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Ver Versão Completa : Dimensionamento escapamento motor turbo diesel



Tio Eddie
18/02/2011, 10:40
PessoALL,

Estou prestes a trocar o escapamento da Milona, que já tem seus 4 anos de uso e precisa de uns ajustes.
Por conta disso, várias dúvidas começaram a surgir sem que eu tenha chegado a uma conclusão satisfatória por isso peço ajuda aos colegas.

Vamos lá

Preciso de um escapamento com pelo menos um silencioso/abafador (excesso de ruido não é desejável) e que não ofereça nem resistência ao funcionamento do MWM 229 turbinado nem que venha a roubar potência do mesmo.

Atualmente o diâmetro do escapamento 2,5" cano direto com poucas curvas e todas suaves.

Pergunto:

Mesmo diâmetro ou diâmetro maior?
Se maior, até quanto? 3", 3,5"
Diâmetro maior faz diferença? Boa ou Ruim?

[]s cheio de dúvidas querendo algum embasamento mais técnico:concordo:

Walter L. L. Casitta
18/02/2011, 10:58
PessoALL,

Estou prestes a trocar o escapamento da Milona, que já tem seus 4 anos de uso e precisa de uns ajustes.
Por conta disso, várias dúvidas começaram a surgir sem que eu tenha chegado a uma conclusão satisfatória por isso peço ajuda aos colegas.

Vamos lá

Preciso de um escapamento com pelo menos um silencioso/abafador (excesso de ruido não é desejável) e que não ofereça nem resistência ao funcionamento do MWM 229 turbinado nem que venha a roubar potência do mesmo.

Atualmente o diâmetro do escapamento 2,5" cano direto com poucas curvas e todas suaves.

Pergunto:

Mesmo diâmetro ou diâmetro maior?
Se maior, até quanto? 3", 3,5"
Diâmetro maior faz diferença? Boa ou Ruim?

[]s cheio de dúvidas querendo algum embasamento mais técnico:concordo:

Escapamento livre eleva a rotção de maior torque e favorece o aumento de potência nos giros mais altos. Nada a ver com motores LSD. Os escapamento com o diâmetro original é feito pra favorecer o torque com economia de combustível.

Use o mais próximo do original que conseguir...

Tio Eddie
18/02/2011, 11:01
Escapamento livre eleva a rotção de maior torque e favorece o aumento de potência nos giros mais altos. Nada a ver com motores LSD. Os escapamento com o diâmetro original é feito pra favorecer o torque com economia de combustível.

Use o mais próximo do original que conseguir...

Boa Walter!

Começo a ter uma idéia por onde ir.

Tks

Glauco mendes
18/02/2011, 11:25
Bom dia Eddie vou lhe passar um contato de um colega aqui da minha região ele tem uma fabrica de escapamentos, faz do original ao de competição equipamento de primeira ( tem tudo lá ) na medida e formato que o cliente quer! o nome dele é Marcelo e é muito gente boa e gosta do que faz com certeza irá te ajudar, caso venhas precisar do envio de alguma peça é so falar que eu agito para ti!!

http://www.guaranyescapamentos.com.br/site/content/instalacoes/pelotas.php

Abs...

Nava
18/02/2011, 11:52
Veja, existe uma técnica para dimensionar isso. O fluxo de gases tem de ser bem feito pq muito aberto causa perda de potencia tb.
Idela seria um fluxo "laminar" de gases, ou seja, na maior velocidade possivel.
Eu manteria o que vc ja tem (economia) se está bom assim.
Ou investir em oficina especialisada (mas com engenheiro responsável) e não mechanico dobra "cano".

vieira912
18/02/2011, 12:18
Se tiver Sobrando Grana te Recomendo construir um Escape com as Mesmas Caracteristicas do Original Mais em Aço Inox e abafador em Inox.

Na Binho Escapes o Orçamento da Meu Escape FRONTIER 2005 da turbina até o final com Abafador de Inox Ficou em R$ 2.800,00 mais com a garantia de durar muitos e muitos anos e a dissipação termica ser bem Melhor.

