PDA

Ver Versão Completa : Consumo Pajero TR-4



Páginas : [1] 2

Txsco
03/05/2005, 12:53
Seguinte... já faz um ano que tenho a TR-4, e atualmente ela está com 10600 km, limpei os bicos à menos de um mês e o filtro de ar também é novo, só que minha média de consumo anda muito baixa, entre 7 à 7,5 km/L, isso sem ar-condicionado e rodando em 4x2(misto de cidade e estrada, na verdade mais estrada). Qual é média de vocês, outros proprietários de TR-4? Lembrando que a minha á automática... mas tô achando que gasta muito para um 4 cilindros (a mesma coisa que uma SW4 V6).
[]'s aguardando respostas... 8)

Panhoca
30/08/2005, 17:36
É Francisco, você tem um excelente carro, mas nada econômico.
É isso mesmo, conheço muita gente que tem TR4 e alguns ficaram até com inveja do seu consumo. Principalmente por ser automática. A minha IO que é 1.8 também fazia isso ou menos quando usava gasolina. Agora com alcool ela faz 5 com litro. Tá tudo certo.

Um grande abraço

Panhoca

Txsco
31/08/2005, 15:57
Obrigado por responder Panhoca. Andei perguntando lá na minha faculdade também e o pessoal faz quase a mesma média (7 à 8 na cidade). Agora... não pude deixar de notar que na sua assinatura consta que você possui pneus Yokohama Mud 30" na sua iO, alguma modificação foi necessária para poder rodar com pneus maiores(eu sei que a TR4 é um pouco mais alta que a iO)? raspa em algum lugar? Já pensei em converter para alcool, mas ainda estou na garantia :(
[]'s e obrigado

Panhoca
31/08/2005, 16:16
Então, foi um sacrifício colocar os pneus na IO.
No final das contas, o que deu certo foi colocar amortecedores maiores, com mais curso tbm, feitos sob medida tendo como base os originais da TR4.
Molas tbm um pouco maiores e um corte no pára lamas na parte que fica próxima a porta. Tambem tive que arrancar os protetores plásticos da caixa de roda e dos pára choques.
É uma boa depenada, mas fiquei bem satisfeito.
Baixei o aro das rodas para 15".
Perto de uma TR4 a minha tem apenas 1,5 polegada a mais.
Parece pouco, mas faz uma boa diferença na trilha.
Principalmente por que com os pneus, o diferencial traseiro ficou mais alto.
Coloquei umas fotos para você ver. Qualquer dúvida ou sugestão é só escrever.

Um grande abraço

Panhoca

Txsco
31/08/2005, 18:43
Obrigado pela explicação e pelas fotos Panhoca! Sua iO ficou muito bonita, bem mais agressiva! Mais um item que entra para a já enorme "wish list" :P :shock:
[]'s

freitasjr
01/09/2005, 00:50
Txsco: só que minha média de consumo anda muito baixa, entre 7 à 7,5 km/L, isso sem ar-condicionado e rodando em 4x2(misto de cidade e estrada, na verdade mais estrada).


Olá, tb tenho uma TR4 e a média é essa mesma, varia um pouco pra + ou - como qualquer carro dependendo do acerto.


Já pensei em converter para alcool, mas ainda estou na garantia...


Acho que não vale a pena hoje em dia converter qualquer carro p/ alcool, pelo motivo de que não há economia de combustível. Teve 2 revistas se não me engano a Motor Show e a 4 Rodas fizeram o seguinte teste:
secaram totalmente os tanques dos carros e depois colocaram 20 reais de álcool nos carros Flex e 20 reais de gasoza nos carros somente a gasolina; e andaram em uma estrada a 80 Km/h até o combustível deles acabar. E o resultado foi que todos os carros Flex(com álcool) pararam 1º do que os a gasolina.
Diferença pouca, porém se esperava o contrário... Por isso acho que não vale a pena, pois além de não economizar, ainda vai ter o prejuízo do gasto de dinheiro na conversão.

Abraços, atenciosamente, Francisco de Freitas.

reybelo
01/09/2005, 11:20
Seguinte... já faz um ano que tenho a TR-4, e atualmente ela está com 10600 km, limpei os bicos à menos de um mês e o filtro de ar também é novo, só que minha média de consumo anda muito baixa, entre 7 à 7,5 km/L, isso sem ar-condicionado e rodando em 4x2(misto de cidade e estrada, na verdade mais estrada). Qual é média de vocês, outros proprietários de TR-4? Lembrando que a minha á automática... mas tô achando que gasta muito para um 4 cilindros (a mesma coisa que uma SW4 V6).
[]'s aguardando respostas... 8)

A minha está com um ano e meio (quase 2) e com 40.000 Km
Percebi uma BOA melhora no consumo depois dos 25.000 km + ou -
O carro é bem gastão para um 4 cil 2.0, mas fazer o que né ? Eu tinha uma Ranger V6, então agora ainda acho a tr4 econômica :D :?

Na estrada, com ar e andando bem a minha faz uns 8,0 / 8,5 Km/l (com a minha esposa, faz 9,0 Km/l)
Na cidade, a média fica entre 6,5 e 7,5 Km/l
E olha que eu tenho o pé Beeeeeem pesado

Ah, a minha é mecânica !

Panhoca
01/09/2005, 11:28
Esse é um assunto dos mais controversos.
Converti minha IO quando ela já tinha 75.000 km.
Essa semana ela completou 100.000 e não tive nenhum problema relacionado à conversão.
Aliás, não tive nenhum problema mecânico com o carro até hoje.
Com a gasolina a 2,20 e fazendo 7km/l, temos um custo de 0,315 por km rodado
Com o alcool a 1,2 e fazendo 5 km/l, temos um custo de 0.24 por km rodado. Isso sem contar os períódos de alta safra de cana quando o alcool cai para menos de um real por litro.
Uma economia de 30%.
O gasto com a conversão foi de 450,00.
Após 25.000 km rodados, economizando 0,075 por km, jah tive uma economia de R$ 1875,00.
No meu caso, valeu muito a pena.
Mesmo assim, com o Flextek ainda posso usar gasolina quando quiser ou em estados onde o preço do alccol e bem mais caro com MG por exemplo.
Faz muito tempo que não vejo a bomba do posto marcar mais de 60 reais.
E o desempenho dela ainda melhorou um pouco.

Um grande abraço

Panhoca

freitasjr
08/09/2005, 02:14
Esse é um assunto dos mais controversos.
Converti minha IO quando ela já tinha 75.000 km.
Essa semana ela completou 100.000 e não tive nenhum problema relacionado à conversão....
Mesmo assim, com o Flextek ainda posso usar gasolina quando quiser...
Panhoca

Caro amigo, realmente esse assunto é bastante controverso, alguns dizem que economiza + combustível e outros não... uns dizem que com o tempo danifica o motor do carro, outros falam exatamente o contrário.

Eu já conhecia(pelo o site apenas) o produto FlexTek. Um amigo meu quer fazer essa conversão eu comentei com ele sobre o que vc fez no seu iO e a minha experiência, e ele estar bastante tentado a fazer. Como vc diz já ter usado o seu sistema por 25 mil Km(eu usei o meu por pouco tempo) então eu te pergunto: p/ converter, vc usou apenas o conversor FlexTek ? Não efetuou nenhuma outra modificação como velas, filtro, bomba de combustível, taxa de compressão, etc.

E por fim outra importante, quando eu tinha o meu Peugeot 206 resolvi fazer essa conversão com um produto similar ao Flextek q tb prometia o mesmo recurso de partida a frio como o FlexTek promete("deve-se girar a chave do veículo para a posição ligado, sem acionar o motor de arranque e aguardar aproximadamente 3 segundos. O carro deve ser, então, ligado normalmente, sem o retorno da chave para a posição desligado.").
Bem só que, mesmo com esse recurso pra ligar o carro pela manhã era uma luta(quando o mesmo estava somente com álcool), tinha que girar a chave, esperar os 3 segundos umas 3 ou 4 vezes. E olha que aqui em Natal/RN onde eu moro não é uma cidade de tempo frio, geralmente faz-se 32º graus. Quando a pessoa quer sair de manhã cedo e estar com pressa p/ fazer todo esse procedimento várias vezes é uma droga além de eu achar(na minha opinião) que girando a chave de 2 a 4 vezes p/ que o carro pegue quase todo dia pela manhã poderá danificar o motor de arranque. Por isso desistir de usar esse tipo de conversão(de conectar uma caixinha nos bicos injetores do carro) p/ álcool e acabei trocando meu 206 pelo meu TR4.

Aí eu te pergunto, com o FlexTek vc tem esse mesmo problema que eu relatei ? Ou vc usou um recipiente com gasolina como tem nos carros Flex de fábrica ?

Cordialmente, Francisco de Freitas

Panhoca
08/09/2005, 12:51
É isso mesmo Francisco.
Existe um pequeno truque para que o motor pegue de manhã na primeira.
Nunca deixar o tanque com 100% de alcool.

Sempre coloco 15 a 20% de gasolina (7 a 10 lts) quando vou abastecer.
Depois é só seguir os 3 segundos antes de ligar e pronto, o bicho pega de primeira.
Tem que esperar um pouco (uns 2 min) para não sair engasgando e só.
A única coisa que troquei foram as velas e o filtro de combustível (original) depois de 1000km com alcool.
Pus as velas da Pajero Sport (agora não lembro a especificação).
Também tirei o catalisador.
A cada 2 tanques um frasco de aditivo (Proal R$ 5,00) parece estar ajudando.
A bomba é original e o resto também.

espero ter ajudado

Um grande abraço

Panhoca

freitasjr
08/09/2005, 14:17
Sempre coloco 15 a 20% de gasolina (7 a 10 lts) quando vou abastecer.Depois é só seguir os 3 segundos antes de ligar e pronto, o bicho pega de primeira.


Boa dica essa valeu.


A única coisa que troquei foram as velas e o filtro de combustível (original) depois de 1000km com alcool.


Algum motivo em especial, ou só pra prevenção ?



Pus as velas da Pajero Sport (agora não lembro a especificação).


Pq as da Pajero Sport ? São mais resistentes ao álcool ?



Também tirei o catalisador.


Qual a finalidade de se tirar o catalizador ? Melhora em quer, no rendimento ?

Desculpe tantas perguntas, mas é pra ter segurança. Meu ta na dúvida se pega um Grand Vitara a Dielsel ou uma iO a gasolina. Caso ele decida pelo iO, irá fazer a conversão; e, se isso acontecer e dê certo(vou deixar ele como cobaia :lol: ), verei a possibilidade de fazer no meu TR4 :pensativo:

Abraços, atenciosamente, Francisco de Freitas.

Panhoca
08/09/2005, 14:53
Francisco,

O filtro foi por pura prevenção. Como o alcool limpa algumas sujeiras deixadas pela gasolina, corria o risco do filtro entupir e até queimar a bomba.

As velas foram recomendacão do meu mecânico, além de mais resistentes, trabalham numa temperatura mais adequada.

O catalisador é preparado para trabalhar com a gasolina. Com o alcool, alem de não ter um desempenho satisfatorio ainda corre-se o risco de um entupimento. A melhora de rendimento é muito pequena.

Pode perguntar a vontade, eh dificil encontar alguem que goste de IO e TR4.
É bom trocar ideias, sempre fiz tudo sozinho, no feeling ou com o palpite de algum mecânico.

Um grande abraço

Panhoca

Zé Luis
14/08/2008, 16:39
Panhoca boa tarde,qual é o seu conversor Flex? eu estou usando o Full Flex Gold,com partida a frio elétrica e consigo 7.0 kms por litro com 50% de Alcool a minha é SE 2002 Automatica, só no Alcool ela faz de 4 a 5

agardim
28/10/2008, 03:12
Olá! Desculpa estar reativando um topico tão antigo, mas é que consumo do TR4 é sempre um assunto em pauta e vi hoje algo que talvez interesse muitos proprietários.
Muitos devem ter ouvido falar do RAIDE CANTOS DO BRASIL, onde um casal percorreu, com uma TR4 a gasolina, os 4 cantos do Brasil, num total de 26000 Km em 4 meses.
O interessante é que eles colocaram em planilha todo consumo do carro, e aqui está o relatório final, que serve como base para quem quiser saber como anda o consumo de seu carro:

"Estrada a 90 km/h constantes, 10,15 km/l. Cidade, 7,8 km/l. Média de 9,1 km/l. Melhor média: 11,2 km/l em Roraima. Pior média: 3 km/l na Transamazônica."

tiagops
31/10/2008, 17:52
A minha tá com 5.000. Fiz a média várias vezes e tá dando sempre 6,7km ~ 6,9km no álcool.

Isso andando 80% estrada e 20% cidade.

Na estrada em média 110km/h ~ 120km/h. Se pisar mais, bebe mais.:stop:

Nao coloquei gasolina ainda! Aqui em SP o álcool vale bem mais a pena.:cool:

andre.
03/11/2008, 09:37
sei que nao é uma tr4 mas tenho uma sport 3.0 que so coloco aditivada da shell, consigo 8.1 uso misto. com ar. tenho visto que a gasosa tbm faz diferença. agora esta com 72000km.

luis figueira
03/11/2008, 15:32
Mas nem por reza braba a TR4 faz essa performance. Resta saber qual modelo (MEC ou ALT??).
Tenho uma flex automatica que faz no max 7 km/l gasolina no geral (cidade + estrada) andando normal. O consumo da alt eh muito alto na cidade.

mauarj
03/11/2008, 16:24
Mas nem por reza braba a TR4 faz essa performance. Resta saber qual modelo (MEC ou ALT??).
Tenho uma flex automatica que faz no max 7 km/l gasolina no geral (cidade + estrada) andando normal. O consumo da alt eh muito alto na cidade.
Fala ae companheiros de TR4, a minha está comigo a poucou meses(6 meses) já rodei uns 10 000km, entre trilhas, estradas de barro e rodovias.A minha normalmente nas rodovias a 90/100km/h faz 10/10,5km/l sem ar, e com ar cond. 8,5km/l, a menor media que já fiz foi numa trilha em Espirito Santo, 6,5km/l,que andei com 4x4/reduzido direto e ar ligado, estou amando meu jipinho e tiro onda em muitas trilhas pesadas com erosões, pois, em relação a outros carros mais pesados, o TR4 é leve e versátil, tem um motor elastico, boa relação de transmissão,etc. abs a todos.

andre.
04/11/2008, 12:55
Mas nem por reza braba a TR4 faz essa performance. Resta saber qual modelo (MEC ou ALT??).
Tenho uma flex automatica que faz no max 7 km/l gasolina no geral (cidade + estrada) andando normal. O consumo da alt eh muito alto na cidade.
é mesmo a minha é AT. com uso 60% cidade 40% estrada. vel entre 100 a 120 na estrada.
agora dando uma acelerada tipo 130 a 160 durante 100km fez media de 7,5

tiagops
04/11/2008, 14:25
Pessoal, li em algum tópico que nao recomendam trilha com álcool na TR4. Que se for fazer trilha é bom colocar gasolina para nao ficar com o motor fraco..:shock:

Alguem comprovou isso?:pensativo:

luis figueira
04/11/2008, 15:17
Fala ae companheiros de TR4, a minha está comigo a poucou meses(6 meses) já rodei uns 10 000km, entre trilhas, estradas de barro e rodovias.A minha normalmente nas rodovias a 90/100km/h faz 10/10,5km/l sem ar, e com ar cond. 8,5km/l, a menor media que já fiz foi numa trilha em Espirito Santo, 6,5km/l,que andei com 4x4/reduzido direto e ar ligado, estou amando meu jipinho e tiro onda em muitas trilhas pesadas com erosões, pois, em relação a outros carros mais pesados, o TR4 é leve e versátil, tem um motor elastico, boa relação de transmissão,etc. abs a todos.
O consumo na cidade eh muito alto na TR4 e eh a reclamacao de todo mundo. Mas eh um carrinho valente. Ja fiz algumas trilhas radicais e o comportamento foi muito bom, embora aqueca quando ta na areia de Itaipuacu a Marica.

LGVM
04/11/2008, 15:32
Pessoal, li em algum tópico que nao recomendam trilha com álcool na TR4. Que se for fazer trilha é bom colocar gasolina para nao ficar com o motor fraco..:shock:

Alguem comprovou isso?:pensativo:
Besteira, na que eu tinha só andava no alcool e nunca tive problemas.

Abs,

tiagops
04/11/2008, 19:59
Ótimo!:dance: Valeu!

A minha só sabe o que é gasolina por causa do injetor pra partida a frio! hehehe

FELICIANO
06/11/2008, 12:03
Ótimo!:dance: Valeu!

A minha só sabe o que é gasolina por causa do injetor pra partida a frio! hehehe

Minha gente, estou pensando em adquirir uma tr4, porém, moro em brasília e o álcool por aqui é 1,89 e a gasolina é 2,59. Ouvi diversos comentários a respeito do consumo da tr4, e um deles é que os modelos só a gasolina são mais econômicos do que os flex. Achei plausível o comentário já que isso acontece com os carros normais. Se isso for verdade pretendo comprar uma mecânica ano 06/07 ou 07/07. Se não for, vou comprar uma zero flex mesmo. Se puderem me ajudar nesse ponto eu agradeceria muito.

Um abração.

Vinicius4x4
06/11/2008, 21:15
Minha gente, estou pensando em adquirir uma tr4, porém, moro em brasília e o álcool por aqui é 1,89 e a gasolina é 2,59. Ouvi diversos comentários a respeito do consumo da tr4, e um deles é que os modelos só a gasolina são mais econômicos do que os flex. Achei plausível o comentário já que isso acontece com os carros normais. Se isso for verdade pretendo comprar uma mecânica ano 06/07 ou 07/07. Se não for, vou comprar uma zero flex mesmo. Se puderem me ajudar nesse ponto eu agradeceria muito.

Um abração.


Beleza feliciano.......

o consumo da flex, nâo é o ponto forte do corro, pelo contrário....

eu recém vendi a minha, e na gasolina, na cidade, a média era de +ou- 7 km/l

no alcool, fazia +ou- 5km/l ( cidade)

quanto as a gas. parece que sâo um pouco mais econômica, mas nâo é um milagre não.....

na estrada com gasolina, uns 8,5km/l 9 km/l dependendo do pé

abraço e bem vindo

Eldon
07/11/2008, 08:29
Feliciano,

Também moro em Bsb e tenho uma 07/08 Flex. Ela faz 8,5 km /l com gasolina e 6 com álcool. A relação preço x consumo entre álcool e gasolina aqui em Bsb, no caso da TR4, nos leva a crer que tanto faz abastecer com álcool ou gasolina. Prefiro abastecer com gasolina, acho que o motor da TR4 fica "mais redondo" com este combustível, também gosto da autonomia maior. Quanto aos modelos não flex, digo que não vale a pena, a diferença é pouca. As TR4 a gasolina são um pouco mais econômicas também porque são mais rodadas, já vi depoimentos que dizem que as TR4 depois de 30.000 km ficam um pouco mais econômicas. Lembre-se que o tanque da Flex tem 72 litros, isto é uma vantagem e tanto. Estou planilhando o consumo da minha desde zero km e ela está hoje com 17 mil km. Uma dica, na estrada se você passar de 120 km o consumo muda totalmente, ela consome muito :putz:. Na estrada, procure andar até 110 km e veras que o consumo fica bem razoável. E lembre-se, estamos falando de um carro pesado, quadradão (pouca aerodinâmica), alto e com pneus ATR, nestas condições o consumo fica elevado mesmo. O que me deixa um pouco aborrecido com a TR4 é que o motor 2.0 que gera 130 cv (gasolina) é fraco para o consumo que tem.

mauarj
07/11/2008, 10:24
Amigos jipeiros e companheiros de Pajero IO/TR4, somos orfãos, ninguém dá importância ao nosso jipinho, criei um topico do Clube Pajero IO/TR4, pra ver se consiguimos reverter essa imagem negativa e erronea do nosso jipinho guerreiro.Abs a todos.

http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=48249

FELICIANO
07/11/2008, 13:39
Feliciano,

Também moro em Bsb e tenho uma 07/08 Flex. Ela faz 8,5 km /l com gasolina e 6 com álcool. A relação preço x consumo entre álcool e gasolina aqui em Bsb, no caso da TR4, nos leva a crer que tanto faz abastecer com álcool ou gasolina. Prefiro abastecer com gasolina, acho que o motor da TR4 fica "mais redondo" com este combustível, também gosto da autonomia maior. Quanto aos modelos não flex, digo que não vale a pena, a diferença é pouca. As TR4 a gasolina são um pouco mais econômicas também porque são mais rodadas, já vi depoimentos que dizem que as TR4 depois de 30.000 km ficam um pouco mais econômicas. Lembre-se que o tanque da Flex tem 72 litros, isto é uma vantagem e tanto. Estou planilhando o consumo da minha desde zero km e ela está hoje com 17 mil km. Uma dica, na estrada se você passar de 120 km o consumo muda totalmente, ela consome muito :putz:. Na estrada, procure andar até 110 km e veras que o consumo fica bem razoável. E lembre-se, estamos falando de um carro pesado, quadradão (pouca aerodinâmica), alto e com pneus ATR, nestas condições o consumo fica elevado mesmo. O que me deixa um pouco aborrecido com a TR4 é que o motor 2.0 que gera 130 cv (gasolina) é fraco para o consumo que tem.


