Ver Versão Completa : Jeep e Sua Essência
matrakaum
15/02/2011, 12:43
Amigos,
Ontem fui consumido por uma dúvida cruel. Sei que isto gerara discussões e, algumas até acaloradas, mas, fazer o que? O fórum é para isto e, principalmente, aqui, aonde me sinto tão bem, sei que ao final, se não tivermos uma decisão, teremos, ao menos, uma bela exposição de idéias.
Seguinte...
Estava pensando na possibilidade de mudar o motor do Caroço (Bfão)..pensei em usar o motor da BMW ou comprar um Diesel. Mas, de repente, fui tomado de uma dúvida....Se mudo o motor do meu Jeep ele não deixa de ser Jeep!!!????
Não preciso dizer que se iniciou um guerra intelectológica (junção de ideológica c/ intelectual - acabei de criar) entre os dois hemisférios do meu cérebro.
A metade que cuida da emoção (não sei que lado) diz que o Caroço perderia sua essência. Já a outra metade diz que isto não tem nada a ver, pois, estaria apenas dando um Up nele. Travei!!!
Vejam, realmente se eu mudo alguma coisa nele ele deixa de ser exatamente aquilo que foi produzido e passa a ser + um off-road. Logo, não seria mais um CJ5 1973.
Aí começou a guerra. O que é que difere um Jeep de um Troller? Sei que muitos dirão de bate-pronto que além da marca "n" outras coisas como motor, suspensão, ano....Tá, isto é óbvio.
Mas eu comprei o Caroço pq. ele é um Jeep...quero dizer, não por causa da marca, mas por sua história, por sua beleza quase que poética.
Ninguém se importa de ver um Troller, Wrangles, Cherokee, e por aí vai, nas ruas. Mas todo mundo pára para admirar, suspirar, quando vê um Jeep...
Se apenas a marca e a carroceria fazem a diferença, então poderia por qualquer coisa embaixo do capô, nos eixos, no freio...e mesmo assim seria um Jeep. Até c/ um motor 1.0 seria Jeep.
Venhamos que o estilo já é copiado pelo Troller e pelo seu irmão Wrangler...
Então, esta é a questão. Até onde posso ir para não perder a "alma"...ou melhor, o que seria a "alma" dos nossos amados companheiros?
Abço à todos,
Matraka
Leco1974
15/02/2011, 13:18
A dúvida na reforma do CJ é cruel! Eu pensei em pôr capota de fibra, mas conversando com outros, cheguei a conclusão de que se pusesse..não seria mais Jeep e sim jeep (o primeiro é marca, o segundo genérico). Se fosse pra pôr capota de fibra, não seria melhor comprar direto uma XJ, um Samuca ou outros tantos jeep's bacanas e mais modernos/confortáveis? Provavelmente sim. Sei que tem CJ's lindos no Frota4x4 com capota de fibra ou de aço e não tenho nada contra, pq os donos fizeram ao seu gosto,:palmas: mas pra mim não serve. A tua dúvida é cruel, mas vai do gosto de cada um...eu trocaria sem medo, mas por um motor light e não estes com 200 cv's que põem nos CJ's e que depois tem que trocar o eixo, a suspensão, o diferencial e por aí vai..até não restar mais nada que lembre um CJ, seja de que ano for. O meu não será um símbolo de autenticidade, a começar pela caixa, mas quem ver saberá que ainda é um CJ. Tem CJ que o cara vê e não acredita o que é CJ. Imaginem este belo modelo com o qual me deparei: frente de CJ 5 (capô, paralamas, grade) e portas, laterais, teto, traseira de Uno 2 ptas, motor e cx Hilux, chassi de Rural, painel de Hilux, forro das portas e bancos de Uno, parabrisa e vidro das portas do Uno. Daí o dono me diz que é Jeep CJ-5... ah não!! E ele ainda se ofende quando dizem que é estranho o projeto dele! Esta foto valeria ouro, fiquei tão perplexo que não tive ação de bater a foto. Detalhe: gastou cem mil reais pra fazer esta M.:putz:
"Até onde posso ir para não perder a "alma"..."
Sinceramente se colocar que o ceu é limite já já que aparece uma foto de um jeep voando.....
Sou novo nesse hobby, porem desde criança que criei a espectativa de ter jeep que era e é sinonimo de carro que passa por onde outros não passam carro que "lavou tá novo" pode entrar sujo....em fim sem frescuras. Tenho isso como essencia ou alma da "coisa", se der para melhorar por que não? pode ser jepinho ou jepão a identidade tá lá é um JEEP!!!
Se beber umas acho que explico melhor que penso rsssss
Pedrão B.
15/02/2011, 13:21
Interessante a dúvida, mas meio Off-Topic, pois essa é uma seção técnica.
[]'s
Robertux
15/02/2011, 13:32
Pois é matrakaum, eu padeço da mesma dúvida. O BF 161 do meu Jeep também está morrendo, a pressão do óleo, mesmo com a bomba nova, está a zero e quando forçado o motor fuma tanto que parece o fumacê mata dengue.
Já pesquisei diversos motores para substituir mas sempre me vem a cabeça essa dúvida, se mexer em tudo ele deixará de ser um Jeep, será no máximo um jipe (genérico de off-road).
Para aumentar ainda mais minha dúvida, meu Jeep é 1976 e o motor dele nem era originalmente o Bf 161 mas o Ford OHC Georgia então penso seriamente em substituir o BF pelo OHC mas as diversas mudanças que têm que ser feitas (caixa seca, eixo piloto, suporte do coxim no chassi, radiador, escapamento e principalmente documentação, além do problema do OHC engolir água pelo mancal trazeiro) me tiram o sono. Ainda não decidi o que fazer.
Ontem tive uma oferta de um motor 3000 do Maverick retificado, que ainda não foi instalado depois da retífica, portanto zero km, por R$ 2.200,00 em 2 x de R$ 1.100,00 , mas de novo as modificações, teria que mexer no coxim que é diferente do Jeep e no filtro de óleo que pega na caixa de direção e o fantasma da documentação, então...
Ó dúvida cruel!
Pedrão B.
15/02/2011, 13:41
Robertux!
Se quiser dicas de como colocar o motor do Maverick no CJ posso te passar, inclusive indicar um mecanico bom aqui em Rio Claro que faz isso tranquilo.
A adaptação é relativamente simples, não precisa mudar os suportes do CJ, e sim colocar o suporte dianteiro do 161 no 184.
Para a questão do filtro, fiz uma solução muito boa.
Se quiser mais dicas manda uma MP.
[]'s
dinhorlf
15/02/2011, 14:14
Matrakaum, boa tarde, voce é um cara com quem eu sentaria numa venda de beira destrada e conversaria ate o keicho bambiá, (sobre jeep), agora minha opinião sincera, bota logo um motor diesel leve aconpanhado´, é claro, deuma boa caixa e pronto, monte nele e vai pra caitité fazer a viagem de seu sonho, ah não se esqueça de me chamar para apoio, irei com muito prazer.:dance:
quanto ao motor diesel no jeep não se preocupe, ele merece atualizações que lhe dê mais opções de uso, veja o exemplo de freio duplo, a mais simples e de maior utilidade.:odedo:
ah a minha pikup willys 64 não tem adaptações (rsrs) só atualizações e todo lugar que ela chega faz maior sucesso.:dance::dance:
Gustavo de Olliveira
15/02/2011, 14:19
É mais ou menos o caso de uma cirurgia de transplante de coração, o cara continua vivo melhor do que estava com o antigo coração, mas o original se foi...
