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Ver Versão Completa : Niva não Liga



Afajoses
10/02/2011, 19:44
Já estou com esse problema a muito tempo, na verdade desde sempre, cheguei a pensar que o problema foi resolvido como coloquiei em um nesse Topico http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=71446&highlight=liga

Mas na verdade o problema continua e é o seguinte :

O carro depois de usa-lo por muito tempo não liga ! o motor de arranque não chega a girar e acho que não tem haver com aquecimento pois semana passada depois de subir a serra para teresópolis o carro não ligou de jeito nenhum resfriei a bobina e mesmo depois de mais de meia hora ele não ligou, só com um tranco... depois disso andei uns 70km e parei denovo só que dessa vez um uma subidinha para se fosse preciso dar outro tranco e o carro pegou de primeira ( sem tranco ), depois disso cheguei em casa e depois de 3 horas desligado deu o mesmo problema, isso para citar o problema mais recente.

Esse problema não da sempre as vezes ate esqueço dele.

Eu tenho no meu carro um botão de ligar, ou seja eu giro a chave para acender o painel, mas a partida é dada pelo botão


Alguem tem alguma ideia ?



Valeu !!!:concordo:

Afajoses
10/02/2011, 19:48
Completando...

esse problema parece ter haver como fato do carro ficar andando por muito tempo, as ultimas vezes que aconteceu foi depois de parar apos algumas horas dirigindo... mas aparentemente não tem haver com o fato do carro estar quente

Edvair
10/02/2011, 20:37
fala aí, blz?

comprei o meu em 2008. ele fica a semana inteira na garagem, sem funcionar e no sábado roda + - 250km (ida e volta para o sitio). nunca pegou de primeira no sabado cedo; eram duas ou tres tentativas. com o motor quente, pegava na primeira.

Era assim ate o final do ano, quando muita coisa foi trocada em função da inspeção veicular. Nesse processo foram trocados distribuidor, platinado, recondicionado todo o carburador e trocado o motor de partida. ai passou a pegar de primeira no sabado cedo, mesmo com 15 dias sem funcionar.

como esta agora: sabado cedo: pega na 2a. tentativa e surgiu um novo problema quando o motor esquenta: parece que o motor de partida gira com dificuldade. muitas vezes, nem gira!!! ao tentar a partida, soa um "tec" e nada (tipo quando a bateria esta sem carga. já troquei a bateria!!). o jeito é tentar, tentar até que em algum momento o motor de partida consegue girar e o carro funciona.

me disseram que pode ser a embreagem que está gasta e "pesa" para o motor de partida; por isso não gira em algumas situações. Não acredito, pois troquei a embreagem no inicio de 2010 e não deve estar gasta com 25000km. acho mesmo que é o motor de partida, que foi trocado. provavelmente consiga levar o Niva no mecanico na semana que vem para resolver isso...

[]s
Edvair

Afajoses
10/02/2011, 20:59
Edvair,

No meu caso não acontece nada...:parede:

Quando eu aperto o botão para ligar o carro nada acontece, nem barulhinho nem nada, parece que não chega corrente no motor de arranque mais não tive como testar. o misterio é que do nada ele acaba pegando... alem que no tranco sempre pega...

LuizGonzaga
11/02/2011, 08:59
Bom dia Afajoses

Do botao ,a corrente vai para um rele auxiliar, que libera a corrente para o motor de arranque, ja examinou este rele????
O fio que libera a corrente para o automatico do motor de arranque tem uma emenda com terminais proximo a bateria com a finalidade de testes, ja tentou energiza-lo direto atraves da bateria???
Ja aconteceu comigo , e era simplesmente mau-contato neste acoplamento, troquei os terminais e tudo voltou ao normal.
Este fio trabalha bem proximo do cano do escapamento, o que em partes explicaria o fator temperatura.

Sds

Luiz Gonzaga

Afajoses
11/02/2011, 09:48
Bom dia Afajoses

Do botao ,a corrente vai para um rele auxiliar, que libera a corrente para o motor de arranque, ja examinou este rele????
O fio que libera a corrente para o automatico do motor de arranque tem uma emenda com terminais proximo a bateria com a finalidade de testes, ja tentou energiza-lo direto atraves da bateria???
Ja aconteceu comigo , e era simplesmente mau-contato neste acoplamento, troquei os terminais e tudo voltou ao normal.
Este fio trabalha bem proximo do cano do escapamento, o que em partes explicaria o fator temperatura.