Eldon,

Muito obrigado mesmo. Estou só agilizando a venda do meu carrinho e pronto. Comigo aconteceu um negócio engraçado, para não dizer trágico rsrrs. Sempre gostei de frequentar a chapada dos veadeiros e, por isso, resolvi adquirir um carro um pouco mais alto um "Cross Fox" ou "Cross Fuc" rsrsr. Que mico, se arrependimento matasse...A verdade é que a minha antiga saveiro passou 5 anos me levando para lá e nunca deu nada, e o tal "Cross Fuc" mal foi 3 vezes e já está cheio de trectecs, parece um chaveiro de tanto barulho de plástico. Como se não bastassem os barulhos, queimou o farol esquerdo, quebrou a trava do porta-malas, o vidro elétrico está com um barulho estranho e o banco traseiro parece que está solto. Cheguei a mandar uma carta para a VW esculhanbando o carro, já que o dito não tem nem 17.000 rodados. Mas o pior foi quando eu descobri que o preço que eu havia pago no carro era quase o mesmo de um tr4 semi novo. Em fim, nunca é tarde para aprender. Com certeza ainda vou importunar vocês com dúvidas primárias por um bom tempo rsrsr.

Um abraço!

FELICIANO
07/11/2008, 13:42
Beleza feliciano.......

o consumo da flex, nâo é o ponto forte do corro, pelo contrário....

eu recém vendi a minha, e na gasolina, na cidade, a média era de +ou- 7 km/l

no alcool, fazia +ou- 5km/l ( cidade)

quanto as a gas. parece que sâo um pouco mais econômica, mas nâo é um milagre não.....

na estrada com gasolina, uns 8,5km/l 9 km/l dependendo do pé

abraço e bem vindo

Vinícius,

Muito obrigado mesmo. Estou só agilizando a venda do meu carrinho e pronto. Comigo aconteceu um negócio engraçado, para não dizer trágico rsrrs. Sempre gostei de frequentar a chapada dos veadeiros e, por isso, resolvi adquirir um carro um pouco mais alto um "Cross Fox" ou "Cross Fuc" rsrsr. Que mico, se arrependimento matasse...A verdade é que a minha antiga saveiro passou 5 anos me levando para lá e nunca deu nada, e o tal "Cross Fuc" mal foi 3 vezes e já está cheio de trectecs, parece um chaveiro de tanto barulho de plástico. Como se não bastassem os barulhos, queimou o farol esquerdo, quebrou a trava do porta-malas, o vidro elétrico está com um barulho estranho e o banco traseiro parece que está solto. Cheguei a mandar uma carta para a VW esculhanbando o carro, já que o dito não tem nem 17.000 rodados. Mas o pior foi quando eu descobri que o preço que eu havia pago no carro era quase o mesmo de um tr4 semi novo. Em fim, nunca é tarde para aprender. Com certeza ainda vou importunar vocês com dúvidas primárias por um bom tempo rsrsr.

Um abraço!

gilberto-ggo
28/06/2009, 22:07
Seguinte... já faz um ano que tenho a TR-4, e atualmente ela está com 10600 km, limpei os bicos à menos de um mês e o filtro de ar também é novo, só que minha média de consumo anda muito baixa, entre 7 à 7,5 km/L, isso sem ar-condicionado e rodando em 4x2(misto de cidade e estrada, na verdade mais estrada). Qual é média de vocês, outros proprietários de TR-4? Lembrando que a minha á automática... mas tô achando que gasta muito para um 4 cilindros (a mesma coisa que uma SW4 V6).
[]'s aguardando respostas... 8)

Minha TR-4 2008, é flex, automática, com 42000km , bebe e muito por ser um 2.0 - faz no máximo 5,5km/l na estrada, andando bem .
Nunca fez média melhor .
Na gasolina no máximo 7,0 .
Depois da 3ª , não faço mais revisão .

Pequeno jr
29/06/2009, 07:48
Pessoal,

Deixa perguntar a vocês ... quem aqui tem a TR-4 mais rodada???

Com o motor ainda original ... que não tenha dado problema algum de cabeçote e etc. E Embragem, quem já trocou e com qtos km???

Alguma TR-4 passou dos 150.000 km/rodados sem problemas de motor?

O Consumo das TR-4 já deu para ver que é:

- FLex Gasolina 7 a 8,5
- Flex Alcool 5 a 7
- So Gasolina(versão antes das flex) 7,5 a 9,5

Nilo
29/06/2009, 09:26
:dance: Ótimo, tb tenho essa dúvida, quanto Km a TR4 aguenta, sem grandes problemas ???

:roll: E quais os problemas que podem dar e como evita-los ??

Sobre o consumo, a minha se enquadra na sua tabela :mrgreen:

Bom... a minha ainda não posso dizer nada, ainda está com 12 mil km, notei que depois dos 10 mil km, o consumo melhorou bastante :D

Tenho um TR4 09 aut. e coloquei os pneu BFG all terrain

:pipoca: Aguardo tb, as respostas dos nossos amigos...

mauarj
29/06/2009, 11:19
Pessoal,

Deixa perguntar a vocês ... quem aqui tem a TR-4 mais rodada???

Com o motor ainda original ... que não tenha dado problema algum de cabeçote e etc. E Embragem, quem já trocou e com qtos km???

Alguma TR-4 passou dos 150.000 km/rodados sem problemas de motor?

O Consumo das TR-4 já deu para ver que é:

- FLex Gasolina 7 a 8,5
- Flex Alcool 5 a 7
- So Gasolina(versão antes das flex) 7,5 a 9,5
Fala ae Jr bele?!!! Pow o meu TR4 tá c/ 80k e tive que trocar a embreagem, pq depois de entrar em milhares de buracos de lamas e sair coberto de barro/lama até teto a embreagem abriu o bico. Gastei ao total R$695,00(peças)+R$300,00 de MDO. Agora ta novinha e pronta pras trilha Meu consumo gira em torno de 8,5-10km/l. abs.

spider007
29/06/2009, 11:50
Olá a todos!

Sou novato aqui no forum.

Tenho uma TR4 Flex Automática 07/08.....a minha faz 4 na cidade no alcool.
É triste.....pra mim é o único defeito "grave" do carro.
Sei que ando com o ar ligado 100% do tempo e isto contribui para este número cruel!

Abs a todos!

Pequeno jr
01/07/2009, 07:57
Mauarj ... com qtos km a sua deu problema de embreagem??? Q ano é a sua???

Como é seu uso??

Sera que a sua é a mais rodada aqui ???

Paulistano-Cuiabano
01/07/2009, 10:46
depois de 2 enchidas de tanque, media de 4,5 km/l

Mas to com uma duvida, qual eh a capacidade do tanque da Tr4? Tão colocando uns 60 litros na minha...mas parece que eu li em algum canto que sao 75, eh isso mesmo?

Tentei uma busca rapida no manual do proprietario, mas nao achei...

spider007
01/07/2009, 11:05
Pelo que sei são 73 litros de capacidade.

Arqueiro Arq
01/07/2009, 14:02
72 litros segundo o manual.

mauarj
01/07/2009, 17:35
Mauarj ... com qtos km a sua deu problema de embreagem??? Q ano é a sua???

Como é seu uso??

Sera que a sua é a mais rodada aqui ???
Fala ae Jr. bele?!!! A embreagem do meu TR abriu o bico nos 75k, mas, sem querer desmerecer a antiga dona, o meu TR foi muito surrado num transito mortal aki da zona sul do RJ(tadinho), agora eu o levo pra passear no campo, em estradas de terras, buracos com lamas, erosões, pedras, acho q meu TR se sente mais em casa nessas situações, Haha, abs.

mauarj
01/07/2009, 18:10
Olá amigos e companheiros de Pajeros. Estamos organizando (eu Marcos Theodoro-RJ e o Marcio Medina-SP) o 2° Encontro de Pajeros TR4/iO no eixo RJ-SP de Janeiro com o objetivo de unir, novamente, toda a galera que compareceu no 1° Encontro e também aqueles que não puderam ir, a fim de fazermos novas amizades, trocarmos informações, explorar algumas trilhas/passeios, curtir uma noite com boa música e ainda ficar hospedados em lugares bem aconchegantes. Desta vez, além de ter mais atrativos, teremos exposição de peças/pneus para toda a linha Off-Road com as melhores marcas do mercado.
Segue os detalhes:
*Trilha noturna com pequenos atoleiros e vista para a orla de Ubatuba;
*Exposição de peças;
*Balada VIP para os participantes (paga somente o que consumir);
*Obstáculos com areia, lama e pequenos riachos;
*Roupas e artigos militares;
*Palestra informativa gratuita sobre condução 4X4;
*Rede de pousadas credenciadas( Central de Reservas com Call Center Ativo).
*Camisetas e adesivos do evento.

Vou lembrar a galera que esse evento ficou ainda maior a pedido dos que compareceram. Muitos participantes pediram que o evento abrisse portas para forcenedores (pois gostariam de encontrar peças para nossos carros num único local) e gostariam que tivesse algo de gênero musical envolvido. Sendo assim, ficou impossível realizar em um único dia.
O local também mudou para facilitar a locomoção dos participantes dois dois Estados (o ponto de encontro fica a cerca de 280Km de RJ e a 240Km de SP). Foi o melhor lugar “no meio do caminho” que conseguimos achar com toda a infraestrutura que precisamos para fazer o evento do jeito que vcs pediram.
Espero que gostem e compareçam em peso!!!

http://img218.imageshack.us/img218/5884/2encontro3.jpg

Eldon
01/07/2009, 23:32
Povo,

Tenho uma planilha com o consumo da minha TR4 MT 07/08 Flex, de zero até 20.000 km. Resumo:

Gasolina cidade: 7 a 8,5 estrada: 7 a 9,4
Álcool cidade: 6 a 7,2 estrada: 5 a 7.

A tabela acima é bem parecida com a do PequenoJr.

Na estrada tente andar até 110 km. Acima disso a diferença no consumo é brutal.

Obs: Brasília, apesar de ter engarrafamentos, não pode ser comparada com Rio, Sampa e BH. Aqui em horários fora do rush consegue-se andar a um boa velocidade constante.

Com já disse antes neste fórum, o consumo da TR4 mecânica nestes patamares apresentados seria bom se tivéssemos um motor que acompanhasse o consumo. O que não dá é para consumir como V6 (exagero né :) ) e andar feito Gol. (nada contra os Golzinhos em galera).

O motor 2.4 da antiga Air-track que é um dos motores utilizados na Outlander, cairia muito bem na TR4. Nosso motor, me corrijam se estiver errado, não tem nem injeção eletrônica multiponto, são aquelas primeiras injeções.

Ao invés da Mit fazer estas mudanças de carroceria, poderíamos ser brindados com uma mudança no motor. Já o sistema de tração, não mexam, por favor, nada de botões para tracionar o carro, prefiro a velha e boa alavanca. O sistema de tração é ótimo. Aliás a TR4 é um ótimo carro, peca só na montagem e controle de qualidade em coisinhas, tipo farol, alarme, som, correia que grita, vidro solto, etc... No restante é um excelente carro, mas que um motor mais moderno seria excelente, isto seria.

Pequeno jr
04/07/2009, 18:23
Povo,

Tenho uma planilha com o consumo da minha TR4 MT 07/08 Flex, de zero até 20.000 km. Resumo:

Gasolina cidade: 7 a 8,5 estrada: 7 a 9,4
Álcool cidade: 6 a 7,2 estrada: 5 a 7.

A tabela acima é bem parecida com a do PequenoJr.

Na estrada tente andar até 110 km. Acima disso a diferença no consumo é brutal.

Obs: Brasília, apesar de ter engarrafamentos, não pode ser comparada com Rio, Sampa e BH. Aqui em horários fora do rush consegue-se andar a um boa velocidade constante.

Com já disse antes neste fórum, o consumo da TR4 mecânica nestes patamares apresentados seria bom se tivéssemos um motor que acompanhasse o consumo. O que não dá é para consumir como V6 (exagero né :) ) e andar feito Gol. (nada contra os Golzinhos em galera).

O motor 2.4 da antiga Air-track que é um dos motores utilizados na Outlander, cairia muito bem na TR4. Nosso motor, me corrijam se estiver errado, não tem nem injeção eletrônica multiponto, são aquelas primeiras injeções.

Ao invés da Mit fazer estas mudanças de carroceria, poderíamos ser brindados com uma mudança no motor. Já o sistema de tração, não mexam, por favor, nada de botões para tracionar o carro, prefiro a velha e boa alavanca. O sistema de tração é ótimo. Aliás a TR4 é um ótimo carro, peca só na montagem e controle de qualidade em coisinhas, tipo farol, alarme, som, correia que grita, vidro solto, etc... No restante é um excelente carro, mas que um motor mais moderno seria excelente, isto seria.

Eldon, ou seja, pela teoria aqui no DF uma TR-4 só gasolina deve fazer 0,5 a mais que a sua só na gasolina ... andando da mesma forma que vc comentou.

Sera que a TR-4 mais rodada aqui é com 80.000km????

Pequeno jr
04/07/2009, 18:26
ahh outra coisa.

Falando com o Loyer que teve uma Pajero 6cc gasolina aqui no DF, a dele automática, andando sempre com ar condicionado ligado fazia 8,9km/l

carlosjordan
04/07/2009, 19:39
ahh outra coisa.

Falando com o Loyer que teve uma Pajero 6cc gasolina aqui no DF, a dele automática, andando sempre com ar condicionado ligado fazia 8,9km/l

Só se for em cima de um guincho;-):lol::eek:

A minha tá fazendo 7,5, nunca consegui mais que isso, e nem uso tanto ar condicionado e nem tenho o pé pesado. Mas acredito que regulada e com velas novas, ela possa melhorar um pouco.

Eldon
04/07/2009, 21:35
Pois é PequenoJr e Carlos, a TR4 consome parecido com um 6cc só que, logicamente, não anda como um 6cc. Este é o problema. :putz:

Por isso que bato na tecla da adoção de um motor mais moderno na TR4.

Pequeno jr
04/07/2009, 22:16
Só se for em cima de um guincho;-):lol::eek:

A minha tá fazendo 7,5, nunca consegui mais que isso, e nem uso tanto ar condicionado e nem tenho o pé pesado. Mas acredito que regulada e com velas novas, ela possa melhorar um pouco.


O Loyer chega de araxa amanhã .. pedirei para ele postar aqui .. mas não tem nada em cima de guincho. Foi andado por BSB e outra ... ele participou do MMS do DF com ela e se naõ me engano no MMS com o uso de 4x4 Low a bicha fez 8,5.

O pior q ele é um cara confiável de falar isso pq odeia a Mit ... se quizesse falar errado .. estava no momento certo ... poderia ter faldo q a bixa fez 5, mas não .. falou foi bem, para um veiculo daquele porte e tamanho. Acho que a dele era 2001.

Segunda eu peço para ele esclarecer direitinho se os meus numeros estão corretos.

Pequeno jr
12/07/2009, 00:05
Loyer em QAP??

Tem como postar o relato daquela sua ex-pajero 6cc??

raydencop
08/10/2009, 22:53
Caros colegas, o consumo de minha Pajero TR4 07/08 mecanica 50000 km esta em 6 km/l de alcool, mantendo velocidade constante de 120 km/h e com ar ligado. Na cidade esta fazendo a mesma média. Estou satisfeito com isso, ainda mais que dois colegas compraram o novo gol 1.0 e faz somente 6 km/l de alcool na cidade. Em breve vou fazer a media a gasolina, mas acredito que o custo beneficio sera a favor do alcool. Se levar em conta meu Uno que faz com gasolina 15 na estrada a 140 e 11 na cidade, usando o ar, ai a despesa aumenta um bucado.

agardim
13/10/2009, 15:20
Pessoal,

Não sei se isso já foi comentado aqui. Como são muitas mensagens, não tive tempo de ler todas. Se já foi comentado, peço desculpa, mas não custa nada reforçar.

No começo do ano um conhecido comprou uma TR4 2009. Mes passado estive falando com ele, e a reclamação foi a de sempre: Consumo absurdo!

Falei pra ele que isso é normal, que é a maior reclamação que as TR4 tem... Mas ele disse que estava muito além do aceitável.

Além disso, ele reclamou dizendo que o carro fazia muito ruido mecânico (motor, transmissão).

Foi então que andei na TR4 junto com ele e percebi algo que me chamou a atenção! Ele andava com o carro com a transmissão do 4x4 em 4H o tempo todo!
Quando questionei o motivo, ele disse que não sabia nem pra que servia isso!

Foi então que pedi para usar em 2H na cidade, em piso pavimentado. Logo de cara, o ruído do carro já baixou pra níveis normais para a TR4. E 1 semana depois ele me disse que o consumo tinha melhorado um pouco e caido pra níveis mais aceitáveis!

Ou seja, PODE SER que muitos que estajam reclamando de consumo absurdo estejam usando a transmissão em 4H o tempo todo!
Acredito que não aqui no forum, onde o pessoal geralmente entende um mínimo de 4x4 e sabe as diferenças.... Mas quem compra porque acha bonito apenas, e não tem noção nenhuma de 4x4 e nem tem interesse em saber, geralmente podem cometer esse erro.

Não que TR4 não seja uma pia com o ralo aberto.... Mas... Usando da forma errada as pessoas pioram ainda mais a situação!

Abraço a todos!
Andre.

AACL
13/10/2009, 18:23
Informação fresca: viajei no feriado e andei só no álcool. A média foi de 4,8l andando em 4x4H a 3.5000 giros em terceira marcha a maior parte do tempo. Ar desligado. Estradas de terra, com lama, muita subida. Às vezes bloqueado e trechos pequenos de pedra reduzidos (4x4L). Achei a média ótima para as condições.

abs

Lindóia

zeza
21/02/2010, 21:19
Olá júnior,
Comprei uma Tr4 flex 2009 e estou achando o consumo muito alto. Com álcool faz 4,5 na cidade sem ar e no 4x2. Com gasolina fez 3,5. Vc pode me dizer se é isto mesmo?
Qual ítem devo ma ndar a concessioária olhar?
Obrigada.
Zeza

AACL
22/02/2010, 10:29
Olá júnior,
Comprei uma Tr4 flex 2009 e estou achando o consumo muito alto. Com álcool faz 4,5 na cidade sem ar e no 4x2. Com gasolina fez 3,5. Vc pode me dizer se é isto mesmo?
Qual ítem devo ma ndar a concessioária olhar?
Obrigada.
Zeza

Zeza,

Alguma coisa não está certo. Vc está fazendo a média de forma correta (abastecendo sem desnível, enchendo o tanque até o estalo no automático, etc?)?

A minha é uma 2008/2009 e faz a seguinte média na estrada: Gasolina 7,3 a 8,5 dependendo do pé. A pior média é com ar ligado ou 4x4h e/ou andando a 4.500 a 5.000 giros constantemente. No álcool essa média, nas mesmas condições, cai pra 6,3 a 7,5. Faço a média a cada abastecimento e nunca é diferente disso, desde que comprei. O carro está com 40mil km rodados essencialmente estradas (asfaltadas e de terra) e muito pouco na cidade.

Já percebi que a média off road, principalmente se vc andar mais no 4x4h do que em 4x4L, é geralmente melhor do que andando na estrada asfaltada. Acho que é por conta da rotação menor que fica entre os 3.000 e 3.500 giros na terra. Já fiz 8,5 quase 9,0 com gasolina rodando em estrada de terra.

Abs

Lindóia

Annibal
22/02/2010, 21:15
Após três tanques com álcool e três com gasolina, finalmente tenho o real consumo da minha TR4 Flex A/T 08/08 em circuito urbano (apenas) e com 50% do tempo com o ar ligado, sem deixar de considerar minha maneira de dirigir dento da cidade que é no estilo "pé de moça" ...rsrsr...:

- 5.2 no álcool;
- 6.8 na gasolina.

