Ver Versão Completa : Tombei o Carro... E agora?
lobo_offroad
13/02/2011, 08:51
Nesse fim de semana tombei com a viatura lá em Tomascar. foi uma grande braçada mesmo... :parede:....mas acontece quem nunca tombou que atire a primeira pedra, hehehe.:odedo:
Mas então, depois de desvirar o carro, fiz uma verificação rápida pra ver se não tinha quebrado nada, nenhuma peça tinha saído do lugar, vazamentos de óleo... mas foi só uma verificação superficial.
Que tipo de inspeção eu tenho que fazer agora. Óleos, filtros, bicos? O que pode acontecer com o carro quando fica uns 30 minutos tombado de lado?
Percebi que em neutro, o carro está vibrando diferente.
Bem, pelo jeito já rodou o motor, então o básico já foi feito.
Pela vibração, verifique os coxins de fixação do motor, e troque o óleo de motor.
E cuidado para não tombar novamente!!!:twisted:
lobo_offroad
13/02/2011, 09:11
Não podia ligar o carro não? Verifiquei o óleo do motor e vi que não tava contaminado de água. O protetor da hélice soltou e deu uma lascada nela... a hélice deve ter desbalanceado, pois está vibrando muito também.
Hummmm...
Não havia citado sobre a hélice.
Pronto!
Troque-a o mais rápido possível!!!!
Porque?
Precisa ver o estrago que uma pá dessas faz ao sair pelo capô!:putz:
Experiência própria!
Antes da partida, deveria ter retirado os bicos, para evitar um possível calço hidráulico.
Mais já se sabe qual o motivo da vibração, pois ali, por menor que seja o lascado, já vibra.
lobo_offroad
13/02/2011, 09:42
Valeu Kim.
Vou procurar não tombar mais, heheh. Dá o maior preju... quebrou snorkel, capota, paralamas, retrovisor, dois vidross... a hélice... putz
Opa Lobo!
Tombar faz parte!!!:mrgreen::mrgreen:
Não tem jeito, mais acontecendo, tomar as providencias necessárias, para não ter maiores dores de cabeça.
Abraços.
Kim.
Tio Eddie
13/02/2011, 12:41
Só tomba quem anda e rôia de vez enquando!
Agora, CADÊ AS FOTOS??????????????????
[]s
Opa Tio!!!!
Muito bem lembrado!!
A imagem vale mais do que mil palavras.
Manda fotinhas!!!!!:mrgreen:
lobo_offroad
13/02/2011, 14:32
Nem tirei foto... tava com a dona Maria, meu sogro e minha sogra no carro. Imagina a confusão que não foi.... Vai o Relato:
O Causo foi o seguinte. Fui levá-los para ver o pessoal decolando de parapente nesse lugar. Aproveitei para tentar conhecer uma cacchoeira que tem lá perto. O foda é que a estrada é meio ruim. só passa 4x4 mesmo.
Infelizmente, eles não estavam com esse espírito. Quando apareceu o primeiro obstáculo a gritaria: Não vai dar!!! Vamos morrer!! Não faz isso!!!. Putz... era uma subidinha estreita com uma valinha no meio... coisa merda mesmo... fico envergonhado de contar isso... Para que eles se aacalmassem, resolvi dar ré e ir embora. Nesse momento, como era muito estreito, uma das rodas traseiras começou a subir na parede do barranco. o jipe deu um inclinadinha, mas era só voltar pra frente a acertar o jogo... Putz... O véio deu um grito:PÁRAAAAAAAA!!!!! aí foi essteria generalizada.... Minha mulher gritando: Volta!!!, a sogra : Vai Embora!!!. Me atordoaram tanto que ao invés de ir pra frente, acelerei com a ré engatada.... Putz... O carro foi tombando devagarinho.
Mesmo eu avisando o tempo todo pro pessoal botar o cinto, meu sogro tava sem (colocou o cinto só por cima da barriga e não afivelou). Ele voou lá de cima em cima da véia!!! Aí véia começou a gritar: Vai explodir! Vai explodir!. E eu de cabeça pra baixo puto da vida me arrrependendo do momento que eu tive a idéia de fazer uma passeio diferente. Infelizmente, jipe é pra quem tem lama na veia...quem não tem o espírito, reclama até de quebra mola....
