Ver Versão Completa : Alta pressão na bomba de óleo
Gerson Jacareí
02/05/2005, 18:56
Pessoal tive um problema em uma trilha com o meu jeep e chegamos a conclusão que a bomba de óleo quebrou por excesso de força , ela quebrou o encaixe que vai no distribuidor , tanto a bomba nova como a que quebrou esta dando uma pressoão de 3 kilos em 500 rpm e chega a 7 kilos em 3000 rpm , não descobri o porque desta pressão , sera que alguem já teve este problema .
O motor é um 6cc alcool do opala , ai vai uma foto da pressão em 3000 rpm
Alessandro Henrique
03/05/2005, 02:36
Gerson Jacareí,
O oleo que voce esta utilizando possui a viscosidade correta?
Mesmo com o motor aquecido, a pressao continua elevada?
Voce sabe se o manometro da painel esta indicando corretamente? Pois pode ser que o manometro necessite de aferiacao e a causa da quebra da bomba seja outra. Compare se possivel a pressao com outro manometro.
Sds.
Não tem nada entupido nos dutos?
Elmer_Jeep
03/05/2005, 11:34
Bom dia,
já tive esse problema de quebrar duas bombas de óleo do GM250 porém o fato era aceitável, tratava-se de um motor 6 cilindros retrabalhado com pistões do 4cilindros(GM151 3mm de diametro maiores), válvulas de admissão da C10(GM261), cabeçote com dutos retrabalhados, coletor de escape dimensionado 6x2 e dois carburadores weber 44 sem filtro. :shock:
O que acontecia: o motor ganhava rotação tão rápido que o óleo gerava uma espécie de calço hidráulico fazendo o encaixe da bomba quebrar. :twisted:
Um detalhe, as duas quebras foram com bombas de óleo do modelo CORPO DE ALUMÍNIO, na terceira tentativa utilizamos a bomba modelo CORPO DE FERRO.
Não notei nenhuma diferença no eixo de ambas, porém com a utilização da bomba corpo de ferro o problema foi resolvido.
Vc pode checar também a válvula de alívio que fica no bloco onde se enrosca o filtro de óleo, ela pode estar obstruída impedida de restringir a passagem de óleo(alívio de pressão).
É uma coisa bem simples, custa 5 reais porém se não for observada dá uma dor de cabeça... :roll:
[]'s tentando ajudar. 8)
Gerson Jacareí
03/05/2005, 21:10
Alessandro: eu estava utilizando um óleo 20/50 e hoje coloquei um 10/40
A foto que esta em anexo foi tirada com o motor a +/- 90 C
O manometro do painel eu aferi hoje e esta correto
Regis : o bloco do motor quando mandei fazer foi feito limpeza quimica .
Elmer : no meu motor eu rebaixei o cabeçote e coloquei pistão forjado
e a bomba de óleo é a de corpo de aluminio , hoje eu troquei a valvula de pressão .
Demorou algum tempo para bomba quebrar ou foi só colocar dar uma volta e quebrar a bomba .
Depois de ter trocado ó óleo e a valvula , a pressão continua alta
Elmer_Jeep
03/05/2005, 21:49
Elmer : no meu motor eu rebaixei o cabeçote e coloquei pistão forjado
e a bomba de óleo é a de corpo de aluminio , hoje eu troquei a valvula de pressão .
Demorou algum tempo para bomba quebrar ou foi só colocar dar uma volta e quebrar a bomba .
Bom, no meu caso as bombas quebraram quando foi exigido do motor, não quebraram de imediato, foi na temperatura normal de funcionamento.
Depois de ter trocado ó óleo e a valvula , a pressão continua alta
Estranho cara, tem alguma coisa errada aí, vou perguntar pro meu velho q é mais experiente depois te falo aqui.
1 [] 8)
Alessandro Henrique
04/05/2005, 05:43
Depois de ter trocado ó óleo e a valvula , a pressão continua alta
A valvula junto ao filtro nao regula a pressao no circuito e sim efetua um by-pass quando o filtro fica saturado.
Imagino que o manometro esteja instalado junto ao interruptor da luz do oleo. Se for assim, a pressao esta elevada em todo o circuito, sendo que este ponto e apos o filtro.
Se esta e a pressao com o motor quente, quando frio deve ser maior ainda :!:
O fato de ter rebaixado o cabecote nao provoca a elevacao da pressao.