Acho excelente para um carro com 1480 kg de peso em ordem de marcha, câmbio automático e motor com 2000 cc e multi-válvulas. Querer mais que isto, levando em conta o conjunto transmissão/motor disponível, só por intermédio de “santo milagreiro”.

No meu modo de ver, a TR4 é uma viatura econômica no quesito gasto de combustível.

Saudações 4x4.

drbart
22/02/2010, 21:45
Olá júnior,
Comprei uma Tr4 flex 2009 e estou achando o consumo muito alto. Com álcool faz 4,5 na cidade sem ar e no 4x2. Com gasolina fez 3,5. Vc pode me dizer se é isto mesmo?
Qual ítem devo ma ndar a concessioária olhar?
Obrigada.
Zeza
4,5 ALCOOL sem ar é normal, mas 3,5 com gasolina nao é normal , sem ar deveria fazer pelo menos 5,5 .....A sua é AT?

TheCarcass
22/02/2010, 21:48
acredito que eu nao esteja medindo correto..

Com a minha TR4 05/06 MT, Qndo ascendeu a luz de reserva coloquei 30 Reais (que pao duro) e andei +/- 78KM, sendo o litro R$ 2,39 deu uma media de 6.2k,/l

No primeiro momento assustou, mas levando em consideração oq ue o Annibal já disse, achei o consumo dentro do padrão.

Um Amigo tem uma 2009 MT a dele faz 5,5KM/l com ar ligado.

AACL
23/02/2010, 14:10
acredito que eu nao esteja medindo correto..

Com a minha TR4 05/06 MT, Qndo ascendeu a luz de reserva coloquei 30 Reais (que pao duro) e andei +/- 78KM, sendo o litro R$ 2,39 deu uma media de 6.2k,/l

No primeiro momento assustou, mas levando em consideração oq ue o Annibal já disse, achei o consumo dentro do padrão.

Um Amigo tem uma 2009 MT a dele faz 5,5KM/l com ar ligado.

Não entendi nada essa sua conta. pra fazer média tem encher o tanque, rodar e encher de novo, sempre como carro nivelado.

abs

Lindóia

leojaz
23/02/2010, 22:18
A minha é 05/05 automatica, esta fazendo 7.5KM/l na cidade e sempre com ar ligado. Sempre fez essa média.

R1C4rdo
23/02/2010, 22:45
Olá amigos,
Em particular eu acho o consumo da TR4 alto, mas também acho um p...ta carro.

Realmente a maneira mais prática de avaliar o consumo de qualquer veículo é encher o tanque (de preferência no automático), zerar o odômetro e rodar normalmente. Quando reabastecer o tanque, utilizar do mesmo procedimento, e de preferência no mesmo posto.
Na minha opinião, não adianta fazer esta avaliação uma única vez, pois existem muitas variáveis como trânsito, nosso humor, temperatura, qualidade de combustível, etc...
Quanto mais fizer este calculo (por exemplo, toda vez que for abastecer a viatura) melhor será a avaliação do consumo.

Espero ter ajudado em algo.

Fortes abraços!

NadaBento
25/02/2010, 21:06
E o consumo da TR4 2010 a quantos anda? Alguém que tenha a máquina poderia informar?

Abraço;

Cleberht
25/02/2010, 21:28
E o consumo da TR4 2010 a quantos anda? Alguém que tenha a máquina poderia informar?

Abraço;


Fala ae NadaBento!!
Ontem fiz a média da minha TR4 2010 na cidade utilizando gasolina atiditivada e ela esta com 4800Km rodados. A média foi de 8,3 Km/l sem muito uso do ar condicionado.
Se quiseres mais informações sobre o consumo das TR4 2010 tem um tópico específico no site. :-D
Flw :concordo:

drbart
26/02/2010, 10:48
E o consumo da TR4 2010 a quantos anda? Alguém que tenha a máquina poderia informar?

Abraço;

O consumo da minha TR4 2010 sempre com 100% AC ligado :
cidade : 5,0 km/l (gasolina)
estrada: 9,3-9,5km/l (gasolina)

A minha está com 7.500km rodados. Esse consumo na cidade é em uma situacao real, ou seja transito engarrafado, muitos carros, muitos sinais , muito para para etc..Se considerar apenas o consumo em vias de acesso rápido dentro da cidade fica em torno de 8km/l. Na minha TR4 anterior o consumo na cidade nas mesmas condicoes nao passava de 4,5km/l com gasolina. De fato, quando a Mitsubishi lancou o carro informou que o propulsor seria 5% mais economico ( porque nao dizer 5% menos beberrao), e isso se confirmou mas é exatamente isso, nao esperava nenhum milagre se tratando de um carro 2.0 AT 140cv, pois esses carros a gasolina sempre vao beber bem, é só ver consumo da zafira, honda civic , PT cruiser etc quem nem tracao tem.....

Cleberht
26/02/2010, 12:55
Concordo drbart,
A média a qual fiz e deu 8,3 km/l na cidade foi em transito mais livre e sem muito uso do ar condicionado.
Estou muito satisfeito com o carro!!
Abço

NadaBento
27/02/2010, 18:20
Fala ae NadaBento!!
Ontem fiz a média da minha TR4 2010 na cidade utilizando gasolina atiditivada e ela esta com 4800Km rodados. A média foi de 8,3 Km/l sem muito uso do ar condicionado.
Se quiseres mais informações sobre o consumo das TR4 2010 tem um tópico específico no site. :-D
Flw :concordo:
Valeu Clebert:concordo:

lmagalhaes
27/02/2010, 18:42
Desculpem meter o bedelho, já que meu carro é uma Tracker, mas depois de ler vários depoimentos aqui falando sobre o comsumo da TR4, não pude deixar de me orgulhar da minha suruana 2008. Moro em Jaguariuna e trabalho em SP. Na estrada, ando sempre entre 110 e 120 km/h e o consumo de combustível está sempre na casa dos 10 km/l. Meu carro já tem 70.000 km e acho que nunca andei um tanque inteiro só na cidade. O que eu sei é que nunca fiz menos de 8 km/l, mesmo nas combinações mais severas de câmbio, estradas de terra, serras, lama, chuva... etc.

Infelizmente este modelo de Tracker já não existe mais. Não sei como é a nova.

Um abraço.

Annibal
27/02/2010, 19:30
Percebo que em alguns momentos deste tópico misturam-se valores de consumo de câmbio automático com câmbio mecânico. Como é do conhecimento de todos, o consumo de qualquer carro que disponha de câmbio automático fica entre os valores de 5 a 10% superior ao de um carro idêntico utilizando câmbio mecânico. O que faz esta diferença (5 ou 10%) é a eficiência da tecnologia empregada no câmbio. No caso da TR4, se a transmissão não é jurássica, também não podemos afirmar que seja o que há de melhor no mundo. Seguramente deve gastar algo muito próximo dos 10% a mais que a transmissão mecânica por ela utilizada. Some-se a isto o fato de que se o motorista não souber como realizar uma “tocada” econômica no automático “aí o bicho pega”, o consumo pode aumentar em até 20%.

drbart
28/02/2010, 23:23
Concordo drbart,
A média a qual fiz e deu 8,3 km/l na cidade foi em transito mais livre e sem muito uso do ar condicionado.
Estou muito satisfeito com o carro!!
Abço


Só ilustrando melhor essa ideia. Apos rodar cerca de 115 km em minha cidade, sendo que 39km foram em transito preso e 76km em transito livre (uma BR que corta a cidade), medi o consumo que com AC ligado foi 9,3km/l gasolina, ou seja um consumo que se assemelha mais a estrada pois nessas vias de acesso rápido o carro roda em 4 marcha ( na AT, só a partir de 60km/h),e voce anda 60, 80km/h... assim o consumo melhora bastante. Já em estrada fiz uma viagem recentemente e o consumo permanece em 9,5km/l (100-110km/h) com gasolina e AC ligado.

drbart
28/02/2010, 23:24
Concordo drbart,
A média a qual fiz e deu 8,3 km/l na cidade foi em transito mais livre e sem muito uso do ar condicionado.
Estou muito satisfeito com o carro!!
Abço

Só ilustrando melhor essa ideia. Apos rodar cerca de 115 km em minha cidade, sendo que 39km foram em transito preso e 76km em transito livre (uma BR que corta a cidade), medi o consumo que com AC ligado foi 9,3km/l gasolina, ou seja um consumo que se assemelha mais a estrada pois nessas vias de acesso rápido o carro roda em 4 marcha ( na AT, só a partir de 60km/h),e voce anda 60, 80km/h... assim o consumo melhora bastante. Já em estrada fiz uma viagem recentemente e o consumo permanece em 9,5km/l (100-110km/h) com gasolina e AC ligado.

gtavalanche
01/03/2010, 17:43
Prezados,
Desculpem mais uma intromissão, sempre tive o sonho de ter uma TR4 e em 2008 tive a condição de comprar um 4x4, estava tudo certo pra comprar a TR4 mas depois de exaustivas leituras neste fórum fui convencido a comprar um Tracker, moro em Brasília e em meu último abastecimento o Tracker fez 11,4Km/l, claro que fazendo uma tocada suave e em 40% do tempo com AC ligado. Nunca faço menos que 10,5KM/L.
Mas ainda sonho em ter uma TR4....

glauberlobo
02/03/2010, 21:50
Fica no sonho não... pega logo a pajerinho...

O carro é nota 10.

AACL
03/03/2010, 18:29
Prezados,
Desculpem mais uma intromissão, sempre tive o sonho de ter uma TR4 e em 2008 tive a condição de comprar um 4x4, estava tudo certo pra comprar a TR4 mas depois de exaustivas leituras neste fórum fui convencido a comprar um Tracker, moro em Brasília e em meu último abastecimento o Tracker fez 11,4Km/l, claro que fazendo uma tocada suave e em 40% do tempo com AC ligado. Nunca faço menos que 10,5KM/L.
Mas ainda sonho em ter uma TR4....

Caro,

É óbvio que o tracker vai fazre uma média melhor do que a TR4 Flex. Sendo um carro programado para andar só na gasolina ele tem melhor rendimento na gasolina do que um Flex, que não é o melhor nem na gasolina, nem no alcool.

Comparado com as médias informadas das TR4 gasolina ou IO, essa média do Tracker é bastante semelhante.

Mesmo consumindo mais, prefiro a Flex pois em SP tem épocas que vale a pena por álcool, além de ser menos poluente.

Tb acho razoável um consumo de 7,5km/l gasolina na estrada em condições severas (4/5mil giros, ar ligado, 4x4h alternado).

Abs

Lindóia

Annibal
08/03/2010, 19:28
Após três tanques com álcool e três com gasolina, finalmente tenho o real consumo da minha TR4 Flex A/T 08/08 em circuito urbano (apenas) e com 50% do tempo com o ar ligado, sem deixar de considerar minha maneira de dirigir dento da cidade que é no estilo "pé de moça" ...rsrsr...:

- 5.2 no álcool;
- 6.8 na gasolina.

Acho excelente para um carro com 1480 kg de peso em ordem de marcha, câmbio automático e motor com 2000 cc e multi-válvulas. Querer mais que isto, levando em conta o conjunto transmissão/motor disponível, só por intermédio de “santo milagreiro”.

No meu modo de ver, a TR4 é uma viatura econômica no quesito gasto de combustível.

Saudações 4x4.


Acabei de fazer nova média de consumo com gasolina. Rodei dois tanques, em circuito urbano (apenas), com alguns engarrafamentos (Curitiba já tem disto também), desta vez sem o uso do condicionador de ar e sempre com o pé leve.

Consumo: 7,2 km/l

Saudações 4x4

leojaz
13/03/2010, 20:08
Prezados,
Desculpem mais uma intromissão, sempre tive o sonho de ter uma TR4 e em 2008 tive a condição de comprar um 4x4, estava tudo certo pra comprar a TR4 mas depois de exaustivas leituras neste fórum fui convencido a comprar um Tracker, moro em Brasília e em meu último abastecimento o Tracker fez 11,4Km/l, claro que fazendo uma tocada suave e em 40% do tempo com AC ligado. Nunca faço menos que 10,5KM/L.
Mas ainda sonho em ter uma TR4....

Moro em fortaleza, mas sempre comprei meus carros em brasília. Fui certo em comprar um GranVitara aut e acabei voltando ao Ceará com uma Tr4!!!
O GV e Tracker em bsb estão muito valorizados...

oliveiraideal
14/03/2010, 16:22
Galera a minha faz uns 9.. 9,2 é manual ela e eu ando bem..
qndo uso MTO ar condicionado ela faz uns 8.5 ou 8.. mas ela só faz 8 ou 8.2 qndo eu piso mto, ando feito um condenado e sempre no ar condicionado..

por favor me ajudem, só faltei morrer procurando e não encontrei.. qual o modelo do xenon pra tr4 2005? aquele modelo do farol quadrado, que a luz é em baixo? eu quero comprar no mercado livre mas não sei o modelo e o cara de lá também não sabe.. fica difícil assim! ;/
abraços!

oliveiraideal
14/03/2010, 16:28
minha tr4 é 2005, tem pneu mto grande pra ela (235/65 r16) tem lift traseiro de 2" (somente traseiro, não fiz o calço dianteiro ainda) e é lindona, só falta dar uns retoques na bixona, como para choque traseiro, como comprar a câmera de ré, o calço dianteiro e dar uma ajeitada no disco da embreagem, trocar os cabos do motor (quero refazer uma boa parte da elétrica dela pois ela já usou gás natural e os fios estão super remendados, diminuindo a eficiência dela..)

e em média, os carros automáticos gastam bem mais do que os manuais, só pra avisar ;)
abraços

Luiscarioca
17/03/2010, 23:33
Ola gente

comprei em dezembro a minha tr4 flex MT 07/08 e fiz uma viagem de 3.655 km com ela so no alcohol. o consumo medido foi de 6,15 km litro sendo que uns 3.000 km da viagem foram estrada boa a uma velocidade de mais ou menos 90 ou 100 kph com ar condicionado ligado. o resto foi cidade .
agora estou verificando o consumo de gasolina mais ja adianto que com o primeiro tanque de gasolina rodei quase 500 km com 52 litros em estrada boa y nas mesmas condiçoes de velocidade ou seja aproximadamente 9,6 km/litro. abraços

Andre_Lucks
13/04/2010, 15:42
Boa tarde galera.
Voltei a participar do fórum, pena que perdi minha senha de acesso, mas esta valendo, agora venho mais animado acabei de conquistar minha menina... TR4 09 AT

Vou começar a acompanhar o consumo e postar para ter uma idéia de como esta o desempenho, por enquanto já rodei 280Km com 1/2 tanque, creio que não vai fugir muito da media.

Abraços

Cascão 4x4
13/04/2010, 16:42
bom amigos minha tr4 é flex de fabrica e faz no alcool 5.5, 6 km/l constumo andar mais no alcool pq não acho q com gasolina a diferença é mt maior as vezes misturo as duas ela da uns 7Km/l e na gasolina acho q não passar de 8... mais eu acho tranquilo olhando o consumo de outros carros flex 2.0 q fazem essa média tb... tenho um amigo que o palho dele 1.4 tava fazendo 6 com alcool... isso me consola...rsrs

Andre_Lucks
16/04/2010, 10:51
Fala galera.

1° Media de Consumo TR4 09 AT 15000Km

6.2Km/l rodando com álcool e A/C as vezes, até que esta na media, não conheço nenhum carro 2.0 que faz melhor ( com álcool )

Em fim...a sexta chegou, agora vou fazer a minha media de consumo do final de semana :mrgreen:

Abraço.

Pequeno jr
16/04/2010, 14:08
Andre, qtos tanques de Alcool vc vem abastecendo?

Te pergunto isso pq li em algum canto que a média em carro flex só é determinada após o 3º tanque em mesmo combustível.

Caso você mude hoje para gasolina, só a partir do 3º tanque que sairá a média real do veículo.

Andre_Lucks
16/04/2010, 14:53
Andre, qtos tanques de Alcool vc vem abastecendo?



Pequeno jr, boa tarde.

Como tinha comentado aqui anteriormente acabei de adquirir a TR4 e vou começar a postar a media ( sem com intuito de compartilhar informaçoes )

Já li comentários que o ideal é usar álcool ou gasolina, assim temos um melhor rendimento, ainda não me aprofundei tecnicamente nesta questão, porem concordo.

Peguei a danada semana passada literalmente sem combustível ( acabou na garagem ) completei no posto que sempre abasteço e na mesma bomba ( motivo a posição do veiculo ) ontem com meio tanque completei novamente e cheguei a este n° 6.2Km/l

Concordo que para uma melhor aferição temos que calcular varias vezes antes de realizar a media, porem como informei é minha 1° media.
Comparando com meu veiculo anterior CIVIC 08 AT as medias estão praticamente iguais.

Tenho algumas duvidas referente ao uso do Over Drive, caso conheça algum tópico que comente o assunto agradeço, como a CIVIC não utiliza este mecanismo estou viajando um pouco no seu uso.

Abraço.

carlos abatepaulo
16/04/2010, 15:40
Andre boa tarde.
O Over Drive quando ligado (e por incrivel que pareça ele estará ligado quando a luz estiver apagada no painel e o botão não pressionado) simplesmente faz com que voce tenha dísponivel a 4ª marcha do cambio automatico, portanto quando Vc apertar o botão e a luz (OD off) acender, o seu carro não passará da 3ª marcha, isto serve para reduções em descida de serra e tambem para trafegar em trafego muito congestionado evitando assim o engate desnecessario da 4ª marcha.
Abraços

Andre_Lucks
16/04/2010, 16:10
O Over Drive quando ligado (e por incrivel que pareça ele estará ligado quando a luz estiver apagada no painel e o botão não pressionado) simplesmente faz com que voce tenha dísponivel a 4ª marcha do cambio automatico, portanto quando Vc apertar o botão e a luz (OD off) acender

Calos,
Era exatamente essa minha duvida, ligado e fica com a luz apagada !!!

Entendi perfeitamente, o chato é que estava achando que poderia estar utilizando de forma incorreta e o consumo poderia melhorar...( sonhar não mata )

Beleza, amanha estou indo para Carrancas - MG Vou colocar a danada para rodar e curtir o carro.

Abraço.

carlos abatepaulo
16/04/2010, 16:20
O consumo não tem jeito não, essas bichinhas bebem mesmo, eu não consigo fazer mais do que 8,5 com gasolina andando a 110 / 120 com ar em estradas boas tipo Bandeirantes e Anhanguera.

Kappa GB
06/05/2010, 00:27
Alguem ja mediu a sonda pra ver quanto dá? pq não faz sentido gastar assim tanto, vai ver o carro tem um acerto de ie que deixa ele rodando gordo demais, se for apenas isso, ficaria facil de resolver o problema de consumo, isso partindo do principio que tr4 faz chip né.

[]'s
Paulo

Caíto
06/05/2010, 08:38
Estou fazendo 6km/l no álcool em uso em cidade. Ainda não tenho uma média consolidade de gasolina (cidade e estrada) e álcool em estrada. Assim q tiver eu posto aqui.

Marcos Kuntz
06/05/2010, 16:19
A minha TR4 09/10 modelo antigo é beberrona pacas não faz no alcool na cidade mais de 5, moro em SP e fui a Uberlândia no fds passado foram mais ou menos 1200 entre ida e volta 1º abastecimento fez 7,00 segundo 6,4 isso sem ar condicionado ligado...e na estrada (câmbio manual) :shock:

Andre_Lucks
06/05/2010, 17:13
1° Media de Consumo TR4 09 AT 15000Km
6.2Km/l rodando com álcool e A/C as vezes

Fala galera...

Como esperado após rodar alguns Km e realizar 4 abastecimentos posso informar que minha media esta em 6.3Km/l
Hoje minha TR4 esta com 16200Km
1° 6.2Km/l
2° 6.9Km/l
3° 5.9Km/l
4° 6.3Km/l

Lembrando que estou rodando apenas com álcool.
Veículos AT tem uma grande diferença no consumo dependendo do modo de andar, consigo me locomover com veiculo mantendo a rotação do motor em 2.000RPM, em rodovia não ultrapasso a velocidade de 110Km não pego muito transito e utilizo poucas vezes por semana.
Parece bobeira mas se você não souber utilizar o cambio AT ele deixa de fornecer conforto e passa a ser inconveniente e rotulado ( veiculo AT é gastão ) Ainda mais se mais de uma pessoa utiliza o veiculo, ai esquece....vai gastar mesmo.

Abasteço todo sábado, a partir de agora vou começar a utilizar gasolina para calcular a media e ver qual a melhor opção.

Abraços

TarsoDL
10/05/2010, 17:24
Fala galera...

Como esperado após rodar alguns Km e realizar 4 abastecimentos posso informar que minha media esta em 6.3Km/l
Hoje minha TR4 esta com 16200Km
1° 6.2Km/l
2° 6.9Km/l
3° 5.9Km/l
4° 6.3Km/l

Lembrando que estou rodando apenas com álcool.
Veículos AT tem uma grande diferença no consumo dependendo do modo de andar, consigo me locomover com veiculo mantendo a rotação do motor em 2.000RPM, em rodovia não ultrapasso a velocidade de 110Km não pego muito transito e utilizo poucas vezes por semana.
Parece bobeira mas se você não souber utilizar o cambio AT ele deixa de fornecer conforto e passa a ser inconveniente e rotulado ( veiculo AT é gastão ) Ainda mais se mais de uma pessoa utiliza o veiculo, ai esquece....vai gastar mesmo.

Abasteço todo sábado, a partir de agora vou começar a utilizar gasolina para calcular a media e ver qual a melhor opção.

Abraços

6.3 Km/L no Alcool não é ruim não, baita média..

tem um amigo que tem um Ka dos novo q faz 5km/l na cidade no alcool...

abraços

Birigui
10/05/2010, 23:27
Cordiais saudações!

TR4 2005 - gasolina
Pneus BF Long Trail com 28 libras
Gasolina Shell VPower
Cidade: 7,8km/l
Estrada: 9,8km/l

Comprei a TR em final de março, ainda não mandei regular nem fiz revisão.
Acredito que com um bom acerto de injeção e regulagem de motor, boa calibragem de pneus (vou baixar para 26 libras) consiga um pouco mais.

mmaarrqquueess
11/05/2010, 00:22
Olá a todos,
Sou novato no fórum, adquiri o meu primeiro 4x4 há duas semanas, uma TR4 05/06 AT GAS...
Fiz dois reabastecimentos de tanque cheios, sendo:
1) com consumo totalmente urbano em SP, sendo somente 1 dia da semana com mais trânsito e nos demais trânsito normal (se é que existe isso aqui em SP), média 6km/l;
2) com consumo totalmente estrada boa (fui até Juqueí, litoral norte de sp, utilizando a Imigrantes na descida e subida), média 9km/l;

PENDENTE o item 3: fazer uma média de off-road!!! :)

Achei a autonomia um pouco baixa (aprox. 370km). Li aqui que as novas TR4 tem um tanque bem maior, é isso mesmo?

Aproveito a oportunidade para solicitar indicações de mecânicos e oficinas de confiança em SP, de preferência zona sul. Pretendo realizar uma revisão do sistema de injeção eletrônica, velas, filtros na tentativa de melhor um pouco o consumo. Além disso, também gostaria de fazer um alinhamento/balanceamento, principalmente este último, pois notei na estrada que o volante trepida bastante aos 110km/h. Pretendo também comprar pneus novos Scorpion AT 225/70/R16 (precisaria de 3 novos e colocaria o step 0km para rodar), vi o pessoal falando bastante do BF Mud KM2, mas no meu caso se eu mudar de marca agora deixaria de aproveitar o estado 0km do estepe...vocês acham esse pneu muito ruim? Achei ele aqui em SP por R$550/cd. Alguma dica de calibragem que possa melhorar o consumo urbano?

Obrigado

Queiroz
12/05/2010, 16:50
Um utilitário com motor a gasolina (ou flex), com tração 4x4, redução, bloqueio, ar condicionado, câmbio automático, e outros acessórios...
Acho o consumo do PAJERO IO, TR4, condizentes com o veículo.
O tal do consumo do veículo depende muito da condução e local de uso.
Ex. média urbana em brasília(vias largas e com bom fluxo, poucos semáforos), será muito diferente de uma média urbana em outra cidade grande como são paulo e rio...
Tenho uma IO (manual) que, faz com gasolina urbano de 6 a 8 km/lt, e na estrada de 8 a 11 km/lt. Tudo dependendo do local e da forma que dirige.
Números próximos de um GM/ASTRA, que é mais leve, baixo, e sem nenhum recurso off-road.
Estou muito satisfeito com a pajero, e serei no futuro um proprietário de uma nova TR4, um BOM offroad, com tamanho e conforto de um carro de passeio!
Desconheço outro off road (4x4, redução, bloqueio) que tenha consumo melhor (gasolina ou etanol).

Annibal
12/05/2010, 18:41
Percebo que em alguns momentos deste tópico misturam-se valores de consumo de câmbio automático com câmbio mecânico. Como é do conhecimento de todos, o consumo de qualquer carro que disponha de câmbio automático fica entre os valores de 5 a 10% superior ao de um carro idêntico utilizando câmbio mecânico. O que faz esta diferença (5 ou 10%) é a eficiência da tecnologia empregada no câmbio. No caso da TR4, se a transmissão não é jurássica, também não podemos afirmar que seja o que há de melhor no mundo. Seguramente deve gastar algo muito próximo dos 10% a mais que a transmissão mecânica por ela utilizada. Some-se a isto o fato de que se o motorista não souber como realizar uma “tocada” econômica no automático “aí o bicho pega”, o consumo pode aumentar em até 20%.

Perfeito, Queiroz!

Acima cito minha opinião manifestada em 27/02 passado aqui neste mesmo tópico.

Saudações 4x4

Annibal
12/05/2010, 18:45
Após três tanques com álcool e três com gasolina, finalmente tenho o real consumo da minha TR4 Flex A/T 08/08 em circuito urbano (apenas) e com 50% do tempo com o ar ligado, sem deixar de considerar minha maneira de dirigir dento da cidade que é no estilo "pé de moça" ...rsrsr...:

- 5.2 no álcool;
- 6.8 na gasolina.

Acho excelente para um carro com 1480 kg de peso em ordem de marcha, câmbio automático e motor com 2000 cc e multi-válvulas. Querer mais que isto, levando em conta o conjunto transmissão/motor disponível, só por intermédio de “santo milagreiro”.

No meu modo de ver, a TR4 é uma viatura econômica no quesito gasto de combustível.

Saudações 4x4.

Complementando o que acima disse, aqui neste mesmo tópico, em 23/02, opinei da forma acima.

Saudações 4x4

carlos abatepaulo
13/05/2010, 15:32
Complementando o que acima disse, aqui neste mesmo tópico, em 23/02, opinei da forma acima.

Saudações 4x4
Só para somar informações a respeito do assunto, tenho uma TR4 2007 A/T a gasolina e em estradas tipo Anhanguera e Bandeirantes aqui em SP, mantendo 110 Km com ar ligado tenho feito em torno 8,5, na cidade não conta pois ando muito pouco e o transito em Ribeirão Preto é light. A dica em subidas é não deixar a 3ª marcha entrar com o pé no fundo automaticamente, quando perceber que a velocidade esta caindo muito, desligue o ODD e alivie o pé para segurar a rotação mais baixa, ajuda bem.
Abraços

Annibal
13/05/2010, 17:47
Só para somar informações a respeito do assunto, tenho uma TR4 2007 A/T a gasolina e em estradas tipo Anhanguera e Bandeirantes aqui em SP, mantendo 110 Km com ar ligado tenho feito em torno 8,5, na cidade não conta pois ando muito pouco e o transito em Ribeirão Preto é light. A dica em subidas é não deixar a 3ª marcha entrar com o pé no fundo automaticamente, quando perceber que a velocidade esta caindo muito, desligue o ODD e alivie o pé para segurar a rotação mais baixa, ajuda bem.
Abraços

Perfeito, Carlos!

É assim que faço, nos aclives, quando em viagem. Também desligo a sobre marcha em declives muito extensos, principalmente na descida de serras. As montadoras colocam o desligamento das sobre marchas através de interruptores elétricos justamente para facilitar sua utilização, principalmente em viagens, tornando mais aproveitável o torque e potencia do motor, deste modo você não precisa ficar manipulando a alavanca e deixando a condução mais confortável e com ganho apreciável na economia de combustível. Depois que se aprende a usar o botão da sobre marcha, o desempenho na estrada fica muito bom e muito gostoso de dirigir.

Saudações 4x4

mpasqualin
13/05/2010, 23:13
Amigos,
Depois de muito pesquisar, e tendo como principal problema o consumo, decidi comprar uma TR4. Sou piloto de parapente, e necessitava de um 4X4 para alcançar o topo de alguns morros aqui da minha região. Depois de muitas dúvidas entre TR4 e Tracker, acabei decidindo pelo TR4, principalmente em função das opções de tração, e pelo fato de ser um caro ainda em linha de produção. Dei sorte, consegui um 2004, de 1º dono com 48 mkm. Agora, minha maior surpresa, foi o consumo, rodo em torno de 500km por semana, com uso de aprox. 80% estrada, e meu consumo médio tem sido em torno de 10,5km/l. Tenho o pé leve, ando em torno de 100km/h sempre cuidando para aproveitar bem o cambio automático. Estou bem feliz com a minha aquisição, já rodei 5mkm e por enquanto é só alegria. A propósito, hoje encostei a vtr na FOX de Porto Alegre para uma revisão de 50mkm e troca de correias. Gostaria também de agradecer a este fórum, que foi fundamental na minha decisão de compra.
Sds
Max - Taquari - RS:mrgreen:

fraenkel
14/05/2010, 01:35
Amigos,
Depois de muito pesquisar, e tendo como principal problema o consumo, decidi comprar uma TR4. Sou piloto de parapente, e necessitava de um 4X4 para alcançar o topo de alguns morros aqui da minha região. Depois de muitas dúvidas entre TR4 e Tracker, acabei decidindo pelo TR4, principalmente em função das opções de tração, e pelo fato de ser um caro ainda em linha de produção. Dei sorte, consegui um 2004, de 1º dono com 48 mkm. Agora, minha maior surpresa, foi o consumo, rodo em torno de 500km por semana, com uso de aprox. 80% estrada, e meu consumo médio tem sido em torno de 10,5km/l. Tenho o pé leve, ando em torno de 100km/h sempre cuidando para aproveitar bem o cambio automático. Estou bem feliz com a minha aquisição, já rodei 5mkm e por enquanto é só alegria. A propósito, hoje encostei a vtr na FOX de Porto Alegre para uma revisão de 50mkm e troca de correias. Gostaria também de agradecer a este fórum, que foi fundamental na minha decisão de compra.
Sds
Max - Taquari - RS:mrgreen:
E o que achou do atendimento/serviço na FOX?

Loyer
14/05/2010, 12:24
Começou fazendo 6,9 km/l
Agora com 2.800 km rodados está fazendo 8,3 km/l.

Estou torcendo pra que chegue pelo menos em 9.

Só lembrando que em brasilia por si só o consumo é menor e essa em específico não pega engarrafamentos.

Abraço.

carlos abatepaulo
14/05/2010, 16:29
Amigos,
Depois de muito pesquisar, e tendo como principal problema o consumo, decidi comprar uma TR4. Sou piloto de parapente, e necessitava de um 4X4 para alcançar o topo de alguns morros aqui da minha região. Depois de muitas dúvidas entre TR4 e Tracker, acabei decidindo pelo TR4, principalmente em função das opções de tração, e pelo fato de ser um caro ainda em linha de produção. Dei sorte, consegui um 2004, de 1º dono com 48 mkm. Agora, minha maior surpresa, foi o consumo, rodo em torno de 500km por semana, com uso de aprox. 80% estrada, e meu consumo médio tem sido em torno de 10,5km/l. Tenho o pé leve, ando em torno de 100km/h sempre cuidando para aproveitar bem o cambio automático. Estou bem feliz com a minha aquisição, já rodei 5mkm e por enquanto é só alegria. A propósito, hoje encostei a vtr na FOX de Porto Alegre para uma revisão de 50mkm e troca de correias. Gostaria também de agradecer a este fórum, que foi fundamental na minha decisão de compra.
Sds
Max - Taquari - RS:mrgreen:
Max o interessante na TR4 é que qualquer incremento de 10Km/h na media de velocidade, implica num aumento de consumo desproporcional, por isso acredito realmente que na faixa de 100km/h voce esteja fazendo acima de 10km/l. Penso que a falta de aerodinâmica colabora bastante para este comportamento.

mpasqualin
15/05/2010, 23:53
E o que achou do atendimento/serviço na FOX?

Como comprei a TR4 usada, nem pensava em levar em autorizada, mas depois de fazer alguns orçamentos fora, vi que o custo para troca de correias, (R$ 650,00) mais uma revisão de 50.000 km (R$370,00) acabou ficando bem em conta.
gostei ndo Serviço, me ligaram para avisar que necessitava troca do Tensor da correia dentada e avisaram que precisa trocar o sensor do bloqueio do diferencial(que eu já sabia que estava desligado).
No geral fiquei bem satisfeito. Cumpriram o prazo e atenderam com qualidade.

mpasqualin
15/05/2010, 23:57
Max o interessante na TR4 é que qualquer incremento de 10Km/h na media de velocidade, implica num aumento de consumo desproporcional, por isso acredito realmente que na faixa de 100km/h voce esteja fazendo acima de 10km/l. Penso que a falta de aerodinâmica colabora bastante para este comportamento.
Pois é Carlos, como tenho o pé leve, acho que o consumo está de bom tamanho para um carro de 1500kg e com uma aerodinamica "quadrada".

Lucão Magalhães
17/05/2010, 15:35
Bom pessoal... como já esperava....

minha tr4 2010 fez o 1º tanque com Álcool 4,0 Km/L e o 1º tanque com gasolina 5,5 Km/L.

Isso em Belo Horizonte que é só sobe e desce...

A minha 2007 fazia com gasolina 5,5 ... 6,0... nunca passava disso ... portanto acho que deu no mesmo com a nova 2010..

mas o motor é mais potente....

abs

Caíto
17/05/2010, 16:23
Peguei estrada esse FDS de pé embaixo e fiz 25km em estrada de terra com 4x4. 6km/l no álcool.

Birigui
18/05/2010, 20:34
Cordiais saudações!

Não podemos esquecer:
-da calibragem dos pneus (algumas libras a mais ou a menos fazem grande diferença);
-da condição dos filtros (se falta ar, ela fica cansada e consome mais);
-da gasolina/alcool (alimento fraco...);
-das velas;

Estou fazendo 7,8 a 8 km/l em SP; 9,8 a 10 em estrada (gasolina VPower).

Lucão Magalhães
19/05/2010, 10:45
a minha é zero Km ... está com 580 Km.. ou seja todos os filtros estão novos e a calibragem também está Ok.

4Km/l no Álcool
5,5 Km/l na gasolina aditivada (Ipiranga)

carlos abatepaulo
19/05/2010, 16:02
a minha é zero Km ... está com 580 Km.. ou seja todos os filtros estão novos e a calibragem também está Ok.

4Km/l no Álcool
5,5 Km/l na gasolina aditivada (Ipiranga)
Lucia com essa quilometragem eu até te desaconselho a fazer media para não estressar, espera uns 7.000 km pra checar.

Annibal
19/05/2010, 18:17
a minha é zero Km ... está com 580 Km.. ou seja todos os filtros estão novos e a calibragem também está Ok.

4Km/l no Álcool
5,5 Km/l na gasolina aditivada (Ipiranga)

Este consumo deve melhorar à medida que ganhar alguns milhares de quilômetros. Acima de 10.000 kms estará com a média máxima possível de alcançar. Pelo que tenho ouvido falar de proprietários da nova TR4, com a taxa de compressão de 11:00 deste modelo, e se agora você está fazendo 4,5 no álcool, levando em conta teu modo de dirigir, creio que você chegará há algo em torno de 6,0, também no álcool

Birigui
07/07/2010, 21:30
Cordiais saudações!

Já foi dito neste tópico que as AT são mais "gastonas", talvez pelo fato de terem um arrancada bem forte.
Quem quer economia precisa ter o pé leve, principalmente nas arrancadas. Sair tranquilamente e com constância, aumentando a velocidade gradativamente ajuda muito na economia.
Não equecer de ligar o add. (sem o overdrive se perde muito de economia).

Ricardo Borges
07/07/2010, 23:13
Este consumo deve melhorar à medida que ganhar alguns milhares de quilômetros. Acima de 10.000 kms estará com a média máxima possível de alcançar. Pelo que tenho ouvido falar de proprietários da nova TR4, com a taxa de compressão de 11:00 deste modelo, e se agora você está fazendo 4,5 no álcool, levando em conta teu modo de dirigir, creio que você chegará há algo em torno de 6,0, também no álcool


A da minha esposa está com 1800 km. Nos primeiros 1000 km fez 3,8 km/litro no álcool na cidade. Passou a usar a gasolina e está fazendo 4,8 km / litro na cidade

Annibal
07/07/2010, 23:38
A da minha esposa está com 1800 km. Nos primeiros 1000 km fez 3,8 km/litro no álcool na cidade. Passou a usar a gasolina e está fazendo 4,8 km / litro na cidade

Normal. É assim mesmo. Nos primeiros quilômetros todos os motores têm altas taxas de consumo. Aos poucos está média melhora.

Marlo
24/07/2010, 19:21
2005 Manual gasolina. 10,5 na estrada (respeitando as placas) e 8,5 na cidade. Melhor que a Sportage 2.0 gas que tinha.

Kappa GB
25/07/2010, 21:26
TR4 2010 manual, peguei ela 0km ainda não fazem 2 semanas.
100% do tempo com ar condicionado ligado e andando oq todo mundo considera rapido...
1ª tanque não tem como medir né! hehe
2ª tanque 100% cidade 5,10km/l sozinho e 2 pessoas
3ª tanque 50% cidade e 50% estrada 6,61km/l duas pessoas e 5 pessoas
4ª tanque 10% cidade 20% 4x4 70% estrada 6,09km/l 3 pessoas e bagagem
5ª tanque 10% cidade 20% 4x4 70% estrada só subindo serra 5,65km/l 3 pessoas e bagagem

É isso aí, outra coisa pretendo passar ela no dinamometro pra ver esses tais 140cv...

[]'s
Paulo

Annibal
25/07/2010, 21:55
TR4 2010 manual, peguei ela 0km ainda não fazem 2 semanas.
100% do tempo com ar condicionado ligado e andando oq todo mundo considera rapido...
1ª tanque não tem como medir né! hehe
2ª tanque 100% cidade 5,10km/l sozinho e 2 pessoas
3ª tanque 50% cidade e 50% estrada 6,61km/l duas pessoas e 5 pessoas
4ª tanque 10% cidade 20% 4x4 70% estrada 6,09km/l 3 pessoas e bagagem
5ª tanque 10% cidade 20% 4x4 70% estrada só subindo serra 5,65km/l 3 pessoas e bagagem

É isso aí, outra coisa pretendo passar ela no dinamometro pra ver esses tais 140cv...

[]'s
Paulo

Etanol ou gasolina?

Luiscarioca
25/07/2010, 23:13
tr4 flex MT 07/08
3.655 km no alcohol. o consumo medido foi de 6,15 km litro 80% estrada o resto cidade . mais ou menos 100 kph com ar condicionado ligado quando viajando na estrada .
2,371 km com gasolina na estrada a 100 km/h aprox .consumo medio de 9,1 km litro.

Kappa GB
26/07/2010, 00:34
Etanol ou gasolina?

Putz faltou o principal, foi tudo no etanol!

[]'s
Paulo

fdourado
28/07/2010, 10:25
Caros,
Estou feliz com a surpresa do consumo da minha TR4 05. Li alguns posts que falavam de 7km/l.
A minha faz 10.alguma coisa/l. Na gasolina aditivada.
Abs,
Xico

Marcio Medina
28/07/2010, 10:57
Caros,
Estou feliz com a surpresa do consumo da minha TR4 05. Li alguns posts que falavam de 7km/l.
A minha faz 10.alguma coisa/l. Na gasolina aditivada.
Abs,
Xico

Eae, Xico!

10??????? Na cidade ou estrada? Outra coisa: aditividade tipo Shell V-Power ou Podium? Tem uma grande diferença entra as duas.

Grande abraço,

neilsonhenriques
28/07/2010, 13:11
Minha AT 2008: 6,5 km/l na cidade com álcool. Não tenho média confiável de estrada ainda.
A antiga AT 2005 fazia 4,5 a 5 km/l de gasolina aditivada Petrobrás. Aí não dava.

Semana que vem vou ligar o Kiwi nela e ver se consigo melhorar isso, mas está muito bom. :palmas:

Com esse consumo, na minha opinião, ela perde o status de carro beberrão.

Neilson

Birigui
28/07/2010, 14:26
Cordiais saudações!

Caros Consortes: Na minha TR4/2005, como nas demais, acredito, não tenho computador de bordo, que traria informações valiosas sobre consumo.

Não só sobre o consumo, como também sobre a maneira de conduzir com mais economia (inclusive consumo instantâneo como nos FORD-Focus, etc).

Venho de uma Pathfinder e dependendo do modo de conduzir, ela fazia de 4 a 8 km/l (3.0 V6), e com o dispositivo podia saber se estava com o pé pesado ou não.

Vcs já ouviram falar, ou tem conhecimento, do VACUÔMETRO? É o aparelho que mede fluxo no coletor de admissão (sem não estou enganado), e é usado em vários carros, como nos antigos GM-Monza, VW-Gol-GT, nos atuais FIAT-economy.

Seria possível instalar um vacuômetro nas TR4s?
Assim teríamos um importante parametro, pois em algumas situações não adianta afundar o pé porque a performance não melhora e só piora o consumo.


http://img.mercadolivre.com.br/jm/img?s=MLB&f=141952168_9005.jpg&v=O

neilsonhenriques
28/07/2010, 15:18
Eu não sei sobre esse vacuômetro, mas o que eu uso é algo parecido só que eletrônico que se liga na central e te dá exatamente a experiência de como obter o melhor consumo:

http://www.plxkiwi.com/product/

Além disso te mostra avisos de problemas no sistema de injeção e te permite fazer um "reset" na central pro caso de você já ter solucionado o problema.

Minha experiência até agora foi muito boa.

No Discovery 3 eu consigo 7 km/l na cidade e entre 9 e 9,5 km/l na estrada. Sendo um motor V8 a gasolina, eu acho muito bom.
Antes de reeducar com o Kiwi, 6 km/l cidade e 8 km/l na estrada.

Para o Freelander eu não me lembro dos números, mas também consegui bons resultados.

Em breve postarei o que consegui com o TR4.

Abraço, :concordo:
Neilson

ahagaya
28/07/2010, 18:11
Eu não sei sobre esse vacuômetro, mas o que eu uso é algo parecido só que eletrônico que se liga na central e te dá exatamente a experiência de como obter o melhor consumo:

http://www.plxkiwi.com/product/

Além disso te mostra avisos de problemas no sistema de injeção e te permite fazer um "reset" na central pro caso de você já ter solucionado o problema.

Minha experiência até agora foi muito boa.

No Discovery 3 eu consigo 7 km/l na cidade e entre 9 e 9,5 km/l na estrada. Sendo um motor V8 a gasolina, eu acho muito bom.
Antes de reeducar com o Kiwi, 6 km/l cidade e 8 km/l na estrada.

Para o Freelander eu não me lembro dos números, mas também consegui bons resultados.

Em breve postarei o que consegui com o TR4.

Abraço, :concordo:
Neilson


Caro colega, estou interessado no kiwi, mas gostaria de saber se ele realiza medições em km/h ou somente em MPG?
Gratro.

neilsonhenriques
28/07/2010, 21:43
Caro colega, estou interessado no kiwi, mas gostaria de saber se ele realiza medições em km/h ou somente em MPG?
Gratro.

Retirado da página de FAQ dele:


Does Kiwi show metric units such as Kilometers, and Liters?

Yes. Kiwi is fully compatible with metric units.



US Gallons, and Liters for volume.

Miles and kilometers for distance.

Miles per gallon, kilometers per liter, and liters per 100 kilometers for fuel consumption.


Ou seja, sim, ele faz kilometros por litro. :concordo:
Eu também só uso em km/l. :mrgreen:

Ele parece meio caro, mas o equipamento é tão útil que pelo menos pra mim valeu o que custou. Comprei há uns anos e já economizei um bom dinheiro em combustível, além de sempre poder monitorar os sensores do carro.
Nem o computador de bordo do Discovery 3 é tão completo e útil.
Por mim, tirava o que vem de fábrica e deixava só o Kiwi.

Abraço,
Neilson

Birigui
28/07/2010, 21:47
Neilson, boa noite.

Vc sabe onde podemos adquirir/instalar o KIWI? Ele tem assistência técnica no Brasil?

fdourado
28/07/2010, 21:51
Eae, Xico!

10??????? Na cidade ou estrada? Outra coisa: aditividade tipo Shell V-Power ou Podium? Tem uma grande diferença entra as duas.

Grande abraço,

Marcio,
Usando a V-Power ou a Supra.
Estive esse fim de semana em Ibitipoca (saindo do Rio) na ida o consumo foi 9.3km/l e na volta 11.4km/l. Na volta pisei um pouco mais, mas na volta é tudo ladeira abaixo.
Tenho maneirado no acelerador. Vi algumas pessoas falando e senti no carro que a dica é não passar das 3000 RPM. Geralmente fico entre 2000 e 2500.
Essa minha média é boa pq meu trajeto diário é Linha Amarela, Linha Vermelha e Ponte Rio-Niteroi (50km de ida e 50 km de volta). São autopistas e fico nos 90-100 km/h.
Ah, e a minha eh AT! Estou com ela a 3 semanas, só troquei óleo e filtros.
Abs,
Xico

neilsonhenriques
28/07/2010, 22:04
Neilson, boa noite.

Vc sabe onde podemos adquirir/instalar o KIWI? Ele tem assistência técnica no Brasil?

Boa noite ! :concordo:

Compre pelo site que chega na sua casa. Se não estiver com pressa, prefira entrega pela USPS para economizar US$ 40 de frete. Chega em 15 dias mais ou menos.

Instalar é muito muito simples. É só achar onde fica o conector da central eletrônica do TR4 e plugar o bicho lá. Geralmente esse conector fica perto do painel do carro, então é moleza.

Se quiser esperar pra ver se compensa comprar, eu postarei os resultados em breve, mas pelo que eu já vi no Freelander e no Discovery, a economia varia de 15% a 20%. Depende do motorista mesmo e pra mim foi isso aí.
A se considerar os 20%, a TR4 vai fazer 7,8 km/l no álcool. Vamos ver.

Aproveitando o papo, alguém aqui sabe onde fica o conector OBD do TR4 ? :grin:

Abraço, :concordo:
Neilson

Gui Marques
28/07/2010, 22:16
Interessante esse aparelho.

Agora, tem outro aspecto importante. Aquelas boas e velhas "regrinhas" para condução mais economicas quase todos nos ja conhecemos.

Eu mesmo já fiz vários testes, e consegui melhorar o consumo em quase 20%. Na minha TR4 (Gasolina, 05, cambio AT) o "normal" é 6,5 km/L na cidade.

Principais mudancas:

1. Prestar atencao no tráfego lá na frente. Sinal vermelho ? tiro o pé do acelerador e deixo o carro ir perdendo velocidade. Boa parte das vezes quando chego no sinal este já esta abrindo, e, em alguns casos, nem preciso parar, o que economiza uma nova arrancada. De quebra ainda economiza freio.

2. Arrancar devagar, devagar mesmo. Nao faz diferença. Muitas vezes arrancamos acelerado só para andar 20m e depois meter o pé no freio porque o carro da frente esta muito devagar, ou porque tem um cruzamento, ou por causa do item 1 acima. É jogar gasolina no lixo.

3. Sempre que aproximo da vel de "cruzeiro" (50 ou 60 dependendo da via) e tem uma descida na frente, tiro o pé.

4. Quando fazemos sempre o mesmo percurso, tem aquele semáforo que SEMPRE está fechado, sempre. Nao importa a hora ou o tráfego, a probabilidade de vc pegar o desgraçado aberto é de 0,0000000000001%. Tenho dois desses no meu trajeto diário. Quando pego o trecho final em direção a eles, vou pra direita e tiro o pé. Deixo o carro ir perdendo velocidade. Nesses casos, nao adianta acelerar.

Dirigindo desta forma, ja cheguei a 7,8 km/L (mantendo o AC ligado). O interessante é que o tempo gasto para chegar em meu trabalho nao mudou, ficou o mesmo. É tanto semáforo e cruzamento nas cidades, que já nao faz mais diferença. Para cada acelerada a mais, voce vai ter que dar uma freiada a mais logo ali na frente. Moro em BH.

O único pórem é que fica chato, é um jeito meio "xoxo" de dirigir, mesmo gastando o mesmo tempo. :roll:

Se andar assim num Uno, vai bater nos 15 km/L, rsrsrs

Gui Marques



Eu não sei sobre esse vacuômetro, mas o que eu uso é algo parecido só que eletrônico que se liga na central e te dá exatamente a experiência de como obter o melhor consumo:

http://www.plxkiwi.com/product/

Além disso te mostra avisos de problemas no sistema de injeção e te permite fazer um "reset" na central pro caso de você já ter solucionado o problema.

Minha experiência até agora foi muito boa.

No Discovery 3 eu consigo 7 km/l na cidade e entre 9 e 9,5 km/l na estrada. Sendo um motor V8 a gasolina, eu acho muito bom.
Antes de reeducar com o Kiwi, 6 km/l cidade e 8 km/l na estrada.

Para o Freelander eu não me lembro dos números, mas também consegui bons resultados.

Em breve postarei o que consegui com o TR4.

Abraço, :concordo:
Neilson

Marcio Medina
29/07/2010, 00:19
Marcio,
Usando a V-Power ou a Supra.
Estive esse fim de semana em Ibitipoca (saindo do Rio) na ida o consumo foi 9.3km/l e na volta 11.4km/l. Na volta pisei um pouco mais, mas na volta é tudo ladeira abaixo.
Tenho maneirado no acelerador. Vi algumas pessoas falando e senti no carro que a dica é não passar das 3000 RPM. Geralmente fico entre 2000 e 2500.
Essa minha média é boa pq meu trajeto diário é Linha Amarela, Linha Vermelha e Ponte Rio-Niteroi (50km de ida e 50 km de volta). São autopistas e fico nos 90-100 km/h.
Ah, e a minha eh AT! Estou com ela a 3 semanas, só troquei óleo e filtros.
Abs,
Xico

Que beleza!

Tá econômica mesmo! A minha estava bebendo bem, justamente pelo fato de ser 16V e o torque só chegar em alta rotação. Depois que fiz meu chip deu uma melhorada no consumo, pois a curva de torque foi melhorada e o carro está "acordando" mais cedo, como comentei com o amigo Neilson.

Filtros, velas e óleo, enfim, toda essa manutenção básica tb faz uma diferença no consumo.

Grande abraço,

Marcio Medina
29/07/2010, 00:23
Eu não sei sobre esse vacuômetro, mas o que eu uso é algo parecido só que eletrônico que se liga na central e te dá exatamente a experiência de como obter o melhor consumo:

http://www.plxkiwi.com/product/

Além disso te mostra avisos de problemas no sistema de injeção e te permite fazer um "reset" na central pro caso de você já ter solucionado o problema.

Minha experiência até agora foi muito boa.

No Discovery 3 eu consigo 7 km/l na cidade e entre 9 e 9,5 km/l na estrada. Sendo um motor V8 a gasolina, eu acho muito bom.
Antes de reeducar com o Kiwi, 6 km/l cidade e 8 km/l na estrada.

Para o Freelander eu não me lembro dos números, mas também consegui bons resultados.

Em breve postarei o que consegui com o TR4.

Abraço, :concordo:
Neilson

Bela dica, Neilson!

Tb vou me informar sobre o tal Kiwi.

Grande abraço,

Birigui
29/07/2010, 21:19
Cordiais saudações!

Este equipamento KIWI é mesmo muito completo, mas o preço também...

Estou orçando o vacuômetro que não dá todas as informações que ele, mas dá uma muito importante que somada as dicas do GUI MARQUES (+ uma boa calibragem dos pneus) acredito que a condução ficará mais econômica, e devo gastar mais ou menos uns R$ 150.

Vai ficar algo parecido comos tem nos "Fiat´s economy", onde se Vc pisa desnecessariamente no acelerador entra na faixa vermelha.

Tem em muitos carros com motor turbinado também, mas com a finalidade de controlar perdas na turbina.

Birigui
06/08/2010, 13:54
Cordiais saudações!
Caros Consortes:

Depois de uma limpeza no motor (estava com aqueles barulhos de "tuchos"), troca de velas, regulagem, calibragem dos pneus (28), passei a usar gasolina comum Shell (antes só usava V-Power), estou conseguindo 8,5km na cidade.

Quanto a gasolina, a Shell comum (R$ 2,199 Carrefour Limão) frente a V-Power (R$ 2,349) como abasteço duas vezes por semana, em uma conta simples (economia de R$ 0,15 por litro) média de 35 litros cada vez, são R$ 42,00 no mês, ou R$ 504,00!!!! no ano.

Será que o uso de gasolina aditivada traz um compensação na manutenção que justifique os R$ 0,15 mais?

neilsonhenriques
06/08/2010, 14:52
Birigui,

A um tempo atrás eu li uma pesquisa (que não foi veiculada como deveria) encomendada pela Petrobrás e realizada pelo INMETRO.

No resumo, depois de 250.000 km a gasolina aditivada Supra (Petrobrás) deixou uma pequena quantidade de borra nos pistões, enquanto as outras (rotuladas de Concorrente A, B e C) sujaram muito mais o motor e a conclusão foi demonstrar que essa sujeira prejudica o rendimento da máquina fazendo com que ela consuma mais e que a gasolina que mantém o motor mais limpo é a Supra.

Antes das pedradas: eu não trabalho na Petrobrás e não tenho o mínimo de simpatia pela empresa.

Também não sei se é verdade ou se a pesquisa foi comprada.

Porém, por via das dúvidas, só abasteço o TR4 com Supra. Nunca mais usei outra gasolina.

Abraço, :concordo:
Neilson

leojaz
06/08/2010, 15:28
Eu mesmo já fiz vários testes, e consegui melhorar o consumo em quase 20%. Na minha TR4 (Gasolina, 05, cambio AT) o "normal" é 6,5 km/L na cidade.
Principais mudancas:
1. Prestar atencao no tráfego lá na frente. Sinal vermelho ? tiro o pé do acelerador e deixo o carro ir perdendo velocidade. Boa parte das vezes quando chego no sinal este já esta abrindo, e, em alguns casos, nem preciso parar, o que economiza uma nova arrancada. De quebra ainda economiza freio.
2. Arrancar devagar, devagar mesmo. Nao faz diferença. Muitas vezes arrancamos acelerado só para andar 20m e depois meter o pé no freio porque o carro da frente esta muito devagar, ou porque tem um cruzamento, ou por causa do item 1 acima. É jogar gasolina no lixo.
3. Sempre que aproximo da vel de "cruzeiro" (50 ou 60 dependendo da via) e tem uma descida na frente, tiro o pé.

4. Quando fazemos sempre o mesmo percurso, tem aquele semáforo que SEMPRE está fechado, sempre. Nao importa a hora ou o tráfego, a probabilidade de vc pegar o desgraçado aberto é de 0,0000000000001%. Tenho dois desses no meu trajeto diário. Quando pego o trecho final em direção a eles, vou pra direita e tiro o pé. Deixo o carro ir perdendo velocidade. Nesses casos, nao adianta acelerar.
faço
Dirigindo desta forma, ja cheguei a 7,8 km/L (mantendo o AC ligado). O interessante é que o tempo gasto para chegar em meu trabalho nao mudou, ficou o mesmo. É tanto semáforo e cruzamento nas cidades, que já nao faz mais diferença. Para cada acelerada a mais, voce vai ter que dar uma freiada a mais logo ali na frente. Moro em BH.

O único pórem é que fica chato, é um jeito meio "xoxo" de dirigir, mesmo gastando o mesmo tempo. :roll:

Se andar assim num Uno, vai bater nos 15 km/L, rsrsrs
Gui Marques[/QUOTE]

Amigo, faço exatamente a mesma coisa que você! Moro em fortaleza e tenho também uma 2005 aut, faço 7,5km/l na cidade e 10km/l na estrada. E sempre do jeito "xoxo" de dirigir.

Birigui
10/08/2010, 09:45
Cordiais saudações!

Caro Neilson:
Sempre usei a V-Power, mas não estava vendo nenhum benefício... pois na hora da manutenção é a mesma coisa de sempre.

Sou novato com MIT (já tive GM e Nissan), e pelo que li aqui mesmo no site, aquele problema da "borra" é crônico nas TR4, assim, não adiataria muito usar gasolina aditivada, pois terei de gastar com a limpeza de qualquer geito.

O que me levava a usar gasolina aditivada é o melhor controle que o mercado tem com ela (lacre no postos, etc) o que evitaria as famosas "batisadas", mas como estou rodando mais na cidade, sempre abasteço no mesmo posto evitando isso.

Mas ainda tenho dúvidas. Vamos dizer que estou em fase de experiência em relação a isto.

PS: continuo na minha "saga" por encontrar um lugar que instale o famigerado VACUÔMETRO.

neilsonhenriques
10/08/2010, 18:41
Birigui,

Salve !

Eu também tenho minhas dúvidas quanto a eficácia da aditivada. :pensativo:

Não sei aí em SP, mas aqui no Rio a Petrossauro parece que tem mais "cuidado" com a qualidade do combustível do que as outras bandeiras.
Por exemplo, tem um posto ESSO aqui perto do trabalho que durante a madrugada o combustível tem 30% de desconto. O álcool que normalmente custa R$ 1,60 é vendido a R$ 1,30.
Saindo do trabalho outro dia é que vi porquê: na calada da noite o sujeito abastece o posto com um caminhão tanque branco, enferrujado e caindo aos pedaços. :palmas:
Duvido muito que a ESSO use "aquilo" pra transportar combustível. :mrgreen:

E agora pasme ! TEM FILA !! :o

Se conseguir progresso com o vacuômetro, vai ter fila na oficina do sujeito !

Abraço,
Neilson

fraenkel
22/08/2010, 18:31
Depois do primeiro tanque com minha TR4 2006AT, andando 70% na cidade com ar ligado metade do tempo, fiz 8,3Km/l. Na estrada andando dentro do limite, que aqui é 100Km/h. Achei bom...

fabricio gava
24/08/2010, 09:32
bom dia amigos do forum,
sou iniciante no forum e no 4x4, acabei de adiquirir meu 1º 4x4, e é uma pajero tr4 2011, estou achando ela um pouco exagerada no consumo, lembrando que ela é automatica.
pelos calculos que fiz, esta fazendo uma media de 5,5km/l isso na estrada e com alcool, queria saber de voces (outros proprietarios de tr4), se isso é normal, se depois com o tempo, o motor vai melhorar um pouco, se vai chegar pelo menos nuns 8km/l na estrada.
ah, ela ainda ta chegando nos 1500km rodados.

valeu, e abraço a todos

ArthurC
24/08/2010, 10:59
Fabricio, o consumo é esse mesmo. Os relatos dos demais foristas são todos nessa base, com raras excessões. Com o tempo ela tende a melhorar um pouco, mas nada muito distante disso.

Minha 1a média: 5 km/l na gasolina, mecânica, transito 100% urbano (e travado, sinal em todas as esquinas :parede:) e a/c ligado o tempo todo.

Peguei uma estradinha esse fds, espero que melhore um pouco..

Annibal
26/08/2010, 22:08
bom dia amigos do forum,
sou iniciante no forum e no 4x4, acabei de adiquirir meu 1º 4x4, e é uma pajero tr4 2011, estou achando ela um pouco exagerada no consumo, lembrando que ela é automatica.
pelos calculos que fiz, esta fazendo uma media de 5,5km/l isso na estrada e com alcool, queria saber de voces (outros proprietarios de tr4), se isso é normal, se depois com o tempo, o motor vai melhorar um pouco, se vai chegar pelo menos nuns 8km/l na estrada.
ah, ela ainda ta chegando nos 1500km rodados.

valeu, e abraço a todos

Depende muito do modo como você anda. A minha faz, no etanol, na estrada em velocidade por volta de 100/110 km/h, de 7,3 a 7,5 km/l. A tua, com o motor HP, deve ser um pouco mais econômica, mas, esta economia só começara a aparecer após, pelo menos, rodar 10.000 km.

neilsonhenriques
02/09/2010, 19:53
Atualizando o tópico.

Com o uso do Kiwi, houve economia de 20% a 25% no consumo do meu TR4.
Isso dá algo em torno de 7,8 km/l no álcool. :palmas:

Em resumo, é fazer tudo aquilo que o Gui Marques já falou.
O negócio é que o aparelho não te deixa esquecer que você tem que fazer e se está fazendo bem feito.
No dia-a-dia, a gente acaba esquecendo e as vezes perde o espírito econômico. Leva um tempo até se acostumar, mas depois é natural.
Além disso, percebo que com ele dá pra dirigir sem essa sensação de lerdeza no trânsito. Você perde alguns minutos, óbvio, mas a economia compensa bastante.

Abraço, :concordo:
Neilson

Arlei RS
02/09/2010, 21:00
Gostei desse aparelhinho.:mrgreen:

Arlei RS
02/09/2010, 21:09
PUTZ:

there is not enough product in stock to place in your cart, and this product cannot be backordered.





Não há produto suficiente em estoque para colocar em seu carro, e este produto não pode estar pendente.Ouvir
Ler foneticamente

Annibal
02/09/2010, 21:33
Atualizando o tópico.

Com o uso do Kiwi, houve economia de 20% a 25% no consumo do meu TR4.
Isso dá algo em torno de 7,8 km/l no álcool. :palmas:

Em resumo, é fazer tudo aquilo que o Gui Marques já falou.
O negócio é que o aparelho não te deixa esquecer que você tem que fazer e se está fazendo bem feito.
No dia-a-dia, a gente acaba esquecendo e as vezes perde o espírito econômico. Leva um tempo até se acostumar, mas depois é natural.
Além disso, percebo que com ele dá pra dirigir sem essa sensação de lerdeza no trânsito. Você perde alguns minutos, óbvio, mas a economia compensa bastante.

Abraço, :concordo:
Neilson

7,8 na estrada ou cidade?

neilsonhenriques
02/09/2010, 21:37
Poxa Arlei, que pena ! :parede:

Existem outras lojas que vendem, mas não recomendo.

Na época que comprei, há anos atras, eles puseram um comunicado na pagina principal dizendo que a PLX DEVICES não tem revendedor e que não se responsabilizaria por compras em lojas de terceiros.

O aparelho é interessante.

Se não te reeducar, pelo menos você colocou um excelente computador de bordo no TR4. :twisted:

Manda um e-mail pra lá perguntando quando o estoque será reposto.

Abraco

Neilson

neilsonhenriques
02/09/2010, 21:40
7,8 na estrada ou cidade?

Annibal,

Cidade.

Meu trajeto é de 60 km diários em trânsito leve a moderado.

Nesse mesmo trajeto, sem ajuda da tecnologia, faço 6,5 km/l.

Abraco
Neilson

Arlei RS
02/09/2010, 21:46
neilsonhenriques (http://www.4x4brasil.com.br/forum/member.php?u=19207)

Qual é o modelo que vc tem?

neilsonhenriques
02/09/2010, 22:13
Arlei,

É o Kiwi Drive Green. Quando comprei não existiam esses outros aí não.

E o meu é o "jurássico". :mrgreen:

Neilson

Annibal
02/09/2010, 22:50
Annibal,

Cidade.

Meu trajeto é de 60 km diários em trânsito leve a moderado.

Nesse mesmo trajeto, sem ajuda da tecnologia, faço 6,5 km/l.

Abraco
Neilson

Muito bom este consumo. Apenas para confirmar: tua TR4 é A/T?

neilsonhenriques
02/09/2010, 22:53
Igualzinho a sua ... :mrgreen:

2008/2008 automática

:concordo:
Neilson

Arlei RS
02/09/2010, 22:59
E o conector é aquele que fica do lado do motorista a direita?

rbata
02/09/2010, 23:32
Pra quem quer algo semelhante ao Kiwi, existem os GPS da Garmin, série automotiva Nuvi que vem com a função EcoRoute. Nestes GPS tem esse joguinho que faz vc aliviar mais o pé e evitar as aceleradas bruscas.

Não achei nenhum vídeo do jogo em movimento. Se chama Driving Challenge. http://www.youtube.com/watch?v=6ax2sA9dO2E

Acho que pode ser até mais útil que o Kiwi. Ele tem um computador de bordo bem interessante com velocidade média/máxima, distância percorrida, tempo de viagem, tempo em movimento, fora é claro, a função de GPS e alerta de radar.

E para quem já tem algum Garmin série Nuvi mais antigo, pode tentar fazer uma atualização de firmware para ver se aparece essa função EcoRoute.

neilsonhenriques
02/09/2010, 23:34
E o conector é aquele que fica do lado do motorista a direita?

Exatamente esse ...

zoosanches
31/10/2010, 23:22
Ola pessoal, tenha 05/06 to fazendo media 8-8,5km/l, porem é minha mulher q usa mais, e as vezes pergunto se nao vai trocar de marcha...se nao so anda e 3...na estrada chegue a fazer 11 a 11,5km/l mas a 100 -110 - achei otimo tinha um voyage 1.0 putz carrinho manco...

asviegas
03/11/2010, 15:40
A minha TR4 06/07 Long Range Aut. Gasolina ta fazendo 8.8-9Km/l andando na estrada e no limite de 80~100km/h.. ja consegui fazer 9.6km/l .. acho que o segredo é andar devagar, afinal quem tem Jeep não tem pressa.

_____________________
Abs,
Allysson Viegas
PAJERO TR4 Aut

tulio
04/11/2010, 12:42
o problema meu camarada que pelo menos na manual flex o acelerador nao deixa ninguem andar devagar a bicha anda mt,, rapido vc já está a 130

folador
08/11/2010, 14:38
A minha TR4 2004 automática está fazendo 7-7,5 na cidade e na estrada andando a 100 chega a fazer 9,5, mas a 120 faz 8,5...

Arlei RS
11/11/2010, 08:20
Fazendo a media pelo método normal (tanque cheio - km's rodados por litros consumidos) a minha na cidade faz em torno de 6,0 a 7,0 km/L na cidade mo maximo.
Agora coloquei um scaner(ELM 327), ligado ao note, que faz a media instantanea e a media total do pecurso e outras funcoes, ta fazendo em torno de 7,8 .
O que eu mais estranhei foi que os km's marcados no velocimetro do carro é menor doque no escaner, porem a velocidade esta normal.
Com um tanque eu faço no maximo 270 km.
Acho que vou ter que mandar aferir o velocimetro.

JRPinto
15/11/2010, 13:07
Minha mulher começou o loby p/ TR4. A 2010/2011 é realmente mais econômica que as anteriores ou é só propaganda da Mit?
Grato e abs.

Cassio Cardoso
23/11/2010, 01:48
Minha mulher começou o loby p/ TR4. A 2010/2011 é realmente mais econômica que as anteriores ou é só propaganda da Mit?
Grato e abs.

Tive uma 2008, rodei pouco mais de 40000 kms com média urbana de 6 e rodoviária de 7, com álcool. Pelo que andei lendo em relatos de usuários, o consumo está igual.

JRPinto
23/11/2010, 10:00
Tive uma 2008, rodei pouco mais de 40000 kms com média urbana de 6 e rodoviária de 7, com álcool. Pelo que andei lendo em relatos de usuários, o consumo está igual.

Ok, valeu.
De qqr forma não acho o consumo tão exagerado, considerando que se trata de um motor 2.0 em um veículo 4x4 ...
Abs.

Briso
15/12/2010, 16:10
Não é possível!!!
Comprei uma 2007/08 flex e enchi com alcool. Andei basicamente na cidade em 4x2, sem forçar, e com o ar ligado.
Tive uma decepçao muito grande....consegui 4,2 km/l.
Pessoal, alguém pode me detalhar o que devo fazer para tentar melhorar esse consumo?
Sabia que o consumo era alto, mas pelos comentários aqui do forum, esperava ao redor de 7Km/l.
Me ajudem,por favor!
Gostei do carro, mas desse jeito vou ter que vender essa bomba!!!!
HJ abasteci e coloquei 64 litros de casolina comum... Vamos ver o que vai dar....
Conto com a experiência e a boa vontade de vcs para solucionar o meu problema.
Abraços
Briso

neilsonhenriques
15/12/2010, 16:27
Briso,

É um mistério. Também já passei por isso.

Minha antiga TR4 2005 arrepiava o cabelo da sola do pé de tanto beber. Tanto que saí dela para um Freelander com motor V6 sem alterar o gasto com combustível. Na verdade acho que até economizei. :pensativo:

Essa que estou agora, uma 2008 flex automática está fazendo entre 6 e 6,5 km/l de álcool na cidade. Pé leve e ar ligado o tempo todo.
Já andei 18.000 km com ela e até agora o consumo está bem aceitável.

Alguns itens com defeito ou mal regulados podem fazer o carro consumir mais como pneus descalibrados, velas, cabos das velas e filtro de ar. Eu começaria por aí porque é o mais simples. :concordo:

Porém, vale dizer que nem sempre tem solução, pelo menos, no meu caso não teve. Vendi o TR4 sem resolver isso mesmo depois de levar várias vezes na concessionária.

Abraço,
Neilson

Briso
15/12/2010, 19:11
Tá dificil!! Vou revisar estes itens.....alguma outra sugestao?

Queiroz
15/12/2010, 22:42
Briso,
Não se iluda.
Vc tem um pesado utilitário, 4x4, de 141cv à álcool(FLEX).
Não vai conseguir médias de carro pequeno.
7km/lt em um 4x4 à álcool na cidade? Muito difícil.
Mal consigo 7 km/lt em um SIENA 1.4.
Isto não é defeito do carro, é um consumo normal, dependendo da forma de dirigir e local de trânsito.
E lembre-se, quando abastece o carro de gasolina após utilizar álcool, ainda terá álcool no tanque. Portanto, a média de gasolina será baixa nos primeiros abastecimentos.
Boa sorte.

Robertux
16/12/2010, 09:06
Tá dificil!! Vou revisar estes itens.....alguma outra sugestao?
Tenho uma EcoSport 2.0 16V 4X2 2010 mecânica, que agora está com aproximadamente 15.000 Km.
Há mais ou menos um mês troquei o Focus 07/08 da minha mulher em uma TR4 08/08 automática. A idéia era ficar com a TR4 pra mim e dar a EcoSport pra ela. Bom, até agora não consegui nem experimentar a TR4 direito, minha mulher gostou tanto que não me deixa pegar a TR.
A única viagem que consegui fazer com ela foi de Piracicaba para São Paulo para a Brasil Off Road. Nessa viagem ela fez 6,8 Km/l a álcool.
Considerando que é o meu 1º carro automático e não tenho prática com esse câmbio e que a EcoSport faz por volta de 7 a 7,5 km/l no mesmo percurso, não achei tanta diferença, pra mim ta a mesma coisa.
Moro em Piracicaba e trabalho em São Paulo, faço essa viagem semanalmente há 12 anos. Tive uma EcoSport 1.6 que fazia 7,5 km/l e um Golzinho G4 08 flex 1.0, sem ar nem direção nem bosta nenhuma, alias, tinha sim, barrulho que não acabava mais, que fazia 8,5 km/l. Todos a alcool e no mesmo percurso.
Então algo por volta de 7 km/l a alcool num carro 4x4 com motor 2.0, com ar condicionado, etc. acho que não é tão exagerado.

Annibal
16/12/2010, 10:20
TR4 por ser 4x4, por ser pesada em proporção ao tamanho da viatura e por ser um monte de outras coisas que outros automóveis não são, é um carro muito econômico. A minha é 08/08 AT e faz no etanol 5,5 l/km no circuito urbano, com ar ligado. Sem ar acho que chega aos 5,8, talvez 6,0. A patroa tem um Fiesta 1.6 Flex, logo, com transmissão mecânica e faz 6,5 l/km com etanol também na cidade. Agora, qualquer carro será mais, ou menos, econômico segundo a forma que cada um o conduz. É certo que tem dono de TR4 que faz 4,0 l/km na cidade e outros que fazem 6,0 l/km, sempre considerando a TR automática no etanol. Esta regra vale para qualquer carro. Aí, meu amigo, não tem jeito que se ajeite, ou muda a forma de guiar, ou o bolso vai continuar doendo.

Briso
16/12/2010, 15:53
Concordo com todos vcs! Não espero muito não... Mas 4,2 tá foda. E olha que não forcei nada não. Talvez seja porque neste período usei muito em trechos curtos de 2 km. Aí....muitas partidas, somente marchas pesadas e por aí vai....
Vamos ver com gasolina!

fernandotf
02/03/2011, 11:21
Pessoal, tenho uma TR4 2009 e sempre fiz uma média entre 8 e 9 km/l, uso misto (50% cidade / 50% estrada). Só abasteço com Gasolina, pois a diferença não é tão grande para etanol, e além de ser chato de ligar de manhã, com etanol o motor faz um barulho diferente, não é tão suave quanto na gasolina...

mas enfim, ultimamente só tenho andado com a TR4 na cidade (não pego mais estrada), ar ligado e no trâsito caótico de sampa... a média está entre 6 e 6,5 km/l na gasosa. Alguém está fazendo isso na cidade com gasolina? Estou achando muito pouco para gasosa... o carro está com 20.000km.

Kappa GB
02/03/2011, 18:48
Eu tenho uma 2010 e faço 6km/l de alcool na cidade, mas sem transito.

[]´s
Paulo

fernandotf
02/03/2011, 20:54
Eu tenho uma 2010 e faço 6km/l de alcool na cidade, mas sem transito.
[]´s
Paulo

Kappa, 6 no álcool está ok na minha opinião... o problema que ando fazendo 6 na gasosa! tudo bem que tem transito e ando com ar, mas mesmo assim...

educastro
03/03/2011, 10:30
Também estou com esse problema, já foram trocados velas, cabo de vela e filtro de ar.. todas as revisões em dia. Estou fazendo 5 no alcool e 6 na gasolina. Cambio Automático, ano 2008. Alguma sugestão? Limpeza de bicos? ou verificação de algum outro ítem? abçs

Queiroz
03/03/2011, 13:37
Compre um celta básico! heheh
Cara, não tem milagre. Carrão, com tração, motorzão, cambio automaticão, pneuzão, arzão ligado, e ainda no transitozão???
É consumão!

heliosilva77
03/03/2011, 17:56
ainda faltou o pezão.. cara, pra mim o segredo é o pé do motorista, tem q saber pisar, não adianta pegar pesado se não vai ter q ser sócio da petrobrás.

valeu,

Birigui
03/03/2011, 21:18
Cordiais saudações!

Nem só a regulagem do motor é causadora de consumo exagerado.
Pressão dos pneus, acelerações bruscas e desnecessárias, marcha lenta desrregulada, combustível ruim, etc

Segue parte de minha planilha de consumo:
Litros rodagem consumo preço/litro valor pago
01/02/11 34,2* 300,4 8,78 2.529 86,72
06/02/11 20,1* 180,1 8,96 2.499 50,40
09/02/11 34,0* 344,8 10,1 2.499 85,09
14/02/11 34,9* 315,0 9,02 2.329 81,45
20/02/11 30,0* 241,8 8,06 2.449 73,52
26/02/11 35,9* 300,5 8,37 2.329 83,77
27/02/11** 32,5* 363,2 11,1 2.479 80,77

*gasolina V_Phower
**estrada

Isto no transito de São Paulo, trajeto ZN - Moema todo dia.

Birigui

fernandotf
04/03/2011, 09:00
ainda faltou o pezão.. cara, pra mim o segredo é o pé do motorista, tem q saber pisar, não adianta pegar pesado se não vai ter q ser sócio da petrobrás.
valeu,

Helio, este é o problema... tenho o pé muito leve, os carros sempre são econômicos em minha mão! Sempre fiz 8,5km/l e já cheguei a fazer mais de 10km/l em viagens.

Acredito que 6/6,5 km/l na gasolina seja o consumo normal da viatura no trânsito caótico de São Paulo, com ar ligado!

patto
04/03/2011, 09:56
caraca, com um consumo desses e vcs estão reclamando...hahahaha

meu TR, só ando no álcool, média estrada-cidade, faço cerca de 5 km/l, andando bem, acelerando forte, 130, 140km/h na estrada, às vezes ar, tanto na estrada quanto aqui em SP

e não acho mto, especialmente pq a relação do cambio AT é mto ruim, principalmente pra quem gosta de pisar

uma única vez, medi somente SP no álcool, 100% do tempo com ar...a média foi 4,7km/l.

medi só na gasolina, 3,5 pessoas no carro (a parte do 0,5 é o filho de 3 anos de uma ex)...andando na estrada e na serra da canastra, também pisando bastante - 130, 140km/h na estrada (com ar) e picos de 90km/h na serra da canastra (com ar + 4x4), a média foi de 6,5km/l mais ou menos

sinceramente não acho mto ruim o consumo do TR não...mas, gostaria de fazer a média que vcs fazem e ainda reclamam...hahahahahaha

abs

Alexgoulart
14/03/2011, 23:22
Além de não valer a pena, conforme citou o colega abaixo, tem o fato de não acreditar nessas conversões a força, já que um motor desses foi muito estudado e trabalhado para funcionar com um determinado combustível, não creio que apenas adicionando uma "pecinha" e esse motor passe a funcionar com outro combustível.


Olá, tb tenho uma TR4 e a média é essa mesma, varia um pouco pra + ou - como qualquer carro dependendo do acerto.



Acho que não vale a pena hoje em dia converter qualquer carro p/ alcool, pelo motivo de que não há economia de combustível. Teve 2 revistas se não me engano a Motor Show e a 4 Rodas fizeram o seguinte teste:
secaram totalmente os tanques dos carros e depois colocaram 20 reais de álcool nos carros Flex e 20 reais de gasoza nos carros somente a gasolina; e andaram em uma estrada a 80 Km/h até o combustível deles acabar. E o resultado foi que todos os carros Flex(com álcool) pararam 1º do que os a gasolina.
Diferença pouca, porém se esperava o contrário... Por isso acho que não vale a pena, pois além de não economizar, ainda vai ter o prejuízo do gasto de dinheiro na conversão.

Abraços, atenciosamente, Francisco de Freitas.

carlao.reizz
18/03/2011, 03:22
Realmente, consumo consideravel, tenho uma automatica 2010. Se bem que ela pesa 1.810 Kg, estou com o folder dela aqui aberto em .pdf. Sera que é isso mesmo? Nao tenho uma balança para pesa-la.... :rolleyes:8)

Mesmo andando tranquilo ela esta fazendo 5 a 6km/l com gasolina comum.

Annibal
18/03/2011, 20:34
Realmente, consumo consideravel, tenho uma automatica 2010. Se bem que ela pesa 1.810 Kg, estou com o folder dela aqui aberto em .pdf. Sera que é isso mesmo? Nao tenho uma balança para pesa-la.... :rolleyes:8)

Mesmo andando tranquilo ela esta fazendo 5 a 6km/l com gasolina comum.

Peso da automática, segundo o manual da minha ex-2008, é de 1440 kg. E o GVIII que atualmente tenho, também automático, e visivelmente uma viatura maior, pesa 1640 kg.
Minha TR4 fazia entre 5 e 5,5 l/km no etanol. Na gasolina girava em torno 6.2 a 6.5 l/km.

leojaz
20/03/2011, 14:59
querem outra dica: mudem para brasília! A minha passou a fazer inacreditáveis 9,5km/l na cidade.

carlao.reizz
21/03/2011, 02:20
Tenho uma ideia, que tal adicionarmos um motor eletrico com aproveitamento de frenagem, atua ate uns 70km/h; pneus calibrados com 50, v.power que seja original. Eu estou brincando, mas com essas novas tecnologias, que acredito demorar muito para chegar pois o brasil se sustenta muito com o petroleo, nao vejo interesse muito pelo contrario... dava transquilamente pra fazer uns 20km/l. Ai sim, dava para instalar um tanque long range que realmente funcionasse. Ai ficaria 72L mais uns 30?:dance::palmas::rolleyes::discordo:

carlao.reizz
21/03/2011, 02:30
Acho que estou dando uma de ignorante, mas elucide a duvida: Qual o peso real da TR4? Estava vendo o peso bruto total, mas tb acho q ela nao pese tudo isso.


Peso em ordem de marcha (kg)1420/1565(Blindada) Peso bruto total (kg)1810/1955 (Blindada)

carlao.reizz
21/03/2011, 02:33
TR4 2010/2011

http://www.mitsubishimotors.com.br/main.cfm/site/117/content/3/submodelo/50/session/Ficha%20técnica


http://www.mitsubishimotors.com.br/modulos/download.cfm?arq=M%2FUZVO%5E%2AHD%3BU%26O7%223%5F% 3D%3B7%5D%21W%27%20I4%2B9CJ%40MH%5DH%3E%3D%5D%3AJY Y%23%21%293%23%5F%2C%3C6BUP%24B%285R%0A%3DVX%25%29 P76%237X%5E%3B8%28Z6%5E58%3EB%2A%26%2BC%2DC%22F4%2 69Y%5D%3E%2B4YL%20%0A

NoStress
23/03/2011, 23:28
Só para constar, fiz Sampa - Cachoeiras de Macacu RJ, e a média foi de 10.4km/l. Câmbio AT, ar ligado, e carregada. Na volta, por culpa da serra, devo ter feito uns 9,5 , ainda não calculei. :)

AACL
24/03/2011, 00:48
Andando na velocidade de passeio sem emoção eu acredito. Senão é truco!...kkk

abs

FDeotti
24/03/2011, 08:42
Um item que ninguém cita, mas faz muita diferença no consumo, é o tipo de pneu que está usando. Trocando o AT original pelos Mud o consumo aumenta. Trocar por um BF AT também piora um pouco.

