Ver Versão Completa : Alta pressão na bomba de óleo
Gerson Jacareí
02/05/2005, 18:56
Pessoal tive um problema em uma trilha com o meu jeep e chegamos a conclusão que a bomba de óleo quebrou por excesso de força , ela quebrou o encaixe que vai no distribuidor , tanto a bomba nova como a que quebrou esta dando uma pressoão de 3 kilos em 500 rpm e chega a 7 kilos em 3000 rpm , não descobri o porque desta pressão , sera que alguem já teve este problema .
O motor é um 6cc alcool do opala , ai vai uma foto da pressão em 3000 rpm
Alessandro Henrique
03/05/2005, 02:36
Gerson Jacareí,
O oleo que voce esta utilizando possui a viscosidade correta?
Mesmo com o motor aquecido, a pressao continua elevada?
Voce sabe se o manometro da painel esta indicando corretamente? Pois pode ser que o manometro necessite de aferiacao e a causa da quebra da bomba seja outra. Compare se possivel a pressao com outro manometro.
Sds.
Não tem nada entupido nos dutos?
Elmer_Jeep
03/05/2005, 11:34
Bom dia,
já tive esse problema de quebrar duas bombas de óleo do GM250 porém o fato era aceitável, tratava-se de um motor 6 cilindros retrabalhado com pistões do 4cilindros(GM151 3mm de diametro maiores), válvulas de admissão da C10(GM261), cabeçote com dutos retrabalhados, coletor de escape dimensionado 6x2 e dois carburadores weber 44 sem filtro. :shock:
O que acontecia: o motor ganhava rotação tão rápido que o óleo gerava uma espécie de calço hidráulico fazendo o encaixe da bomba quebrar. :twisted:
Um detalhe, as duas quebras foram com bombas de óleo do modelo CORPO DE ALUMÍNIO, na terceira tentativa utilizamos a bomba modelo CORPO DE FERRO.
Não notei nenhuma diferença no eixo de ambas, porém com a utilização da bomba corpo de ferro o problema foi resolvido.
Vc pode checar também a válvula de alívio que fica no bloco onde se enrosca o filtro de óleo, ela pode estar obstruída impedida de restringir a passagem de óleo(alívio de pressão).
É uma coisa bem simples, custa 5 reais porém se não for observada dá uma dor de cabeça... :roll:
[]'s tentando ajudar. 8)
Gerson Jacareí
03/05/2005, 21:10
Alessandro: eu estava utilizando um óleo 20/50 e hoje coloquei um 10/40
A foto que esta em anexo foi tirada com o motor a +/- 90 C
O manometro do painel eu aferi hoje e esta correto
Regis : o bloco do motor quando mandei fazer foi feito limpeza quimica .
Elmer : no meu motor eu rebaixei o cabeçote e coloquei pistão forjado
e a bomba de óleo é a de corpo de aluminio , hoje eu troquei a valvula de pressão .
Demorou algum tempo para bomba quebrar ou foi só colocar dar uma volta e quebrar a bomba .
Depois de ter trocado ó óleo e a valvula , a pressão continua alta
Elmer_Jeep
03/05/2005, 21:49
Elmer : no meu motor eu rebaixei o cabeçote e coloquei pistão forjado
e a bomba de óleo é a de corpo de aluminio , hoje eu troquei a valvula de pressão .
Demorou algum tempo para bomba quebrar ou foi só colocar dar uma volta e quebrar a bomba .
Bom, no meu caso as bombas quebraram quando foi exigido do motor, não quebraram de imediato, foi na temperatura normal de funcionamento.
Estranho cara, tem alguma coisa errada aí, vou perguntar pro meu velho q é mais experiente depois te falo aqui.
1 [] 8)
Alessandro Henrique
04/05/2005, 05:43
A valvula junto ao filtro nao regula a pressao no circuito e sim efetua um by-pass quando o filtro fica saturado.
Imagino que o manometro esteja instalado junto ao interruptor da luz do oleo. Se for assim, a pressao esta elevada em todo o circuito, sendo que este ponto e apos o filtro.
Se esta e a pressao com o motor quente, quando frio deve ser maior ainda :!:
O fato de ter rebaixado o cabecote nao provoca a elevacao da pressao.
