Conectar

Ver Versão Completa : Gaiola de Proteção para Samurai

zecabaeta
02/05/2005, 12:28
Salve,

Galera, estou precisando fazer uma gaiola de proteção para o meu Samurai (teto rígido) e o engenheiro que vai montá-la pra mim, pediu algum esquema, fotos, medidas qualquer coisa que possa nortear a confecção da estrutura.

Se alguém puder ajudar.............. HELP

Abraços a Todos

samukanvas
02/05/2005, 12:44
O meu á canvas, mas tem gaiola e painel integrados, serve?

Larus
02/05/2005, 12:44
http://www.puresuzuki.com/Samurai-Cagefs.jpg

que tal essa???

Larus
02/05/2005, 12:45
ou mostra ai a tua "samukanvas"

com o painel integrado :D

zecabaeta
02/05/2005, 12:55
opaaaaaaaaa,

Valeu, já é o começo de tudo hehehe. Na verdade essa é a estrutura "principal", já dá para mostrar pro cara.......

Obrigado Larus

Abraços

billj
02/05/2005, 13:23
http://www.rock4xfabrication.com/cages.htm

edvaldo
02/05/2005, 13:32
zeca, meu carro ainda esta na casa do bil, e aquele gringo mora no interior, ainda nã odeu pra enviar as fotos, mas vou pedir pro bill tirar umas fotos e te mandar.

bill, tá esperto ai? pode fazer esse favor pro teu amigo?

billj
02/05/2005, 13:40
Tirar fotos daquele treco?!? Arrisco pegar tétano só chegando perto.......... :shock: :mrgreen:

Sim, posso fazer. Mas só vou poder no findi, já está escuro quando chegar em casa depois do trampo......

Abraços,

edvaldo
02/05/2005, 13:45
ok, obrigado bil. e veja se nã ofique ali compiando nada do meu carro heim!

viu ai zeca! no findi já vai ter umas boas fotos pra começar, ok.

Beto Lacerda
02/05/2005, 14:01
Zeca essa é p/ wrangler , http://www.spydercustoms.com/tjparts/cage_kit/ olha lá nos links "cges" a "full cage" eu acho bem bacana
[]'s

zecabaeta
02/05/2005, 15:23

Cara a essa altura do campeonato serve de tudo hehehe

eu tenho menos de 1 mês pra fazer isso, to querendo todo tipo de idéia, não sei se tiro o painel ou não. Segundo todas as gaiolas que vi, eu teria de arrancar o dito cujo fora.

Valeu e Abraços

billj
02/05/2005, 15:30
Zeca,

No Samuca feixe, dá para deixar o painel no lugar, fazendo uns furos com serra-copo na parte superior. Daí, os tubos passam por dentro. Mas o cara que faz tem que ter talento, não é para qualquer um..........

OBS: No helicoidal não dá para fazer isso, devido à construção do painel.......

Abraços,

zecabaeta
02/05/2005, 15:35
A impressão que me dá é de que nem com furos no painel eu conseguiria, pois o tubo passaria metade depois do fim do painel e metade ainda no painel, ou seja seria uma espécie de semi-círculo no fim do painel..........

Deu pra entender???????????

Abraços

regis
02/05/2005, 18:14
Zeca,

Dá uma olhada no Anexo J da FIA que tem uma porrada de esquemas lá.

www.fia.com

Abraços

Beto
02/05/2005, 18:22
O meu é teto rigido e não cortou o painel, tá no mecanico e acho que sai até o fds, se não conseguir nada até lá tiro umas fotos e te mando, acho que o bill conhece a gaiola, era do Ovelha, parece que comprou do marques.
Ela é com parafusos e dá pra tirar fora. Parece bem reforçada.

Flavio Miranda
02/05/2005, 18:26
Zeca,

Fala com o Rodrigo Portugal ... www.rc4x4.com.br

Ele faz uma para o Canvas contornando a frente do painel com os tubos.
O Hélio que participou com vcs no Trial tem uma instalada...

[ ] s

Helio Oliveira
02/05/2005, 18:38
Zeca,

Nestas fotos dão pra ver um pouco ...