Pois então... com o carrro virado, comecei a tirar todo mundo lá de dentro. Ninguem se feriu. Saí, puxei minha mulher, depois o sogro e a sogra. aí começou a nova etapa... entrei pra pegar o material pra desvirar o carro.
Putz... Aí a sogra: pega minha sandalinha rosa... pega meu boné azul, pega meu sundown. Esse não, o que bronzeia junto. pega minha cerveja....putz...
Pedi pro meu sogro segurar a porta pra eu sair... só pedi isso... o véio largou a porta na horaa que eu tava levantando... putz... porradão na cabeça... ai minhaa mulher foi me ajudar... abriu a porta, não aguentou o peso e putz... porradão na cabeça de novo e ainda prendeu o dedo delaa na porta... A situação tava se agravando... eu tinha que sair o mais rápido possível dalí.
Localizei um a árvore, coloquei uma patesca usei o guincho num ponto de ancoragem que tem em baixo do meu carro. À medida que ia puxando com o guincho, , ia empurrando o carro e em menos de 30 min já tava tudo de cabeça pra cima de novo. Fiz tudo sozinho: operava o guincho, empurrava o carro... Os experts em resgate que tavam comigo só faziam dar pitacos do tipo: Pega um tronco e faz uma alavanca. Putz....
Depois que desvirei o carro que lembrei da foto.... se arrependimento matasse... Minha vontade foi de tombar de novo só pra poder tirar uma foto, hahahaha.
Mas é isso... A prtir de hoje o meu carro, Zequinha só profissional, hehehehe.
Sei como é!!!!
Sua cabeça doia, não pelas portadas!!!!
ROBSON P CASTILHO
13/02/2011, 15:15
Tua sorte é que não tinha um cúnhado junto senão se tava fudido!!!!
Augusto Braga
13/02/2011, 15:21
Fala Lobo ,
Deve ter sido praga do Lobo do Taz na mão . Ainda bem que ninguem se machucou .
O pessoal esta fazendo Tomascar hoje .
Vc aprendeu a fazer relato com o Renatâo ? Quase mijei de tanto rir.
Abrs
lobo_offroad
13/02/2011, 15:31
Augosto, minha idéia era justamente ver como estava a trilha pra avisar ao pessoal que ia hj. Inclusive tem um local em que um cano aflorou e colocaram umas pedras bem grandes para que não se possa passar por cima. não sei como o pessoal vai se virar ali...
O Lobo ralado tá querendo a patente do apelido, hehehe.
Podemos então diferenciar a matilha como LOBO RALADO (ele) e LOBO VIRADO (eu)... se bem que esse "virado" pode dar margem para interpretações errôneas...putz... só me fodo....é melhor deixar do jeito que tá, hahahaha
Augusto Braga
13/02/2011, 16:05
Lobo,
Acabei de falar com o Orlando , abortaram a primeiro trecho , já tão voltando .
Acharam uma cueca com marca de freada de bicicleta, deve ter sido a tua quando virou o Bugão .
Abrs
Tio Eddie
13/02/2011, 16:20
Lobo, o relato foi espetacular !!!
Vários "motoristas" dá nisso mesmo!
Espero que todos bem e que os conselhos familiares tenham cessado!
[]s
Carlos Monaco
13/02/2011, 16:37
Fala Lobo ,
Vc aprendeu a fazer relato com o Renatâo ? Quase mijei de tanto rir.
Abrs
X2.......
Quase me mijei aqui tb de tanto rir........
lobo_offroad
13/02/2011, 16:41
Lobo,
Acabei de falar com o Orlando , abortaram a primeiro trecho , já tão voltando .
Acharam uma cueca com marca de freada de bicicleta, deve ter sido a tua quando virou o Bugão .
Abrs
A cueca era do sogro que se borrou todo quando voou em cima da véia, hehehe. O vidro ficou por lá tá com um adesivo do rally da meia noite do ano passado.
Voltando á manutenção pós cambalhota, A bateria que uso é uma power stroke sem manutenção. Reparei que ela tem um dreno. nunca tinha visto isso antes. pra que serve? Será que saiu o líquido da bateria? que faço nesse caso? o guincho funcionou muito bem, inclusive com o carro desligado... não senti perda na bateria...
