PDA

Ver Versão Completa : Quero comprar uma Ranger! Dicas?



Night64
03/05/2005, 11:33
Olá pessoal,

Sou relativamente novo no mundo 4x4, minhas ultimas experiencias foram relacionadas com meu antigo trabalho, onde dirigia bastante um JPX (cuja suspensão eu adorei) e uma Toyota Bandeirante Cabine Dupla original, que era pau para toda obra, mas no quesito conforto deixava muito a desejar.

Ainda tenho uma dúvida entre a SW4 e a Ranger, pois pelo que gastaria para comprar uma SW4 compraria uma Ranger bem mais nova. A Ranger vale a pena? Como é a manutenção? E o consumo? Preciso de um carro que possa usar no dia-a-dia (moro em Brasília), seja bom para viajar com a família e tenha capacidade para subir no relevo acidentado do sul de Minas, onde tenho parentes. Estou pensando numa Ranger entre 99 e 2001, mas não sei com o que devo ter mais cuidado na compra.

Edintruder
07/05/2005, 15:21
Quando fores examinar a Ranger, olha:
Carroceria:
- Cantos internos da caçamba aonde prende o Santo Antônio e estado geral dela;
- Embaixo do banco traseiro, tira umas tampas de borracha e procura rachaduras na lata próximo ao parafuso de fixação da cabine;
- Verifica a existência de todos os pára-barros internos no pára-lamas;
- Estado geral do assoalho por baixo com atenção as caixas de ar que são vazadas por baixo;
- Alinhamento de portas e frestas do capô.

Motor:
- Procura por vazamentos de óleo, sendo que vazamento no mancal traseiro é considerado normal em motores diesel;
- Quando ligar o motor, olha se fumaceia muito preto e deixa o motor ligado um pouco;
- Tenta ver se ainda existe o lacre na bomba injetora por trás do compressor do ar condicionado;
- Na descarga é possível escutar a turbina trabalhando, se não escutar nada como um silvo baixo, é possível que esteja com problemas.

Transmissão:
- Procura vazamentos nas caixas e diferenciais;
- Testa a embreagem segurando o freio e soltando a embreagem pisando no acelerador em 1a ou 2a marcha, ela tem que apagar instantaneamente.

Andando:
- Quando estiver andando, procura algum ruido de rolamento roncando;
- Vai numa estrada e imprime velocidades mais altas e tenta sentir alguma vibração na palanca de marchas, volante ou carroceria;
- Acelera fundo e nota se ela puxa acentuadamente a partir de 1800/2000 rpm;
- Em 2a ou 3a marcha ela não passará de 4000 rpm, então pisa fundo e experimenta, não deve fazer fumaça nesse regime.
- Olha a cor da fumaça sempre que aparecer em rotações próximas de 1000 rpm, deve ser apenas preta;
- Liga e desliga a tração para testar. A Reduzida só liga com o pé no freio e na embreagem. Em piso aderente não faça curvas com a tração ligada!
- Ao torcer o volante, não pode fazer muito barulho na bomba e o volante não pode ficar pesado em momento algum, porém ao comprar, te acostuma a torcer o volante apenas em movimento, NUNCA com a caminhonete parada.

Por fim, se estiver bonita e não apresentar nada diferente, pega que não te arrependerás!

Night64
08/05/2005, 13:07
Obrigado Ed! mas eu tinha ainda uma duvida:

Eu não tenho necessidade da caçamba, e, pelo custo, estou na dúvida entre uma SW4 Toyota 97 e uma Ranger CD 2001. O motor da Ranger 2001 é bom? E custos de manutenção? Quanto custa uma revisão periódica na Ranger?

Luiz Antonio
12/05/2005, 14:52
Night64, dá uma olhada nesse link amigo

http://www.4x4brasil.com.br/forum/viewtopic.php?t=7220

Night64
12/05/2005, 15:21
Valeu! Depois de todas as informações dadas... Acho que vou comprar uma Hilux SW4 mesmo!

Pequeno jr
13/05/2005, 10:54
também sera uma boa compra

Caio Castro Silva
13/05/2005, 11:36
Fala galera, :D estou querendo trocar meu carro, e estou pensando em pegar uma ranger 96/97 - V6 - (gás) eu sei que ela não é 4x4 porém é pra ficar na cidade mesmo...:oops: mas se alguém puder me ajudar, dando dicas se ela é boa, se a manutenção é muito cara, parece que ela é importada, ai fica uma dúvida... as peças da nacional cabem nela?


valeu ! :P

Caio Castro Silva
17/05/2005, 07:22
Será que ninguém tem nada a falar sobre ela? :(

ojaneri
18/05/2005, 20:56
A Ranger 97 V6 tem um excelente motor, fortissimo. Mas a maioria das peças entre ela e a argentina (98...) nao sao intercambiaveis, até pq muda muita coisa, incluindo suspensão. Mas pelo que vi de donos das Rangers americanas, eles não trocam elas por nada.

Hoje se eu tivesse que comprar um carro usado, pegaria uma 96 ou 97 cabine extendida motor 4.0 V6. Ou até uma Splash :-)

Caio Castro Silva
19/05/2005, 07:40
eh..... valeu... :D .. to pensando em pegar 96/97 porém cabine simples.....

Deve ser um carro bom para viagens....

Valeu pelas dicas :D !