Os tubos dão a volta no painel

Como vc não vai voltar com este carro pra rua, Eu tiraria o painel já é um 5 kilos a menos :mrgreen:

http://www.ubroc.com.br/~galeria/fotos//domingo/166_ubroc_01_2005.jpg
http://www.ubroc.com.br/~galeria/fotos//domingo/167_ubroc_01_2005.jpg
http://www.ubroc.com.br/~galeria/fotos//domingo/165_ubroc_01_2005.jpg
http://www.ubroc.com.br/~galeria/fotos//domingo/236_ubroc_01_2005.jpg

Flavio Miranda
02/05/2005, 18:43
Zeca,

Outra opção, porém mais cara :
http://www.atlantida4x4.com.br/samurai.htm

Tem esse aí no RJ ..... http://www.caminhodaspedras4x4.com.br/Prod/acessorios/willys/a3.html

[ ]s

Beto Lacerda
02/05/2005, 18:48
como asim o Rodrigo fez uma gaiola onde o arco A faz uma curva para desviar do painel é isso ??? na ultima foto eu to vendo um S ,isso não acaba com a resistencia do arco ???, tipo se colocar peso em cima da gaiola esse "S" num vai "fechar " (to usando o mesmo racicinio que barras de direção em S é gambi e da merda ) ???? e na traseira num sei não mas acho que ta faltando triangulização ai ...
Régis vc que é conhecedô de gaiola me ajuda ae , tem zica ali ou é só impressão minha ???
[]'s

regis
02/05/2005, 18:53
Helio,

Sinto muito te informar, mas vc tem uma "sport cage" e não uma "roll cage" :wink:

Realmente o "S" tende a dobrar .... agora, quanto de força precisa pra isso... só calculando.

Abraços

Helio Oliveira
02/05/2005, 19:06
Fazer o Q estes vendedores de COISA pra jipe são assim mesmo..... :mrgreen:

Me venderam gato por lebre :roll:

Pelo menos ou tubos não são de escapamento :mrgreen: :mrgreen:

E não pretendo testar a resitencia não :twisted:

Qdo eu for pra super eu mando fazer outra..... :wink:

Flavio Miranda
02/05/2005, 19:10
Régis,

Claro que teríamos de calcular, mas e se as laterais da gaiola que ficam na parte frontal, entre as portas e o painel, fossem feitas de CHAPA DE AÇO de uns 4 ou 6mm e dobradas em "C" ?
Aí, fixamos a parte de baixo da perna do C no assoalho com 4 parafusos e a parte de cima do C, seria a base para soldar ou fixar a moldura tubular para o para-brisa....
Com a dobra, aumentamos a resistência e "amarramos" a peça com a moldura tubular do para-brisa.

Deu prá entender o esquema ? Algo assim (lado esquerdo)...

--|-|--
|
|
|
|
|
---|--|---

[ ] 's

Beto Lacerda
02/05/2005, 19:14
Sinto muito te informar, mas vc tem uma "sport cage" e não uma "roll cage" :wink:
engraçado foi esses nomes que me lembrei qdo vi a gaiola pq sera né ... :lol:
valeu Régis , se hj conheço um pouquinho de gaiola foi te azucrinando que aprendi :lol: :lol:
[]'s

Helio Oliveira
02/05/2005, 19:29
Régis,

Claro que teríamos de calcular, mas e se as laterais da gaiola que ficam na parte frontal, entre as portas e o painel, fossem feitas de CHAPA DE AÇO de uns 4 ou 6mm e dobradas em "C" ?
Aí, fixamos a parte de baixo da perna do C no assoalho com 4 parafusos e a parte de cima do C, seria a base para soldar ou fixar a moldura tubular para o para-brisa....
Com a dobra, aumentamos a resistência e "amarramos" a peça com a moldura tubular do para-brisa.

--|-|--
|
|
|
|
|
---|--|---

[ ] 's

Para Flavio..... Tudo isso ai é GAMBI

Pro meu uso a Gaiola a "sport cage" tá BOA

A proxima vai ser igual a do Régis sem painel ou a propria.........

Como ele não vai conseguir vender vai me fazer um donativo antes que o Bill http://www.websmileys.com/sm/violent/sterb032.gif :mrgreen:

Flavio Miranda
02/05/2005, 19:35
Helio,

estou pensando na minha necessidade e dos outros samuqueiros que não participam do Trial....

vou desenvolver o projeto e um dia posto aqui...

[ ]s

Jeanilson
02/05/2005, 20:54
Zeca,

No Samuca feixe, dá para deixar o painel no lugar, fazendo uns furos com serra-copo na parte superior. Daí, os tubos passam por dentro. Mas o cara que faz tem que ter talento, não é para qualquer um..........

OBS: No helicoidal não dá para fazer isso, devido à construção do painel.......

Abraços,

Bill,

Por que não dá para fazer isso no Helicoidal (os dois tubos verticais da gaiola passando por dentro do painel)? já desmontei o painel do meu e achei que tinha bastante espaço para isso.

[]'s curiosos...

billj
02/05/2005, 21:53
Falta de espaço mesmo.........

samukanvas
02/05/2005, 22:21

eu tenho menos de 1 mês pra fazer isso, to querendo todo tipo de idéia, não sei se tiro o painel ou não. Segundo todas as gaiolas que vi, eu teria de arrancar o dito cujo fora.

Valeu e Abraços

Zeca,

A gaiola que o pessoal está te recomendando é o tipo que ajuda a enrijecer o chassis e se torna parte estrutural do carro. A minha Faz um pouco esse serviço, mas foi feita mais pra capotamento.... me falaram que é homologada cba...

regis
03/05/2005, 07:40
Régis,

--|-|--
|
|
|
|
|
---|--|---

[ ] 's

Flávio,

Sinceramente não entendi porcaria nenhuma dessa gambi que vc tá querendo fazer...

também não dei :lol:

Vc dá pra desenhar? :lol: :lol: :lol:

zecabaeta
03/05/2005, 10:20
Valeu pela ajuda aí galera,

essa semana eu vou estar com a pessoa que vai montar a gaiola e vou levar todas as fotos e esquemas pra decidirmos o que fazer.

Alguém aí percebeu que na gaiola feita no site www.atlantida4x4.com.br o painel está no lugar e não está cortado................COMO ISSO É POSSÍVEL?????????? hehehe

Samukanvas, valeu pelas fotos do seu carro, a gaiola está bem legal. Não seria melhor fazer o dechamento em "X" em cima da sua cabeça ao invés das barras paralelas?

Abraços a Todos,

samukanvas
03/05/2005, 10:33
Zeca,

Como ajuda estrutural e segurança, já estou melhor que o original :wink: Não sei se preciso de uma coisa mais profissional, minhas idéias de competir no trial já passaram.... 8)

zecabaeta
03/05/2005, 10:37
Perfeito hehehe, mas ela está bem legal mesmo...

Abração

Beto Lacerda
03/05/2005, 11:21
Zeca a do Marques tb faz a façanha de não cortar nem desviar do painel pede umas fotos p/ ele
[]'s

zecabaeta
03/05/2005, 12:50
Caramba, como isso é possível?

não tem espaço, a não ser que eu use, assim como o Bill Fala, Cano dágua e dos finos pra fazer a gaiola. No MEU carro não tem espaço.....

MARQUES, HELP

Abraços

Beto Lacerda
03/05/2005, 13:44
mas zeca que mal pergunte painel p/ que no seu carro ???
[]'s

zecabaeta
03/05/2005, 15:01
Beto, e porque não?

[]'s

Flavio Miranda
03/05/2005, 17:51
Zeca e All,

A expessura de cano normalmente utilizada para construção das gaiolas CABE entre a porta e o painel do Samurai 95(os demais eu não sei...). Sem forração é claro.... A proposta da Atlantida é exatamente esta...
E se precisar de uma pequena amassada, não vai tirar a resistencia do material a ponto de comprometer a eficiencia.
É questão de jeito...

Regis,

Te explico melhor no Ibira se desejar entender a proposta...

Por hora, sabe aquele vão que tem entre a porta e o painel ?
Tente imaginar uma peça de uns 10 cm de largura, por 6 mm de expessura e da altura do assoalho até a parte de cima do painel, acompanhando a parte frontal da porta, em frente ao alto-falante. As extremidades desta peça seriam dobradas para dentro, formando um "[".
Na extremidade inferior, vão 4 parafusos presos no assoalho e na superior ou solda o quadro tubular que seria feito para o para-brisa ou faz uma sapata no tubo e fixa com parafusos.

[ ] s

Jeanilson
03/05/2005, 18:28

Valeu e Abraços

Zeca,

A gaiola que o pessoal está te recomendando é o tipo que ajuda a enrijecer o chassis e se torna parte estrutural do carro. A minha Faz um pouco esse serviço, mas foi feita mais pra capotamento.... me falaram que é homologada cba...