Agora não acho que seja necessária Colocar um de 3" ou 3,5" Polegadas a não ser que você queira mais Barulho "que não é o Seu Caso" pois falando de Potencia CV um de 3" ou 3,5" não irá trazer muitos Beneficios ainda mais o seu Motor Sendo LSD (LOW SPEED DIESEL) motor diesel de baixa velocidade. se fosse um HSD (HIGH SPEED DIESEL) Motor diesel de Alta velocidade exemplo dos MWM Sprint e International NGD ai Sim te aconselharia botar um Escape de diametro maior.

Tio Eddie
18/02/2011, 12:35
Galuco,

Tks pelo link!
Muito bacana e com certeza uma boa referência
____________________

Nava,

Pelo visto vou acabar revisando o sistema e trocando alguma parte danificada, instalando um abafador da F-1000 turbo de fábrica e reposicionando a saida do escape que ficou logo após o tanque e com mais 1/2 volta na BI a fuligem na tampa e debaixo do carro está demais!
Agora, mantenho lá atrás ou jogo pro lado ???
____________________

Vieira,

Escape de inox? Um dia quem sabe....rsrsrs
O atual tem 4 anos e fora uns amassados e um monte de fuligem tá bem bom até..rsrsrs

[]s a todos

caio fonseca
18/02/2011, 12:56
o trampo do binho é de responsa a loja dele é pertinho de onde eu trabalho ma$ ele cobra mto por i$$o só um caninho em L pra por na empilhadeira foi 70 lata$:parede:

e o unico mal do escape em inox é que o material não aceita mta curva e tem q fazer varias soldas...

em tempo eu mandaria fazer com 3" sem solda até atras com um abafador e com a saida pra lateral do carro só pra "vê avúa fumaça preta pelo espelho":twisted:

RoadRunner
18/02/2011, 13:05
O escapamento da linha diesel tem uma vida util satisfatoria, o da D10 1982 to pai ta la até hj e temos ela na familia desde 92

O "ganho" de potencia com escape dimensionado é pouco nos LSDs, rodei 3 semanas só com o S que sai do turbo e sei que da uma diferencinha a + mas a zuaçao no ouvido nao vale a pena.

Pro teu caso o escape com Silencioso em 2,5 pol já e o suficiente, um escape premium pro 229 seria em 3". Mais que isso é puro enfeite


Algumas referencias:

MB 1113, motor om352 L6 (aspirado)
Escape original em 2,5' de fabrica

MB 1518, motor om 352LA L6 (turbo lda)
Escape original em 3' pols

D20 1995, motor S4T plus L4 (turbo lda)
Escape original em 3'pols

F250 4x4 2007 motor cummins ( 3.9 L? ) eletronico, intercooler bla bla bla
Escape original em 3,5 pols

F250 1999, mwm sprint turbo 4.2 L, intercooler, ltda
Escape original em 3' pols

todos c/silencioso de fabrica (c/miolo :roll:)

A D20tosa c/ Maxion S4 + turbo adptado ta usando o escape original ainda, acho que é 2 e 3/4 e como falei nao muita diff quando rodei sem o escape :lol:


Meus 2 cents TioEddie,
Coloca o escape orignal com sil dela, ou se for possivel faz ele em 3 Pols e usa o silencioso do MB 1518 ( 3 pols ) com ou sem miolo que vai ficar joinha :concordo:

robson010203
18/02/2011, 18:15
eu tenho na minha em aço inox de 3" saindo embaixo da caçamba, apenas uma curva para baixo depois do silencioso sem miolo é claro!!

Loras
18/02/2011, 19:16
Os motores diesel usam o mesmo conceito dos motores gasolina na confecção do escape?

Ao pesquisar as opções para o GM151 do Opala, após conversar com vários "especialistas", as conclusões:

Coletor 4x1 = privilegia o torque em baixa rotação.
Coletor 4x2 = privilegia desempenho em alta rotação.

Ou seja, o coletor teria de oferecer uma resistência mínima para o bom desempenho em baixa rotação. Não entendi porque.

Não pesquisei a fundo o tema... em breve vou consultar esse tópico novamente para fazer o escapamento da Camper. Vou estudar mais e quem sabe consiga contribuir com algo melhor.

As recomendações que li até agora, para um 14 (3.7 litros) turbinado e interculado são de 2,5 ou 3 pol. Penso em utilizar a mesma medida da saída da turbina.

Abraço,

Kim
18/02/2011, 19:29
Tio!

