PDA

Ver Versão Completa : Quero comprar uma SW4! Dicas?



Night64
03/05/2005, 11:32
Olá pessoal,

Sou relativamente novo no mundo 4x4, minhas ultimas experiencias foram relacionadas com meu antigo trabalho, onde dirigia bastante um JPX (cuja suspensão eu adorei) e uma Toyota Bandeirante Cabine Dupla original, que era pau para toda obra, mas no quesito conforto deixava muito a desejar.

Ainda tenho uma dúvida entre a SW4 e a Ranger, pois pelo que gastaria para comprar uma SW4 compraria uma Ranger bem mais nova. A SW4 vale o custo? Como é a manutenção? E o consumo? Preciso de um carro que possa usar no dia-a-dia (moro em Brasília), seja bom para viajar com a família e tenha capacidade para subir no relevo acidentado do sul de Minas, onde tenho parentes. Estou pensando numa SW4 entre 93 e 97, mas não sei com o que devo ter mais cuidado na compra.

pboratto
03/05/2005, 12:51
Olá amigo! Comprei uma SW4 há 5 meses, ela é ano/modelo 1993 e estou adorando o carro. Desde que comprei o carro andei gastando um pouco em suas revisões, mas é porque não tinha informações das manutenções anteriores e resolvi colocar tudo como estivesse comigo desde nova. Por exemplo não sabia quando tinham sido trocadas as correias, filtros então mandei trocar tudo, desconfiei da embreagem, mandei trocar, mas com isso estou com um carro confiável.

Pode notar que me refiro à SW4 como carro, pois o conforto que transmite é igual a um carro, nem parece estar dirigindo um utilitário e com aquele peso. Antes de comprar a SW4 andei olhando muitas cabines duplas tanto Toyota como L200, testei várias, mas tinha a sensação de estar dirigindo caminhão e por falar a verdade a primeira SW4 que experimentei, comprei.

Espero ter ajudado na sua escolha e depois posto aqui as fotos da minha SW4.

Um abraço

Night64
03/05/2005, 15:30
Boratto, se me permite abusar um pouco :oops: , quanto custou sua SW4? E suas revisões, poderia postar a lista e o custo?


Olá amigo! Comprei uma SW4 há 5 meses, ela é ano/modelo 1993 e estou adorando o carro. Desde que comprei o carro andei gastando um pouco em suas revisões, mas é porque não tinha informações das manutenções anteriores e resolvi colocar tudo como estivesse comigo desde nova. Por exemplo não sabia quando tinham sido trocadas as correias, filtros então mandei trocar tudo, desconfiei da embreagem, mandei trocar, mas com isso estou com um carro confiável.

Pode notar que me refiro à SW4 como carro, pois o conforto que transmite é igual a um carro, nem parece estar dirigindo um utilitário e com aquele peso. Antes de comprar a SW4 andei olhando muitas cabines duplas tanto Toyota como L200, testei várias, mas tinha a sensação de estar dirigindo caminhão e por falar a verdade a primeira SW4 que experimentei, comprei.

Espero ter ajudado na sua escolha e depois posto aqui as fotos da minha SW4.

Um abraço :oops: :oops: :oops: :oops:

Luca
03/05/2005, 19:14
Night64,
As Hilux não costumam dar problema. Os componentes são muito duráveis. Porém são caros. Quase não há peças de fabricantes paralelos. E quer saber, se houver não tem a qualidade Toyota. Basicamente o Paulo já disse tudo. Se vc for comprar o veículo de deconhecido ou de quem não confie no controle da manutenção, ao pegar o veículo troque óleo do câmbio, dos diferenciais, da caixa de transferência, do motor, filtro do óleo do motor, filtro de combustível, filtro de ar, correias do AC, DH e do alternador. E o mais importante de todos os ítens: a correia do comando de válvulas e o ESTICADOR. Correias originais são da marca Mitsuboshi (vem marcado) mas já vi a venda em lojinhas de autopeças. Cheque as pastilhas de freio. Bom, um defeito comum, que pode haver no seu novo brinquedo, é desgaste nos pivôs de suspensão. Custam caro. Verifique vazamento de óleo no virabrequim, nos diferenciais e no câmbio. Verifique jogo nos eixos cardãs. Verifique as condições do flúido de arrefecimento. Tem que tá azulzinho, ou um pouco esmaecido. Se tiver marrom, é porque o dono não cuidou direito, ou porque tem vazamento no sistema. O AC é muito eficiente, tem que gelar. Em oito anos, fiz 01 recarga. Amortecedores duram muito, mas se não houver vazamento, vc não terá como saber se já estão no prego, a não ser que ande com alguém que conheça bem a Hilux. Como eu disse, os componentes custam caro. Se vc tiver que trocar e/ou consertar todos estes componentes, eu digo TODOS, vai gastar uns R$ 5.000,00. :shock:
Acho que isto é o básico do básico.
[]´s e boa escolha

pboratto
04/05/2005, 00:01
Night64,
o Luca, como sempre, muito atencioso, deu uma explicação nota 10. Comprei minha Hilux SW4 93/93 por R$34M e com excessão da correia dentada, que o antigo dono garantiu ter trocado a pouco tempo, eu fiz praticamente o que o Luca descreveu e gastei uns R$3M incluindo a troca da embreagem. Está faltando apenas trocar o retentor do virabrequim que vou fazer junto com a troca da correia dentada, porque a mão de obra é a mesma. Falta ainda mandar limpar os bicos injetores para melhorar a partida a frio e do resto é só curtir a bichona.
Antes de comprar dê uma volta em uma cabine dupla e depois numa SW4 e vai descobrir porque ela vale mais.
Vou postar aqui uma foto da bichona, ela tá muito bonita.

Um abraço e qualquer dúvida é só perguntar

Reinaldo
04/05/2005, 00:38
Night64,

O pessoal já falou quase tudo, concordo com tudo o que eles disseram, mas deixa eu meter minha colher também.
Há uns dois meses sou o feliz proprietário de uma SW4 1997. Sempre achei ela muito bonita e interessante e depois que comecei a frequentar o fórum acabei por me apaixonar por conta dos relatos da galera.
Comprei a minha com 126mil Km rodados e o histórico de manutenções de toda a vida dela foi postado no tópico http://www.4x4brasil.com.br/forum/viewtopic.php?t=8495 .
Estou muito apaixonado pelo veículo. É muito confortável para um utilitário, o conforto é o mesmo de um carro. Para viajar com a família não existe melhor. Fiz uma viajem de 1200 Km agora no feriado de 21/04 com a Muié, os dois bacuri e a sogra :evil: . Espaço para malas é o que não falta :wink: . Brincadeiras a parte, nem os moleques (5 anos e 4 meses) nem a sogra (60 e tantos anos) sentiram o peso da distância.
Em termos de off-road eu ainda não pude exigir muito dela (não participei da última expedição à Bocaina ... :lol: ), já fiz alguns trechos em estrada de terra e um pouco de lama, nada muito pesado. O desempenho dela foi ótimo e me passou confiança para exigir mais em breve (próxima expedição à Bocaina, após uma semana de chuva :shock: ).
A minha é 3.0 TD e tem feito uma média de 8Km/l entre cidade e estrada. Na cidade o AC está sempre ligado e na estrada, além disso, meu pé é pesado, por isso, considero a média boa.
Resumindo, pode comprar a SW4 sem medo, é um jipão (literalmente).
PS: Dá uma olhada nos vários tópicos sobre a SW4 aqui na fórum.
Boa sorte na escolha e seja mais um feliz proprietário de SW4.