Samukanvas,

Gostei da idéia do painel integrado na gaiola, mas me tira uma dúvida: Você ainda tem o ar condicionado instalado na viatura? é porque não vi nenhuma saída de ar no painel mas o evaporador continua lá embaixo...

[]'s

regis
04/05/2005, 07:53
Zeca e All,

A expessura de cano normalmente utilizada para construção das gaiolas CABE entre a porta e o painel do Samurai 95(os demais eu não sei...). Sem forração é claro.... A proposta da Atlantida é exatamente esta...
E se precisar de uma pequena amassada, não vai tirar a resistencia do material a ponto de comprometer a eficiencia.
É questão de jeito...

Flávio, se for para uma Sport Cage, ok, para uma Roll cage.... não. Aconselho novamente a todos daqui uma leitura no Anexo J, Artigo 253 e 283 da FIA. Eu ja postei ele no fórum.

Regis,

Te explico melhor no Ibira se desejar entender a proposta...

Por hora, sabe aquele vão que tem entre a porta e o painel ?
Tente imaginar uma peça de uns 10 cm de largura, por 6 mm de expessura e da altura do assoalho até a parte de cima do painel, acompanhando a parte frontal da porta, em frente ao alto-falante. As extremidades desta peça seriam dobradas para dentro, formando um "[".
Na extremidade inferior, vão 4 parafusos presos no assoalho e na superior ou solda o quadro tubular que seria feito para o para-brisa ou faz uma sapata no tubo e fixa com parafusos.

[ ] s

Agora entendi sua proposta, novamente aconselho a leitura do Anexo J.

Vc está pensando em Sport Cage, não em Roll Cage.

Se for pensar nesse conceito, então vc pode até prender direto no painel mesmo.

Abraços
[/quote]

Flavio Miranda
04/05/2005, 10:47
Regis,

Não vou prender no painel. Quando tiver o projeto pronto, posto no forum... Vc não está entendendo a proposta...

Se é uma sport ou roll, teriamos de testar comparando com as demais disponiveis no mercado.

Mas que o Samurai que tombou de frente não teria estragado tanto com qualquer uma das gaiolas, chegando a bater na cabeça do piloto... isso não teria.

[ ] s

regis
04/05/2005, 11:17
Flavio, eu entendi a proposta sim... vc que não entendeu o que eu quis dizer com a leitura do Anexo J :roll:

Vc está criando uma ligação de dois perfis diferentes em um ponto onde a ruptura é fácil. :idea:

Se o Samurai do Zeca tivesse uma gaiola da Keko o estrago também não seria o mesmo..... mas isso não quer dizer que ele tem uma gaiola segura :wink:

Abraços engaiolados :mrgreen:

samukanvas
04/05/2005, 11:39
Samukanvas,

Gostei da idéia do painel integrado na gaiola, mas me tira uma dúvida: Você ainda tem o ar condicionado instalado na viatura? é porque não vi nenhuma saída de ar no painel mas o evaporador continua lá embaixo...

[]'s

Opa, Tudo bem?

Tenho ar sim, precisa, né? Esse teto esquenta pacas!! As saídas de ar ainda não foram feitas, mas já estão sendo providenciadas :oops: . O ar gelado sai por de tras do painel, mas ainda assim refrigera o ambiente.

zecabaeta
20/05/2005, 12:30
All,

Valeu pela ajuda. Descrevendo o que está sendo feito no meu carro.

Estão sendo usados tubos de Aço Norma BS 1 1/2" x 3 mm. O desenho que está sendo feito acompanha toda a capota rígida do carro (inclusive porta malas), em cima da minha cabeça, a princípio não haverá "x" ou qualquer outra barra. Ela será composta principalmente pelos 3 arcos básicos e fixada no assoalho em 6 pontos (2 na frente, 2 no meio e 2 na traseira do carro). O arco "central" possuirá um "x" para enrigecer a estrutura. Devido á existência (temporária) de um teto rígido, fica complicado realizar as soldas, logo ela será "montável" e assim que possível fecho as outras triangulações. De qualquer forma, a resistência dela mais do que a necessária por enquanto.

