Conectar

Ver Versão Completa : Opções no mercado?

AACL
16/02/2011, 15:51
Caros,

Quais seriam as opções no mercado que oferecem os seguintes itens:

1. acionamento da tração 4x4 por alavanca.
2. tração 4x4 integral.
3. freios a disco nas 4 rodas.

Estava fazendo um comparativo das opções (ditas nacionais) existentes e só lembrei da TR4 e da DAKAR com essa configuração completa.

As outras opções:

Pajero Sport - 4x4 parcial e freios traseiros a tambor.
L200/Triton - 4x4 parcial e freios traseiros a tambor.

Hilux/Sw4 - freios traseiros a tambor e apesar de ser 4x4 integral não é possível rodar 4x2.

Estou esquecendo de alguma opção? Não considerei as Full porque são importadas. Todas a outras que eu me lembre têm acionamento elétrico da tração 4x4.

Seria uma boa se a DAKAR viesse com motor V6 Flex.

Abs

Lindóia

Kappa GB
16/02/2011, 16:50
Eu consideraria as full afinal as sw4 inacreditavelmente custam quase a mesma coisa...

[]'s
Paulo

neilsonhenriques
16/02/2011, 17:06
Eu consideraria as full afinal as sw4 inacreditavelmente custam quase a mesma coisa...

Desgraça pouca é bobagem e fudido, fudido e meio. Não é uma diferença tão grande pra quem já tá metendo a mão no bolso pra tirar quase R$ 160 mil.

E não dá nem pra comparar uma SW4 com uma Full. A Pajero é quase 2 SW4 de tecnologia e conforto.

A Full traciona pela alavanca só por questão estética porque o sistema não parece ser o mesmo da TR4 que é bem mecânico enquanto do irmão maior é suave, o que leva a crer que seja eletrônico. Os Pajeristas AleFull, Uxío, Waldir e outros talvez possam esclarecer.

Abraço, :concordo:
Neilson

neilsonhenriques
16/02/2011, 17:11
Hilux/Sw4 - freios traseiros a tambor e apesar de ser 4x4 integral não é possível rodar 4x2.

Estou esquecendo de alguma opção? Não considerei as Full porque são importadas. Todas a outras que eu me lembre têm acionamento elétrico da tração 4x4.

SW4 é argentina, portanto, importada também. :concordo:

AACL
16/02/2011, 18:22
Vocês têm razão. As Full devem ser consideradas nesta comparação pq as outras são muito caras perto delas.

A SW4 é mesmo Argentina e a Dakar vem da Tailandia (já está sendo fabricada por aqui ou não? Não consegui confirmar isso).

Além disso, a FULL tem opção de motor V6 a gasolina e versão 3 portas o que é um atrativo (pra mim pelo menos).

A manutenção programada tb não difere muito entre Full x Dakar x TR4. Na média é mais ou menos igual.

Agora, se a Dakar vier com a opção V6 flex é pra se pensar.

Mas eu não sabia dessa do acionamento por alavanca ser estético. Nas Full o acionamento é mecânico ou não? E nas Dakar?

Quem souber que nos de uma luz!

Abs

Lindóia

Paulo Rocha
16/02/2011, 18:32
A Dakar é mecanico e não muito preciso...precisa de feeling para saber se esta ou não engatado, é claro que as luzes do painel ajudam. Aliás este é o único senão, pegar estrada chuvosa com ela no 4x4H é fantástico, não sou de correr mas as vezes me vejo a 130, 140 sentindo segurança, ai claro tiro o pé.

Abcs

Paulo Rocha
16/02/2011, 18:34
Complementando, se fosse hoje pegaria a full, estou quase trocando a dakar pela full, o duro é não ter dinheiro para pegar a diesel, somente por esta razão ainda nao me decidi. É outro carro, meu sócio tem uma e não tem como comparar especialmente no quesito acabamento que da dakar é bastante incompatível ao seu preço.

Abcs

wilson ghetti
17/02/2011, 11:52
Caros,

Quais seriam as opções no mercado que oferecem os seguintes itens:

1. acionamento da tração 4x4 por alavanca.
2. tração 4x4 integral.
3. freios a disco nas 4 rodas.

Estava fazendo um comparativo das opções (ditas nacionais) existentes e só lembrei da TR4 e da DAKAR com essa configuração completa.

As outras opções:

Pajero Sport - 4x4 parcial e freios traseiros a tambor.???? DISCO TRASEIROOOO:parede:
L200/Triton - 4x4 parcial e freios traseiros a tambor.

Seria uma boa se a DAKAR viesse com motor V6 Flex.

Abs

Lindóia

As Pajeros sport SÃO FREIO À DISCOOOO:shock: NAS 4.