Sds

Luiz Gonzaga

vou levar em um eletrecista hoje e pedir para ele dar uma verificada.... pode ser realmenta algo assim...


obrigado !

baseggiov
11/02/2011, 15:35
vou levar em um eletrecista hoje e pedir para ele dar uma verificada.... pode ser realmenta algo assim...


obrigado !

certeza q é problema elétrico do botão ou mau contato da chave.

Com o meu tive esse problema tempos atrás...

shuther4x4
11/02/2011, 19:29
Quando acontecer isso, pegue um pedaço de madeira (um cepo) e bata no corpo do motor de arranque e no automático dele (precisa ser uma batida um pouco forte, e por isso tem de ser com madeira, para não estragar).
Teste aí se possível.
No meu era isso (foi só desmontar o motor de arranque, lubrificar e ficou normal), mas só tinha um detalhe: era quando estava frio:parede::parede:!
Mas vai saber, quem sabe:pensativo:!
Abraços.
Fábio

Ah, verifique também o aterramento da bateria! Tive um escort que deu uma vez esse problema e era o aterramento que ia da bateria no motor (quando quente ele devia se dilatar e não dava partida).

Afajoses
12/02/2011, 18:14
Bem, estive hoje com o Flugencio e verificamos o Seguinte.
( na realidade ele verificou, eu fiquei com cara de cachorro olhando tv, ou seja sem entender nada :parede:)

A bateria esta recebendo mais carga do que deveria, com o carro parado e sem acelerar chegava quase 15v na bateria e acelerando passava de 17... como resultado a bateria estava fervendo, o que foi confirmado com os bornes da bateria estarem sempre com zinabre, e por isso sem força para girar o motor de arranque então ficou mais ou menos confirmado que o problema seria ou no regulador de voltagem ou no alternador, como a grana ta curta vou torcer para ser o regulador pois me parece que o da brasilia é P&P e bem barato ( por favor caso não seja P&P ou exista outro agradeco as dicas... :roll:) e de qualquer forma vou juntando uma graninha para trocar o alternador por um de 120a pois pretendo colocar o guincho ate junho. ( tem algum que seja P&P, ou falar no do Vectra, isso confere ?)

Segunda vou levar o eletricista e passar isso para ele, vamos ver no que vai dar....

Julliano
14/02/2011, 18:33
Caro André e demais camaradas Niveiros, alguem atualmente substituiu o alternador original do Niva por um outro mais potente sem que tenha tido problemas com a troca? Li em algum lugar que em sistemas de correia simples não se recomenda usar um alternador de mais do que 90A. :pensativo:

shuther4x4
14/02/2011, 19:39
Caro André e demais camaradas Niveiros, alguem atualmente substituiu o alternador original do Niva por um outro mais potente sem que tenha tido problemas com a troca? Li em algum lugar que em sistemas de correia simples não se recomenda usar um alternador de mais do que 90A. :pensativo:

Dantas guedes aqui do forum colocou de santana no dele. faz mais de ano e sem prolema algum.
Contate-o se tiver interesse que ele te explica.
Abraços

Marcinho
17/02/2011, 01:21
Camaradas,
meu russinho tá quase na mesma situação.
Eu comprei ele semana passada e rodei um dia mto bem, sem grandes problemas a não ser que ele morria td hora qnd reduzia de 3ª para 2ª ou de 2ª pra 1ª, além de estar super acelerado. No dia seguinte levei ao meca, ele disse que o carburador q era original estava condenado, vamos resolver: troquei o bura por um Weber 460, dei uma geral no radiador, troquei óleo, filtro de óleo, filtro de combustível, velas, regulei o gás e fiz uma revisão elétrica de ponta a ponta.
O que eu tenho hj (acabei de pegar o carro no meca): velocímetro parado, setas não funcionam e o melhor, voltando pra casa, o carro parou do nada, não pegou de jeito nenhum, o motor de partida nem sinal dele, voltei pra casa de busão!! O carro voltou do meca pior do q foi, e eu confiei no sujeito pois é especializado em Niva e vi algumas indicações aqui no Fórum.
Enfim ,amigos, oq pode estar acontecendo??

Julliano
17/02/2011, 13:43
Que revisão elétrica hein ! :)
Com certeza há algo de errado aí, volte no seu auto-elétrico e exija uma segunda revisão. Fique de cima porque vai ter que ser feito um trabalho bem investigativo, verificando todos os circuitos, fios, conexões, emendas, fusiveis até que tudo volte a funcionar como antes.

Marcinho
17/02/2011, 20:03
Foi oq eu fiz hoje Julliano, levei o carro lá e o cara já veio todo cheio de desculpinha...putz! Ele já veio falando de alternador, que era nacional, p@$%, pq não viu isso antes? O cara faz a revisão elétrica todinha e só no final vai ver q o alternador pode estar mal. Fala sério, ne!
Mas, vamos ver se agora vai...desculpa o desabafo ae, pessoal!

Marcelo J Manente
17/02/2011, 21:57
Meu NIva 95 deu problema no alternador tbm. Não estava carregando e fiquei parado duas vezes (depois fui guinchado).
Na primeira levei no autoeletrico e o cara me trocou o regulador de voltagem por um de Brasilia. Voltou a carregar, mas 2 dias depois parou de carregar novamente e eu só percebi depois que a bateria arriou (e isso que eu tenho uma aparelho que indica quando a bateria está sendo carregada). Voltei na eletrica e me disseram que não dava conserto o meu alternador(desconfiei).
Me adaptaram um alternador de Corcel II (mal).
No dia seguinte arrebentou a correia e parou de carregar mesmo depois de eu substituir a correia. Apos substituir a correia passei por uma poça de água de uns 3 cm de fundura e o carro morreu!!!!!!!
Abri o capo olhei i distribuidor, a bobina, as velas e não estavam molhadas!!!!! Testei corrente da bobina, nenhuma das duas funcionou (tenho uma backup). Coloquei a bobina que estava funcionando inicialmente e liguei... funcionou como se nada tivesse acontecido.

Voltei na eletrica e arrumaram a adaptação do suporte que tinha feito arrebentar a correia pois estava torto e forçava. Voltou a carregar a bat. novamente.

Fui no lava rápido e após a lavagem dei a partida e 5 metros apos arrancar o carro morreu...
Bato na partida ele pega e morre de novo, tento de novo e mesma coisa. Abro o capô, olho, nada de anormal, fecho o capô e giro a chave novamente, ele pega e saio sem problemas!!!
Coisistraña!!!!
O que será? Onde a corrente pode estar sendo interrompida se não parece ser no distribuidor nem na bobina (nem molhados estavam)?

Abraços

Cursino
17/02/2011, 23:36
Xexelo, existem basicamente 3 coisas que ferram com jipes:
1º - Dono que acha que jipe não precisa de manutenção
2º - Mexânicos em geral
3º - forças ocultas.

Teu carro parece um misto do 2º e 3º itens hehehe

tá bem estranho seu carro. Veja como estão os fios e contatos do miolo de ignição. Se estiver td ok, é esperar dar problema de novo e com um multimetro ver se chega corrente na bobina e módulo de ignição.

Marcelo J Manente
18/02/2011, 15:30
Xexelo, existem basicamente 3 coisas que ferram com jipes:
1º - Dono que acha que jipe não precisa de manutenção
2º - Mexânicos em geral
3º - forças ocultas.
Teu carro parece um misto do 2º e 3º itens hehehe
tá bem estranho seu carro. Veja como estão os fios e contatos do miolo de ignição. Se estiver td ok, é esperar dar problema de novo e com um multimetro ver se chega corrente na bobina e módulo de ignição.

Pois é Cursino,
Deu Tiririca no meu Niva...
Hoje de manhã fui ligar o NIva e naaaaaadaaa. O motor de arranque funciona mas o russo não liga. Verifiquei e não sai faisca da bobina... Troquei de bobina (tenho 2 instaladas) e mesma coisa. Troquei o módulo de ignição eletronica extra que tinha comprado em janeiro (do gol) e nada do motor pegar... Simplesmente não sai faisca das bobinas.
Sábado vou fazer uma visita no autoeletrico (rebocado) e só saio com o Niva funcionando.

Um abraço.

Flugêncio
18/02/2011, 20:10
Pois é Cursino,
Deu Tiririca no meu Niva...
Hoje de manhã fui ligar o NIva e naaaaaadaaa. O motor de arranque funciona mas o russo não liga. Verifiquei e não sai faisca da bobina... Troquei de bobina (tenho 2 instaladas) e mesma coisa. Troquei o módulo de ignição eletronica extra que tinha comprado em janeiro (do gol) e nada do motor pegar... Simplesmente não sai faisca das bobinas.
Sábado vou fazer uma visita no autoeletrico (rebocado) e só saio com o Niva funcionando.

Um abraço.

Marcelo,

Dá uma lida no anexo, talvez possa lhe ajudar.
Se tiver um multímetro, na hora de medir o sensor hall, basta levantar uma roda dianteira, colocar a quinta marcha, e girar o pneu pra vc ter a janela fechada ou aberta no distribuidor.

