Ver Versão Completa : Dúvidas específicas (Carter, Filtro de óleo, vazamento bomba gasolina e cabeçote)
Jedi Diego
07/02/2011, 18:27
Dúvidas específicas sobre;
* Parafusos do Carter;
* Vazamento da vedação da bomba de gasolina;
* Limpeza do cabeçote;
* Colocação do filtro de óleo.
Prezados, li alguns tópicos no fórum sobre as dúvidas acima mencionadas, mas continuo sem entender algumas coisas.
Assim, peço ajuda de vocês, para tanto, coloquei algumas fotos para auxiliar.
Jeep (comprei não faz muito tempo antigo dono fazia trilhas) = CJ5 1975, com motor BF- 161, ignição eletrônica, direção hidráulica e pedaleira suspensa do opala, freio a disco de Kombi, freio de mão hidráulico, os cabos e as velas são novos, inclusive a bomba de gasolina. Tanque de plástico...
1- Sobre os parafusos que prendem o Carter, como está na foto 1, a posição é essa mesmo de baixo para cima, são necessárias porcas, pois os meus não têm.
2- É possível fazer uma limpeza do cabeçote do motor para tirar o óleo que está parecendo com borra de café e areia misturado? Para tanto as porcas a serem retirados são as indicadas na foto 2.
3- O meu Jeep está sem filtro de óleo, gostaria de colocá-lo, mas não sei quais são os buracos no motor, onde as mangueiras do filtro são colocadas no motor por acaso são as indicadas nas fotos 3 e 4 (cada uma de um lado do motor) e devo fixá-lo na parte superior do motor.
4- Por que há um vazamento da vedação da bomba de gasolina (troca feita por um mecânico), se é tudo novo, como está na foto 5. ela está do lado certo, quero dizer, não está virada de cabeça para baixo?!?!
Sábado, comecei a fazer um curso de mecânica, para eu mesmo mexer no jeep, pois o mecânico vacilou muito com tempo do serviço,
Muito Obrigado!
1 - Não vai porca nesses parafusos.....a rosca fica no bloco do motor
2 - Tirando aquelas porcas vc abre a tampa de valvulas e poderá fazer uma pequena limpeza ali.......mas ela só dá acesso aos balancins
Quanto ao filtro de óleo nunca reparei da onde vem as mangueiras....hehehe
3 - Bom quanto ao posicionamento da bomba de gasolina esta correto, oq precisa ser analizado é o torque empregado no parasusos, pois se apertar muito, ela empena no meio causando vazamento.....precisa retirar e ver se não ficou resquicio da junta velha no bloco do motor, e "eu" colocaria no meu veda rosca liquida para gasolina da threebond para garantir
espero ter ajudado
vladimirsilva
07/02/2011, 21:01
Foto 3 = dreno d'água do motor (usado em limpezas das galerias do bloco)
Foto 4 = esse ponto é o local de instalação do pressostato da luz piloto de PRESSÃO DE ÓLEO DE LUBRIFICAÇÃO, é bom comprar outro e instalá-lo.
No motor BF-161 (foto 1) a conexão do filtro de óleo e o motor é por mangueiras, então você terá que encontrar dois furos:
a) um furo entre a bomba de gasolina e o suporte do motor (mesmo lado da bomba de gasolina), essa é a entrada do filtro, mangueira grossa;
b) um furo atrás do alternador, essa é a saída do filtro, mangueira fina.
No motor BF-184 (foto 2), o mesmo motor que equipou o Ford Maverick, procure um copinho na bomba de óleo (sua foto 4).
Dê uma olhada neste link: http://ruralwillys.tripod.com/manutencao/carter.htm
vladimirsilva
07/02/2011, 21:09
Foi mal, esse é o motor BF-184 (MAVERICK).
Jedi Diego
07/02/2011, 21:30
Valeu pessoal!!!
Já me ajuda bastante, vou mexer nisso amanhã mesmo,
Vladimir, com relação a entrada da mangueira perto da bomba de gasolina e o suporte do motor, por acaso não seria essa da foto, seria?!?!
