, a sugestão para, tão logo seja possível, de preferência, antes de viajar, submeter seu veículo à inspeção de um bom especialista em câmbio automático ... não ligue se tiver que pagar por isso, pois o sistema de transmissão de seu veículo é muito caro, e vale muito a pena esse pequeno investimento, para sua tranquilidade ...

Forte abraço e boa sorte.

enasor
02/12/2017, 07:22
Só complementando ...

Relativamente ao fluido da T/A do Pajero Full 2008/2009, o manual do proprietário recomenda o Castrol TQ-M-SP3, o qual é um óleo de base mineral ... porém, não é um óleo mineral qualquer, mas, sim, um óleo especificamente desenvolvido pela Castrol para atender às especificações do original colocado pela Aisin ...

Inclusive, o manual frisa: "TQ-MSP3 é o único produto aprovado pela MITSUBISHI para a utilização indicada. A utilização de outro produto pode causar danos à transmissão automática." ...

Entretanto, a Castrol não tem mais parceria com a Mitsubishi, e não disponibiliza mais esse óleo ... e o restante que se encontra no mercado pode estar já envelhecido ... neste caso, no meu entendimento, o mais plausível seria colocar um sintético de boa marca que atenda à mesma especificação SP3 ... e tem também o semi-sintético Lubrax ATF SP3 disponibilizado pelas css Mitsubishi sob o código CD120050, que não é menos qualificado que os sintéticos de boa qualidade disponibilizados no mercado, eis que foi aprovado e recomendado pela marca ...

Abs.

osmundo
02/12/2017, 08:31
Valeu pela preocupação e pelas dicas. No motor dela eu sempre uso castrol 5w30, o óleo de cambio eu havia trocado recentemente, esse eu levei na concessionaria e foi trocado o óleo e o filtro, para completar dessa vez eu também pequei o óleo na concessionaria. Eu geralmente faco o possível para fugir da concessionaria mas, tem algumas coisas que não da pra arriscar. Esse carro é bom fantástico temos que cuidar bem dele. Valeu demais pela colaboração muito obrigado de coração !!

ricardobasile
28/04/2021, 11:06
Bom dia a todos!

Sou novo no fórum e no mundo 4x4.

Recentemente adquiri uma Pajero Full 3D 2011.

Estou querendo realizar a troca de todos os fluidos da viatura pois não tenho a certeza do que foi feito pelo último proprietário.

Gostaria de saber o que deve ou não ser trocado neste momento, pois leio em diversos lugares que o diferencial pode causar problema na troca, etc.. inclusive na própria CSS afirmaram isso.

Como o veículo está na garantia de loja, qual a relação de fluidos que devo trocar?

Agradeço desde já!

wolffman
01/07/2022, 12:48
Olá. Sou novo aqui no fórum. Tudo bem?
Tenho uma Pajero Full 2008 3.2 Diesel.

Estou pensando em usar o óleo RHINO Premium 15W 40 API CH-4. Este é mineral.

Givas001
02/12/2023, 20:09
Pessoal tudo bem? Por favor, vocês sabem a marca e a viscosidade do óleo para motor da Pajero Full 2002 diesel. No manual fala da Castrol, mas não estou encontrando mais com essas características. Desde já, muito obrigado. Grande abraço a todos.

Glaicon
03/12/2023, 08:16
Pessoal tudo bem? Por favor, vocês sabem a marca e a viscosidade do óleo para motor da Pajero Full 2002 diesel. No manual fala da Castrol, mas não estou encontrando mais com essas características. Desde já, muito obrigado. Grande abraço a todos.
A marca do óleo é uma questão de parceria entre os fabricantes, mas que muda com o tempo.
Ou seja, é de pouca importância.
Você deve comprar pela viscosidade.
O óleo habitual é o 15W40.:concordo: