PDA

Ver Versão Completa : Consumo Pajero TR-4

Páginas : 1 [2]

eltonhn
21/12/2011, 21:42
Olá Pessoal,

Minha Pajero TR4 é manual flex 2008. Segue cálculos:

5/7 Alcool Cidade / Estrada

7/10.5 Gasolina Aditivada Cidade / Estrada (Velocidade Max 110 km/h)

Abraço Pessoal.

Annecildo
21/12/2011, 22:11
TR4 2006 A/T gasolina. Cidade 6,5 a 7km/l. Estrada 8,5 a 8,7km/l com velocidade máxima de 110km/h.

Annecildo
21/12/2011, 22:15
Pessoal, sei que não tem a ver com o consumo, mas estou escutando um barulho na suspensão do carro. Troquei as bieletas, mas não parou. Fui no mecânico e ele me informou que as TR4 com o tempo, ficam com uma folga lateral nos amortecedores. Alguém jpa teve este tipo de problema? Barulho é escutado no asfalto quando passo rápido por desnível acentuado.

Jorgao
22/12/2011, 01:24
Pessoal, sei que não tem a ver com o consumo, mas estou escutando um barulho na suspensão do carro. Troquei as bieletas, mas não parou. Fui no mecânico e ele me informou que as TR4 com o tempo, ficam com uma folga lateral nos amortecedores. Alguém jpa teve este tipo de problema? Barulho é escutado no asfalto quando passo rápido por desnível acentuado.

Annecildo,

tem certeza que os amortecedores estão bons? Já me matei de procurar origem de barulho num táxi da frota e depois descobri que os amortecedores, apesar de novos, eram a causa. A questão das folgas é muito pior do que parece. Meu amigo vendeu a pouco tempo a TR4 que ele comprou pra usar na fazenda. Ele praticamente deu o carro. A manutenção dos veículos da fazenda dele é feita semanalmente. A TR4 apresentava folga em 1 dia de trabalho e tinha que encostar. Sem contar rangidos que vinham aumentando cada vez mais. Enfim não sei o uso que você dá ao veículo, ou o uso que o dono anterior deu. É bom fazer uma boa revisão pra evitar surpresas.

Queiroz
22/12/2011, 10:14
Pajero IO - Manual - gasolina.
Na cidade faz de 5 a 7 km/lt;
na estrada faz de 8 a 11km/lt.
Tudo dependendo, é lógico, da condição da via, se ar ligado, trânsito, e jeito de conduzir.
Cabos, velas e supressores da bobina novos, que aliás, encontrei no ebay bem baratinho.
Estou bem satisfeito com a PAJERO IO, uso para viajens para trilhas e pescarias.

Abraços

Queiroz

Luciano Rodrigues 4x4
22/12/2011, 16:02
A minha Nega fez semana passada uma média de 8,10 Km/L rodando na cidade de SP e uma viagem para Itupeva. Só na Cidade ta fazendo uma média de 7,45 Km/L.

Tô com ela a 1 mês e notei um barulho na suspensão, principalmente quando passo por ruas com asfalto irregular, paralelepípedo ou terra. Ela puxa levemente para a esquerda. Será que é problema no amortecedor?

Abçs,

Fabiano Leite
22/12/2011, 16:24
Olá,
Ia comprar uma Tr4 zero, mas surgiu a oportunidade de pegar uma de um amigo bastante conservada, 22mil km rodados.

Modelo: 2009/2009 Automática Flex
Consumo:
(Etanol)
5,7 km/l na cidade com pouco tráfego. 90% ar ligado.

Gasolina ainda não testei, estou no terceiro tanque de alcool e ando leve, sem atrapalhar o trânsito, mas leve.

As medições são feitas como manda o figurino, enchendo o tanque até a boca, anotando a km, enchendo novamente e fazendo a divisão dos km rodados vs litros q entraram pra completar novamente.

Outros carros q tenho em casa no mesmo percurso (etanol):

Astra 2010 hatch
6.7km/l
Palio Celebration 1.0
7.5 km/l

eltonhn
31/12/2011, 18:37
Nova medição, somente cidade e pouco AR, fez 7.1 na gasola... vou viajar essa semana, carro pesado, 4 pessoas e bagagem... vamos ver os cálculos.... Abraço

ivymarinho
01/01/2012, 20:38
Pessoal, sou novo por aqui e estou precisando de ajuda.
Esta semana tenho que decidir por uma compra entre as seguintes opções Zero Kilômetro: TR4 (4x4) AT ou MC, Grand Vitara (4x4) AT ou MC, Duster (+/- 4x4) MC. Caso vocês possam me ajudar eu preciso de orientações comparativas entre os sistemas de tração; o custo/benefício anual considerando seguro e IPVA, etc; etc. Eu estou propenso a comprar a Suzuki GVT 4x4 Mecânica Gasolina de R$ 80.000,00, (a Automática é R$ 87.000,00). Não entendo de automóveis.
Um grande 2012 para todos e obrigado.
Ivy Marinho

ivymarinho
02/01/2012, 09:37
Pessoal:
Me ajudem. No meu caso, com relativa frequencia (4 vezes ao ano) irei utilizar o carro pra subir (e descer) uma serra de barro, areia seca, cascalho, "lajeiro", por vezes com água, em terrenos característicos do sertão paraíbano (Se você comparar a Serra Água Branca em Catolé do Rocha-PB com o Rally dos sertões ou Mitsubish ou Piocerá, vai pensar que estes último são brincadeira de criança). Serra de curvas e inclinação considerável em terreno complicadíssimo (o Jeep Willys é o veículo local).
Só que eu tenho família, o carro também vai servir para passeios menos "radicais" na maioria das vezes e pra trabalhar.
Como eu tenho que procurar o Equilíbrio, se a GVT aguentar o carrego eu levo. Porque tem espaço, etc.
Os vendedores na MIT e da Suzuki (que aqui pertencem ao mesmo grupo empresarial) dizem que ambos os carros aguentam o catece.
Mais opiniões eu agradeço, vou quarta-feira comprar.
Abraço.

dojao campeao
03/01/2012, 10:33
TR e GVT aguentam, mas como vc vai utilizar relativamente pouco no off road, a GVT é mais confortável que a TR que é mais valente!

caique
19/01/2012, 09:42
Prezados,

sou novo aqui no forum mitsubshi, mas antigo de forum land rover. Tive 4 defenders a agora estou também com uma TR4 at 2008. Meu carro está fazendo 7,7 na cidade com gasolina, o que segundo o Fabio tr4 é um numero bastante bom. Tenho pé leve porque venho do defender, se vc s acham que a pajerinho não anda é porque nunca experimentaram o defender. Até agora me pareceu um bom veículo, falta só viajar e testar no off road e consumo de estrada.

abçs

Th.sabido
22/01/2012, 09:15
Comprei uma TR4 2009, os dois primeiros tanques fizeram 7.2 e 7.1 km/l, em uso 95% urbano, com trânsito diário..

O consumo é alto comparado a um carro popular, mas a diferença paga a alegria de botar o carro na areia e ir pescar kkkkkkkkk. Tenho certeza de que a mudança custou mais barato do que continuar com o popular e comprar um bugre pra esses programas...

Abraço.
TH

Químico
30/01/2012, 19:50
Olá pessoal,
Sei que o assunto "Consumo" já foi discutido neste Fórum exaustivamente, porém ainda tenho dúvidas!
Pretendo adquirir uma TR4 2008, Flex. Quero saber qual é o consumo urbano, abastecido com etanol e o consumo rodoviário, utilizando o mesmo combustível.
Muitos aqui relataram a % de rodagem (uso misto), e nao é desta maneira que gostaria que a informação chegasse até mim.
Peço a compreensão de todos.

Att.

Químico
30/01/2012, 19:55
Amigo, qual foi o combustivel utilizado, vc nao especificou...

Att

Fabiano Leite
14/02/2012, 17:52
Após vários tanques de combustível, a média deu uma estabilizada e tenho um mapeamento...
09/09 flex aut.

(etanol)
Estrada: 6.5km/l a 7km/l

(gasolina)
Estrada: 7.5 km/l a 8.4km/l

Guardo todos os abastecimentos.

Olá,
Ia comprar uma Tr4 zero, mas surgiu a oportunidade de pegar uma de um amigo bastante conservada, 22mil km rodados.

Modelo: 2009/2009 Automática Flex
Consumo:
(Etanol)
5,7 km/l na cidade com pouco tráfego. 90% ar ligado.

Gasolina ainda não testei, estou no terceiro tanque de alcool e ando leve, sem atrapalhar o trânsito, mas leve.

As medições são feitas como manda o figurino, enchendo o tanque até a boca, anotando a km, enchendo novamente e fazendo a divisão dos km rodados vs litros q entraram pra completar novamente.

Outros carros q tenho em casa no mesmo percurso (etanol):

Astra 2010 hatch
6.7km/l
Palio Celebration 1.0
7.5 km/l

Pequeno jr
15/02/2012, 11:26
Após vários tanques de combustível, a média deu uma estabilizada e tenho um mapeamento...
09/09 flex aut.

(etanol)
Estrada: 6.5km/l a 7km/l

(gasolina)
Estrada: 7.5 km/l a 8.4km/l

Guardo todos os abastecimentos.

Para quem tem TR manual, é só pegar essa sua informação e colocar praticamente de 1 a 1,5 a mais na média que vai casar a informação, tanto para álcool como para gasolina

davidfarhat
29/02/2012, 17:13
A minha TR4 MT Gasolina 07/08 faz 8,5 na cidade e 12 na estrada, pelo método de reencher o tanque até o primeiro estalo. Andando sem esguelar muito

Pequeno jr
29/02/2012, 17:37
A minha TR4 MT Gasolina 07/08 faz 8,5 na cidade e 12 na estrada, pelo método de reencher o tanque até o primeiro estalo. Andando sem esguelar muito

Qual velocidade que vc mantém na estrada ???

davidfarhat
29/02/2012, 17:40
90km/h. Vim com ela de Curitiba a Natal, pegando muito trecho de estrada simples com bastante movimento, mesmo nos trechos mais pesados ela manteve média...

dojao campeao
01/03/2012, 15:14

Parabéns, a minha só faz 6 na cidade e 8,5 na estrada (com pé de isopor), e sempre medindo com o tanque cheio sem esborrar!

davidfarhat
03/03/2012, 00:06
Valeu! O consumo urbano varia muito de acordo com o trânsito e distância que você trafega... Eu faço 80km/dia, sendo o trânsito médio com a maioria em via expressa, as vezes com leves congestionamentos...Eu percebi que influencia muito no consumo a modulação do pedal quando se precisa do motor em uma subida por exemplo, logo que adquiri a TR4 minhas médias não passavam de 6,5 na cidade e 9 na estrada, dei uma geral na mecânica (oleos, filtros,etc), calibro o pneu um pouco acima do que o especificado e dificilmente uso carga plena no acelerador, geralmente é bem ralando o pé mesmo, o torque abundante em baixas rotações favorece isso, por fim, como a quarta e quinta marcha são relativamente coladas, as vezes passo de terceira direto para quinta. Abs!

ivankimura
23/03/2012, 00:05
Ja consegui o milagre de fazer 7,3 com alcool e 11,5 com gasolina na cidade, mas é raro.
Nesse tempo, andava a no máximo 50 km/h, aceleração bem leve (estilo vovó) e pegava apenas um semaforo.