Abraço!
vladimirsilva
07/02/2011, 21:54
Na mosca! Basta colocar esse pressostato no mesmo ponto do outro na foto 4.
Jedi Diego
07/02/2011, 22:36
Vladimir,
valeu por mais essa dica,:concordo: amanhã já vou mudar de lugar o tal do "pressostato" e ver se consigo localizar o outro "buraco" da mangueira do filtro de óleo, daí posto uma foto só para confimar; (só para ter certeza = inciante :mrgreen:)
O colega acima tb ajudou muito, vou passar algumas horas com o Jeep amanhã, antes do trabalho....
Jeep, que por enquanto, só dá trabalho, (to fazendo curso de mecãnica pra mexer nele) espero que no final possa rodar com ele sem medo de ser feliz8-)
Abraços
Dúvidas específicas sobre;
* Parafusos do Carter;
* Vazamento da vedação da bomba de gasolina;
* Limpeza do cabeçote;
* Colocação do filtro de óleo.
Prezados, li alguns tópicos no fórum sobre as dúvidas acima mencionadas, mas continuo sem entender algumas coisas.
Assim, peço ajuda de vocês, para tanto, coloquei algumas fotos para auxiliar.
Jeep (comprei não faz muito tempo antigo dono fazia trilhas) = CJ5 1975, com motor BF- 161, ignição eletrônica, direção hidráulica e pedaleira suspensa do opala, freio a disco de Kombi, freio de mão hidráulico, os cabos e as velas são novos, inclusive a bomba de gasolina. Tanque de plástico...
1- Sobre os parafusos que prendem o Carter, como está na foto 1, a posição é essa mesmo de baixo para cima, são necessárias porcas, pois os meus não têm.
2- É possível fazer uma limpeza do cabeçote do motor para tirar o óleo que está parecendo com borra de café e areia misturado? Para tanto as porcas a serem retirados são as indicadas na foto 2.
3- O meu Jeep está sem filtro de óleo, gostaria de colocá-lo, mas não sei quais são os buracos no motor, onde as mangueiras do filtro são colocadas no motor por acaso são as indicadas nas fotos 3 e 4 (cada uma de um lado do motor) e devo fixá-lo na parte superior do motor.
4- Por que há um vazamento da vedação da bomba de gasolina (troca feita por um mecânico), se é tudo novo, como está na foto 5. ela está do lado certo, quero dizer, não está virada de cabeça para baixo?!?!
Sábado, comecei a fazer um curso de mecânica, para eu mesmo mexer no jeep, pois o mecânico vacilou muito com tempo do serviço,
Muito Obrigado!
Bom dia prezado ! dê uma olhada neste post, tem fotos da saida e entrada de óleo do BF, já que está sem filtro aproveite e leia o tópico todo, é bem interessante ! boa sorte e um abraço !
http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=27958&page=3
antonio umino
08/02/2011, 08:57
Bom dia prezado ! dê uma olhada neste post, tem fotos da saida e entrada de óleo do BF, já que está sem filtro aproveite e leia o tópico todo, é bem interessante ! boa sorte e um abraço !
http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=27958&page=3
Tenho o filtro de oleo, com o tempo vou acabar adaptando o sistema que o Jacimar indicou, é uma maneira moderna de se filtrar o óleo, já que vc não tem o filtro. faria a adaptação deste filtro. pois o filtro de cartucho está ficando dificil de achar e quando se acha fica muito caro. e o filtro moderno é muito mais fácil. Bom serviço e saiba que aqui é uma escola (PROFICIONALIZANTE). Ok. abraços.
Jedi Diego
08/02/2011, 09:28
É uma ótima idéia, as fotos já me auxiliam a procurar a outra entrada para o filtro de óleo.
Com relação ao próprio caneco do filtro, já comprei o mesmo no mês passado no site abaixo, não achei caro, 45 reais + frete, de uma oficina lá em Itararé (SP), comprei na mesma hora em que achei o mesmo, pois é dificil encontrá-lo, agora estou juntando dinheiro para comprar as mangueiras e outras pessas e descobrir as entradas das mangueiras do filtro no motor (uma já tenho certeza a outra vou procurar hoje munido da ajuda de vcs!! :concordo:)
http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-164998550-suporte-caneco-filtro-oleo-f75-rural-jeep-valor-unitario-_JM
Valeu, vou mexer no que vcs me indicaram e mais a tarde colocarei a foto da outra entrada de óleo!!!
Muito grato!!:cool:
antonio umino
08/02/2011, 11:23
Jedi. uma das mangueiras a comprida é a entrada do filtro de oleo. como vc já viu esta no lugar do interruptor de oleo. e o interruptor passa a ser colocado na extremidade oposta a este. ou melhor na parte trazeira do motor. e a outra mangueira a mais curta sai do filtro e na tampa do comando (parte redonda) deve ter uma rosca de metal tampado. Mas como o seu motor parece sr o bf 184. pode ser que a tampa não tem o lugar da saida do filtro. Para ter certeza dá uma olhada em outro jeep Rural., ou Pickup F 75. com motor bf que lá estará ligado a mangueira. (flexivel do oleo).Ok.
Jedi Diego
08/02/2011, 16:42
Foto 3 = dreno d'água do motor (usado em limpezas das galerias do bloco)
Foto 4 = esse ponto é o local de instalação do pressostato da luz piloto de PRESSÃO DE ÓLEO DE LUBRIFICAÇÃO, é bom comprar outro e instalá-lo.
No motor BF-161 (foto 1) a conexão do filtro de óleo e o motor é por mangueiras, então você terá que encontrar dois furos:
a) um furo entre a bomba de gasolina e o suporte do motor (mesmo lado da bomba de gasolina), essa é a entrada do filtro, mangueira grossa;
b) um furo atrás do alternador, essa é a saída do filtro, mangueira fina.
No motor BF-184 (foto 2), o mesmo motor que equipou o Ford Maverick, procure um copinho na bomba de óleo (sua foto 4).
Dê uma olhada neste link: http://ruralwillys.tripod.com/manutencao/carter.htm
Hoje, retirei o carter para limpá-lo e desamassar, seguindo esse manual que você indicou, já tinha lido o mesmo, muito bom!
Pessoal, com relação à outra entrada do filtro de óleo no motor, aquela "perto do alternador", NÃO CONSEGUI ENCONTRAR... mesmo com uma foto perfeita, (em outro post) de um caro colega, indicado anteriormente...
mas tenho um palpite, embaixo do alternador, há dois buracos ocupados com dois parafusos que estão junto a um suporte, como está na foto 1, é um desses dois “buracos”?!?!
Caso não seja, onde está essa bendita entrada no meu motor?!?! (até onde eu sei, ele é um BF-161 como está no manual e como o antigo dono "disse", agora não sei!?!?)
coloquei mais fotos para ajudar?!?!?!
Muito grato!!!
homerohermida
08/02/2011, 19:06
Com certeza não é em nenhum destes dois "buracos". Fica na parte superior direita da tampa da engrenagem da distribuição.
homerohermida
08/02/2011, 19:11
Aí vai o local
vladimirsilva
08/02/2011, 20:09
Oh right!!!
