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Ver Versão Completa : Melhora de performance com troca dos bicos injetores



ka2
08/02/2011, 12:19
Pessoal,

Eu gostaria de melhorar a performace da minha defender 110 nas subidas e retomadas, bem como nas rotacões mais baixas.
Não quero envenenar a Def, só quero não perder velocidade nas subidas.... uma melhorinha.... Não é para correr mais, é para manter a velocidade de cruzeiro constante.

Lendo os tópicos aqui do forum, em especial aos posts do Carlão, entrei em contato com o Maurício da Rasch. A sugestão foi trocar os bicos injetores por outros de maior vazão. A expectativa seria sair de 115CV,28Kgf para cerca de 140CV,38Kgf - isso é bem mais do que preciso...

Lendo o MQG (manual do quebra galho, do Galvão - excelente!), está claríssimo que devo me preocupar MUITO com o aquecimento do motor, já que original já trabalha quase sem folga...

Queria ouvir de voces o que acham... quem já trocou os bicos, a segurança disso, o que se pode fazer para melhorar a refrigeração e tornar a mudança segura, ou mesmo se devo ouvir "esquece e se acostume a perder velocidade nas subidas!"

Obrigado,
Ka2

bello
08/02/2011, 14:22
Ka2, vc perguntou ao Maurício como ficaria a fumaça com os novos bicos?
E o consumo?
Abs
Sergio

ka2
08/02/2011, 16:40
Perguntei sobre a fumaça sim, o Mauricio (Rasch Motoren) falou que aumenta... talvez seja um grande problema para a cidade de S.Paulo.
Sobre o consumo não perguntei, mas por fazer mais fumaça, certamente também aumenta.

Lendo mais um pouco outros tópicos, imagino que o aumento da fumaça poderia ser melhorado usando-se um intercooler melhor. Não consegui descobrir se o intercooler aumenta ou diminui o risco de sobreaquecimento da Def.... alguns falam que diminui outros que aumenta...

Estou com muita vontade de fazer a troca, mas estou muito inseguro quanto a questão do aquecimento.... só vou fazer se puder ter certeza que não vou ferver o motor.

abs
Sergio

FMuniz
08/02/2011, 16:57
Ka2,

Tenho um defender 110/98, na tentativa de melhorar um pouco a performance em subidas e retomadas e reduzir um pouco a fumaça, instalei um kit "super LDA", gostei do resultado. Melhorou a resposta do carro, diminuiu a fumaça e o consumo.
É um kit muito simples e barato, só que é preciso levar a um bombista para que ele faça a regulagem. Procure no forum para maiores informações. O pessoal das S10 com o motor semelhante ao do Defender usam também.

Espero ter ajudado
Um abraço
Francisco

ka2
08/02/2011, 17:45
Ola Francisco

Eu cheguei a trocar alguns emails com o Kiko sobre o Super LDA. Pra ser sincero, fiquei naquela "quando a esmola é muita o santo desconfia rsrsrs".
Pelo preço e trabalho que dá acho que vou tentar.

Obrigado,
Sergio

Renato Franco
08/02/2011, 21:19
Ka2,

Compre logo uma Discovery - hehehe.

E aí, vamos dar uma corridinha na Canastra por esses dias?

Esse mês posso ir qualquer f.d.s.

Abs.

ka2
08/02/2011, 21:44
Ka2,

Compre logo uma Discovery - hehehe.

E aí, vamos dar uma corridinha na Canastra por esses dias?

Esse mês posso ir qualquer f.d.s.

Abs.

Renato, quanto vc volta para trocar pela sua Disco? Rsrsrs

ka2
09/02/2011, 17:14
Sou leigo no assunto, mas pesquisei bastate este forum, queria ouvir mais dos amigos especialistas aqui.
Imagino que um bom pacote seria:

- troca dos bicos pelos da Rasch Motoren;
- colocação de um intercooler melhor, para diminuir a fumaça e para o motor trabalhar mais frio;
- eventualmente usar a relação da 5a marcha da Disco para que o motor trabalhe em giro mais baixo quando na rodovia (alguém postou sobre essa troca aqui no forum)

Tem sentido? estou exagerando ou talvez desequilibrando ao invés de equilibrar o conjunto?

