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Ver Versão Completa : Caixa Evaporadora - Ar Condicionado Camper



rub
13/02/2011, 20:36
Amigos,

Todos sabem que o ar condicionado da Camper é deficiente e na tentativa de melhora-lo estou procurando por alternativas.

Ouvi dizer que para solucionar definitivamente teria que a adaptar uma caixa evaporadora universal.
Alguém já fez esse tipo de instalação?
Se sim, poderia informar como deverá ser feito, qual caixa evaporadora foi utilizada, local de instalação na Camper e qual foi o resultado obtido?
Realmente compensa partir para a troca da caixa evaporadora ou existe outra forma de deixar o ar condicionado da Camper gelando?

Ajuda e informações serão valiosas para mim neste momento de procura e escolha.

Abraços,

Rubens

Rodrigo Ielpo Bastos
13/02/2011, 20:54
Rubens eu preferi deixar o carro original pois na universal vc perde as saidas para o parabrisas, eu acho que tem um topico que eu expliquei como eu fiz, mas vamos la.

eu cortei a caixa invertendo as posiçoes ficou assim, do canto do carona para dentro ficou
1 o ventilador (se puder colocar o do santana é melhor mas usei o mesmo, tem que tirar a resistencia de dentro da caixa)
2 a evaporadora original so troquei a valvula coloquie valvula block do vectra
3 vem a saida para os dutos. (tem um duto que fica no cantinho direito da caixa vc tem que tampar ele e reabrir la no meio e voltar pro carona.
4 fazer um bom dreno pois a evaporadora vai mais pro meio e vc tem que levalo para fora do carro.
5 fezer uma exelente blindagem termica da valvula e da tubulaçao que sai para o compartimento do motor pois por ali é que vem agua para dentro do carro.

no mais é um bom eletro na frente e coifa na helice do motor o meu congela so nao ganha do Dr Guilherme que segundo ele solta pedrinhas de gelo, devemos lembrar que ele tem um barco de pescador rsrsrsrs

Rodrigo Bastos

guilhermeabreu
14/02/2011, 00:24
RUB

Realmente o que o amigo RODRIGO IELPO BASTOS falou esta correto , inclusive , no quesito ESFRIAR MESMO acredito sim que o meu gela mais do que o dele , mas simplesmente pq o meu ENGESA e menor do que a CAMPER .

Mas se não quizer fazer o que ele fez , e fazer como eu fiz , é só vc comprar uma caixa evaporadora universal de 30.000 BTUS como a minha com 6 saídas de ar custa R$790,00 na internet e colocar lá atras no alto ou na frente tomando quase toda a frente , tem 80 cm de largura , sendo que na CAMPER não sei se vai caber na frente pq a CAMPER tem painel/console e o ENGESA a frente é limpa . Coloquei o condensador da S-10 + ventoinha elétrica na frente que liga qdo liga o ar e manualmente caso queira que o radiador esfrie mais mesmo se o ar estiver desligado , logo : esta ventoinha funciona toda vez que ligar o ar , e qdo o ar não estiver ligado , posso ligar atraavez de um botão no painel .

O meu ENGESA ficou com um ar condicionado ESPETACULAR , é só ligar que gela na hora mesmo aqui em Campos com calor de 38ºC a sobra , é impressionante a eficiencia do meu ar cond .

rub
14/02/2011, 06:23
Rubens eu preferi deixar o carro original pois na universal vc perde as saidas para o parabrisas, eu acho que tem um topico que eu expliquei como eu fiz, mas vamos la.

eu cortei a caixa invertendo as posiçoes ficou assim, do canto do carona para dentro ficou
1 o ventilador (se puder colocar o do santana é melhor mas usei o mesmo, tem que tirar a resistencia de dentro da caixa)


Rodrigo,

Obrigado pela dica! Interessante a forma que você instalou!
Deixar a ventilação para o Parabrisa é fundamental para desembassar durante a chuva.

Como o seu está gelando, vou tentar fazer o mesmo.
Quando você estava fazendo as modificações, por acaso, você tirou fotos?
Se sim, você poderia envia-las para mim? Isso irá ajudar para evitar erros na adaptação.