Na MHO, manteria o de 2,5pol, colocando somente um "JK"de 2,5pol no lugar do silencioso.

As F250 citadas, saem com as medidas citadas, mais o abafador entra 3" ou 3,5pol, e sai 2,5pol, repare isso numa original.

Não sei se é para redução de ruido, ou privileiar o ganho de torque em alguma faixa de giro.

Faça um reaperto, troca de coxim ou coisa assim caso necessário, e coloque o JKzão.

Ficará com um ronco esportivo, porém mais agradável!

Abraços.

Kim.

Marcelo Pantaneiro
18/02/2011, 23:20
o trampo do binho é de responsa a loja dele é pertinho de onde eu trabalho ma$ ele cobra mto por i$$o só um caninho em L pra por na empilhadeira foi 70 lata$:parede:

e o unico mal do escape em inox é que o material não aceita mta curva e tem q fazer varias soldas...

em tempo eu mandaria fazer com 3" sem solda até atras com um abafador e com a saida pra lateral do carro só pra "vê avúa fumaça preta pelo espelho":twisted:

Muito bom esse tópico...

A minha L200 ta com escape direto, mas com tamanho original e saindo la atrás, além do ganho de torque/potência o barulho é muito bonito!

Agora pintou as dúvidas... Qual a vantagem de colocar escape inox, Ganho de torque/potência? E qual é a desvantagem das soldas? É melhor soldar ou colocar abraçadeira?

Nava
21/02/2011, 12:14
Não vejo vantagem técnica nenhuma em inox no motor diesel.
O inox de alto Cr/Ni é refratário e não troca bem calor. Isso em motor a gasolina é bom pois el altas rotações o fluxo de gás é mais rápido a quente tanto qu eo pessola de competição coloca aquelas mantas refratarias cobrindo as saidas...

Vai de aço carbono mesmo. Acho q mantendo o que vc tem tá de bom tamanho. A saída lateral é bacana, mas ue nao faria na minha, sei la...a fumaça começa a pintar a lata e o pneu, aind amais com a BI meio aberta.

Alem disso o ruido pra dentro da viatura tb aumenta mais para a lateral.

Rafael Brizot
28/02/2011, 17:38
Boa Walter!

Começo a ter uma idéia por onde ir.

Tks
Oppaa...beleza??
Seguinte: sou de CG...possuo uma s10 4x2 2004 C.S e estou com um escapamento de 4" polegadas no começo e no final de 4,5"...
O barulho ficou bem mais grosso e forte....(Gostei)..rsss
A s10 ficou com mais torque...e o consumo nao alterou muito...pouca coisa...

Eu fiz ele na rua Bahia, em frente ao antigo marreco veiculos...
Se quizer ir la..fala com o Carlão;...Mto gente boa ele...
faz qlqr serviço....

O escapamento tem apenas 2 soldas e duas abraçadeiras...rsss
Ficou bem feito....

Abraços

Tio Eddie
28/02/2011, 19:11
Tks Rafael!

Geralmente faço os serviços de escapamento com o Jânio da Pampa escamapentos na rua das Bandeiras (acho que é isso...onde ficava a siqueira automóveis).
De qualquer modo agradeço a sugestão e certamente darei uma olhada por lá também.
[]s

Marcelo Pantaneiro
28/02/2011, 20:12
Pampas na av. Bandeirantes, dizem que lá é o melhor lugar.

Abç

Nava
01/03/2011, 00:10
E ae ja mexeu? Como ficou?

Tio Eddie
01/03/2011, 00:22
Ainda não mexi....e acho que não terei tempo de fazer isso amanhã, pois a agenda está apertada. Apenas prolonguei um pouco a saida do escapamento para parar de fumacear na tampa da caçamba.

Depois providencio umas fotos..rsrs

[]s

DieselPower
01/03/2011, 21:31
. Apenas prolonguei um pouco a saida do escapamento para parar de fumacear na tampa da caçamba.



Tio Eddie (dos sapatinhos sociais :dance:),
Uma vez tivemos problemas de fuligem sujando o para-choques traseiro, e aumentando o escape não obtivemos bons resultados, pois em velocidade o redemuinho gerado atrás do veículo puchava a fumaça.
O que resolveu foi colocar uma ponteira curva, apontando para baixo.
Grande abraço.