Problemas:

1- o tubo veio com 1 1/2" de diâmetro interno, logo ele tem na verdade 1 3/4" de diâmetro externo o que me dificultou mais ainda a passagem do tubo pelo painel. A solução para não mexer no painel, foi amassar o tubo e formar uma elipse apenas na seção necessária. Isso torna a estrutura mais forte em uma direção de flexão e enfraquece na outra, porém na direção mais fraca, existe um tubo perpendicular (o que passa logo acima do painel) que será soldado ao início desta "seção amassada" melhorando o problema e me dando resistência mais do que suficiente para o meu uso.

2- Peso, esse não tem jeito, minha gaiola vai utilizar aproximadamente 30 m de tubo e cada vara de 6 m pesa 20Kg, logo serão 100 Kg só de Gaiola, DROGA.

Assim que der tiro umas fotos e posto aqui.

Abraços a Todos

Zeca Baêta

leovalle
20/05/2005, 13:26
mimimi em cima da minha cabeça, a princípio não haverá "x" ou qualquer outra barra. mimimimi

Hummmmmmm, pelo visto então vai continuar ostentando esse par de Ypsilons na cabeça !!!! :twisted:

[]'s

Flavio Miranda
20/05/2005, 14:23
Zeca,

Depois de pronta, além das fotos, se vc não se importar, eu gostaria de copiar o esquema.
O que pretendo fazer é basicamente isso !

Sugestão : atrás, para dar mais resistencia em tombamentos laterais e proteger o povo, solda umas barras laterais juntando o arco 2 ao arco 3, rente ao teto e um pouco acima das janelas... Ali não atrapalha nada e protege mais :wink:

[ ] 's protegidos.

zecabaeta
20/05/2005, 15:06
Fala Flávio,

Tranquilo, semana que vem ela deve estar pronta aí coloco as fotos, o arco 2 já será ligado ao arco 3atraves de barras junto ao teto apenas............. por enquando acho que isso já basta. No meu caso eu nem tenho que me preocupar com ocupantes no banco de trás, ela está lá mais para proteger a estrutura do carro mesmo.

ABS

Zeca

MARQUES
23/05/2005, 19:26
Zeca,

Não adianta usar um cano com diametro externo grosso, porém com parede fina.

Eu usei cano de 1 1/2" com parede grossa e passou ao lado do painel sem problema.

Da uma olhada na foto abaixo.

Flavio Miranda
23/05/2005, 19:38
Cabra Marques,

Manda o resto das fotos da parte traseira, do teto, do assoalho, laterais, perto do retrovisor... TUDO !!!

Vc que fez o desenho ou comprou pronta ?
Onde? Qto pagou ?

[ ] s ansiosos....

MARQUES
23/05/2005, 20:30
oi Flávio,
Na verdade eu disse pro cabra o que eu queria e ele fez pra mim , eu ia todo dia ver como estava e dava meus palpites ( usando o bom senso e pensando na minha segurança).
Inacreditavelmente eu não paguei nada , foi totalmente na camaradagem , mas ele prometeu que nunca mais faria uma coisa dessas pois demanda de tempo e muita paciência ( tira e põe dezenas de vezes).
eu procurei e não achei fotos da minha , mas aí vão algumas do samuca que vendí pro Ovelha e o Beto comprou . é mais ou menos parecida com a minha.
sds.

zecabaeta
25/05/2005, 15:45
Galera,

conforme prometido, aí vão as fotos de como está ficando a gaiola. Ela deve fiacr pronta hoje e após montada e pintada eu posto novas fotos............

Abraços

Zeca

leovalle
25/05/2005, 15:56
Zeca,

Tem um erro de projeto.

O pino de centro, onde vc se trava tá invertido (de cabeça pra baixo) :lol:

Tá ficando bão.

[]'s

zecabaeta
25/05/2005, 16:10
Zeca,

Tem um erro de projeto.

O pino de centro, onde vc se trava tá invertido (de cabeça pra baixo) :lol:

Tá ficando bão.

[]'s

Fala Leo, o pino não ta invertido não, ele é pra quando um mineiro quiser carona, poder ir na mala com segurança. Como não tenho Cinto na Mala, o passageiro se coloca de quatro e assim pode usar o pinooooooooooo (se quiser guardo a estréia pra vc hehehe).

Brincadeiras a parte..............ela ficou legal sim, apesar de ter uns 2 errinhos mas que não vão prejudicar a resistência dela para as nossas provas...........

O dia que tivermos um Rock Crawling daqueles mesmo, aí eu vejo. Provavelmente não corro, pois teria de ver a gaiola e ainda pior...............trocar de carro hehehe

ABS