Jedi Diego
09/02/2011, 16:35
Prezados,
com relaçao ao local que vcs me indicaram, não há nenhuma entrada para a mangueira do filtro de óleo...
embora, hoje, tirei aquela tampa do cabeçote do motor para realizar uma limpeza nela e no carter e reparei que há um entrada na parte da frente, como mostra a figura 1.
seria essa a bendita entrada que estou procurando, pois reparem na foto, que descontado os buracos dos parafusos de fixação do carter, do respiro e daquele buraco maior, por onde se coloca o óleo, sobra esse que está tampado com um "parafuso", então?!?!?!:parede:
Muito Grato!!!:concordo:
Ian Jeep
09/02/2011, 18:04
Prezados,
com relaçao ao local que vcs me indicaram, não há nenhuma entrada para a mangueira do filtro de óleo...
embora, hoje, tirei aquela tampa do cabeçote do motor para realizar uma limpeza nela e no carter e reparei que há um entrada na parte da frente, como mostra a figura 1.
seria essa a bendita entrada que estou procurando, pois reparem na foto, que descontado os buracos dos parafusos de fixação do carter, do respiro e daquele buraco maior, por onde se coloca o óleo, sobra esse que está tampado com um "parafuso", então?!?!?!:parede:
Muito Grato!!!:concordo:
Jedi, tranqüilo??
Cara eu nunca vi uma tampa de válvula com esse buraco ai nao oO! ta com cara de gamb!
Tirei algumas fotos pra vc ver se ajuda!
http://www.4x4brasil.com.br/forum/picture.php?albumid=568&pictureid=3192
http://www.4x4brasil.com.br/forum/picture.php?albumid=568&pictureid=3193
http://www.4x4brasil.com.br/forum/picture.php?albumid=568&pictureid=3189
abraçoss :concordo:
vladimirsilva
09/02/2011, 18:48
Jedi, tranqüilo??
Cara eu nunca vi uma tampa de válvula com esse buraco ai nao oO! ta com cara de gamb!
Tirei algumas fotos pra vc ver se ajuda!
http://www.4x4brasil.com.br/forum/picture.php?albumid=568&pictureid=3192
http://www.4x4brasil.com.br/forum/picture.php?albumid=568&pictureid=3193
http://www.4x4brasil.com.br/forum/picture.php?albumid=568&pictureid=3189
abraçoss :concordo:
É isso aí Ian Jeep! Jedi Diego essas últimas fotos mostram os pontos de conexão do filtro de óleo ao motor. A primeira vai na entrada o filtro (o pressostato ali é uma adaptação), as duas seguintes ilustram a mangueira que vai na saída do filtro.
Ian Jeep
09/02/2011, 18:54
É isso aí Ian Jeep! Jedi Diego essas últimas fotos mostram os pontos de conexão do filtro de óleo ao motor. A primeira vai na entrada o filtro (o pressostato ali é uma adaptação), as duas seguintes ilustram a mangueira que vai na saída do filtro.
Isso mesmo, esqueci de falar q a cebolinha ali na entrada é uma addp!
valeu vladimir :concordo:
Jedi Diego
09/02/2011, 21:32
Primeiramente, mais uma vez, obrigado à todos pela ajuda, numa coisa "simples", que para mim, está se tornando uma saga épica!!!:parede:
uma entrada eu definitivamente encontrei que é aquela, nas minhas fotos, onde está o "pressostato" perto da bomba de gasolina. OKKK
Já a segunda entrada não consegui encontrar, mesmo com as fotos de vcs, ela não está lá aHHHHHHHHHHH:twisted:, ja passei a mão por tudo quanto foi lugar no motor e nada do buraco, hahaha
falando serio, o Ian colocou uma foto, que está anexada abaixo, que mostra perfeitamente a entrada que está faltando no meu motor... é essa entrada, que não estou achando no meu motor.... não sei se é incompetencia minha ou não está (já fazem dois dias que a procuro)... mas não está lá....
pra ter certeza, e não continuar torrando a paciência de vcs, vou desmonstar toda frente do carro amanhã, para de fato acabar com isso!!!
grato!8)
Ian Jeep
10/02/2011, 00:39
Primeiramente, mais uma vez, obrigado à todos pela ajuda, numa coisa "simples", que para mim, está se tornando uma saga épica!!!:parede:
uma entrada eu definitivamente encontrei que é aquela, nas minhas fotos, onde está o "pressostato" perto da bomba de gasolina. OKKK
Já a segunda entrada não consegui encontrar, mesmo com as fotos de vcs, ela não está lá aHHHHHHHHHHH:twisted:, ja passei a mão por tudo quanto foi lugar no motor e nada do buraco, hahaha
falando serio, o Ian colocou uma foto, que está anexada abaixo, que mostra perfeitamente a entrada que está faltando no meu motor... é essa entrada, que não estou achando no meu motor.... não sei se é incompetencia minha ou não está (já fazem dois dias que a procuro)... mas não está lá....
pra ter certeza, e não continuar torrando a paciência de vcs, vou desmonstar toda frente do carro amanhã, para de fato acabar com isso!!!
grato!8)
Grade Padawan,
Tem alguma coisa errada ai :pensativo:
O buraco fica nessa pessa aki, na conexão metalica!
http://img.mercadolivre.com.br/jm/img?s=MLB&f=143802860_5540.jpg&v=O
Seu motor ta com cara de Bf-184 de maveco, tire foto do outro lado do motor ,(lado do distribuidor) e da bomba de óleo!
http://img.mercadolivre.com.br/jm/img?s=MLB&f=162515120_995.jpg&v=O
abração :concordo:
Jedi Diego
10/02/2011, 14:40
Ian,
Então, fiz o que você falou; em anexo estão as fotos do outro lado do motor....
No local apresentado pelas fotos 1 e 2, não seria ali, onde deveria estar uma das entradas do filtro de óleo.....
Caso o meu motor for esse BF- 184 do Maverick;
a) alguém tem idéia de onde ficam as entradas do filtro de óleo no motor (são diferentes, não tem é de outro jeito)...
b) ele é pior, melhor ou a mesma coisa do BF- 161....
Cara, pela foto que vc postou ta parecido mesmo, “engraçado”, que compre o kit de ignição eletrônica, velas e outras coisas para o 161 e mesmo assim ta fununciando, como pode?!?!!?
no geral ele é o mesmo, ou tem muitas diferenças com relação as peças vendidas...
li este tópico no fórum que fala dos motores BF 161 e o 184
http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=316&page=2
como o rapaz falou nesse tópico, o meu motor tb tem o simbolo da ford e apenas 1 carburador....
Na luta pela entra do filtro de óleo Parte 2 :parede:(saga épica)
Grato!!!
Jedi Diego
10/02/2011, 14:46
Os anexos do post acima!
Ian Jeep
10/02/2011, 15:51
Os anexos do post acima!
Ia Diego,
kd as fotos do outro lado do motor?:pensativo:
O seu motor nao é o bf-161, deve ser um 184, 3000... essa saga de identificar esses motores ai nao é comigo!
realmente nas fotos 1 e 2 q vc postou era pra estar la o bendito buraco se fosse o bf-161!
então os motores sao muito parecidos o funcionamento é o mesmo, só muda curso, potência etc.. o kit de ignição eletrônica funciona sim :concordo:
O filtro desse motor geralmente é na própria bomba!
http://www.4x4brasil.com.br/forum/attachment.php?attachmentid=106254&d=1199801395
http://www.4x4brasil.com.br/forum/attachment.php?attachmentid=106271&d=1199822010
http://www.manualdomaverick.com.br/forum/gallery/pic.php?mode=large&pic_id=2352
grato!8)
Bom dia prezado ! alguém que tem BF184 poderá tirar uma foto do retorno do óleo, se é que existe, pois se for de filtragem total . . . em últmo caso você pode utilizar aquele da tampa de válvulas . . . tenho uma Chevrolet Brasil que está em reforma que também não tem filtro de óleo ( motor 261 ), o interessante é que é o mesmo motor da minha C-10 que tem filtro de óleo, acho que houve uma época em que era opcional ou achava-se que não era importante fazer a filtragem do óleo, na foto em anexo o filtro ficaria nos 3 pontos logo abaixo da descarga, veja que o bloco foi fundido assim ! no futuro, se não for trocar o motor vou fazer um sistema de filtragem, mesmo que parcial, um abraço e boa sorte !
antonio umino
11/02/2011, 09:06
Jedi no post 23 na foto 1 onde esta marcado é o lugar onde termina o flexivel de óleo (curto) saida do oleo. não tem erro é o mesmo que está colocado na foto do post 21. aquela tampa chama-se tampa do comando de valvulas. e oleo cai bem em cima da engrenagem do comando. é isso.