PS.1: Desculpe as brincadeiras!
PS.2: A Milona tem cara de Ogro, mas está com sapatos de princesa. Deve estar tristonha, daqui uns dias faz greve.
PS.3: Cuidado para não sujar o sapatinho de cristal! :mrgreen::mrgreen::mrgreen::dance::dance::dance:

junior4x4
01/03/2011, 22:04
poize tenho uma ranger 3.0 diesel
tbm tava com ideia de mexer no escape
alguem tem ideia se vai melhorar se eu por um escape de 3e meia?

Rafael Brizot
01/03/2011, 23:15
Ainda não mexi....e acho que não terei tempo de fazer isso amanhã, pois a agenda está apertada. Apenas prolonguei um pouco a saida do escapamento para parar de fumacear na tampa da caçamba.

Depois providencio umas fotos..rsrs

[]s

Ja ouvi dizer do pessoal da pampa...sao mto bons...mas gostei do serviço do carlão...ele fez uma f-250 pra um amigo meu...e uma f-1000 com tudo 4,5 polegadas...

Sobre a fumaça...qdo eu tinha antes...ele era ate no diferencial com uma ponteira pra baixo...Esse novo sai depois do diferencial e a boca dele fica na altura do feixe de molas...nao suja nda a tampa e caçamba da s10...

Obs: é bomba um pouco aberta...Sai mais fumaça q original...rsss

Abraços

Rafael Brizot
01/03/2011, 23:19
poize tenho uma ranger 3.0 diesel
tbm tava com ideia de mexer no escape
alguem tem ideia se vai melhorar se eu por um escape de 3e meia?

Opa...blza??
Seguinte: possuo uma s10 2.8...com escape 4" polegadas e final 4,5" polegadas...
Qdo coloquei escapamento direto, ela melhorou o desempenho sim.... A pressão da turbina sobe um "pouco" mais rapido...enche mais ligeiro...rss
a retomada melhora...

Resumindo...

Eu acho q melhora...pois os gases do escapamento saem mais livres...

Ñ sei se a ranger possui catalizador...sugiro q vc tire todos silenciosos...ou deixa eles "ocos", sem miolo...rsss...ai concerteza vai melhorar o desempenho...
Pode aumentar um pouco o consumo...mas depende do pé...

abraços

opala66joao@hotmail.com
02/03/2011, 08:56
Na minha F-1000 MWM 229 igual do tio só que é 4x2,fiz a saida da turbina com 3,5pol,a tal curva,ai tem uma boca pra entrar o 5 polegadas que segue reto até o pneu traseiro.

No meu caso ficou show de bola,ronca grosso,escuta o assovio da turbina por mais tempo,vira um fumaceiro bonito pra tras e no viusal não tem igual,dá pra
parar do lado de caminhonetes mais nova sem complexo de inferioridade :concordo:

O que eu acho que deveria existir para diesel,aqui no Brasil,seria coletores de admissão de alto fluxo para turbo,feito em aluminio com dutos polidos e bem equalizado... Infelizmente não acha,fazer por conta é muito caro e os calculos nunca consegui aprender. Os que se aventuram em 'cano de escapamento' pode até ser que vá,mas só vi em trator de arrancada.

vieira912
02/03/2011, 09:25
Aproveitando o Tópico, tava pensando em retirar o Escape da Minha Frontier 04/05 que é de 2,5" eu Acho:roll: e mandar fazer todo com 3" a 3,5" Polegadas sem Silencioso:p, será que dá algum ganho de potencia??:pensativo:

Se mora-se em são Paulo com Certeza Iria Mandar Fazer em Inox mais como não moro:parede:

Queria que fica-se com um barulho bem Ameaçador tipo um troller que eu vi esses dias parecia até um caminhão o Barulho do Escape:lol: será que esta cano direto:pensativo:

Nissan Frontier 4x4 2.8 TDI MWM

junior4x4
02/03/2011, 13:03
eu estive conversando com o mauricio da reiko a algum tempo atras
ele simplesmente falo, nao mexa no escapamento pois vai criar um buraco entre as trocas de marcha,,, e ira perder torque... ate foi por isso q nao mexi ainda...

Marcelo Pantaneiro
02/03/2011, 14:15
eu estive conversando com o mauricio da reiko a algum tempo atras
ele simplesmente falo, nao mexa no escapamento pois vai criar um buraco entre as trocas de marcha,,, e ira perder torque... ate foi por isso q nao mexi ainda...

eu coloquei direto na minha l200, mas mantive o tamanho original, e foi perceptível o ganho de potência/torque, em baixa rotação ela diminui um pouco o rendimento mesmo.

Abç

opala66joao@hotmail.com
02/03/2011, 17:12
Nunca ouvi falar das medidas de escape influenciar em motor preparado no caso turbo. Sempre soube e vi em modelos montado com cano bem mais grosso que o original.

No opala,pra arrancar o que fazia a diferença era o tamanho do cano e a curvatura pra ponta. Nos 200 metros a gente usava ele 3pol. saindo atras do pneu dianteiro,reto... Nos 400 metros era 3pol. até na fechadura da porta uma uma curva de 70º grau.

Tio Eddie
02/03/2011, 19:56
PS.2: A Milona tem cara de Ogro, mas está com sapatos de princesa. Deve estar tristonha, daqui uns dias faz greve.
PS.3: Cuidado para não sujar o sapatinho de cristal! :mrgreen::mrgreen::mrgreen::dance::dance::dance:

Humm....deve estar tristonha mesmo após os 6km de atoleiro de segunda feira...

Ah, tentei deixar os sapatinhos sociais "Cristal Clear"...mas......

https://lh6.googleusercontent.com/_ofq-plAKUgE/TWxIXVk0GHI/AAAAAAAACGs/adJK0wBbTdM/s800/DSC00939.JPG

Ah, sem crise quanto as brincadeiras!

[]s

opala66joao@hotmail.com
03/03/2011, 23:01
Aí galera... Eu instalei a nova turbina é do X-10 valvulada,tbm vi no catalogo aplicações em alguns volkswagen 8-100 e pouco... Ela é muito boa,mas pia meio fraco nada se compara aquela antiga .60 sem wastgate,então eu dexei o escape só um ferro pra baixo um pouxo da travessa pois to esperando um amigo fazer o cano para ela piar... Hoje acordei e resolvi voltar o cano de 5 polegadas,ele deu diferença no encaixe do cano q vem da turbina,ai precisamos soldar pedaços até sair uma curva,por que nenhuma dava certo... Não sei onde foi o errado,mas amarrou a caminhonete de uma certa maneira,afffff :parede::parede::parede::parede:

Fui numa cidade aqui 45km já rodando com o escape 'porcaria',meu pra dar 160 por hora foi na marra,até o giro modificou,acabei de passar a lixadeira e voltei o caninho direto o que sera q acontece nessa porra heim? Sera q a curva ficou muito fechada... ou o escape de cinco pol ta fazendo voltar algo,deixando amarrado?

Abraços.

Edintruder
04/03/2011, 10:31
Então experimenta deixar o cano original até debaixo da cabine, só mudo o final, pois gera um fluxo mais rápido dos gases por um espaço mais longo. Se os gases encontram resistência ao fluxo, eles geram aumento de pressão por redução de velocidade, e mesmo sendo turbinado, pode gerar uma perda de eficiência. Eu achava que em motores turbinados essa diferença fosse imperceptível, mas não está ocorre isso. :pensativo:

opala66joao@hotmail.com
04/03/2011, 19:47
:concordo:Alguem pode me enviar fotos da saidada turbina do motor X-10? ... Hoje vi a curva de uma que estava na oficina,mas tinha muita proteção contra caloria que o dono colocou que malemá dava pra ver a turbina,hahahaha!

Mas vi com um farolete que ela faz como um "S" antes de descer pro resto do escape (embaixo da pickup)... Quero copiar essa curva pra deixar a minha original.

Já tentei procurar uma usada,mas tá dificil...

DieselPower
05/03/2011, 00:14
Mas vi com um farolete que ela faz como um "S" antes de descer pro resto do escape (embaixo da pickup)...


Tá aí a explicação do porquê o X-10 pia tanto!

opala66joao@hotmail.com
05/03/2011, 09:10
Então,esse "S" é fundamental... A minha turbina é a mesma do X-10,porem o cano de saida foi feito uma flange pra continuar o mesmo que eu já tinha da outra turbina TA-31 e da pra ver a diferença não pia nada!...