Obs.: Você poderia informar como que você fez para instalar a válvula block do Vectra (esquema elétrico)?

Abraços,

Rubens

rub
14/02/2011, 06:32
RUB

Realmente o que o amigo RODRIGO IELPO BASTOS falou esta correto , inclusive , no quesito ESFRIAR MESMO acredito sim que o meu gela mais do que o dele , mas simplesmente pq o meu ENGESA e menor do que a CAMPER .
.

Meu amigo Guilherme, tudo bem?

A princípio vou seguir a orientação do amigo Rodrigo para tentar melhorar o ar condicionado da Camper.

Porém não descarto a idéia de colocar a evaporadora na Camper para resolver este problema.

Como que você fez para levar as mangueiras (ou tubos de cobre) do motor até a evaporadora do seu Coração Valente?
Você passou pelo lado central (perto das alavancas de cambio) por pelas extremidades?

Abs e continuo montando a Camper,

Rubens

guilhermeabreu
14/02/2011, 20:17
Meu amigo Guilherme, tudo bem?

A princípio vou seguir a orientação do amigo Rodrigo para tentar melhorar o ar condicionado da Camper.

Porém não descarto a idéia de colocar a evaporadora na Camper para resolver este problema.

Como que você fez para levar as mangueiras (ou tubos de cobre) do motor até a evaporadora do seu Coração Valente?
Você passou pelo lado central (perto das alavancas de cambio) por pelas extremidades?

Abs e continuo montando a Camper,

Rubens

As mangueiras foram passadas no centro da parede corta fogo na vertical , na direção de onde elas entram na caixa evaporadora .

rub
06/06/2011, 23:24
Rubens eu preferi deixar o carro original pois na universal vc perde as saidas para o parabrisas, eu acho que tem um topico que eu expliquei como eu fiz, mas vamos la.




Rodrigo, tudo bem?

Você poderia me ajudar com as dúvidas abaixo?

Eu retirei a caixa evaporadora e estou com algumas dúvidas:

1 - Esta resistencia não é a resistencia que controla a velocidade do ventilador? Se eu retirar esta resistencia, o ventilador ficará somente com uma velocidade (foto1)?

2 - Para instalar a valvulablock do Vectra, foi preciso alguma adapatação para conectar esta válvula no radiador da evaporadora e na outa ponta para ligar na mangueira do ar condicionado que vem do motor (foto 2)?

3 - O duto que você menciona (cantinho direito da caixa) é o duto do dreno da evaporadora (foto 3)?

4 - Qual foi o local que você fez o corte na caixa evaporadora para mover o radiador desta caixa? (foto4 e foto 4b). Você poderia indicar a localidade para que eu possa fazer o corte e a mudança deste radiador da caixa evaporadora?

5 - Nesta evaporadora tem um potenciometro que está localizada na parte superior da caixa. Por acaso você eliminou este potenciometro (foto 5 e 5B)?

Desde já agradeço pelas informações e ajuda,

Rubens

rub
06/06/2011, 23:26
Fotos 5 e 5B

Rodrigo Ielpo Bastos
07/06/2011, 23:43
vou respondendo e vou tirar umas fotos para ajudar a explicar



Rodrigo, tudo bem?

Você poderia me ajudar com as dúvidas abaixo?

Eu retirei a caixa evaporadora e estou com algumas dúvidas:

1 - Esta resistencia não é a resistencia que controla a velocidade do ventilador? Se eu retirar esta resistencia, o ventilador ficará somente com uma velocidade (foto1)? sim e ela que define a velocidade do ventilador a minha coloquei uma mais nova do gol, nao aconselho retirar pois se o ar ficar bom vc nao vai aguentar no maximo muito tempo.

2 - Para instalar a valvulablock do Vectra, foi preciso alguma adapatação para conectar esta válvula no radiador da evaporadora e na outa ponta para ligar na mangueira do ar condicionado que vem do motor (foto 2)? nao nos colocamos a valvula na evaporadora com as duas pontas de mangueira e depois enfiamos a caixa de dentro para fora e fizemos um serviço de calafetagem bem brabo pois é ali que condensa e perde eficiencia. nos iamos fazer umas adptações nas conexoes pois existe uma valvula que vc monta na caixa depois instala a caixa no carro e pelo cofre do motor encaixa uma peça de aluminio com duas conexoes vedadas por oring com um parafuso central, eu ia fazer isto mas ia dar um trabalhao, e o cara que fez o serviço comigo garantiu que esta valvula que ele utilizou (tipo universal) resolveria o problema.

3 - O duto que você menciona (cantinho direito da caixa) é o duto do dreno da evaporadora (foto 3)?Nao é o seguinte quando vc cortar a caixa como te falei vai ficar uma saida de ar antes da posiçao do ventilador esta saida é a que vai para o carona eu tampei ela e reabri mais na frente depois da evaporadora e retornamos por cima da caixa para sair de novo em uma posição que atendia o lado do carona.

4 - Qual foi o local que você fez o corte na caixa evaporadora para mover o radiador desta caixa? (foto4 e foto 4b). Você poderia indicar a localidade para que eu possa fazer o corte e a mudança deste radiador da caixa evaporadora?vou tentar te explicar imagine do carona para o meio do carro vinha a e vaporadora depois um quadrado com um encaixe para o ventilador e indo pro meio do carro as saidas de ar. nos cortamos exatamente naquele quadrado e invertemos ficando o ventilador do lado de fora bem encostado na lateral do carona depois o quadrado onde ele apoia e veda depois a evaporadora neste ponto fizemos um serviço de fibra para acomodar o dreno e furei a caixa de roda para sair a agua, e pra frente as saidas de ar, aquela entrada de ar para renovação que tem em cima eu tampei com silicone PU, o ponteciometro eu istalei dentro do porta luvas pois sem ele congela a evaporadora, e na frente do carro fiz uma chapa para canalizar o ar da ventuinha e coloquei um eletroventilador na frente ligado ao filtro secador ele so arma quando necessario.


5 - Nesta evaporadora tem um potenciometro que está localizada na parte superior da caixa. Por acaso você eliminou este potenciometro (foto 5 e 5B)?

Desde já agradeço pelas informações e ajuda,

Rubens

rub
08/06/2011, 20:54
vou respondendo e vou tirar umas fotos para ajudar a explicar

Olá Rodrigo, boa noite!
As respostas estão sendo muito úteis para a eliminação destas dúvidas.
Com certeza algumas fotos poderão ajudar muito nesta modficação.
Por acaso você tem o telefone da pessoa que te ajudou a fazer esta modificação?
Pretendo fazer o serviço na caixa igual a que você fez no seu carro.
Abraços e mais uma vez obrigado,
Rubens

Rodrigo Ielpo Bastos
10/06/2011, 23:23
Rubens o cara que fez é vizinho la na empresa ele mexe com fibra e o que instalou a ventuinha e a parte eletrica foi um amigo que taalha com ar de maquinas agricolas. vou tentar tirar umas fotos esta semana.

rub
10/06/2011, 23:37
Rodrigo, muito obrigado mesmo pela ajuda. Estou com a caixa evaporadora ainda original (parada) e com as suas fotos iniciarei esta adaptação.
Já consegui o ventilador do Santana e amanhã vou comprar a resistencia do Gol para o ventilador.

Se você puder medir a distância que o radiador da evaporadora foi deslocado para dentro da caixa também irá me ajudar na determinação do ponto correto de instalação deste item

Se você puder informar qual é o seu telefone, eu entrarei em contato caso apareça alguma dúvida durante o processo de adapatação.
O meu e-mail é o rubens_sousa@yahoo.com

Obs.: Você havia comentado anteriormente sobre a válvula block do Vectra. Estou achando a válvula da Camper muito pequena em relação ao radiador da evaporadora. É possível fazer a instalação da válvula block do Vectra?

