Conectar

Ver Versão Completa : Dúvidas de novato -Camper-

Caio
02/05/2005, 09:06
Pessoal,

Esse sábado chegou meu brinquedo novo, depois de vender a Railukis descobri que a gente não fica sem um 4X4.
Estava rodando contrariado com uma Saveiro, sem querer ser arrogante mas o carro não me convencia. Faltava uma certa altura do chão.
Parecia criança na vespera do Natal, como os docs estavam atrasados a menina veio de caminhão no báu.
O estado geral não é dos melhores,mas paixão é paixão. Quando encostamos as rampas de ferro a 60º e a viatura desceu sem raspar em nada começei entender os angulos de saida dela.
Carburador falhando, desgarrando na troca das marchas lá fui eu para a oficina.
Primeiro teste, bobina fraca, trocado por uma Bosch alta potência resolvido em parte.
A surpresa veio na hora de abrir o carbura (3E), literalmente "bichado" uma vespa entrou na agulha da bóia e esta não funcionava e encharcava :evil: :evil:
Ai sim o 6 caneco mostrou as caras roncando bonito :lol: :lol:

Chega de estória.......

Pessoal como chama aquela barra com buchas grandes paralelas ao chassi que não deixam o eixo mexer quando troca de marcha?????

As minhas estão fu@#$% e quando eu troco de marcha a viatura dá uma guinada. Queria uma dica onde encontrar essas peças.

Pergunta: Aquela transferencia faz barulho de "ré" mesmo em 4x2????
PerguntaII: Filtro de ar da Kombi funciona no 6CC????
Pergunta III: Deixa pros próximos....

[ ]´s contando com a expiencia da comunidade

hugo.morais
02/05/2005, 09:21
Caio,

Acho que não tem um nome específico para esta barra, eu chamo-as de tirantes. Já a outra barra, que evita que o eixo se desloque lateralmente é a panhard. Seria bom vc olhar bem as buchas e se possível trocá-las logo, pois elas influenciam e muito na dirigibilidade da camper. Um fornecedor bom em Sampa é Marcelo Buchi, mas eu não tenho mais telefone dele, uma vez eu lí um mensagem aqui no Fórum falando sobre ele.

Com relação a suas dúvidas:

Pergunta: Aquela transferencia faz barulho de "ré" mesmo em 4x2????

Não, a não ser que sua caixa de transferência não seja original. A caixa de trasnferência da camper só ronca quando em 4x4. A caixa que ronca é a do Engesa Fase I

PerguntaII: Filtro de ar da Kombi funciona no 6CC????

Acho que não serve, pois a Kombi é 1.6 e o 6cc é 4.1 :D Procure pelo filtro de ar do tempra turbo ou então um filtro das camionetes GM.

Parabéns pela escolha e qq coisa é só perguntar.

[ ]s

Caio
02/05/2005, 09:29
Valeu Hugo!!!!!

A fotos da reforma da sua deram um empurrão na minha escolha 8) 8)

Eduardo Chaves
02/05/2005, 14:48
Caio,

Parabéns pelo novo brinquedo... :lol:

O fone do Marcelo Buchli é (11) 5851-9056 e 5533-9691, as buchas são excelentes, é ele quem fornece pro Marruá...

As barras são chamadas de Barras Longitudinais... :wink:

Troque o qto antes as buchas, pois está comprometendo além das próprias barras, o conjunto coroa/pinhão, cardan e cruzetas, etc...

Grande []...

Caio
02/05/2005, 15:42
Valeu Edu,
Pesquisando os tópicos anteriores achei vários post , até com umas fotos da tal barra longitudinal.
O coxim não tá feio o problema e as pontas (batentes) esses já eram :cry: :cry: :cry:
Ainda tô me entendendo com a viatura, muda um pouco em relação a picape a Camper é mais jipe :shock: :shock: .

A minha maior preocupação é a transferencia que está "gritando um pouco".Vou checar o óleo, pois tá vazando :? :?
Tenho muita coisa para fazer e pouco dinheiro, por isso vou mexer eu mesmo nos itens mais simples (parte elétrica, lampadas, forração interna,etc...).
Depois de tirar a vespa do carburador vi que não tem mistério montar e desmontar o dito cujo, só tomando cuidado de usar uma chave de fenda imantada para não mandar arruela para dentro :x :x :x
No mais vou enchendo o saco de vcs com meus post de marinheiro de primeira viagem.

Eriksom Teixeira Lima
02/05/2005, 15:58
Caio,

Essa coisa de marinheiro de primeira viagem é bobagem. Ninguém sabe tudo, e se você pesquisa os tópicos antes de perguntar, todos aprendem :lol:

Três tostões.

