Ver Versão Completa : Melhora de performance com troca dos bicos injetores
Pessoal,
Eu gostaria de melhorar a performace da minha defender 110 nas subidas e retomadas, bem como nas rotacões mais baixas.
Não quero envenenar a Def, só quero não perder velocidade nas subidas.... uma melhorinha.... Não é para correr mais, é para manter a velocidade de cruzeiro constante.
Lendo os tópicos aqui do forum, em especial aos posts do Carlão, entrei em contato com o Maurício da Rasch. A sugestão foi trocar os bicos injetores por outros de maior vazão. A expectativa seria sair de 115CV,28Kgf para cerca de 140CV,38Kgf - isso é bem mais do que preciso...
Lendo o MQG (manual do quebra galho, do Galvão - excelente!), está claríssimo que devo me preocupar MUITO com o aquecimento do motor, já que original já trabalha quase sem folga...
Queria ouvir de voces o que acham... quem já trocou os bicos, a segurança disso, o que se pode fazer para melhorar a refrigeração e tornar a mudança segura, ou mesmo se devo ouvir "esquece e se acostume a perder velocidade nas subidas!"
Obrigado,
Ka2
Ka2, vc perguntou ao Maurício como ficaria a fumaça com os novos bicos?
E o consumo?
Abs
Sergio
Perguntei sobre a fumaça sim, o Mauricio (Rasch Motoren) falou que aumenta... talvez seja um grande problema para a cidade de S.Paulo.
Sobre o consumo não perguntei, mas por fazer mais fumaça, certamente também aumenta.
Lendo mais um pouco outros tópicos, imagino que o aumento da fumaça poderia ser melhorado usando-se um intercooler melhor. Não consegui descobrir se o intercooler aumenta ou diminui o risco de sobreaquecimento da Def.... alguns falam que diminui outros que aumenta...
Estou com muita vontade de fazer a troca, mas estou muito inseguro quanto a questão do aquecimento.... só vou fazer se puder ter certeza que não vou ferver o motor.
abs
Sergio
Ka2,
Tenho um defender 110/98, na tentativa de melhorar um pouco a performance em subidas e retomadas e reduzir um pouco a fumaça, instalei um kit "super LDA", gostei do resultado. Melhorou a resposta do carro, diminuiu a fumaça e o consumo.
É um kit muito simples e barato, só que é preciso levar a um bombista para que ele faça a regulagem. Procure no forum para maiores informações. O pessoal das S10 com o motor semelhante ao do Defender usam também.
Espero ter ajudado
Um abraço
Francisco
Ola Francisco
Eu cheguei a trocar alguns emails com o Kiko sobre o Super LDA. Pra ser sincero, fiquei naquela "quando a esmola é muita o santo desconfia rsrsrs".
Pelo preço e trabalho que dá acho que vou tentar.
Obrigado,
Sergio
Renato Franco
08/02/2011, 21:19
Ka2,
Compre logo uma Discovery - hehehe.
E aí, vamos dar uma corridinha na Canastra por esses dias?
Esse mês posso ir qualquer f.d.s.
Abs.
Ka2,
Compre logo uma Discovery - hehehe.
E aí, vamos dar uma corridinha na Canastra por esses dias?
Esse mês posso ir qualquer f.d.s.
Abs.
Renato, quanto vc volta para trocar pela sua Disco? Rsrsrs
Sou leigo no assunto, mas pesquisei bastate este forum, queria ouvir mais dos amigos especialistas aqui.
Imagino que um bom pacote seria:
- troca dos bicos pelos da Rasch Motoren;
- colocação de um intercooler melhor, para diminuir a fumaça e para o motor trabalhar mais frio;
- eventualmente usar a relação da 5a marcha da Disco para que o motor trabalhe em giro mais baixo quando na rodovia (alguém postou sobre essa troca aqui no forum)
Tem sentido? estou exagerando ou talvez desequilibrando ao invés de equilibrar o conjunto?
Abraços
Ka2
ka2
Esse é o caminho mesmo.