Mas voce disse que substitui os pistoes, como ficou a folga relativa entre ele e o cilindro?
Voce percebeu se o motor de arranque consegue girar facilmente ou parece fazer algum esforco extra para partir o motor?
Pode ser que haja alguma obstrucao nos dutos de oleo...
Sds.
Eduardo Velo
04/05/2005, 07:50
Problemão por aí heim Gerson ??
Como o motor não está aquecendo é sinal que o óleo está circulando , na bomba não deve ter problema , mas na valv. que controla a pressão sim , tirando a tampa do óleo vc percebe se tem óleo nos balancins ?? se tiver , é sinal que mesmo com restrição ainda está passando pra lubrificar ...
A valv. de regulagem da bb deve ter alguma obstrução , pergunta pro teu meca se tem como verificar isso sem ter que desmontar muita coisa ...
[]s ...
Ok
Mas qual é a pressão correta? :|
Ou seja, de quantos até quantos kilos é normal neste motor? :?
Estou escolhendo um manometro de pressão pro meu powertech e essa discussão veio a calhar, já que encontrei manometros de diferentes escalas, tipo 3k, 4k, 7k e 10k. :(
[]´s
Gerson Jacareí
04/05/2005, 18:41
Alessandro : o manometro estas instalado junto com a cebolinha do óleo
Quando o motor esta frio com 2000 chega a 7 kilos
Não sei quanto de folga tem nos pistões porque não pude acompanhar a montagem do motor pois estava viajando a trabalho
O motor de arranque vira facil
Edu : Quando quebrou a bomba o motor foi todo inspecionado , foi aberto a parte da frente , retirado o carter eo cabeçote , segundo o mecanico esta tudo OK
A valvula que fica no filtro foi trocada .
Fugger : Eu estava vendo no manual do opala 6cc alcool que a pressão da bomba é de 2 kilos em 1500 rpm
Quando comprei o meu manometro o vendedor disse que o opala 6cc não passa de 5 kilos :wink: :wink:
Hoje eu entrei em contato com o fabricante da bomba e amanha vou mandar a bomba quebrada para eles para ter um laudo .
Em ultimo caso vou retirar o motor e abrir para ter certesa que esta tudo em ordem
Fugger : Eu estava vendo no manual do opala 6cc alcool que a pressão da bomba é de 2 kilos em 1500 rpm
Quando comprei o meu manometro o vendedor disse que o opala 6cc não passa de 5 kilos
Ok, tks
:)
[]´s
Gerson Jacareí
05/05/2005, 09:54
Um detalhe, as duas quebras foram com bombas de óleo do modelo CORPO DE ALUMÍNIO, na terceira tentativa utilizamos a bomba modelo CORPO DE FERRO.
Não notei nenhuma diferença no eixo de ambas, porém com a utilização da bomba corpo de ferro o problema foi resolvido.
Você saberia me dizer qual a pressão antes da bomba quebrar
Elmer_Jeep
05/05/2005, 10:14
Gerson Jacareí, Cara não sei te dizer sobre a pressão, mas o fato é q no meu caso as bombas quebravam porque o motor subia de giro muito rápido, tão rápido q dava flutuação nas válvulas tivemos que instalar molas de válvula mais fortes.
Pra vc ter uma idéia numa dessas quebras de bomba o eixo do distribuidor empenou. :?
É como falei antes, no meu caso o giro subia rapidamente e a bomba não dava conta de puxar e pressurizar o óleo, então acontecia um típico calço hidráulico no interior da bomba fazendo quebrar o eixo.
[]'s sentindo a presença de "forças ocultas" :lol:
ramiro_eli
05/05/2005, 12:33
O motor do meu Jeep acabou de ser fechado, tudo foi trocado e inspecionado.
O motor é um GM 250 carburado com algumas alterações. Foi colocada uma bomba nova, original GM, que tem corpo de ferro.
Com o motor frio, a pressão de óleo fica em 40~45psi na lenta e chega a 60-65psi @2.500rpm. Com o motor aquecido a pressão fica em 25-30psi na lenta e 40~45psi @2.500rpm.
O óleo utilizado é o Mobil Super Moto 4T 20W-50.
Qual o fator de conversão de PSI para K? :?
[]´s
acho que é algo de 15 para 1.
O óleo utilizado é o Mobil Super Moto 4T 20W-50.
por que tá utilizando óleo de moto???
esse óleo é muito bom pra motos, mas pra carros ele não é bom....
como na moto a embreagem trabalha com o mesmo óleo do motor, o óleo de moto não possui diversos aditivos de diminuição de atrito que o óleo pra motor de carro tem....
Abraços
Eduardo Velo
05/05/2005, 15:34
Qual o fator de conversão de PSI para K? :? []´s
Aproximadamente é isso :
1 Kgf = 14 PSI --1 PSI = 0,07 kgf
Muitos motores gasosa usam o Ursa 40 pra motor diesel , principalmente motor cansado , conheço muitos que usam esse óleo e não tem reclamação ...
Se o motor está todo revisado é melhor usar o que o fabricante indica e fim ...
[]s...
ramiro_eli
05/05/2005, 15:48
O óleo utilizado é o Mobil Super Moto 4T 20W-50.
por que tá utilizando óleo de moto???
esse óleo é muito bom pra motos, mas pra carros ele não é bom....
como na moto a embreagem trabalha com o mesmo óleo do motor, o óleo de moto não possui diversos aditivos de diminuição de atrito que o óleo pra motor de carro tem....
Abraços
Nerinei,
Uso este óleo pois foi o recomendado pelo meu mecânico. Ele usa este óleo no carro dele em diversos outros, todos de competição. Nunca teve problema em relação a desgaste por falta de lubrificação.
De qualquer forma, depois do seu comentário mandei um e-mail p/ Mobil quentionando o uso deste óleo em carros:
Sou propietário de um Jeep que está equipado com um motor GM 250 (Opala 6cil.) com algumas características alteradas, como pistões de maior diâmetro, cabeçote retrabalhado e válvulas maiores, Carburador com difusores maiores entre outros pequenos detalhes.
Este veículo é utilizado somente aos finais de semana e em situações de Off-Road pesado.
Estou utilizando o lubrificante Mobil Super Moto 4T. A sua troca é feita a cada 60 dias (+/- 1.000km) assim como o filtro.
Este lubrificante é o mais indicado para o uso deste veículo?
obs: Devido a grandes inclinações que este veículo é submetido, algumas vezes ocorre da pressão de óleo ficar muito baixa ou até mesmo zerar, pois o captador de óleo não tem acesso ao mesmo. Esta situação ocorre com frequência, mas dura poucos segundos. Existe algum lubrificante que proteja o motor durante estes momentos de falta de pressão de óleo?
Muito obrigado!
Ramiro
Assim que receber a resposta, posto aqui!
Para tudo!!!!
O marcador de KGF marca o que??? KGF/m2 ou Kgf/cm2??????
Se for Kgf/cm2 ,então
1 PSI = 0,0703696 Kgf/cm2
senão
1 PSI = 703.0696 Kgf/m2
Abraços convertidos.
PS: o 4t é bastante utilizado em carros de competição pois foi elaborado para trabalhar em regime pesado e rotações altas, para as motos.
é muito bom para os carros com esse regime
FrommarS
05/05/2005, 18:59
Muitos motores gasosa usam o Ursa 40 pra motor diesel
Eu uso este no motor do meu jipe... qual vc usa?
[]'s sem marcador de pressão do óleo
Marcelo R. A. da Cunha
05/05/2005, 19:59
FrommarS,
Vc deveria utilizar o Ursa Super TD no seu carro pois nao e aconselhavel utilizar oleo mono-viscoso em motores turbinados. (so utilizo ou o Ursa Super TD ou o Mobil Delvac 1400 Turbo no meu Javali).
rgds,
Marcelo
Eduardo Velo
06/05/2005, 08:38
Frommars , uso o Ursa 40 , mas o Q20B não é turbinado , se fosse usaria um 20W50
Tinha um Niva que parou dar aquecimento depois que passei a usar o Ursa 40
Gerson e ae , como está o motor do Engesão ????
[]s...
Gerson Jacareí
06/05/2005, 09:58
Edu estou andando com o engesa com esta pressão mesmo , oque já fiz troca da valvula que fica no bloco , troca de óleo por um elaion 15W-40 , troca do filtro de óleo , calibração do manometro do painel , quando o motor foi feito o bloco sofreu limpeza quimica , a bomba velha mandei para o fabricante para obter um laudo , apartir deste laudo vou abrir o motor ou trocar a bomba de óleo por uma de carcaça de ferro .
