Ver Versão Completa : Troca de amortecedores e óleo da TR4 flex.
Tenho uma tr4 2008 que está com 28000km.
Foi trocado o oleo dela a ultima vez com 23000.
Vi no manual que ela troca a cada 10000km ou 6 meses.. pergunto: é necessário mesmo trocar sempre depois de 6 meses (já que é dificil eu rodar 10000km neste periodo) ou espero 1 ano? e qual a especificacao do oleo que ela usa (o manual é muito ruim nesta parte)
Em relação a suspensão dela: eu sempre pego um trecho de 60km de estrada de chão com algumas valetas umas 3 vezes no mês. No eixo traseiro ela da uma batida muito seca nessas valetas, algo realmente estranho.. e na estrada de alfasto ela balança demais.. seria indicio de que o amortecedor já foi?
obrigado
Gui Marques
16/02/2011, 21:55
Existe muita informação desencontrada, inclusive no próprio manual.
O óleo que eles usam na concessionária é um 10W40 API SL, mas especificamente o Castrol Magnatec. A rigor qualquer óleo com a mesma especificação serve, ainda mais se for API SM, superior ao SL.
Eu trocaria de 6 em 6 meses porque, mesmo se voce não rodar, com o tempo o óleo vai sendo contaminado e vai perdendo suas propriedades. Especialmente por aqui na terra brasilis, onde gasolina adulterada é tão comum.
Eu troco o meu de 5 em 5k (pego transito pesado com frequencia) e o motor está redondo aos 107.000km
Quanto à suspensão, essa socada na traseira é comum na TR4.
Se o carro está com voce desde novo, ou voce conhece a procedência do mesmo e sabe que não foi severamente exigido, é muito pouco provável problema nos amortecedores com 28k. Eu troquei os da minha TR4 com 100.000 e não estavam ruins.
Leve o carro em algum mecânico experiente em suspensão que conheca este carro e peça a ele para dar uma checada nas buchas da suspensão.
Gui Marques
Kappa GB
17/02/2011, 17:40
No manual fala que em condições "severas" o oleo deve ser trocado na metade dos prazos descritos.
Esse "severas" é qualquer coisa que não seja estrada, se teu uso é urbano entra no "severas".
[]´s
Paulo
Oq mais me incomoda são as batidas que dá na parte traseira dela em buracos..
é normal mesmo?
impressão é de que bate no final da mola.
No manual fala que em condições "severas" o oleo deve ser trocado na metade dos prazos descritos.
Esse "severas" é qualquer coisa que não seja estrada, se teu uso é urbano entra no "severas".
[]´s
Paulo
Kappa,
para se ter uma ideia, uso severo é igualmente considerado para quem pega trânsito pesado ou roda menos de 6km dia.
eu rodo normalmente menos do que isso e troco de 5 em 5k e nunca tive problema...
abs
rica_cj5_6cc
18/02/2011, 12:52
e ae Patto...
legal essa observação, eu já havia ouvido falar que um carro com pouca km de cidade, é pior que um carro bem rodado de estrada...
quanto aos amortecedores...
dependendo da cidade...São Paulo por exemplo, tem tanto buraco que é pior que muitas trilhas...hehehe...Piracicaba está igual...parece a guerra do Iraque...
abraços
Rica
Kappa GB
18/02/2011, 18:01
Realmente carro que só pega estrada em geral é muuuuuuuuito mais bem conservado que urbano, o desgaste é bem menor em diversas peças.
Fiz a revisão dos 10k km na segunda feira e o cara da miti insistiu em trocar o oleo a cada 10k km, deixei ele falando lá.
Eu troco sempre a cada 5k km independendo de carro e oleo.
No meu marea turbo eu boto selenia racing 10w60 100% sintetico, hj deve estar uns 70 reais o litro, vai 6 garrafas de 1l e troco a cada 5k km tambem. A loja aonde troco o oleo o cara lá pegava o oleo que saia do meu marea pra botar no carro dele, pq o oleo saia limpinho como "novo" e era oleo bom demais pra jogar fora, cada um faz oq quer né...
[]´s
Paulo
´Caro,
Óleo se troca a cada 5mil km. Não existe óleo para 10mil km...isso é lenda.
Troca de 6 em 6 meses eu acho exagero, mas tb não ficaria rodando com óleo muito velho no motor.
Troca de amortecedor com 28mil km só se eles estiverem estourados, vazando óleo. Não é km para eles apresentarem problemas considerando as condiçoes normais.
Batida seca na traseira da Tr4: isso é normal, é do carro. O curso do amortecedor é curto (acho que para evitar que o carro fique balançando muito depois de pasar num buraco e perca a aderencia e estabilidade) e por isso é muito fácil vc encontrar o final dele. Se o carro estiver carregado essas pancadas secas serão mais frequentes, faça o teste e verá.
O carro balança na estrada mas como tempo vc verá que isso não significa que ele não seja estável. Acho a TR4 bastante estável na estrada. No começo assustei pq ela balança diferente da Ranger, mas no fim vc aprende a convier com isso.
Mas por causa dessa suspensão, que deixa o caro menos confortável e mais estável, é que a TR4 gruda no chão nas estradas irregulares, principalmente na terra, mesmo em alta velocidade. Por outro lado, perde-se eficiência no off road nas ultrapassagens de erosões...
Mas como já diziam, não existe almoço grátis mesmo!
Abs
Lindóia
Kappa GB
23/02/2011, 14:51
Troca de 6 em 6 meses não é exagero não, oleo dentro do motor oxida e perde suas caracteristicas, por isso tambem tem prazo de troca pelo tempo.
Oleo pra 10k km existe sim, até mais, mas isso depende tambem do projeto do motor e não apenas oleo e principalmente do uso que esse motor vai ter.
Por exemplo um carro que vive apenas em estrada, é perfeitamente possivel trocar de 10k em 10k km sem problema nenhum!
Marea foi um carro que sofreu muito com oleo, culpa dos proprietarios, no manual vinha escrito trocas a cada 20 mil km e em condições severas trocar na metade do prazo, esse condições severas todo mundo ignorava e trocava apenas de 20 mil em 20 mil km, ae era motor estourando pra todo lado.
Quem seguiu o manual e trocou com 10 mil km e oleo certo, mesmo usando nas tais condições severas não teve problemas, ou seja mesmo usando na cidade.
Então em motores modernos e oleos sinteticos é perfeitamente possivel andar 10k km na cidade sem trocas.
[]´s
Paulo
TOYOTA1964
06/08/2013, 20:54
condições severas na tr4 eu uso óleo castrol magnatec sintetico 5w-40 a cada 10.000km
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