Mais uma vez muito obrigado e fico no aguardo das fotos,

Rubens

Rodrigo Ielpo Bastos
11/06/2011, 16:26
Rubes dei uma ligada pro weslei que fz a parte da fibra e ele disse que pos uma valvula universal pois a do vectra tinha que mudar as conexoes da evaporadora, nao sei a facilidade que vc tem em fazer solda em aluminio, se conseguir ele disse que pode melhorar ainda mais, mas a minha é excelente, so nao ganha do Dr Guilherme ue

Rodrigo Ielpo Bastos
11/06/2011, 16:39
rubens eu falei com o weslei meu amigo que mexeu na parte de fibra e realmente nao mudamos a valvula para a do vectra so trocamos por uma igual nova, pois para por a do vectra tinhamos que mexer em solda em aluminioe nao era viavel, a evaporadora da camper é muito boa so precisa mudar a montagem. segunda estarei em vitoria e ai tiro as fotos para lhe passar meu email é rodrigo@entelvix.com.br

rub
11/06/2011, 21:10
Rodrigo, obrigado pela ajuda!

Sim,tenho facilidade com solda em aluminio e para mudar as conexões para receber a valvula do Vectra não será o problema. Só não tenho certeza se o espaço interno da caixa poderá acomodar a valvula block do Vectra.

Segue abaixo o link com a foto desta válvula que é bem diferente da original:
:: BRASIL SUL AR CONDICIONADO :: (http://www.brasilsulac.com.br/produtos_detalhes.php?cod=BS_TE0093N&nome=VALVULA%20BLOCK%20VECTRA/ASTRA/CORSA%2099%3E)

Abraços e mais uma vez obrigado!

Rubens

Rodrigo Ielpo Bastos
12/06/2011, 00:15
Nao nova montgem a válvula fica no lado do cofre domotor depois de montados você isola com massa

rub
12/06/2011, 14:15
Não tinha pensado nesta alternativa. Tendo a válvula no cofre motor, fica mais fácil as futuras manutenções bem como dá para utilizar qualquer válvula de expansão (block).
Obrigado pela dica!

Rodrigo Ielpo Bastos
12/06/2011, 23:23
rubens segue algumas fotos observe que o ventilador ficou para fora da caixa, logo apos ele vem o quadrado que é fixado a evporadora, ela so sai se tirar a caixa, a tampa que ela entrou ficou la pra traz virada para o cofre do motor, neste ponto da evaporadora que tivemos que posicionar a caixa no carro e aumentar a parte de baixo para canalizar a agua e furar o dreno, ele ficou exatamente embaixo da evaporadora, fora do carro vc ve as mangueiras saido elas entraram junto com a caixa por dentro do carro ja veio com valvula e tudo.

qualquer coisa to a disposição meu tel. é 27 88020717 (tim)
nextel 81*99139

Abraços

Rodrigo Bastos

rub
13/06/2011, 20:53
Rodrigo, mais uma vez obrigado!

Agora consegui visualizar as modificações. Você poderia enviar estas fotos com maior definição para o meu e-mail?
Vou fazer a impressão e levar para a pesoa que trabalha com fibra para poder fazer a modificação na caixa evaporadora da minha Camper.

Meu e-mail: rubens_sousa@yahoo.com

Abraços,

Rubens

paulobarbosa
15/01/2012, 20:27
rubens,

E ai, a solução do ar funcionou direito ? Eu vou apelar. Estou instalando um outra caixa evaporadora universal na traseira do carro. O meu ar, dizem que é bom (para camper) mas para os bancos traseiros eles são fracos. Ou o calor do Rio está aumentando. rs rs Estou instalando uma caixa de 15.000 na traseira mais a "original" na frente. Vamos ver como fica.
PB

rub
15/01/2012, 21:56
Paulo, tudo bem?

Devido ao trabalho eu ainda não terminei a Camper, porém já fiz a adaptação do ar, agora só falta fazer o carro funcionar para saber se vai ficar bom ou não.
Manterei você informado.

Abraços,

Rubens

tiorico
24/12/2012, 16:06
Rubens,

A adaptação funcionou?

Tenho uma Camper sem o compressor e controle do ar e quero fazer tudo funcionar

Abraço

Marcelo

rub
24/12/2012, 21:53
Rubens,

A adaptação funcionou?

Tenho uma Camper sem o compressor e controle do ar e quero fazer tudo funcionar

Abraço

Marcelo

Sim, funcionou, mas deu bastante trabalho esta adaptação porque utilizou o ventilador, valvula block e evaporador da Zafira, tudo isso na caixa original da Camper.

Vendo a caixa ninguem imagina o que tem internamente. Pois a parte externa ficou original.