Nada contra trocar pneu, muito pelo contrário... Só lembrando deste ponto importante.

Outra coisa. Preparação da vtr, aumentando o peso, com proteções, guincho etc, tb aumenta o consumo.

Digo isso pq, qdo vendi minha 2009, tirei tudo o que tinha colocado para transferir para a nova.
Quando juntei estribo, engate e proteções vi que tinha aumentado bastante o peso da vtr.
Sem isso tudo e com os pneus STR originais, o consumo melhorou cerca de 20%.

NoStress
24/03/2011, 16:05
Andando na velocidade de passeio sem emoção eu acredito. Senão é truco!...kkk

abs

hahaha 110-120, tranqüilo na Dutra! Levando equipamento frágil a bordo, então era realmente pra pegar leve! ;)

Nilo
24/03/2011, 17:38
:palmas: FDeotti, falou tudo....

Troquei meu pneu, pelos BFgoodrich A/T, e nitidamente um aumento de 10 a 20% no consumo, pela estética, segurança e aderencia no barro, valeu a pena.

Outro ponto a ser questionado, é a qualidade do combustivel do posto onde abastecemos, etanol ou gasolina ruim, o carro bebe pra kc....

Com o preço hoje do etanol, mais do que 2,00 , so gasosa, e a ultima medição minha, em uso misto, foi de 8,5km.

carlao.reizz
28/03/2011, 09:29
Esses dias me deparei com o preço do alcool, 2,49 e o da gasolina 2,69. Com certeza quem esta abastecendo com alcool esta nitidamente perdendo dinheiro. Da pra ver como o meio ambiente esta protegido. Deveria ser menos de 2 pila o alcool para começar a valer a pena.

gustavobenites
28/03/2011, 11:12
A minha é uma 2005 com 82mil Km, pneus Pirelli ATR.

Faz 6,5Km/l a 7Km/l na cidade e na estrada faz entre 9Km/l a 10Km/l na média.

Andando com ar-condicionado e entre 110Km/h e 140Km/h.

abrass,
gustavo

Góes
30/03/2011, 13:32
Pessoal,

Estou na duvida sobre a comrpa de uma TR4 2011, meu maior medo é o consumo ficar na casa dos 5km/l na estrada (pois ai eu não guento), e outra questão é confiabilidade, não quero um carro para fazer trilhas quero um carro para fazer viagens, e que seja confiavel e duravel, pois essas marcas "convencionais" não dá não.

Sds,
Bruno Goes

Annibal
30/03/2011, 16:46
Pessoal,

Estou na duvida sobre a comrpa de uma TR4 2011, meu maior medo é o consumo ficar na casa dos 5km/l na estrada (pois ai eu não guento), e outra questão é confiabilidade, não quero um carro para fazer trilhas quero um carro para fazer viagens, e que seja confiavel e duravel, pois essas marcas "convencionais" não dá não.

Sds,
Bruno Goes

Góes, depois de te enviar uma resposta em outro tópico, te achei por aqui. Com o intuito de não criar polêmica com os apaixonados pela TR4 (sou um deles), transcrevo a mensagem que dei no outro tópico:

“Pesquisando aqui no fórum você terá todas suas dúvidas solucionadas. Te adianto que é uma ótima viatura, já tive uma e não descarto voltar a ter outra. Atualmente tenho um GVIII que também é excelente, contudo, é outro tipo de carro, apesar de muitos quererem comparar TR4 com GVIII.”

Como aqui você explicou qual uso dará para o carro que deseja, então te digo que a TR4, apesar de servir para o fim que você quer, não é a viatura apropriada. Foi este um dos motivos que me levou a trocar a TR4 pelo GVIII. A TR4 é mais jipe e o GVIII é mais SUV; excelente no uso em viagens (espaço interno, estabilidade, etc) e no dia a dia com consumo não elevado.

Sem Loção
30/03/2011, 17:29
primeira média da minha viatura: 6,3km/l com gasolina

Comprei já sabendo que o consumo não é o ponto forte... é uma tr4 2011 AT 300km rodados (tá virgem!..rsrs), uso 75% urbano 25% estrada movimentada, A/C ligado o tempo todo (seja por segurança, seja por conforto)... sinceramente não achei ruim...

Sds a todos!

Ielpo

FDeotti
30/03/2011, 18:29
Góes, depois de te enviar uma resposta em outro tópico, te achei por aqui. Com o intuito de não criar polêmica com os apaixonados pela TR4 (sou um deles), transcrevo a mensagem que dei no outro tópico:

“Pesquisando aqui no fórum você terá todas suas dúvidas solucionadas. Te adianto que é uma ótima viatura, já tive uma e não descarto voltar a ter outra. Atualmente tenho um GVIII que também é excelente, contudo, é outro tipo de carro, apesar de muitos quererem comparar TR4 com GVIII.”

Como aqui você explicou qual uso dará para o carro que deseja, então te digo que a TR4, apesar de servir para o fim que você quer, não é a viatura apropriada. Foi este um dos motivos que me levou a trocar a TR4 pelo GVIII. A TR4 é mais jipe e o GVIII é mais SUV; excelente no uso em viagens (espaço interno, estabilidade, etc) e no dia a dia com consumo não elevado.
x2...
se for para viagem e não pisar na terra prá valer, a TR4 não é a melhor opção
vai ter consumo melhor e conforto com outros, como o GV
aliás, não precisa nem de ter reduzida, basta tração, então tem mais opções
agora, mesmo para este uso, um ponto a favor da TR4 é a robustez, não precisa esquentar a cabeça com o tipo de piso que vai enfrentar, sempre vai sobrar carro.

Góes
31/03/2011, 18:49
primeira média da minha viatura: 6,3km/l com gasolina

Comprei já sabendo que o consumo não é o ponto forte... é uma tr4 2011 AT 300km rodados (tá virgem!..rsrs), uso 75% urbano 25% estrada movimentada, A/C ligado o tempo todo (seja por segurança, seja por conforto)... sinceramente não achei ruim...

Sds a todos!

Ielpo

Amigo,

Vi em algum lugar que vc falou que era de BH e morra no Buritis, então eu sou de BH e morro no Estoril, então gostaria de saber onde vc comprou, pois estava olhando na concessonaria da Raja.

Sds,
Góes

Góes
31/03/2011, 18:54
Góes, depois de te enviar uma resposta em outro tópico, te achei por aqui. Com o intuito de não criar polêmica com os apaixonados pela TR4 (sou um deles), transcrevo a mensagem que dei no outro tópico:

“Pesquisando aqui no fórum você terá todas suas dúvidas solucionadas. Te adianto que é uma ótima viatura, já tive uma e não descarto voltar a ter outra. Atualmente tenho um GVIII que também é excelente, contudo, é outro tipo de carro, apesar de muitos quererem comparar TR4 com GVIII.”

Como aqui você explicou qual uso dará para o carro que deseja, então te digo que a TR4, apesar de servir para o fim que você quer, não é a viatura apropriada. Foi este um dos motivos que me levou a trocar a TR4 pelo GVIII. A TR4 é mais jipe e o GVIII é mais SUV; excelente no uso em viagens (espaço interno, estabilidade, etc) e no dia a dia com consumo não elevado.

Obrigado pelos esclarecimentos, mas acho que vou de TR4 mesmo pois vou com frequencia enfrentar as estradas de terra do MT e não posso ficar na mão. Outro ponto foi Concessionária autorizada no MT.

Sds,
Góes

Sem Loção
01/04/2011, 14:55
Obrigado pelos esclarecimentos, mas acho que vou de TR4 mesmo pois vou com frequencia enfrentar as estradas de terra do MT e não posso ficar na mão. Outro ponto foi Concessionária autorizada no MT.

Sds,
Góes

Olá, Goes...

mandei MP te respondendo...

Vi uma definição boa aqui no fórum, não me lembro de quem.....

"A Pajero TR4 é um carro bastante desconfortável, e um jipe bastante confortável" ... ;-) (mais ou menos isso..)

IMHO, se eu fosse escolher um carro pra viajar muito, iria de uma SUV... Tucson, GV, CRV, Captiva.... pelo que sei são muito mais confortáveis e com desempenho melhor (potência, retomada, consumo)... Mas como o meu é pra subir e descer ladeira no Buritis e ir pro trabalho, tudo sem pressa, e sair do asfalto de vez em quando, escolhi a TR4....

abraço,

Ielpo

AntonioCMN
27/04/2011, 10:36
Caro Neilson, eu acabei de adquirir o Kiwi e instalei na minha TR4 AT 2007 Gas., ocorre que eu não estou conseguindo configurar o Setup referente à Calibragem, não sei o que fazer. Teria como me passar a sua configuração de Setup. Inclusive estou achando muito lenta a mudança no visor face às acelerações e desacelerações ao dirigir, talvez seja uma calibragem ou regulagem deficiente do aparelho/Setup. Abraço, Antonio

leoloko
03/05/2011, 18:42
Olá,

Sempre ouço o pessoal dizer que o AT consome mais e para que ele tenha um consumo bom, deve-se saber "pilotar", afinal qual seria a forma correta de pilotar um AT afim de melhorar o consumo?

Outra coisa, estou pretendendo comprar um TR4 2007 AT GAS. Só que não sou um cara de trilhas, apesar de morar em lugar bastante esburacado hehehe... Gosto do carro pelo estilo, robustez e etc, mas meu uso será mais cidade, algumas viagens normais tipo praia e interior, além do idas e vindas do trabalho. Vocês acham que o TR4 não seria confortável? Tendo em vista que hoje possuo um fiesta hatch?

Obrigado.

Paulo Sergio V. muller
10/05/2011, 19:51
Pagero tr4 auto ano 2007 consumo na castelo 10 km , cidade e estrada 9km , pena que o tanque e pequeno da minha, se quer comprar pode comprar tranquilo inclusive vendo a minha para voce preta impecavel completa com 4 pneus pirelli novos , e so montar e andar .

Gui Marques
11/05/2011, 21:17
Voce controla o cambio pelo acelerador. Ao arrancar com o carro, enquanto vc continuar com o pé fundo o cambio fica na marcha mais reduzida e consome mais.

O ideal é aliviar o pé um pouco no acelerador assim que puder, fazendo com que o cambio pule logo para a proxima marcha e caia o giro, o que vai te dar economia.

Na cidade, a faixa que vai te dar mais economia é de 2000 a 2500 rpm (o que não é fácil, porque a TR4 tem muito pouco torque nessa faixa de giro, infelizmente). Na estrada, a faixa ideal é 3000 a 3250rpm.

Gui Marques




Olá,

Sempre ouço o pessoal dizer que o AT consome mais e para que ele tenha um consumo bom, deve-se saber "pilotar", afinal qual seria a forma correta de pilotar um AT afim de melhorar o consumo?


Obrigado.

Sem Loção
11/05/2011, 22:11
Olá,

Sempre ouço o pessoal dizer que o AT consome mais e para que ele tenha um consumo bom, deve-se saber "pilotar", afinal qual seria a forma correta de pilotar um AT afim de melhorar o consumo?

Outra coisa, estou pretendendo comprar um TR4 2007 AT GAS. Só que não sou um cara de trilhas, apesar de morar em lugar bastante esburacado hehehe... Gosto do carro pelo estilo, robustez e etc, mas meu uso será mais cidade, algumas viagens normais tipo praia e interior, além do idas e vindas do trabalho. Vocês acham que o TR4 não seria confortável? Tendo em vista que hoje possuo um fiesta hatch?

Obrigado.

TR4 é muito mais carro que um Fiesta Hatch (até porque tenho um Fiesta sedan, é o da patroa, internamente são iguais)... são segmentos e conceitos muito diferentes...

Com relação à tocada, o que eu tenho feito: Na cidade, trânsito pesado, desligo o OverDrive, porque senão ela fica sambando entre 3a e 4a e vc tem que ficar fazendo kickdown o tempo inteiro.... lógico que se começar a manter acima dos 3000 rpm, é melhor liagar o OD; Portanto... na cidade em vias expressas, ou na estrada, OD ligado 100% do tempo. è o meu método de combater o escalonamento meio doido do câmbio AT da TR4

Hj abasteci e minha média tem sido 8km/l, com gasolina, trânsito 80% de cidade, AC ligado 80% do tempo.... Não me parece ruim, memso porque a viatura tá só com 3500km rodados...

[]s

Daniel (SL)

MEIRELESEVANDRO
19/05/2011, 10:36
Amigos, tenho a TR4, cambio manual, ano 2008 e sempre faço anotações para ver a quanto anda o consumo do meu veículo. Sempre ando com gasolina, e posso garantir que a minha TR4 na cidade faz 8,6 Km/l e na estrada faz 10,6 km/l. Isso sempre andando na boa, isto é, nunca esticando as marchas e andando sempre no máximo 100km/h. Estou muito satisfeito, pois também tenho um POLO SEDAM 2007 e o consumo deste é 10,5 Km/l (cidade) e 12,8 Km/l (estrada).
Gosto muito da TR4 e esta é a minha companheira nas grandes aventuras pelo Estado de Santa Catarina. Abçs a todos.

dojao campeao
19/05/2011, 15:28
Pessoal, estamos na 2ª TR-4 mecânica, antes 2004 e agora 2007, quem a utiliza no dia a dia é minha mulher, que por ser baixinha, não quer outro carro, pois se "sente" alta com ela! O carro é robusto, com excelente sistema de tração, boa altura do solo etc! Mas quanto a desempenho e consumo um amigo meu define muito bem: motor 2.0, desempenho de 1.0 e consumo de V-8, pois as nossas duas, com ar ligado sempre, aqui no trânsito de Maceió que é muito travado e onde rodamos quase 100% da quilometragem, para se fazer 6 km/l tem que ser com pé de "isopor"!
dojao campeao

Paulo Sergio V. muller
19/05/2011, 20:08
acho que a sua tr4 ta gastando demais a minha e automatica 07 e faz bem mas que a sua mecanica acho que tem algo de errado, quanto ao rendimento tambem nao concordo com 1.0 x v8 , acho que e um carro 2.0 so que tem traçao ne amigo nao pode se comportar como um carro como um golf ou similar .

dojao campeao
20/05/2011, 13:39
Caro Paulo, o que tu achas das ultrapassagens com a tua TR? E as subidas com 4 passageiros e ar ligado? Não precisa comparar com Golf ou similar não! Encaras um Uno Mille ou mesmo um Golzinho mil pra tu veres! Claro que a proposta do carro é outra, e no off road ela é muito boa! Mas consumo e desempenho em ruas e estradas são inversamente proprocionais! Ou seja, um muito alto e o outro muito baixo! Abraço. dojao campeao. Em tempo, as TRs dos amigos por aqui não são diferentes do padrão da minha, que está com 40.000 km e manutenção em dia!

antoniogeo
20/05/2011, 17:28
Caro Paulo, o que tu achas das ultrapassagens com a tua TR? E as subidas com 4 passageiros e ar ligado? Não precisa comparar com Golf ou similar não! Encaras um Uno Mille ou mesmo um Golzinho mil pra tu veres! Claro que a proposta do carro é outra, e no off road ela é muito boa! Mas consumo e desempenho em ruas e estradas são inversamente proprocionais! Ou seja, um muito alto e o outro muito baixo! Abraço. dojao campeao. Em tempo, as TRs dos amigos por aqui não são diferentes do padrão da minha, que está com 40.000 km e manutenção em dia!

Dojão, concordo com você!...
Mas como você mesmo disse, é outra proposta de carro!!!... antes eu tinha um Marea (ainda bem que fiquei livre... mas só não podia reclamar do desempenho e rendimento!), e claro que estranhei quando troquei por uma TR4... mas eu já sabia que ia ser assim, uai... um 4x4 cujo desempenho offroad é o que eu esperava... ágil pra uso urbano... agora, pra viagens: desempenho, ultrapassagens, velocidades altas... não serve!!!....
Desencanei... viajo de boa, a 100/110 km/h, só ultrapasso na boa, viajo com o carro lotado de gente e bagagem, se quero chegar mais cedo saio mais cedo, mas viajo com conforto, segurança.... e tenho sempre a possibilidade de alterar meu destino... "a diversão começa quando a estrada termina"... e foi por isso que comprei o carro...
Claro que se tivesse um desempenho, rendimento, motor, consumo melhor, ia ser duca... mas eu tô satisfeito assim mesmo..

Inté!....

Paulo Sergio V. muller
21/05/2011, 16:54
Caro amigo Dojao acho que nao tem como comparar em questao da minha tr esta perfeira com esta configuraçao que vc falou,lotada ar ligado
nao perde para uno mille nao nem gol , mesmo porque tem bem mas torque para sair na frente dela, acho que devemos ver o que o pessoal fala das tr por ai na estrada, e olha que aqui no Parana ela enfrenta e serra nao terreno plano tao somente , sem mas agradeço seu comentario.

antoniogeo
21/05/2011, 18:29
É isso, Paulo!
Não vejo esse problemas com as subidas, na estrada, mesmo com carro cheio!... claro que perde um pouco de força... aí é só desligar o ar, (sentar o pé pra subir a marcha) e depois de ultrapassar, ligar o ar novamente... mas um monte de carro perde potência com ar ligado, nessa situação... nem vejo isso como desvantagem...

Sem Loção
21/05/2011, 18:38
Well, depende da tocada e da configuração... a TR4 AT é mais molenga mesmo... tem um subidão aqui no Buritis que ela sobe em segunda, devagar, sem ar.... Já fui "ultrapassado" por Mille, porém esgoelando. Sabemos que o cãmbio AT tem a propriedade de escalonar as marchas para preservar o conjunto. Não adianta que a TR só vai esgoelar se vc fizer um kickdown pra 1a, mas mesmo assim, o câmbio rapidinho pula pra segunda. Não acho ruim, aprendi a dirigir com mais tranquilidade.

agora, nas estrada, em velocidade de cruzeiro, nunca passei raiva não... faz um kickdown pra 3a que ela anda... agora já vi muito Mille esgoelando em subida e dando trabalho pra muito carro grande. Ao custo, IMHO, de detonar um conjunto que já é fraco.... quantos Milles a gente vê por aí com mais de 100.000km?

Bom, é só minha opinião, de quem está muito satisfeito com a viatura...

[ ]s

Daniel

Paulo Sergio V. muller
25/05/2011, 17:15
Nova media cidade com aditivada 7 km com ar ligado , continua 10 na estrada velocidade 110 a 120 , tr4 2007 automatica , pessoal tem que colocar mas as medias ai vamos................

patto
25/05/2011, 18:05
Nova media cidade com aditivada 7 km com ar ligado , continua 10 na estrada velocidade 110 a 120 , tr4 2007 automatica , pessoal tem que colocar mas as medias ai vamos................

não sou econômico, ao contrário, ando sempre pisando e TR4 é sim um carro fraco, se o cambio AT fosse melhor escalonado, teria desempenho e consumo melhores, mas, a proposta do carro é pra andar de boa, mesmo que eu não ande desta forma...hehehehe...minha velocidade de cruzeiro é 120, 140 km/h.

minhas (poucas) medições são sempre considerando percursos mistos, já que viajo todo fds...mas, tive algumas oportunidades de medir o consumo "variado"...