Conversei com o mano é exatamente esse "S" que ele vai desenvolver,só que um tanto maior pra piar mais alto,mas uma curva dessa original tá de bom tamanho,to correndo desmanche,loja que vende motor,tem de tudo menos o cano :parede:

RoadRunner
05/03/2011, 09:22
Joao posta foto das peças,

pelo que entendi o cano da turbina dos perkins 36/q20b e parecido, talvez seja facil de adptar

RoadRunner
05/03/2011, 09:25
http://www.picapesgm.com.br/forum/files/scanner_004_995.jpg

Walter L. L. Casitta
05/03/2011, 09:42
Essa é a posição original? Não tem perigo de cozinhar o motor de arranque? Eu jamais deixaria passar tão perto sem nenhum tipo de proteção térmica...

Junior-L200Power
05/03/2011, 10:36
Estive reparando o escape da minha L200 GLS 2003, e ele é mais fino que o das 2005 em diante que usa o escape das L200 HPE de 2001 a 2003!! Se eu trocar será que vou ganhar algum rendimento? Tava pensando em colocar esse escape da L200 quadrada 2006 de 100cv e retirar os abafadores!!
Deixando exatamente assim:

http://www.youtube.com/watch?v=JpvyZxKQiak
(http://www.youtube.com/watch?v=JpvyZxKQiak)
Será que melhorava alguma coisa?! Mesmo que pouco? Alguém sabe qntas polegadas tem esse escape? 2,5"?

opala66joao@hotmail.com
05/03/2011, 11:43
Então,esse da foto que você postou é bem fechado a curva,mas o da X-10 é mais... ele tem uma capa de ferro que prende de acabamento pra nao aparecer nada do escape e o dono ainda colocou aquelas manta térmica por causa do calor,ficou mais dificil de ver e de tirar foto,precisava ver uma mais sem frescura....

Edintruder
05/03/2011, 20:29
João, tentei tirar uma foto da minha, mas tem muita coisa na frente que não deixa aparecer direito. Então desisti. O sistema é idêntico à esse do RoadRunner, mas é original. Experimenta procurar essa peça num distribuidor MWM que deve ter à venda.

opala66joao@hotmail.com
05/03/2011, 21:07
É...bem proximo dessa do roadrunner,mas da X-10 ainda é mais fechada,vou tentar no distribuidor... Se piar nem vo manda fazer no coimbra.

DieselPower
06/03/2011, 12:57
João, tentei tirar uma foto da minha, mas tem muita coisa na frente que não deixa aparecer direito. Então desisti. O sistema é idêntico à esse do RoadRunner, mas é original. Experimenta procurar essa peça num distribuidor MWM que deve ter à venda.

Pô Edin!
Você é o Professor Pardal!
Brasileiro não desiste nunca, certo?
Da um jeito de tirar uma foto caprichada, que ficará como "tutorial de como fazer uma turbina piar" !!!! :mrgreen::mrgreen::mrgreen:

Edintruder
06/03/2011, 23:40
Diesel, essa turbina pia até sem o escapamento! É a melhor turbina que conheço! ahahah!
Essa curva em questão, possui uma proteção térmica para não derreter a parede corta fogo da cabine. Então pra tirar a foto, teria que pelo menos tentar tirar essa proteção que fica por baixo do hidrovácuo...

opala66joao@hotmail.com
07/03/2011, 08:37
A turbina é muito boa,aguenta uma pressão lascada e não abre o bico,pode grudar o pé que vai... Mas piar até sem escape não é muito não,ela sopra alto,mas fica parecendo valvula de espirro,pra virar um cantado de turbina só com a curva mesmo não tem perdão.

E por falar nessa turbina a minha porca sa wast gate não rosqueia mais,nem pra frente nem pra tas ela fica girando em falso no mesmo lugar :parede:

Edintruder
07/03/2011, 13:16
Mas que pia sem cano, pode ter certeza! ahahah!
Olha esse, a partir dos 20s.
http://www.youtube.com/watch?v=zx7N9juZMDA

Kim
07/03/2011, 13:23
Esse é bom!!
Já vem com compressor para ar comprimido, dá para retirar a poeira da gabine e colocar um rodoar!!!!

(está logo abaixo da turbina)

xxxtripod
07/03/2011, 14:55
Esse é bom!!
Já vem com compressor para ar comprimido, dá para retirar a poeira da gabine e colocar um rodoar!!!!

(está logo abaixo da turbina)


Esse é o x10 que vai nos caminhões, por iss o desse compressor, e a fixação do filtro de diesel é diferente, mais somente esses agregados que mudam!!!
Potencia e td mais é igual!!!

Abraço

opala66joao@hotmail.com
07/03/2011, 15:03
O meu ta soprando alto e nda de cantar...

Marcelo Pantaneiro
07/03/2011, 20:51
Que motor é esse do video? ta cantando bonito

http://www.youtube.com/watch?v=XuknMNDR3yE&feature=related

Edintruder
07/03/2011, 22:52
Marcelo, esse é o famoso MWM X-10 ou 4.10T.
Zeca, o meu está com o filtro de diesel igual da S-10. Não sei se é o mesmo modelo da tua...

Kim, no vídeo dá pra escutar o compressor de ar botando ar pra fora quando o motor está funcionando. O AC da minha Femil tem algum vazamento, pois coloquei ar comprimido um dia e no outro a pressão estava a zero... Mas tenho que ver o sistema elétrico, pois o ventilador só funciona no máximo, então já pensei em colocar o compressor do AC pra encher o cilindro de extintor que tem pra buzina e colocar ar comprimido pra limpar a cabine.

Tio Eddie
18/03/2011, 23:46
vamos lá

Segundo o João (opala João) o povo dqa rasch mencionou que para o 229, o escapamento deve ser de no mínimo 2" e de no máximo 3", e que qualquer coisa além disso é jogar $$ fora.

Hoje finalmente consegui mexer no escape da Milona e descobri o seguinte:



Primeira curva da APL 240 (.42 a saida do caracol quente) ainda estava lá com a flange para a TA31 (.63),
Seção intermediária com cano amassado e de medida 2 1/4.

Achei que estava danfo restrição, especialmente na saida da turbina.

Solução, escape novo, todo de 2,5" com a primeira curva da TA31 (TB 4215)

Até voltar a piar "de leve" a picape voltou.

Agora quero ver na estrada e como ficará o consumo. Aparentemente ficou mais solta e até a pressão da turbina caiu um pouco para as mesmas situações.

[]s

Tio Eddie
26/03/2011, 16:40
Cheguei de viagem e rodei pouco mais de 320km com o escape novo.

Foi bem mais fácil manter uma média de 115-130km/h com a picape mais solta, menos quente e com a turbina trabalhando na média com menos pressão.

Fotos do escapamento novo

https://lh3.googleusercontent.com/_ofq-plAKUgE/TY1IFp-DO6I/AAAAAAAACMw/2ztZpod-nV4/s800/DSC01233.JPG
Primeira curva da APL - Observem o excesso de parede após a flange

https://lh6.googleusercontent.com/_ofq-plAKUgE/TY1IF3OFM_I/AAAAAAAACM0/MHrtALfuzv0/s800/DSC01234.JPG
Primeira curva da TA 31 (TB 4215) - Observem o diâmetro interno maior (2,5")

https://lh3.googleusercontent.com/_ofq-plAKUgE/TY1IpVkMtpI/AAAAAAAACM4/F2_E3-SKpqk/s800/DSC01235.JPG
Seção nova, toda de 2,5"

https://lh3.googleusercontent.com/_ofq-plAKUgE/TY1Iz3P-uVI/AAAAAAAACNE/tflC14elTeQ/s800/DSC01240.JPG
Primeira curva ligada na turbina, vista por baixo

https://lh3.googleusercontent.com/_ofq-plAKUgE/TY1I5umPwiI/AAAAAAAACNI/ZYIXTOyOrfM/s800/DSC01237.JPG
Seção nova unida com a seção antiga e 2,5"

https://lh4.googleusercontent.com/_ofq-plAKUgE/TY1JDBfmt5I/AAAAAAAACNk/HSrCNsBb50g/s800/DSC01241.JPG
Porção final indo pro lugar.

Ah, com o novo posicionamento da ponteira acabou a fuligem na tampa.

[]s