Augusto Braga
13/02/2011, 17:04
Daniel,
O pior teria sido a passagem do oleo lubrificante pelos anéis e causado calço hidraulico , o resto é só perfumaria e aguentar a zoação ( quando o povo da Jipenet Rj souber, VC vai ficar mais ardido que o Lobo Taz ).
O ideal nestes casos é aguardar um tempo depois de desvirado para ligar o motor, melhor ainda é aguardar e rodar manualmente para ter certeza que o motor ta livre .
Abrs
M-Beltrame
13/02/2011, 17:05
Iai lobo :concordo:
Ainda bem q ninguém se machucou em:concordo::concordo: já q vc ñ tirou fotos na hora tira umas agora pra gente ver:concordo:
T+:concordo:
lobo_offroad
13/02/2011, 17:11
Iai lobo :concordo:
Ainda bem q ninguém se machucou em:concordo::concordo: já q vc ñ tirou fotos na hora tira umas agora pra gente ver:concordo:
Vou tirar umas fotos das avarias então. mais tarde posto.
Nem tirei foto... tava com a dona Maria, meu sogro e minha sogra no carro. Imagina a confusão que não foi.... Vai o Relato:
O Causo foi o seguinte. Fui levá-los para ver o pessoal decolando de parapente nesse lugar. Aproveitei para tentar conhecer uma cacchoeira que tem lá perto. O foda é que a estrada é meio ruim. só passa 4x4 mesmo.
Infelizmente, eles não estavam com esse espírito. Quando apareceu o primeiro obstáculo a gritaria: Não vai dar!!! Vamos morrer!! Não faz isso!!!. Putz... era uma subidinha estreita com uma valinha no meio... coisa merda mesmo... fico envergonhado de contar isso... Para que eles se aacalmassem, resolvi dar ré e ir embora. Nesse momento, como era muito estreito, uma das rodas traseiras começou a subir na parede do barranco. o jipe deu um inclinadinha, mas era só voltar pra frente a acertar o jogo... Putz... O véio deu um grito:PÁRAAAAAAAA!!!!! aí foi essteria generalizada.... Minha mulher gritando: Volta!!!, a sogra : Vai Embora!!!. Me atordoaram tanto que ao invés de ir pra frente, acelerei com a ré engatada.... Putz... O carro foi tombando devagarinho.
Mesmo eu avisando o tempo todo pro pessoal botar o cinto, meu sogro tava sem (colocou o cinto só por cima da barriga e não afivelou). Ele voou lá de cima em cima da véia!!! Aí véia começou a gritar: Vai explodir! Vai explodir!. E eu de cabeça pra baixo puto da vida me arrrependendo do momento que eu tive a idéia de fazer uma passeio diferente. Infelizmente, jipe é pra quem tem lama na veia...quem não tem o espírito, reclama até de quebra mola....
Pois então... com o carrro virado, comecei a tirar todo mundo lá de dentro. Ninguem se feriu. Saí, puxei minha mulher, depois o sogro e a sogra. aí começou a nova etapa... entrei pra pegar o material pra desvirar o carro.
Putz... Aí a sogra: pega minha sandalinha rosa... pega meu boné azul, pega meu sundown. Esse não, o que bronzeia junto. pega minha cerveja....putz...
Pedi pro meu sogro segurar a porta pra eu sair... só pedi isso... o véio largou a porta na horaa que eu tava levantando... putz... porradão na cabeça... ai minhaa mulher foi me ajudar... abriu a porta, não aguentou o peso e putz... porradão na cabeça de novo e ainda prendeu o dedo delaa na porta... A situação tava se agravando... eu tinha que sair o mais rápido possível dalí.
Localizei um a árvore, coloquei uma patesca usei o guincho num ponto de ancoragem que tem em baixo do meu carro. À medida que ia puxando com o guincho, , ia empurrando o carro e em menos de 30 min já tava tudo de cabeça pra cima de novo. Fiz tudo sozinho: operava o guincho, empurrava o carro... Os experts em resgate que tavam comigo só faziam dar pitacos do tipo: Pega um tronco e faz uma alavanca. Putz....
Depois que desvirei o carro que lembrei da foto.... se arrependimento matasse... Minha vontade foi de tombar de novo só pra poder tirar uma foto, hahahaha.
Putz!!!
o bom de tudo isso é que vais ter história pra contar pros netos, hehe. Agora uma coisa é certa: tem gente que não pode (e nem deve) colocar seus pés limpinhos em um jipe embarrado. Jipe é coisa pra quem tem espírito preparado e conhece, entre outras, o significado da palavra solidariedade, tem gente que só pode rodar pelo asfalto e de ônibus, aí qualquer problema é só culpar o motorista.
Abç e Boa Sorte!
Pelo seu relato o mesmo aconteceu comigo, a sorte é que o carro inclinou e estava com um amigo que pesa um 120 quilos e ele ficou fazendo contra peso até eu conseguir sair da situação.
No meu caso seria perda total já que defender não é chegado a tombamento.
[]
Rogério Pereira Fonseca
13/02/2011, 19:31
Boa sorte, não desanimes!! Esses episódios fazem parte da aventura!!!
Um abraço,
Rogério
moraespedro
13/02/2011, 20:11
Lobo "Virado", seu relato foi muito bom mesmo... e sorte que nada aconteceu, principalmente com sogro sem cinto e com quem estava perto dele...
Agora, falta dos outros foristas, as medidas melhores para se tomar após a "virada"...
Abração e boa sorte no conserto da viatura!!
Putz, e ainda assim ta tudo bem com a sogra???? :parede:
Você sim é um cara azarado!!! :mrgreen:
Abs...
lobo_offroad
13/02/2011, 21:21
Lobo "Virado", seu relato foi muito bom mesmo... e sorte que nada aconteceu, principalmente com sogro sem cinto e com quem estava perto dele...
Agora, falta dos outros foristas, as medidas melhores para se tomar após a "virada"...
Abração e boa sorte no conserto da viatura!!
Sim. foi falado sobre o óleo que vaza para dentro dos cilindros. Teria que retirar os bicos para evitar o calço hidráulico. Podíamos refinar mais essa explicação...
Como tirar os bicos e o que fazer depois de tirá-los. percebi que vazou óleo do motor, mas não identifiquei por onde...
ig_carneiro
13/02/2011, 21:33
as vezes entra oleo no mangote do intercooler, ele sai pela turbina.
paulobarbosa
13/02/2011, 21:35
Parabens pelo relato. rs rs
Eu tb vi o mundo de lado no passeio do Hallowjeep do ano passado.
Tô com pena de vc. Pois essa história será contada diversas vezes nas reuniões de familia. "Como vc tentou matar a familia toda de uma vez. Que a culpa era toda sua, pois eles sabiam que não dava....etc etc etc..."
Para variar tb estava com um pessoal não acostumado no carro. Enteado de 17 anos e mais 3 amigos.
É uma sensação muito estranha sentir o caro virando em camara lenta e vc nao poder fazer nada. Mas no meu caso, foi zero de prejuizo. A camper só arranhou um pouco a porta. É que estava chovendo, e a lama protegeu o carro.
PB
lobo_offroad
13/02/2011, 22:13
as vezes entra oleo no mangote do intercooler, ele sai pela turbina.
Pode ter sido isso mesmo.
Mas me pareceu que saiu óleo pela rachadura do snorkel. Vou verificar o filtro de ar.
Marcelo-HPE
14/02/2011, 09:55
Ontem fui para praia de Grussai em Campos com a esposa e a sogra foi junto .
derrepente ví um bugre atolado na areia fofa e fui puxar , quanto a picape tracionou jogou muita areia para cima e a sogra com vidro da janela aberto, tomou um banho de areia . hehehe .
Felipe Glod
14/02/2011, 11:12
Nem se vc for a ultima opção para os coroas eles nao vao querer entrar dentro do troller novamente rsrsr... se livrou de umas ...
lobo_offroad
14/02/2011, 11:44
Que nada... O sogrão já veio com idéia de levar capacete na próxima...próxima??? Que próxima??? Só me fodo....
Tio Eddie
14/02/2011, 13:33
Que nada... O sogrão já veio com idéia de levar capacete na próxima...próxima??? Que próxima??? Só me fodo....
Lobo
Desse jeito vai ser preciso uma gayola e algo mais radical, como uma volta completa.....:twisted::twisted::twisted:
Pergunta se o Sogrão vai ajudar com algumas latinhas (nem que seja de cerveja) para as próximas emoções....rsrsr
Lobo Virado!
Pediu para refinar as explicações.
Então vamos lá!