Caros amigos, sou novo com a defender. Estou achando muito lerda abaixo dos 2.000 rpm, o que pode ser ou o que faço para melhorar....
alex.cunha
15/02/2011, 18:13
Sou leigo no assunto, mas pesquisei bastate este forum, queria ouvir mais dos amigos especialistas aqui.
Imagino que um bom pacote seria:
- troca dos bicos pelos da Rasch Motoren;
- colocação de um intercooler melhor, para diminuir a fumaça e para o motor trabalhar mais frio;
- eventualmente usar a relação da 5a marcha da Disco para que o motor trabalhe em giro mais baixo quando na rodovia (alguém postou sobre essa troca aqui no forum)
Tem sentido? estou exagerando ou talvez desequilibrando ao invés de equilibrar o conjunto?
Abraços
Ka2
Qual seria o custo aproximado?
A troca dos bicos custa cerca de R$1500
Nao sei quanto custariam os demais
alex.cunha
15/02/2011, 18:30
A troca dos bicos custa cerca de R$1500
Nao sei quanto custariam os demais
Será que o custo beneficio é justificado? O que pode ser feito é começar pelo Intercooler, pois segundo especialistas ( Luiz Fraga) o ganho é evidente. Já coloquei na outra Defender que eu tinha e não senti diferença alguma e quando o questionei, o Luiz disse que, por ter um Kit de turbina TGV, a diferença seria pouco sentida, contudo, ainda ficaria melhor, neste caso, por experiência própria, não ficou.
Recebi um e-mail da Maxxicoler sobre uma promoção de intercooler para defender: R$ 650,00. Só não sei o valor da mão de obra.
alex.cunha
15/02/2011, 18:34
Ola Francisco
Eu cheguei a trocar alguns emails com o Kiko sobre o Super LDA. Pra ser sincero, fiquei naquela "quando a esmola é muita o santo desconfia rsrsrs".
Pelo preço e trabalho que dá acho que vou tentar.
Obrigado,
Sergio
O que você decidiu sobre o LDA, também estou quase comprando.
alexx.files
15/02/2011, 19:48
Fiquei com uma dúvida sobre o Super LDA: como é necessário alterar a configuração da bomba injetora como saber se o ganho de performance foi o Super LDA ou a alteração na bomba?
[]´s
Alex
O que você decidiu sobre o LDA, também estou quase comprando.
Eu encomendei um hoje... Pagando para ver.
Li muita gente falando que funciona.
Pesquisei bastante para entender o que o lda faz. Basicamente regula a ação da BI em relação a varicao de potencia proporcionada pelo turbo. Pelo que entendi, o tal super aumenta o curso desse ajuste. Vamos ver no que dá....
Fiquei com uma dúvida sobre o Super LDA: como é necessário alterar a configuração da bomba injetora como saber se o ganho de performance foi o Super LDA ou a alteração na bomba?
[]´s
Alex
Certamente é o ajuste na BI que melhora a perfirmace, a idéia da rebimboca é fazer isso sem enfumaçar em baixa rotação. Pelo menos é o que entendi... :parede:
Ka2, depois poste aqui suas conclusões sobre a super LDA. Estou pensando em levar meu carro lá na CF Bombas para dar uma revisada na BI e aproveitar e colocar a super LDA. Alguém já fez algum trabalho lá? ou conhece quem fez ?.
Abs
Sergio
Djalma Inoue
22/02/2011, 00:29
Companheiro, eu também sou novo com Land Rover Defender mas, o que vc quer dizer com abaixo de 2000 rpm, entre 900 e 1000 rpm é marcha lenta a que velocidade sua viatura anda com quantos giros?? Só lembrando a, Defender é como a tartaruga, anda devagar, mas sempre chega no destino e tem vida longa. Não se preocupe com a velocidade curta a paisagem.:concordo:
Caros amigos, sou novo com a defender. Estou achando muito lerda abaixo dos 2.000 rpm, o que pode ser ou o que faço para melhorar....
Vamos ao relato do super Lda...
Coloquei o kit na sexta passada na oficina de um amigo.
* Instalação relativamente fácil - tivemos que soltar o filtro de combustivel e o reserv. de agua do radiador para poder alcançar os parafusos do LDA.
