PDA

Ver Versão Completa : Grand Vitara 2001 2.0 gas super-aquece

Armand
09/02/2011, 23:51
Amigos:
O carro ferveu uma vez de maneira inexplicável. Foi trocado junta do cabeçote e o cabeçote todo, apenas para garantir. Foi trocada a válvula termostática por uma novinha (82 graus). A tampa do radiador também foi trocada. A bomba d'água está OK. Mesmo assim o carro está sobre-aquecendo e não alarma. Chegou a sobre-aquecer o cabeçote e bloco e não circulou água no radiador (e a válvula era novinha em folha!). Resultado: Cabeçote empenado e água passando para a câmara de explosão!
Alguem mencionou três sensores de temperatura da GV. Quais são e onde estão?
Detalhe: O carro sobre-aqueceu e nem uma luzinha vermelha no painel! e o indicador de temperatura estava indicando temperatura normal...
Onde essa temperatura é medida?
Alguém já teve esse tipo de problema ou sabe dar uma dica?
Grato

Elisson
10/02/2011, 10:01
:putz: :pensativo: ......cara, já vi pra vender em um site, o tal sensor de temperatura do PAINEL só não sei onde fica o sensor. Estou baixando na net o catálogo de peças do GV/Tracker, se ainda hoje terminar e descobrir onde fica o dito cujo te falo. Na suzucar (site) você encontra o tal sensor, salvo engano custa uns 90 reais. Se descobrir antes de mim, veja se não está com o fio solto ou quebrado. Despois de feito o serviço de mecanica, pra garantir o serviço leva num eletricista que possa scannear o bixo pra ver se tá tudo funcionando direito, por 80 reais no maximo no consegue ver isso.

Você já olhou a embreagem multiviscosa do eletroventilador se está funcionando?!?!?!?

Se deu problema de novo, acredito que tenha sido falha de quem adicionou água no radiador do bixão......proporção 4 litros água desmineralizada (água de bateria) e 2 litros de aditivo é suficiente.....pondo um litro de aditivo primeiro, o outro você completa reservatório de expansão o que sobrar coloca no radiador....e de resto adiciona água.
Válvula termostática que tu colocou foi original??? Vê se ela já não veio com problema de fábrica, raras vezes acontece mas não podemos descartar a possibilidade.

Fica no pé de quem tá fazendo o serviço pq as vezes, os "mecânicos" fazem de qualquer jeito não ligando pra p**** nenhuma.

Boa sorte!!!

mairo
10/02/2011, 13:30
depois de ferver o sensor da tenperatura vai pro saco, ele fica normanmente perto da valvula termostatica, conectado por rosca no corpo do cabeçote! é como se fosse uma vela, só bem menor, e tem um fio conectado nele! revise a tampa da agua, se estiver sem pressao o sistema aquece, sugiro colocar um relógio de temperatura mecanico, igual de maquinas e caminhoes, este nao mente nunca, troquei varios sensores do meu vitara e nao resolvia, depois do relogio mecanico nunca mais me incomodei!

Elisson
19/06/2011, 14:05
Pessoal...agora o problema é comigo....meu GV 99/00 no sábado de manhã pegou e ficou tremendo como se houvesse falhamento. Depois eu saí ele funcionando normal, cheguei até o trabalho e quando parei ele deu outra tremida. Desliguei e fui trabalhar. Só que há dois dias venho percebendo o motor trabalhando de manhã assim que liga muito silencioso o que vinha me deixando alegre e agora me deixou triste pois cheguei a conclusão de que o silencio dele era ou é a embreagem multiviscosa dele sem funcionar o que acabou me deixando parado, graças a Deus, em frente ao meu trabalho e não viajando. Parei no trabalho, voltei a funcionar o carro pra sair e nada de pegar. Constatei que o nivel de água havia baixado e imediatamente olhei o óleo do motor pra ver se não estava contaminado o que não ocorreu. Chamei o mecânico e o mesmo me aconselhou procurar um eletricista pra ver a alimentação do carro.
Pressão do combustível normal, acredito que o scanner dele não tinha lá o meu carro pra dar o diagnóstico mas ele disse que não tinha acusado nada.
Lembrando que a válvula termostática é nova.
Então vendo que estava "tudo ok" com a parte elétrica e alimentação ele butou o carro pra funcionar. RESULTADO: o carro pegou, mas de imediato depois de mais de 30 minutos tentando butá o bixo pra funcionar queimou a junta do cabeçote. Motor funcionando levei pra oficina e deixei lá pra abrir o motor e trocar as juntas e ver o que precisa mais. Mas a questão é:
1 - alguém roda aí com a ventoinha travada há muito tempo????
2 - O teste pra ver se ela tá funcionando é só ligar o motor com ela amarrada com uma linha de algodão se ela estourar tá funcionando e se ela não estourar a ventoinha multiviscosa pifou??
3 - Preço médio de uma multiviscosa nova original??
4 - Há alguma compatível ???

