PDA

Ver Versão Completa : Freio a disco nas 4 rodas para gaiola



willianef
14/02/2011, 20:30
Oi galera queria alguma informação para melhorar meus freios, tenho uma gaiola e ela tem freio de mão separados, ou seja 1 para cada roda trazeira, coloquei os discos de freio do tempra pois ele vem com suporte para cabos, e como minhas alavancas são independentes ficou 100% quando parado, o restante deixei o sistema original da variant 2, porem ao frear ela rasta as rodas da frente e ao meu ver está muito pouco a preção de frenagem atras, alguem pode me dar uma dica sobre o que fazer para melhorar este sistema, me deram uma ideia é como é original do fusca o cilindro mestre para eu inverter os canos que vão para as rodas dianteira para os que vão para trazeira mais não sei se vai funcionar, que acham galera? Obrigado

chuck
14/02/2011, 20:40
Instala na dianteira uma valvula de alivio que vai na traseira da saveiro quadrada , não sei se é esse mesmo o nome dela mas sei que tem e funciona , vou fazer na minha gaiola , abrasss !!

thec0nde
14/02/2011, 20:42
Boa noite estou montando na minha com as pinças do templa tambem mas o resto do sistema sera que possousar o original da brasilia ??????


Instala na dianteira uma valvula de alivio que vai na traseira da saveiro quadrada , não sei se é esse mesmo o nome dela mas sei que tem e funciona , vou fazer na minha gaiola , abrasss !!

willianef
14/02/2011, 21:35
Eu usei, porem não ficou muito bom os freios, ficou agual ao origianl porem sem ter q ficar regulando toda trilha, mais os freios de mão ficaram um creme de tão bom

mali9ski
15/02/2011, 08:54
Eu usei, porem não ficou muito bom os freios, ficou agual ao origianl porem sem ter q ficar regulando toda trilha, mais os freios de mão ficaram um creme de tão bom

amigo saem dois canos para a dianteira e um para a traseira então voce poderia inverter mandar os dois para a traseira e um para a dianteira

ou instalar um freio a vacuo e na dianteira uma valvuva de alivio

Pedrão B.
15/02/2011, 13:18
O nome correto da válvula, é equalizadora.
Mas essa válvula é acionada pela suspensão, quando se tem carga na caçamba, ela aumenta o poder de frenagem na traseira.
[]'s

thec0nde
15/02/2011, 13:29
Quem tem este sistema de freios com as pinças trazeiras do templa funcionando ???? Funciona bem ? usa o sistema original do fusca ou muda alguma coisa para melhorar ??????? :parede::parede::parede:

mali9ski
15/02/2011, 13:47
O nome correto da válvula, é equalizadora.
Mas essa válvula é acionada pela suspensão, quando se tem carga na caçamba, ela aumenta o poder de frenagem na traseira.
[]'s

não voce esta confundidindo esta valvula é uma que vai na saida do ciindro mestre e é tipo de uma valvula de alivio sai em monzas kadett santana.....

ja essa equalizadora é um sistema que vai no eixo traseiro de camionetes e vans para não frear muito os traseiros quando vazio proporcionar mais segurança

Pedrão B.
15/02/2011, 13:53
Instala na dianteira uma valvula de alivio que vai na traseira da saveiro quadrada , não sei se é esse mesmo o nome dela mas sei que tem e funciona , vou fazer na minha gaiola , abrasss !!

Estou falando desta válvula.
Sei bem pois tive uma Saveiro, que retiraram a válvula equalizadora, e colocaram essa válvula na saida do C.M.
[]'s

mali9ski
15/02/2011, 13:54
Quem tem este sistema de freios com as pinças trazeiras do templa funcionando ???? Funciona bem ? usa o sistema original do fusca ou muda alguma coisa para melhorar ??????? :parede::parede::parede:

eu particularmente não usaria essas pinças, pelo preço das pastilhas eu uso dianterias do gol antigo ,não tenho freio de mão mas não acho tão nescessario nas trilhas e pago 4 pila no jogo de pastilhas, e no barro vai uma atras da outra

para melhorar substancialmente o freio ou seja ter um freio nervoso adapte um sistema de freio a vacuo é outro mundo ,encosto o pé para ,e fica bem leve

willianef
15/02/2011, 21:07
Levei ela hoje em uma empresa aqui da cidade especializada em freios vamos ver q q vai dar, porem o mecanico disse que vai trocar os canos da dianteira para os da trazeira, e ver como vai ficar...

willianef
15/02/2011, 21:12
eu particularmente não usaria essas pinças, pelo preço das pastilhas eu uso dianterias do gol antigo ,não tenho freio de mão mas não acho tão nescessario nas trilhas e pago 4 pila no jogo de pastilhas, e no barro vai uma atras da outra

para melhorar substancialmente o freio ou seja ter um freio nervoso adapte um sistema de freio a vacuo é outro mundo ,encosto o pé para ,e fica bem leve

Uma amigo meu que é gaioleiro e tb torneiro deu esta ideia do freio do gol, porem vai usar 2 pinças em cada roda, pq aqui pra nos que temos alem de muita trilha uns estradões pra rodar os freios de mão independentes fazem muita diferença nas curvas, só vc usando pra ver o que estou falando.....

thec0nde
16/02/2011, 07:22
Uma amigo meu que é gaioleiro e tb torneiro deu esta ideia do freio do gol, porem vai usar 2 pinças em cada roda, pq aqui pra nos que temos alem de muita trilha uns estradões pra rodar os freios de mão independentes fazem muita diferença nas curvas, só vc usando pra ver o que estou falando.....

Bom dia avisa ai quando a tua voltar do mecanico qual vai ser a solução que ele vai dar que vou ficar no aguardo para montar o sistema da minha pois vol usar as pinças dianteiras da brasilia e trazeiras do templa !!!!!!

chuck
16/02/2011, 10:42
Tempra !!!

willianef
16/02/2011, 16:08
bom dia avisa ai quando a tua voltar do mecanico qual vai ser a solução que ele vai dar que vou ficar no aguardo para montar o sistema da minha pois vol usar as pinças dianteiras da brasilia e trazeiras do templa !!!!!!

o mecanico só deu uma revisão e lubrificação dos freios tarzeiros e sangrou os freios, ficou zerado, tudo com o sistema original da variant 2 nem quiz fazer a inversão dos canos de freio da dianteira para trazeira, porem ele me disse pra testar mais que melhor q aquilo só se eu usar um paraquedas atras da gaiola

BrunoHolz
16/02/2011, 16:47
já que o assunto aqui é freio, alguem sabe me responder.. Se posso usar o caninho de carro de ferro, no burrinho da moto, seria para um kartcross, será que da certo?

Abraço

chuck
16/02/2011, 17:40
Dá certo , mas tem que adaptar as saídas do burrinho ou as do caninho pois na moto parafuso é vazado na lateral e aperta na cabeça do flexível com arruelas de cobre .
Talvez não compense .abs

BrunoHolz
16/02/2011, 19:10
então, eu estava pensando se existe um adaptador que transfere do caninho pra flexivel denovo ná traseira, pois a balança e flexivel, e um adaptador pra frente tbm, pra engatar no burrinho da moto.. Pq o flexivel pro KartCross ta 100 pila..

ABs..

thec0nde
16/02/2011, 20:03
Ta bom Chuck é tempra :mrgreen: :mrgreen: mas sedo FIAT nem merece ser digitado direito rs rs rs rs rs


Tempra !!!

chuck
16/02/2011, 23:01
KKKKKKK Fui ''inganado'' agora é tarde = fiat

Flávio Cadore
17/02/2011, 00:03
então, eu estava pensando se existe um adaptador que transfere do caninho pra flexivel denovo ná traseira, pois a balança e flexivel, e um adaptador pra frente tbm, pra engatar no burrinho da moto.. Pq o flexivel pro KartCross ta 100 pila..

ABs..


Como eu já falei, no "burrinho" é só tirar o mangote da moto e instalar o caninho, dá certo...
Na pinça tem que manter o mangote de moto ( mangote de carro não seve neste caso) e o adaptador do mangote de moto para o caninho de carro vc não escapará de fazer.
O adaptador é só um furo numa peça quadrada e com rosca M10x1 nas duas pontas, uma ponta com +/- 12 mm de profundidade.
Eu sei porque já fiz vários.

Flávio Cadore
17/02/2011, 00:19
Mostrando o "p.."

chuck
17/02/2011, 01:15
Como eu já falei, no "burrinho" é só tirar o mangote da moto e instalar o caninho, dá certo...
Na pinça tem que manter o mangote de moto ( mangote de carro não seve neste caso) e o adaptador do mangote de moto para o caninho de carro vc não escapará de fazer.
O adaptador é só um furo numa peça quadrada e com rosca M10x1 nas duas pontas, uma ponta com +/- 12 mm de profundidade.
Eu sei porque já fiz vários.
Então a rosca da ponta do caninho é a mesma do parafuso do flexível da moto?
Juro que nunca prestei atenção nisso . :parede:
Abs

Flávio Cadore
17/02/2011, 12:29
Então a rosca da ponta do caninho é a mesma do parafuso do flexível da moto?
Juro que nunca prestei atenção nisso . :parede:
Abs

"Exactamente"!

BrunoHolz
17/02/2011, 12:53
Como eu já falei, no "burrinho" é só tirar o mangote da moto e instalar o caninho, dá certo...
Na pinça tem que manter o mangote de moto ( mangote de carro não seve neste caso) e o adaptador do mangote de moto para o caninho de carro vc não escapará de fazer.
O adaptador é só um furo numa peça quadrada e com rosca M10x1 nas duas pontas, uma ponta com +/- 12 mm de profundidade.
Eu sei porque já fiz vários.
esse adaptador, pode fazer no torneiro mesmo? uma peça maçiça quadrada com os dois furos? e acho que o buraco nao pode ser grande, senao a pressao baixa... Flavio, isso nao existe pra comprar pronto não?

Flávio Cadore
17/02/2011, 18:55
esse adaptador, pode fazer no torneiro mesmo? uma peça maçiça quadrada com os dois furos? e acho que o buraco nao pode ser grande, senao a pressao baixa... Flavio, isso nao existe pra comprar pronto não?

Que pinças vc vai usar? vai usar na frente também? isso eu acho que não existe para comprar pronto...

thec0nde
18/02/2011, 07:22
KKKKKKK Fui ''inganado'' agora é tarde = fiat


:palmas: Fudeu Idiota Agora é Teu = FIAT :lol:

mali9ski
18/02/2011, 09:05
:palmas: Fudeu Idiota Agora é Teu = FIAT :lol:


fabrica italiana atrapalhando o transito :dance::dance::dance:

BrunoHolz
18/02/2011, 13:05
vou usar a pinça de freio da moto, com o disco da moto, será que da? kkkk


Abração

Rafael Valim
18/02/2011, 21:46
eu particularmente não usaria essas pinças, pelo preço das pastilhas eu uso dianterias do gol antigo ,não tenho freio de mão mas não acho tão nescessario nas trilhas e pago 4 pila no jogo de pastilhas, e no barro vai uma atras da outra

para melhorar substancialmente o freio ou seja ter um freio nervoso adapte um sistema de freio a vacuo é outro mundo ,encosto o pé para ,e fica bem leve

Para vc ter freio de mao com este sistema, é so colocar um registro no meio bem do seu lado, quando vc parar é so fechar o registro que ela fica acionada.
Se vc quiser incrementar mais, vc pode inverter coloca as duas saidas para traseira individual e a da traseira para a dianteira, dai vc coloca dois registros, tendo assim um sistema de bloqueio, vai ficar muito mais funcional do que o sistema de cabo.
Assim nao precisando colocar o sistema de tempra,para usar cabo no freio de mão. Alem do que o sistema do gol e bem mais em conta e confiavel, e todos sabemos que funciona.
Valeu
Rafael

mali9ski
19/02/2011, 17:19
Para vc ter freio de mao com este sistema, é so colocar um registro no meio bem do seu lado, quando vc parar é so fechar o registro que ela fica acionada.
Se vc quiser incrementar mais, vc pode inverter coloca as duas saidas para traseira individual e a da traseira para a dianteira, dai vc coloca dois registros, tendo assim um sistema de bloqueio, vai ficar muito mais funcional do que o sistema de cabo.
Assim nao precisando colocar o sistema de tempra,para usar cabo no freio de mão. Alem do que o sistema do gol e bem mais em conta e confiavel, e todos sabemos que funciona.
Valeu
Rafael

a muito tempo eu ja havia pensado nisso mas não achei nescessario

e ainda resolve de começa prende as pinças dai não quiz

na minha vou fazer umas modificações profundas e vou usar o blocante 48:parede::palmas::palmas::palmas::palmas::palmas:

thec0nde
19/02/2011, 20:13
fabrica italiana atrapalhando o transito :dance::dance::dance:



Esta eu naum conhecia !!!!!!!!!!!!

genhero
20/02/2011, 19:53
a muito tempo eu ja havia pensado nisso mas não achei nescessario

e ainda resolve de começa prende as pinças dai não quiz

na minha vou fazer umas modificações profundas e vou usar o blocante 48:parede::palmas::palmas::palmas::palmas::palmas:
blocante 48?

leobnaval
20/02/2011, 20:17
É blocante com tudo soldado, usando eletrodo 48....

jfazioni
23/02/2011, 05:40
fiat, feito no inferno p/ andar na terra


daria então pra usar uma válvula no caninho de freio dianteiro e deixar meio fechado, assim iria mais pressão para o freio traseiro, certo?!:pensativo:

chuck
23/02/2011, 10:01
fiat, feito no inferno p/ andar na terra


daria então pra usar uma válvula no caninho de freio dianteiro e deixar meio fechado, assim iria mais pressão para o freio traseiro, certo?!:pensativo:
Acho que não funcionaria bem , apesar de ser uma boa idéia , pois o retorno do fluído ficaria mais lento e o pedal tbm . :concordo:

leobnaval
23/02/2011, 23:28
Eu acho que funciona sim, pois existe a venda esta valv. para sistema tras. e o pessoal usa sem alteração alguma na resposta de retorno, ou do pedal.
É simples monta e testa se ficar ruim você tira, só faça o teste em lugar que tenha bastante espaço e seja seguro.

[]s

chuck
24/02/2011, 08:50
Quer dizer então que se o cidadão quiser restringir o fluxo nos caninhos o pedal não muda em nada ?
Sou meio são thomé ...

leobnaval
24/02/2011, 21:51
Amigo o sistema é utilizado até pelos fabricantes e montadoras de veiculos, ninguém vai restringir toda a passagem do fluido ou a maioria dela, tanto é que os sistemas regulaveis a venda não permitem diminuição de mais de 50% na pressão.

Funcionamento da válvula equalizadora de pressão utilizada no sistema de freio.


Válvula de corte
A válvula de corte reduz a pressão dos freios traseiros. Não importa o tipo de freio que o carro possua, os freios traseiros exigem menos força do que os freios dianteiros.
O valor da força de frenagem, aplicada em uma roda sem bloqueá-la, dependerá do peso sobre essa roda. Mais peso significa que pode ser aplicada mais força. Se alguma vez você pisou com força no freio, sabe que uma parada brusca faz com que seu carro incline-se para frente. A frente se abaixa e a traseira se ergue. Isso se deve ao fato de que muito peso é transferido para a frente do carro quando você freia. Além disso, a maioria dos carros tem mais peso sobre as rodas dianteiras porque é onde está localizado o motor.
Se for aplicada força de frenagem igual a todas as quatro rodas durante uma freada, as rodas traseiras se bloqueariam antes das rodas dianteiras. A válvula de corte permite que somente parte da pressão vá para as rodas traseiras, de modo que as rodas dianteiras recebem maior força de frenagem. Se a válvula de corte estiver regulada para 70% e a pressão do freio for de 400 bars para as rodas dianteiras, as traseiras receberiam 280 bars.

Fonte: http://carros.hsw.uol.com.br/cilindro-mestre-valvula2.htm


[]s

chuck
25/02/2011, 09:15
Léo não falávamos sobre valvula equalizadora , eu respondi ao jfazioni sobre a questão dele usar um registro no caninho meio fechado , vc viajou :concordo:
Abs .

leobnaval
25/02/2011, 17:28
E você acha que a válvula equalizadora faz o que para restringir a pressão? E as válvulas reguláveis como você consegue variar a pressão no sistema de freio?

Consegue-se regular a pressão devido a uma restrição no fluxo, tanto é que só existe pressão se tiver uma restrição no fluxo, originalmente quem faz isso é o próprio sistema e as molas internas nos componentes, ao se aplicar força no pedal o cil. transforma a força em fluxo hidráulico que aumenta a pressão conforme a força exercida no pedal, já que o fluxo empurra as pastilhas e/ou lonas contra as partes em movimento (disco e/ou tambor) e não conseguem mais deslocamento então aumentando-se a força aumenta-se a pressão devido ao fluido ser praticamente incompressível a trasmissão é praticamente instantânea.

Quanto a usar um registro no sistema de freio sem saber a aplicação desta válvula ou se é apropriada para o fluido e para a pressão atingida no sistema, eu não recomendo.

[]s

Rafael Valim
25/02/2011, 21:32
E você acha que a válvula equalizadora faz o que para restringir a pressão? E as válvulas reguláveis como você consegue variar a pressão no sistema de freio?

Consegue-se regular a pressão devido a uma restrição no fluxo, tanto é que só existe pressão se tiver uma restrição no fluxo, originalmente quem faz isso é o próprio sistema e as molas internas nos componentes, ao se aplicar força no pedal o cil. transforma a força em fluxo hidráulico que aumenta a pressão conforme a força exercida no pedal, já que o fluxo empurra as pastilhas e/ou lonas contra as partes em movimento (disco e/ou tambor) e não conseguem mais deslocamento então aumentando-se a força aumenta-se a pressão devido ao fluido ser praticamente incompressível a trasmissão é praticamente instantânea.

Quanto a usar um registro no sistema de freio sem saber a aplicação desta válvula ou se é apropriada para o fluido e para a pressão atingida no sistema, eu não recomendo.

[]s



Boa noite a todos....
Naverdade a duvida que esta contecendo é que o freio da frente esta ativando mais que os trazeiros.

Todo o projeto de freios, sempre e feito pra freiar mais os dianteiros do que os trazeiros, estamos falando de cilinro mestre dulo. (se for o simples ele freia igual.)

O sistema de registro que falei é para bloqueio, que pelo que entendi vc quis colocar o sistema de freio do tempra pra continur usando o sitema de freio de mao com cabo individual. certo?

Para vc melhorar o sistema de freio traseiro,ou seja freiar mais que o dianteiro, vc pega e inverte os canos, o cano dianteiro vc coloca para tras sendo um cano para cada roda trseira.
e o cano que vai para tras vc coloca um divisor e bota para a dianteira.

Para vc ver que as rodas dianteiras sao feitas pra freiar mais do que as traseiras ate o saida do cilindro meste pras dianteiras sao separados e o da traseira e junto. pode fazer la que da certo.

Valeu abraços:arrow::arrow::arrow::concordo::concordo::c oncordo:

leobnaval
26/02/2011, 00:42
Boa noite a todos....
Naverdade a duvida que esta contecendo é que o freio da frente esta ativando mais que os trazeiros.
Todo o projeto de freios, sempre e feito pra freiar mais os dianteiros do que os trazeiros.

Claro assim como você disse, todo projeto é feito para que isso ocorra, afinal na frenagem o peso tende a se concentrar no eixo diant. e se a pressão de frenagem fosse iguais para ambos os eixos a tras. iria travar as rodas e perderia o controle do veiculo.
http://www.oficinaecia.com.br/bibliadocarro/imagens/a169.jpg



estamos falando de cilinro mestre dulo. (se for o simples ele freia igual.)

Não freia igual não, embora a pressão (se não usar válv. na linha) seja a mesma para o sist. tras. e diant. no caso seja do cilindro mestre simples a área dos cilindros das pinças e/ou tambores são diferentes proporcionando maior força nos freios diant.

http://www.oficinaecia.com.br/bibliadocarro/imagens/a172.jpg




Para vc melhorar o sistema de freio traseiro,ou seja freiar mais que o dianteiro, vc pega e inverte os canos, o cano dianteiro vc coloca para tras sendo um cano para cada roda trseira.
Isso melhora, devido ao cilindro mestre duplo ter uma haste entre um embolo e outro, variando a pressão em cada circuito.
http://www.oficinaecia.com.br/bibliadocarro/imagens/a170.jpg

Curiosidades sobre freio:

http://www.osascap.com.br/imagens/img_freios_03.jpg
Fonte da figura: http://www.osascap.com.br/prod_freios.htm


http://www.oficinaecia.com.br/bibliadocarro/imagens/a167.jpg



http://www.oficinaecia.com.br/bibliadocarro/imagens/a171.jpg



http://www.oficinaecia.com.br/bibliadocarro/imagens/a173.jpg
Fonte das imagens: http://sistemasautomotivos.blogspot.com/2009/01/freios_03.html

[]s

BrunoHolz
26/02/2011, 21:29
Alguem me informa, eu posso usar o cilindro de algum carro, vai aguentar fazer pressão para uma pinça de moto??

leobnaval
26/02/2011, 22:36
Bruno você já perguntou em outro tópico...
funciona normal.

[]s

lukinhas.killer
28/02/2011, 16:04
uma pa ja teve te tomado sabugada de tempra né hehe :mrgreen: :twisted:

essa valvula aqui só bloqueia um pouco num valor fixo?

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-170708795-valvula-do-freio-equalizadora-traseiro-do-corsa-94-_JM


[]s

Pedrão B.
28/02/2011, 18:04
uma pa ja teve te tomado sabugada de tempra né hehe :mrgreen: :twisted:

essa valvula aqui só bloqueia um pouco num valor fixo?

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-170708795-valvula-do-freio-equalizadora-traseiro-do-corsa-94-_JM


[]s

???
Ás vezes fica impossível acompanhar tópico na seção de Gaiolas, pois tem uns post's que...só por Deus!!!
Pessoal, vamos ler as Regras...isso não é MSN, ou outro bate-papo.
Vamos tentar postar de maneira adequada!
[]'s

genhero
01/03/2011, 21:27
ola amigo,
meu companheiro de trilha instalou essas pinças de tampra na gaiola dele por causa do freio de mão mas em duas trilhas ele tirou e colocou as do santana novamente.... segundo ele naum vale nada...
mas quanto a frear mais a frente, inverter os encanamentos será mto bom, já que vai diminuir a pressão na frente e aumentar na traseira, mas o problema só será resolvido quando colocar uma pinça com potencia de frenagem compativel com o tamanho da roda. pinças de automoveis em rodas de caminhonetes perdem rendimento. as pinças de freio são calculadas em função do peso imbutido na inercia da roda (o Leo pode explicar mais tecnicamente) mas na pratica, pra travar uma roda desse tamanho como quer que trave, tem de colocar uma pinça de caminhonete e C.M. compativel...

Denilson Maçaneiro
01/03/2011, 23:30
Geralmente as gaiolas são encurtadas, com isso perdesse muito peso na dianteira. Dessa forma ao freiar a gaiola as rodas dianteiras travam muito mais rapidamente que as traseiras. Sendo assim as rodas dianteiras arrastam e perdemos a direcao.
Uma dica?
Coloquem freio so na traseira.

leobnaval
01/03/2011, 23:33
genhero, na verdade a questão nem é o travamento da roda mas sim a potência de frenagem e você descreveu corretamente.
Embora tenha citado as pinças, concerteza uma pinça diant. de um automovel, supera os requisitos para o freio tras. (porém não tem a opção de freio de estacionamento via cabo, que eu considero obrigatório) a maioria dos problemas de má frenagem são gerados principalmente pela troca apenas do sistema tras. tambor por um sistema a disco que utiliza pinças e possue um volume a ser preenchido com fluido maior, aí é que está a questão, dificilmente alguém troca o cilindro mestre por um modelo com diâmetro do embolo de acordo com o novo volume da pinça tras., além é claro do diâmetro externo do disco ser fundamental para uma boa frenagem e dissipação do calor, isso é facilmente reparado ao se comparar discos de freio de utilitários com os do automóveis. Além das pinças é claro que na maioria dos SUVs e picapes utilizam embolos com diâmetro maiores ou até pinças de duplo pistão, aumentando e muito o poder de frenagem.

Resumindo para se conseguir um bom sistema de freio, não adianta apenas colocar disco na tras. tem que dimensionar todo um conj. a altura.

[]s

leobnaval
01/03/2011, 23:36
Geralmente as gaiolas são encurtadas, com isso perdesse muito peso na dianteira. Dessa forma ao freiar a gaiola as rodas dianteiras travam muito mais rapidamente que as traseiras. Sendo assim as rodas dianteiras arrastam e perdemos a direcao.

Isso é verdade e por isso que o pessoal tanto reclama dos freios das gaiolas


Uma dica?
Coloquem freio so na traseira.
É uma opção, mas eu não gosto e não recomendo, a questão é um bom acerto na equalização da frenagem traseira (que nesse caso deve ser maior) e manter o sistema diant. com uma força de frenagem menor, porém funcionando.
Este teste pode ser feito facilmente em um solo que aproxime-se mais de aonde a gaiola irá andar na maior parte (já que os dif. tipos de solos proporcionam diferentes atritos e dif. respostas de frenagens), aí é só freiar com vontade e ver qual roda está travando antes e ir ajustando até que se consiga fazer as 4 travarem juntas (ou bem proximas), neste ponto a frenagem estará equalizada e sua gaiola terá diminuido a chance de sair de diant. ou de tras. ao se acionar os freios.

[]s

lukinhas.killer
02/03/2011, 14:47
parceiro isso aqui que eu saiba é pra ser uma coisa legal e pra ajudar os outros, uma brincadeira a toa que não incomodou ninguém nem os moderadores e você ta se duendo!

pra responder a minha pergunta você não se deu ao trabalho né! eai quem ta achandop que é msn?


[]s

genhero
02/03/2011, 22:28
se aprimorarmos essa ideia axo que chegaremos em um freio ABS pra off road!!! seria mto bom ein??

leobnaval
03/03/2011, 08:34
ABS e off-road não combinam, tanto que os veiculos de competições off-roads não possuem ABS, mas sim um bom sistema de freio.

Embora eu já tenha lido que existe uma programação com respostas diferentes para o ABS ser usado no off-road, mas porenquanto a maioria dos fabricantes ou mantém o sistema original (péssimo par o off-road) ou disponibilizam um interruptor para desligar o sistema ABS para incursões off-roads, outra forma de desligar o ABS caso não tenha interruptor é retirar o fusível do sistema.

[]s

Pedrão B.
03/03/2011, 13:40
parceiro isso aqui que eu saiba é pra ser uma coisa legal e pra ajudar os outros, uma brincadeira a toa que não incomodou ninguém nem os moderadores e você ta se duendo!

pra responder a minha pergunta você não se deu ao trabalho né! eai quem ta achandop que é msn?


[]s

Concordo contigo companheiro, que tem que ser legal, um ajudando o outro! :concordo:
As brincadeiras sadias não incomodam ninguém, mas neste caso, eu particulramente não entendi o que você quis dizer, pela forma que foi escrito.
Agora entendeu o meu comentário? Falo sobre a forma de alguns Post's e não seu conteúdo, entendeu?
Se quiser postar novamente, posso tentar te ajudar, e também rir da sua brincadeira.

[]'s sem stress!

Pedrão B.
03/03/2011, 13:46
ABS e off-road não combinam, tanto que os veiculos de competições off-roads não possuem ABS, mas sim um bom sistema de freio.

Embora eu já tenha lido que existe uma programação com respostas diferentes para o ABS ser usado no off-road, mas porenquanto a maioria dos fabricantes ou mantém o sistema original (péssimo par o off-road) ou disponibilizam um interruptor para desligar o sistema ABS para incursões off-roads, outra forma de desligar o ABS caso não tenha interruptor é retirar o fusível do sistema.

[]s

Eu andei em um percurso com lama com uma S10 4x4 CS com ABs e posso dizer que chega a assustar.
Em uma descida eu pisei no freio, e o pedal começou "socar" meu pé de volta, e o negócio não parava, foi um sufoco pois tinha um carro à frente e uma ponte, e eu achei que íamos todos parar lá embaixo, mas ela parou antes da hora.

Acho que também deve ser levado em consideração são as diferenças de diâmetro e peso dos conjuntos de roda, dianteiros e traseiros.

Mas em todas as gaiolas que andei, percebi que a dianteira trava antes, causando uma certa perda de controle ao piloto.

[]'s

Flávio Cadore
03/03/2011, 20:27
Eu andei em um percurso com lama com uma S10 4x4 CS com ABs e posso dizer que chega a assustar.
Em uma descida eu pisei no freio, e o pedal começou "socar" meu pé de volta, e o negócio não parava, foi um sufoco pois tinha um carro à frente e uma ponte, e eu achei que íamos todos parar lá embaixo, mas ela parou antes da hora.

Acho que também deve ser levado em consideração são as diferenças de diâmetro e peso dos conjuntos de roda, dianteiros e traseiros.

Mas em todas as gaiolas que andei, percebi que a dianteira trava antes, causando uma certa perda de controle ao piloto.

[]'s

Pedrão, eu custo a acreditar que o ABS não seja bom para o OFF ROAD...pelo simples fato de que se a roda travar perde aderência e vc vira passageiro. O pedal começou a socar porque o ABS estava trabalhando para não deixar a roda travar.
Só vou mudar de idéia quando algum comparativo me provar o contrário.
Em competições não é usado o ABS e nem servo freio mas tem outros motivos para isto...

leobnaval
04/03/2011, 00:52
Pedrão, eu custo a acreditar que o ABS não seja bom para o OFF ROAD...pelo simples fato de que se a roda travar perde aderência e vc vira passageiro. O pedal começou a socar porque o ABS estava trabalhando para não deixar a roda travar.
Só vou mudar de idéia quando algum comparativo me provar o contrário.
Em competições não é usado o ABS e nem servo freio mas tem outros motivos para isto...

Flavio, então digita no google ABS no off-road, ou ABS no barro, algo do tipo e verá, comparativos, relatos de experiências e outras coisas do tipo, ABS não funciona no off-road, pois o piso não apresenta o mesmo atrito de um asfalto seco ou molhado, isso é fato. Com uma leve pressão no pedal de freio no off-road as rodas tendem a travar mais facilmente pois o atrito com o solo é muito inferior e o ABS evita que isso ocorra, consequentemente você percorre uma distância muito maior de frenagem, isso poderá até ser perigoso, pois você pode não estar preparado para esta reação do veículo.

ABS no off-road aumenta e muito a distância de frenagem, no off-road se as rodas travarem logo formará um morro de terra, areia, lama, barro, pedras, seja o que for a frente do pneu e isso ajudará ainda mais o veiculo a parar e o ABS não deixa que isso ocorra, é totalmente diferente de pisos que proporcionem um coef. de atrito conhecido, como asfalto, cimento molhados ou secos.

[]s

Pedrão B.
04/03/2011, 01:05
Então Flávio, é isso que o Léo falou.
O ABS fica perdido no barro, pois a roda trava, ele solta, daí trava de novo e ele solta, e fica nessa, o pedal fica metralhando o pé.
Tenho um amigo, que o pai dele comprou uma Cherokee em 97, quando nós brasileiros, ainda estavamos conhecendo o ABS, e ele falou que em baixa velocidade, o ABS demorava mais pra parar.
Se era defeito, não se sabe, pois a maioria dos mecanicos daqui, nunca tinham visto uma Cherokee, que dirá saber consertar.

[]'s

Denilson Maçaneiro
04/03/2011, 13:19
alguem sabe como fazer um suporte pra fixar a pinça de freio do tempra no eixo traseiro da gaiola (fusca)
manda a dica ai.

Flávio Cadore
04/03/2011, 18:18
Então Flávio, é isso que o Léo falou.
O ABS fica perdido no barro, pois a roda trava, ele solta, daí trava de novo e ele solta, e fica nessa, o pedal fica metralhando o pé.
Tenho um amigo, que o pai dele comprou uma Cherokee em 97, quando nós brasileiros, ainda estavamos conhecendo o ABS, e ele falou que em baixa velocidade, o ABS demorava mais pra parar.
Se era defeito, não se sabe, pois a maioria dos mecanicos daqui, nunca tinham visto uma Cherokee, que dirá saber consertar.

[]'s


Hummm!!!! Eu ví alguma coisa sobre o assunto mas eu acho que os prós superam os contras do ABS, até entendo o monte que pode se formar na frente do pneu.
Hoje em dia os ABS estão bem mais modernos do que em anos anteriores...por ex: hoje o ABS não deixa o carro descer de ré numa lomba ( sem ter a ré engatada, é claro), o ABS é usado para conter uma roda que está no ar ( freio seletivo) e agora a MacLaren está usando no novo MP4-12C para frear a roda interna numa curva para ajudar o carro a "comer" a curva.
Eu apóio o ABS porque eu já dei cavalo de pau numa descida porque as rodas travaram...agora imagina uma descida de lage molhada e sem o ABS...só rezando.
Mas opiniões são opiniões...e respeito a de vcs.

BrunoHolz
04/03/2011, 20:52
" Posso não concordar com nenhuma de suas palavras, mas morrerei defendendo o direito de dize-las " ;-) :palmas:

leobnaval
05/03/2011, 12:07
Hoje em dia os ABS estão bem mais modernos do que em anos anteriores...por ex: hoje o ABS não deixa o carro descer de ré numa lomba ( sem ter a ré engatada, é claro), o ABS é usado para conter uma roda que está no ar ( freio seletivo) e agora a MacLaren está usando no novo MP4-12C para frear a roda interna numa curva para ajudar o carro a "comer" a curva.

Quem faz todas essas intervenções não é o ABS e sim um conj. de sensores e atuadores integrados, aí surgem aquelas famosas sopas de letrinhas, na qual todos os componentes em conjunto e com um módulo controlando eles, os fabricantes conseguem fazer uma calibração prevendo o comportamento dinâmico do veículo em diversas situações.
Não se engane o ABS por si só não evita que o carro desça em uma ladeira, a função do ABS é de apenas evitar o travamento das rodas em uma frenagem.

Incluse alguns bons carros com apelo off-road, desabilitam o ABS ao se engatar a tração 4x4 ou a reduzida, tudo pela segurança e desempenho, já que testes provam que um veiculo com ABS percorre uma distância de franagem muito maior, se o solo não possuir um bom coef. de atrito como na areia, barro, etc.


" Posso não concordar com nenhuma de suas palavras, mas morrerei defendendo o direito de dize-las " :wink: :palmas:
X2...

Só para confimar o que eustou dizendo, usarei a Amarok, como exemplo:

Entre as tecnologias mais interessantes está o ABS Plus, uma funcionalidade do sistema antitravamento dos freios específico para uso off-road. É comum que freios ABS funcionem pior em pisos soltos, aumentando a distância de frenagem. O sistema altera a programação do software do ABS da Amarok, permitindo curtos travamentos das rodas. O conceito é criar um pequeno acúmulo de solo à frente dos pneus para reduzir o espaço necessário para parar o carro.
Fonte: http://blogs.abril.com.br/cliqdext/2010/03/vw-amarok-chega-em-abril.html#

O ESP, os bloqueios eletrônicos dos diferenciais (EDS), o controle de tração (ASR) e o sistema de frenagem antibloqueio (ABS) são adaptados a condições off road exigentes, o que faz com que o ABS reduza significativamente a distância de frenagem na terra e em pisos de cascalho.
Abaixo de 30 km/h, com a função “off road” ativada, entra em ação o assistente de frenagem em descidas, que mantém a velocidade constante em declives. O sistema permite, pela primeira vez nesta classe, que o motorista ajuste a velocidade, acionando o pedal do acelerador ou do freio, com o assistente de frenagem em descidas funcionando. Nos veículos sem ESP, a função “off road” abrange de série o ASR e o ABS para off road.
Fonte: http://www.sportmotor.com.br/lancamentos/vw-amarok-um-novo-conceito-em-picape/

[]s

Flávio Cadore
05/03/2011, 12:59
Não se engane o ABS por si só não evita que o carro desça em uma ladeira, a função do ABS é de apenas evitar o travamento das rodas em uma frenagem.





Nesta parte vc se engana, Leo. O ABS é um sistema ativo, é ele quem freia ou solta. O ABS ainda é capaz de frear por vc, nos mais modernos ele percebe que vc não pisou o suficiente e complementa a frenagem.
É tudo uma questão de programação...mas em 2014 todos os carros de série virão com ABS e com isso o preço vai baixar e todos vão poder ter o seu ou não, é uma questão de escolha para as gaiolas.
E na questão da ladeira é fato "venério", o carro não dá aquela descidinha para trás...eu assino revistas automobilísticas a mais de 20 anos e posso dizer isto.

leobnaval
05/03/2011, 15:15
Nesta parte vc se engana, Leo. O ABS é um sistema ativo, é ele quem freia ou solta. O ABS ainda é capaz de frear por vc, nos mais modernos ele percebe que vc não pisou o suficiente e complementa a frenagem.

:parede::parede::parede:, Putz Flavio, antes você entendia mais fácil :mrgreen::mrgreen::mrgreen:.

Leia este trecho abaixo retirado do texto de um dos fabricantes do ABS, e veja se entende o que eu disse, o ABS (antilock braking system) , evita o travamento das rodas, só isso. (ponto final)
Essas outras funções de melhorar a estabilidade o veiculo freiar sozinho em uma situação de perigo, se consegue com a utilização de sensores e atuadores todos integrados.

A consolidação do ABS deu origem a outros sistemas como o Controle de Tração (ASR ou TC) que tem como princípio monitorar as rodas do veículo e evitar que as elas girem em falso durante uma arrancada, especialmente em piso escorregadio, e ao Programa Eletrônico de Estabilidade (ESP), cuja função é monitorar a trajetória e inclinação do veículo em relação à direção imposta pelo motorista ao volante e atuar no sistema de freio ou no torque do motor - sem a interferência do motorista - para garantir que o veículo siga a trajetória desejada, mantendo assim a sua estabilidade.
Fonte:http://www.bosch.com.br/br/mundobosch/revista/topico_abr03_01.htm



E na questão da ladeira é fato "venério", o carro não dá aquela descidinha para trás...
Você está misturando tudo essa função de o veículo não descer em uma subida, quando você solta o freio e muda para o pedal do acelerador é tudo devido a o controle do veiculo que mantem o freio acionado até que você acelere, isso não é devido ao ABS e sim a esta função especifica que foi adicionada ao sistema eletrônico do veiculo.
Nem todos veiculos mesmo que com ABS possuem esta função.



eu assino revistas automobilísticas a mais de 20 anos e posso dizer isto.
:oops: Pode cancelar a assinatura ou trocar de revista...:mrgreen:

[]s

Pedrão B.
05/03/2011, 18:16
Sinceramente,
Estas revistas estão cada vez pior...sempre comprei, mas ultimamente, não tenho mais vontade.
[]'s

Flávio Cadore
05/03/2011, 19:20
É, eu não entendo nada mesmo!!! Obrigado pelos esclarecimentos...

leobnaval
05/03/2011, 19:43
Flávio não é bem assim...estamos aqui para trocar informações e conhecimentos.
Por isso existe o forum, assim como tenho certeza que você já tirou inúmeras dúvidas minhas e de outros membros.

"Ninguem é tão sábio que não tenha algo pra aprender e nem tão tolo que não tenha algo pra ensinar" Blaide Pascal.

[]s

Flávio Cadore
05/03/2011, 19:50
O ESP® fica permanentemente ativo. Um microcomputador faz o monitoramento dos sinais dos sensores do ESP® e verifica 25 vezes por segundo se a trajetória real do veículo corresponde aos movimentos aplicados pelo motorista ao volante. Se o veículo se movimentar em uma direção diferente, o ESP® detecta a situação crítica e reage de imediato – independentemente da ação do motorista. O ESP® utiliza o sistema de frenagem do veículo para "conduzir" o veículo de volta à estrada. Com intervenções seletivas de frenagem em cada roda, o ESP® produz a força contrária necessária para que o veículo reaja de acordo com a vontade do motorista. O ESP® não só inicia a intervenção de frenagem, como pode intervir no motor para acelerar as rodas motrizes. Assim, dentro dos limites da física, o veículo é mantido em segurança na trajetória.


Texto retirado do site do fabricante...naquela parte em que fala "utiliza o sistema de frenagem", o ESP é só uma caixinha preta, quem freia é o ABS, quem conserta a "cagada" é o ABS.

O que eu não sei é botar a carinha batendo na parede!

leobnaval
05/03/2011, 20:46
Flávio, no texto diz calaramente: "O ESP® utiliza o sistema de frenagem do veículo" o ABS não é o sistema de frenagem do veiculo, ele é o sistema anti bloqueio da rodas no momento de frenagem, que pode ser aproveitado de seus sensores individuais de leitura de rotação por roda, para obter dados e efetuar o funcionamento de outros sistemas...

[]s

Flávio Cadore
05/03/2011, 22:05
O Sistema de Controle de Tração (TCS) baseado na tecnologia ABS foi lançado no mercado em 1986. Graças a uma interface adicional entre o sistema de gerenciamento do motor e o ABS, o TCS previne a patinagem das rodas, reduzindo o torque em cada roda acionada. Nos pisos lisos, o automóvel pode acelerar melhor e mesmo no caso de velocidade excessivamente alta nas curvas o sistema aumenta a estabilidade direcional, reduzindo a potência do motor. Ou seja, o TCS se baseia no ABS, mas ao invés de ser acionado durante a frenagem, é ativado durante a aceleração.


Texto também retirado do site do fabricante...ou seja o ABS também freia, já foi o tempo em que o ABS era somente Anti Lock Brake Sistem.

leobnaval
06/03/2011, 11:03
O Sistema de Controle de Tração (TCS) baseado na tecnologia ABS foi lançado no mercado em 1986. Graças a uma interface adicional entre o sistema de gerenciamento do motor e o ABS, o TCS previne a patinagem das rodas, reduzindo o torque em cada roda acionada. Nos pisos lisos, o automóvel pode acelerar melhor e mesmo no caso de velocidade excessivamente alta nas curvas o sistema aumenta a estabilidade direcional, reduzindo a potência do motor. Ou seja, o TCS se baseia no ABS, mas ao invés de ser acionado durante a frenagem, é ativado durante a aceleração.

Em momento algum o texto diz que o sistema ABS aciona o freio sem interferência do motorista :parede::parede:, o TCS, (assim como já escrevi em umas 3 mensagens anteriores, utiliza dos sensores de rotação das rodas os mesmos utilizados para gerenciar o ABS, apenas isso) porém com módulos e atuadores que evitam a perda de tração do veiculo nos eixos motrizes, ou seja ele lê se uma roda está em rotação maior que a outra e corrige esta rotação através de atuações no gerenciamento do motor, diminuindo sua potência, o que faria o veiculo patinar e consequentemente ter perda de tração o que poderia resultar em um acidente.



Texto também retirado do site do fabricante...ou seja o ABS também freia, já foi o tempo em que o ABS era somente Anti Lock Brake Sistem.
:parede::parede:, no texto não diz em momento algum que o sistema freia o veiculo ou alguma roda, tanto é que isso não :discordo: é feito pelo ABS.

O que você não está entendendo é que o ABS é sim o Anti Lock Brake Sistem. Ou seja o ABS não consegue gerar pressão na linha de freio, ele só consegue reduzir a pressão da linha de freio para evitar o travamento das rodas, quem gera a pressão no sistema de freio é o motorista que aciona o pedal, ou o BAS.
Para realizar a frenagem do veiculo sem atuação do motorista é necessário, bombas, circuitos hidráulicos e sensores para esta atuação.
E isso quem faz é BAS não o ABS. O BAS é o nome dado pela mercedez, porém outros fabricantes podem adotar nomes diferentes.

Brake Assist System
BAS


Aqui está o que a Mercedes-Benz diz sobre isso:

Assistência à travagem (BAS), um sistema eletrônico da Mercedes-Benz, interpreta o comportamento de travagem do condutor e inicia o efeito de frenagem quando identifica uma situação de emergência. Isso reduz a distância de frenagem substancialmente.
Aqui está o fundamento de engenharia para BAS:
Os sistemas convencionais de frenagem costumo usar vácuo do motor para aumentar a capacidade de frenagem. Em vez de confiar exclusivamente em poder do vácuo para fornecer os travões eficazes, uma bomba elétrica pressuriza fluido de freio para fornecer energia auxiliar para BAS e da força de frenagem necessária para 4ETS.

O fluido de freio pressurizado é armazenado em cerca. 180 bar (2600 psi!) Em um reservatório conhecido como acumulador. A partir do acumulador de fluido de freio de alta pressão é fornecida ao cilindro hidráulico operacional no conjunto do cilindro mestre. Comandos para utilizar o fluido pressurizado vem tanto 4ETS ou BAS. Quando os freios são aplicados e BAS considere necessário, uma alavanca ligada ao pedal do freio libera quantidades variáveis do fluido de alta pressão para ajudar a parar o carro.

Aqui está o BAS faz para você:
A maioria dos motoristas, em condições normais de travagem, bem como em situações de emergência, a começar com a pressão de freio um pouco e sempre que necessário, eles vão aumentar o seu esforço no pedal. Em caso de emergência este comportamento leva muitas vezes a uma falha desde que o carro não podia ficar parada no tempo. Estas situações exigem máxima pressão do pedal desde o início - se o esforço necessário pode ser reduzida depois do processo.
Com outras palavras, a maioria dos motoristas não usam a capacidade dos freios a sua vantagem - BAS que corrige automaticamente. O sistema reconhece situações de emergência dentro de milisegundos e libera fluido de freio pressurizado no sistema logo que o condutor toca o pedal do freio. Assim que o condutor soltar o pedal do travão, o BAS chutes para trás em um modo de espera.
BAS cria uma força de parada muito maior para as emergências que a maioria dos motoristas são sempre capazes de gerar. Ao fazê-BAS ajuda a prevenir acidentes

Fonte: http://www.4x4abc.com/4WD101/BAS_how.html, tradução: google.

Cansei dessa discussão, se não quiser aceitar isso beleza, continue pensando que o ABS freia o carro sem interferência do motorista :parede:.

[]s

Flávio Cadore
06/03/2011, 13:12
O ESP® fica permanentemente ativo. Um microcomputador faz o monitoramento dos sinais dos sensores do ESP® e verifica 25 vezes por segundo se a trajetória real do veículo corresponde aos movimentos aplicados pelo motorista ao volante. Se o veículo se movimentar em uma direção diferente, o ESP® detecta a situação crítica e reage de imediato – independentemente da ação do motorista. O ESP® utiliza o sistema de frenagem do veículo para "conduzir" o veículo de volta à estrada. Com intervenções seletivas de frenagem em cada roda, o ESP® produz a força contrária necessária para que o veículo reaja de acordo com a vontade do motorista. O ESP® não só inicia a intervenção de frenagem, como pode intervir no motor para acelerar as rodas motrizes. Assim, dentro dos limites da física, o veículo é mantido em segurança na trajetória.


Texto retirado do site do fabricante...naquela parte em que fala "utiliza o sistema de frenagem", o ESP é só uma caixinha preta, quem freia é o ABS, quem conserta a "cagada" é o ABS.

Também não quero me estender mais.

Também não quero me estender mais.

O que eu não sei é botar a carinha batendo na parede!


Sem intervenção do motorista...para os que não acreditam é só olhar no site da Bosch e verão que não existe nada entre o cilindro mestre e as pinças de freio além do ABS...depois eu é que sou teimoso!

No site da Bosch também explica a origem de toda esta polêmica...a frenagem fica aumentada com ABS em pisos como AREIA e CASCALHO mas sem o ABS a frenagem é sem controle, ou seja, freiou vai reto sem controle...é a tal da escolha, usar ou não.

Flávio Cadore
06/03/2011, 13:33
Também não quero me estender mais.