Abraços
Ka2

lipe20
09/02/2011, 17:28
ka2

Esse é o caminho mesmo.

mambh
15/02/2011, 16:17
Caros amigos, sou novo com a defender. Estou achando muito lerda abaixo dos 2.000 rpm, o que pode ser ou o que faço para melhorar....

alex.cunha
15/02/2011, 18:13
Sou leigo no assunto, mas pesquisei bastate este forum, queria ouvir mais dos amigos especialistas aqui.
Imagino que um bom pacote seria:

- troca dos bicos pelos da Rasch Motoren;
- colocação de um intercooler melhor, para diminuir a fumaça e para o motor trabalhar mais frio;
- eventualmente usar a relação da 5a marcha da Disco para que o motor trabalhe em giro mais baixo quando na rodovia (alguém postou sobre essa troca aqui no forum)

Tem sentido? estou exagerando ou talvez desequilibrando ao invés de equilibrar o conjunto?

Abraços
Ka2


Qual seria o custo aproximado?

ka2
15/02/2011, 18:20
A troca dos bicos custa cerca de R$1500

Nao sei quanto custariam os demais

alex.cunha
15/02/2011, 18:30
A troca dos bicos custa cerca de R$1500

Nao sei quanto custariam os demais

Será que o custo beneficio é justificado? O que pode ser feito é começar pelo Intercooler, pois segundo especialistas ( Luiz Fraga) o ganho é evidente. Já coloquei na outra Defender que eu tinha e não senti diferença alguma e quando o questionei, o Luiz disse que, por ter um Kit de turbina TGV, a diferença seria pouco sentida, contudo, ainda ficaria melhor, neste caso, por experiência própria, não ficou.
Recebi um e-mail da Maxxicoler sobre uma promoção de intercooler para defender: R$ 650,00. Só não sei o valor da mão de obra.

alex.cunha
15/02/2011, 18:34
Ola Francisco

Eu cheguei a trocar alguns emails com o Kiko sobre o Super LDA. Pra ser sincero, fiquei naquela "quando a esmola é muita o santo desconfia rsrsrs".
Pelo preço e trabalho que dá acho que vou tentar.

Obrigado,
Sergio

O que você decidiu sobre o LDA, também estou quase comprando.

alexx.files
15/02/2011, 19:48
Fiquei com uma dúvida sobre o Super LDA: como é necessário alterar a configuração da bomba injetora como saber se o ganho de performance foi o Super LDA ou a alteração na bomba?

[]´s
Alex

ka2
15/02/2011, 20:40
O que você decidiu sobre o LDA, também estou quase comprando.

Eu encomendei um hoje... Pagando para ver.
Li muita gente falando que funciona.

Pesquisei bastante para entender o que o lda faz. Basicamente regula a ação da BI em relação a varicao de potencia proporcionada pelo turbo. Pelo que entendi, o tal super aumenta o curso desse ajuste. Vamos ver no que dá....

ka2
15/02/2011, 20:41
Fiquei com uma dúvida sobre o Super LDA: como é necessário alterar a configuração da bomba injetora como saber se o ganho de performance foi o Super LDA ou a alteração na bomba?

[]´s
Alex

Certamente é o ajuste na BI que melhora a perfirmace, a idéia da rebimboca é fazer isso sem enfumaçar em baixa rotação. Pelo menos é o que entendi... :parede:

bello
16/02/2011, 15:30
Ka2, depois poste aqui suas conclusões sobre a super LDA. Estou pensando em levar meu carro lá na CF Bombas para dar uma revisada na BI e aproveitar e colocar a super LDA. Alguém já fez algum trabalho lá? ou conhece quem fez ?.
Abs
Sergio

Djalma Inoue
22/02/2011, 00:29
Companheiro, eu também sou novo com Land Rover Defender mas, o que vc quer dizer com abaixo de 2000 rpm, entre 900 e 1000 rpm é marcha lenta a que velocidade sua viatura anda com quantos giros?? Só lembrando a, Defender é como a tartaruga, anda devagar, mas sempre chega no destino e tem vida longa. Não se preocupe com a velocidade curta a paisagem.:concordo:



Caros amigos, sou novo com a defender. Estou achando muito lerda abaixo dos 2.000 rpm, o que pode ser ou o que faço para melhorar....

ka2
22/02/2011, 09:23
Vamos ao relato do super Lda...

Coloquei o kit na sexta passada na oficina de um amigo.
* Instalação relativamente fácil - tivemos que soltar o filtro de combustivel e o reserv. de agua do radiador para poder alcançar os parafusos do LDA.
* tivemos que romper o lacre da tampa do LDA para ter acesso ao parafuso de regulagem.
* medimos uma marca no eixo do LDA. A marca indica o quanto e de que forma o LDA trabalha. No meu caso, tinhamos cerca de 3mm disponiveis antes do fim do curso da peça (ou seja, o LDA estava usando somente 4mm dos 7mm possíveis)
* considerando que a peça comprada (superLDA) permite um aumento de curso de 6mm, acertamos o parafuso de regulagem do LDA em + 3mm --> tinhamos 3mm disponiveis de curso, aumentamos 6mm com a peça, ajustamos +3mm = resultado, temos 7mm de curso)
* antes de montar tudo com a mola nova (maior e com mais pressão), colocamos a regulagem de pressao da mola, que fica no fundo do LDA, no mínimo segundo orientaçao do manual - a mola nova é bem maior e com mais pressão)
* tudo montado (a tampa do LDA agora esta com novos parafusos, mais longos e que usam a chave 11, abrir fica mais simples
* quebramos o lacre do débito da bomba e apertamos 1 volta e fomos andar com a Land
- ficou mais esperta, sem fumaça a mais (nao notei pelo manos), mas um pouco mais lenta em rotaçao muito baixa;
- voltamos e colocamos 1 e 1/2 voltas -> ficou bem mais esperta, inclusive em baixissima rotaçao, mas com fumaça;
- colocamos 1 e 1/4 de voltas, ainda com um pouco de fumaça, mas esperta.
* fui viajar a Ribeirão Preto. Nao perdi quase velocidade nos subidões. Começava a subida a 110km/h e terminava a 110km/h, mas eu estava com mais fumaça que gostaria
* regulei o debito para 1 volta, acho que está legal assim. Em giro super baixo fica fraca, mas logo enche e fica bem esperta. No subidão que antes eu começava a 110 e terminava a 80-90 termino a 100.

Proxima passo - vou comprar um medidor de pressão de turbo e apertar 2 voltas na valvula do turbo. O meu deve estar operando a até 0,9 kg, quero deixar até 1kg para aproveitar melhor o aumento de débito da turbina

Conclusões que tirei: o kit em sí permite uma regulagem do débito da bomba sem a consequencia de aumento de fumaça - no meu caso, 1 volta no débito da bomba sem resultar em fumaceira. O ganho de performaçe se deve exclusivamente desse aumento de débito. Achei que valeu a pena, mas o meu objetivo era somente um pequeno ganho na performace para nao perder velocidade em subida.

Espero não ter feito um relato muito confuso, rsrsrsrs

Abraco a todos

Ka2

alex.cunha
22/02/2011, 10:20
Vamos ao relato do super Lda...

Coloquei o kit na sexta passada na oficina de um amigo.
* Instalação relativamente fácil - tivemos que soltar o filtro de combustivel e o reserv. de agua do radiador para poder alcançar os parafusos do LDA.
* tivemos que romper o lacre da tampa do LDA para ter acesso ao parafuso de regulagem.
* medimos uma marca no eixo do LDA. A marca indica o quanto e de que forma o LDA trabalha. No meu caso, tinhamos cerca de 3mm disponiveis antes do fim do curso da peça (ou seja, o LDA estava usando somente 4mm dos 7mm possíveis)
* considerando que a peça comprada (superLDA) permite um aumento de curso de 6mm, acertamos o parafuso de regulagem do LDA em + 3mm --> tinhamos 3mm disponiveis de curso, aumentamos 6mm com a peça, ajustamos +3mm = resultado, temos 7mm de curso)
* antes de montar tudo com a mola nova (maior e com mais pressão), colocamos a regulagem de pressao da mola, que fica no fundo do LDA, no mínimo segundo orientaçao do manual - a mola nova é bem maior e com mais pressão)
* tudo montado (a tampa do LDA agora esta com novos parafusos, mais longos e que usam a chave 11, abrir fica mais simples
* quebramos o lacre do débito da bomba e apertamos 1 volta e fomos andar com a Land
- ficou mais esperta, sem fumaça a mais (nao notei pelo manos), mas um pouco mais lenta em rotaçao muito baixa;
- voltamos e colocamos 1 e 1/2 voltas -> ficou bem mais esperta, inclusive em baixissima rotaçao, mas com fumaça;
- colocamos 1 e 1/4 de voltas, ainda com um pouco de fumaça, mas esperta.
* fui viajar a Ribeirão Preto. Nao perdi quase velocidade nos subidões. Começava a subida a 110km/h e terminava a 110km/h, mas eu estava com mais fumaça que gostaria
* regulei o debito para 1 volta, acho que está legal assim. Em giro super baixo fica fraca, mas logo enche e fica bem esperta. No subidão que antes eu começava a 110 e terminava a 80-90 termino a 100.

Proxima passo - vou comprar um medidor de pressão de turbo e apertar 2 voltas na valvula do turbo. O meu deve estar operando a até 0,9 kg, quero deixar até 1kg para aproveitar melhor o aumento de débito da turbina

Conclusões que tirei: o kit em sí permite uma regulagem do débito da bomba sem a consequencia de aumento de fumaça - no meu caso, 1 volta no débito da bomba sem resultar em fumaceira. O ganho de performaçe se deve exclusivamente desse aumento de débito. Achei que valeu a pena, mas o meu objetivo era somente um pequeno ganho na performace para nao perder velocidade em subida.

Espero não ter feito um relato muito confuso, rsrsrsrs

Abraco a todos

Ka2

Que bom, também quero instalar na minha. Quando tiver dados sobre o consumo nos avise, pois é um dos benefícios que o super LDA promete.

bello
22/02/2011, 10:22
Obrigado Ka2. Foi bem claro o "relatório".
Apenas um detalhe, seu motor é o inglês ou é o "nacional".
Obrigado
Abs
Sergio

ka2
22/02/2011, 13:45
Meu Defender é 03/04, 300tdi - certamente brasileiro.
Quanto ao consumo, acho que aumentou. Estou saindo agora para Campinas, vou verificar o consumo na estrada.
Abs,
Sérgio Ka2

bello
22/02/2011, 14:29
Ok Xará. Perguntei porque o meu é 300Tdi (inglês) com alguns cavalos a menos. Quando instalar vou comparar.
Obrigado
Sergio

ka2
22/02/2011, 16:48
Como faço para saber se é brasileiro, inglês ou mesmo argentino??

bello
23/02/2011, 08:01
Ka2, os Defenders até 1998 vinham da inglaterra (como o meu- Def 110 1998) ai o motor é inglês. Depois começaram a ser fabricados aqui, de 1999 a 2005 , a partir dai o motor é nacional(mas parece que era feito na argentina ou tinha muitas peças de la').
Na inglaterra , a partir de 1999 foi introduzido o Td5.
Então, se o carro é anterior a 1999 o motor é inglês, se é de 1999 a 2005 o motor é "nacional".
Abs
Sergio

ka2
23/02/2011, 21:37
Depois do ultimo ajuste (1 volta na bomba), fez 8,2 km/l andando a 110km/h- eu fazia antes perto de 9km/l
O consumo enquanto estava regulando (1 1/4 volta) foi de 7,7km/l, mas tem que descartar, eu usei em condições incomus, fiz até uma pequena trilha....

Preciso melhorar a marcha lenta que esta um pouco alta. Talvez eu de uma volta na turbina e deixe a bomba com 3/4 de volta. Acho que ainda nao encontrei o melhor ajuste.

Sobre o superLDA, pensei mais um pouco sobre todos os ajustes, a lógica de funcionamento da coisa, etc. Talvez seja possível conseguir um resultado semelhante sem ter que colocar o kit. Olha só... o parafuso na tampa do LDA estava a cerca de 2mm para baixo. O curso extra disponível no eixo do LDA era de 3mm. O parafuso de ajuste de pressão da mola estava no meio do curso.
Uma regularem que resultaria numa coisa parecida seria deixar o parafuso da tampa no mínimo e ajustar o parafuso de pressão da mola no máximo. Talvez assim nao fosse possível uma volta na bomba, mas acredito que 3/4 sim... Nao sou mecanico, posso estar falando borracha, mas me parece lógico em função das alterações que o superLDA faz....



Abs
Ka2

George Marques Fernandes
23/02/2011, 23:15
Meus caros,
Tenho uma Defender 110-2005 e quando falo de melhoria para aumentar o rendimento a melhor modificação que fiz foi a colocação de uma TGV.
E também do seguinte: filtro de ar maior (Mitsubishi), descarga de 3" desde o coletor, Intercooler da Maxicooler, bicos do motor Power Stroker e por último um kit Super LDA do Kiko.
Consumo em torno de 8km por litro na cidade, boa retomada e responde bem em baixa rotação.
George

ka2
24/02/2011, 09:13
Meus caros,
Tenho uma Defender 110-2005 e quando falo de melhoria para aumentar o rendimento a melhor modificação que fiz foi a colocação de uma TGV.
E também do seguinte: filtro de ar maior (Mitsubishi), descarga de 3" desde o coletor, Intercooler da Maxicooler, bicos do motor Power Stroker e por último um kit Super LDA do Kiko.
Consumo em torno de 8km por litro na cidade, boa retomada e responde bem em baixa rotação.
George

George,

Eu tenho uma enorme curiosidade sobre a turbina TGV... como é a adaptação? que turbina usou? quanto custou? Certamente as questões do escape e do filtro de ar maior são essenciais para que fique 100%
Outra coisa... com tudo isso que vc fez não valeria a pena trocar a relação de marchas pela da Disco? ví aqui no site uma loja na Inglaterra que tem o kit que deixa a relaçao cerca de 15% mais longo (e nao muda nada na reduzida)

Obrigado pelas informações
ka2

lulaquintella
27/02/2011, 11:08
George,

Eu tenho uma enorme curiosidade sobre a turbina TGV... como é a adaptação? que turbina usou? quanto custou? Certamente as questões do escape e do filtro de ar maior são essenciais para que fique 100%
Outra coisa... com tudo isso que vc fez não valeria a pena trocar a relação de marchas pela da Disco? ví aqui no site uma loja na Inglaterra que tem o kit que deixa a relaçao cerca de 15% mais longo (e nao muda nada na reduzida)

Obrigado pelas informações
ka2
Tem um kit ingles que e sonho de consumo meu ja faz um tempo!!!!
Da so uma olhada na internet Allard www.allardturbosport.co.uk/ (http://www.allardturbosport.co.uk/) , o dono s chama Allan Allard e gente boa, so nao tive grana pra encarar o projeto ainda.
Ma acho que ficaria show com um intercooler maior e a descarga de 3 polegadas.
Trocaria tambem bicos e acerto da bomba!
Quanto ao filtro de ar, tem um lavavel que tem bem mais vazao e nao precisa trocar a caixa original.
abraco.

ka2
04/03/2011, 17:17
Tem um kit ingles que e sonho de consumo meu ja faz um tempo!!!!
Da so uma olhada na internet Allard www.allardturbosport.co.uk/ (http://www.allardturbosport.co.uk/) , o dono s chama Allan Allard e gente boa, so nao tive grana pra encarar o projeto ainda.
Ma acho que ficaria show com um intercooler maior e a descarga de 3 polegadas.
Trocaria tambem bicos e acerto da bomba!
Quanto ao filtro de ar, tem um lavavel que tem bem mais vazao e nao precisa trocar a caixa original.
abraco.

Vc saberia dizer a marca/modelo desse filtro com mais vazão?

A minha Def110 está fazendo 8,5km/l uso misto cidade/estrada - acho que estabilizou assim. Mudei um pouco o jeito de acelerar em função do ganho de potencia.

abraços
Ka2

lulaquintella
05/03/2011, 12:37
Vc saberia dizer a marca/modelo desse filtro com mais vazão?

A minha Def110 está fazendo 8,5km/l uso misto cidade/estrada - acho que estabilizou assim. Mudei um pouco o jeito de acelerar em função do ganho de potencia.

abraços
Ka2
Os Filtros sao da K&N, eles foram desenvolvidos primeiramente em provas de Rally e depois vendidos a publico, eles tem maior vazao e sao lavaveis.
E so lavar com o produto deles e depois colocar uma fina camada de oleo que e tambem deles.
ja usei em varios autos e e um bom produto, confrsso que nunca usei nas defenders!
Abraco