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Ver Versão Completa : Bico eletronico Dakota diesel



lucianosantos07
10/02/2011, 01:07
:parede:Amigos, alguem sabe como testar o bico eletronico da Dakota diesel? Parte eletronica.

Edintruder
10/02/2011, 13:29
Eu não. Mas pesquisa pelo fórum os tópicos e relatos do nosso amigo Sergio Augusto, pois ele sabe fazer isso com os dois pés e as duas mãos amarradas nas costas e de olhos fechados...:shock:
Usa o botão pesquisa.

SAPO-BOMBA
10/02/2011, 14:14
Qualquer oficina de vergonha que tenha um simples teste eletrônico ou uma bancada de testes para motores eletrônicos pode executar esse serviço.

SERGIO AUGUSTO
10/02/2011, 20:34
:parede:Amigos, alguem sabe como testar o bico eletronico da Dakota diesel? Parte eletronica.
Fala Luciano:
A única( única mesmo!!) maneira de testar o PORTA INJETOR COM SENSOR DE MOVIMENTO DE AGULHA, este é o nome do "popular" "BICO ELETRONICO" da Dakota, sem colocar no motor, é com a máquina do link http://www.bosch.com.br/br/equiteste/produtos/eqpdiesel/eps200.asp (foto http://www.bosch.com.br/br/equiteste/produtos/eqpdiesel/eps200_big.htm ) , e infelizmente, não é toda oficina que tem, na verdade alguns BOSCH SERVICE, a possuem, pois andei dando uma pesquisada, apenas por curiosidade e esta "preciosidade" custa mais de 10K, e pra se ter uma idéia, o meu bombista, aqui na cidade, me disse que não investe numa destas pois a procura é pouca, não seria interessante ele gastar 10 k numa e mais outros 30K, na máquina que se testa e ajusta as BI EDC(com controle diesel eletronico, como a da Dakota, do VOLVO EDC 360,etc), se bem que eu não concordo com o pensamento dele, mas é meio que regra geral entre os bombistas "autonomos".
Mas com um SCANER OBD2, e algum conhecimento e paciencia, se consegue saber se o PORTA INJETOR COM O SENSOR DE MOVIMENTO DE AGULHA, está funcionando; escreve ai, quais os sintomas que sua Dakota está apresentando, que posso tentar te ajudar. Caso não ache o SCANER, vamos conversando que vou lhe passando algumas informações.
Por coincidencia, a minha está com o "bico" queimado, rodei já aproximadamente 5 mil Km, assim. Já comprei o bico, estou aguardando chegar, pra trocar.
Abraço
Sérgio

lucianosantos07
11/02/2011, 09:04
Sergio minha Dakota tá muito fraca não passa dos 80 km e esta soltando muita fumaça preta, vcsabe onde encontro o sensor de preção do oleo motor? Valeu

Edintruder
11/02/2011, 23:28
Essa válvula é a chamada Waste Gate, ou porta de alívio. Serve para manter a pressão da turbina num limite desejável. Se ela estiver sem função, em rpm alta fica uma droga, e gera inclusive maior aquecimento do motor.

SERGIO AUGUSTO
12/02/2011, 15:15
Fala Luciano e Edin:
Pelo que posso entender, do relato que o Luciano fez, sobre a tal valvula, tá me parecendo ser a EGR( RECIRCULAÇÃO DOS GASES DE ESCAPAMENTO), pois o Luciano fala que ela tem ligação do coletor e escape ao de admissão. Esta válvula é controlada por um solenoide que está preso num suporte perto da parte traseira do cofre do motor, e serve para mandar ao coletor de admissão, digamos, o excesso de gases de escape, para serem "requimados", com finalidade de diminuir as emiisões de "poluentes". Não deve ser desligada, pois o solenoide que a abre/fecha, é controlado pela centralina, e isso pode interferir no funcionamento do motor.
A função do "bico eletronico" é enviar sinais do posicionamento da agulha de injeção do elemento( injetor propriamente dito), que comandam/influenciam(os sinais enviados pelo bico eletronico) no VOLUME( e avanço) DE INJEÇÃO, por isso que o carro fica "fraco" quando o "bico eletronico' não funciona, pois a BI não "recebe" o "aviso" que os inejtores estão ABERTOS, esperando combustível, e então não abre o débito de combustível( descrevi aqui numa liguagem bem simplória, mas o princípio é por ai mesmo). Veja o anexo, que entenderá quais são os sensores que influenciam e determinam o funcionamento da BI VE ELETRONICA(EDC), da Dakota.
Abraço
Sérgio

lucianosantos07
13/02/2011, 23:11
Amigos,
minha Dakota não possui o solenoide para o acionamento da válvula EGR. Em relação ao funcionamento do sensor do bico eletrônico, a leitura é feita com a agulha abrindo e fechando ? Caso seja essa a função do sensor, há possibilidade de substituí-lo por outro modelo pra realizar o teste, pois, a central só precisa de retorno de sinal.

SERGIO AUGUSTO
14/02/2011, 18:47
Amigos,
minha Dakota não possui o solenoide para o acionamento da válvula EGR. Em relação ao funcionamento do sensor do bico eletrônico, a leitura é feita com a agulha abrindo e fechando ? Caso seja essa a função do sensor, há possibilidade de substituí-lo por outro modelo pra realizar o teste, pois, a central só precisa de retorno de sinal.

Fala Luciano:
tem certeza que a sua camionete está sem o solenoide? Amanha vou postar a foto do solenoide, pra voce checar direitinho, pois o funcionamento ou não do EGR, influencia no sistema de inejção. E quanto ao bico, NÃO EXISTE outro modelo, o sensor é incorporado ao porta injetor. Não tem outro porta injetor COM SENSOR, que caiba no cabeçote, pelo menos observando as informações que tenho.
Abraço
Sérgio

SERGIO AUGUSTO
15/02/2011, 18:29
[QUOTE=SERGIO AUGUSTO;1375194]Fala Luciano:
tem certeza que a sua camionete está sem o solenoide? Amanha vou postar a foto do solenoide, pra voce checar direitinho, pois o funcionamento ou não do EGR, influencia no sistema de inejção. E quanto ao bico, NÃO EXISTE outro modelo, o sensor é incorporado ao porta injetor. Não tem outro porta injetor COM SENSOR, que caiba no cabeçote, pelo menos observando as informações que tenho.
Abraço
Sérgio
Fala Luciano:
Anexo as fotos do SOLENOIDE DA EGR, e do BICO INJETOR(este da foto está pifado), e foi soldado os fios, no porta injetor, coisa( asolda) que segundo informações que obtive, geralmente "acaba" de danificar a resistencia do sensor, se não for feite com cuidado.
Abraço
Sérgio

lucianosantos07
16/02/2011, 00:52
Realmente Sergio minha Dakota não tem o solenoide, encontrei só o conequitor. Onde posso encontrar esta peça?

SERGIO AUGUSTO
16/02/2011, 05:47
Realmente Sergio minha Dakota não tem o solenoide, encontrei só o conequitor. Onde posso encontrar esta peça?
Fala Luciano:
VEja na SOPEÇASIMPORT(http://www.sopecasimport.com.br/sessoes.asp?id=33&categoria=133&subcategoria=5 ), fale com Emanuel, diga que eu indiquei, é bem provável que ele tenha nova e usada. Também veja na VALIMPORTPEÇAS(http://www.valimportpecas.com.br/ ), fale com o Magno.
Como este solenoide "apenas" recebe um sinal eletrico para abrir/fechar a passagem de vácuo, que por sua vez vez aciona a válvula EGR, acredito que pode ser substiuido por outro solenoide, desde que tenha o mesmo "esquema" de funcinamento( ex: tres vias, normalmente fechado, bobina 12 volts,etc), que voce encontra na www.movimatic.com.br ou na www.acepil.com.br
Abraço
Sérgio

SERGIO AUGUSTO
16/02/2011, 18:43
Luciano:
O Emanuel, da SOPEÇASIMPORT, tem o solenoide usado. Liga no 0xx91 32465599, e fala com ele. Falei com ele hoje, pra saber do meu bico eletronico, e perguntei sobre o solenoide, da uma pechinchada, que ele te consegue num preço bom, pode falar em meu nome.
Abraço
Sérgio

Carlos Gouveia
02/04/2018, 14:28
Dakota 2001 diesel, nao deslancha em 5ª não passa de 2000 rpm , o que pode ser sou de BH MG e não encontro ninguém que de um jeito, pode me ajudar


Fala Luciano e Edin:
Pelo que posso entender, do relato que o Luciano fez, sobre a tal valvula, tá me parecendo ser a EGR( RECIRCULAÇÃO DOS GASES DE ESCAPAMENTO), pois o Luciano fala que ela tem ligação do coletor e escape ao de admissão. Esta válvula é controlada por um solenoide que está preso num suporte perto da parte traseira do cofre do motor, e serve para mandar ao coletor de admissão, digamos, o excesso de gases de escape, para serem "requimados", com finalidade de diminuir as emiisões de "poluentes". Não deve ser desligada, pois o solenoide que a abre/fecha, é controlado pela centralina, e isso pode interferir no funcionamento do motor.
A função do "bico eletronico" é enviar sinais do posicionamento da agulha de injeção do elemento( injetor propriamente dito), que comandam/influenciam(os sinais enviados pelo bico eletronico) no VOLUME( e avanço) DE INJEÇÃO, por isso que o carro fica "fraco" quando o "bico eletronico' não funciona, pois a BI não "recebe" o "aviso" que os inejtores estão ABERTOS, esperando combustível, e então não abre o débito de combustível( descrevi aqui numa liguagem bem simplória, mas o princípio é por ai mesmo). Veja o anexo, que entenderá quais são os sensores que influenciam e determinam o funcionamento da BI VE ELETRONICA(EDC), da Dakota.
Abraço
Sérgio