Tirando essa exceção, 6 com alcool e 8,5 com gasolina na cidade.

Edenilson
26/03/2012, 15:59
Ja consegui o milagre de fazer 7,3 com alcool e 11,5 com gasolina na cidade, mas é raro.
Nesse tempo, andava a no máximo 50 km/h, aceleração bem leve (estilo vovó) e pegava apenas um semaforo.

Tirando essa exceção, 6 com alcool e 8,5 com gasolina na cidade.

O pessoal ai tem feito ótimas médias de consumo. Ja eu estou desesperado com a minha 2011 AT, não sei como andar com ela.

Gasolina cidade 4,5 estrada 7,8 kml.
Etanol Cidade 3,7 estrada 6,8 kml.

Melhor média que fiz até agora; está com 7.000 KMs rodados.

Vamos ver agora na revisão dos 6 meses se a MIT da uma melhorada, porque está horrível o consumo...

Grande Abraço!

neonishi
27/03/2012, 16:22
TR4 2004 gasolina, trânsito médio para pesado (congestionamento):
Cidade - 7,71 km/l
Estrada - ainda sem média

patto
27/03/2012, 17:27
O pessoal ai tem feito ótimas médias de consumo. Ja eu estou desesperado com a minha 2011 AT, não sei como andar com ela.

Gasolina cidade 4,5 estrada 7,8 kml.
Etanol Cidade 3,7 estrada 6,8 kml.

Melhor média que fiz até agora; está com 7.000 KMs rodados.

Vamos ver agora na revisão dos 6 meses se a MIT da uma melhorada, porque está horrível o consumo...

Grande Abraço!

nossa véio...vc pegou um TR4 bixado...hehehehehe
nem no primeiro tanque eu fiz esta média...e olha que não sou econômico para dirigir
sempre rodo com cana no tanque, custo do km rodado é mais barato (aquela conta de 70% blablabla é errada) e, agora que moro no itaim e trabalho em alphaville - pra quem é de SP sabe o que estou dizendo - e rodo 50km dia, estou fazendo uma média de 6 km/l.
detalhe - tem inúmeras alterações no meu jipinn que alteram e mto o consumo...
dá uma olhada no link clicando sobre minha assinatura

mas, voltamos à máxima...depende do trânsito, da forma de dirigir, to bendito pé direito...mas, acho que nem em trilhas faço 3,5 de média...hehehehe

abs

Edenilson
02/04/2012, 10:19
nossa véio...vc pegou um TR4 bixado...hehehehehe
nem no primeiro tanque eu fiz esta média...e olha que não sou econômico para dirigir
sempre rodo com cana no tanque, custo do km rodado é mais barato (aquela conta de 70% blablabla é errada) e, agora que moro no itaim e trabalho em alphaville - pra quem é de SP sabe o que estou dizendo - e rodo 50km dia, estou fazendo uma média de 6 km/l.
detalhe - tem inúmeras alterações no meu jipinn que alteram e mto o consumo...
dá uma olhada no link clicando sobre minha assinatura

mas, voltamos à máxima...depende do trânsito, da forma de dirigir, to bendito pé direito...mas, acho que nem em trilhas faço 3,5 de média...hehehehe

abs

Talvez o aro 16 ainda que mais off road contribua para o menor consumo. Eu acho que o aro 17 com essas rodas novas ficou um conjunto muito pesado. No fora de estrada é quando consigo um menor consumo. Acho que você tem razão tenho que educar o pé direito.Abraço!

patto
02/04/2012, 11:33
Talvez o aro 16 ainda que mais off road contribua para o menor consumo. Eu acho que o aro 17 com essas rodas novas ficou um conjunto muito pesado. No fora de estrada é quando consigo um menor consumo. Acho que você tem razão tenho que educar o pé direito.Abraço!

pode até ser que o aro 16 contribua...mas, não acho que seja este o problema, pois o original da minha é aro 17 e fazia as médias que faço hoje, só que andava mais depressa...hehehehe...agora, mesmo com os pneus gigantes para o TR4 (245/75 R16) ando mais devagar, mas o consumo é na casa dos 6km/l no álcool.

hoje, por coincidência, sai de um semaforo acelerando com certa calma, a 50km/h já estava de 4ª marcha...sendo que todas foram trocadas por volta de 2.300rpm...isso significa economia de combustível - meu pajerinn é AT

abs

Marcos_mfcm
02/04/2012, 11:41
O TR4 bebe demais pelo tamanho do motor. Igual a um Pajero Full, muito maior e mais pesado. Deveria ter obrigatoriamente a opção de motor diesel. É curioso, porque mesmo ele podendo ter motor a diesel segundo a legislação, por ter 4x4 e reduzida, a Mitsubishi nunca ofereceu motor diesel no mercado brasileiro.

Edenilson
02/04/2012, 15:33
pode até ser que o aro 16 contribua...mas, não acho que seja este o problema, pois o original da minha é aro 17 e fazia as médias que faço hoje, só que andava mais depressa...hehehehe...agora, mesmo com os pneus gigantes para o TR4 (245/75 R16) ando mais devagar, mas o consumo é na casa dos 6km/l no álcool.

hoje, por coincidência, sai de um semaforo acelerando com certa calma, a 50km/h já estava de 4ª marcha...sendo que todas foram trocadas por volta de 2.300rpm...isso significa economia de combustível - meu pajerinn é AT

abs

A minha também é AT. Então eu vou tentar dirigir por volta dos 2.300rpm. O local que voce transita é mais plano? A minha cidade é muito irregular, porém, não teria muita diferença pois se sobe desce..., Se eu conseguir 6km/l no álcool ficarei muito satisfeito, porque o carro é muito bom no resto!

patto
02/04/2012, 16:00
A minha também é AT. Então eu vou tentar dirigir por volta dos 2.300rpm. O local que voce transita é mais plano? A minha cidade é muito irregular, porém, não teria muita diferença pois se sobe desce..., Se eu conseguir 6km/l no álcool ficarei muito satisfeito, porque o carro é muito bom no resto!

moro em SP e trabalho em Alphaville - rodo 50km/dia - entre planos e subidas leves, ar condicionado de vez em qdo, mas gosto do vento...hehehehe

sim, faz diferença, ainda mais se forçar pra subir rápido...experiente o seguinte teste...especialmente qdo vc estiver em alguma avenida onde dê pra manter a velocidade constante...tipo, bateu nos 60km/h por exemplo, alivie um pouco o pé esquerdo, o suficiente para manter a velocidade, mas menos do que vinha acelerando...vc vai ver que vai conseguir manter a velocidade e melhorará o consumo

em subidas, tente forçar o TR4 a trocar de marcha, ou seja, chegou a uma velocidade boa pra subida, alivie um pouco pé, para engatar uma marcha mais alta e por aí vai...não sei se é seu primeiro AT, mas é fácil pegar as manhas do cambio e utilizar de forma a poupar combustível.

veja que é possível ser mais econômico na AT do que MT...por exemplo, a 120km/h, na AT vc estará perto dos 3.200rpm, já na MT, cerca de 3.500rpm, pois a 4ª AT é mais longa que a 5ª MT...mas, a MT anda mais e dizem que é mais gostoso de dirigir do que a AT...eu nunca dirigi e não troco o conforto do AT, então, não opino.

abs e boa sorte nas suas médias

Edenilson
09/04/2012, 15:35
moro em SP e trabalho em Alphaville - rodo 50km/dia - entre planos e subidas leves, ar condicionado de vez em qdo, mas gosto do vento...hehehehe

sim, faz diferença, ainda mais se forçar pra subir rápido...experiente o seguinte teste...especialmente qdo vc estiver em alguma avenida onde dê pra manter a velocidade constante...tipo, bateu nos 60km/h por exemplo, alivie um pouco o pé esquerdo, o suficiente para manter a velocidade, mas menos do que vinha acelerando...vc vai ver que vai conseguir manter a velocidade e melhorará o consumo

em subidas, tente forçar o TR4 a trocar de marcha, ou seja, chegou a uma velocidade boa pra subida, alivie um pouco pé, para engatar uma marcha mais alta e por aí vai...não sei se é seu primeiro AT, mas é fácil pegar as manhas do cambio e utilizar de forma a poupar combustível.

veja que é possível ser mais econômico na AT do que MT...por exemplo, a 120km/h, na AT vc estará perto dos 3.200rpm, já na MT, cerca de 3.500rpm, pois a 4ª AT é mais longa que a 5ª MT...mas, a MT anda mais e dizem que é mais gostoso de dirigir do que a AT...eu nunca dirigi e não troco o conforto do AT, então, não opino.

abs e boa sorte nas suas médias

Amigo! Ultima média: 225 KM gastei 45 litros de alcool de um posto confiável (5kml).
Asfalto sem ar. Andei entre 2500 a 3000 RPM (não mais que 110). Andei o mesmo trajeto peguei até 140KMH não abasteci ainda, mas pelo ponteiro consumiu a mesma coisa. Quinta dia da revisão. Você tem razão, está bichada mesmo...

patto
09/04/2012, 15:50
Amigo! Ultima média: 225 KM gastei 45 litros de alcool de um posto confiável (5kml).
Asfalto sem ar. Andei entre 2500 a 3000 RPM (não mais que 110). Andei o mesmo trajeto peguei até 140KMH não abasteci ainda, mas pelo ponteiro consumiu a mesma coisa. Quinta dia da revisão. Você tem razão, está bichada mesmo...

pôô...5 km/l já está bem melhor do que vinha fazendo...o fato de correr não significa gastar mto combustível, pois é possível andar mais depressa e na "casquinha", se estiver embalado, numa pista plana etc...

mas, legal que melhorou o consumo...aquilo que vc vinha fazendo é o consumo da Sport e da Triton V6 flex...3,5km/l no álcool na cidade e cerca 5 a 6 na estrada.

ainda sonho em colocar este motor no meu Pajerin...vai ficar o bixo...hehehehehe...bom torque e o consumo, acredito eu, ficará mais ou menos igual, pois a Sport é mto mais pesada...

se na revisão vc reclamar do consumo excessivo, posta o resultado, o que a ccs fez ou qual foi a explicação ridícula deles...grande mau da Mit é o péssimo atendimento das ccs.

abs

Tarcis
09/04/2012, 23:19
Bom, peguei o bonde andando na conversa mas vou dar um pitaco. Tenho uma TR4 2006/2007 mas hoje quem anda nela é minha mulher. Rodei nela de 0 a 30.000 km. Pude comprovar o que diziam que a TR4 atinge seu pico de economia por volta dos 30k. Entre nova e 30k melhorou 5%. Tem de ver também os pneus e, recomendação para o resto da vida, quanto menos você frear, mais economia terá. Procure guiar freando o mínimo possível, que assim você está aproveitando a energia cinética do carro. Isso é mais importante ainda em cidades com muito cruzamento e semáforo.

Edenilson
23/04/2012, 12:09
pôô...5 km/l já está bem melhor do que vinha fazendo...o fato de correr não significa gastar mto combustível, pois é possível andar mais depressa e na "casquinha", se estiver embalado, numa pista plana etc...

mas, legal que melhorou o consumo...aquilo que vc vinha fazendo é o consumo da Sport e da Triton V6 flex...3,5km/l no álcool na cidade e cerca 5 a 6 na estrada.

ainda sonho em colocar este motor no meu Pajerin...vai ficar o bixo...hehehehehe...bom torque e o consumo, acredito eu, ficará mais ou menos igual, pois a Sport é mto mais pesada...

se na revisão vc reclamar do consumo excessivo, posta o resultado, o que a ccs fez ou qual foi a explicação ridícula deles...grande mau da Mit é o péssimo atendimento das ccs.

abs

Depois da revisão (510,00 pra trocar óleo, balancear, alinhar... é o 150,00 primeira revisão programada eles cobram como se fosse mão de obra para trocar óleo e checar outros itens + 120,00 para balancear e alinhar). Fiz um pequeno trajeto de asfalto 180KMs e a média ficou bem melhor 8,33km/l - Gasolina. Diante do que eu vinha fazendo melhorou muito. E essa média foi feita andando no limite 160km/h nas retas. Acho que se conduzir nos 110 km/h de média vai melhorar ainda mais... Até + G. Abraço!

FDeotti
24/04/2012, 09:31
Ontém resolvi checar quanto seria a média, andando de boa, 100-110, sem ar, estradão, 4x2...
Bom, com 256km, deu 7,8km/l de etanol comum shell.
Coisa de R$0,25/km.
usando mud km2, chipado, velas iridium, filtro k&n.
tr4 2010 manual

Aproveitando, a última medição do V6 da Sport, no mesmo trajeto, deu 8km/l na vpower, andando normal, 110-130.
Se conseguir andar abaixo de 110, dá para fazer 9, se pegar estrada livre.
Andando "mais animado" na v6, cai para 6km/l....

Gabiru
15/05/2012, 17:48
FDeotti,

O cosumo da sua TR4 está excelente, ainda mais usando mud!

Voce acha que as velas de iridium e o filtro contribuem na melhora?
Aonde voce comprou o filtro e as velas?

Valeu!
Abss

guilhermej
16/05/2012, 00:00
Peguei a minha com aproximadamente 7k km, e já rodei 3k km.
É uma manual 2011, abastecido semrpre com gasolina.
Infelizmente ainda está tudo original.
O meu trajeto é 90% estrada, sem ar condicionado, entre 90 e 110 km/h.
Na estrada pista dupla com serra (Fernão Dias) tenho feito 10km/l, cravado, sempre com duas pessoas..
Na estrada mais reta, cheguei a fazer 11.9, com quatro pessoas.
Acho que está na média. Quero fazer o teste com ar ligado, e um pouco mais rápido, mas tenho medo de ficar muito triste com o resultado.
Abs
Guilherme

FDeotti
16/05/2012, 21:33
Sim, contribuem sem dúvida. Comprei da sfichips.com.br. Pode olhar também na miltfort.com.br.

FDeotti,

O cosumo da sua TR4 está excelente, ainda mais usando mud!

Voce acha que as velas de iridium e o filtro contribuem na melhora?
Aonde voce comprou o filtro e as velas?

Valeu!
Abss

davidfarhat
14/06/2012, 17:27
Enxi o tanque segunda e marquei a melhor média de toda a história com o meu carro, entraram 18L até o primeiro estralo com 170km rodados, média de 9,4km/l na cidade, TR4 08 Gasolina MT, andando no modo idoso despretencioso com poucos trechos de congestionamento. Trocas antes sempre próximo de 2500rpm.

Edenilson
21/06/2012, 11:08
A minha deve estar freiada, vou ter que retirar as pastilhas...
Agora falando sério: a média na cidade 4,59 com gasolina VP sem ar com esse frio que está fazendo aqui no sul.
Na BR 7,23 com a mesma gasolina. (10.000KM).

Queiroz
21/06/2012, 14:06
Agora falando sério: a média na cidade 4,59 com gasolina VP sem ar com esse frio que está fazendo aqui no sul.

Caro edenilson, qual o ano da sua TR4? É manual? As automáticas normalmente consomem mais.
Verifique alguns itens em seu veículo:
- Velas, cabos e bobina (quando velhos, aumentam bastante o consumo, e pioram o desempenho);
- Roda livre (é comum ela ter mau funcionamento, "luzes piscando no painel", e aumenta o consumo também);
- alinhamento e calibragem dos pneus;
- no mais, o tipo de pista(serra, plano, trânsito, etc...),a forma de dirigir, interfere sobretudo no consumo. Procure ler dicas de direção econômica em carros com injeção.
A minha é IO, com motor 1.8 e gasolina aditivada, chega a fazer 12km/lt na estrada, rodando entre 100 a 120km/h, carregada.

Boa sorte

davidfarhat
21/06/2012, 21:11
Queiroz falou tudo!

Adicionalmente as vezes é bom resetar os parâmetros autoadaptativos da central de injeção. Como anda altíssima a chance de pegar um combustível adulterado, a injeção registra os parâmetros de funcionamento adaptados para esse combustível, aconteceu comigo...Tenho minha TR4 há um ano e com o tempo ela começou a fazer médias de 5,5 6 na cidade, falhava, principalmente em retomadas abaixo de 2k rpm. Troquei cabo e velas e a última média foi a registrada neste meu post anterior...

Mesmo que seu carro seja novo, desconfie das velas, na ultima revisão em concessionaria aqui em Natal colocaram no meu motor velas com defeito de fabricação...

Abs!

leojaz
23/06/2012, 11:12
Tenho uma 09/09 aut, estva fazendo 7,5km/l, até que troquei na revisão as velas e o filtro de combustivel... o consumo aumentou, agora 6,5km/l na cidade... comprei as velas na css MIT, quanto custam as Iridium?? Em estrada ela fez 9,5km/l.

Edenilson
09/07/2012, 16:16
Queiroz falou tudo!

Adicionalmente as vezes é bom resetar os parâmetros autoadaptativos da central de injeção. Como anda altíssima a chance de pegar um combustível adulterado, a injeção registra os parâmetros de funcionamento adaptados para esse combustível, aconteceu comigo...Tenho minha TR4 há um ano e com o tempo ela começou a fazer médias de 5,5 6 na cidade, falhava, principalmente em retomadas abaixo de 2k rpm. Troquei cabo e velas e a última média foi a registrada neste meu post anterior...

Mesmo que seu carro seja novo, desconfie das velas, na ultima revisão em concessionaria aqui em Natal colocaram no meu motor velas com defeito de fabricação...

Abs!

Vou formatar a central da injeção... Obrigado!

leojaz
11/07/2012, 14:34
Vou formatar a central da injeção... Obrigado!
Como faço para resetar a central de injeção? O que isso pode acarretar de ruim?
Como descubro se minhas velas então boas ou com defeito? Pois como ja relatei, o consumo piorou depois que troquei as velas.

davidfarhat
13/07/2012, 08:35
leojaz, resetar os parametros autoadaptativos é uma prática comum e não acarreta nada de ruim. Em oficinas mecânicas providas de aparelhos ''scanner'' automotivo, existe uma opção que faz isso em um toque de botão...Para fazer em casa é só desligar os cabos de bateria por uma noite (não invente de ligar os cabos um no outro para esgotar a memória mais rápido como sugerem por aí pois existe chance de queima de algum componente interno da central). Quando for ligar, ligue e desligue a ignição 3x apenas para alguns sensores se comunicarem antes com a central e ligar em seguida, deixar 15 min em lenta. O carro vai ficar estranho por uns 10km e depois fica perfeito. A melhora no consumo vai ser sentida no segundo tanque após isso (se nao tiver nenhuma falha posterior)

A injeção tem tolerância de funcionamento para condições adversas e as vezes um combustivel ruim, ou alguma falha aleatória faz com que ela se programe de modo a tentar corrigir e/ou proteger a parte mecanica...Não é mágica, se tiver de fato algum defeito, o carro voltará ao normal por algum tempo e logo a injeção voltará ao mesmo estado que estava antes...

Sobre as velas, somente retirando e fazendo inspeção visual quanto a fuga de corrente e GAP (folga entre eletrodo e o terminal). No meu caso o carro com o tempo começou a falhar, porém tinha defeito de fabricação em uma delas que veio com o eletrodo por dentro da cerâmica...

Espero ter ajudado...

Abs

leojaz
15/07/2012, 07:44
leojaz, resetar os parametros autoadaptativos é uma prática comum e não acarreta nada de ruim. Em oficinas mecânicas providas de

Sobre as velas, somente retirando e fazendo inspeção visual quanto a fuga de corrente e GAP (folga entre eletrodo e o terminal). No meu caso o carro com o tempo começou a falhar, porém tinha defeito de fabricação em uma delas que veio com o eletrodo por dentro da cerâmica...

Espero ter ajudado...

Abs

Sem dúvida ajudou, mas antes de resetar a central, estou tomando outras medidas... acordando mais cedo. E assim evitar trânsito para o trabalho, e estou tentando evitar ultrapassar as 2000rpm, tentando andar no máximo a 60km/h e tentando fazer o menor numero de trocas de marchas. Isso tudo no ciclo urbano.
Ja percebi uma melhora, estou com meio tanque e com 280km rodados. Mas só terei certeza no próximo abastecimento.
Se não surtie efeito, tentarei resetar a central.

abs

leojaz
19/07/2012, 09:49
Deu resultado!
Mantive, dentro do possível, rotações baixo de 2000 RPM e velocidades constantes.
Consumo de 7,4km/L. Antes 6,3KM/L.

guilhermej
25/07/2012, 19:33
Pessoal,
Fazendo um update nos consumo da TR4 2011:
Abastecendo 6 tanques com gasolina, na maior parte em estrada (cerca de 80%), fiz a média de 9.14.
Com álcool, depois de 6 tanques, nas mesmas condições, estou com a média de 7,7.
Depois dos cálculos, verifiquei que a diferença entre alcool e gasolina este em 20%.
Conclusões: de fato esse "novo" motor colocou a gasolina como plano b, até porque o motor fica muito lerdo com ela.
Alguém mais confirma essa diferença?
Abs

Usuario
27/07/2012, 17:30

A minha também deve estar, pois minha media na cidade nunca passa de 5,00, e na BR andando em modo idoso, a no máximo 90km/h ela faz no máximo 8,00 (aonde da eu pego um poco de vaco dos caminhões, mas mesmo assim fica difícil faze uns 8,00).
Lembrando que a minha é um 2008 MT.

edusao
30/07/2012, 15:26
Colaborando com o tópico: viajei 1250 km, três adultos e porta-mala cheio, ar ligado direto, andando bem mas sem passar de 140, pista simples, poucos trechos de chuva, incluindo serras sem aliviar, puxando e esticando marchas, gastei 192 litros de etanol. Abasteci a cada 350km aproximadamente ao preço médio de 1,75 por litro de etanol. A minha é uma mecanica, 4x4, 2012.
Resumindo: Gasta bem. Mas pelas qualidades do carro é bem aceitável. Para mim pelo que o carro tem o consumo é normal. Tinha uma outdoor gls a diesel que fazia 8 a 8,5 nas mesmas condiçoes, só que reparei nesta viagem que o diesel ta em media 2,10 e no etanol eu paguei 1,75.

edusao
30/07/2012, 15:28
Desculpem, na descrição acima a média ficou em 6,5 por litro. Valeu

Edenilson
06/08/2012, 10:39
Desculpem, na descrição acima a média ficou em 6,5 por litro. Valeu

Bom Dia Edu!
Eu já estou conformado com média parecida com a tua, considerando que a minha (2012) é automática no etanol fiz 6,7 de média em 651 km = 97 lts (02 pessoas mais bagagem normal).
Abraço!

FDeotti
06/08/2012, 14:11
Veja bem.
Com etanol, 1,75/6,5=R$0,27 por Km.
Com diesel, 2,1/8,5=R$0,25 por Km.

R$0,02 de diferença no custo por quilômetro.
Acho muito pouca diferença, nestes valores, o investimento na flex valeu a pena.

Mas depende do estado. No RJ e em MG não é difícil achar alcool a R$2,30, aí aperta.

Colaborando com o tópico: viajei 1250 km, três adultos e porta-mala cheio, ar ligado direto, andando bem mas sem passar de 140, pista simples, poucos trechos de chuva, incluindo serras sem aliviar, puxando e esticando marchas, gastei 192 litros de etanol. Abasteci a cada 350km aproximadamente ao preço médio de 1,75 por litro de etanol. A minha é uma mecanica, 4x4, 2012.
Resumindo: Gasta bem. Mas pelas qualidades do carro é bem aceitável. Para mim pelo que o carro tem o consumo é normal. Tinha uma outdoor gls a diesel que fazia 8 a 8,5 nas mesmas condiçoes, só que reparei nesta viagem que o diesel ta em media 2,10 e no etanol eu paguei 1,75.

paulosergio
06/08/2012, 22:24
Desculpem o palpite, mas essas medias sao exatamente a da pajero sport 07 que eu tinha, +- 6,0 na cidade e +- 8,0 na estrada, lembrando que era um 3.5 v6 200cv, e a triton 3.2 diesel (sucessora) 9,0 na cidade e 11 na estrada. prtanto vale a pena rever as contas...

FDeotti
07/08/2012, 00:54
Tenho tb uma Sport V6, e o consumo dela também é esse mesmo, 8 na estrada.
Ou seja, tanto o da TR4 quanto da Sport batem com os meus carros.

Já o motor da Triton é diferente da L200 GLS que nosso amigo citou, é mais econômico.
Mas é bem mais cara, aí é outro parâmetro.

Desculpem o palpite, mas essas medias sao exatamente a da pajero sport 07 que eu tinha, +- 6,0 na cidade e +- 8,0 na estrada, lembrando que era um 3.5 v6 200cv, e a triton 3.2 diesel (sucessora) 9,0 na cidade e 11 na estrada. prtanto vale a pena rever as contas...

Gabiru
07/08/2012, 11:26
Surreal mas é verdade...

110 Km/h constante ela faz uns 7 Km/l - 7,5 Km/l no Etanol.

Gabiru
07/08/2012, 11:28
Esqueci de citar...
A minha é uma 2008 MT.

edusao
09/08/2012, 19:21
Realmente se for fazer conta diversos carros terão suas médias equiparadas quando considerado na conta o preço do combustível que usam e o trecho em que rodam. Para mim, na viagem que contei acima, gastei igual ou pouca coisa a mais do que se tivesse viajado com uma outdoor que eu tive. A variação de preços nas regioes e entre os combustíveis é tamanha que impossibilita dizer que carro é melhor, salvo se cada um fizer a média usando o carro apenas em uma única e demarcada região. Fiz outra viagem há poucos dias e o preço do alcool entre santa catarina e curitiba variou de 1,75 a 2.30 o litro, por aí da para ter uma base do quanto é dificil dizer qual carro fica mais economico. A questão principal hoje é que o diesel já subiu e a gasolina e o alcool ainda não, então ainda ta bom de andar com carro flex.

Outra questão é o tipo do carro, seu rendimento, etc. Se eu pegar uma pajero v6 e ficar andando só na minha região vou fazer 3 a 4 por litro. Se viajar longe talvez consiga fazer uns 8, como um amigo disse acima. Com a tr4 to fazendo 6 a 6,5 no alcool direto, seja na estrada ou no misto com cidade. Mas também não estou dizendo que é bom, só estou afirmando que na média geral não da p comparar v6 com 4 cilindros, na minha opinião.

Usuario
10/08/2012, 18:26
Eu tenho uma 2008 MT, e pesquisei sobre "chipar" a TR4 para deixa-la mais econômica. Queria saber se alguém aqui do fórum já vez isso, se custa muito caro e se realmente a deixa mais econômica.

brenodf
22/08/2012, 11:31
bom dia,estou querendo comprar uma tr4 2008/2009 gostaria de tirar algumas duvidas.
qual o consumo medio dela cidade estrada, com e sem ar?
geralmente quando vc vai na oficina qual a media de gastos com manutenção, mesmo oleo e filtro e + algo para fazer!?!
a manutenção "cara" acontece de quanto em quanto tempo? e sai aproximadamente quantoR$?
voce gatava quanto nela por mes rodando aproximadamente quanto?
ah pfv especificar este consumo e alcool ou gasolina? pois andei vendo algumas que as pessoas falam que sem ar na gasolina faz media de 10 andando de boa na cidade, e na estrada 11 12!! e vero?

ah detalhe estou saindo de um palio 2005 que visito a oficia de 3 em 3 meses gastando cerca de 300 a 600 R$ por cada visita!!
será que vou sofrer com a tr4?

FDeotti
22/08/2012, 13:16
Um velho gordo de barba branca e roupa vermelha com um saco de presentes nas costas disse que fazia 12km/l na estrada com a TR4 dele.... sei não, acredito nele não.... mas tem gente que acredita.

Bom, tive uma 09/09 AT gasolina, fazia no máximo 9 na gasolina na estrada com ar, andando nos 110-120 km/h, pneus AT.

Na atual, flex MT, também faço 9 na gasolina, e 7 no alcool, sem ar, mas andando com mais empolgação, variando entre 100 e 150 km/h, pneu Mud, proteções e mais algum peso extra...

Essas medidas na estrada são sempre no mesmo trajeto, pelo asfalto, estrada duplicada e com muito poucas subidas mais fortes.

davidfarhat
23/08/2012, 17:36
FDeotti, o Papai Noel que você ta sugerindo provavelmente sou eu.

Vim do Paraná até Rio Grande do Norte com a minha TR4 2008 MT Gasolina. Tenho todas as anotações de médias enxendo o tanque até o primeiro estalo da minha viagem, se quiser lhe envio com prazer pra comprovar os 12km/l, as condiçoes de estrada não permitiam mais do que 100km/h

Aqui, mantenho rigorosamente as médias em um aplicativo chamado Fuel Log em um aparelho android. Rodando semanalmente próximo de 300km e enxo o tanque todo domingo precisando ou não toda semana no mesmo posto de gasolina até o primeiro estalo da bomba, a média urbana fica em torno de 8,2km/l. Dependendo da semana menos ou mais. Se quiser lhe envio as tabelas também.

Se o comentário irônico foi direcionado a mim, dispenso-lhe...Afinal de contas adiante do meu comentário na época tinham várias dicas de como consegui otimizar o consumo depois de um ano de uso com o carro. Não tenho a necessidade de superioridade, muito menos relacionado a minha viatura.

Att.

David Farhat de Oliveira

FDeotti
23/08/2012, 18:05
Não foi direcionado a você, na verdade nem sabia ou lembrava da sua existência nem de sua viagem. Se você se ofendeu, relaxa, vai fazer trilha que é melhor.

A pergunta é que citava 11-12 na estrada.

Como disse, na minha 2009 gasolina AUTOMÁTICA, não chegava nem perto desta média.

FDeotti
23/08/2012, 18:22
Ah, só corrigindo, minha 2009 era flex.

Não foi direcionado a você, na verdade nem sabia ou lembrava da sua existência nem de sua viagem. Se você se ofendeu, relaxa, vai fazer trilha que é melhor.

A pergunta é que citava 11-12 na estrada.

Como disse, na minha 2009 gasolina AUTOMÁTICA, não chegava nem perto desta média.

davidfarhat
23/08/2012, 18:26
Por isso comentei com dúvida. Como sou ativo nesses fóruns de consumo de TR4 e comentei varias vezes sobre as experiências que tive com o consumo imaginei que fosse direcionado a mim. Confesso que fiquei incomodado por se tratar da credibilidade, mas agradeço o esclarecimento e peço desculpas por qualquer mal entendido. Até porque já tivemos contato em outros posts.

Abs

FDeotti
23/08/2012, 18:34
Bom, a conclusão então é que a diferença de consumo entre as versões Gasolina e Flex é bem grande. O que me leva a crer que, para quem for comprar usada, vale bem mais a pena considerar as 2008 ou mais antigas.

Na verdade, agora até fiquei a pensar se não troco minha 2010 por uma 2008, porque ando bastante e o preço do etanol está difícil de engolir.

Por isso comentei com dúvida. Como sou ativo nesses fóruns de consumo de TR4 e comentei varias vezes sobre as experiências que tive com o consumo imaginei que fosse direcionado a mim. Confesso que fiquei incomodado por se tratar da credibilidade, mas agradeço o esclarecimento e peço desculpas por qualquer mal entendido. Até porque já tivemos contato em outros posts.

Abs

davidfarhat
23/08/2012, 18:50
Concordo contigo...Sou segundo dono da minha e comprei quando tinha 36k km, o antigo dono já está na segunda flex e sempre me diz que a melhor de todas em consumo que ele teve foi a minha kkk...Em contrapartida perde-se em potência, torque e no preço de algumas peças de manutenção que são mais caras (filtro de gasolina, bobina, cabos de vela)

brenodf
24/08/2012, 10:08
Concordo contigo...Sou segundo dono da minha e comprei quando tinha 36k km, o antigo dono já está na segunda flex e sempre me diz que a melhor de todas em consumo que ele teve foi a minha kkk...Em contrapartida perde-se em potência, torque e no preço de algumas peças de manutenção que são mais caras (filtro de gasolina, bobina, cabos de vela)

o pro e que akii em brasilia ta mais facil achar um trevo de 4 folhas ou o pote de ouro no final do arco iris, do que achar a pajero tr4 2008 so gas!!!

FDeotti
24/08/2012, 10:41
Hoje vou colocar gasolina para ver como está o consumo, faz mais de ano que rodo só no etanol, ou podium. Vou rodar 1000km e semana que vem posto o resultado.

brenodf
24/08/2012, 11:03
Hoje vou colocar gasolina para ver como está o consumo, faz mais de ano que rodo só no etanol, ou podium. Vou rodar 1000km e semana que vem posto o resultado.

fica a dica para quem ja tem android, obd bluetooth

https://www.google.com.br/search?q=obd+bluetooth&hl=pt-BR&safe=active&client=firefox-a&hs=Ofv&rls=org.mozilla:pt-BR:official&prmd=imvns&source=lnms&tbm=isch&sa=X&ei=uYg3UOTXMeGi6wGy-oDQAw&ved=0CAgQ_AUoAQ&biw=1440&bih=797

no ebay da pra comprar e e muito barato, da o consumo, pressão do oleo, e outras coisas mais!! acho que vale a pena, vou comprar assim que comprar a tr4, aqui no brasili esta 80 a 90 r$!! segue link do ebay.

obd bluetooth | eBay (http://www.ebay.com/sch/i.html?_sop=15&_lncat=0&_sacat=0&_nkw=obd+bluetooth&rt=nc&LH_BIN=1)

brenodf
24/08/2012, 11:06

david olha a postagem anterior que fiz!!!

FDeotti
24/08/2012, 12:35
legal hein. vou comprar essa bagaça... e um celular android, que não tenho, rs.

brenodf
24/08/2012, 12:51
legal hein. vou comprar essa bagaça... e um celular android, que não tenho, rs.

pergunta: tu gasta quanto de gazolina no mes? rodando quantos km no total?

FDeotti
24/08/2012, 13:06
Quase nada....
cada mês rodo 5000km / 6,5km/l = 770l * R$1,85 = R$1.424 (ou R$0,28/km)
sempre no etanol, normalmente acima de 100km/h
médias com pneu mud km2 28 libras, filtro esportivo k&n, velas de iridium, reprogramação SFI
5% da km é rodada em cidade, o resto em estrada.
...

brenodf
24/08/2012, 13:29
Quase nada....
cada mês rodo 5000km / 6,5km/l = 770l * R$1,85 = R$1.424 (ou R$0,28/km)
sempre no etanol, normalmente acima de 100km/h
médias com pneu mud km2 28 libras, filtro esportivo k&n, velas de iridium, reprogramação SFI
5% da km é rodada em cidade, o resto em estrada.
...

caraio começo a pensar em desistir da tr4 :( !!! rodo uns 2500km no mes 4 tanques cada tanque 110,00, ou seja uns 400a 500 R$ no mes!! fico triste em nao me pensar com ela! rsrs! :( esse consumo da tr4 ta parecedo aqueles carros antigos!!!

davidfarhat
24/08/2012, 15:04
FDeotti, enxi o tanque hoje, rodei 334km e entraram 39.42L de gasolina, fazendo uma média de 8.47km/l somente urbana, pneus scorpion atr 225/70R16 calibragem de 28libras com uso ocasional de a/c e algumas vezes velocidade alta. Pra você que roda bastante e principalmente em estradas seria uma grande economia realmente trocar...

brenodf, realmente é bem dificil achar somente a gasolina, foram uma minoria que saíram, apenas para limpar estoque...com calma você acha...

Sobre o adaptador OBD2 BT, eu tenho um e utilizo um app no meu tablet pra ler a injeção. Ta em anexo o print de tela de usando o software, é bem interessante, mas até agora não consegui usá-lo como BC, apenas como Kaptor...

366262

FDeotti
24/08/2012, 15:41
Brenodf, não desanime, veja bem minha situação. Andando quase sempre pé no porão, e pneus de lama, mais o peso extra das tranqueiras como proteções inferiores, engate etc. E a qualidade do etanol eu acho bem duvidosa, mesmo nos melhores postos.

Hoje vou viajar com VPower e pneus at, devo ter resultados melhores. Ainda assim, tem o peso extra.

brenodf
24/08/2012, 15:58
Brenodf, não desanime, veja bem minha situação. Andando quase sempre pé no porão, e pneus de lama, mais o peso extra das tranqueiras como proteções inferiores, engate etc. E a qualidade do etanol eu acho bem duvidosa, mesmo nos melhores postos.

Hoje vou viajar com VPower e pneus at, devo ter resultados melhores. Ainda assim, tem o peso extra.

espero boas noticias!!! pensamento positivo vai "marcar 10 11 ou 12!""marcar 10 11 ou 12!""marcar 10 11 ou 12!""marcar 10 11 ou 12!" serio vei, se eu tivesse a oportunidade de radar uma semana ia ser show!! mais a unica ppessoa na minha familia que tem e meio charope!!! mais vou acreditar que vai dar certo!

brenodf
27/08/2012, 10:11
fala galera, depois de mais um final de semana tentando decidir qual caranga comprar, ou a tr4 2008 ou uma ranger diesel 2001, tive pensamentos absurdos, ate em colocar um motor a diesel em uma tr4, pensei tb em gnv achei ate alguns psts aki no forum, mais o pro e a perda do porta mala, (ps.: muitos falam que o porta mala da tr4 4 pequena mais porra siante do meu palio), vamos ao que interessa, procurando noticias sobre economia de consumo acabei achando um parangole chamado ECOCHIP, promete horrores de economia de combustivel, posts em forums fala e carros fazen 6 7 com litro passando a fazer 10 ate 14, OPA TA AI A SOLUÇÃO DOS PROS DA TR4!! sera????? pesquisando o mais bizarro de tudo e que e apenas um treco que se coloca dentro da caixa de filtro de ar!!! isso mesmo cola-se a caixinha com cola quente dentro da caixa do filtro de ar, e ainda tem mais se vc naum acredita ou se não estiver satisfeito o maluco devolve o dinheiro!!! e coisa de sergipano, (minha mae e de la ta, ciudado com as ofensas, rsrsrs) segue links ve oque vcs acham?!?!?!

ECO Chip (http://www.eco-motor-system.com/index.html)

A Saga, eco chip economiza 50% de combustível? - Techtudo-Forum (http://forum.techtudo.com.br/perguntas/560/a-saga-eco-chip-economiza-50-de-combustivel)

eco chip economiza mesmo 50% de combustivel? - Techtudo-Forum (http://forum.techtudo.com.br/perguntas/410/eco-chip-economiza-mesmo-50-de-combustivel)

eco chip economiza mesmo 50% de combustivel? - Techtudo-Forum (http://forum.techtudo.com.br/perguntas/410/eco-chip-economiza-mesmo-50-de-combustivel)

FDeotti
27/08/2012, 10:27
eu não acredito.
Para consumir menos, não tem mistério. Principais dicas:
. reduzir o peso (engate, estribo etc aumentam o peso, mais força é necessária para fazer o carro andar
. atenção ao conta-giros, andar entre 2000 e 3000 RPMs
. usar pneus apropriados, na calibragem certa

Bom, não faço nada disso, ando com uns 100kg a mais, sempre pelos 4000rpm com trocas lá nos 6000rpm (rs) e pneus mud, então não reclamo do consumo, é um preço que pago pela diversão.

ah, mas um item importante: usar combustível de qualidade.

brenodf
27/08/2012, 10:29
eu não acredito.
Para consumir menos, não tem mistério. Principais dicas:
. reduzir o peso (engate, estribo etc aumentam o peso, mais força é necessária para fazer o carro andar
. atenção ao conta-giros, andar entre 2000 e 3000 RPMs
. usar pneus apropriados, na calibragem certa

Bom, não faço nada disso, ando com uns 100kg a mais, sempre pelos 4000rpm com trocas lá nos 6000rpm (rs) e pneus mud, então não reclamo do consumo, é um preço que pago pela diversão.

ah, mas um item importante: usar combustível de qualidade.

como tenho parente la acho que vou comprar e se nau der certo vou la pessoalmente pegar a grana!!! rsrsrsrs meio estranho ne!?!?

FDeotti
27/08/2012, 10:41
Pede para mandarem um jatinho particular buscar você e seu carro. Pede também para a Miss Sergipe ir junto.
Se esse treco funciona, os caras são bilionários, então podem te dar um atendimento premium.
Se não mandarem o jatinho, é porque não funciona.

brenodf
27/08/2012, 10:42
Pede para mandarem um jatinho particular buscar você e seu carro. Pede também para a Miss Sergipe ir junto.
Se esse treco funciona, os caras são bilionários, então podem te dar um atendimento premium.
Se não mandarem o jatinho, é porque não funciona.

rsrsrsrsr boa rsrskkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

Gabiru
28/08/2012, 10:09
Brenodf, milagres não existem!

Entenda que voce esta querendo adquirir um veiculo 4x4, 2.0 com relação de marchas para um uso diferenciado (off-road), com pneus largos, que pesa quase 2 toneladas e tem uma aerodinamica de uma geladeira.

Se voce realmente necessita de um veículo 4x4 e ainda assim quer alguma economia de combustivel, considere um Suzuki Jimny que é 1.3 monocombustivel, muito mais leve e também com espaço muito mais limitado.

As alterações que o FDeotti fez, como velas de iridium e os filtros, acredito sim que de uma melhora no consumo pois melhora a combustão, mas eu acho que nada superior a 5%. Estou certo, FDeotti?

Minha melhor marca foi em uma TR4 a gasolina que eu tinha, fui me arrastando a 100 Km/h constantes em linha reta sem aclives e ela fez incriveis 11 Km/L.
Nas mesmas condições com a minha Flex usando gasolina, fez 9,5 Km/l.
Mas isso não é parametro e muito menos uma direção que pode ser adotada rotineiramente.

As médias dela, são:

Uso Rodoviário: 9 Km/l
Uso Urbano: 6,5 - 7 Km/l

Boa sorte!
Abs

FDeotti
28/08/2012, 12:56
Certo, algumas modificações que fiz melhoram o consumo, porém outras pioram, como o aumento de peso e os pneus mud.

Como tinha prometido, na sexta-feira comecei a usar gasolina. Rodei 1000km, usando somente Vpower. Vamos ver como foi:

1. sexta 24, primeiro abastecimento. 38,7 litros de gasolina, R$2,65/litro da gasolina. Ainda ficou etanol no tanque, não dava para esperar um bom consumo. E a ECU precisava reaprender o que é gasolina... Em relação ao consumo de etanol, ficou em 6.5km/l.

2. segundo abastecimento. Após 231Km, 8.0km/l, R$0,36/km. Bastante tráfego na saída de SP pela Ayrton Senna, depois andando no limite dos 120km/h pela Carvalho Pinto e Dutra (bom, nessa o limite era 110 mas não consegui andar nessa velocidade...)

3. terceiro abastecimento. 280km, 7.4km/l, R$0,38/km. Depois do segundo abastecimento da sexta, não teve jeito, estava tentando me manter civilizadamente na estrada, mas a noite foi caindo, estrada esvaziando, fome.... sentei a bota! 130-150 km/h, aí deu no que deu, a bicha bebeu o que pode no trecho final, com vários km de subida na BR040.

4. quarto abastecimento. Na viagem de volta, consegui andar civilizadamente, 100-110, às vezes 120, observando o giro para não passar de 3500rpm. Beleza, 344km, 10.1Km/l, R$0,27/Km. Opa, a brincadeira começou a ficar boa. No etanol mantinha entre R$0,30 e R$0,33/km, com esse consumo a gasolina passou a ser vantajosa.

5. quinto abastecimento. 165km, 10.3km, R$0,27/Km. ótimo, manteve o consumo, enquanto suava para manter o acelerador em cima, pela Dutra livre na madrugada. Especialmente na rede de 21Km entre Cachoeira Paulista e Guaratinguetá foi penoso, mas vale a pena, andando no limite evita multa, cansa menos e preserva o carro e pneus.

Bom, acho que vai ser difícil melhorar estes 10km/l. Sendo assim, posso considerar que o consumo da TR4 2010 é 17% pior que o consumo da 2008. Em termos de dinheiro, considerando gasolina a R2,80, a 2010 me custa R$0,28 por km rodado, e a 2008 custaria 0,23. Uma diferença de R$0,05.

Para quem vai comprar uma TR4 usada, e precisa escolher entre 2010 e 2008, desconsiderando os outros fatores e focando no consumo, pode usar esta diferença de 0,05 para avaliar se compensa. Cada km que andar na 2008 estará economizando R$0,05 em relação a 2010. Se andar 1000km/mês, irá economizar R$600,00 por ano.

Brenodf, milagres não existem!

Entenda que voce esta querendo adquirir um veiculo 4x4, 2.0 com relação de marchas para um uso diferenciado (off-road), com pneus largos, que pesa quase 2 toneladas e tem uma aerodinamica de uma geladeira.

Se voce realmente necessita de um veículo 4x4 e ainda assim quer alguma economia de combustivel, considere um Suzuki Jimny que é 1.3 monocombustivel, muito mais leve e também com espaço muito mais limitado.

As alterações que o FDeotti fez, como velas de iridium e os filtros, acredito sim que de uma melhora no consumo pois melhora a combustão, mas eu acho que nada superior a 5%. Estou certo, FDeotti?

Minha melhor marca foi em uma TR4 a gasolina que eu tinha, fui me arrastando a 100 Km/h constantes em linha reta sem aclives e ela fez incriveis 11 Km/L.
Nas mesmas condições com a minha Flex usando gasolina, fez 9,5 Km/l.
Mas isso não é parametro e muito menos uma direção que pode ser adotada rotineiramente.

As médias dela, são:

Uso Rodoviário: 9 Km/l
Uso Urbano: 6,5 - 7 Km/l

Boa sorte!
Abs

brenodf
28/08/2012, 13:07
po irmão vc nao tem ideia da ajuda que deu, acredito que nos locais que ando vou conseguir fazer 9 10, pois como ja falei anteriormente brasilia dependendo do horario e super tranks e da para manter 90 a 110, pelo via a 2008 vai valer a pena, assim que comprar ja posto fts da minha criança!!!! vlw mesmo FDeotti!!!

agora e 4x4 uhuuuuuuuuuu

Certo, algumas modificações que fiz melhoram o consumo, porém outras pioram, como o aumento de peso e os pneus mud.

Como tinha prometido, na sexta-feira comecei a usar gasolina. Rodei 1000km, usando somente Vpower. Vamos ver como foi:

1. sexta 24, primeiro abastecimento. 38,7 litros de gasolina, R$2,65/litro da gasolina. Ainda ficou etanol no tanque, não dava para esperar um bom consumo. E a ECU precisava reaprender o que é gasolina... Em relação ao consumo de etanol, ficou em 6.5km/l.

2. segundo abastecimento. Após 231Km, 8.0km/l, R$0,36/km. Bastante tráfego na saída de SP pela Ayrton Senna, depois andando no limite dos 120km/h pela Carvalho Pinto e Dutra (bom, nessa o limite era 110 mas não consegui andar nessa velocidade...)

3. terceiro abastecimento. 280km, 7.4km/l, R$0,38/km. Depois do segundo abastecimento da sexta, não teve jeito, estava tentando me manter civilizadamente na estrada, mas a noite foi caindo, estrada esvaziando, fome.... sentei a bota! 130-150 km/h, aí deu no que deu, a bicha bebeu o que pode no trecho final, com vários km de subida na BR040.

4. quarto abastecimento. Na viagem de volta, consegui andar civilizadamente, 100-110, às vezes 120, observando o giro para não passar de 3500rpm. Beleza, 344km, 10.1Km/l, R$0,27/Km. Opa, a brincadeira começou a ficar boa. No etanol mantinha entre R$0,30 e R$0,33/km, com esse consumo a gasolina passou a ser vantajosa.

5. quinto abastecimento. 165km, 10.3km, R$0,27/Km. ótimo, manteve o consumo, enquanto suava para manter o acelerador em cima, pela Dutra livre na madrugada. Especialmente na rede de 21Km entre Cachoeira Paulista e Guaratinguetá foi penoso, mas vale a pena, andando no limite evita multa, cansa menos e preserva o carro e pneus.

Bom, acho que vai ser difícil melhorar estes 10km/l. Sendo assim, posso considerar que o consumo da TR4 2010 é 17% pior que o consumo da 2008. Em termos de dinheiro, considerando gasolina a R2,80, a 2010 me custa R$0,28 por km rodado, e a 2008 custaria 0,23. Uma diferença de R$0,05.

Para quem vai comprar uma TR4 usada, e precisa escolher entre 2010 e 2008, desconsiderando os outros fatores e focando no consumo, pode usar esta diferença de 0,05 para avaliar se compensa. Cada km que andar na 2008 estará economizando R$0,05 em relação a 2010. Se andar 1000km/mês, irá economizar R$600,00 por ano.

brenodf
31/08/2012, 09:06
galera surgiu mais uma duvida!!
os novos modelos de tr4 de 2010 pra cima são mais economicas ?
e outra de 2010 pra cima tem MT 4x4?? ou so 4x2??? se tiver so 4x2 a diferença e muito grande?

davidfarhat
31/08/2012, 11:24
FDeotti, muito legal ler o seu relato, considerando que seu carro tem algumas alterações, o consumo de combustível foi ótimo!

brenodf, 2011 foi o último ano de TR4 MT 4x4, as 12/12 só tem 4x4 na versão AT, que é a top de linha. Em relação a questão de consumo vou deixar para os outros amigos responderem pois não sei se muda algo em relação as pós facelift.

EDIT: Fiz trilha leve final de semana passado com alguns obstáculos (subidas de dunas, alguns atoleiros), calibragem de pneus em 13lb muito uso de reduzida e 4x4 no mínimo sempre em HLC, média foi de 6km/l kkk

367553

brenodf
14/09/2012, 09:37
FDeotti
agora achei uma fonte de tr4 so gas, quais são as diferenças dela mesmo? consumo manutenção e muito mais cara?
diz ai pfv!!

FDeotti, enxi o tanque hoje, rodei 334km e entraram 39.42L de gasolina, fazendo uma média de 8.47km/l somente urbana, pneus scorpion atr 225/70R16 calibragem de 28libras com uso ocasional de a/c e algumas vezes velocidade alta. Pra você que roda bastante e principalmente em estradas seria uma grande economia realmente trocar...

brenodf, realmente é bem dificil achar somente a gasolina, foram uma minoria que saíram, apenas para limpar estoque...com calma você acha...

Sobre o adaptador OBD2 BT, eu tenho um e utilizo um app no meu tablet pra ler a injeção. Ta em anexo o print de tela de usando o software, é bem interessante, mas até agora não consegui usá-lo como BC, apenas como Kaptor...

366262

brenodf
14/09/2012, 09:38
a pergunta anterior fiz para vc!!!

FDeotti, muito legal ler o seu relato, considerando que seu carro tem algumas alterações, o consumo de combustível foi ótimo!

brenodf, 2011 foi o último ano de TR4 MT 4x4, as 12/12 só tem 4x4 na versão AT, que é a top de linha. Em relação a questão de consumo vou deixar para os outros amigos responderem pois não sei se muda algo em relação as pós facelift.

EDIT: Fiz trilha leve final de semana passado com alguns obstáculos (subidas de dunas, alguns atoleiros), calibragem de pneus em 13lb muito uso de reduzida e 4x4 no mínimo sempre em HLC, média foi de 6km/l kkk

367553

brenodf
16/09/2012, 20:32
agora achei um monte de tr4 so gas, quais são as diferenças dela mesmo? consumo manutenção e muito mais cara?
diz ai pfv!! o tanque tb e de 72 litros?

367553

eder simoes
12/10/2012, 00:04
medí o consumho je de minha tr4 manual, andei de ribeirão preto até piumhi, abastecida no alcool , com velocidade de 100 km por hora a tr4 deu 8.9 no alcool

brenodf
15/10/2012, 08:46
galera olhei uma tr4 07/08 para comprar este fds, e fiquei na duvida se era problema ou não, acontece o seguinte, o cara so ligou o carro, e parado engatou a 4x4 e depois a 4x4 red. seguinte, quando ele engatou a 4x4 onaquele simbolo as rodas dianteiras ficaram piscando, ai ele engatou a 4x4 red. acendeu a luz laranja do meio e as dianteiras continuaram piscando, apos ele colocar na tração normal 4x2, as dianteiras não ficavam piscando, apagavam. Pergunta, este e o normal ou a dianteira não deveria ficar piscando? se não for o normal oque pode ser claro quanto R$?

eloisantos
15/10/2012, 16:21
fala galera, depois de mais um final de semana tentando decidir qual caranga comprar, ou a tr4 2008 ou uma ranger diesel 2001, tive pensamentos absurdos, ate em colocar um motor a diesel em uma tr4, pensei tb em gnv achei ate alguns psts aki no forum, mais o pro e a perda do porta mala, (ps.: muitos falam que o porta mala da tr4 4 pequena mais porra siante do meu palio), vamos ao que interessa, procurando noticias sobre economia de consumo acabei achando um parangole chamado ECOCHIP, promete horrores de economia de combustivel, posts em forums fala e carros fazen 6 7 com litro passando a fazer 10 ate 14, OPA TA AI A SOLUÇÃO DOS PROS DA TR4!! sera????? pesquisando o mais bizarro de tudo e que e apenas um treco que se coloca dentro da caixa de filtro de ar!!! isso mesmo cola-se a caixinha com cola quente dentro da caixa do filtro de ar, e ainda tem mais se vc naum acredita ou se não estiver satisfeito o maluco devolve o dinheiro!!! e coisa de sergipano, (minha mae e de la ta, ciudado com as ofensas, rsrsrs) segue links ve oque vcs acham?!?!?!

ECO Chip (http://www.eco-motor-system.com/index.html)

A Saga, eco chip economiza 50% de combustível? - Techtudo-Forum (http://forum.techtudo.com.br/perguntas/560/a-saga-eco-chip-economiza-50-de-combustivel)

Eu comprei esse Eco chip e estou testando a 2 semanas completas e não tive resultado nenhum. Vou solicitar a devolução já que é garantido o dinheiro de volta.

mbsouza
31/10/2012, 15:14
Eu comprei esse Eco chip e estou testando a 2 semanas completas e não tive resultado nenhum. Vou solicitar a devolução já que é garantido o dinheiro de volta.

Olá Eloi Santos, também pensei em comprar, então não funcionou? devolveram o dinheiro?

Redivo
31/10/2012, 17:42
Muito cedo para dizer, rodei só 167 km com a viatura, 99 km dentro da cidade, antes da revisão completa e fez 5,6 km/l e hoje rodei 67 km no asfalto rum a uma cidade vizinha, trecho com subidas e lombadas, andei a 3500 RPM +ou- 110 km/h e fez 8,5 km/l, creio que em tiro longo, rodovia duplicada a 100/110 km/h eu consiga fazer no máximo 10 km/l, o Brava 1.8 16v faz 12,5 km/l no asfalto, em compensação o Maveco faz no máximo 6 km/l na manha, só que com o diferencial 3:31 e a 5a. alongada para 0,68, e a 3000 RPM está a 200 km/h, tem cerca de 50 kg de torque.

BBB
02/11/2012, 23:25
David,

Ficou muito maneira essa foto!!! Comprei uma Tr4 2009 e estou adorando o carro!!!! Tentei colocar ela na areia outro dia aqui em Araruama, mas acho que o pneu nao estava muito vazio e acabei atolando logo de cara! Como já estava tarde, e estava sozinho desisti !!!

vc tem alguma dica para andar na areia com ela?

Estou querendo testar novamente, vou tentar colocar 13 lb Pra vê se ela vai bem!!!

367553

BBB
02/11/2012, 23:28
medí o consumho je de minha tr4 manual, andei de ribeirão preto até piumhi, abastecida no alcool , com velocidade de 100 km por hora a tr4 deu 8.9 no alcool

Muito bom! Com a minha rodo no máximo 500 km com o tanque cheio! Na gasolina

BBB
02/11/2012, 23:42
galera surgiu mais uma duvida!!
os novos modelos de tr4 de 2010 pra cima são mais economicas ?
e outra de 2010 pra cima tem MT 4x4?? ou so 4x2??? se tiver so 4x2 a diferença e muito grande?

Brenodf, Se pensa em comprar uma tr4 visando consumo esquece! E um carro muito bom, mas nao pode prevalecer economia de combustível na escolha do carro. Bebe, e bebe bem!!! Mas e uma delicia de carro! Te leva onde os carros "normai" nao levam. Estou com a minha a um mês, 2009 mt e acho o carro o máximo! Quando comprei, já sabia que bebia bastante! Tem que ter isso em mente! Fora isso, carro e show, vc vai adorar! Ainda mais quando colocar ela na terra, parece que a bichinha tá em casa!

abs,

E boa sorte na compra!!

tulio
04/11/2012, 14:46
hahaah,, TR4 e consumo nao combinam,

esse topico nem deveria existir,

keep calm e encha o tanque sempre, é o jeito,

a experiencia que eu tive com tr4 foi a seguinte,

a flex bebe mais gasolina que a nao flex, mas todas bebem muito!

leojaz
04/11/2012, 17:30
David,

Ficou muito maneira essa foto!!! Comprei uma Tr4 2009 e estou adorando o carro!!!! Tentei colocar ela na areia outro dia aqui em Araruama, mas acho que o pneu nao estava muito vazio e acabei atolando logo de cara! Como já estava tarde, e estava sozinho desisti !!!

vc tem alguma dica para andar na areia com ela?

Estou querendo testar novamente, vou tentar colocar 13 lb Pra vê se ela vai bem!!!

Tudo bom BBB, O MINHA TB É 2009, aut, moro em fortaleza e vou muito p as dunas. Pode colocar 10lbs sem medo e o 4x4HI, não precisa de bloqueio nem de reduzida ( a princípio). Claro que no trecho de asfalto, com 10lbs, não passo de 40km/h.
Quando comecei no 4x4 atolava muito, com a prática acompanho até troller... só não subo parede como eles!!!

abç

tulio
04/11/2012, 18:34
Tudo bom BBB, O MINHA TB É 2009, aut, moro em fortaleza e vou muito p as dunas. Pode colocar 10lbs sem medo e o 4x4HI, não precisa de bloqueio nem de reduzida ( a princípio). Claro que no trecho de asfalto, com 10lbs, não passo de 40km/h.
Quando comecei no 4x4 atolava muito, com a prática acompanho até troller... só não subo parede como eles!!!

abç

amigo, essas instruções nao servem pra TR4 aqui nas nossas areias do RJ ,, o buraco é mais embaixo

a areia daqui é mais grossa e fofa, no rio Vá de Reduzida, nao use Hi na Tr4, apesar de ela andar mt bem na areia nao chega a ser de Hi

troller da pra ir de Hi tranquila!

BBB
05/11/2012, 16:55
é galera vou testar novamente! No manual está dizendo para andar em areia reduzido.

davidfarhat
05/11/2012, 17:58
Amigo BBB, siga as dicas de leojaz, é baixar calibragem e o principal de tudo não se afobar! Com calma tudo dá certo...Eu mesmo ja passei muito perrengue até pegar o jeito...E lembrar que nem sempre pé embaixo é a melhor solução pra não atolar, saber regular o acelerador faz muita diferença na areia...

Concordo com Tulio, se a minha que é MT já judia um poquinho da embreagem em HI na areia, a AT que tem a caixa mais longa deve sofrer mais.

Tentativa de subida onde nem Troller as vezes sobe kkk

http://www.youtube.com/watch?v=OFiO2xMdrHM&feature=g-upl

BBB
05/11/2012, 21:28
Porrra muito bom !!!! David, vc subiu de 2ª marcha?

abs,

Bruno

Amigo BBB, siga as dicas de leojaz, é baixar calibragem e o principal de tudo não se afobar! Com calma tudo dá certo...Eu mesmo ja passei muito perrengue até pegar o jeito...E lembrar que nem sempre pé embaixo é a melhor solução pra não atolar, saber regular o acelerador faz muita diferença na areia...

Concordo com Tulio, se a minha que é MT já judia um poquinho da embreagem em HI na areia, a AT que tem a caixa mais longa deve sofrer mais.

Tentativa de subida onde nem Troller as vezes sobe kkk

http://www.youtube.com/watch?v=OFiO2xMdrHM&feature=g-upl

davidfarhat
05/11/2012, 22:31
Bruno, cheguei no pé do morro em quarta reduzida, reduzi terceira, quase no topo puxei segunda, mas demorei demais e saí um pouco do traçado, por isso nao concluí kkkk

Abs

FranciscoTR4
18/01/2013, 11:33
Pessoal essas velas de iridium melhora o consumo? a onde eu compro?

FDeotti
03/02/2013, 17:32
a diferença no consumo é pequena, mas existe. não sei dizer o quanto melhor isoladamente, pois fiz modificações que aumentam e outras que diminuem o consumo. comprei velas da Denso na Velauto (SP).

Redivo
13/02/2013, 08:57
Ontem fiz um teste.
Fui até a praia do Arroio do Silva na casa do sogro.
- Orleans até a BR 101 via Morro da Fumaça = 46 km e 18 lombadas (quebra molas) + 03 placas de lombadas novas
BR 101 até o trevo de Araranguá = 40 km sem lombadas duplicada
Trevo de Araranguá até Arroio do Silva = 13 km e 05 lombadas - Total 99 km
- Arroio do Silva até a BR 101 = 13 km 05 lombadas
BR 101 até o trevo de Sangão = 20 km sem lombadas
BR 101 até Orleans via Sangão/Criciuma = 54 km 28 lombadas + 04 placas de lombadas novas
14 km a menos porém 10 lombadas a mais, fora os semáforos
Fora a 101, só nas SC rodei 126 km e passei por 58 lombadas, ou seja uma a cada 2,25 km, é pra matar, e depois que instalarem as 7 novas lombadas vai pra uma lombada a cada 1,9 km em média.
Baseado nisso, se não houvessem lombadas acredito que faria 11 km/l fácil.

max4x4
17/02/2013, 10:36
Então sou um sortudo. Estou com uma nova e as primeiras medições deram o seguinte:

Cidade, medição de 300km : 8km/l
Estrada, medição de 400km - sendo 150 terra com 4x4: 8km/l
Estrada, medição de 1400km - tudo asfalto em 4x2: 10,5km/l

Eu não tenho pé pesado e observo muito a rotação. Essa viagem de 1400km foi pela Fernão Dias e interior de SP, ou seja, estradas sem muita subida pesada. Velocidade, sempre na faixa dos 100km/h, em algus trecho para ultrapassagem, 120km/h.
Fiquei satisfeito, pois esperava bem menos do que isso.
:concordo:

Augusto Schimidt
17/02/2013, 10:40
A minha é 2003 e AT, na cidade fez 7,8km com direito a pequenas trilhas e uso do 4x4. Não achei tão ruim, mesmo eu tendo pé leve.

Jorge-RJ
09/03/2013, 23:54
Galera, li o tópico todo mas gostaria de novos relatos do consumo da Tr4 Flex 2010+..

Estou vendo uma usada 4x4 para minha esposa, que está saindo de um Picasso 2.0 16v auto..

Quais as médias na gasola, uso urbano, a/c direto, trânsito e etc??

Valeria a pena? Ela roda 130 km por dia..

Abs

filipecauduro
18/03/2013, 17:48
Seu carro é manual ou automático?

Então sou um sortudo. Estou com uma nova e as primeiras medições deram o seguinte:

Cidade, medição de 300km : 8km/l
Estrada, medição de 400km - sendo 150 terra com 4x4: 8km/l
Estrada, medição de 1400km - tudo asfalto em 4x2: 10,5km/l

Eu não tenho pé pesado e observo muito a rotação. Essa viagem de 1400km foi pela Fernão Dias e interior de SP, ou seja, estradas sem muita subida pesada. Velocidade, sempre na faixa dos 100km/h, em algus trecho para ultrapassagem, 120km/h.
Fiquei satisfeito, pois esperava bem menos do que isso.

Fabio3010
19/03/2013, 21:12
No sábado passado peguei estrada pela primeira vez, consegui média de 11,68 km/l!!! porém gastei apenas 1/4 do tanque... não sei se isso traz uma média real... mas se seguir na casa dos 11 km/l tá ótimo! Na cidade tá fazendo entre 8 e 8,5 km/l...

faço trocas de marcha entre 2 e 2,5 mil RPM... na estrada as vezes faço trocas perto dos 3 mil RPM...

