PDA

Ver Versão Completa : Economia de combustivel para NIVA



Chico_NIVA
05/02/2011, 12:24
Olá Camaradas, está é a minha primeira postagem. Comprei um Niva (TIÃO) há quase um ano e para variar o consumo de combustivel dele não está lá estas coisas, com o motor ainda original fazendo 5 km/litro e isto não me deixa muito animado. Por isso queria a claboração de todos citando:
1- Motor:
2- Combustivel:
3- Tipo de injeção de combustivel (carburador, injeção monoponto ou multiponto):
4- Tração 4x4 ou 4x2:
5- Consumo em Km/litro:
6- Outros:

Vejo que estas informações serão importantes para que todos possam avaliar as adaptações mais viáveis para deixar os russinhos mais econômicos.
E, por favor, não digam aquelas frases como:
"Quer um carro econômico, então compra tal carro..."
Isso desanima qualquer um, principalmente aqueles que não tem tanto $$$ para investir, eu por exemplo rsrsrs
Um garnde abraço a todos.

Flugêncio
05/02/2011, 12:58
Olá Camaradas, está é a minha primeira postagem. Comprei um Niva (TIÃO) há quase um ano e para variar o consumo de combustivel dele não está lá estas coisas, com o motor ainda original fazendo 5 km/litro e isto não me deixa muito animado. Por isso queria a claboração de todos citando:
1- Motor:
2- Combustivel:
3- Tipo de injeção de combustivel (carburador, injeção monoponto ou multiponto):
4- Tração 4x4 ou 4x2:
5- Consumo em Km/litro:
6- Outros:

Vejo que estas informações serão importantes para que todos possam avaliar as adaptações mais viáveis para deixar os russinhos mais econômicos.
E, por favor, não digam aquelas frases como:
"Quer um carro econômico, então compra tal carro..."
Isso desanima qualquer um, principalmente aqueles que não tem tanto $$$ para investir, eu por exemplo rsrsrs
Um garnde abraço a todos.

1- Motor: deixe o mais original possível
2- Combustivel: Gasolina boa
3- Tipo de injeção de combustivel (carburador, injeção monoponto ou multiponto): Carburador, pode ser melhorado, um novo, ou o Weber 460
4- Tração 4x4 ou 4x2: 4x4
5- Consumo em Km/litro: o ideal 7/8 na cidade 10/11 na estrada
6- Outros: Ignição eletrônica, bobina melhor, cabos de vela, ponto, pé do condutor, tipo de tráfego, velas reguladas, carburador regulado e...

Neste fórum tem muita coisa a pesquisar, e para não perder o costume...
SEJA BEM VINDO AO HOSPÍCIO!:concordo::concordo:

montanha4x4
05/02/2011, 13:02
Ola !! Vc não colocou o ano do seu niva ??? E platinado ou eletronica a ignição ??? O mais razoavel e vc fazer uma revisão : No ponto de ignição, no carburador, filtros, ate mesmo alinhar a direção influencia !!! A media normal e de 7 km por litro ... Ja obtive medias muito maiores !!! Depende ate do pé do motorista apertando o acelerador !!!! O motor original e muito bom mas nescessita cuidados periodicos, o melhor do niva e a tração 4x4 continua !!! E seguro nas curvas sobre asfasto e terreno ruim, e por ter tres diferenciais e claro que perde torque !! Mas se "arrasta bem" kkkkkkkkkkkkk outro grande detalhe dos nivas e a barra "panhard" na trazeira !!! Grande invenção !!!! Muito bom o funcionamento !!! Bem gosto de niva, ja tive varios, gosto de tudo original !!! E quanto menos adaptar "coisas" nele melhor e menos dor de cabeça tera na minha opinião !!!! Ok abs

xexelo
05/02/2011, 14:19
Primeiramente, seja bem vindo ao mundo Niva.

"Segundamente" um puxão de orelha: Antes de criar novo tópico, pesquise para ver se já não existe algum com o mesmo título e as mesmas informações como este aqui: http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=82624&highlight=economia

Bem, vamos as informações:

1- Motor: manter original é bom, mas se colocar um plus é melhor. Explico: pode-se colocar o comando esportivo e tbm transformar o motor para 1.7 com pistões originais ou pistões de fusca (caso o motor já esteja em fim de vida).

2- Combustivel: Alcool = motor fica muito gastão. GNV = ótima econômia, mas o carro fica mais lerdo. O meu Niva anterior fazia 10 km/l na cidade no inicio, depois baixou para 8 a 8,5 km/l. Perde-se um 10 a 20% de potencia.

3- Tipo de injeção de combustivel (carburador, injeção monoponto ou multiponto): Não existem muitas experiencias com injeção para dar algum parecer. Recomendo o carburador mesmo. Pode ser original russo, Weber 460, o Weber 450 miniprogressivo com avanço mecanico.

4- Tração 4x4 ou 4x2: 4x4 sempre, não existem relatos que exista grande economia com tração 4x2.

5- Consumo em Km/litro: Minhas médias iniciais (estou com meu novo Niva 95 a 2 meses) 7 km/l cidade e 9,5 km/l estrada.

6- Outros: PNEUS, o mais próximo possivel do tamanho original que é 175/80 r16. Quanto maior o pneu mais xoxo e gastão ficará o Niva.

Abraços.

mukeka
05/02/2011, 15:29
meu nivinha ta com ap1.8 a alcool, carburador 2E ta bebendo pra variar ! hahaha

sera q se subistituir ele weber daria certo? economizaria algo ou nao muda muito?

abracos.

Cirdan
05/02/2011, 16:17
Ele é pesado, é 4x4 permanente e ainda tem um motor carburado e antigo (por isso robusto e de manutenção facil).

Não tem milagre amigo. Ele tem potencia e torque de carro 1.0 atual. Vai beber mesmo.
A dica é tentar manter o mais original possivel e em perfeito estado.

Abraços

Chico_NIVA
05/02/2011, 20:55
Bom pessoal, abri este tópico com o intuito de termos um registro para uma consulta mais direta das informações enumeradas, pois nos tópicos que tenho lido sobre o assunto há muita divergência e informações desencontradas. Por favor não me entendam mal, não estou criticando o que se tem escrito por todos aqui no fórum, pelo contrário, todas as informações disponiveis aqui são válidas. O que quero aquí é formar uma espécie de banco de dados.

Tenho mais uma dúvida:
Se eu colocar um motor AP 1.8 com injeção multiponto o consumo reduz, há alguma vantagem?

Fico feliz que estejam respondendo ao tópico, sinal de que somos uns loucos unidos, afinal estamos num hospicio:parede: com tração 4x4 que tem cheiro de gasolina.
Obrigado a todos e já me sinto bem vindo aquí.:)

Flugêncio
05/02/2011, 21:33
Bom pessoal, abri este tópico com o intuito de termos um registro para uma consulta mais direta das informações enumeradas, pois nos tópicos que tenho lido sobre o assunto há muita divergência e informações desencontradas. Por favor não me entendam mal, não estou criticando o que se tem escrito por todos aqui no fórum, pelo contrário, todas as informações disponiveis aqui são válidas. O que quero aquí é formar uma espécie de banco de dados.

Tenho mais uma dúvida:
Se eu colocar um motor AP 1.8 com injeção multiponto o consumo reduz, há alguma vantagem?

Fico feliz que estejam respondendo ao tópico, sinal de que somos uns loucos unidos, afinal estamos num hospicio:parede: com tração 4x4 que tem cheiro de gasolina.
Obrigado a todos e já me sinto bem vindo aquí.:)

Chico,

Nenhum Niva é igual a outro. Com o gasto pra colocar este motor 1.8, as aporinhações que vc possivelmente terá e quase nenhuma economia, é melhor ficar com o bom e velho original.

Tremendão
06/02/2011, 12:10
Realmente eu concordo com os que dizem para manter o motor original.
Esse motor é bem robusto e de fácil manutenção.
No início eu acreditava que seria melhor colocar um AP 1.8 no Niva, mas hoje vejo que não é necessário.
Você pode fazer algumas coisas no motor para melhorar o desempenho e a econimia.
Mudanças fáceis:
Filtro de ar: nunca coloque aqueles do tipo esportivo pois isso é um Niva e você não vai querer o seu carro parando por excesso de poeira no carburador, mas você pode colocar um filtro de ar de um motor maior como 1.8 ou 2.0. Esse filtros possuem uma vazão de ar maior com um perda de carga menor, ou seja, seu motor fará menos força para aspirar o ar melhorando o desempenho e reduzndo o consumo. É importante manter o filtro de ar sempre limpo.
Cabos, velas e bobina: o pessoal indica no forum boas opções para melhorar o sistema de igniçao, nunca testei mas acredito fortemente que terá boms resultados.
Carburador: mante-lo regulado e limpo é fundamental. Se for possível procure uma oficina que possa medir os gases do escapamento para regular precisamente a mistura.
Mudanças mais complicadas:
Comando de válvulas: na net você encontra comandos de válvulas redimencionados para o motor original do Niva, acredito que seja bom mas nunca testei.
Cabeçote: retrabalhar os dutos de admição e descarga, essa talvez seja a modificação mais complicada mas vale muito a pena pois o ganho de potência realmente é muito bom. Para isso procure uma oficina especializada em preparação de motores para você não correr o risco de perder o seu cabeçote.
Com essas mudanças que citei acima você terá um motor com a mesma potência de um AP 1.8 sem ter o trabalho de uma adaptação mal feita e o gasto com o motor novo adaptador e mão de obra. É claro que você pagará para fazer esses modificações, mas no final acredito que se forem feitas com critério você terá um carro mais potente e econômico.
Por fim, um motor bem regulado e um motorista que dose bem o pé será determinante para o consumo.

Cirdan
07/02/2011, 05:09
De todas eu só não concordo de mexer no cabeçote. De resto é show mesmo.

E tentar manter a carroceria o mais original possivel. Quebra-mato, estribos, rack, pneus mais largos. Tudo isso aumenta o consumo.

Abraços

xexelo
07/02/2011, 10:52
após colocar a bobina bosch do gol MI, cidade 7,30 km/l , estrada 9.8 km/l.

Quro chegar aos 12 na estrada.

Abraços.

cerberosph
07/02/2011, 22:21
após colocar a bobina bosch do gol MI, cidade 7,30 km/l , estrada 9.8 km/l.

Quro chegar aos 12 na estrada.

Abraços.


Receita aspro - Apaga o farol; Desliga o rádio; fecha os vidros; calibre 43lb nos pneus; emagreça; ande a favor do vento; ande com o tanque na reserva; ande sozinho; tenha pensamentos leves; retire o estepe, o macaco do porta malas e a chave de rodas

assim voce consegue hahahahahahahhahahha