PS: hoje eu vou para o encontro de Guarulhos e vou com o Engesa , espero que não quebre no caminho :wink: :wink: :wink:
FrommarS
06/05/2005, 11:03
Vallew Galera...
Devo trocar o óleo amanhã, vou ver se uso um específico para Turbinados.
Esta é a segunda vez que troco o óleo do Javali, na primeira qdo comprei troquei o óleo e os filtros... faz uns 6 meses... Amanhã vou repetir a dose e trocar os filtros tb... 8)
Hasta luego
Nerinei,
Uso este óleo pois foi o recomendado pelo meu mecânico. Ele usa este óleo no carro dele em diversos outros, todos de competição. Nunca teve problema em relação a desgaste por falta de lubrificação.
De qualquer forma, depois do seu comentário mandei um e-mail p/ Mobil quentionando o uso deste óleo em carros:
Depois posta a resposta pra gente, fiquei curioso pra ver o que eles vão falar... :D
travar por falta de lubrificação não vai acontecer, ainda mais trocando de 1000 em 1000km....mas tenho certeza que esse óleo não é o ideal, a vida do seu motor vai ser menor usando esse óleo.....se tiver curiosidade dá uma olhada nas especificações API de óleo de moto e óleo de carro....
só pra você ter base da diferença, se colocar óleo de carro em moto, é fatality: a embreagem começa a patinar nas primeiras arrancadas e vai pro espaço....
Abraços de quem já teve que trocar a embreagem da moto por conta de óleo errado.. :wink:
ramiro_eli
12/05/2005, 16:44
Galera, acabei de receber a resposta da Mobil:
"No caso do seu Jeep , o Mobil Super Moto 4T é um dos lubrificantes que
poderiam ser utilizado para o seu veículo, porém não conheço nenhum
lubrificante que conseguisse preencher a lacuna naqueles períodos onde o
pescador não consegue succionar o óleo. O que ocorre, é que os
lubrificantes sintéticos tendem a formar uma pelicula mais resistente
que os óleos minerais e com isso proporcionariam uma melhor lubrificação
que os óleos minerais.
Com relação ao período de troca que voce esta efetuando para esse
Jeep, voce esta correto em efetua-la a cada 1.000 Km pois esse tipo de
serviço é
extremamente severo e a probabilidade de contaminação com agentes
externos é bem grande e seria extremamente prejudicial ao lubrificante.
Espero ter ajudado nos seus questionamentos e estou a disposição para
quaisquer outros esclarecimentos que se façam necessários.
grato
Suporte Técnico - Lubrificantes
Esso Brasileira de Petróleo Limitada
0800.15.1562
0800.11.7991"
Ele não fez nenhum comentário em relação a utilizar o Mobil 4T(que é p/ motos) no motor do jeep.
Heliton Costa
16/11/2013, 14:29
Amigos
Já tive vários veículos de competição e agora tenho uma pickup jeep com motor 250 6cc, meus mecânicos e preparadores indicavam esse óleo não só pela viscosidade, mas sim pela capacidade de manter a lubrificação nas temperaturas elevadíssimas e nos giros mais elevados, ele não perde suas própriedades, isso são 2 das especificações APIs desse óleo, quem se interessar por isso procure pelo significado das tabelas API. Visto que a grande parte das motos brasileiras são refrigeradas a ar trabalham com temperaturas muito maiores no nosso clima tropical, e ainda são veículos cujos motores giram com máximas de rpm de 7500 até 10.000 rpm. Visto que no Jeep o motorzão do Opala trabalha quente que é uma chaleira nas trilhas fechadas com baixas velocidades e muito esforço é uma excelente opção.
Quanto a quebra da bomba, parei nesse tópico justamente porque tive também 2 quebras no meu motor, ambas depois de ter feito o motor, assim como os amigos. No meu caso, a montagem dos anéis de 2 dos cilindros não sei porque estavam alterando a pressão, deixando-a muito elevada. No momento estou com a 2.a bomba quebrada e meu carro em um estacionamento na Dutra. Assim que abrirmos o motor e arrumarmos volto aqui para contar o que aconteceu.
Abraço a todos!!!
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