Conectar

Ver Versão Completa : TR4: Problemas na transmissão?

edneicabofrio
11/02/2011, 16:34
Pessoal, acabei de adquirir uma TR4 2004, manual,com 80.000 km rodados. É o meu primeiro veiculo com tramissão 4x4 (eixo cardan).

A minha duvida é a seguinte: Toda vez que vou sair com o carro, sinto um pequeno solavanco do carro antes de entrar em movimento ou ao passar a 1ª e 2ª marchas em baixa velocidade. Com o carro já em movimento este solavanco é minimo.

Tirando a possibilidade de eu estar tirando o pé da embreagem ao passar as marchas no tempo errado, existe a possibilidade de ser algum problema na transmissão da viatura? É comum veículos 4x4 ter algum tipo de "folga" nas transmissões que provocam esses solavancos no movimento inicial do carro?

Obrigado.

aareal
11/02/2011, 17:51
Pessoal, acabei de adquirir uma TR4 2004, manual,com 80.000 km rodados. É o meu primeiro veiculo com tramissão 4x4 (eixo cardan).

A minha duvida é a seguinte: Toda vez que vou sair com o carro, sinto um pequeno solavanco do carro antes de entrar em movimento ou ao passar a 1ª e 2ª marchas em baixa velocidade. Com o carro já em movimento este solavanco é minimo.

Tirando a possibilidade de eu estar tirando o pé da embreagem ao passar as marchas no tempo errado, existe a possibilidade de ser algum problema na transmissão da viatura? É comum veículos 4x4 ter algum tipo de "folga" nas transmissões que provocam esses solavancos no movimento inicial do carro?

Obrigado.

A minha é 0 km e também dá essa impressão. Acho que é normal....somando as foldas no cardan e diferencial.....se tiver mais cuidado com a embreagem não acontece.....

dscpl
11/02/2011, 17:51
Existe uma pequena folga, na minha isso é bem perceptível em subidas. Se eu tirar o pé do acelerador bem rápido e pisar novamente bem rápido, escuto um "tak" e um leve solavanco.
Acredito que não seja nada de anormal se for de leve. O conjunto todo tem uma folga já que ele é suspenso e móvel embaixo do carro. Você pode tentar girar o cardan do eixo traseiro com o carro desligado e notar essa folga.

edneicabofrio
11/02/2011, 17:59
Valeu pela resposta galera, isso já me deixa mais tranquilo. Me deu a impressão que, por minha TR4 ser mais antiga, seria necessário apertar algo ou tirar essas folgas com alguma revisão.

O chato é que para quem anda no carro comigo dá a falsa impressão que eu estou conduzindo incorretamente a viatura.

Obrigado a todos. :concordo:

Leco1974
11/02/2011, 23:49
Ops. Podem ser as buchas que seguram o diferencial traseiro que estão ruins. Dá um "toc"mesmo, toda vez que a suspensão mexe. É comum e numa 2003 pode ser mesmo. Abaixe por trás dela e próximo ao tanque (por baixo) verás que tem dois bracinhos de cada lado que vão ao diferencial e eles podem ter folga. Prepara o bolso. Pode ser problema nos calços da caixa....:putz:

edneicabofrio
12/02/2011, 09:47
Ops. Podem ser as buchas que seguram o diferencial traseiro que estão ruins. Dá um "toc"mesmo, toda vez que a suspensão mexe. É comum e numa 2003 pode ser mesmo. Abaixe por trás dela e próximo ao tanque (por baixo) verás que tem dois bracinhos de cada lado que vão ao diferencial e eles podem ter folga. Prepara o bolso. Pode ser problema nos calços da caixa....:putz:

Bem, dirigindo bem de leve com a retirada do pé da embreagem (que é dura pra caramba) mais devagar eu praticamente nem senti o solavanco. Mas realmente me passou pela cabeça esta possibilidade. Mas no caso de problema nas buchas, elas são substituiveis? Ou eu teria que trocar os braços inteiros? :parede:

Leco1974
12/02/2011, 10:55
Bem, dirigindo bem de leve com a retirada do pé da embreagem (que é dura pra caramba) mais devagar eu praticamente nem senti o solavanco. Mas realmente me passou pela cabeça esta possibilidade. Mas no caso de problema nas buchas, elas são substituiveis? Ou eu teria que trocar os braços inteiros? :parede:

São substituíveis sim. Não tem genérico. Acho que no braço de trás são pelo menos 4 de cada lado. Pelo que me recordo é na casa de cem reais cada bucha, substituindo na hora certa, preserva as demais. Eu troquei seis apenas, as outras estavam boas pq fiz o reparo rápido, mas a minha tem 105.000km. O X da questão não é a aceleração e sim o movimento do carro. O mecânico testou isto com ela desligada e parada e achou bem fácil e não é autorizado. Agora se deixar a bucha detonada mto tempo, é como se não a tivesse, daí o custo deve ser bem alto, fora todas as buchas etc.

Delano Araujo
28/02/2011, 21:43
Amigo,

Não deixa de dar uma olhada nas bases do motor, pois quando elas estão estouradas ou muito gastas geram uma tremedeira e solavanco quando vamos saindo em baixa e quando o veículo é ligado.

Abraço

Delano

tulio
01/03/2011, 20:07
da uma olhada nos calços da caixa,, é uma barrinha por cima e duas buchas batentes redondas, tanto na manual como na automatica é tudo igual

atostesjr
07/10/2013, 18:42

Obrigado.

Comprei recentemente uma 2010 com 30.000km, câmbio manual, e faz o mesmo "tec" trocando de marcha em baixa rotação ou tirando/colocando o pé do acelerador. Não sei se é comum veículos 4x4 terem "folga" nas transmissões, mas isso não me agradou nem um pouco... É como se houvesse folga no diferencial traseiro. Seria importante ouvir outros depoimentos, principalmente de donos de tr4 com câmbio manual.

Dr Márcio
07/10/2013, 20:30
Tenho uma TR4 2008 (60k rodados MT) e nas marchas iniciais quando tiro o pé rápido do acelerador também faz o barulho da "folga" (acredito que seja o controle da retirada do pé mesmo, meu amigo tem uma savana e uma outdoor e elas são iguais a minha). Na 3ª, 4ª e 5ª marchas a minha não faz. E botando o pé rápido tbm não faz em nenhuma marcha. Entretanto, tá fazendo um barulhinho ao pisar forte para troca de marchas (como se fosse uma vibração) quando tiro o pé do acelerador ou desenvolvo a velocidade devagar pra trocar de marcha essa "vibração" é bem menor ou não aparece. Coloquei a mão na alavanca da marcha e na alavanca da redução e não sinto nada da vibração nelas, mesmo estando ouvindo o barulhinho. Alguém tem ideia do que seja. A minha é muito silenciosa mesmo, o motor parece desligado quando o carro tá ligado e não em movimento (parece zerada) gostaria de remover esse pequeno barulhinho relatado. ;-)

Dr Márcio
10/10/2013, 20:25
Tenho uma TR4 2008 (60k rodados MT) e nas marchas iniciais quando tiro o pé rápido do acelerador também faz o barulho da "folga" (acredito que seja o controle da retirada do pé mesmo, meu amigo tem uma savana e uma outdoor e elas são iguais a minha). Na 3ª, 4ª e 5ª marchas a minha não faz. E botando o pé rápido tbm não faz em nenhuma marcha. Entretanto, tá fazendo um barulhinho ao pisar forte para troca de marchas (como se fosse uma vibração) quando tiro o pé do acelerador ou desenvolvo a velocidade devagar pra trocar de marcha essa "vibração" é bem menor ou não aparece. Coloquei a mão na alavanca da marcha e na alavanca da redução e não sinto nada da vibração nelas, mesmo estando ouvindo o barulhinho. Alguém tem ideia do que seja. A minha é muito silenciosa mesmo, o motor parece desligado quando o carro tá ligado e não em movimento (parece zerada) gostaria de remover esse pequeno barulhinho relatado. ;-)

Encontrei o problema, era o cabo do freio de mão "roçando" na transmissão. Reposicionei o mesmo e fim de papo.