AACL
17/02/2011, 13:13
Sim. Mas são 4x4 part time.

abs

Lindóia

Lewis Sw4
17/02/2011, 13:41
Hilux/Sw4 - 4x4 integral não é possível rodar 4x2.

provavelmente uma das suas maiores virtudes , rodar num suv 4x4 full time , realmente traz muita seguranca !!!
mas realmente a TOY esta cobrando muito pela qualidade e seguranca que traz a seu cliente , tem que renovar e acrescentar mais tecnologia a seus modelos .

neilsonhenriques
17/02/2011, 15:46
mas realmente a TOY esta cobrando muito pela qualidade e seguranca que traz a seu cliente , tem que renovar e acrescentar mais tecnologia a seus modelos .

Que segurança ? :parede:

Agora que o Pajero Sport foi descontinuado, o SW4 é o SUV mais inseguro da atualidade.

Aliás, esse carro deveria ser proibido de ser vendido. Não freia nem que você pisar com os dois pés no pedal.

Tem que ser cabra macho pra comprar um ! :palmas:

Neilson

heliosilva77
17/02/2011, 16:59
Com a saída da pajero sport acho que o GVIII vai ganhar muito mercado, esse lance de seguro deles por 3 anos está algo muito tentador, e ao que parecer o consumo dele também tá melhor que muitos carros da mesma categoria. Embora muita gente ainda tenha medo da suzuki abandonar o mercado, coisa pouco provável visto a Souza Ramos está envolvida, pelo menos espera-se.
Claro que é um carro bem diferente dos postados acima, mas o espaço interno e a technologia do carro chama atenção.

Kappa GB
17/02/2011, 17:50
Que segurança ? :parede:

Agora que o Pajero Sport foi descontinuado, o SW4 é o SUV mais inseguro da atualidade.

Aliás, esse carro deveria ser proibido de ser vendido. Não freia nem que você pisar com os dois pés no pedal.

Tem que ser cabra macho pra comprar um ! :palmas:

Neilson

Ainda não resolveram esse problema dos freios?!?!?!
Cara não entendo mesmo como tem gente que paga 160 paus numa sw4, sera que ninguem sabe oq é pesquisa? hehe

A hilux é disparada a mais cara da categoria né?
Essa eu nem falo muito pq o resto deve estar mais ou menos no mesmo patamar, tirando a Ram que tá uns 30 degraus acima! uhauha
Se algum conhecido meu comprar uma hilux no lugar de uma Ram eu ia bater nele! :P

[]´s
Paulo

neilsonhenriques
17/02/2011, 20:00
Ainda não resolveram esse problema dos freios?!?!?!
Cara não entendo mesmo como tem gente que paga 160 paus numa sw4, sera que ninguem sabe oq é pesquisa? hehe

A hilux é disparada a mais cara da categoria né?

Pelo menos no modelo 2009/10 que eu dirigi (e tomei alguns sustos) não.
O sistema de freios é muito ruim.

Com mais 15% você pode comprar uma Pajero Full com controle de tração e estabilidade. Ou com mais 20% já dá pra ver uma Discovery 4, e aí é outra categoria de carro.

Não vou falar da Hilux porque o propósito de uma pick-up não é o mesmo de um SUV.

Eu queria ter um Toyota. Sou doido por uma Land Cruiser. Mas se a SW4 custa o que custa, o Land Cruiser iria competir com o Range Rover e aí fica difícil.

AACL
22/02/2011, 13:16
Hilux/Sw4 - 4x4 integral não é possível rodar 4x2.

provavelmente uma das suas maiores virtudes , rodar num suv 4x4 full time , realmente traz muita seguranca !!!

Concordo que rodar 4x4 trás mais segurança, mas nem sempre o 4x4 é preciso. POr isso acho que a possibilidade de rodar 4x2 quando quiser é uma vantagem.

heliosilva77
22/02/2011, 13:20
Só tem um detalhe, essa parada de rodar 4x4 aí tem pneu indo embora com 22000 rodado, vide GVIII, haja dinheiro para manutenção de um carro assim.

uxio69
22/02/2011, 15:35
A Full traciona pela alavanca só por questão estética porque o sistema não parece ser o mesmo da TR4 que é bem mecânico enquanto do irmão maior é suave, o que leva a crer que seja eletrônico. Os Pajeristas AleFull, Uxío, Waldir e outros talvez possam esclarecer.

Neilson

Falou no meu nome, tô aqui!:mrgreen:

O que Neilson falou está 100% correto. O acionamento da tração SuperSelect do Full é eletrônico e muito suave.

De 2H (4x2 traseira) para 4H (4x4 integral), e de 4H para 4HLc (4x4 com diferencial central bloqueado), e vice-versa, basta pressionar a alavanca e movê-la para a tração desejada. Não precisa fazer força nenhuma. Com a palma da mão vc faz isso, inclusive com o carro em movimento até 100 km/h.

Já de 4HLc para 4HLLc (4x4 com diferencial central bloqueado e reduzida), o procedimento é o mesmo, porém o carro tem que estar parado.

Veja um pouco mais nesse vídeo http://www.mitsubishimotors.com.br/main.cfm/site/88/content/11/submodelo/4/session/Performance

Abs,

Uxío

Kappa GB
22/02/2011, 16:48
Então já que é eletronico eu posso mudar de qualquer jeito em qualquer velocidade que ele apenas efetua a mudança na hora certa ou é "burrinho" tem que fazer igual as "mecanicas"?