E tem jipe por ai (maioria) que se fosse comparar já teria trocado pulmão , fígado, baço, rins, e deixa eu parar que vai faltar orgão rsrsrsrs
è isso Matrakaum, não vai deixar de ser um jeep mas vai ser um pouco menos.
Mas td depende do valor que vc dá pra isso , a maioria esta contente em ver td funcionando não importa com oque nem como.
Acho que um jeep pra passear Fim de Semana ou de exposição pode se dar ao luxo de ser td original.
Um jeep de trilha... a tração e a redução funcionando já tá td beleza.
Na minha concepção.........
Vocês andaram bebendo.... e o negócio era forte! :mrgreen::mrgreen::mrgreen:.
[]´s de 2.4 MPFI.
matrakaum
15/02/2011, 16:01
Puxa!!! O Leco entendeu direitinho minha dúvida...eu gosto tanto que arrumei uma "desculpa" para arrumar o Caroço e andar com ele todos os dias...Como preciso de um carro para carregar peças (trabalho c/ desmanche de autos) vou comprar uma carretinha e...TCHAAMMM...lá vai eu de Jeep. Não é o máximo???
Tava c/ um motor da Hilux aqui...chegou coçar a mão mas esta dúvida me acoçou...aí chegou um cidadão e comprou o motor...A idéia de que se precisar melhorar tanto é mais fácil andar de Samuca, Troller e por aí vai mexe comigo. Pois, se eu quisesse realmente conforto eu não poderia querer um Jeep, autêntico. Entende? Aquele cheiro de gasolina....é o que faz a diferença...HAHAHAHAHAHAH
Dinhorlf - Kra fico, sinceramente, lisonjeado. Assim que me sentir seguro em viajar c/ o Caroço nós vamos ficar em um barzinho de estrada de chão em meio as montanhas deste estado maravilhoso que é MG...vamo ficar bebendo refrigerante e batendo-papo...ah e se possível um belo Tutu mineiro...E a viagem pra Caetité...puxa Kra...será um prazer ter sua companhia.
Robertux
15/02/2011, 16:13
Não esqueça de me avisar que também vou, com meu Jeep (ainda sem nome).
matrakaum
15/02/2011, 17:20
Opa!!! Já tá virando uma Caravana...virgi vai ser d+
Leco1974
16/02/2011, 08:40
Eu pus um scoop de L200 no capô do CJ e acabei tirando, pq achei que alterava demais o visual.:parede: Pus lanternas de L200, tirei tb, estão novíssimas. :putz:Caracas, estou empilhando coisa quase nova que não vou usar mais, só por conta da idéia Jeep. Daqui um pouco eu terei que anunciar minhas tralhas pra venda...agora entendo qdo o pessoal pensa numa coisa pro jeep, compra e depois vende sem nem ter instalado e deve ser ruim qdo não tem mais volta. Fora o que comprei e agora me dei conta que não vou usar mais (amortecedor, capota, rodas, pneus (?)).É um Lego mesmo!
matrakaum
16/02/2011, 11:26
Já pensou vc. comprar um motor e depois bater este remorso....sei lá. Mas que um motorzinho Diesel coça a mão...
Robertux
16/02/2011, 11:49
Eu comprei quatro amortecedores de Ranger para instalar com a suspensão da Toyota, mas por enquanto o projeto esta suspenso, estou instalando os amortecedores com a suspensão original mesmo. Descobri que os amortecedores trazeiros estavam travados então substituí os quatro pelos da Ranger mesmo, que já havia coprado.
Comprei uma caixa de direção de Maverick e e um volante esportivo, por enquanto também suspendi o projeto.
Comprei um kit de freio a disco e outro de pedaleira suspensa, o freio a disco está sendo instalado hoje, mas o projeto da pedaleira suspensa ficara em suspenso por enquanto.
Comprei um monte de adesivos e não coloquei nenhum.
Amanhã vou ver um motor de Maverick 3000 para colocar nele, espero que não bata o arrependimento.
Minha mulher já está reclamando que a area de serviço do apartamento está ficando congestionada com as peças do Jeep.
maxdelta
16/02/2011, 12:44
Eu comprei quatro amortecedores de Ranger para instalar com a suspensão da Toyota, mas por enquanto o projeto esta suspenso, estou instalando os amortecedores com a suspensão original mesmo. Descobri que os amortecedores trazeiros estavam travados então substituí os quatro pelos da Ranger mesmo, que já havia coprado.
Comprei uma caixa de direção de Maverick e e um volante esportivo, por enquanto também suspendi o projeto.
Comprei um kit de freio a disco e outro de pedaleira suspensa, o freio a disco está sendo instalado hoje, mas o projeto da pedaleira suspensa ficara em suspenso por enquanto.
Comprei um monte de adesivos e não coloquei nenhum.
Amanhã vou ver um motor de Maverick 3000 para colocar nele, espero que não bata o arrependimento.
Minha mulher já está reclamando que a area de serviço do apartamento está ficando congestionada com as peças do Jeep.
Aff, os projetos estão todos suspenso! Vai acontecer q nem aqui em casa, tanta peça pra adaptar q tive q inutilizar um cômodo da casa!
Minha mulher não reclamou, mas tive problemas com ratos! Tive não, tenho! Eu mato e eles reaparecem!
matrakaum
16/02/2011, 12:52
Ta vendo...
As pedaleiras já estive c/ elas nas mãos mas desisti....achei que perde o charme
Agora toh repensando nelas....como este hidrovácuo da BM tá aqui dando sopa....acho que não consigo instalar o hidrovácuo c/ pedaleira original...
ah...o freio a disco dianteiro já tinha qdo comprei...e o traseiro vou colocar c/ certeza qdo for fazer a manutenção dos semi-eixos e dos rolamentos....é a única coisa em que eu não terei dúvida.
Ah sim..a caixa do maveco já tinha tb....pensei em por uma hidraulica mas, de novo, pesou a originalidade....embora a do maveco não seja original mas ainda assim é rústica
Ta vendo...
As pedaleiras já estive c/ elas nas mãos mas desisti....achei que perde o charme
Agora toh repensando nelas....como este hidrovácuo da BM tá aqui dando sopa....acho que não consigo instalar o hidrovácuo c/ pedaleira original...
ah...o freio a disco dianteiro já tinha qdo comprei...e o traseiro vou colocar c/ certeza qdo for fazer a manutenção dos semi-eixos e dos rolamentos....é a única coisa em que eu não terei dúvida.
Ah sim..a caixa do maveco já tinha tb....pensei em por uma hidraulica mas, de novo, pesou a originalidade....embora a do maveco não seja original mas ainda assim é rústica
Matrakaum,
Padeço do mesmo problema que vc. A paixao pelo Jeep, é pela originalidade, pelo charme da grade na frente ou do relevo do nome Jeep na lateral. Qdo comprei o meu, nao pensei nisso troquei o motor. Era um Hurricane e hj um AP. Agora a cx de marcha foi pro saco e como ja mudei o motor, vou por a do chevette.
Se antes eu tivesse a cabeça de hoje, não teria mudado. Justamente pq gostava do Jeep pq era Jeep. Agora é tarde, comecei a segunda reforma dele, pra militarizar e pra fazer essa viagem com vcs tbem...rsrs Eu hoje, não mudaria...
(ao inves de ajudar, piorei né..rsrsrs) mas a definição do transplante que alguem deu aqui, foi boa tbem...abraço
Alexandre Souto
16/02/2011, 19:17
Esta questão é realmente complicada.
Para um dono apaixonado, como você, isso é arrancar um pedaço do Jeep.
No meu caso troquei FORD por FORD. De OHC para V8 YBLOCK.
Continue nos FORD's, faça melhoras e atualizações e a alma será continuada. :)
Felicidades!!!
Lucas Nassif
16/02/2011, 19:34
..pensei em usar o motor da BMW ou comprar um Diesel.
Cara, sem querer me meter, mas já me metendo :mrgreen:, você já pensou na manutenção desse motor da BMW???
Ele foi feito p/ carro de rua, e a maioria deles o torque aparece em altas rotações. Ah, e imagina se pifa algum sensor [ou qualquer outra coisa] na trilha?!
Vai ter que vender o Jeep, seu pâncreas e o pulmão esquerdo pra pagar o conserto. :mrgreen: :parede:
Sem contar que não é qualquer um que mexe né.. :roll:
Opinião minha, claro..mas se quer um motor mais novo e injetado, tem infinitas opções nacionais, mais baratos e de fácil manutenção, e que são bons do mesmo jeito. :concordo:
No mais, pra mim não tem dessa de perder a essência. Enquanto tiver aquela grade dianteira com os faróis redondos e o escrito JEEP na lateral, continua sendo um JEEP. O resto é frescura acumulada! :odedo:
[]`s com um jeep original! :mrgreen:
olha, eu tinha criado um projeto monstro e depois tive problemas financeiros, na real direcionei pra outra coisa que logo mais conto a vcs se der certo...
só que saibam que amo jeep
quanto a desconfigurar, pensamos então
quando nasceu o jeep era willys tinha motor godevil ou era o jpw ford... depois pela bantan tb, mas enfim no braisl usou um motor, nos eua usou outro... depois nos eua virou AMC aqui ford... lá usava um 232 6c em linha e aqui usava maverick 6c, bf-161 ou ohc 4c...
lá nos eua metade vira ele no v8, uma parte pra hemi, outra pra chevrolet...
cambios diferente, t-cases diferentes, EIXOS diferentes...
sabe é uma salada do kct, filho de muito pai entende?
por isso que não julgo descaracterizar vc usar o motor que for, porque amanhã a Chrysler é vendida a fiat total e passa a ter motor Fire ou eTorq e por ai vai
o que mantem um jeep ser jeep é o conceito, chassis, eixos rigidos a caveira na frente e a aparencia de um jeep o resto pdoe ser mutável sempre
rodrigo.hoffman
16/02/2011, 21:14
Compartilho da mesma opinião do Rubão e do Lucas..
Pra manter a " essência " do Jeep eu acho que vc tem que olhar pra ele e enxergar um Jeep.. Tem que ter cara de Jeep, jeito de jeep...
O resto é perfumaria...
[ ]´s
Rodolfo Ourique
16/02/2011, 22:12
Na minha humilde opinião, acho que o Jeep na essência dele é apaixonante, um veículo que foi criado em menos de 5 semanas por exigência do exército americano (Jeep "o indestrutível") e roda até os dias de hoje com a mesma configuração em todo o tipo de terreno...hummm!!!:pensativo:
Eu sou fã do Jeep como ele é...infelizmente não tivemos acesso no Brasil aos diversos upgrades das donas da marca, mas podemos fazer dos nossos nacionais bons e duradouros amigos, só penso que vale muito consultar e calcular os investimentos, pois vejo que muito se perde nas adaptações mal feitas:concordo:.
No mais, siga seus instintos e de preferência num Jeep.:mrgreen:
matrakaum
17/02/2011, 11:26
Cara, sem querer me meter, mas já me metendo :mrgreen:, você já pensou na manutenção desse motor da BMW???
Ele foi feito p/ carro de rua, e a maioria deles o torque aparece em altas rotações. Ah, e imagina se pifa algum sensor [ou qualquer outra coisa] na trilha?!
Vai ter que vender o Jeep, seu pâncreas e o pulmão esquerdo pra pagar o conserto. :mrgreen: :parede:
Sem contar que não é qualquer um que mexe né.. :roll:
Opinião minha, claro..mas se quer um motor mais novo e injetado, tem infinitas opções nacionais, mais baratos e de fácil manutenção, e que são bons do mesmo jeito. :concordo:
No mais, pra mim não tem dessa de perder a essência. Enquanto tiver aquela grade dianteira com os faróis redondos e o escrito JEEP na lateral, continua sendo um JEEP. O resto é frescura acumulada! :odedo:
[]`s com um jeep original! :mrgreen:
Bom Dia Amigos,
Lucas eu falei no caso do motor da BM pq. ele tá aqui..olhando pra mim...mas realmente é inviável. Mesmo pq. ele é enormeee e pesado.
Veja, o caso da essência....na tão falada Caetité existe um amigo da minha família, na verdade é quase um irmão do meu pai, que se filho tinha um 5 e bolinhas... Ele reformou o bichinho inteirinho (pena que não tirei fotos na época) e a única coisa que não era original era o motor, usou o do Opala 4cc.
Eu não sei pq. qdo ele falava do Jeep, ele amava o carro, e tocava no motor vc. sentia que ele perdia um pouco do brilho...Sei lá...
Bom, acabou que ele vendeu o Jeep faz uns 2 anos .. a oferta foi ótima 30.000 - Esqueci de perguntar pra ele o pq. de ter vendido...rsrs
Se a gente for por tudo para melhorar - freios de não sei o que; Motor X; Câmbio Y; Bancos de sei lá o q de couro hiper confortável; Retrovisores Beta; Pedaleiras anatômicas; Tanque de comb da Nasa; Rodas Furiosas; Volante Multi-funcional....
Vai sobrar o que do Jeep. A lata?
Sergio Rocha
17/02/2011, 19:24
Eu tenho um amigo que não tem uma perna.Ele colocou uma perna mecanica.
Será que ele não é mais GENTE porque deixou de ser original ?:pensativo::pensativo:
E o outro que fez transplante de coração, e etc.......
[]´:stop:
Tio Eddie
17/02/2011, 19:57
Eu tenho um amigo que não tem uma perna.Ele colocou uma perna mecanica.
Será que ele não é mais GENTE porque deixou de ser original ?:pensativo::pensativo:
Por essas e outras que minha esposa não usa perna mecânica...fica assim, meio "avariada" mas continua GENTE com toda certeza...:odedo:
Filosofias a parte, tem jeito de jeep, cara de jeep é jeep !
Já pensou se continuassemos nos pneus militares 6.00-16 para não descaracterizar as máquinas???:shock:
[]s
Carlos Monaco
17/02/2011, 20:12
Por essas e outras que minha esposa não usa perna mecânica...fica assim, meio "avariada" mas continua GENTE com toda certeza...:odedo:
Filosofias a parte, tem jeito de jeep, cara de jeep é jeep !
Já pensou se continuassemos nos pneus militares 6.00-16 para não descaracterizar as máquinas???:shock:
[]s
X2......
Meu pai viveu mais de 50 anos sem uma perna e dps de velho resolveu colocar uma perna mecanica, mas nao se adaptou.....
Acho que toda evolução é válida, trocar o motor o cambio se a adaptação for bem feita, não tem nda de mais fazer o brinquedo evoluir sem tirar suas caracteristicas, ainda acho que seja um jeep.
Agora trocar suspenção dianteira por suspenção com molas para ter mais conforto, ai acho que começa a perder a essencia quer conforto compra outro carro e não um jeep....:odedo:
Alexandre Souto
18/02/2011, 00:18
Sem querer criar polêmica...
Isto realmente vai muito de gosto próprio, por isso que tem uns doido que tem os dois, um original e outro de trilha, com mecânica bem evoluída tipo VW ou mesmo GM.
Ele não perde a essência, mas pra quem gosta MESMO, do ANTIGO, perde um pouco o brilho*...
Eu, sinceramente, não curto... Tipo, Mecânica HILUX 2010 numa F75 72 por exemplo... Usar um GM4.4, Ford 3000 e os antigos V8's é diferente!!! É de época... Gosto é gosto né pessoal....?
Se quiser economia na trilha, faz um BAJA OU GAIOLA! KKKKKK
Abs do lado dos antigos!!! KKKKK
Claudio Maggioni
18/02/2011, 00:23
Bom Dia Amigos,
Lucas eu falei no caso do motor da BM pq. ele tá aqui..olhando pra mim...mas realmente é inviável. Mesmo pq. ele é enormeee e pesado.
Veja, o caso da essência....na tão falada Caetité existe um amigo da minha família, na verdade é quase um irmão do meu pai, que se filho tinha um 5 e bolinhas... Ele reformou o bichinho inteirinho (pena que não tirei fotos na época) e a única coisa que não era original era o motor, usou o do Opala 4cc.
Eu não sei pq. qdo ele falava do Jeep, ele amava o carro, e tocava no motor vc. sentia que ele perdia um pouco do brilho...Sei lá...
Bom, acabou que ele vendeu o Jeep faz uns 2 anos .. a oferta foi ótima 30.000 - Esqueci de perguntar pra ele o pq. de ter vendido...rsrs
Se a gente for por tudo para melhorar - freios de não sei o que; Motor X; Câmbio Y; Bancos de sei lá o q de couro hiper confortável; Retrovisores Beta; Pedaleiras anatômicas; Tanque de comb da Nasa; Rodas Furiosas; Volante Multi-funcional....
Vai sobrar o que do Jeep. A lata?
Amigos,
Tenho umas pecinhas que interessam a vcs!!! :mrgreen::mrgreen::mrgreen:
Abraços
Gustavo de Olliveira
18/02/2011, 08:10
Se vc pensar na essencia td fica irrespondivel, trata se de uma variável inconstante sendo que numa ánálise mais crítica fica evidenciada a opnião alheia , oque reflete teses diferentes. Cria se uma nova pespectiva a partir do ponto em que essa nova tese deixa de ter afinidade com o assunto inicial, dessa forma poderiamos ter, ou não uma opnião formada conforme o ano da viatura.
O que acham ?
Rodolfo Ourique
18/02/2011, 11:23
Se vc pensar na essencia td fica irrespondivel, trata se de uma variável inconstante sendo que numa ánálise mais crítica fica evidenciada a opnião alheia , oque reflete teses diferentes. Cria se uma nova pespectiva a partir do ponto em que essa nova tese deixa de ter afinidade com o assunto inicial, dessa forma poderiamos ter, ou não uma opnião formada conforme o ano da viatura.
O que acham ?
Eu acho que tu tá fumando um bagulho bem doido...:mrgreen::mrgreen::mrgreen:...num intindi nada:parede:
matrakaum
18/02/2011, 12:16
O que acham ?
Isto é Platão ou Sócrates....ou Canabis mesmo... HAHAHAHAHAH
mali9ski
18/02/2011, 12:34
O que acham ?
ou seja cerveja :lol::lol::lol::lol:
concordo com o mano, jeep foi fabricado por tantas empresas em tantos paises diferentes em tantas versões que de fabrica, ja saia modificado, então a essencia que voces dizem seria um conceito inventado por nõs
mas eu tambem acho interesante como falado acima modificar num estilo vintage como ja é popular em outros paises conseguir potencia num estilo da epoca e usando peças e tecnicas de epoca
mas porem eu sou contra ficar sofrendo com um motor antigo fraco e beberrão e uma mecanica fragil ,por exemplo quem faz trilha ai com o bf no platinado :pensativo:
O que acham ?
Simplifica o da canabis....aqui é forum amiguinho....não dissertação de mestrado...rsrsrs
Eu acho que são duas vertentes: o cara quer um original, placa preta? mantem como tal.
Do contrário, como bem disse o amigo ali, ja pensou se nem os pneus nós pudéssemos mudar.... mas que eu tenho saudade do hurricane....ahhh tenho...rsrs
Lucas Nassif
18/02/2011, 14:34
Uma pergunta que não quer calar..
O DEVASSO É UM JEEP? :mrgreen:
http://a1.sphotos.ak.fbcdn.net/photos-ak-snc1/v373/43/27/770872374/n770872374_970434_8850.jpg
Gustavo de Olliveira
18/02/2011, 15:00
Conforme eu expliquei claramente 6 posts atras...
Rodolfo Ourique
19/02/2011, 08:48
Uma pergunta que não quer calar..
O DEVASSO É UM JEEP? :mrgreen:
http://a1.sphotos.ak.fbcdn.net/photos-ak-snc1/v373/43/27/770872374/n770872374_970434_8850.jpg
A grade dianteira e o volante são bem parecidos...:mrgreen::mrgreen::mrgreen:. Tudo que foi originado do projeto inicial é e continua sendo Jeep ( no meu conceito ) cada um deve fazer do seu veículo o que achar melhor e atenda as suas necessidades, no meu caso a mecânica original me atende perfeitamente e uso o Jeep há 10 anos em trilhas médias e pesadas e no dia-a-dia, apenas fiz melhorias na questão de conforto, ignição e necessidades off-road ( afinal pneus 6.00x16" num rola ), parabéns pelo belo exemplar.
Também tenho essa preocupação. Cresci andando em jipe e aprendi dirigir nele, com o motor original, que aguenta muito, basta gostar e não judiar.
Maaaasss, desde que a mudança não seja radical, entendo que o melhoramento pode ser positivo. Melhorar o freio, por exemplo, é necessário até por questão de segurança. Um motor pequeno, que não deixe o jipe com peso além do que foi projetado, também não levará a alma do pequeno rsrs Abraço.
Charles_Curitiba
26/02/2011, 21:21
Amigos,
Ontem fui consumido por uma dúvida cruel. Sei que isto gerara discussões e, algumas até acaloradas, mas, fazer o que? O fórum é para isto e, principalmente, aqui, aonde me sinto tão bem, sei que ao final, se não tivermos uma decisão, teremos, ao menos, uma bela exposição de idéias.
Seguinte...
Estava pensando na possibilidade de mudar o motor do Caroço (Bfão)..pensei em usar o motor da BMW ou comprar um Diesel. Mas, de repente, fui tomado de uma dúvida....Se mudo o motor do meu Jeep ele não deixa de ser Jeep!!!????
Não preciso dizer que se iniciou um guerra intelectológica (junção de ideológica c/ intelectual - acabei de criar) entre os dois hemisférios do meu cérebro.
A metade que cuida da emoção (não sei que lado) diz que o Caroço perderia sua essência. Já a outra metade diz que isto não tem nada a ver, pois, estaria apenas dando um Up nele. Travei!!!
Vejam, realmente se eu mudo alguma coisa nele ele deixa de ser exatamente aquilo que foi produzido e passa a ser + um off-road. Logo, não seria mais um CJ5 1973.
Aí começou a guerra. O que é que difere um Jeep de um Troller? Sei que muitos dirão de bate-pronto que além da marca "n" outras coisas como motor, suspensão, ano....Tá, isto é óbvio.
Mas eu comprei o Caroço pq. ele é um Jeep...quero dizer, não por causa da marca, mas por sua história, por sua beleza quase que poética.
Ninguém se importa de ver um Troller, Wrangles, Cherokee, e por aí vai, nas ruas. Mas todo mundo pára para admirar, suspirar, quando vê um Jeep...
Se apenas a marca e a carroceria fazem a diferença, então poderia por qualquer coisa embaixo do capô, nos eixos, no freio...e mesmo assim seria um Jeep. Até c/ um motor 1.0 seria Jeep.
Venhamos que o estilo já é copiado pelo Troller e pelo seu irmão Wrangler...
Então, esta é a questão. Até onde posso ir para não perder a "alma"...ou melhor, o que seria a "alma" dos nossos amados companheiros?
Abço à todos,
Matraka
Bom, nada contra o troller que é um baita carro mas se olhar pelo prisma de seu pensamento, um Troller nada mais é que uma Ranger com uma carroceria de fibra de Jeep moderno em cima...:pensativo:
Mas, eu no passado já pensei também que tirando a originalidade do Willys perderia sua essencia mas, infelimente ou felizmente fui devorado pela necessidade de melhorar algumas coisas, tipo direção...estou adaptando uma do VW e muito provavel vou por hidraulica, ja comecei a fazer..bem, meu velho que é fora da casinha chamou meu Jeep de Willyswagen...K7 meu né meu mas minha necessidade é melhorar 1 ponto que me encomoda na estrada, como não faço trilha não necessito muita coisa no mais ele é Willys fora a caixa de direção. Se voce olhar o Willys americano, o chassi e carroceria são iguais aos nossos mas a mecanica é bem diferente....sei lá, acho que o que importa é o que vc pensa do seu carro..diferente seria se vc tirasse a tração dianteira, ai acho que de Jeep vc teria um Boggie. abçs:lol:
Robertux
27/02/2011, 00:57
Bom, eu adoro o comportamento do BF 161 na trilha e na cidade, dirigir um veículo com motor com torque em baixa, para mim, é fantástico.
É muito gostoso você virar uma esquina ou sair de uma lombada e sentir o motor crescendo sem ter que reduzir a marcha no câmbio. Sentir a força dele nas trilhas, em subidas íngremes, sem ter que esguelar em 1ª reduzida.
O único senão é em rodovias com velocidades acima de 80 km/h, aí fica desconfortável, mas essa também é uma característica do Jeep.
Em função disso decidi comprar um motor 3000 do Maverick, que é um pouco mais evoluído que o BF 161, pelo menos tem filtragem total do óleo e uma gambiarra que melhora a refrigeração do 5º e 6º cilindros, alterações que melhoram a durabilidade do motor. Tem um pouco mais de torque e potência que o BF, em função disso melhora um pouco o desempenho nas rodovias e não altera as características do Jeep.
Para colocar esse motor terei problemas com a caixa de direção, então estou pensando em colocar a direção do Santana, provavelmente hidraulica. Já coloquei freios a disco na dianteira, que melhorou sensivelmente e talvez coloque pedaleiras suspensas com hidrovácuo, embora ainda não tenha sentido necessidade. Coloquei também um kit Fess "home made" apenas na trazeira e amortecedores turbogás da Ranger. Acho que as modificaçãoes param por aí.
matrakaum
28/02/2011, 12:27
Eu não me incomodo c/ a direção e/ou falta de velocidade..sinceramente acho este o charme do bicho...o que realmente me irrita é o carburador....o trem tá bom, daqui a pouco...já era...sei lá...
Agora vou dar uma geral nele pq. vou trabalhar c/ ele...tá decidido...só acho que vou por um GNV pq. não vou guentar a gasola...
Eu não me incomodo c/ a direção e/ou falta de velocidade..sinceramente acho este o charme do bicho...o que realmente me irrita é o carburador....o trem tá bom, daqui a pouco...já era...sei lá...
Agora vou dar uma geral nele pq. vou trabalhar c/ ele...tá decidido...só acho que vou por um GNV pq. não vou guentar a gasola...
Matrakaum, eu coloquei o AP a álcool justamente pra baratear o gasto com combustivel. Só que agora o álcool ta mais caro. Tbem me irritei com carburador e agora vou colocar um injetado. Quanto ao gnv....sei nao... pode ser economico mas vc tem que seguir umas regras de conduta pra nao estragar o motor. Tipo, andar os ultimos 8 km com gasolina, pra limpar o motor, essas coisas....
matrakaum
11/03/2011, 19:56
Kra tah decidido..vou juntar uma grana e por diesel.
Semana passada tive que usar o Jeep pra arrastar uns carros na loja, logo, tive que levar o bicho pra lá....na quinta eu liguei ele aqui na garagem de casa e tava uma beleza....Só que na sexta na hora em que saí começou a tortura....Toda vez que desacelerava morria....não sei se afogava, se faltava gasolina....sei lá...Desespero total!!!
Se vc. ligasse e deixasse na lenta ele ficava...acelerou morreu...
C/ mto custo eu cheguei e consegui arrumar os carros para os outros que chegaram do leilão entrarem....
Agora veja... na quarta eu tava lá s/ fazer nada e tinha levado o outro bura que eu comprei logo que comprei o Jeep (eu troquei este pq. o infeliz dava uns buracos na aceleração que me irritavam animal)....resolvi fazer um "bode".
Peguei o bura que tava nele e o que eu havia levado, desmontei os dois e fui montando um c/ as peças que eu julguei serem melhores....aí...para surpresa não é que ficou uma maçã....
Mas agora é tarde....vai de Diesel e pronto....mas é claro que vou precisar ver aonde vou arrumar a verba..HAHAHAHA
Charles_Curitiba
11/03/2011, 22:14
O matrakaum , mas me diz ai qual o real problema com a alimentação do seu BF? ele afoga demais? Sabia que a HOLLEY fabricante de carburadores inclusive de competição tem em produção (na argentina_) 1 carbura cuba dupla pro BF? sei aqui9 em Curitiba quem tem 1 desse pra vender, ele pede 700 pila...caro mas é o mesmo carbura Webber só que Holley. Tesão de carburador, eu to namorando esse bicho faz tempo mas não tive coragem pq o meu não incomoda. Então me diz, é so vazamento? afoga? tem solução isso hein. abçs
matrakaum
12/03/2011, 10:18
Então Charles...
O Antigo, que comprei recondicionado lá em S. Miguel Paulista, nunca funcionou bem...Sempre dava o buraco qdo carcava o pé no acelerador e a lenta às vezes tb. era problemática.
Este Novo Velho, que comprei de um amigo aqui de Stna de Parnaíba, até funcionava bem no início, às vezes vazava sei lá por onde...mas andava. Aí, de uns tempos pra cá, começou a ficar horrível....O pior foi a semana passada, como relatei antes, qdo vc. acelerava para o carro andar e soltava o acelerado ele morria quase que instantaneamente....Não sei se afogava se dava falta...sei lá....ah, e tinha hora que pipocava e apagava...
Aí quarta eu tava lá no desmanche s/ fazer nada, já tinha levado o bura que comprei recon, resolvi desmontar os dois e achar as peças mais bonitas e montar um....achei que ia dar M..mas como diz o ditado : O Não eu já tenho...
Não é que o bicho ficou um relógio!!!!
Sei lá...toh meio escaldado. Vc. acaba perdendo a confiança. Já pensou se saio c/ a família pro meio do nada e apaga.
De qualquer maneira sei que vou ter que mexer no motor...a luz do óleo já acende depois que esquenta e, conforme vai indo, fica acesa até na lenta....
Eu realmente não queria trocar de motor...eu curto está coisa rústica do Jeep...curto de verdade.
Po, me realizo andando c/ ele mesmo neste estado.
O dia em que levei ele pro desmanche, mesmo c/ o infeliz do carburador me ferrando a vida e causando o maior trânsito em Osasco, todo mundo olhava...e respeita é claro...Coitado do tiozinho do táxi, quis dar uma de gostosão ficou em pânico qdo percebeu que eu não ia desviar....AHAHAHAHAHA
Isto é o máximo....
Será que este bura da Holley melhora muito ao ponto de valer a pena os 700???
matrakaum
12/03/2011, 10:19
Esqueci...Será que na Argentina se compra mais barato???
Meu irmão vai a cada dois meses pra lá na fábrica da Renault. Poderia pedir pra ele trazer um pra mim.
O que vc. acha?
Meu irmão vai a cada dois meses pra lá na fábrica da Renault. Poderia pedir pra ele trazer um pra mim.
O que vc. acha?
Matrakaum do céu... eu era de osasco rapaz... trabalhei na antiga ceval em itapevi. E a pouco tempo atrás, estive ali na friozem que presta serviço pra empresa que eu tava. Almoçava num restaurante do lado da arena de barueri... qta saudade...
Tbem tenho um Jeep. E sei exatamente do que vc está falando: O meu tinha o motor Hurricane (57), peças e manutenção caras (sou assalariado, mas apaixonado por Jeep) troquei por um AP carburado. NAO RESOLVEU. O carburador me deixou na mão muitas vezes e daí a gente entende pq ele deixou de existir. Agora to atras de um AP injetado. Tem um aí??rs
Me dói a ideia de te-lo modificado, mas a chamada segurança de ir e voltar, principalmente com a família, me empurraram pra isso. Se é pra usar pro dia-a-dia como eu quero fazer do meu, então vc tem sim que aceitar as mudanças. Já pensou em injetar o seu???
Elmer_Jeep
12/03/2011, 13:15
ou seja cerveja :lol::lol::lol::lol:
concordo com o mano, jeep foi fabricado por tantas empresas em tantos paises diferentes em tantas versões que de fabrica, ja saia modificado, então a essencia que voces dizem seria um conceito inventado por nõs
mas eu tambem acho interesante como falado acima modificar num estilo vintage como ja é popular em outros paises conseguir potencia num estilo da epoca e usando peças e tecnicas de epoca
mas porem eu sou contra ficar sofrendo com um motor antigo fraco e beberrão e uma mecanica fragil ,por exemplo quem faz trilha ai com o bf no platinado :pensativo:
Eu que agora sou adepto do DIY achei sso aqui uma parada bem legal, não é o legítimo Jeep mas também não deixa nada à desejar:
http://www.icon4x4.com/overview/cj/models
http://icon4x4.com/sites/icon4x4.com/files/imagecache/Preview/gallery/IMG_8291.jpg
[]'s
Rodolfo Ourique
12/03/2011, 16:28
Pô Elmer, não conhecia a ICON, que proposta interessante...:concordo:.
A suspensão e o Powertrain achei bem bacana.
Eu que agora sou adepto do DIY achei sso aqui uma parada bem legal, não é o legítimo Jeep mas também não deixa nada à desejar:
http://www.icon4x4.com/overview/cj/models
http://icon4x4.com/sites/icon4x4.com/files/imagecache/Preview/gallery/IMG_8291.jpg
[]'s
matrakaum
12/03/2011, 16:51
Kra toh c/ um motor da Quatum aparentemente 2.0 Alcool?? MI - Agora não sei se é Alcool Original ou o Kra pos o kit. Como ainda sou novato no meio, toh na dúvida.
Aliás, acabei de chegar do desmanche...veja funcionei o Jeep e fui coloca-lo à prova. Lá tem uma subidinha enjoada...não é que o bicho não subiu....começou a pipocar...
Eu toh achando que não tah queimando no 2º cilindro. Eu tirei os cabos de velas e qdo tiro o do 2º cilindro não faz diferença nenhuma....
Será que o motor foi pro espaço???
Kra toh c/ um motor da Quatum aparentemente 2.0 Alcool?? MI - Agora não sei se é Alcool Original ou o Kra pos o kit. Como ainda sou novato no meio, toh na dúvida.
Aliás, acabei de chegar do desmanche...veja funcionei o Jeep e fui coloca-lo à prova. Lá tem uma subidinha enjoada...não é que o bicho não subiu....começou a pipocar...
Eu toh achando que não tah queimando no 2º cilindro. Eu tirei os cabos de velas e qdo tiro o do 2º cilindro não faz diferença nenhuma....
Será que o motor foi pro espaço???
Cara, pode ser sim. Eu tive que trocar a bobina. Fiz o teste com outra bobina que tava dando sopa no meca, e parou a falhação... Como eu disse, em nome do conforto de ir e vir, se vai acabar mudando...
Charles_Curitiba
13/03/2011, 21:53
O que vc. acha?
Concertea absoluta vai comprar pelo menos uns 200 reais mais em conta la nos hermanos. Pena que eu não tenho foto aqui, mas meu o "bura" é do k7...olha quanto a esses buracos na aceleração e depois morrer eu passei por algo parecido, lhe conto:
- Quanto retifiquei o meu motor, na unica vez que restaurei meu brinquedo, os caras da retifica deixaram o motor zerado, parte mecanica. Alimentação foi um caos mesmo depois da retifica, de tanto sofrer com ele morrendo no transito por causa de afogamento, bobina esquentando (ela corta corrente e vc fica na rua), me deu vontade uma vez de abandonar ele na rua e sair fora. Mas, resolvi dar uma geral no bichoe na parte da alimentação e larguei maão de levar em oficina mecanica, fiz eu mesmo os ajustes. Fiz tudo em sequencia, primeiro mandei fazer um tanque de aluminio, Inox também vale, para impedir que partes de ferrugem vão para a agulha do carburador e façam travar a boia, causando o afogamento.
Depois do tanque, ainda com o jeep encostado arrumei a bomba de combustivel, o ideal é tentar achar original, Pus uma nova e na mangueira que sobe pro carbura meti um filtro de gasolina pois antes não tinha. No dia seguinte troquei todas as mangueiras velhas por mangueiras proprias de Injeção eletronica, instalei antes da entrada do carburador uma peçaplástica em forma de chapé de brucxa ( o nome é esse mesmo, CHAPEU DE BRUXA) em forma de cone com tela, o que passar pelo filtro não passa nessa tela, é pra pegar grão de areia filhote. EEEMMM seguida, respirei fundo e fui ao tatame com o maldito DFV aliás descobri por que a sigla DFV = DEVE FICAR VAZANDO...saquei ele fora ( só que no meu caso, o carburador ja era novo, então considere isso pra um novo ou um muuuito bom) e mandei num cara que só mexe com Carbura. Pedi para dar um banho quimico e um jato de ar, pedi para que ele checasse tudo de errado e trocasse todas as juntas por novas e da marca Sabó. Voltei, instalei o troço e dei bala. funcionou bem mas a boia tava muito alta tive que abrir a tampa e dar uma baixada, aproveitei para checar a agulha e pasme, tirei a agulha e a sede dela e encontrei um pedaço de borracha que o banho quimico não conseguiu atingir e estava presa na rosca da sede, não visivel se não tirar a agulha e seu alojamento. Bom feito tudo isso, pus no lugar e funcionou tranquilo. Peguei uma lampada stroboscopica sei lá se o nome e esse, e ajustei o ponto. Velas novas e cabos novos, tampa do distribuidor novo, platinado e condensador novo e ajustado em ,20 decimos, velas com abertura de 080 decimos, segundo o manual é abertura original, gicle pus um nr 27, bobina nova e desde então, nunca mais me incomodei. Afoga muito de vez em quando, quando tá muito quente o clima, a bobina esquenta e corta mais a pressão nos canos que faz com que vaze um pouco. Mas isso pra falar a verdade faz tempo que não ocorre. O qquqe o cara da oficina de carburador me disse, é que SEMPRE que se abrir a tampa do carburador vc tem que trocar a junta da tampa, nãopode ter infilitração de ar, por menor que seja ele vai vazar. Então sempre ando com uma no porta luvas. O motor é com platinado, não incomoda mesmo, estou feliz pacas..a unica coiosa que vou trocar é a mladita direção dele vou por do VW. Tenho este carro desde 1997.
jaime_cj-5
16/04/2011, 18:33
cara, tenho um bf 1972... olhos as toyotas, os troller's, defender's e penso "Ah um diesel na minha vida"... mas fica por aí, eu acho o seguinte: o meu está em processo constante de UP Grade... vou fazer de tudo para que ele vá ficando cada vez mais "peparado"... mas Ele, ele mesmo vai continuar o BF, é o mesmo processo mental que me leva a negar sempre que alguém me diz para trocar a lata pela fibra....
...
abraço
maxdelta
16/04/2011, 21:13
cara, tenho um bf 1972... olhos as toyotas, os troller's, defender's e penso "Ah um diesel na minha vida"... mas fica por aí, eu acho o seguinte: o meu está em processo constante de UP Grade... vou fazer de tudo para que ele vá ficando cada vez mais "peparado"... mas Ele, ele mesmo vai continuar o BF, é o mesmo processo mental que me leva a negar sempre que alguém me diz para trocar a lata pela fibra....
...
abraço
Quando eu tinha band, eu olhava os jipes, e sonhava: Como seria bom se eu tivesse um jipe q sai do atoleiro sem precisar de guincho!
Tenho um jipe com motor OHC, e não penso em voltar p\ o diesel! É econômico é, a felicidade é grande no posto de combustível, mas quando cai na oficina mecânica, dói! Ontem fiz a média do jipe, só q tive tb q fazer calculo radial, pelo fato que atualmente uso 7.50 16 e o velocimetro acusa pelo original, então a média ficou 7km/l, me surpreendi, diesel não faz falta!
Conheço pessoas q adaptaram diesel no jipe, estes jipes sim perderam sua essência!
[]s
jaime_cj-5
17/04/2011, 16:28
Quando eu tinha band, eu olhava os jipes, e sonhava: Como seria bom se eu tivesse um jipe q sai do atoleiro sem precisar de guincho!
Tenho um jipe com motor OHC, e não penso em voltar p\ o diesel! É econômico é, a felicidade é grande no posto de combustível, mas quando cai na oficina mecânica, dói! Ontem fiz a média do jipe, só q tive tb q fazer calculo radial, pelo fato que atualmente uso 7.50 16 e o velocimetro acusa pelo original, então a média ficou 7km/l, me surpreendi, diesel não faz falta!
Conheço pessoas q adaptaram diesel no jipe, estes jipes sim perderam sua essência!
[]s
pois é, não sei se fui claro, mas o que eu disse é mais ou menos por aí: eu não troco meu BF, estou fazendo 8 de média na cidade e 11 na estrada, mecanico fica louco com isso mas já fiz e refiz os cálculos em vários tanques e é isso mesmo, uso quilometragem que conheço e quantos litros gasto na bomba do posto, pois o relógio e o medidor do tanque não são exatos!
abraço
matrakaum
19/04/2011, 11:12
Kra eu pensei no Diesel para não ter de ficar moendo os "miolo" c/ o carburador...
Meu Jeep vive mais parado do que andando....e isto me irrita. Não tenho confiança para sair c/ ele. Embora a vontade seja enorme.
Agora, ainda mais, preciso dele no trabalho e o @##$% resolveu que não anda mais. Ele até pega mas não tem força nem de ir pra frente no plano. É um ABSURDOOOO!!! Acho que ele tem raiva de mim.
Kra eu pensei no Diesel para não ter de ficar moendo os "miolo" c/ o carburador...
Meu Jeep vive mais parado do que andando....e isto me irrita. Não tenho confiança para sair c/ ele. Embora a vontade seja enorme.
Agora, ainda mais, preciso dele no trabalho e o @##$% resolveu que não anda mais. Ele até pega mas não tem força nem de ir pra frente no plano. É um ABSURDOOOO!!! Acho que ele tem raiva de mim.
Cara, o meu foi assim tbem. Desanima. Eu queri aum jeep pro dia-a-dia. Mas como confiar? Acabei trocando por um AP com dor no coração, e olha... Eu tbem fiquei várias vezes com ele na rua mesmo sendo AP.
Acho que vc tem que fazer como nosso amigo do post acima: Refazer, trocar tudo, mangueiras, filtros, tanque.... Jeep é dedicação. Aprendi isso com muito custo.
Paulo Limão
19/04/2011, 13:50
Matrakaum, Jeep é muito sentimental, vc chamando ele de @##$% é que ele não vai andar mesmo! :mrgreen:
[]'s
matrakaum
19/04/2011, 15:26
então..eu falei mas já me arrenpendi...já fui lá pedir desculpas...:oops::oops::oops:
Vou até colocar um medidor de combustível novo. ... Aliás, o irmão do primo da minha esposa fabrica...
Ele me deu um para eu testar.
maxdelta
19/04/2011, 18:40
Meu jipe quando eu peguei só servia pra demonstração, afinal basicamente era veículo de colecionador, ficou 10 anos parado, sou o quarto dono e peguei a menos de um ano! O primeiro usava muito pouco, o segundo comprou pra deixar guardado, e o terceiro comprou pra fazer rolo!
Ele andava, bebia muito e depois que ficava quente morria e não ligava, vazava gasolina direto pelo carburador, que graças a gasolina com corante, o carburador ficava vermelhinho! Pra ligar ele de manhã cedo era um custo absurdo! Resolvi assim:
Coloquei ignição eletronica, não me pergunte a marca, comprei bobina de alta, aquela vermelha, mandei o carburador pra uma revisão geral, troca de borboleta e tudo, só ficou faltando colocar uma boia descente, já era dificil e com q aconteceu com Friburgo só devo encontrar essa bóia fora da cidade!
Com o arranque original, me falaram q é merda, pega na hora, vai pra qualquer lugar, andando no sapatinho está fazendo 7km/l, excelente veículo, estou pensando em promovê-lo de veículo de fim de semana, pra todo santo dia!
A minha ex-band, era veículo de todo dia! Mas toda trilha q eu fazia voltava quebrada de algum jeito! Vejo os donos de bands, agora tb trollers, quando chega em algum lugar ruim, sempre procura estrada alternativa, ou volta dali, não metem a cara com a coragem não! Medo de quebrar, é maior quando as peças do veículos são mais caras!
Peças do motor da band são baratas, pare por aí! O resto...
Mas se vc quer um veículo diesel que possa ir pra trilha, recomendo a troca do veículo! Vai gastar tanto pra mudar! Compre um troller! Já q o jipe não está andando tanto faz se for pra trilha pesada ou não, o importante é andar!:mrgreen:
[]s
jaime_cj-5
24/04/2011, 16:06
Max delta
...
o jeep não é apenas meu "carro do dia-a-dia"... ele é meu único carro e mais!!! é meu primeiro... até estou louco pra comprar um carrinho pra dar uma folga pro jeep, que uso pra trabalhar de 2º a 6º, pra atolar no sábado, e no domingo pra passear com a nega véia (que é nova, custume do Sul chamar assim) e tomar um mate bem amargo em alguma praça!
abraço
matrakaum
24/04/2011, 22:26
Kra,
Eu já não sei mais o que pensar....mas, realmente diante dos prós e contras terei que pensar mto antes de enfiar um diesel no caroço. Mas, de imediato preciso fazer ele voltar a andar. Eu preciso dele pra trabalhar.
Será, que o fato de ele perder força pode ser ponto? Ele liga e fica na lenta normal...mas qdo engata ele engasopa e morre.
jaime_cj-5
24/04/2011, 23:31
Kra,
Eu já não sei mais o que pensar....mas, realmente diante dos prós e contras terei que pensar mto antes de enfiar um diesel no caroço. Mas, de imediato preciso fazer ele voltar a andar. Eu preciso dele pra trabalhar.
Será, que o fato de ele perder força pode ser ponto? Ele liga e fica na lenta normal...mas qdo engata ele engasopa e morre.
...
só engatando? ou é quando acelera?
quando troquei o tanque do meu, logo que comprei, ele teve esse problema, por sorte o mecânico Dele é muito bom, criativo e ligado, ele disse "hum... pode ter ido silicone pra mangueira..." não deu outra... a borracha de calafetar (aquele laranjinha) tinha se soltado da bóia e estava entupindo a mangueira... aí pra ficar na lenta ele ficava normal... (pois precisa de pouco combustível e esse pouco até passava)... mas quando eu acelerava ele morria (quando exigia mais combustível a mangueira não dava conta)....
...
mesmo que não seja isso, pode ser bomba ou algo assim...
esses motores são extremamente baratos de se mantar, não há necessidade de se trocar por outro que serão mais novos e invariavelmente mais complexos... eu nunca tive noção nenhuma de mecânica... e estou aprendendo de tão simples que são os BF... e os comuns em geral dos CJ's
abraço
matrakaum
25/04/2011, 15:35
não havia pensado nesta questão da bomba de combustível....
maxdelta
25/04/2011, 20:17
Kra,
Pode ser giglê entupido! Quantos anos fazem q vc mandou o carburador pra uma revisão geral?
Veículo fraco, pode ser filtro(qualquer um dos 3), pode ser tb distribuidor fora de ponto, bobina ruim! Isso q vc descreve acontecia quando eu usava platinado, mas não sei qual q foi a solução pois mandei fazer muitas coisas ao mesmo tempo, revisão do carburador, coloquei ignição eletronica com bobina de alta, troca dos filtros! Então nem faço idéia do q causava o problema!
matrakaum
26/04/2011, 13:59
Virgi..a coisa tah piorando.... Então por onde começo?
maxdelta
26/04/2011, 15:28
Virgi..a coisa tah piorando.... Então por onde começo?
Sugiro vc começar com um mais barato! Filtros, ultima troca de óleo trocou filtro, faz quantos anos isto? Filtro de combustivel não passa de 10 reais, filtro de ar, eu já não sei(do meu custa 25 reais). Se não resolver, leva o veículo em um eletricista ou mecânico, veja a bobina e se o distribuidor tá na posição correta, vê se o platinado está limpo!(Se tiver usando distribuidor c/platinado, sugiro pular logo pra uma ignição eletronica, verá q o veículo irá responder melhor e vai ficar até mais economico! Com a bobina não deve ficar mais de 500, aqui ficou mais de 500 pq eu moro na roça e a bobina que eu comprei passou agua de enchente!!) Por Ultimo o carburador, uma revisão aqui na roça, aqui pelo menos tem um especialista nas cidades em volta só tem ele!(Pelo menos uma, Friburgo mandou bem). Cara as vezes fraqueza, pode ser um avanço desligado ou furado! Quando for ao mecânico revise as velas, me lembro q troquei tb e tirei 2 q estavam "boas" e deixei de reserva!
Se for trocar carburador prefira o 3E!
Assim, te falo manutenção periódica não deixa jipe enguiçado não! Lavo o jipe toda vez que volto de uma trilha, não importa a hora q vou voltar, o ideal é lavar quando a lama ainda está macia! E mando dá geral de 6 em 6 meses! A questão dá geral é mais pra lubrificação, lama no jipe é maneiro, ficar dias com jipe enlameado é porquice e preguiça!
Boa sorte!
matrakaum
27/04/2011, 12:04
Tem como colocar este 3e no Bfão?
maxdelta
27/04/2011, 14:54
Pode ser q tenha q fazer uma flange! Só não sei qual melhor 3E, o do santana ou do opala!
O bom do 3E é que o veículo fica mais economico, quando eu turbinar o jipe estou pensando seriamente no 3E.
O 3E de santana consigo na moleza, agora o de opala é mosca branca de olhos azuis! Ou então pode se pensar na Weber 40, porém o 3E é bem mais economico!
Vou ver este negócio do 3E. Será que alguém aqui do fórum já fez? Caso do Santana é 1.8 ou do 2.0?
Olha só o que aconteceu há pouco. Fui ali no Jeep colocar aquela pistola de ponto aí resolvi mexer nos cabos de vela. Uma outra vez, eu percebi que retiranto os cabos dos pistões 2, 5 e 6 não fazia diferença na rotação do motor (sempre manco).
Hoje eu retirei os cabos mas resolvi encostar na ponta das velas para ver se saía faísca, dava até para escutar o barulho, e não é que a rotação aumentou e ficou macia. Até andar pra frente andou.
Agora, como isto é possível?
matrakaum
27/04/2011, 16:24
Este post aí de cima sou eu....ahahahhaha...nem sabia que ainda existia este usuário.