Jacimar tenho um chevrolet brasil 3.100 do ano de 1961, e o filtro da maneira dos bf é ligado atraves de mangueiras, e o filtro está colocado na tubagem de admissão. E tal qual vc já fez no jeep com filtro blindado, é possivel faze-lo. qualquer coisa tiro fotos e passo por aqui. oK.
a todos abraços.
Jedi Diego
11/02/2011, 13:44
Jacimar e Antonio,
valeu pelas informações, gostaria de perguntar à vocês se há algum problema em eu adaptar a filtragem do óleo do motor dessa forma;
colocar a mangueira de saída do óleo do motor para o filtro, a partir do ponto da foto 1, entrando pelo buraco lateral do caneco e direcionar a mangueira da saída de baixo do caneco para entrar no ponto indicado na foto 2.
Por fim, posso fazer isso e haveria problema em "jogar" o óleo encima das valvulas??!!?!
Muito obrigado!
antonio umino
11/02/2011, 13:54
Como o local onde vai ser drenado o oleo do motor após a filtragem, acho que tanto faz, ser na tampa de valvulas. ou na tampa do comando. Mas penso que seria melhor aproveitado se o dreno saisse sobre a engrenagem do comando. no sistema antigo. Apesar que no motor Bf 184, do maverick. a filtragem do óleo é total, e no caso dos Bf 161 a filtragem é parcial. isto é não é filtrado todo o oleo que circula no motor. Com certeza a bomba de óleo do seu motor é dos grandes.
ah. outra coisa, se vc levar a saida do óleo para a tampa de valvulas, é como se fosse repor o oleo do motor. pois a lubrificação dos balancins se faz atraves de pressão da bomba. e esta entrada (saida) de oleo do filtro apenas volta para o carter, e no comando de valvulas,; acaba lubrificando a engrenagem do comando e a engrenagem do virabrequim antes de retornar ao carter é isso aí..
Jedi Diego
11/02/2011, 14:30
Então, pelo que o pessoal me ajudou, parece que o meu motor é o BF 184, que como você disse tem filtragem do óleo total.
Uma dúvida, não tenho essa peça na bomba de óleo, como mostra a foto anexa, posso usar o caneco de óleo do motor BF 161(aquele que parece um copo) adaptado com mangueiras, no lugar desse ai, ?!?!
Grato!
antonio umino
11/02/2011, 15:14
Bom se o seu motor for o do maverick tinha o filtro de óleo total, mas como está colocado no jeep não foi possivel colocar o filtro então foi colocado a bomba de oleo maior sem o filtro de oleo,. Agora para voltar ao original do jeep. tem que fazer todas as etapas ai descritas no topico. ou deixar sem o filtro mas acho que prejudica o motor. mas os passos já te passaram aí em cima Inclusive tem uma foto em que a bomba de óleo com o filtro colocado e tem um desvio na descarga do escapamento na bomba de óleo. Veja as fotos nos post anteriores. Ok. espero ter te ajudado.
JACIMAR. segue as fotos do filtro de óleo do motor GM. chevrolet brasil 3.100 do ano de 1961. na foto está bem destacado as ligações do filtro com o motor. e a ultima foto é do motor mais moderno onde o filtro está instalado no bloco do motor. Ok..