[]'s
Paulo

uxio69
22/02/2011, 17:53
Então já que é eletronico eu posso mudar de qualquer jeito em qualquer velocidade que ele apenas efetua a mudança na hora certa ou é "burrinho" tem que fazer igual as "mecanicas"?

[]'s
Paulo

Paulo,

Não sei o que vc quer dizer com "de qualquer jeito", mas já passei de 2H para 4H e depois para 4HLc, com o carro em movimento, e a troca foi correta, rápida, sem nenhum tranco e nem engasgar.

Como disse antes, no manual pede que a troca entre 2H <-> 4H <-> 4HLc seja com velocidade até 100km/h. Somente para engatar a 4LLc é que precisa estar com o carro totalmente parado. Veja a imagem abaixo.

Ainda não precisei engatar a 4LLc, mas em breve pretendo! :mrgreen:

Sds,

Uxío

dscpl
22/02/2011, 17:57
Acho que a ideia da pergunta é saber se existe um sistema "anti-burro" na Full, assim como no Discovery que não deixaria mudar a seleção de tração a 120KM/h ou colocar a reduzida em movimento.

AACL
22/02/2011, 18:26
Se a Full tem o engate da tração 4x4 por mecanismo eletrônico e não por alavanca então caimos para duas opções:

TR4
Dakar

Alguém sabe dizer se a Dakar tem o 4x4 acionado por alavanca só por estética ou se é 100% mecanico mesmo?

Abs

Lindóia

Kappa GB
22/02/2011, 18:26
Acho que a ideia da pergunta é saber se existe um sistema "anti-burro" na Full, assim como no Discovery que não deixaria mudar a seleção de tração a 120KM/h ou colocar a reduzida em movimento.

Exatamente oq eu quiz dizer! :)

[]'s
Paulo

uxio69
22/02/2011, 19:15
Se a Full tem o engate da tração 4x4 por mecanismo eletrônico e não por alavanca

Na verdade é os dois. É eletrônico e é por alavanca! Não tem que apertar nenhum botão, ou girar algum seletor. Somente através da alavanca é acioanada a tração.

Exatamente oq eu quiz dizer! :)

Aí só testando! :mrgreen:

Faz apenas 3 meses que comprei, e não saberia te dizer. Vou olhar no manual se tem alguma referência.

Testar é que é o problema. Não sei se eu teria coragem de acionar a tração a mais de 100 km/h para ver se entra ou não. :putz:Vai que...

Imperador!
23/02/2011, 09:01
A mais de 100km/h eu não sei, mas todas as picapes modernas aceita 4x4Hi até70~80km/h, dependendo do carro.

Kappa GB
23/02/2011, 14:43
Na verdade é os dois. É eletrônico e é por alavanca! Não tem que apertar nenhum botão, ou girar algum seletor. Somente através da alavanca é acioanada a tração.

Faz apenas 3 meses que comprei, e não saberia te dizer. Vou olhar no manual se tem alguma referência.

Testar é que é o problema. Não sei se eu teria coragem de acionar a tração a mais de 100 km/h para ver se entra ou não. :putz:Vai que...

Ah o maximo que pode acontecer é travar tudo, transformar dentada em polia! uhauha :mrgreen:

Mas acredito que o sistema apenas vai colocar aquilo que vc selecionar se tiver condições, igual cambio auto.

[]´s
Paulo

neilsonhenriques
23/02/2011, 19:13
Não se preocupem porque a Full tem o mesmo anti-burro da Discovery. :concordo:

Se passar a 4x4LLc ele te adverte que fará isso assim que o carro estiver parado com o câmbio automático no neutro.

Um autêntico off-road dessa categoria não iria pecar numa situação crítica como essa né ? :mrgreen:

Concordo com o que foi dito sobre rodar em 4x2 e essa é uma "falha" que eu vejo no Discovery. Você é obrigado a estar sempre em 4x4 gastando mais combustível e pneus que duram mais ou menos 50.000 km. A opção de rodar em 4x2 das Pajeros é muito legal ! :palmas:

Acho que as duas únicas opções no mercado que satisfazem as observações do Lindóia são a TR4 e a Dakar.

Nunca dirigi uma Dakar, mas o câmbio do TR4, apesar de ser mecânico, é muito bom. Sem trancos, com encaixe fácil e preciso. :smile:

Neilson

AACL
23/02/2011, 19:24

Acho melhor procurar a informação no manual...sai mais barato no caso de não ter o sistema anti-burro!...kkkk

Mas pelo visto ela tem o sistema, como informou o nosso amigo Neilson.

Então ficamos só com a TR4 e a Dakar. Vamos aguardar um pouco pra descobrir como a DAKAR se sai pra ver se vale a pena.

Alguém sabe se ela já está sendo montada no Brasil como prometeram? E a história do motor V6 Flex....vai rolar mesmo ou não?

Abs

Lindóia