PDA

Ver Versão Completa : Termostato



Fábio Alexandre
01/05/2005, 15:36
Amigos mais uma vez conto com a colaboração de voces e gostaria de saber onde coloca este termostato?

Alessandro Henrique
01/05/2005, 15:47
Fábio Alexandre,
A valvula termostatica vai instalada na saida d'agua do bloco do motor, situada na parte superior do cabecote. E necessario abrir o alojamento para fazer a reposicao.

Sds.

leopoldo
01/05/2005, 17:14
http://www.jcwhitney.com/wcsstore/jcwhitney/images/imagecache/10000868.gif


atenção:

1- a mola fica para o lado do bloco do motor
2 seu motor qual é OHC ou BF ? tem desvio de fluxo de água ?

veja como funciona em:

http://auto.howstuffworks.com/cooling-system2.htm


e


http://auto.howstuffworks.com/cooling-system8.htm

Fábio Alexandre
01/05/2005, 19:10
leopoldo muito obrigado por sua atenção, mas confesso que continuo sem entender muito bem onde coloco o termostato?é na entrada de água para o motor naquela peça triangular onde conecto a mangueira ?(foto em anexo) e o meu motor é o original 6cc (foto em anexo).

leopoldo
01/05/2005, 19:31
exatamente !

remova os 3 parafusos, e puxe essa flange.

limpe o assento da válvula termostática - um pequeno rebaixo na borda do furo -deve estar cheio de incrustrações.

coloque a válvula com a mola para baixo.

monte a flange com a junta e aperte os parafusos.

coloque o aditivo de radiador e coplete com água.

Edintruder
01/05/2005, 21:37
Quando montar é bom colocar graxa no flange para ajudar a assentar a junta e evitar vazamentos com a pressão alta.

Fábio Alexandre
01/05/2005, 21:38
me disseram pra não colocar o aditivo na primeira montagem e sim colocar só agua e esgota-la umas tres vezes primeiro, sendo mais ou menos uma vez por semana e ai sim colocar o aditivo este procedimento é preciso, ou não tem nada haver?
esta junta é facil de encontrar nova?

Edintruder
01/05/2005, 21:55
Se está sem junta, dispensa a graxa e cola com cola de junta mesmo, 3M ou similar.
Esse procedimento não tem fundamento, mas antes de colocar o aditivo esvazia todo o sistema pela mangueira de baixo do radiador e coloca água corrente para tirar o excesso de ferrugem. Depois de tudo ok, fica de olho na temperatura, pois se subir muito pode ser causa do aditivo ao em vez da válvula. Tem um aditivo que até hoje não descobri a marca, que foi colocado no meu monza quando mandei arrumar o ar condicionado, e a porcaria vivia aquecendo a ponto de abrir a válvula da tampa do reservatório. Tirei o produto e coloquei só água e resolveu tudo, mas depois coloquei o da bardhal que eu usava antes e tudo ok! Resumindo, não coloca aditivo porcaria e coloca na concentração que manda o rótulo.

cristiano
02/05/2005, 07:59
Onde você encontrou a valvula do OHC ? eu nunca vi para vender na internet...

Fábio Alexandre
02/05/2005, 13:59
cristiano procura pelo ACR ele é um cara gente boa pra caramba e o cara tem de tudo que precisar, e melhor com preços otimos.

Fábio Alexandre
03/05/2005, 08:32
A casa caiu............. :evil: o termostato é menor que o furo onde deve ser instalado, na caixinha está escrito termostato 4cc será que é este o motivo, será que o diâmetro do 6cc é maior ?
Se alguem puder ajudar, agradeço !!!!!!!!!!!!!! :P

leopoldo
03/05/2005, 09:45
Cada motor tem a válvula apropriada - que pode ou não pode ser compatível com outros modelos.

cristiano
03/05/2005, 10:52
cristiano procura pelo ACR ele é um cara gente boa pra caramba e o cara tem de tudo que precisar, e melhor com preços otimos.

Não tem nenhum site que venda pela internet ?

Fábio Alexandre
03/05/2005, 14:55
donatti4x4

cristiano
03/05/2005, 17:03
Lá só tem do 6cc... do 4cc eu não acho...

http://www.jet.com.br/donatti4x4/detalhes.asp?idproduto=37805

Fábio Alexandre
04/05/2005, 10:33
Alguem pode me ajudar no mistério?
Ontem passei num mecanico que só mexe com Jeep, e o mesmo me informou que é bobagem colocar o termostato no jeep que ele mesmo vive tirando pois não faz sentido usar termostato em motores antigos, isso procede?
Colocar ou não colocar, eisa a questão ?

leopoldo
04/05/2005, 11:04
Mecanico de jeep ???????????? :lol: :lol: :lol:

Tá explicado a profunda consideração e conhecimento.

Pergunta se aditivo de radiador também não faz sentido :lol: :lol: :lol: :lol:


Digamos o seguinte:

se você mora no litoral norte do Brasil, concordo que até pode ser dispensável.

se você mora em regiões frias, TEM que por.

Fabio, a função da válvula é propiciar o rápido aquecimento da água para uma rápida estabilização termica do motor.

Isso influi na vida do motor, principalmente em relação ao desgaste dos aneis na camisa.

Fábio Alexandre
04/05/2005, 11:15
Professor Leopoldo vc e suas respostas são sempre demais hein, sem palavras !!!!!!!!!!!!
Agora só mais uma vc sabe me dizer de que carro que eu posso colocar a valvula pois a que comprei aqui não deu certo é menor que o furo do bloco do motor. Mais uma vez muito obrigado por sua atenção e colaboração nas aulas :P

leopoldo
04/05/2005, 11:34
não é: " de que carro eu posso usar"

o certo é:

jipebras:3331-6477
agromotor:3209-4800
gibrasil:3362-1852
arclopec:3362-0064

cristiano
04/05/2005, 13:36
Leopoldo, numa trilha onde a velocidade é bem baixa, o meu jeep anda com a temperatura normal... mas ele vai jogando a água toda fora por aquele respiro...
será que pode ser a falta da válvula termostatica? vou desmontar e olhar... porque eu já troquei a tampa da radiador um tempo atrás achando que era ela, pois estava toda enferrujada...

[]´s com o radiador jogando água fora

leopoldo
04/05/2005, 13:56
será que pode ser a falta da válvula termostatica?

NÃO. nada a ver com a temostática.

Trocou a tampa, OK, porque normalmente é a mola da tampa que está "cansada" ou o assento de borracha, que é uma válvula é que está velho, propiciando vazamento.

Mas as perguntas que ficam:

1- trocou por uma tampa que tenha a pressão de trabalho correta?


2- poliu o assento da válvula que fica dentro do radiador, para a tampa nova ?????

acho que não.....ninguém faz isso. hehehehe

kbrito
04/05/2005, 14:02
Agora só mais uma vc sabe me dizer de que carro que eu posso colocar a valvula pois a que comprei aqui não deu certo é menor que o furo do bloco do motor.


Pode procurar pela válvula do opala a gasolina( 82° C) a do opala a álcool (90° C) não serve a não ser que seu motor seja a álcool.
O veiculo nunca deve funcionar sem válvula termostática, ela é responsável pelo equilíbrio térmico do motor, o motor tem uma temperatura ideal de trabalho sem a válvula a temperatura oscila rapidamente, imagine o seguinte você tem uma longa subida pela frente,(o motor forçado pela subida tende a aquecer rapidamente)logo após tem uma descida ( o motor ira trabalhar livre)sem a válvula o motor terá um pico de aquecimento e depois um rápido resfriamento,como os mancais do motor funcionam sobre filme de óleo e o filme é determinado por viscosidade,folga e pressão da bomba você perde só ai muito em vida útil do motor, pois uma variável muito grande de temperatura muda viscosidade do óleo e dilatação das peças associadas no motor .
Grande abraço.

cristiano
04/05/2005, 14:17
realmente não poli o assento... :oops: faz com uma lixa fina ?

Agora está saindo pelo suspiro en não pela tampa... A loja me vendeu uma tampa para o meu motor, mas na caixa estava escrito F100...

Fábio Alexandre
04/05/2005, 15:17
Até onde sei vc deve comprar tampa de 7 libras. É isso mesmo professores, como sou novato e estou igual a piolho que só vou pela cabeça dos outros, não posso afirmar com certeza.

leopoldo
04/05/2005, 17:02
Fabio:

seção de dowloads, página 2, tem o manual de manutenção do jeep com a informação correta de pressão da tampa



Cristiano:

polir com bombrill aquele anel de latão onde a válvula assenta.

Dmark
05/05/2005, 05:10
Ow, depois dessa, Leopoldo, vou correr atrás de uma válvula... aqui começou a refrescar, de sexta a domingo a máxima foi de 9 e a constante de 2, onde eu estava. Tivemos que deixar umas camionetes diesel quarando no sol!

Refiz o radiador estes tempos. Duplo. E não achei a termostática. Verão, deixei sem, fui pela lógica do clima quente...

Edintruder
05/05/2005, 22:57
A mola se encolhe quando aquecida, então a pressão da mola vai variar muito, pois ela nunca permanece com a mesma pressão quando aquecida. O que ocorre normalmente é que a tampa tranca com a ferrugem e pára de funcionar, ou não abre ou não fecha, sendo que a primeira é pior quando ocorre...

joao jose galvao
16/12/2008, 06:54
Onde você encontrou a valvula do OHC ? eu nunca vi para vender na internet...
preciso de uma para o meu OHC 2,3 quero saber onde encontrar ou se alguen ja adaptou outra com as mesmas caracteristica informa pra nos.