MaGao
19/06/2011, 14:39
Elisson,

O Ureia.. costuma adaptar vetoinha eletrica nele.. quando da pau ele poem a elétrica.. verifica se isso é legal.. eu acho que sim.. visto que tem vavula termostática.. ira controlar a temperatura..

Abraços,

Elisson
19/06/2011, 16:30
Elisson,

O Ureia.. costuma adaptar vetoinha eletrica nele.. quando da pau ele poem a elétrica.. verifica se isso é legal.. eu acho que sim.. visto que tem vavula termostática.. ira controlar a temperatura..

Abraços,

Ae Magao, será q ele entregaria o ouro dizendo de qual carro???? Huhuhuh. Vlw

elder bh
05/07/2011, 16:24
ola amigos estou com p problema na minha tracker ;2009 2.0 gas,,andando na cidade ela nao esquenta nem nd anda normal..mais quando eu pego estrada ,,ela joga agua para reservatorio de expançao fazendo encher e transbordar,,ja troquei tampa valvula radiador tudo original..gm,,e problema ainda persiste ,,,,o pior e que so da isso quando eu viajo uma distancia maior ,,me ajudem por favor oq devo fazer ,,hellp,,

Elisson
05/07/2011, 17:06
ola amigos estou com p problema na minha tracker ;2009 2.0 gas,,andando na cidade ela nao esquenta nem nd anda normal..mais quando eu pego estrada ,,ela joga agua para reservatorio de expançao fazendo encher e transbordar,,ja troquei tampa valvula radiador tudo original..gm,,e problema ainda persiste ,,,,o pior e que so da isso quando eu viajo uma distancia maior ,,me ajudem por favor oq devo fazer ,,hellp,,

Já tentou colocar ele na pista sem a valvula termostática pra ver o que acontece????

Pela breve experiência que tenho sem a valvula, dentro da cidade ele vai demorar mais a esquentar...e na pista ele fica na temperatura normal....faz o teste aí pra ver, pois valvula termostática mesmo nova pode dar problema!!!

elder bh
06/07/2011, 08:45
ja tentei..sim..a temperatura fk bem baixa nem xega a subir ,,mais ele joga mais agua p/ reservatorio o mecanico me explicou que e por causa da força da bomba e por isso nao pode andar sem a valvula termostatica ,,mais se fosse valvula eu axo que carro iria aquecer ,,e le nao aquece anda normal,,temperatura na passa do meio ,,ja penssei em pedir garantia da valvula na gm,´pos comprei la original ja p/ nao ter duvidas ,,paguei 180$ pela peça,o meu mecanico ja esta querendo abrir o motor p/ ver se junta ,,mais meu carro so tem 20mil km..nao axo que deve ser junta nao.,,alguem por favor ja viu isto acontecer me ajude ,,

Elisson
06/07/2011, 09:24
ja tentei..sim..a temperatura fk bem baixa nem xega a subir ,,mais ele joga mais agua p/ reservatorio o mecanico me explicou que e por causa da força da bomba e por isso nao pode andar sem a valvula termostatica ,,mais se fosse valvula eu axo que carro iria aquecer ,,e le nao aquece anda normal,,temperatura na passa do meio ,,ja penssei em pedir garantia da valvula na gm,´pos comprei la original ja p/ nao ter duvidas ,,paguei 180$ pela peça,o meu mecanico ja esta querendo abrir o motor p/ ver se junta ,,mais meu carro so tem 20mil km..nao axo que deve ser junta nao.,,alguem por favor ja viu isto acontecer me ajude ,,

Bixo, qual a proporção de aditivo que tais usando??? Vê a ventoinha viscosa se está funcionando. Se nao trocou troca ela já que teucarro eh novo nao recomendaria travar ela!

elder bh
06/07/2011, 11:28
amigo ela funciona sim perfeita...eu uso 50/50..de aditivo..mais posso testar ela novamente,,,o/ nao fk com duvidas,,mais na cidade era p/ aquecer se ela nao..estivesse refrigerando,,
vou pedir a mec p/ fz um novo teste nela,,p/ nao fk nenhuma duvida..antes de abrir o motor,,da viatura ,,axei que se pegasse um carro mais novo nao teria problemas,,mais ta osso viu ,,quase desistindo ja,,se tiverem mais alguma ideia ai agradeço,,to presisando viu,,nao quero abrir um motor sem ter certeza .pois e tudo mt caro..um abraço a todos me ajudem ,,

Eduardo Velo
06/07/2011, 11:35
Respondi pra vc no outro tópico , tem pressão no reservatório de água qdo o motor está frio ??

elder bh
06/07/2011, 11:48
ha ta .mais quando retiro a tampa da uma pressao sim mais e vacuo ,,da ate uma borbulha mento no reservatorio de expançao.etsou tentando esgoatar todas as possibilidades antes de mandar abrir o cabeçote,,..e ter certeza que defeito e esse mesmo,pois nao sabemos se vai ser junta meswmo.