Diego,
Deixa eu dar o meu palpite aqui. Tenta achar a bomba original dele. Se o filtro nao couber, instala um kit de realocacao de filtro de oleo, vc encontra nas lojas de preparacao de motor, e ja coloca tb um radiador de oleo ;)
A bomba original do Maveco é de fluxo total e a original do BF161 é parcial, vc ganha em capacidade de filtragem e refrigeracao
Mas é so um "parpite"
É o BF 184 sim, deem uma olhada na foto 5 do post #12, tem uma mangueira d´água que sai do primeiro ao sexto cilindro, presente nos BF184. E na foto 5 do post #23 da pra perceber tbem, através da distância entre o coletor de escape e o cabeçote, que no caso dos BF 161, é menor.
Abraço
Jedi Diego
13/02/2011, 16:02
Diego,
Deixa eu dar o meu palpite aqui. Tenta achar a bomba original dele. Se o filtro nao couber, instala um kit de realocacao de filtro de oleo, vc encontra nas lojas de preparacao de motor, e ja coloca tb um radiador de oleo ;)
A bomba original do Maveco é de fluxo total e a original do BF161 é parcial, vc ganha em capacidade de filtragem e refrigeracao
Mas é so um "parpite"
muito obrigado:palmas:, agregando todos os posts e com a confirmação no seu post agora, consegui identificar o motor e a bomba de óleo....
eh, por inesperiência :mrgreen:, tenho duas dúvidas no que você falou:parede:;
1-) Andei procurando a bomba original de óleo e não encontrei... mas vou continuar caçando, embora vc pode me explicar melhor sobre o "kit de realocacao de filtro de oleo"? Existem kits especificos para cada caso ou ele é universal, é só comprar e adpatar...?
2-) sobre o "radiador de óleo", existe algum modelo que se adapta melhor no jeep... no meu caso...!??!?
Grato!
Hoje, retirei o carter para limpá-lo e desamassar, seguindo esse manual que você indicou, já tinha lido o mesmo, muito bom!
Pessoal, com relação à outra entrada do filtro de óleo no motor, aquela "perto do alternador", NÃO CONSEGUI ENCONTRAR... mesmo com uma foto perfeita, (em outro post) de um caro colega, indicado anteriormente...
mas tenho um palpite, embaixo do alternador, há dois buracos ocupados com dois parafusos que estão junto a um suporte, como está na foto 1, é um desses dois “buracos”?!?!
Caso não seja, onde está essa bendita entrada no meu motor?!?! (até onde eu sei, ele é um BF-161 como está no manual e como o antigo dono "disse", agora não sei!?!?)
coloquei mais fotos para ajudar?!?!?!
Muito grato!!!
a saida do filtro vai na tampa que fica traz da polia
manda uma foto do coletor de admição se tiver escrito ford é 184 se jeep aida existe duvida pra mim ta cum kra de gambi pois pode ser 161 com tampa de engrenagem de 184 pra quem furou tampa de valvulas espero tudo!!!
Willys51or
22/02/2012, 22:40
Boa noite. Eu tenho um CJ3 51 go devil e está sem o filtro de óleo. Está difícil de achar o suporte. Posso colocar o suporte ou caneca do BF no go devil ? Alguém sabe ou já fez isso ?
antonio umino
22/02/2012, 23:13
Então, pelo que o pessoal me ajudou, parece que o meu motor é o BF 184, que como você disse tem filtragem do óleo total.
Uma dúvida, não tenho essa peça na bomba de óleo, como mostra a foto anexa, posso usar o caneco de óleo do motor BF 161(aquele que parece um copo) adaptado com mangueiras, no lugar desse ai, ?!?!
Grato!
Depois de um tempo.......................
Vendo a foto do motor
Está com a tubagem do 161...... Original..... Tem que fazer um desvio na saida do escape para o cano sair fora da linha da bomba de óleo. Ou trocar a tubagem por um do Maverick. que tem a saida mais para tráz.....
desculpe o atrazo.....
Willys51or
23/02/2012, 14:53
Amigos, achei uma flange para adaptar o filtro de óleo no motor GODEVIL. Usa o mesmo elemento do filtro de motores AP.
https://sportsystem.com.br/loja/product_info.php?products_id=357&osCsid=djnetge6j5vm1vp8n9f0f2ip45