Após desvirar o veículo, deixa-lo repousar por aproximadamente 30 min, que serve para os óleos escorrerem das paredes e decantarem no seu devido lugar, onde poderá aparecer água no óleo do motor ou vazamentos de óleo ou água.
Para ver se tem água no óleo, retire a vareta, limpe-a, e messa novamente, se houver água, sairá gotículas junto com o óleo, pois a mesma ficará suspensa no óleo, mesmo sendo mais pesada, mais a quantia é menor.
Retire a ligação de mangueira/tubo que sai da turbina, na turbina, para observar a presença de óleo; Mais não monte após a observação, só monte após ligar o motor, faça a verificação se não está saindo óleo, mais se tem óleo, pode ser o que já está lá, então, tem que funcionar acelerar um pouco (não é pé na lata), deixar funcionar por uns 30 min na lenta.
Para saber se há óleo nos cilindros, retire os bicos, todos, coloque-os num ligar seguro e limpo, pois os mesmos detestam gãos de solo em seu interior.
Sem os bicos, de partidas curtas no motor, para que limpe as câmaras de combustão, caso tenha líquido em seu interior.
Viu que está tudo bem, sem sair jatos de qualquer espécie pelo buraco do bico, monte tudo novamente.
De partida, faça a observação supra citada da turbina.
Bem, montou tudo, tá quase indo pra casa, mais faltou um item!!!
Deixei-o por último, pois tem que funcionar o motor para saber se tem problema.
O fluído do radiador.
Verifique se nào há óleo.
Não, pode ir!
Tem, vá, mais fique de olho na temperatura, pois pode haver algum problema com a junta ou coisa parecida.
O roteiro é esse, no cambio e diferenciais, só olhar se não vazou mesmo!
Abraços.
Kim.
lobo_offroad
14/02/2011, 21:10
Show, Kim.
Já coloquei no meu manual de primeiros socorros em trilhas.
Só não fiz o lance dos bicos...
Carlos Monaco
14/02/2011, 22:18
Show, Kim.
Já coloquei no meu manual de primeiros socorros em trilhas.
Só não fiz o lance dos bicos...
e a foto dos estragos??????:twisted:
lobo_offroad
14/02/2011, 22:36
quer rir da desgraça dos outros, né! hahahaha
Hoje não deu. amanhã eu tiro as fotos sem falta
lobo_offroad
15/02/2011, 17:15
Não foram muito sérias... primeira parte
lobo_offroad
15/02/2011, 17:21
segunda parte
lobo_offroad
15/02/2011, 17:36
Terceira parte
M-Beltrame
15/02/2011, 17:36
Caramba Lobo zuo bem em:parede::parede::shock:
Eu queria ver as fotos ñ para dar risada da desgraça aleia mais sim para quanto for brinca saber uq pode acontece e fica mais na minha :mrgreen::mrgreen::mrgreen::mrgreen::mrgreen:
Kim isso sim q é uma aula :concordo::concordo: mas uque vc disse vale para todos motores (gasolina álcool )ou so pros diesel?
lobo_offroad
15/02/2011, 17:42
Beltrame,
Viu as fotos? acabei de postar. Não foi nada muito sério.. o que mais vai doer no bolso vai ser a hélice... 800 pratas.. putz... to vendo se acho alguma em ferro velho.
Os vidros tão no seguro.
O snorkel acho que é facil reparar.
A fibra eu faço mais tarde quando for pintar o carro... Meu T4 já tá cheio de cicatriz de combate.
M-Beltrame
15/02/2011, 18:32
Lobo eu vi as fotos sim:concordo::concordo:
Se o seguro vai cobrir algumas coisa ja é melhor :concordo:
E nem me fala de cicatriz pq o meu q case nunca vai a luta já tem algumas:parede::mrgreen::mrgreen:
M-Beltrame e demais!
Desculpe minha displicência.
Esse procedimento, pode ser padrão para todos os motores, mais lembrando que no gasola/entanol, retiram-se as velas.
O restante, procede da mesma forma!
Lobo Virado!
O estrago está fácil de arrumar!
Desanima não!
Abraços.