Elisson
07/07/2011, 11:00
ha ta .mais quando retiro a tampa da uma pressao sim mais e vacuo ,,da ate uma borbulha mento no reservatorio de expançao.etsou tentando esgoatar todas as possibilidades antes de mandar abrir o cabeçote,,..e ter certeza que defeito e esse mesmo,pois nao sabemos se vai ser junta meswmo.

Meu carro fez tudo isso aí que vc tá citando acima....troquei a termostática e acabou o problema!!!

Se vc fez em concessionária, desconfie!!!

elder bh
07/07/2011, 11:43
mais vc ja tinha trocado a valvula termostatica antes de desmontar ,,tudo isso e continuou o defeito.pois a primeira coisa que eu fiz foi trocar ela ,,por uma original..vc axa que el pde ta com defeito..
eu num fiz concessionaria nao,,um mecanico muito experiente que eu conheco,,,,mais agora que vc ta falando da valvula to desconfiado dela ,,mesmo nova e original com defeito tudo e possivel....vo pedir uma nova e trocar de novo..so tirara a duvida ja que vc ta me dizendo que seu deva isto tambem,,,e troco a valvula e resolveu..

Elisson
07/07/2011, 11:57
mais vc ja tinha trocado a valvula termostatica antes de desmontar ,,tudo isso e continuou o defeito.pois a primeira coisa que eu fiz foi trocar ela ,,por uma original..vc axa que el pde ta com defeito..
eu num fiz concessionaria nao,,um mecanico muito experiente que eu conheco,,

Cara, considerando que meu carro é 99/00 a válvula praticamente já estava no final da vida útil. Todavia comprei uma nova e com cerca de 10 mil km rodados ela travou....agora vou rodar sem ela e com a ventoinha travada...meu pai que possui carro há mais de 30 anos me confirmou que antigamente os mecânicos retiravam a válvula pois aqui pra nós como a temperatura ambiente não baixa mais de 20º não há necessidade da mesma.
O retificador me falou que o bloco e cabeçote por serem de aluminio sobem a temperatura muito mais rápido que os cabeçotes de antigamente e como o clima do Brasil não é frio, a válvula só serve mesmo pra esquentar mais rápido coisa que em qualquer engarrafamento que tu pare, tu rodando sem ela..tu vai ver teu motor chegar na temperatura normal rapidinho.
Mas essa do teu carro ficar jogando água pra fora é que não tá casando com problema de junta. Se queimou a junta, o ÓLEO LOGO MISTURA COM A ÁGUA, aconteceu isso?
Se o carro tá jogando água pra fora, não é AR NO SISTEMA, não é válvula termostática po**a..é pra o cara endoidar mesmo....aposto em alguma mangueira dobrada, ou entupida. Teu carro é novo não imagino que seja cabeçote e muito menos junta, mas se depois de toda checagem do sistema de arrefecimento, teste do carro na pista e ele ainda continuar jogando a água pra fora......tira cabeçote fora pra testar e junta nova, mas acho pouco provável!!!
Boa sorte na sua peleja....e eu na minha.....tou torcendo pra meu carro sair hoje com cabeçote rebaixado, ventoinha travada e sem válvula termostática!!! Boa sorte pra mim tbm!!!! :D

elder bh
07/07/2011, 12:32
nao ele nao mistura agua no oleo nao,,,mais pelo que eu olhei so chega misturar agua no oleo quendo se queima a junta netsas galerias ,,..mais pode queimar do cilindo p/ camara de agua onde causa este defeito,,,mais tudo e possivel,,vo trocar esta valvula amnha de novo..termostatica pois vai desmontar segunda ,,so nao fk com peso na cabeça..mais ,,vc vai rebaixar cabeçote do se gv,,cuidado olha o que eu te falei ,,sobre ele fk com muita taxa e compressao me disseram ,que da esse defeito que tem no meu carro..fk alem de fk com motor grilando muito,,da so uma consultada antes ,,,boa sorte ai tb amigo ,,vamso sofrer mais um tempinho,,