álcool e 100% no trânsito de SP = 4,7 km/l
gasolina, carro carregado e 4x4 às vezes = 6,7 km/l
gasolina podium circuito misto = 7,7km/l

média mais comum - álcool e circuito misto = 5,5 km/l

abs

PS: esqueci de mencionar que uso AC algumas vezes

fraenkel
25/05/2011, 18:15
TR4 2006 AT (gasolina) na cidade - 8,5Km/l; na estrada 10Km/l - sempre andando suave... A/C 100% do tempo.
Pneus BF All Terrain 225/75/16 e proteção de motor de aço (+/- 25Kg)

Luís Cavalcanti
28/05/2011, 16:52
Cheguei ! Após alguns anos desejando ter um 4x4, finalmente consegui !
Tr4 Mt 2011/2012.
Fiz o segundo abastecimento e deu 7,8 km/l, rodo 70% estrada e 30% cidade. Ac sempre ligado.
Nesse mesmo trajeto, meu carro anterior Ecosport 2006 flex 1.6l, fazia 7km/l no etanol e 10 km/l na gasolina .
Espero alcançar valores mais próximos ao da Ecosport, após amaciar o motor ( 10.000 km).
Tô doido para cortar uma lama, mas ainda não tive oportunidade !
Abs,
Luís Cavalcanti

Pedro Henrique Neves
28/05/2011, 18:36
essa semana, mais precisamente quarta feira (26/05) peguei a nova TR4, troquei a 2007 da minha mãe e estamos com essa 11/12 AT preto onix. Show de bola o carro, mais disposta, achei mais macia de andar, deve ser porque é novo... mas se bem que os barulhos que tinha na 07 tem nessa nova uhaahauha
Até agora, super satisfeito com ela... só oque desanima um pouco é o consumo, enchi o tanque de alcool com 65 litros, no primeiro clique da bomba, e ja vai com 100KM rodado e meio tanque :parede: :parede: mas isso não é problema, minha mãe roda tão pouco que consumo é a ultima coisa que vamos olhar, pra se ter uma ideia, ela rodou ano passado 7.000 KM :concordo:

qualquer novidade, vou postando aqui
abraçoss :concordo:

jpuerro
30/05/2011, 11:23
tr4 2006 gasol long range AT media cidade 7,15 km/l com ar

o que esta estranho é entra sempre 65L no tanque quando esta totalmente vazio (vide painel) quando a capacidade é de 86L....

sei lá....

abs

Martinsprf
03/10/2011, 09:41
A minha 2011 AT apelidei de Heleninha Roitman, bebe mais que eu...se não tomar jeito vai pro gás já já...

dojao campeao
03/10/2011, 15:55
A minha 2011 AT apelidei de Heleninha Roitman, bebe mais que eu...se não tomar jeito vai pro gás já já...

Gosto de ver assim! Sinceridade! dojao campeao

Pequeno jr
08/10/2011, 12:31
não sou econômico, ao contrário, ando sempre pisando e TR4 é sim um carro fraco, se o cambio AT fosse melhor escalonado, teria desempenho e consumo melhores, mas, a proposta do carro é pra andar de boa, mesmo que eu não ande desta forma...hehehehe...minha velocidade de cruzeiro é 120, 140 km/h.

minhas (poucas) medições são sempre considerando percursos mistos, já que viajo todo fds...mas, tive algumas oportunidades de medir o consumo "variado"...

álcool e 100% no trânsito de SP = 4,7 km/l
gasolina, carro carregado e 4x4 às vezes = 6,7 km/l
gasolina podium circuito misto = 7,7km/l

média mais comum - álcool e circuito misto = 5,5 km/l

abs

PS: esqueci de mencionar que uso AC algumas vezes

Essas médias já com o motor chipado ou ainda original ????

Birigui
09/10/2011, 15:28
Cordiais saudações!

TR4 05/05 AT, V-Power, trânsito de SP = 8,37 km/l

carlao.reizz
10/10/2011, 08:56
A minha at 2010 esta fazendo 7,87 na cidade, andando bem tranquilo. Na estrada uns 8,5 media. Acho um pouco gastona mas ainda dentro do orcamento, o que ela peca eh o espaco para o motorista, e o porta malas q fecha sozinho em desnivel. Eu recebi uma resposta da engenharia da mit que isso era normal. Alguem sabe se engenheiro tambem faz compra de supermercado? Eu vi um sistema que estou pensando em utilizar, eu chamo de "segurador de porta malas tr4". :bye: :karate: eh bem engenhoso, trata-se de um pedaco de pau com as bordas meio arredondadas. Pois o meu sistema de guarda chuva segurador de porta malas esta meio defasado. :idea: vale a pena, eh ate em conta visto o publico alvo da tr4, alguem tem mais alguma ideia para este sistema inovador?

rbata
11/10/2011, 13:21
A minha at 2010 esta fazendo 7,87 na cidade, andando bem tranquilo. Na estrada uns 8,5 media. Acho um pouco gastona mas ainda dentro do orcamento, o que ela peca eh o espaco para o motorista, e o porta malas q fecha sozinho em desnivel. Eu recebi uma resposta da engenharia da mit que isso era normal. Alguem sabe se engenheiro tambem faz compra de supermercado? Eu vi um sistema que estou pensando em utilizar, eu chamo de "segurador de porta malas tr4". :bye: :karate: eh bem engenhoso, trata-se de um pedaco de pau com as bordas meio arredondadas. Pois o meu sistema de guarda chuva segurador de porta malas esta meio defasado. :idea: vale a pena, eh ate em conta visto o publico alvo da tr4, alguem tem mais alguma ideia para este sistema inovador?

Kkk... verdade... a porta não para sozinha.

Quando peguei a TR4 levei na concessionária achando que era defeito pois a minha até no plano fechava sozinha.... trocaram o amortecedor e continuou a mesma coisa.

Todo carro que abre a porta de lado é assim???? A minha Band ano 94 é assim.... a porta fecha sozinha tb.

Use um cabo de uma vassoura...rs Só serrar na medida!

patto
11/10/2011, 16:53
Essas médias já com o motor chipado ou ainda original ????

Pequeno,

todas as médias que eu menciono aqui no Fórum, seja neste tópico ou em qualquer outro, é sempre já chipado, pois eu peguei o carro numa segunda, vim pra SP e chipei no sábado...a TR não tinha nem 200km quanto eu chipei.

mas, como sempre coloquei, embora seja meio gastão, não é nenhuma aberração...meu vectra (elite 2.4 - 150cv) fazia 4,5km/l no álcool...o stilo do meu primo fazia 5.5km/l no álcool, então, a única comparação possível é, o consumo é parecido, mas no vectra eu andava a 200km/h, já com a TR eu subo morro, entro em erosão, ando na serra da canastra sem nenhum problema, o que eu não fazia com o vectra...hehehehehe

abs

Martinsprf
12/10/2011, 18:55
Kkk... verdade... a porta não para sozinha.

Quando peguei a TR4 levei na concessionária achando que era defeito pois a minha até no plano fechava sozinha.... trocaram o amortecedor e continuou a mesma coisa.

Todo carro que abre a porta de lado é assim???? A minha Band ano 94 é assim.... a porta fecha sozinha tb.

Use um cabo de uma vassoura...rs Só serrar na medida!

Além da TR4 2011 tenho uma RAV4 1999 e a porta traseira dela tem trava e mantem-se aberta mesmo com o carro em movimento.
Só pra constar a RAV4 é 12 anos mais velha que a TR4 mas dá de 100 a 0 no quesito conforto e acabamento.

Martinsprf
12/10/2011, 18:58
Pequeno,

todas as médias que eu menciono aqui no Fórum, seja neste tópico ou em qualquer outro, é sempre já chipado, pois eu peguei o carro numa segunda, vim pra SP e chipei no sábado...a TR não tinha nem 200km quanto eu chipei.

mas, como sempre coloquei, embora seja meio gastão, não é nenhuma aberração...meu vectra (elite 2.4 - 150cv) fazia 4,5km/l no álcool...o stilo do meu primo fazia 5.5km/l no álcool, então, a única comparação possível é, o consumo é parecido, mas no vectra eu andava a 200km/h, já com a TR eu subo morro, entro em erosão, ando na serra da canastra sem nenhum problema, o que eu não fazia com o vectra...hehehehehe

abs

Desculpe sou leigo, qual a vantagem em se chipar o motor? Melhora o consumo ou desempenho?

patto
12/10/2011, 19:27
Desculpe sou leigo, qual a vantagem em se chipar o motor? Melhora o consumo ou desempenho?

Martin

melhora o desempenho, o carro fica mais esperto, mais ágil, o giro sobe mais rápido e, a depender da condução e do motorista, acaba ficando mais econômico...

para vc ter uma ideia, qdo a ranger do meu irmão foi chipada e ainda andava com pneus 265/75 (o original é 245/70), fazia 11,5km/l andando a 130, 140km/h...depois que ele colocou 285/75, a média caiu bem, foi pra 9km/l...ou seja, chipar melhora e muito o desempenho, especialmente de motores diesel, como o exemplo que dei aqui, e, acaba trazendo economia de combustível...pois não precisa acelerar tanto para ter a mesma resposta do motor ou uma resposta até melhor do que o original

abs

leojaz
17/10/2011, 03:21
Kkk... verdade... a porta não para sozinha.

Quando peguei a TR4 levei na concessionária achando que era defeito pois a minha até no plano fechava sozinha.... trocaram o amortecedor e continuou a mesma coisa.

Todo carro que abre a porta de lado é assim???? A minha Band ano 94 é assim.... a porta fecha sozinha tb.

Use um cabo de uma vassoura...rs Só serrar na medida!

Na minha primeira TR4 2005 achava que a porta fechava pq era velha... agora que comprei uma 2009 vi que ela veio com o mesmo opcional -fechamento automatico do porta malas. KKK

edvarciriaco
20/10/2011, 21:41
Sacanagem né....??:putz::putz::putz:





Comprei a minha tem uns 3 meses e eu também achava que o amortecedor da porta trazeira estava cansado, mas pelo visto é normal mesmo.

A minha também fecha sozinha e a quase prendi a mão várias vezes, mas já tomei umas bordoadas nas costas......kkkkk :cool:

Edi

carlao.reizz
25/10/2011, 10:48
Pois é, o esquema do porta malas realmente, é so desnivelar um pouco o carro que ele fecha que nem uma geladeira, so que tem um pequeno detalhe,... isso é um carro, e o tamanho da porta é grande, da um soco na coluna que "nao consta no manual de instruções do automovel", porém também nao retira dele sua função pricipal, que é andar e fornecer a segurança...

Vou colocar uma foto, no meu caso. Montei um sistema revolucionário.
Geralmente vou em supermercados mais refinados, comico como as pessoas olham. Porém, claro, tem todo o seu charme, pois nao é todo carro que tem essa função! Ou voces acham que bengala é barata?

AACL
25/10/2011, 15:08
Sobre a porta fechar sozinha eu tb reclamei na época que ocmprei pq achei um defeito de projeto. A FULL tem uma trava na dobradiça que impede o fechamento "automático". Na minha tb uso esse sistema revulucionário que foi mencionado ai em cima! mas com um guarda chuvas da cor do carro....kkkk

abs

leojaz
25/10/2011, 16:23
Pois é, o esquema do porta malas realmente, é so desnivelar um pouco o carro que ele fecha que nem uma geladeira, so que tem um pequeno detalhe,... isso é um carro, e o tamanho da porta é grande, da um soco na coluna que "nao consta no manual de instruções do automovel", porém também nao retira dele sua função pricipal, que é andar e fornecer a segurança...

Vou colocar uma foto, no meu caso. Montei um sistema revolucionário.
Geralmente vou em supermercados mais refinados, comico como as pessoas olham. Porém, claro, tem todo o seu charme, pois nao é todo carro que tem essa função! Ou voces acham que bengala é barata?

Imagina quanto custa um cabo de vassoura com a marca MIT??? uns R$500,00...hahahah

travelling.light
26/10/2011, 17:39
Eu também reclamei desse amortecedor claramente subdimensionado.

Outra coisa que me irrita bastante é não existir uma lei que obriga asmontadores dizerem nas especificações do veículo qual é seu consumo (aferido emcondições que deviam ser padronizadas). Quem fábrica um eletrodoméstico tem queindicar pelo menos a sua faixa de consumo.

No caso da TR4 eu não sei o que acontece, se é algo relacionado com oformato do tanque ou do bocal, mas é dificílimo fazer a medição. Às vezespercebo claramente que o frentista achou que tinha enchido e ainda cabiam uns 5litros. Outras ele enche até quase derramar prá fora. Assim, todas as m... das medições que faço dão diferenças,mesmo em condições de uso iguais.

carlao.reizz
27/10/2011, 09:55
Boa, essa ai me surpreendeu, sera que iria ser com cabo branco e simbolo em vermelho?

Lewis Sw4
27/10/2011, 10:31
galera ,

qdo voces viram a direcao da Tr4 parada , o giro do motor sobe um pouco .

desde ja agardeco ,

abracos

neilsonhenriques
27/10/2011, 13:10
Nem sempre, mas as vezes isso acontece comigo.

Acontecia na TR4 2005 e acontece nessa 2009. Ambas automáticas.

Lewis Sw4
27/10/2011, 13:30
Neilson ,

fazia tempo que eu nao dirigia o carro da patroa , so reparei ontem que fiquei com o carro dela .
no caso da nossa tr4 aut o giro do motor sobe todas as vezes que estercamos o volante com o carro parado .
obrigado pela resposta !

abraco

neilsonhenriques
27/10/2011, 14:02
Lewis,

Se esterçar o máximo, aí o giro sobe mesmo. Parece que esse é o comportamento "normal" do carro. :pipoca:

Parado, raramente, ao virar o volante um pouco.

Abraço, :concordo:
Neilson

dscpl
29/10/2011, 10:16
Uma informação com o rendimento por litro "oficial" eu não achei, mas o IBAMA já andou aferindo a eficiência da TR4 (http://servicos.ibama.gov.br/ctf/publico/sel_marca_modelo_rvep.php)


Tentei colar a tabela, mas não ficou correto, melhor consultarem o site acima.
Adiantando, a AT ficou com 3 estrelas e a MT com 4, de máximo 5 estrelas.

Poison
29/10/2011, 11:09
isso acontece provavelmente pq a direção é eletrica...isso acontece no meu astra tb...

Sem Loção
29/10/2011, 11:30
Uma informação com o rendimento por litro "oficial" eu não achei, mas o IBAMA já andou aferindo a eficiência da TR4 (http://servicos.ibama.gov.br/ctf/publico/sel_marca_modelo_rvep.php)


Tentei colar a tabela, mas não ficou correto, melhor consultarem o site acima.
Adiantando, a AT ficou com 3 estrelas e a MT com 4, de máximo 5 estrelas.



ai vai....

abs!

dojao campeao
31/10/2011, 14:34
Pessoal, neste final de semana passado, fui + 1 vez ao evento jeep show de Sergipe, desta vez na TR da patroa, com 2 adultos + 1 criança + respectivas bagagens, o desempenho na trilha de praia, areia e algumas dunas médias, foi tranquilo, reduzida engatada nos locais + difíceis e passada numa boa, sem forçar. Consumo médio no percurso total de 730 km (viagem, deslocamento e trilha) sendo cerca de 650 em asfalto com velocidade máxima de 120 km/h sempre com ar ligado, um pouco + de 8 km/litro! Precário mesmo é o conforto, qq irregularidade na pista a bichinha pula que nem cabrito, e ultrapassar na estrada tem que pesar/medir/tomar fôlego e sentar a bota no assoalho para não passar sustos!

Edenilson
01/11/2011, 11:17
Do consumo não quero falar nada pra não rolar stress. Mas em tudo o mais só posso dizer que a TR4 é Show de bola. Sinceramente por tudo que falavam fiquei meio em dúvida quanto à compra. A minha é 2011/2012 AT fiz 896KM até agora. No ultimo domingo fiz um trecho de estradas rurais de péssima qualidade (64KM), passei por 3 veses o rio Ivaí/PR, estava chovendo água suja e com uma certa correnteza, no ponto mais fundo àgua passava de 60CM. Diversas serras com barro bco tipo saibro (extremamente liso), acreditem os pneus originais agarram e não deixam peder velocidade. Uma hylux com peneus pra trilha não conseguiu subir embora depois de mim, um trator que não era traçado também patinou muito até chegar ao ponto de rebocar a Toyota. Muito boa o pessoal ficou impressionado com qualidade na VTR no OF. Nos asfalto com chuva pisei fundo até 140KMh muito estável tanto com 4x4 com 4x2.

Paulo Sergio V. muller
08/11/2011, 20:20
Consumo da minha atualmente cidade estrada ela e 2007 automatica sempre com ar ligado cidade e estrada e estrada de terra media de 8,7 km gasolina comum .

dojao campeao
09/11/2011, 16:56
Pessoal, vejam abaixo colagem do que diz o forista neilsonhenriques em tópico no "land rover":


Gasolina sem pensar duas vezes.

Também tenho uma TR4 e sinceramente, o Discovery bebe menos.


Discovery 3 V8 HSE | TR4 Flex
(vivendo a vida com opção de reduzida)

Não tenho uma V8 mas o depoimento dele diz tudo!

neilsonhenriques
09/11/2011, 17:49
dojao campeao,

Parei de andar com o D3 na cidade há algum tempo porque ele é muito desajeitado e confesso que perdi um pouco a noção de econômia entre ele e o TR4. Mas há pouco tempo atrás, fomos eu e meu irmão para o mesmo lugar, e ele estava dirigindo o TR4.

O D3 estava com 7 pessoas e mais algumas malas. A pessoa mais leve pesava ~ 65 kg e acho que o mais pesado era eu com 89 kg. Vamos fazer uma média dos dois pesos e dizer que o D3 estava carregando, só de pessoas, uns 550 kg.

O TR4 carregava meu irmão e a namorada.

Velocidade entre 100 e 110 km/h saindo do Rio em direção a São Paulo. Trajeto de 160 km.

Consumo do D3 = 7,8 km/l
Consumo do TR4 = 8,3 km/l

Foi o único dia em que pude comparar, pau a pau, o consumo dos dois, nas mesmas condições de tráfego já que algumas vezes pegamos muito trânsito e isso mascara o resultado.

Abraço, :concordo:
Neilson

dojao campeao
10/11/2011, 13:11
Pois é caro Neilson, como é que pode um carro bem mais leve com potência muito inferior, consumir mais que o outro (alías um carrão)! Diante dos dados apresentados como por exemplo o peso transportado, é fácil deduzir isto! Alguns até podem falar em diferença de tecnologia, mas tenho colega de trabalho com uma Ranger CD 2.3 a gasolina (veículo também um tanto obsoleto), que consegue fazer um pouco mais de 7km/l aqui no trânsito da cidade, enquanto nós que temos TR tocando com "pé de isopor" ficamos em torno de 6km/l! Abraço.

Edenilson
16/11/2011, 16:15
Ainda não consegui mais que 7_kml gasolina em BR (1500KM rodados). Mas já ta melhorando na primeira média fiz apenas 4,9_kml.
Não fico controlando RPM em regra se mantém entre 2500 a 3000 (110 a 130 KH).
Espero que melhore mais um pouco depois do 5000KM...
Abraço!

Gabriel Pereira
12/12/2011, 02:19
Pessoal,

Sou mais um que entrei para o mundo 4x4, adquirindo recentemente uma TR4 AT 2011/2012 0km.

A camionete ainda é nova, nem completou 500km, mas confesso que estou um pouco preocupado com o consumo.

Abastecendo com Gasolina Comum:

Cidade: 6,88km/l.

Estrada (vel/máx 110km/h): 8,38km/h.

O que me dizem? O consumo tende a baixar com o uso, ou a coisa fica mais ou menos nesse nível?

Obrigado.

Gabriel Pereira

Paulo Sergio V. muller
12/12/2011, 10:13
Pessoal,

Sou mais um que entrei para o mundo 4x4, adquirindo recentemente uma TR4 AT 2011/2012 0km.

A camionete ainda é nova, nem completou 500km, mas confesso que estou um pouco preocupado com o consumo.

Abastecendo com Gasolina Comum:

Cidade: 6,88km/l.

Estrada (vel/máx 110km/h): 8,38km/h.

O que me dizem? O consumo tende a baixar com o uso, ou a coisa fica mais ou menos nesse nível?

Obrigado.

Gabriel Pereira

Gabriel a minha e 2007 maximo 9,5 na estrada somente, acho que fica nesta media mesmo , mas todo carro automatico 4x4 nao e economico mesmo . espero ter tirado sua duvida

dojao campeao
12/12/2011, 16:35
Pessoal,

Sou mais um que entrei para o mundo 4x4, adquirindo recentemente uma TR4 AT 2011/2012 0km.

A camionete ainda é nova, nem completou 500km, mas confesso que estou um pouco preocupado com o consumo.

Abastecendo com Gasolina Comum:

Cidade: 6,88km/l.

Estrada (vel/máx 110km/h): 8,38km/h.

O que me dizem? O consumo tende a baixar com o uso, ou a coisa fica mais ou menos nesse nível?

Obrigado.

Gabriel Pereira

Caro Gabriel, depois de amaciada a tendência é que melhore um "tinquin"!!!!!!!!

Gabriel Pereira
12/12/2011, 21:01
Valeu pelas respostas pessoal, espero que realmente melhore depois de amaciada. Ficarei postando os resultados por aqui.