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Ver Versão Completa : Ajuste de Coroa e Pinhão Dana 44



Thiago Rodeghel
01/05/2005, 01:25
Ae Galera :D

Vou fazer uma troca em casa de coroa e pinhão 9x44 para 8x43, tenho dúvidas em relação a ajustagem deles, na profundidade do pinhão e folgas :roll:

Já peguei o manual mecânico do Jeep, mas ainda estou com algumas dúvidas?!?!?

Para ajustar a profundidade do pinhão, atualmente 9 para 8, teria q trocar os calços tbm ou não preciso??? Ou esses calços são fáceis de achar em autopeças???

Me falaram sobre os mancais tbm, mas não vi necessidade dessa troca?!!

[s]

flaviovs
01/05/2005, 03:36
Thiago, pelo que entendi, o ajuste do diferencial tem que ser preciso e é necesário ter algumas ferramentas especiais ou muita experiência na montagem (de preferência os dois). Pelo que aprendi, montar, qualquer um monta. Mas a gente não sabe como vai ficar 6 meses depois. Já montar certo é outra coisa, pois o conjunto durará décadas.

Não estou desmerecendo seu empenho, mas pelas suas perguntas parece que você não tem as ferramentas, nem experiência.

Não sou mecânico mas gosto de mecânica. Estou com a No.2 (F-75) toda desmontada até o último parafuso. Estou remontando tudo eu mesmo, e decidi montar o diferencial também (tive que trocar coroa e pinhão). Depois de estudar o processo vi na prática que o ferramental e a experiência fazem falta. Ouvi algumas "dicas" de técnicas para montagem (i.e. marreta, martelo, talhadeira etc.), mas se você exercitar o cérebro um pouco você vê que estas "técnicas" acabam sacrificando a carcaça, destruindo rolamentos etc. Funcionar, funciona, no momento. E 6 meses depois?

Peguei as carcaças, coroas, pinhões, calços, rolamentos etc. e levei em um senhor que está me dando uma força na montagem da Rural. Ele tem um ferro-velho/oficina dedicado a linha Willys/Ford, tem muita experiência e parece adorar o que faz. Resultado: por algumas pilas em 2 dias estou com os 2 diferenciais montados e ajustados, sem estresse. O diferencial entrou, ao lado do motor e da caixa de marchas, na seleta lista de partes da viatura que (ainda :lol:) não meto a mão.

Agora, se você ainda assim quiser fazer o serviço, tudo bem. É só mesmo fazendo que se adquire experiência... Espera só mais uns 10 minutinhos que o Leopoldo vai passar a lista de ferramentas exóticas que você vai precisar... :-)

Respondendo às suas pergunta, corrijam-me se estiver errado mas, sim, para alterar a profundidade do pinhão tem mexer nos calços de... profundidade do pinhão. Tem à venda na Donatti. Você deve consultar a tabelinha no Manual do Mecânico, tirando a diferença entre o pinhão que sai e o que entra pra saber quantos calços pôr/tirar. Torça para sua carcaça já estar calçada pois se acontecer como no meu diferencial dianteiro (foi montado de qualquer jeito), os calços originais não existiam e ai só com o medidor de profundidade, teste do zarcão e muito tira pinhão, bota pinhão, tira pinhão, bota pinhão... Cada diferencial dá um fim de semana inteiro de diversão. :-) Boa sorte!

Thiago Rodeghel
01/05/2005, 08:17
É, realmente não tenho experiência de trocar coroa e pinhão :roll:

Antes de ter o 4x4Brasil, trocava os rolamentos dos eixos, sem todas essas informações :roll: ... antes usava pneus 31" hj uso pneus 35", com os mesmos rolamentos :roll: , sorte... huuummm talvez.

Tbm não tinha nenhuma experiência em adaptar freios, motor, câmbio, direção, coluna de direção,pedaleiras suspensas com hidrovácuo, fazer flange dupla na tubulação,instalar ventoinha eletrica, etc...

Mas fui aprendendo :D ... Sempre perguntando nas oficinas, com a galera nos encontros e no 4x4Brasil.