Marcinho
19/02/2011, 15:17
Sábado vou fazer uma visita no autoeletrico (rebocado) e só saio com o Niva funcionando.

Um abraço.

Esse eletricista tem experiência com Niva? Se vc gostar do resultado, me passa o contato dele, beleza?

Abrs

Marcelo J Manente
19/02/2011, 18:21
É companheiros, descobrimos o problema e é o velho conhecido OsMar contato.

Tem um plug de 3 fios que vai no distribuidor que está em mal estado, amarrado com arame em volta pois a trava quebrou, ou perderam, sei lá. Quando anda o jipe chacoalha e ele vai soltando até que perde contato e morre.

Procurei um outro plug para trocar e não achei do próprio Niva. Comprei um de outro carro no ferro velho que é quase identico, apenas o encaixe da trava é diferente.

Troquei e ao tentar ligar, tcharammmmm, não funcionou, que m&%$#@.

Voltei o plug original, dei uma garibada nele, soldei de volta tudo, isolei com fita de autofusão e coloquei uma serpentina de plastico em volta dos fios para ficar mais bem arrumado. Amarrei um arame (hehehehehe) na base do plug e amarrei em volta daquela peça redonda que fica ao lado do distribuidor.

Liguei novamente e o Niva............funcionou normalmente. Andei por alguns kms e nada aconteceu. Vou andar mais amanhã para ver se dá mal contato novamente, espero que não.

Abraços

Marcelo J Manente
19/02/2011, 18:25
Esse eletricista tem experiência com Niva? Se vc gostar do resultado, me passa o contato dele, beleza?

Abrs

MArcinho,

O eletricista trabalha a muito tempo com os mais diversos veiculos, inclusive eles trabalham com elétrica de caminhão tbm. Mas não tem experiencia em Nivas, acho que ele só mexeu com o meu antigo Niva e com o meu atual.

Mesmo que tivesse experiencia acho que teria um problema, não sei se vc viu mas eu moro em Curitiba. Meio longinho do Rio né? :-)

Abraços

Flugêncio
19/02/2011, 20:22
É companheiros, descobrimos o problema e é o velho conhecido OsMar contato.

Tem um plug de 3 fios que vai no distribuidor que está em mal estado, amarrado com arame em volta pois a trava quebrou, ou perderam, sei lá. Quando anda o jipe chacoalha e ele vai soltando até que perde contato e morre.

Procurei um outro plug para trocar e não achei do próprio Niva. Comprei um de outro carro no ferro velho que é quase identico, apenas o encaixe da trava é diferente.

Troquei e ao tentar ligar, tcharammmmm, não funcionou, que m&%$#@.

Voltei o plug original, dei uma garibada nele, soldei de volta tudo, isolei com fita de autofusão e coloquei uma serpentina de plastico em volta dos fios para ficar mais bem arrumado. Amarrei um arame (hehehehehe) na base do plug e amarrei em volta daquela peça redonda que fica ao lado do distribuidor.

Liguei novamente e o Niva............funcionou normalmente. Andei por alguns kms e nada aconteceu. Vou andar mais amanhã para ver se dá mal contato novamente, espero que não.

Abraços

Marcelo,

O plug de 3 fios do chicote da ignição dos VW Gol/Komki/Voyage e etc... servem pro distribuidor do Niva. O senão, é que a trava metálica fica voltado pra dentro.

Marcinho
20/02/2011, 10:00
MArcinho,

Mesmo que tivesse experiencia acho que teria um problema, não sei se vc viu mas eu moro em Curitiba. Meio longinho do Rio né? :-)




Caramba Xexelo, eu tô tão afim de encontrar um eletricista bom q eu nem percebi q vc era de Curitiba..rsrs
Ae vcs tem o Bibe, ne? Ouvi falar mto bem desse cara na mecânica.

Grande abraço

Marcelo J Manente
20/02/2011, 18:22
Caraca colegas, achei que o meu Niva tava de sacanagem comigo...

Depois do relatado anteriormente resolvi dar um passeio pelas redondezas para ver se minha gambitech guentava. Liguei o Niva e ao tentar dar a ré... apagou de novo :-(

Tirei o plug rebelde do contato, limpei, ajustei com carinho e liguei o Niva. Funcionou de primeira. Deixei esquentar um pouco para ver se dava algum xabu. Depois de uns 2 minutos ligado abri a porta e falei para meus pais "Segunda tentativa" e o carro morreu na hora !!!!!!! Pode?
Tem vontade própria o Morcego Vermelho (e já anda sugando o meu $$$angue).