Kim.
ps.: tinha que ter a foto do pessoal no momento!!!:mrgreen:
Para consolar o Lobão aí: Olha esse vídeo: Eu não arrisco nem subir calçada mais com a minha Pajero (igualzinha a do vídeo). Hehe
OBS: Assiste até o final pra refletir bem sobre o estrago!
http://www.youtube.com/watch?v=_YQlXwJ7mr4
Thunder_ot
15/02/2011, 20:57
Cara, NBTMQSF... o sujeito encara uma subida de uns 45 graus entrando de lado e ainda fica espantado quando o carro capota.
Outra coisa, a pajero ficou parecendo uma lata de sardinha... o bugão aguenta muito mais porrada, seja pela carroceria de fibra, seja pelo santo antonio.
Abraços.
moraespedro
16/02/2011, 15:09
Esse video mostra o que acontece quando alguém que nem tem idéia do que está fazendo resolve brincar com seu 4x4...
Brincadeira cara e perigosa...
Mas que não sobrou pejero não sobrou... Até lembra das defender... que ficam compactas...
Abraços...
tu me mandou mensagem rpa ir nessa parada aih n'e, so vi na segunda dia 14 quando desembarquei cara,
poderia ter virado dois troller,,rsrsrs
ta por saquarema ainda??
vou tar em casa depois de terca, se tiver por la liga pra gente ir la denovo ,, ahahahah
LUIS FERNANDO LANA
19/02/2011, 23:23
Diretor muito bom o seu relato e o mais importante que é oque procuramos aqui é essa experiencia real, ainda bem que nao aconteceu nada com ninguem somente cicatrizez na viatura pois todas que realmente fazem trilha tem, por outro lado a minha sogra uma vez eu levei na trilha e por mais incrivel que parece a veia era que dava corda e gritava para que eu arrochasse a viatura enquanto a minha noiva gritava atraz, vai tombar kkkkkk foi muito engraçado. Mais eu tmb me perco todo se tem alguem do meu lado enchendo a paciencia isso e f@d# mais valeu muito a expencia passada por vc e por outros que sabem mais.
Mauriciolindoia
19/02/2011, 23:53
Em novembro dei uma tombadinha de leve no meu !
Coisa simples, O errado foi eu levar na Troller em Campinas. Deu entrada dia 30/11, foi prometido para 30/01 por causa dos feriados, e segundo a ultima discussão, só sai 18/03. Tenho seguro, deram um absurdo orçamento de 23k, e não trocaram nada, só arrumaram (disseram que iam trocar).:parede:
Mauriciolindoia
20/02/2011, 00:01
Fotos do Bugão:putz::putz:
Olha o que eu fiz com minha ex japa , quando inventei de participar de uma prova de indoor!
Lobo,
Cara , dei mta risada qdo li vc contando o caso !! parecia uma comédia !! fiquei só imaginando o sogro e a sogra desesperados e gritando na orelha !!
Desculpa se to dando risada duma coisa tragica ! apesar que (ainda bem) nao machucou ninguem , então acho que nao tem problema ! , mas vc contando o caso ficou mto comico !
Agora se liguem que o elvis ae tem experiencia com capotada em ! só ver as fotos dele ! rs rs ..
Abs galera !
lobo_offroad
20/02/2011, 23:04
Já troquei os vidros pelo seguro na auto glass em são cristóvão.
O snorkel estou reparando na auto fibra pertinho da auto glass.
as trincas na fibra vou deixar pra depois...o carro é tão brabo que estou na esperança delas regenerarem sozinhas, hahahah.
Troquei a hélice que partiu.
Também dei um grau no cabo de aço do guincho.
vi que todos os suspiros estavam ruins ejá troquei 4. vou abrir outro tópico a respeito.
lobo_offroad
20/02/2011, 23:11
tu me mandou mensagem rpa ir nessa parada aih n'e, so vi na segunda dia 14 quando desembarquei cara,
poderia ter virado dois troller,,rsrsrs
ta por saquarema ainda??
vou tar em casa depois de terca, se tiver por la liga pra gente ir la denovo ,, ahahahah
Fala túlio. Estava aí desde sexta. Imaginei que tú tivesse embarcado.
Devo voltar depois do carnaval. Nos falamos. Abraço
fernando pelegrini
24/02/2011, 16:43
Mauricio, seu jipe foi pintado na trilha cps?
kkkkkkk - cara tô rindo até agora!! nunca tombei, mas passei por episódio semelhante com a dona encrenca.
dica - se os passageiros não estiverem de acordo ou no espírito, vá embora, desencana!
abração
Caio carlucci