$1 - troque TODAS as buchas de sua Camper. São 2 duplas para cada de tensor ou barra longitudinal (junto ao chassis). São mais quatro duplas na outra ponta dos tensores, junto ao diferencial. E mais duas para cada barra panhard (aquelas que saem do chassis e se conecta aos diferenciais). Buchas de PU duram com boa vontade apenas dois anos, depois devem ser jogadas fora mesmo que pareçam boas. Ah, NUNCA use querosene ou outros produtos :x para lavar o chassis, só água e sabão. 8)

$2 - entre na página <www.camper.com.br> pois lá há várias dicas interessantes que te ajudarão bastante.

$3 - eu uso na minha um filtro K&N comprado aí em SP na Ancona (ou nome similar). O código dele é RR-alguma coisa :cry: Mas é simples identificar, peça o maior que houver, para caminhonetes F-250. Ele é duplo-cônico (ou seja, se você o cortasse de lado, ele se pareceria com um "M"). Vantagem: ele é mínimo de tamanho, cabe dentro da sua caixa de filtro de Kombi e você nunca mais se aborrece. :P Eu uso esse na minha. Custava 240 pratas. Caro?, pode ser, mas ele é lavável com um kit de 70 pratas ..... e também ....... é eterno.

Bom divertimento.

Eriksom

Luca
02/05/2005, 23:59
Caio,
Parabéns pelo novo brinquedo. Gostaria de ver fotos. Antes e depois da arrumação.
[]´s e boa sorte.

Caio
03/05/2005, 08:53
Grande Luca,

Ela tá bem feia mesmo,mas já tô até chamando de "ela" peguei gosto mesmo.
O que eu não posso é ficar comparando com a Railukis que é covardia mas tudo tem seus prós e contras até a Toyota.

Valeu pelos post 8) 8) 8) 8)

Fábio
03/05/2005, 10:45
Covardia mesmo... tadinha das Hilux.... :mrgreen: :mrgreen:

Caio
03/05/2005, 15:03
Grande Fábio,

Sua Camper foi um dos motivos da minha escolha, além das fotos da reforma do Hugo 8) 8) 8)

PS: As buchas estão quase resolvidas.

Zanesco: Ainda estão na forma serão identicas as originais e de borracha (190,00)
As de São Caetano: Poliuretano amarelo na faixa de 200 latinhas por eixo
Marcelo: Meio dificil de achar o cara, parece ser bem ocupado.
Clube da Camper: pouca diferença de preço pela qualidade do material, vão trabalhar com PU nacional (amarelo)

Filtro de ar tô quase fechando do Mercedinho 608 (Novo 116,00 + 20,00 filtro)

Eduardo Chaves
03/05/2005, 16:10
Caio,

Zanesco: Já tive por 2x, a última não duraram nada, estragam com certa facilidade...
São Caetano: Não conheço...
Marcelo: Ligue pra ele a noitinha, tipo umas 18/19:00...
Clube da Camper: Estão com dificuldades na fabricação, não tem pronta-entrega...

Fique com as do Marcelo, experiência própria...

Não esqueça de revisar os rolamentos dos munhões e de roda tb, pois se estiverem com folga, vc perderá as buchas das barras dianteiras de um dia para outro... :wink:

[]'s...

Fábio
03/05/2005, 16:23
Não esqueça de revisar os rolamentos dos munhões e de roda tb, pois se estiverem com folga, vc perderá as buchas das barras dianteiras de um dia para outro...

Pois é... Camper é isso: trocou uma bucha, troque todas. Trocou uma bucha, toque os rolamentos. Trocou os rolamentos, troque os terminais.

Deixar um desses iténs para depois pode custar caro.

[]´s

Eduardo Chaves
03/05/2005, 16:27
Hehehe...

Eu é que digo...

[]'s aprendendo da maneira mai$$$ difícil... :roll:

Caio
03/05/2005, 16:58
Só tô anotando.......

Tenho que ir com calma um eixo de cada vez senão quem quebra sou eu :shock: :shock:

Caio
03/05/2005, 17:01
São Caetano: Não conheço

Damper (Flavio Roberto Closel)
Rua Casemiro de Abreu 305
S.Caetano do Sul - SP

Fábio
03/05/2005, 17:02
Eu fui com calma também... troquei uns 15 terminais de direção num ano. Uns 7 jogos de buchas para panhard. 01 barra panhard.

Tremenda economia.... pelo menos foi uma terapia de stress brava: Sua calma é exercitada a cada real jogado fora.

Agora troquei tudo de uma vez. Espero que resolva e que o problema não seja nenhuma macumba ou olho gordo.

[]´s

Caio
03/05/2005, 17:11
Não me assusta não :shock: :shock: :shock:

Antes de por para ralar mesmo, preciso terminar essa revisão básica, a final a viatura tem uns 12 aninhos. :D :D

NeRo
03/05/2005, 19:44
Caio! Parabéns pela compra!
Depois abra um tópico do Frota... os mais legais são justamente esses que vão mostrando a evolução do Bruto.
Bão... vou deixar minhas dicas para depois senão você vai ficar pobre... mas uma coisa que você precisa ver assim que sobrar um $ é o estado das pontas de eixo-traseiras. Se os anéis-trava estiverem montados com solda, ai ai ai. :shock: