Ver Versão Completa : TR4: Problemas na transmissão?
edneicabofrio
11/02/2011, 16:34
Pessoal, acabei de adquirir uma TR4 2004, manual,com 80.000 km rodados. É o meu primeiro veiculo com tramissão 4x4 (eixo cardan).
A minha duvida é a seguinte: Toda vez que vou sair com o carro, sinto um pequeno solavanco do carro antes de entrar em movimento ou ao passar a 1ª e 2ª marchas em baixa velocidade. Com o carro já em movimento este solavanco é minimo.
Tirando a possibilidade de eu estar tirando o pé da embreagem ao passar as marchas no tempo errado, existe a possibilidade de ser algum problema na transmissão da viatura? É comum veículos 4x4 ter algum tipo de "folga" nas transmissões que provocam esses solavancos no movimento inicial do carro?
Obrigado.
Pessoal, acabei de adquirir uma TR4 2004, manual,com 80.000 km rodados. É o meu primeiro veiculo com tramissão 4x4 (eixo cardan).
A minha duvida é a seguinte: Toda vez que vou sair com o carro, sinto um pequeno solavanco do carro antes de entrar em movimento ou ao passar a 1ª e 2ª marchas em baixa velocidade. Com o carro já em movimento este solavanco é minimo.
Tirando a possibilidade de eu estar tirando o pé da embreagem ao passar as marchas no tempo errado, existe a possibilidade de ser algum problema na transmissão da viatura? É comum veículos 4x4 ter algum tipo de "folga" nas transmissões que provocam esses solavancos no movimento inicial do carro?
Obrigado.
A minha é 0 km e também dá essa impressão. Acho que é normal....somando as foldas no cardan e diferencial.....se tiver mais cuidado com a embreagem não acontece.....
Existe uma pequena folga, na minha isso é bem perceptível em subidas. Se eu tirar o pé do acelerador bem rápido e pisar novamente bem rápido, escuto um "tak" e um leve solavanco.
Acredito que não seja nada de anormal se for de leve. O conjunto todo tem uma folga já que ele é suspenso e móvel embaixo do carro. Você pode tentar girar o cardan do eixo traseiro com o carro desligado e notar essa folga.
edneicabofrio
11/02/2011, 17:59
Valeu pela resposta galera, isso já me deixa mais tranquilo. Me deu a impressão que, por minha TR4 ser mais antiga, seria necessário apertar algo ou tirar essas folgas com alguma revisão.
O chato é que para quem anda no carro comigo dá a falsa impressão que eu estou conduzindo incorretamente a viatura.
Obrigado a todos. :concordo:
Leco1974
11/02/2011, 23:49
Ops. Podem ser as buchas que seguram o diferencial traseiro que estão ruins. Dá um "toc"mesmo, toda vez que a suspensão mexe. É comum e numa 2003 pode ser mesmo. Abaixe por trás dela e próximo ao tanque (por baixo) verás que tem dois bracinhos de cada lado que vão ao diferencial e eles podem ter folga. Prepara o bolso. Pode ser problema nos calços da caixa....:putz:
edneicabofrio
12/02/2011, 09:47
Ops. Podem ser as buchas que seguram o diferencial traseiro que estão ruins. Dá um "toc"mesmo, toda vez que a suspensão mexe. É comum e numa 2003 pode ser mesmo. Abaixe por trás dela e próximo ao tanque (por baixo) verás que tem dois bracinhos de cada lado que vão ao diferencial e eles podem ter folga. Prepara o bolso. Pode ser problema nos calços da caixa....:putz:
Bem, dirigindo bem de leve com a retirada do pé da embreagem (que é dura pra caramba) mais devagar eu praticamente nem senti o solavanco. Mas realmente me passou pela cabeça esta possibilidade. Mas no caso de problema nas buchas, elas são substituiveis? Ou eu teria que trocar os braços inteiros? :parede:
Leco1974
12/02/2011, 10:55
Bem, dirigindo bem de leve com a retirada do pé da embreagem (que é dura pra caramba) mais devagar eu praticamente nem senti o solavanco. Mas realmente me passou pela cabeça esta possibilidade. Mas no caso de problema nas buchas, elas são substituiveis? Ou eu teria que trocar os braços inteiros? :parede:
São substituíveis sim. Não tem genérico. Acho que no braço de trás são pelo menos 4 de cada lado. Pelo que me recordo é na casa de cem reais cada bucha, substituindo na hora certa, preserva as demais. Eu troquei seis apenas, as outras estavam boas pq fiz o reparo rápido, mas a minha tem 105.000km. O X da questão não é a aceleração e sim o movimento do carro. O mecânico testou isto com ela desligada e parada e achou bem fácil e não é autorizado. Agora se deixar a bucha detonada mto tempo, é como se não a tivesse, daí o custo deve ser bem alto, fora todas as buchas etc.
Delano Araujo
28/02/2011, 21:43
Amigo,
Não deixa de dar uma olhada nas bases do motor, pois quando elas estão estouradas ou muito gastas geram uma tremedeira e solavanco quando vamos saindo em baixa e quando o veículo é ligado.
Abraço
Delano
da uma olhada nos calços da caixa,, é uma barrinha por cima e duas buchas batentes redondas, tanto na manual como na automatica é tudo igual
atostesjr
07/10/2013, 18:42
Obrigado.
Comprei recentemente uma 2010 com 30.000km, câmbio manual, e faz o mesmo "tec" trocando de marcha em baixa rotação ou tirando/colocando o pé do acelerador. Não sei se é comum veículos 4x4 terem "folga" nas transmissões, mas isso não me agradou nem um pouco... É como se houvesse folga no diferencial traseiro. Seria importante ouvir outros depoimentos, principalmente de donos de tr4 com câmbio manual.
Dr Márcio
07/10/2013, 20:30
Tenho uma TR4 2008 (60k rodados MT) e nas marchas iniciais quando tiro o pé rápido do acelerador também faz o barulho da "folga" (acredito que seja o controle da retirada do pé mesmo, meu amigo tem uma savana e uma outdoor e elas são iguais a minha). Na 3ª, 4ª e 5ª marchas a minha não faz. E botando o pé rápido tbm não faz em nenhuma marcha. Entretanto, tá fazendo um barulhinho ao pisar forte para troca de marchas (como se fosse uma vibração) quando tiro o pé do acelerador ou desenvolvo a velocidade devagar pra trocar de marcha essa "vibração" é bem menor ou não aparece. Coloquei a mão na alavanca da marcha e na alavanca da redução e não sinto nada da vibração nelas, mesmo estando ouvindo o barulhinho. Alguém tem ideia do que seja. A minha é muito silenciosa mesmo, o motor parece desligado quando o carro tá ligado e não em movimento (parece zerada) gostaria de remover esse pequeno barulhinho relatado. ;-)
Dr Márcio
10/10/2013, 20:25
Tenho uma TR4 2008 (60k rodados MT) e nas marchas iniciais quando tiro o pé rápido do acelerador também faz o barulho da "folga" (acredito que seja o controle da retirada do pé mesmo, meu amigo tem uma savana e uma outdoor e elas são iguais a minha). Na 3ª, 4ª e 5ª marchas a minha não faz. E botando o pé rápido tbm não faz em nenhuma marcha. Entretanto, tá fazendo um barulhinho ao pisar forte para troca de marchas (como se fosse uma vibração) quando tiro o pé do acelerador ou desenvolvo a velocidade devagar pra trocar de marcha essa "vibração" é bem menor ou não aparece. Coloquei a mão na alavanca da marcha e na alavanca da redução e não sinto nada da vibração nelas, mesmo estando ouvindo o barulhinho. Alguém tem ideia do que seja. A minha é muito silenciosa mesmo, o motor parece desligado quando o carro tá ligado e não em movimento (parece zerada) gostaria de remover esse pequeno barulhinho relatado. ;-)
Encontrei o problema, era o cabo do freio de mão "roçando" na transmissão. Reposicionei o mesmo e fim de papo.