Ver Versão Completa : "Recostruir" a tração no NIVA. É possivel??????
Lucio-RS
18/02/2011, 13:03
Boa tarde pessoal!
Sou Novo no Fórum.
Uma breve apresentação....Sou funcionário Público federal e desde que tinha 20-21 anos sempre fui apaixonado pelo jipinho Russo, porém nunca tive a oportunidade de adquirir um em bom estado.
Acontece que encontrei um NIVA 92 em perfeito estado de conservação, no que diz respeito a lataria (impecável) e interior
Acontece que o antigo dono colocou um motor1.6 Diesel. Mas esse não é o maoir problema. Ele está sem tração. Como posso restaurar a configiração original, sem trocar o motor Diesel, posto que só uso jipe para pescarias e coisa deste tipo?
Me ajudem, por favor, pois o NIVA está MUITO ÍNTEGRO fora esses (pequenos????) detalhes.
Obrigado
Boa tarde pessoal!
Sou Novo no Fórum.
Uma breve apresentação....Sou funcionário Público federal e desde que tinha 20-21 anos sempre fui apaixonado pelo jipinho Russo, porém nunca tive a oportunidade de adquirir um em bom estado.
Acontece que encontrei um NIVA 92 em perfeito estado de conservação, no que diz respeito a lataria (impecável) e interior
Acontece que o antigo dono colocou um motor1.6 Diesel. Mas esse não é o maoir problema. Ele está sem tração. Como posso restaurar a configiração original, sem trocar o motor Diesel, posto que só uso jipe para pescarias e coisa deste tipo?
Me ajudem, por favor, pois o NIVA está MUITO ÍNTEGRO fora esses (pequenos????) detalhes.
Obrigado
Em primeiro lugar seja bem vindo,Lucio:lol:
Qt ao motor ap diesel 1.6...è o que eu uso no Bumerang e tive outros NIVAS com esse motor...Poderia ter mais torque para o NIVA,mas sabendo usar(O fundamental é cuidado com a temperatura,pois se ferver nunca mais ficará o mesmo:odedo:)terá motor por muito tempo:grin:
Ficou mal falado por esse detalhe,aliado ao fato de não ser qqer mecânico que sabe colocá-lo no ponto,usar junta adequada...
Eu instalei radiador de omega no meu e não me preocupei mais com temperatura:dance::dance::dance:
em primeirissimo lugar a adaptação precisa ser bem feita,(de preferencia com o kit do Rigério bacelar:palmas::palmas::palmas:)Senão é certeza de futuras dores de cabeças
Mas deixo bem claro que não estou indicando a ninguem,essa é minha opinião pessoal...è um motor delicado e pode te incomodar igual uma mulher que não ganha atenção:mrgreen::mrgreen::mrgreen:
Pelo que entendi vc quer colocar a tração para funcionar:concordo:
Veja se tem as peças originais(cx tração,cardã,acoplamento)e tb se o diferencial e cj de homocinéticas estão completos.
O fato de estar 4x2 ja não é bom sinal,pois isso não muda nada a economia,alem de deixar vc atolado no gramado molhado da frente de casa:putz:.
Abç
“TER UM NIVA...UMA LIÇÃO DE VIDA !!!”
Niva,minha opção!!! (https://www.4x4brasil.com.br/forum/niva/59021-niva-minha-opcao.html)[/B][/URL][/COLOR]
Em princípio, seria montar td denovo, usndo o kit o Bacellar, isto se vc tiver as peças. Fotos do jipe mostrando o motor por baixo ajudariam muito a ver como foi feita a adatação.
Flugêncio
18/02/2011, 13:46
Boa tarde pessoal!
Sou Novo no Fórum.
Uma breve apresentação....Sou funcionário Público federal e desde que tinha 20-21 anos sempre fui apaixonado pelo jipinho Russo, porém nunca tive a oportunidade de adquirir um em bom estado.
Acontece que encontrei um NIVA 92 em perfeito estado de conservação, no que diz respeito a lataria (impecável) e interior
Acontece que o antigo dono colocou um motor1.6 Diesel. Mas esse não é o maoir problema. Ele está sem tração. Como posso restaurar a configiração original, sem trocar o motor Diesel, posto que só uso jipe para pescarias e coisa deste tipo?
Me ajudem, por favor, pois o NIVA está MUITO ÍNTEGRO fora esses (pequenos????) detalhes.
Obrigado
Seja bem vindo ao Hospício!
Aqui, de professor, inventor e louco, todo mundo tem um pouco! :twisted: Com certeza suas perguntas não ficarão sem respostas.
Lucio-RS
18/02/2011, 13:57
Legal! Gostei da turma! O bom humor deve nos acompanhar sempre.
Obrigado pelas respostas. Agradeceria se continuassem me ajudando, pois vou precisar, com certeza.
Vou pedir pro cara que ainda está com ele para me mandar fotos da parte de baixo do Russo. Mais uma pergunta: Gostaria muito de telefones ou email de pessoas que poderiam me ajudar a reconstriui o NIVA. Como moro no RS, agradeceria se alguem que possui NIVA me indicasse onde encontrar peças.
Flugêncio
18/02/2011, 14:06
Legal! Gostei da turma! O bom humor deve nos acompanhar sempre.
Obrigado pelas respostas. Agradeceria se continuassem me ajudando, pois vou precisar, com certeza.
Vou pedir pro cara que ainda está com ele para me mandar fotos da parte de baixo do Russo. Mais uma pergunta: Gostaria muito de telefones ou email de pessoas que poderiam me ajudar a reconstriui o NIVA. Como moro no RS, agradeceria se alguem que possui NIVA me indicasse onde encontrar peças.