Abs,

Rubens

tiorico
25/12/2012, 17:25
Você fez o procedimento conforme o Rodrigo descreveu ou algo diferente?

pode me mandar fotos pra mverdurico@gmail.com


Obrigado

rub
25/12/2012, 22:05
Você fez o procedimento conforme o Rodrigo descreveu ou algo diferente?

pode me mandar fotos pra mverdurico@gmail.com


Obrigado

Marcelo, durante o processo de montagem a ansiedade era tão grande de ver como ia ficar que não tirei fotos.
Foram horas e horas pensando, trabalhando e retrabalhando a caixa de ar que não tirei as fotos.

O ar condicionado está gelando, e também liguei as saídas para o parabrisa para desembaçar o vidro.

O procedimento foi exatamente o que o Rodrigo escreveu.

Abs,

Rubens

Rodrigo Ielpo Bastos
11/01/2013, 23:24
o meu ar ficou otimo porem mes passado o carro ficou parado uns 40 dias por problemas no meu joelho e a poeira mais os fungos que juntaram por fora do evaporados bloquearam a passagem do ar, como o eletro ficou com bunda virada para o pe do carona, eu acho que ficou puxando muita sujeira, estou pensando em algum tipo de filtro. apos uma faxina ficou 100% novamente.

Rodrigo Bastos

tiorico
16/01/2013, 10:20
Rodrigo,

O filtro de ar da cabine da linha Palio talvez seja uma boa opção. Tem aproximadamente 12cmX15cm e custa uns R$10 em auto peça

Rodrigo Ielpo Bastos
21/01/2013, 23:03
sim ja pensei nisso mas teria que mexer na fibra e mao de obra pra isso ta dificil





Rodrigo,

O filtro de ar da cabine da linha Palio talvez seja uma boa opção. Tem aproximadamente 12cmX15cm e custa uns R$10 em auto peça

Igor Lustosa Goulart
22/01/2013, 17:45
Oi Rodrigo,

Vc sabe dizer se a caixa evaporadora da Camper 4 portas é igual a sua? Estou precisando colacar o ar pra funcionar.

Abraço

guilhermeabreu
25/01/2013, 20:42
sim ja pensei nisso mas teria que mexer na fibra e mao de obra pra isso ta dificil

RODRIGO

Qdo vier pelos lados de cá , reserve um tempinho para vc levar no meu fibreiro aqui , é gente muito boa , não cobra caro e muito rá´pido no serviço , ou se quiser um bate e volte da pra ser tb , seria só combinar antes a vaga .

ABRAÇÃO

paulobarbosa
25/01/2013, 20:55
Igor se quiser troco a sua camper 4 portas pela minha com 2 portas e 2 caixas evaporadores e gelando no verão 40o do Rio. rs rs.
Topa a troca ???
PB

Igor Lustosa Goulart
28/01/2013, 09:10
rsrsrsrsr
Obrigado Paulo, mas vou ficando com minha quentinha, afinal não pode ser tão ruim, tem 4 janelas pra ventilar rsrsrsrs

Abraço.

paulobarbosa
28/01/2013, 09:22
rs rs rs. Pensa bem. O meu ar está gelando. rs rs Abraços.
PB

Rodrigo Ielpo Bastos
07/02/2013, 23:18
Valeu pelo convite amigo, estou mesmo precisando pegar a camper e sumir uns dias, pra relaxar.

to pensando em ir ate Volta Redonda minha terra natal rever os amigos e voltar passeando. vai ser uma terapia fazer a viagem de camper.


Rodrigo Bastos


RODRIGO

Qdo vier pelos lados de cá , reserve um tempinho para vc levar no meu fibreiro aqui , é gente muito boa , não cobra caro e muito rá´pido no serviço , ou se quiser um bate e volte da pra ser tb , seria só combinar antes a vaga .

ABRAÇÃO

paulobarbosa
08/02/2013, 01:42
Guilherme, estou para ir em Macaé a serviço.

Talvez eu vá conhecer o seu mecanico e o seu fibreiro. rs rs

PB

Leonardo Raffi
10/11/2016, 11:07
lendo pois preciso reativar o ar da minha... ou colocar uma universal no teto atras??? açguma dica