* tivemos que romper o lacre da tampa do LDA para ter acesso ao parafuso de regulagem.
* medimos uma marca no eixo do LDA. A marca indica o quanto e de que forma o LDA trabalha. No meu caso, tinhamos cerca de 3mm disponiveis antes do fim do curso da peça (ou seja, o LDA estava usando somente 4mm dos 7mm possíveis)
* considerando que a peça comprada (superLDA) permite um aumento de curso de 6mm, acertamos o parafuso de regulagem do LDA em + 3mm --> tinhamos 3mm disponiveis de curso, aumentamos 6mm com a peça, ajustamos +3mm = resultado, temos 7mm de curso)
* antes de montar tudo com a mola nova (maior e com mais pressão), colocamos a regulagem de pressao da mola, que fica no fundo do LDA, no mínimo segundo orientaçao do manual - a mola nova é bem maior e com mais pressão)
* tudo montado (a tampa do LDA agora esta com novos parafusos, mais longos e que usam a chave 11, abrir fica mais simples
* quebramos o lacre do débito da bomba e apertamos 1 volta e fomos andar com a Land
- ficou mais esperta, sem fumaça a mais (nao notei pelo manos), mas um pouco mais lenta em rotaçao muito baixa;
- voltamos e colocamos 1 e 1/2 voltas -> ficou bem mais esperta, inclusive em baixissima rotaçao, mas com fumaça;
- colocamos 1 e 1/4 de voltas, ainda com um pouco de fumaça, mas esperta.
* fui viajar a Ribeirão Preto. Nao perdi quase velocidade nos subidões. Começava a subida a 110km/h e terminava a 110km/h, mas eu estava com mais fumaça que gostaria
* regulei o debito para 1 volta, acho que está legal assim. Em giro super baixo fica fraca, mas logo enche e fica bem esperta. No subidão que antes eu começava a 110 e terminava a 80-90 termino a 100.
Proxima passo - vou comprar um medidor de pressão de turbo e apertar 2 voltas na valvula do turbo. O meu deve estar operando a até 0,9 kg, quero deixar até 1kg para aproveitar melhor o aumento de débito da turbina
Conclusões que tirei: o kit em sí permite uma regulagem do débito da bomba sem a consequencia de aumento de fumaça - no meu caso, 1 volta no débito da bomba sem resultar em fumaceira. O ganho de performaçe se deve exclusivamente desse aumento de débito. Achei que valeu a pena, mas o meu objetivo era somente um pequeno ganho na performace para nao perder velocidade em subida.
Espero não ter feito um relato muito confuso, rsrsrsrs
Abraco a todos
Ka2
alex.cunha
22/02/2011, 10:20
Vamos ao relato do super Lda...
Coloquei o kit na sexta passada na oficina de um amigo.
* Instalação relativamente fácil - tivemos que soltar o filtro de combustivel e o reserv. de agua do radiador para poder alcançar os parafusos do LDA.
* tivemos que romper o lacre da tampa do LDA para ter acesso ao parafuso de regulagem.
* medimos uma marca no eixo do LDA. A marca indica o quanto e de que forma o LDA trabalha. No meu caso, tinhamos cerca de 3mm disponiveis antes do fim do curso da peça (ou seja, o LDA estava usando somente 4mm dos 7mm possíveis)
* considerando que a peça comprada (superLDA) permite um aumento de curso de 6mm, acertamos o parafuso de regulagem do LDA em + 3mm --> tinhamos 3mm disponiveis de curso, aumentamos 6mm com a peça, ajustamos +3mm = resultado, temos 7mm de curso)
* antes de montar tudo com a mola nova (maior e com mais pressão), colocamos a regulagem de pressao da mola, que fica no fundo do LDA, no mínimo segundo orientaçao do manual - a mola nova é bem maior e com mais pressão)
* tudo montado (a tampa do LDA agora esta com novos parafusos, mais longos e que usam a chave 11, abrir fica mais simples
* quebramos o lacre do débito da bomba e apertamos 1 volta e fomos andar com a Land
- ficou mais esperta, sem fumaça a mais (nao notei pelo manos), mas um pouco mais lenta em rotaçao muito baixa;
- voltamos e colocamos 1 e 1/2 voltas -> ficou bem mais esperta, inclusive em baixissima rotaçao, mas com fumaça;
- colocamos 1 e 1/4 de voltas, ainda com um pouco de fumaça, mas esperta.
