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Ver Versão Completa : Motor Ford Ranger 2.5 gasolina "fraco"



Gin
17/02/2011, 11:25
Srs,
Há algumas semanas o motor apresenta desempenho inferior. Baixo torque, necessidade de aumentar o giro prá transpor qualquer obstáculo. Quando veículo parado, motor normal. Quanto à injeção eletrônica, todas medições normais, inclusive a bomba de gasolina com pressão normal. Apesar disso me foi recomendada a desmontagem do tanque para verificação de filtros e da própria bomba que poderia estar com vazão baixa. Alguém saberia informar sobre outra atenção a ser dada ao problema? Verificar a bomba seria o mais indicado neste caso?
Agradeço!

Walter L. L. Casitta
17/02/2011, 11:45
Srs,
Há algumas semanas o motor apresenta desempenho inferior. Baixo torque, necessidade de aumentar o giro prá transpor qualquer obstáculo. Quando veículo parado, motor normal. Quanto à injeção eletrônica, todas medições normais, inclusive a bomba de gasolina com pressão normal. Apesar disso me foi recomendada a desmontagem do tanque para verificação de filtros e da própria bomba que poderia estar com vazão baixa. Alguém saberia informar sobre outra atenção a ser dada ao problema? Verificar a bomba seria o mais indicado neste caso?
Agradeço!

Verifica as velas e cabos. Esse motor tem 2 velas por cilindro e se alguma delas para de funcionar o motor perde força...

Gin
17/02/2011, 16:46
Valter,
Obrigado, vou verificar, não ocorreu de buscar nas velas/cabos o problema porque o motor não apresenta falhas, só falta de torque/força.
Abs

Edintruder
17/02/2011, 17:06
Justamente não falha por usar 2 velas por cilindro. Se fosse uma só poderia estar falhando bastante. Experimenta desligar 4 velas pra ver como fica, e depois troca as outras 4, dá uma boa noção. Se prenderes os cabos direitinho, experimenta andar pra ver qual dos sistemas está apresentando falhas.

Walter L. L. Casitta
17/02/2011, 18:48
X2 pro Edi...

Gin
27/02/2011, 21:55
A bomba elétrica de gasolina realmente estava suja, foi substuída por uma Bosch cod.0580464070, que trabalha numa faixa maior de pressão. Gasto à toa, continua o problema, amanhã testo as velas e cabos......obrigado!

Junior-L200Power
01/03/2011, 11:50
A bomba elétrica de gasolina realmente estava suja, foi substuída por uma Bosch cod.0580464070, que trabalha numa faixa maior de pressão. Gasto à toa, continua o problema, amanhã testo as velas e cabos......obrigado!
Amigo, o motor da Ranger não é 2.5..e sim 2.3 16V!! Então como o pessoal falou, quase que certo que deva ser velas e/ou cabos de vela!! Veja tbm os filtros de combustível e de ar!! Certa vez meu Celta 2009 Flex tava meio sem força só por causa do filtro de combustível que tava muito ruim já...bom é trocar a cada pelo menos 15 a 18 mil KM..é tão baratinho, vale a pena!!
Veja tbm sujeiras no corpo de borboleta e possivelmente bicos entupidos!!
Tudo isso agrava a situação...seja em conjunto ou isoladamente!!

Abraço e boa sorte na solução do problema!!:concordo:

Imperador!
01/03/2011, 12:41
É costume os donos de veículo a gasolina relaxarem na troca do filtro de combustível. Isso também pode estar relacionado ao problema do seu carro.

Edintruder
01/03/2011, 14:59
Amigo, o motor da Ranger não é 2.5..e sim 2.3 16V!!

Se olhares no topo da pergunta, ele faz referência ao motor a gasolina 2.5 e não ao 2.3 16V.

Junior-L200Power
01/03/2011, 22:34
Se olhares no topo da pergunta, ele faz referência ao motor a gasolina 2.5 e não ao 2.3 16V.
E existe ranger 2.5 gasolina?! :sad:
Nossa to por fora então..achei que todas 4cc fossem 2.3 16V!! :pensativo:

Edintruder
01/03/2011, 22:52
E existe ranger 2.5 gasolina?! :sad:
Nossa to por fora então..achei que todas 4cc fossem 2.3 16V!! :pensativo:
ahahaha!
Sim, tem 2.3 8v nas americanas, herança dos 2.3 OHC dos jeeps e 2.5 8v nas argentinas com 2 velas por cilindro. O 2.3 16v é coisa moderna, de 2006 pra cima se bem lembro.

Junior-L200Power
02/03/2011, 11:21
ahahaha!
Sim, tem 2.3 8v nas americanas, herança dos 2.3 OHC dos jeeps e 2.5 8v nas argentinas com 2 velas por cilindro. O 2.3 16v é coisa moderna, de 2006 pra cima se bem lembro.
Éééé..vivendo e aprendendo...
Falei porq um amigo tinha uma 99 e se não me engano ele disse que era 2.3 16V..e me parece que esse motor tinha tbm na 2003 de um amigo dele!!

Mas valew pelo toque...abração :concordo:

Gin
04/03/2011, 12:21
Srs,
Resolvido o problema! Era uma das bobinas que tinha parte dos contatos rompida junto ao terminal. Feito o conserto, motor à pleno, obrigado a todos pelas sugestões.
Att

Edintruder
04/03/2011, 13:51
Gin, em motores á gasolina, quando começa a falhar sempre começa o teste pela parte elétrica. Solta todos os cabos deixando apenas encostados nas velas, e com o motor funcionando vai afastando os contatos das velas cilindro por cilindro, até perceber qual cilindro está falhando. Se não tem nenhum cilindro falhando é sinal de injeção eletrônica, bobina ou carburação. parece simples, mas tem coisa que é um saco de encontrar o defeito nessas porcarias de motores ciclo Otto!!!
...nada com o bom e velho diesel mecânico! ahahah!

fguerreiro
04/04/2011, 19:00
Gin, boa noite.

Como é o consumo e o desempenho deste motor 2.5?
A adaptação foi difícil?

Abraço

Leonel Lousa
05/04/2011, 00:04
Éééé..vivendo e aprendendo...
Falei porq um amigo tinha uma 99 e se não me engano ele disse que era 2.3 16V..e me parece que esse motor tinha tbm na 2003 de um amigo dele!!

Mas valew pelo toque...abração :concordo:

Esse motor 2.3 16v saiu em 2001, existem algumas raras 2.5 2001 também, eu prefiro o 2.5, mesmo sendo menos potente ele anda mais e a Ranger tem mais força e também é bem mais econômico que o 2.3.

valdenircharles
17/03/2019, 19:21
Minha ranger 200/2001 motor 2.5 está sem força,não passa de 100/HR e qualquer dúvida ela perde muito desempenho,o carro parado está normal,já troquei velas cabos até embreagem pq me disseram que estava patinando,mas continua a mesma coisa,alguém pode me dar uma ajuda?