Mas voce disse que substitui os pistoes, como ficou a folga relativa entre ele e o cilindro?
Voce percebeu se o motor de arranque consegue girar facilmente ou parece fazer algum esforco extra para partir o motor?
Pode ser que haja alguma obstrucao nos dutos de oleo...
Sds.
Eduardo Velo
04/05/2005, 07:50
Problemão por aí heim Gerson ??
Como o motor não está aquecendo é sinal que o óleo está circulando , na bomba não deve ter problema , mas na valv. que controla a pressão sim , tirando a tampa do óleo vc percebe se tem óleo nos balancins ?? se tiver , é sinal que mesmo com restrição ainda está passando pra lubrificar ...
A valv. de regulagem da bb deve ter alguma obstrução , pergunta pro teu meca se tem como verificar isso sem ter que desmontar muita coisa ...
[]s ...
Ok
Mas qual é a pressão correta? :|
Ou seja, de quantos até quantos kilos é normal neste motor? :?
Estou escolhendo um manometro de pressão pro meu powertech e essa discussão veio a calhar, já que encontrei manometros de diferentes escalas, tipo 3k, 4k, 7k e 10k. :(
[]´s
Gerson Jacareí
04/05/2005, 18:41
Alessandro : o manometro estas instalado junto com a cebolinha do óleo
Quando o motor esta frio com 2000 chega a 7 kilos
Não sei quanto de folga tem nos pistões porque não pude acompanhar a montagem do motor pois estava viajando a trabalho
O motor de arranque vira facil
Edu : Quando quebrou a bomba o motor foi todo inspecionado , foi aberto a parte da frente , retirado o carter eo cabeçote , segundo o mecanico esta tudo OK
A valvula que fica no filtro foi trocada .
Fugger : Eu estava vendo no manual do opala 6cc alcool que a pressão da bomba é de 2 kilos em 1500 rpm
Quando comprei o meu manometro o vendedor disse que o opala 6cc não passa de 5 kilos :wink: :wink:
Hoje eu entrei em contato com o fabricante da bomba e amanha vou mandar a bomba quebrada para eles para ter um laudo .
Em ultimo caso vou retirar o motor e abrir para ter certesa que esta tudo em ordem
Fugger : Eu estava vendo no manual do opala 6cc alcool que a pressão da bomba é de 2 kilos em 1500 rpm
Quando comprei o meu manometro o vendedor disse que o opala 6cc não passa de 5 kilos
Ok, tks
:)
[]´s
Gerson Jacareí
05/05/2005, 09:54
Um detalhe, as duas quebras foram com bombas de óleo do modelo CORPO DE ALUMÍNIO, na terceira tentativa utilizamos a bomba modelo CORPO DE FERRO.
Não notei nenhuma diferença no eixo de ambas, porém com a utilização da bomba corpo de ferro o problema foi resolvido.
Você saberia me dizer qual a pressão antes da bomba quebrar
Elmer_Jeep
05/05/2005, 10:14
Gerson Jacareí, Cara não sei te dizer sobre a pressão, mas o fato é q no meu caso as bombas quebravam porque o motor subia de giro muito rápido, tão rápido q dava flutuação nas válvulas tivemos que instalar molas de válvula mais fortes.
Pra vc ter uma idéia numa dessas quebras de bomba o eixo do distribuidor empenou. :?
É como falei antes, no meu caso o giro subia rapidamente e a bomba não dava conta de puxar e pressurizar o óleo, então acontecia um típico calço hidráulico no interior da bomba fazendo quebrar o eixo.
[]'s sentindo a presença de "forças ocultas" :lol:
ramiro_eli
05/05/2005, 12:33
O motor do meu Jeep acabou de ser fechado, tudo foi trocado e inspecionado.
O motor é um GM 250 carburado com algumas alterações. Foi colocada uma bomba nova, original GM, que tem corpo de ferro.
Com o motor frio, a pressão de óleo fica em 40~45psi na lenta e chega a 60-65psi @2.500rpm. Com o motor aquecido a pressão fica em 25-30psi na lenta e 40~45psi @2.500rpm.
O óleo utilizado é o Mobil Super Moto 4T 20W-50.
Qual o fator de conversão de PSI para K? :?
[]´s
acho que é algo de 15 para 1.
por que tá utilizando óleo de moto???
esse óleo é muito bom pra motos, mas pra carros ele não é bom....
como na moto a embreagem trabalha com o mesmo óleo do motor, o óleo de moto não possui diversos aditivos de diminuição de atrito que o óleo pra motor de carro tem....
Abraços
Eduardo Velo
05/05/2005, 15:34
Qual o fator de conversão de PSI para K? :? []´s
Aproximadamente é isso :
1 Kgf = 14 PSI --1 PSI = 0,07 kgf
Muitos motores gasosa usam o Ursa 40 pra motor diesel , principalmente motor cansado , conheço muitos que usam esse óleo e não tem reclamação ...
Se o motor está todo revisado é melhor usar o que o fabricante indica e fim ...
[]s...
ramiro_eli
05/05/2005, 15:48
por que tá utilizando óleo de moto???
esse óleo é muito bom pra motos, mas pra carros ele não é bom....
como na moto a embreagem trabalha com o mesmo óleo do motor, o óleo de moto não possui diversos aditivos de diminuição de atrito que o óleo pra motor de carro tem....
Abraços
Nerinei,
Uso este óleo pois foi o recomendado pelo meu mecânico. Ele usa este óleo no carro dele em diversos outros, todos de competição. Nunca teve problema em relação a desgaste por falta de lubrificação.
De qualquer forma, depois do seu comentário mandei um e-mail p/ Mobil quentionando o uso deste óleo em carros:
Sou propietário de um Jeep que está equipado com um motor GM 250 (Opala 6cil.) com algumas características alteradas, como pistões de maior diâmetro, cabeçote retrabalhado e válvulas maiores, Carburador com difusores maiores entre outros pequenos detalhes.
Este veículo é utilizado somente aos finais de semana e em situações de Off-Road pesado.
Estou utilizando o lubrificante Mobil Super Moto 4T. A sua troca é feita a cada 60 dias (+/- 1.000km) assim como o filtro.
Este lubrificante é o mais indicado para o uso deste veículo?
obs: Devido a grandes inclinações que este veículo é submetido, algumas vezes ocorre da pressão de óleo ficar muito baixa ou até mesmo zerar, pois o captador de óleo não tem acesso ao mesmo. Esta situação ocorre com frequência, mas dura poucos segundos. Existe algum lubrificante que proteja o motor durante estes momentos de falta de pressão de óleo?
Muito obrigado!
Ramiro
Assim que receber a resposta, posto aqui!
Para tudo!!!!
O marcador de KGF marca o que??? KGF/m2 ou Kgf/cm2??????
Se for Kgf/cm2 ,então
1 PSI = 0,0703696 Kgf/cm2
senão
1 PSI = 703.0696 Kgf/m2
Abraços convertidos.
PS: o 4t é bastante utilizado em carros de competição pois foi elaborado para trabalhar em regime pesado e rotações altas, para as motos.
é muito bom para os carros com esse regime
FrommarS
05/05/2005, 18:59
Muitos motores gasosa usam o Ursa 40 pra motor diesel
Eu uso este no motor do meu jipe... qual vc usa?
[]'s sem marcador de pressão do óleo
Marcelo R. A. da Cunha
05/05/2005, 19:59
FrommarS,
Vc deveria utilizar o Ursa Super TD no seu carro pois nao e aconselhavel utilizar oleo mono-viscoso em motores turbinados. (so utilizo ou o Ursa Super TD ou o Mobil Delvac 1400 Turbo no meu Javali).
rgds,
Marcelo
Eduardo Velo
06/05/2005, 08:38
Frommars , uso o Ursa 40 , mas o Q20B não é turbinado , se fosse usaria um 20W50
Tinha um Niva que parou dar aquecimento depois que passei a usar o Ursa 40
Gerson e ae , como está o motor do Engesão ????
[]s...
Gerson Jacareí
06/05/2005, 09:58
Edu estou andando com o engesa com esta pressão mesmo , oque já fiz troca da valvula que fica no bloco , troca de óleo por um elaion 15W-40 , troca do filtro de óleo , calibração do manometro do painel , quando o motor foi feito o bloco sofreu limpeza quimica , a bomba velha mandei para o fabricante para obter um laudo , apartir deste laudo vou abrir o motor ou trocar a bomba de óleo por uma de carcaça de ferro .
PS: hoje eu vou para o encontro de Guarulhos e vou com o Engesa , espero que não quebre no caminho :wink: :wink: :wink:
FrommarS
06/05/2005, 11:03
Vallew Galera...
Devo trocar o óleo amanhã, vou ver se uso um específico para Turbinados.
Esta é a segunda vez que troco o óleo do Javali, na primeira qdo comprei troquei o óleo e os filtros... faz uns 6 meses... Amanhã vou repetir a dose e trocar os filtros tb... 8)
Hasta luego
Nerinei,
Uso este óleo pois foi o recomendado pelo meu mecânico. Ele usa este óleo no carro dele em diversos outros, todos de competição. Nunca teve problema em relação a desgaste por falta de lubrificação.
De qualquer forma, depois do seu comentário mandei um e-mail p/ Mobil quentionando o uso deste óleo em carros:
Depois posta a resposta pra gente, fiquei curioso pra ver o que eles vão falar... :D
travar por falta de lubrificação não vai acontecer, ainda mais trocando de 1000 em 1000km....mas tenho certeza que esse óleo não é o ideal, a vida do seu motor vai ser menor usando esse óleo.....se tiver curiosidade dá uma olhada nas especificações API de óleo de moto e óleo de carro....
só pra você ter base da diferença, se colocar óleo de carro em moto, é fatality: a embreagem começa a patinar nas primeiras arrancadas e vai pro espaço....
Abraços de quem já teve que trocar a embreagem da moto por conta de óleo errado.. :wink:
ramiro_eli
12/05/2005, 16:44
Galera, acabei de receber a resposta da Mobil:
"No caso do seu Jeep , o Mobil Super Moto 4T é um dos lubrificantes que
poderiam ser utilizado para o seu veículo, porém não conheço nenhum
lubrificante que conseguisse preencher a lacuna naqueles períodos onde o
pescador não consegue succionar o óleo. O que ocorre, é que os
lubrificantes sintéticos tendem a formar uma pelicula mais resistente
que os óleos minerais e com isso proporcionariam uma melhor lubrificação
que os óleos minerais.
Com relação ao período de troca que voce esta efetuando para esse
Jeep, voce esta correto em efetua-la a cada 1.000 Km pois esse tipo de
serviço é
extremamente severo e a probabilidade de contaminação com agentes
externos é bem grande e seria extremamente prejudicial ao lubrificante.
Espero ter ajudado nos seus questionamentos e estou a disposição para
quaisquer outros esclarecimentos que se façam necessários.
grato
Suporte Técnico - Lubrificantes
Esso Brasileira de Petróleo Limitada
0800.15.1562
0800.11.7991"
Ele não fez nenhum comentário em relação a utilizar o Mobil 4T(que é p/ motos) no motor do jeep.
Heliton Costa
16/11/2013, 14:29
Amigos
Já tive vários veículos de competição e agora tenho uma pickup jeep com motor 250 6cc, meus mecânicos e preparadores indicavam esse óleo não só pela viscosidade, mas sim pela capacidade de manter a lubrificação nas temperaturas elevadíssimas e nos giros mais elevados, ele não perde suas própriedades, isso são 2 das especificações APIs desse óleo, quem se interessar por isso procure pelo significado das tabelas API. Visto que a grande parte das motos brasileiras são refrigeradas a ar trabalham com temperaturas muito maiores no nosso clima tropical, e ainda são veículos cujos motores giram com máximas de rpm de 7500 até 10.000 rpm. Visto que no Jeep o motorzão do Opala trabalha quente que é uma chaleira nas trilhas fechadas com baixas velocidades e muito esforço é uma excelente opção.
Quanto a quebra da bomba, parei nesse tópico justamente porque tive também 2 quebras no meu motor, ambas depois de ter feito o motor, assim como os amigos. No meu caso, a montagem dos anéis de 2 dos cilindros não sei porque estavam alterando a pressão, deixando-a muito elevada. No momento estou com a 2.a bomba quebrada e meu carro em um estacionamento na Dutra. Assim que abrirmos o motor e arrumarmos volto aqui para contar o que aconteceu.
Abraço a todos!!!