* fui viajar a Ribeirão Preto. Nao perdi quase velocidade nos subidões. Começava a subida a 110km/h e terminava a 110km/h, mas eu estava com mais fumaça que gostaria
* regulei o debito para 1 volta, acho que está legal assim. Em giro super baixo fica fraca, mas logo enche e fica bem esperta. No subidão que antes eu começava a 110 e terminava a 80-90 termino a 100.
Proxima passo - vou comprar um medidor de pressão de turbo e apertar 2 voltas na valvula do turbo. O meu deve estar operando a até 0,9 kg, quero deixar até 1kg para aproveitar melhor o aumento de débito da turbina
Conclusões que tirei: o kit em sí permite uma regulagem do débito da bomba sem a consequencia de aumento de fumaça - no meu caso, 1 volta no débito da bomba sem resultar em fumaceira. O ganho de performaçe se deve exclusivamente desse aumento de débito. Achei que valeu a pena, mas o meu objetivo era somente um pequeno ganho na performace para nao perder velocidade em subida.
Espero não ter feito um relato muito confuso, rsrsrsrs
Abraco a todos
Ka2
Que bom, também quero instalar na minha. Quando tiver dados sobre o consumo nos avise, pois é um dos benefícios que o super LDA promete.
Obrigado Ka2. Foi bem claro o "relatório".
Apenas um detalhe, seu motor é o inglês ou é o "nacional".
Obrigado
Abs
Sergio
Meu Defender é 03/04, 300tdi - certamente brasileiro.
Quanto ao consumo, acho que aumentou. Estou saindo agora para Campinas, vou verificar o consumo na estrada.
Abs,
Sérgio Ka2
Ok Xará. Perguntei porque o meu é 300Tdi (inglês) com alguns cavalos a menos. Quando instalar vou comparar.
Obrigado
Sergio
Como faço para saber se é brasileiro, inglês ou mesmo argentino??
Ka2, os Defenders até 1998 vinham da inglaterra (como o meu- Def 110 1998) ai o motor é inglês. Depois começaram a ser fabricados aqui, de 1999 a 2005 , a partir dai o motor é nacional(mas parece que era feito na argentina ou tinha muitas peças de la').
Na inglaterra , a partir de 1999 foi introduzido o Td5.
Então, se o carro é anterior a 1999 o motor é inglês, se é de 1999 a 2005 o motor é "nacional".
Abs
Sergio
Depois do ultimo ajuste (1 volta na bomba), fez 8,2 km/l andando a 110km/h- eu fazia antes perto de 9km/l
O consumo enquanto estava regulando (1 1/4 volta) foi de 7,7km/l, mas tem que descartar, eu usei em condições incomus, fiz até uma pequena trilha....
Preciso melhorar a marcha lenta que esta um pouco alta. Talvez eu de uma volta na turbina e deixe a bomba com 3/4 de volta. Acho que ainda nao encontrei o melhor ajuste.
Sobre o superLDA, pensei mais um pouco sobre todos os ajustes, a lógica de funcionamento da coisa, etc. Talvez seja possível conseguir um resultado semelhante sem ter que colocar o kit. Olha só... o parafuso na tampa do LDA estava a cerca de 2mm para baixo. O curso extra disponível no eixo do LDA era de 3mm. O parafuso de ajuste de pressão da mola estava no meio do curso.
Uma regularem que resultaria numa coisa parecida seria deixar o parafuso da tampa no mínimo e ajustar o parafuso de pressão da mola no máximo. Talvez assim nao fosse possível uma volta na bomba, mas acredito que 3/4 sim... Nao sou mecanico, posso estar falando borracha, mas me parece lógico em função das alterações que o superLDA faz....