Lembrando que minha TR4 é 2008 Flex M/T...

filipecauduro
20/03/2013, 10:42
A minha é automática 2006/07 gasolina e gnv com 15m³ faz 130km e com 1 tanque no máximo 400 km ambos em percurso misto. Quem me dera se eu chegasse aos 10km/l !!!!

Streva
20/03/2013, 13:49
A da minha esposa é 2013 AT com 3mil Km.
Consumo cidade (transito pesado): 5.5km/l
Consumo Estrada: 9.7km/l
Obs.: Sempre ar-condicionado e 4x4 high ligados

max4x4
26/04/2013, 18:19
Seu carro é manual ou automático?

Desculpe a demora para responder, pois faz muito tempo que não acesso o fórum e não havia colocado notificação de resposta.

Meu carro é automático. Está agora com 6.000 km e depois de várias medições, as médias são as seguintes:

Estrada de terra com 4x4H: 8 km/l
Estrada de asfalto com 4x2: 10 km/l (andando na faixa dos 100km/h e até longos trechos a 120 km/h). Subida sem embalo não passa de 80 km/h...rsss

Sempre com o arcondicionado ligado.

reybelo
26/04/2013, 18:26
A da minha esposa é 2013 AT com 3mil Km.
Consumo cidade (transito pesado): 5.5km/l
Consumo Estrada: 9.7km/l
Obs.: Sempre ar-condicionado e 4x4 high ligados

Porque usar 4x4H na cidade com transito pesado ?

enegreiros
28/04/2013, 12:18
Prezados,

O governo decidiu aumentar a quantidade de álcool na gasolina, passando a compor a partir de maio 25% da mistura. Entendo que isso fará o consumo da gasolina das nossas TR4 aumentar ainda mais. Procede??

Até o momento, o melhor que consegui com a minha TR4 AT 2010 foi 5,9 km/l de gasolina, sempre com A/C ligado e cuidando da calibragem dos pneus.

OBS: Trânsito de fortaleza (um semáforo a cada esquina)...

[]`s

leojaz
28/04/2013, 17:38
Prezados,

O governo decidiu aumentar a quantidade de álcool na gasolina, passando a compor a partir de maio 25% da mistura. Entendo que isso fará o consumo da gasolina das nossas TR4 aumentar ainda mais. Procede??

Até o momento, o melhor que consegui com a minha TR4 AT 2010 foi 5,9 km/l de gasolina, sempre com A/C ligado e cuidando da calibragem dos pneus.

[]`s

Também moro em Fz, é o transito esta cada vez pior. Pra melhorar o consumo tenho tentado mudar meus horarios para pegar menos transito, tipo ir mais cedo p o trabalho, e quando pego minha filha na escola vou fazer hora em algum lugar ate o transito fluir. Tenho uma 2009 AT.
Ja fiz limpeza de bicos e tudo mais p melhorar o consumo, minha melhor média: 7,5km/l
Tive uma 2005 AT que conseguia 8-8,5 km/l

Raphasep
28/04/2013, 18:03
Prezados,

[]`s

A minha melhor média tbm foi essa 5,9km/L. Moro em Fortaleza tbm e tenho uma Tr4 2006. O consumo tá foda.. maaas.. fazer o que.. quer economia, vamo comprar um celta, gol... kkkkkkkkkkk triste realidade!

Danielmjr
28/04/2013, 22:04
Comprei uma 2010/2011 manual. Estou no segundo tanque apenas. Mas no primeiro tanque, ela fez 8,5 kml/l.
Depois de uma revisão completa (no mecânico, não na css) com troca de velas, limpeza geral da admissão etc etc. Enchi o tanque e fiz um percurso de 510 km, sendo:
400 km em estrada de asfalto a 3 mil RPM na média, ar condicionado ligado na metade do tempo.
40 km em cidade e o resto em estradas de terra com o 4x4H ligado.

Fez 9,9 Km/l. Achei que iria fazer uns 8. Pra mim está bom.

Redivo
29/04/2013, 07:16
Depois de 06 meses de uso a média é entre 7 e 7,5 km/l na cidade e entre 9,5 e 10 km/l no asfalto, e olhe que no asfalto por aqui tem lombada de monte, tem até umas no acostamento esperando vaga para ir para cima da pista.

andre.abreu
29/04/2013, 11:09
Depois de alguns meses, com minha Pajero TR4 / 2010-2011 ... estou aliviado pois meus números se equiparam com os do colega Redivo... no inicio devido a adaptação com o sistema automático eu fazia 5km/l .

Hoje eu faço percurso diário de casa para o trab. e do trab para casa com uma media de 50km/dia com transito intenso e ar-cond. ligado todo o tempo... um tanque por semana completa!

eder simoes
19/06/2013, 09:42
só ando no álcool na minha, faz em média 7 km por litro se não passar de 100 km por hora, em relaçao a trilha, no álcool o carro tem mais torque, fica pouco mais forte, não tem anda a ver.....se o carro é flex pode rodar no álcool a vontade...
Pessoal, li em algum tópico que nao recomendam trilha com álcool na TR4. Que se for fazer trilha é bom colocar gasolina para nao ficar com o motor fraco..:shock:

Alguem comprovou isso?:pensativo:

FDeotti
19/06/2013, 10:32
Não é legal abastecer o motorista de alcool, ele fica fraco e falhando, atola fácil fácil.
Se misturar com red bull fica pior ainda.

No carro pode colocar alcool à vontade, fica forte e não falha.
Se misturar aditivo ou podium, fica melhor.

só ando no álcool na minha, faz em média 7 km por litro se não passar de 100 km por hora, em relaçao a trilha, no álcool o carro tem mais torque, fica pouco mais forte, não tem anda a ver.....se o carro é flex pode rodar no álcool a vontade...

pedrocssantana
19/06/2013, 21:54
Ola amigos!
Acabei de adquirir uma Pajero tr4 aut. 4x4 2011. Estou apenas uma semana com o carro, mas acho que está bebendo uma gasosa. Elas são beberronas mesmo? Saliento que dirijo na maciota, ligo pouco o ar, sempre na 2wd com over ligado....

martins132
19/06/2013, 22:34
Ola amigos!
Acabei de adquirir uma Pajero tr4 aut. 4x4 2011. Estou apenas uma semana com o carro, mas acho que está bebendo uma gasosa. Elas são beberronas mesmo? Saliento que dirijo na maciota, ligo pouco o ar, sempre na 2wd com over ligado....

Prezado Pedrocssantana,
Parabéns pela aquisição e bem vindo ao fórum.
Não tenho uma TR4, ainda, mas sei que ese é o ponto fraco deste carro.
Abs.
Pedro.

leojaz
19/06/2013, 22:58
[QUOTE=FDeotti;1950621]Não é legal abastecer o motorista de alcool, ele fica fraco e falhando, atola fácil fácil.
Se misturar com red bull fica pior ainda.

KKKKKKKKKKKKKKKKKKKK

Caieta
19/06/2013, 23:25
Pessoal, estou fazendo uma experiencia nesse momento, to colocando metade Alcool e metade Gasolina Podium, o valor do tanque e o consumo sao iguais a um tanque de gasolina comum mas acredito que com Alcool e Podium o motor deve ficar mais limpo

pedrocssantana
20/06/2013, 08:46
Prezado Pedrocssantana,
Parabéns pela aquisição e bem vindo ao fórum.
Não tenho uma TR4, ainda, mas sei que ese é o ponto fraco deste carro.
Abs.
Pedro.

Olá amigo, obrigado pela resposta. Estou bastante feliz com o carro e ainda me acostumando, já que toda a vida só possuí hatches e sedãs, que são absurdamente mais confortáveis que a TR4. Mas tirando isso, é um ótimo carro, principalmente no trânsito, por ser pequena e versátil. Ainda não peguei estrada para fazer uma média, mas na cidade, estou achando que tá bebendo. Vou lendo os outros posts e me inteirando mais da vida de jipe ou 4x4 life style!
Abs.
Pedro Cesar

reybelo
20/06/2013, 09:57
Esse assunto parece o Jason Voorhees (6ª feira 13) não morre de jeito nenhum Hahahahahahahah

leojaz
20/06/2013, 10:22
Esse assunto parece o Jason Voorhees (6ª feira 13) não morre de jeito nenhum Hahahahahahahah

kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk boaaaaaaaaa

A Mit podia colocar nas especificações das TR4:
Cambio: Automatico manual
Tração: 4X4 4X4 - 4X2
Freios: ABS Disco Disco Tambor
Direção: Hidraulica Hidraulica
Consumo: Nem queira saber Desistimos de medir
Motor: 2.0 16V 2.0 16V...

FDeotti
20/06/2013, 10:48
Usei assim por um tempo. Na época, em SP, colocando 60% etanol 40% podium o custo/R$ ficava igual a 100% gasolina. Porém, o desempenho (aceleração) bem melhor.

Pessoal, estou fazendo uma experiencia nesse momento, to colocando metade Alcool e metade Gasolina Podium, o valor do tanque e o consumo sao iguais a um tanque de gasolina comum mas acredito que com Alcool e Podium o motor deve ficar mais limpo

glauberlima
11/01/2016, 15:25
Estou para fechar a compra de uma TR4 2013 AT para a esposa e queria confirmar essa melhora se misturar alcool com podium. Procede?

tjflorindo
15/01/2016, 20:09
Vou compartilhar uns dados da minha TR4
No fim do ano viajei 3421 km com ela, fiz questão de anotar todos os detalhes para depois calcular as médias com precisão.
Saí de Dourados - MS, fui até Serra Gaúcha, Porto Alegre, Ponta Grossa e voltando para Dourados. Praticamente todo o trajeto em pista simples.
Dados do carro: 2007 automática a gasolina; pneus 225/70/16 com 32 lbs.
Velocidade de cruzeiro era 90 km/h (+ ou - 2300 RPM), máxima aferida foi 122 km.
Rodei aproximadamente 60% do percurso em 4x4 (peguei muita chuva).

Vamos para as médias (sempre com gasolina comum):
Média total: 10,95 km/lt
Média rodovia: 11,22 km/lt (descontando uso urbano em Poa e Rural em Bento Gonçalves)

O que me chamou atenção: A média nos trajetos em 4x2 para 4x4 não teve tanta variação, minha melhor média em 4x2 foi entre Dourados x Toledo (12,38 km/lt), plano e pouco movimento. De Ponta Grossa a Dourados rodei só em 4x4 (muita chuva) e com muito trânsito na serra até Maringá. Média nesse trecho de 11,90 km/lt.
Conclusão: Agora na chuva ou serra, só 4x4!

webert 83
17/01/2016, 20:35
boas informaçoes, acabei de adiquirir uma tr4 2010 e planejo ir ao nordeste mais ou menos 6.400 km ida e volta . valeu

Saul Eric
21/07/2016, 09:14
Amigo essa sua tr4 ela é câmbio aútomatico?

GAMARRA
11/09/2017, 17:04
qual é a media de consumo cidade / estrada da pajero tr 4 flex?