Night64
04/05/2005, 10:03
Reinaldo, quanto custou a sua SW4 97? Para eu ter uma ideia do preço quando for comprar (depois do dia 15). Acho que vou ter que ter uma certa paciencia, nao é exatamente um carro facil de encontrar. :roll:

_portela
04/05/2005, 17:43
Night64,

Acrescentando mais uma coisainha em todas as verdades que jáforam ditas aqui:
Não tem comparação o conforto de uma SW4 com de uma Ranger (a sua segunda opção). A Ranger tem menos espaço atrás (com encosto reto, típico de cabines dupla) e tem suspensão traseira de feixe de molas (típica de pick-ups).

Quanto a gastos. Todo 4X4 dá e são elevados. Cada um tem seu calcanhar de Aquiles. As Toyotas são as viaturas que menos têm problemas "ortopédicos" :lol:

Eu sou paranóico com manutenção e mesmo sabendo todo o histórico, troco pelo menos correias filtros e fluidos e só aí já vai uma boa grana, pois tem fluido para Kcete.
Ah! Eu também gosto sempre de lubrificar os rolamentos das rodas.
Estes e alguns outros procedimentos são uma forma de "zerar" a viatura para você.



Acho que vou ter que ter uma certa paciencia, nao é exatamente um carro facil de encontrar.


Isto é a alma do BOM negócio. Fácil de encontrar até é +/-, mas boa é que são outros 500 :wink:

Abraço

Reinaldo
04/05/2005, 23:57
Paguei R$ 50.000,00 na minha SW4 :shock: . Não foi exatamente um pechincha :cry: , mas pelo estado dela e em comparação a outras que vi custando mais, acho que paguei um preço justo 8) .
Certamente se você tiver paciência você conseguirá uma boa viatura por um preço um pouco mais baixo.
Lembre-se de seguir as dicas de manutenção que o pessoal deu e seja feliz. :mrgreen:

Night64
05/05/2005, 09:44
E a V6? Presta? Alguem tem informação sobre ela?

_portela
05/05/2005, 10:19
E a V6? Presta? Alguem tem informação sobre ela?


Presta. Só bebe mais. Não anda tanto mais que a 4cil, mas tem bem mais torque.

Informações sobre ela. É igual a 4cil, apenas substitua o motor.

Ah! Não conheço 6cil no Brasil que não seja automática...

É Toyota é bom :lol:

Abraço,

Fernando Figueiredo
05/05/2005, 10:43
Portela,
Tenho um amigo que tem uma 4 Runner 92 V6 mecânica, aliáis, a única V6 mecânica que já ví. Veio como importação independente, pois a Toyota só trouxe oficialmente a Hilux a partir de 93.

sportagecbp
05/05/2005, 19:28
Pessoal,

Estou com uma oportunidade de pegar uma SW4 V6 97 com (aparentemente) um cabeçote estourado. Com isso, o preço que eu conseguiria pegar este carro estaria convidativo. Na Toyota este cabeçote está a 7 paus e um bocado. Consigo alguma coisa melhor do que isso no paralelo?
Outra duvida é se esse carro é bom para RAID, pois corro e não tenho muita pena do carro. (até agora o Sportage tem aguentado bem!).
Sei que Toyota é muito bom, mas a SW4 me parece ser carro de luxo, não sei se aguenta o tranco!
E quanto a seguro, alguem tem alguma dica?

Enfim, aberto a ouvir sugestões.

Abco

Claudio

_portela
06/05/2005, 08:42
Claudio,

Se para você a Sportage aguenta, a SW4 vai superar, e muito, as suas expectativas de resistência.

Acho um carro grande para raids, entre-eixos longo para isto, rabo longo...Realmente, não é sua primeira aplicação...Mas aguenta muito cacete.

Seguro de Toyota, prepare o bolso :cry:

:idea: Quanto ao cabeçote, quando este estoura pode levar consigo válvulas, comandos e outras cositas más que no final das contas podem se somar aos 7paus do cabeçote e aumentar ainda mais esta cifra :wink:

Em sites de peças nos EUA se acha tudo para Toyotas a gasolina e a bons preços.

Abraço,

Night64
06/05/2005, 09:21
E quanto a consumo? A famosa pergunta "o diesel, para mim, vale a pena" tem que ser feita caso a caso, IMNSHO. A diferença entre a SW4 diesel e a V6 é de 10-12 mil, certo? Quanto eu teria que rodar por ano e por quantos anos para o diesel ser mais vantajoso que a gasolina, neste caso especifico?

_portela
06/05/2005, 09:27
A conta é simples

Divida o investimento a mais no Diesel, ou seja 10-12mil pela diferença entre os preços do quilômetro rodado com cada combustível.
O resultado é a quantidade de quilômetros necessária para "compensar".
Inclua também o gasto a mais com seguro Diesel.

A bicha deve fazer entre 5-6 na cidade e 7-8 na estrada...
A Diesel faz uns 8 na cidade e uns 12 na estrada...

Abraço,
Portela

Night64
06/05/2005, 10:59
Ue, sera que eu fiz a conta certa? Na pior das hipoteses, deu entre 49000 e 83000 km. O que achei engraçado é que vale mais a pena (se for contarmos apenas com combustivel)rodar muito em ambiente urbano com diesel do que na estrada.

Deixa eu explicar:
Tendo como constantes o custo da gasolina e do diesel em Brasilia como 2,28 e 1,69, respectivamente temos:

Em ambiente urbano, a V6 fazendo 5 e a Diesel fazendo 8, temos que rodar 49029,62 km pra compensar a diferença de preço, o que nao é muito. Em estrada, com a V6 fazendo 7 e a Diesel fazendo 12, 64902,63km. Se melhorar o consumo da V6 pra 8 por litro, ja vai pra 83236,99

_portela
06/05/2005, 12:08
Night,

Fez sim. Com certeza. O pior é que é isto mesmo :shock:
Já fizemos diversas destas ponderações em outros tópicos por aqui.
Quando a gente coloca na ponta do lápis sempre vem este susto :shock:

Diesel só compensa se rodar muito ou se você tiver uma aplicação específica que requeira o uso deste tipo de motor. OU ainda, como eu estou com o Chacal agora, com a intenção de morrer com o carro :wink:

Abraço,

André 4Runner RJ
08/05/2005, 12:15
Portela,
Tenho um amigo que tem uma 4 Runner 92 V6 mecânica, aliáis, a única V6 mecânica que já ví. Veio como importação independente, pois a Toyota só trouxe oficialmente a Hilux a partir de 93.

Caros amigos Toyoteiros,

Possuo uma 4Runner V6 automática. é uma delícia de camionete, porém o consumo é um pouco alto. instalei o kit gás e andei fuçando a mecânica.
O resultado não foi dos melhores, devido ao complexo sistema de câmbio.

Fernando Figueiredo
09/05/2005, 16:51
Pessoal,
Nessas contas só estão esquecendo o seguinte detalhe: A Hilux diesel é bem mais valorizada do que a gasolina e a depreciação de preço é bem menor.
Se você compra a Hilux gasolina barata, saiba que irá vender barata!
Tudo bem que o preço que se paga na diesel é maior, mas não sei se chega ser 10 - 12. No meu caso, a Hilux diesel 93 está entre 32-36. Não se acha V6 por menos de 26, chega até 30. (Andei pesquisando em webmotors, estadao e internet).
Paro para abastecer 100,00 de diesel e rodo no mínimo 500km. Se fosse gasolina seria 140,00 para andar 300 km.
No figrir dos ovos acho que assim:
No diesel, a entrada é maior e as prestações mais suaves....

_portela
09/05/2005, 17:07
A Hilux diesel é bem mais valorizada do que a gasolina e a depreciação de preço é bem menor.


Desculpe Fernando. Mas quanto a depreciação, em se falando de Toyota, acho que se mantém compatível entre Diesel e gasolina. É muito provável que na hora da revenda você tenha um lucro relativo para ambos os casos.
A V6 realmente é uma Hilux "cara", pudera, também tem um nível de equipamentos e acabamento que não existe em outra Hilux, Diesel ou 4cil...

Para mim, a diferença do Diesel...Palavra de quem já teve Hilux gasolina e agora de Defender...É que com a Hilux eu às vezes pensava em rodar e com o Diesel eu rodo sem pensar...Quero dizer que o Diesel cria uma nova perspectiva, aquela de que dá vontade de ir de carro até na padaria, pela economia e pelo preço do combustível.

Agora, o seguro Diesel é exorbitante e a manutenção é muito mais amiúde que a gasolina. Mas tem que se levar em consideração que peças de manutenão periódica para Hilux Diesel são bem mais fáceis de achar no mercado nacional que para uma Hilux a gasolina. Isto também pesa muito no fringir dos ovos...

Mas, enfim, acho que tudo depende da resposta a seguinte pergunta...Vou rodar quanto?

:idea: Diesel é bom se rodar muito e/ou quiser casar com o carro.

Abraço esperando pedradas :lol:
Portela

Fernando Figueiredo
09/05/2005, 17:47
Portela,
No MEU CASO, veja só:
:shock: Rodei de agosto de 2004 até maio de 2005 15.000 km com a Hilux diesel.
Vamos colocar que ela faz uma média de 9 km/l litro de diesel a R$1,70 o litro (aditivado). Faz até mais, mas para efeito de contas ficarei com 9.
A gasolina faz 6km/l (segundo relatos) a R$2,20 o litro (comum).

Custo do km a diesel: 1.70 / 9 = R$0,18/km X 15.000 = R$ 2.700,00
Custo do km a gasolina: 2,20 / 6 = R$0,36/km X 15.000 = R$ 5.400,00
Nossa! o dobro!

Paguei R$3.650,00 de seguro, portanto, com a economia de combustível, faltam R$ 950,00 para quitar o seguro ou aproximadamente 5.300 km (Acho que rodarei mais até Agosto de 2005).

Resta saber qual o preço do seguro para um modelo a gasolina e ver se economizei ou não. Mas acho que por menos de R$ 2.000,00 não tem seguro para Hilux gasolina.

Mas que dá vontade de ir até a padaria de carro só porque é diesel dá... :D

Night64
09/05/2005, 17:52
É impressao minha ou só existem Hilux SW4 diesel 93 e 97?

_portela
09/05/2005, 18:09
Fernando,

É o que eu disse. Tudo depende de quanto se vai rodar...Mas que com Diesel a gente roda mais, ah isso roda :lol:



É impressao minha ou só existem Hilux SW4 diesel 93 e 97?


Outros anos eu já vi (94 e 95), mas se me mostrarem uma 96 eu passarei a acreditar em Papai Noel :lol: :lol: :lol:

Abraço,

Luca
09/05/2005, 19:11
Podem acreditar, sim. Vi uma pretinha, gasolina V6, 1.997 (carroceria antiga, igual a minha). Linda. Valia bem mais do que a minha, na época. Não fosse o preço e o fato de ser automática :evil: (odeio carro automático) :evil: teria ficado com ela.
[]´s

Reinaldo
09/05/2005, 20:42
É impressao minha ou só existem Hilux SW4 diesel 93 e 97?

Aqui no RJ também existe oferta de 1999 e 2001.
Parece que só importaram nos anos ímpares. :?

pboratto
10/05/2005, 11:22
Olá pessoal tem um outro fator que deve ser levado em consideração, vi em um outro tópico que o preço das peças do motor diesel é bem menor e a facilidade de encontrá-las no mercado paralelo é infinitamente maior.

Apesar das Toyotas serem de pouca manutenção este fator deve ser levado em consideração, se as peças do motor a gasolina só podem ser encontradas nas concessionárias Toyota, abra o olho.

Um abraço

_portela
10/05/2005, 13:40
Peças gasolina, realmente só na concessionária ou importando. A Diesel se acha no paralelo, mas não é barata não...

Abraço,