Abs
Ka2
George Marques Fernandes
23/02/2011, 23:15
Meus caros,
Tenho uma Defender 110-2005 e quando falo de melhoria para aumentar o rendimento a melhor modificação que fiz foi a colocação de uma TGV.
E também do seguinte: filtro de ar maior (Mitsubishi), descarga de 3" desde o coletor, Intercooler da Maxicooler, bicos do motor Power Stroker e por último um kit Super LDA do Kiko.
Consumo em torno de 8km por litro na cidade, boa retomada e responde bem em baixa rotação.
George
Meus caros,
Tenho uma Defender 110-2005 e quando falo de melhoria para aumentar o rendimento a melhor modificação que fiz foi a colocação de uma TGV.
E também do seguinte: filtro de ar maior (Mitsubishi), descarga de 3" desde o coletor, Intercooler da Maxicooler, bicos do motor Power Stroker e por último um kit Super LDA do Kiko.
Consumo em torno de 8km por litro na cidade, boa retomada e responde bem em baixa rotação.
George
George,
Eu tenho uma enorme curiosidade sobre a turbina TGV... como é a adaptação? que turbina usou? quanto custou? Certamente as questões do escape e do filtro de ar maior são essenciais para que fique 100%
Outra coisa... com tudo isso que vc fez não valeria a pena trocar a relação de marchas pela da Disco? ví aqui no site uma loja na Inglaterra que tem o kit que deixa a relaçao cerca de 15% mais longo (e nao muda nada na reduzida)
Obrigado pelas informações
ka2
lulaquintella
27/02/2011, 11:08
George,
Eu tenho uma enorme curiosidade sobre a turbina TGV... como é a adaptação? que turbina usou? quanto custou? Certamente as questões do escape e do filtro de ar maior são essenciais para que fique 100%
Outra coisa... com tudo isso que vc fez não valeria a pena trocar a relação de marchas pela da Disco? ví aqui no site uma loja na Inglaterra que tem o kit que deixa a relaçao cerca de 15% mais longo (e nao muda nada na reduzida)
Obrigado pelas informações
ka2
Tem um kit ingles que e sonho de consumo meu ja faz um tempo!!!!
Da so uma olhada na internet Allard www.allardturbosport.co.uk/ (http://www.allardturbosport.co.uk/) , o dono s chama Allan Allard e gente boa, so nao tive grana pra encarar o projeto ainda.
Ma acho que ficaria show com um intercooler maior e a descarga de 3 polegadas.
Trocaria tambem bicos e acerto da bomba!
Quanto ao filtro de ar, tem um lavavel que tem bem mais vazao e nao precisa trocar a caixa original.
abraco.
Tem um kit ingles que e sonho de consumo meu ja faz um tempo!!!!
Da so uma olhada na internet Allard www.allardturbosport.co.uk/ (http://www.allardturbosport.co.uk/) , o dono s chama Allan Allard e gente boa, so nao tive grana pra encarar o projeto ainda.
Ma acho que ficaria show com um intercooler maior e a descarga de 3 polegadas.
Trocaria tambem bicos e acerto da bomba!
Quanto ao filtro de ar, tem um lavavel que tem bem mais vazao e nao precisa trocar a caixa original.
abraco.
Vc saberia dizer a marca/modelo desse filtro com mais vazão?
A minha Def110 está fazendo 8,5km/l uso misto cidade/estrada - acho que estabilizou assim. Mudei um pouco o jeito de acelerar em função do ganho de potencia.
abraços
Ka2
lulaquintella
05/03/2011, 12:37
Vc saberia dizer a marca/modelo desse filtro com mais vazão?
A minha Def110 está fazendo 8,5km/l uso misto cidade/estrada - acho que estabilizou assim. Mudei um pouco o jeito de acelerar em função do ganho de potencia.
abraços
Ka2
Os Filtros sao da K&N, eles foram desenvolvidos primeiramente em provas de Rally e depois vendidos a publico, eles tem maior vazao e sao lavaveis.
E so lavar com o produto deles e depois colocar uma fina camada de oleo que e tambem deles.
ja usei em varios autos e e um bom produto, confrsso que nunca usei nas defenders!
Abraco
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