Fiquei puto e resolvi tentar o conector novo que tinha comprado. Peguei o ferro de solda e tirei o plug original. Peguei o plug que tinha comprado e, comparando os dois, se eu soldasse os fios de cores iguais ao se colocar no bocal os fios ficariam invertidos. Por isso não funcionou quando eu fiz a solda na primeira vez.

Aquele plug que eu achei no ferro velho é quase igual. A diferença é que o arame que trava fica ao contrário do original, como disse o Flugêncio.

Agora o que é mais estranho é que tem que soldar os fios invertidos senão não funciona...

Quando eu soldei o vermelho do chicote com vermelho do plug o central verde do chic. com o central cinza plug e o preto/branco do chic. com o preto plug o Niva não ligou.

Depois que inverti os fios (vermelho plug no preto/branco, cinza plug com verde e fio preto plug no vermelho, ligou normalmente... é mole? Coisas da mãe Russia.

Meu pai me xingou dizendo que ia dar problema, que o correto seria vermelho com vermelho etc. Mas deu certo. Sai dei uma bela volta, abasteci e nada do russo morrer.

Vai entender!

Abraços.

Edvair
22/02/2011, 10:35
1. alternador: pifou num sábado, há 2 anos atrás, quando estava no interior. trocado pelo do CORCEL 1 e foi necessário alguns ajustes: novo suporte e tensor da correia, nova correia e uma adaptação elétrica (pq o original carrega no negativo e o do corcel carrega no positivo (ou algo parecido)). está funcionando até hoje sem problema.

2. OsmarContato:
2a. ja aconteceu de não pegar quando o motor estava quente (faz muito tempo, antes da revisão do controlar 2010). esse problema foi resolvido trocando a bobina por uma Bosch.

2b. numa outra ocasião, foi trocado o platinado e condensador, porque estavam gastos. Na verdade, até hoje, já troquei 3x!!! numa das situações, o platinado colou.

2c. depois foi a tampa do distribuidor. também já tive problemas com umidade no distribuidor: o motor até ligava, mas não tinha força para andar ou morria em seguida. esse problema é facilmente resolvido enxugando o distribuidor (por dentro, é claro!!).

3. motor de partida: também já troquei as escovas e, da última vez, o motor de partida inteiro. o problema que apresentava era não girar o motor e emitia um barulho parecido com movimento de correntes...



Edvair

Marcelo J Manente
04/03/2011, 11:27
É pessoal, o problema era mesmo o distribuidor.
Após a troca do mesmo, e um reaperto na suspensão (um barulhinho de nhec nhec chato), voltei para casa rodando 15 km sem nenhum problema, nada do carro morrer. Provavelmente foi o sensor Hall, vou comprar outro e trocá-lo para ter um distribuidor de reserva.
Aleluia... já andava pensando que tinha sido uma burrada comprar o Morcego.

Bem, agora ele vai ficar em observação até o meio do ano. Se der muitos problemas, muita manutenção e eu não sentir confiança nas viagens que pretendo fazer para testa-lo vou vender o russinho e partir para um carro que seja mais confiável para minha empreitada até Ushuaia.
Enquanto isso vou me concentrar em trocar todas as peças de mecânica que eu achar que estão desgastadas e que podem dar um problema.
Não vou mais me preocupar com a parte estética só mecânica, e claro, algo para o conforto.

Abraços.

ERIC ROZAURO
03/09/2013, 12:08
Kmaradas passei um sufoco por causa disso
Comprei o meu a menos de 2meses e logo apresentou esse problema
Inclusive fui rebocado da av das americas a guratiba!
o distribuidor tinha ido pro espaço
Motor de arrabque tmb,pro platinado
Por sugestão do eletrecista,mas o niva ainda morria ou não ligava
Depois de uma viagem,ai levei em um eletrecista
Maus experiente,que ja trabalhou com nivas e me disse
A bobona estava esquentando muito,com sobre carga
De energia,estava tudo sem ponto e q eu teria que comprar
Uma resistemcia pata ligar a bateria a bobina,pois como troque
Para o platinado nessecitava da resiatencia

ERIC ROZAURO
03/09/2013, 12:12
Ainda não comprei a resistecia mad farei es
sa semana ,contudo o niva ja não morre mais
E sempre liga,então o tal"sem ponto"tmb
Influenciava neste problema,para ele não
Morrer é so não deixar a bobina esquentar