Lucio,
Logo, logo, os amigos dos pampas aparecem.:concordo: Mais uma coisa a ser dita, dependendo do que vc vai precisar e como está a adaptação do seu motor, a coisa não é muito barata não. será necessário muita busca e pesquisa, pra economizar nos caraminguás:lol:
Lucio-RS
18/02/2011, 14:26
Valeuuu!!!!
Tenho certeza de que, com a ajuda de vocês, tudo vai acabar bem hehe.
Só vale a pena se ele estiver muito, mais muito bonito mesmo.
A vantagem é vc poder fazer tudo novinha e ficar com um carro muito confiavel.
Abraços
shuther4x4
20/02/2011, 19:07
Em primeiro lugar seja bem vindo.
Em segundo lugar, estou conhecendo o RS e me apaixonando por essas terras, Parabéns.
Essa adaptação levou a suprimir a tração dianteira provavelmente pela retirada do diferencial dianteiro que NÃO CABE quando da utilização do carter original deste motor. O carter precisa ser modificado para voltar a instalar o diferencial dianteiro.
Verifique se o dono possui todas as peças para essa montagem e que estejam funcionando. Dessa forma fica mais fácil.
Abraços.
Só por efeito de curiosidade, quando comprei meu Niva o mesmo estava capado(4x2) sem nada na frente, só tinha da caixa para trás, eu comprei por impulso, pois gostei muito do carro desde a primeira vista, então nem sabia como funcionava, nem tão pouco me preucupei em saber antes da compra, aos poucos fui estudando o russinho e me interessei em voltar a 4x4, e comprei, o cardã dianteiro, as homos e o diferencial, e não me arrependi não, e ainda andei um bom tempo com ele 4x2, mas, não vejo nenhum vantagem nisso, ele só é bom 4x4 mesmo, e pra minha surpresa a redução e bloqueio estavam funcionando perfeitamente ;D
jacson.1
02/03/2011, 13:29
Só por efeito de curiosidade, quando comprei meu Niva o mesmo estava capado(4x2) sem nada na frente, só tinha da caixa para trás, eu comprei por impulso, pois gostei muito do carro desde a primeira vista, então nem sabia como funcionava, nem tão pouco me preucupei em saber antes da compra, aos poucos fui estudando o russinho e me interessei em voltar a 4x4, e comprei, o cardã dianteiro, as homos e o diferencial, e não me arrependi não, e ainda andei um bom tempo com ele 4x2, mas, não vejo nenhum vantagem nisso, ele só é bom 4x4 mesmo, e pra minha surpresa a redução e bloqueio estavam funcionando perfeitamente ;D
:dance:Realmente ele 4x2 nao presta ele atola ate na grama mesmo não e brincadeira. o meu ainda ta assim mas já estou mudando isso, como postado antes também tinha outros problemas para resolver antes mas já ta tudo bem.
próxima etapa montar a tração dianteira que tirei do outro niva cadáver no meu molotov
Adriano-RS
02/03/2011, 16:51
Legal! Gostei da turma! O bom humor deve nos acompanhar sempre.
Obrigado pelas respostas. Agradeceria se continuassem me ajudando, pois vou precisar, com certeza.
Vou pedir pro cara que ainda está com ele para me mandar fotos da parte de baixo do Russo. Mais uma pergunta: Gostaria muito de telefones ou email de pessoas que poderiam me ajudar a reconstriui o NIVA. Como moro no RS, agradeceria se alguem que possui NIVA me indicasse onde encontrar peças.
Boa tarde Lucio,
Imagino que o motivo pelo qual o teu Niva esta 4x2 seja a adaptação do motor AP diesel mesmo, como ja foi citado por outro colega se nao usar um carter especial tem que sacar fora o diferencial dianteiro, vale a pena conferir como antigo proprietario se ele ainda tem essas peças que não casam com o motor AP , se não tiver ai fica um pouco mais complicado, mas não é impossivel com certeza voce arruma...
sugiro que voce se inscreva no NivaClubeRGS tem um forum no yahoo, o clube é gaucho mas reune Niveiros e Ex Niveiros (como eu) de todo o pais, com certeza tem alguem perto de voce que possa te ajudar e dar um apoio moral...
um abraço
tiaomsiq
12/03/2011, 12:50
Amigo Adsumus e demais niveiros, quero saber se algum de vocês já viu alguém colocar rodas aro 14 do opala no niva?
Caso positivo, como fazer a adaptação!
Grato tiaomsiq
ErnestoBR
10/12/2024, 19:45
Boa tarde companheiros!!
Meu nome é Ernesto, tenho 22 anos, e me registrei aqui no fórum pois possuo um Niva que foi transformado em 4x2 (motor ap, cambio e difencial traseiro do chevette), e gostaria de saber se vcs não teriam informações de como eu poderia voltar ele para 4x4 da maneira mais fácil possivel. Qual caixa de tranferencia e diferencial dianteiro devo usar nesse conjunto? Desde já agradeço!!!
Giordano72Kj
24/12/2024, 05:42
Amigo Adsumus e demais niveiros, quero saber se algum de vocês já viu alguém colocar rodas aro 14 do opala no niva?
Caso positivo, como fazer a adaptação!
Grato tiaomsiq
Oh, já vi modificações desse género. Normalmente, é necessário adicionar espaçadores para evitar fricção e é importante que o diâmetro do furo central e as marcas dos parafusos coincidam.
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