[s]sem experiência com coroa e pinhão (por enquanto)

Alessandro Henrique
01/05/2005, 08:53
Thiago Rodeghel,
A experiencia se adquire e eh tentando que se aprende.
Substituir a coroa e pinhao e algo simples, porem ajusta-los como se deve e dificil, sendo necessario algum conhecimento, ferramentas e boa dose de paciencia.
Sugiro que voce tenha a ajuda de alguem que ja tenho feito a ajuste com exito.
Na area de download, no manual do mecanico do jeep esta descrito o procedimento de ajuste.
O ajuste de profundidade do pinhao e feito atraves dos calcos, assim como ajuste da distancia da coroa.
Uso de marretas e talhadeiras, bem como aquecimento esta proibido.
Aproveite o momento e troque os rolamentos do conjunto tambem.
O servico de remocao da caixa de planetarias e facilitado pelo uso do extensor da carcaca. Neste caso, e necessario utilizar um relogio comparador com base magnetica de modo a nao exceder o limite da carcaca e causar uma deformacao plastica.
Deve ser ter cuidado ao apertar a porca do pinhao, de modo a nao deixar o conjunto solto nem pre-carregado excessivamente, o que fatalmente acabara com os rolamentos.
Para a medicao do torque de arrasto (TTR), faca com auxilio de um torquimetro e sem ter instalado o retentor.

Sds.

Thiago Rodeghel
01/05/2005, 10:16
Fala Alessandro :D

Minha dúvida é com relação aos calços, não sei como são??? Se vão servir para ajustar um pinhão de 9 para 8, em uma coroa 44 para 43 :roll: .

É isso mais ou menos... Já fiz o download do manual, como já disse anteriormente... Os rolamentos aparentemente estão bons ainda, mas mesmo assim vou desmontar, limpar e verificar se dá para aproveitar. Sendo q os eixos ainda estão no chão...

[s]

Alessandro Henrique
01/05/2005, 10:36
Thiago Rodeghel,
Os calcos (shims) sao arruelas retificadas em espessuras diferentes para efetuar a compensacao na profundidade do pinhao. Ajuda ter varios shims de espessuras diferentes.
Antes de mais nada, observe as gravacoes na cabeca do pinhao.
Nao ha uma relacao direta, ou seja espessura de calco x para relacao 9x44 e y para 8x43. Dificilmente voce utilizara os mesmos calcos.
Cada caso e um caso devido as variacoes no processo de usinagem. Por isso existem calcos de varias espessuras e o por que da questao do ajuste ser minuciosa. Uma coisa que facilita e consultar o codigo de acasalamento entre pinhao e carcaca. Outra questao a observar e o acasalamento entre pinhao e coroa. Verifique se o numero gravado no pinhao confere com o gravado na coroa. Normalmente sao tres digitos ex.:958, 934...
Verifique tambem o codigo de profundidade do pinhao em relacao ao centro da coroa. Comparando esta informacao entre os pinhoes, auxilia na determinacao inicial do shim, indicando se e necessario aumentar ou diminuir a espessura do calco.
Se nao forem identicos, pode haver desgaste prematuro do conjunto em funcao de acasalamento incorreto.

Sds.

leopoldo
01/05/2005, 11:59
Bom dia Thiago.

A primeira vez que fiz um ajuste de coroa-pinhão, fiz só porque tinha pego emprestado as ferramentas da agromotor (obrigado Luis) - hoje, já tenho as minhas (quase todas...uma terá de ser refeita :evil: ).... graças a um investimento de uns 3 000 reais.

Apanhei feito cachorro abandonado e levei 4 dias para conseguir aprender a como fazer o 1º certo. Realmente, como alguns já sabem, esse serviço é um pé, inclusive quando as coisas começam a dar errado.

As ferramentas necessárias são:

1- uma bancada decente com um torno de mesa (morsa)
2- jogo completo de calços (lateral de coroa) e de pinhão(rolamento do pé e da cabeça)
3- torquimetros: lb-ft e lb-in
4- expansor de carcaça
5- dispositivo de sacar os rolamentos da carcaça do diferencial e do pinhão.
6- relógio comparador com base magnética
7- dispositivo de medição da profundidade do pinhão
8- jogo de rolamentos "falsos" lateral de coroa, cabeça e pé de pinhão.Inclusive uma flange falsa para o ajuste.
9- micrômetro 0-1" ou pelo menos um paquimetro com capacidade de leitura de milésimo de polegada.
10- desempeno (aço ou granito) de pelo menos 30cmx30cm.
11- prensa de 15 ton.
12- soquetes, extensões, chaves fixas, estrela, etc..... ferramentas comuns.
13- manual com o procedimento: do jeep ou da DANA.
14- feeler gauge - calibrador de laminas
15- chave para manusear a flange do pinhão
16- um pouco de tinta para conferir o ajuste da coroa-pinhão e a tabela de comparação.

feramenta desejáveis:

15- furadeira de bancada ou coluna com capacidade do mandril de 1"
16- equipamento de detecção de trincas por magnaflux.
17- tanque para lavagem da peças
18- WAP

PACIÊNCIA

flaviovs
01/05/2005, 12:24
É, realmente não tenho experiência de trocar coroa e pinhão :roll:
Antes de ter o 4x4Brasil, trocava os rolamentos dos eixos, sem todas essas informações :roll: ... antes usava pneus 31" hj uso pneus 35", com os mesmos rolamentos :roll: , sorte... huuummm talvez.(...)Mas fui aprendendo :D ... Sempre perguntando nas oficinas, com a galera nos encontros e no 4x4Brasil.
Thiago, realmente experiência só se adquire com o tempo e metendo a mão na massa. Moendo-se algumas coroas e pinhões com certeza se adquire conhecimento para saber o que se deve ou não fazer. Ou de repente acerta-se de primeira, quem sabe?

Só alertei para o fato de que, na prática, ou você usa as ferramentas adequadas ou então vai ter que fazer muita força e utilizar de pancadas no conjunto para fazê-lo ir para o lugar. E se o ajuste não estiver certo, vai ser necessário mais força e pancada para tirar tudo e colocar ou pôr calços. Ai, mais força/pancada para montar de novo... Imagina isso onde os ajustes são especificados em milésimos de polegada... Dá pra fazer? Dá. Mas vai ser cansativo e pode ser perigoso para a saúde das peças!



Minha dúvida é com relação aos calços, não sei como são??? Se vão servir para ajustar um pinhão de 9 para 8, em uma coroa 44 para 43

Como o Alessandro escreveu, não há relação entre a profundidade do pinhão e o número de dentes.

Os calços na Donatti: http://www.jet.com.br/donatti4x4/detalhes.asp?idproduto=12031 . Os grandes são os calços de ajuste de profundidade. Ficam atrás da capa do rolamento traseiro do pinhão. Os pequenos são os calços para pré-carga dos rolamentos.

Tem também os calços da coroa -- como você está trocando o conjunto, será necessário verificar a folga lateral. Caso esteja fora das especificações, será necessário ajustá-la com estes calços Para isso você precisará de um extrator de rolamentos e uma prensa para colocá-los de volta. Ajuda ter um par de rolamentos falsos com o interior usinado pra você poder colocar e retirar estes com a mão, do contrário você vai precisar extrair/prensar os rolamentos a cada ajuste fora da marca.

Depois de ajustada a folga lateral você mede a distância entre dentes que, se não me engano, não pode ser menor que 0,004" e maior que 0,008". Se for, você tem que retirar calços de um lado e pôr no outro para ajustar esta distância.

Tudo ajustado, faz o teste do zarcão. Os gringos usam um produto especial para isso ("gear marking compound") que não encontrei similar no Brasil. Se achar, melhor, senão vai na tinta mesmo... Bom, pintados os dentes, você dá uma 5 voltas no conjunto com carga e observa o padrão de contato.

Se estiver certo, está pronto o serviço. Se estiver fora do ideal e você deixar, vai ficar roncado, moer tudo, ou os dois. A causa pode ser duas: distância entre dentes fora do especificado, ou profundidado do pinhão errada. No primeiro caso, retira-se a coroa, extrai-se os rolamentos laterais, põe/tira calço, e faz o teste de novo. Se for a profundidade do pinhão, tem que desmontar tudo, adicionar/remover calço de profundidade do pinhão, montar e testar novamente.

Achado o ponto certo, você tira os rolamentos falsos da coroa, vê se tem diferenca de largura para os rolamentos verdadeiros (coloca/põe calços para compensar) e, só aí, mete tudo na prensa. Por via das dúvidas, faça o teste de contato pra garantir.

Se resolver encarar, conta pra gente como foi! Precisando de algo, (nem precisava dizer, mas... :-)) estamos ai.

Thiago Rodeghel
01/05/2005, 13:05
É galera :D

Pelo jeito estou ferr@do, tem um pessoal q fala, é só trocar a coroa e pinhão, mas pelo visto é um baita trampo :shock: :shock:

Bom com relação ao casal da coroa e pinhão, vão bater pq ambos eixos estão ainda montados, e intactos :roll: . Até as plaquetas de relação ainda combinam.

Pelo jeito é algumas ferramentas não tenho, mas tenho q dar um jeito (claro sem talhadeira ou marreta) :roll: .

Bom desmontei o eixo dianteiro, percebi q na manga do eixo, lado direito onde vai o munhão tem uma folga, na pista onde vai o rolamento... mais ou menos uns 0,8mm.Provavelmente foi o rolamento q fez isso. O q posso fazer nesse caso??? Ah os antigos donos gostavam de uma talhadeira para apertar os anéis do munhão :shock: , qdo tirei a roda livre automática, haviam as marcas das porradas nele :shock:

[s]Já com a mão na graxa

Eduardo Velo
01/05/2005, 13:45
Thiago , tudo bem ??
Antes de desmontar , mede a profundidade do encosto da castanha do rolamento até a cabeça do pinhão , essa medida é a mdida chave pra vc não se perder na montagem , o outro pinhão embora tenha um dente a menos tem especificação na cabeça (-1) , (+1) ou 0 , esse é o valor em cent. de mm que esse pinhão trabalha em relação a medida que vc tirou ...
Na montagem a folga é controlada pelos calços tras. pode dar sorte de ser os mesmos , o A. peças Delfim tem esses calços ...
Depois vem o ajuste dos calços nos rolam. da coroa , qdo gira pega as marcas que estão no manual pra colocar ou tirar calços , nessa hr que usa os rolam. falsos que o Leopoldo colocou acima ... e sem expansor de carcaça tem que deixar com pressão pq senão fica jogando ...
Dificil não é , é sim muito trabalhoso , é por isso que os caras que fazem bem feito cobram caro , é trampo demorado ...
Cara essa semana to bem enrolado , senão ia te dar uma mão , esse fds vamos pra Salesópolis e domingo é dia das mães ...

[]s... e boa sorte ...

Eduardo Velo
01/05/2005, 13:51
Bom desmontei o eixo dianteiro, percebi q na manga do eixo, lado direito onde vai o munhão tem uma folga, na pista onde vai o rolamento... mais ou menos uns 0,8mm.Provavelmente foi o rolamento q fez isso. O q posso fazer nesse caso???

Manda embuxar , ou troca a luva ...
Se for mínimo , bate punção e usa cola anaerobica ...
Quem causa isso são as folgas mínimas nos rolamentos , com pneuzão a coisa complica , não pode deixar folga , tem que rodar livre sem folga ...

[]s...

leopoldo
01/05/2005, 14:00
Eu trocaria a manga de eixo.

Thiago Rodeghel
01/05/2005, 17:04
Thiago , tudo bem ??

Dificil não é , é sim muito trabalhoso , é por isso que os caras que fazem bem feito cobram caro , é trampo demorado ...
Cara essa semana to bem enrolado , senão ia te dar uma mão , esse fds vamos pra Salesópolis e domingo é dia das mães ...

[]s... e boa sorte ...

Fala Edu :D Beleza!!!

Bom o problema de medir, é que o conjunto 8x43 será removido no lugar onde comprei os eixos, até quarta feira devo estar com o eixo traseiro aqui em casa. Aconteceu q quando cheguei em casa, o eixo traseiro era da F75(q está com o 8x43) :shock: e não da Rural, voltei ao desmanche e vou fazer a troca, só q da Rural estava com uma relação mais longa,não lembro qual era...

Falei pro cara tirar apenas a coroa e pinhão, nada mais, nenhum parafuso, calço,etc... QQ coisa me viro depois :roll:

Tbm estou sem pressa, ainda estou limpando os eixos, como não tinha nada aberto hj, fui no posto comprei 8L de gasolina pra começar a limpar :roll: Olha não era graxa nos munhões, era uma pasta negra :shock: :lol: :lol: Fora q já vinha com muita areia pra ajudar :roll: ... Acho q descobri o problema do desgaste da manga, quando removi a tampa da roda livre auto., estava sem o anel trava, já do outro lado não apresentava desgaste excessivo :) , tinha o anel trava, acho q era isso :roll:

Mas beleza, durante a semana vou ver o q consigo ir fazendo... Depois coloco umas fotos de como está a bagaça :D

[s]

flaviovs
03/05/2005, 02:00
Leopoldo, você ou outro companheiro com alguma experiência em diferencial pode me dar uma dica?

Como disse, tive que trocar coroa e pinhão na frente. Tudo ok, só que por um deslize foi instalado um conjunto de traseira chavetada, ou seja, a caixa satélite tem aquele pino interno vazado, e ele não foi retirado.

Só percebi ainda há pouco na oficina: ao apertar a manga de eixo o semi-eixo travava porque o pino vazado impedia que ele, o semi-eixo, entrasse mais. E com a manga de um lado fixada, o semi-eixo do outro lado era empurrado para fora. Ca**da federal.

É possível remover aquele pino vazado, ou ele é característico daquele suporte da coroa e não deve ser removido de jeito nenhum?

Se puder ser removido, qual a dificuldade de retirar (e colocar de volta) o eixo dos satélites para remover o pino vazado? Precisarei de alguma ferramenta especial?

Eu tenho ainda o conjunto coroa/pinhão retirado. As engrenagens estão mortas, mas o suporte da coroa e planetária está em bom estado. Claro, não tem o pino vazado. Será que trocar somente a coroa de uma suporte para o outro é um trampo menos complicado?

Desde já, agradeço qualquer dica que me ajude a resolver a novela de meus diferenciais... :roll:

leopoldo
03/05/2005, 08:23
SIM. É possível e é um serviço comum :D

o eixo vazado era de 2 modelos de eixo traseiro: o cubo chavetado e o semi-flutuante com rolamentos cônicos.

remoção:

Remova a caixa de satélites, solte os parafusos da coroa, remova o pino elástico que prende o eixo das satélites, remova o eixo parcialmente .... que o eixo vazado cai na mão.

Pressione de volta o eixo das satélites .... com o cuidado de alinhar o furo do pino elástico, bata o pino para a posição, instale a coroa torqueando na sequencia correta, coloque do conjunto de volta na carcaça do eixo e pronto.

ferramentas especiais: saca pino, torquímetro, expansor de carcaça, base magnética e relógio comparador com capacidade de milésimo de polegada.

flaviovs
03/05/2005, 12:44
Muito obrigado pela ajuda! Vou analisar a situação hoje e ver se encaro eu mesmo... Agora, duas perguntas de quem nunca fez este serviço: qual a seqüencia de aperto da coroa? Qual o uso da base magnética e do relógio comparador?
Desde já agradeço!

leopoldo
03/05/2005, 13:35
Vá na seção de downloads, na página 3: há o manual de manutenção do jeep.

veja o capítulo do eixo traseiro/diferencial.

Para remover a caixa do diferencial de dentro da carcaça do eixo, tem que se usar uma ferramenta cavalar para expandir a carcaça do eixo para a caixa sair. O mesmo para instalar a caixa na carcaça.

A expansão da carcaça do eixo é medida com o auxílio do relógio que mede a deformação da carcaça conforme ela é expandida até o máximo permitido.

Essa feramenta engata nos 2 furos na fundição da carcaça....aqueles próximos à tampa do diferencial e de lá faz a força para deformar a carcaça.

Sem isso, ou a carcaça será danificada ou os rolamentos vão para o brejo!

e importante:

1- Coloque as capas do mancais mais não aperte.

2- Ao voltar a expansão da carcaça para zero, a flange do pinhão deve ser girada continuamente.

3- Só depois torqueie as capas.

flaviovs
03/05/2005, 13:44
Entendi. Mais uma vez, obrigado!

Ovelha
22/07/2008, 19:19
Galera, to com problemão!

Minha F75 teve a relação de coroa e pinhao alterada por algum antigo dono, mas não foi feito o ajuste da folga entre a coroa e o pinhão, e os mesmo se foram pro saco.... :putz:

ja to com um jogo novo, to ajustando, mas preciso afastar a coroa do pinhão, só q não consigo tirar os rolamentos laterais do diferencial! :oops:

Tem como tira-los sem danifica-los? (estão novos) To tentando com um sacador de 2 braços (home made) aperto até sair agua do parafuso mas o rolamento nem se move... tem alguma manhã pra tira-los?

Pra coloca-los no logar, só com prensa tb?

Grato

Elmer_Jeep
23/07/2008, 11:09
Rapaz, tem algum mistério aí, eu tenho um sacador de 2 braços também adaptados pra encaixar nas cavidades da caixa satélites atras do rolamento e no centro vai encaixado uma bucha que fizemos no torno, sai facil facil...

Pra instalar tem que ser na prensa né, tem gente que usa marreta mas aí é f... só se tiver no meio do mato ou num deserto.

[]'s

Cláudio Brasília
29/09/2010, 16:01
Galera, aqui vai um link com dicas:

http://www.omecanico.com.br/modules/omeconline.php?action=getvideos&recid=216&topicid=1

Tem que fazer o cadastro no site, mas é fácil e rápido. Grande abraço a todos e saudações.

Denis Takashi
29/09/2010, 20:55
Bom, acho que o Bill já postou isso em algum outro lugar, que é do D60, mas mesmo assim é uma ajuda :

http://www.pirate4x4.com/tech/billavista/Gear_Setup/

Abraço

Charles_Curitiba
29/09/2010, 22:43
Negativo, os mancais vc só troca se tiverem quebrados/rachados. Os calços vc tem 2 maneiras: 1 ferro velho que vendem peças de jeep, 2 torneiro dificil vai ser achar torneiro que faça calço fino. Me parece que os calços da C-10 dão certo também.

Quanto ao ajuste, se vc não tiver um micrometro de profundidade o jeito é apelar pra tinta . Encontre o ponto 0 (zero) na lateral coroa e um sinal tipo triangulo ou flecha na cabeça do pinhão. Os 2 tem que casar. A Tinta serve para lhe orientar se tem que deixar o pinhão mais afastado ou mais proximo. CUIDADOS: muito folgado vai roncar / muito proximo vai quebrar. Cheque os rolamentos.
e digo mais, isso é um pepino grosso pra vc fazer sozinho.



Ae Galera :D

Vou fazer uma troca em casa de coroa e pinhão 9x44 para 8x43, tenho dúvidas em relação a ajustagem deles, na profundidade do pinhão e folgas :roll:

Já peguei o manual mecânico do Jeep, mas ainda estou com algumas dúvidas?!?!?

Para ajustar a profundidade do pinhão, atualmente 9 para 8, teria q trocar os calços tbm ou não preciso??? Ou esses calços são fáceis de achar em autopeças???

Me falaram sobre os mancais tbm, mas não vi necessidade dessa troca?!!

[s]

Charles_Curitiba
29/09/2010, 22:53
Falou tudo. É pepino.


Thiago, pelo que entendi, o ajuste do diferencial tem que ser preciso e é necesário ter algumas ferramentas especiais ou muita experiência na montagem (de preferência os dois). Pelo que aprendi, montar, qualquer um monta. Mas a gente não sabe como vai ficar 6 meses depois. Já montar certo é outra coisa, pois o conjunto durará décadas.

Não estou desmerecendo seu empenho, mas pelas suas perguntas parece que você não tem as ferramentas, nem experiência.

Não sou mecânico mas gosto de mecânica. Estou com a No.2 (F-75) toda desmontada até o último parafuso. Estou remontando tudo eu mesmo, e decidi montar o diferencial também (tive que trocar coroa e pinhão). Depois de estudar o processo vi na prática que o ferramental e a experiência fazem falta. Ouvi algumas "dicas" de técnicas para montagem (i.e. marreta, martelo, talhadeira etc.), mas se você exercitar o cérebro um pouco você vê que estas "técnicas" acabam sacrificando a carcaça, destruindo rolamentos etc. Funcionar, funciona, no momento. E 6 meses depois?

Peguei as carcaças, coroas, pinhões, calços, rolamentos etc. e levei em um senhor que está me dando uma força na montagem da Rural. Ele tem um ferro-velho/oficina dedicado a linha Willys/Ford, tem muita experiência e parece adorar o que faz. Resultado: por algumas pilas em 2 dias estou com os 2 diferenciais montados e ajustados, sem estresse. O diferencial entrou, ao lado do motor e da caixa de marchas, na seleta lista de partes da viatura que (ainda :lol:) não meto a mão.

Agora, se você ainda assim quiser fazer o serviço, tudo bem. É só mesmo fazendo que se adquire experiência... Espera só mais uns 10 minutinhos que o Leopoldo vai passar a lista de ferramentas exóticas que você vai precisar... :-)

Respondendo às suas pergunta, corrijam-me se estiver errado mas, sim, para alterar a profundidade do pinhão tem mexer nos calços de... profundidade do pinhão. Tem à venda na Donatti. Você deve consultar a tabelinha no Manual do Mecânico, tirando a diferença entre o pinhão que sai e o que entra pra saber quantos calços pôr/tirar. Torça para sua carcaça já estar calçada pois se acontecer como no meu diferencial dianteiro (foi montado de qualquer jeito), os calços originais não existiam e ai só com o medidor de profundidade, teste do zarcão e muito tira pinhão, bota pinhão, tira pinhão, bota pinhão... Cada diferencial dá um fim de semana inteiro de diversão. :-) Boa sorte!

Pablo.pinto2007
18/08/2012, 00:44
Pessoal, acordando o tópico adormecido, queria a ajuda dos amigos do fórum pra me orientar sobre uma questão bem difícil...
Recentemente abri o diferencial dianteiro do meu CJ-3A, que na verdade o serviço principal é de pintura e recuperação de chassis, eixos e molas... e me deparei com uma folga no pinhão... resolvendo abrir para ver me deparei com um desgaste anormal no pinhão, claro que os rolamentos também apresentaram folga e pequenos desgastes...
Minhas dúvidas são:
- É inteligente trocar os rolamentos agora, sendo que o conjunto coroa e pinhão não serão trocados agora, ou é mais inteligente trocar logo os rolamentos e fazer uma nova regulagem no conjunto, essa regulagem vai adiantar alguma coisa? dará um tempo de sobrevida maior?

A imagem abaixo é do pinhão com o desgaste relatado... ele comeu mais na parte interna... eu acho, tava muito próximo à coroa.

Forte abraço!! e espero a colaboração dos amigos foristas.

PAblo

365273

chinelao4x4
18/08/2012, 15:46
esquece, fiz na trazeira e rodou pouco ,
pela foto os dentes virou faca , se vc gastar em rolamentos e retornar o pinhão , resolve por pouco tempo e ronca bastante ,
isso não e´desgaste prematuro do pinhão, é por que ele roda muito mais vezes do que a coroa.
pode ate ocorrer uma quebra deste pinhão e ocasionar outras quebras ( estas sim prematuras ) , tira o cardãn , roda sem ate adquirir um conjunto novo , eu comprei um casal usado, em estado de zero com a " casa da transmissão"" um colega aqui do forum...
abrçs

Pablo.pinto2007
19/08/2012, 00:45
esquece, fiz na trazeira e rodou pouco ,
pela foto os dentes virou faca , se vc gastar em rolamentos e retornar o pinhão , resolve por pouco tempo e ronca bastante ,
isso não e´desgaste prematuro do pinhão, é por que ele roda muito mais vezes do que a coroa.
pode ate ocorrer uma quebra deste pinhão e ocasionar outras quebras ( estas sim prematuras ) , tira o cardãn , roda sem ate adquirir um conjunto novo , eu comprei um casal usado, em estado de zero com a " casa da transmissão"" um colega aqui do forum...
abrçs

Obrigado pela dica, já estou à procura de um conjunto, usado em bom estado, na Casa da Transmissão, já estive olhando, pelo menos no site, não tem, pois o meu é o dianteiro, só que eixo dana 25, que tem a coroa menor.

Realmente não faria sentido comprar rolamentos novos e por num conjunto que já está morto.

Forte abraço!

PAblo

tuna
20/08/2012, 11:48
Pablo, beleza aí? qual a relação da C&P, de repente eu tenho aqui ou sei quem tem...

[]´s

Pablo.pinto2007
21/08/2012, 08:22
Pablo, beleza aí? qual a relação da C&P, de repente eu tenho aqui ou sei quem tem...

[]´s

É 8x43, só que para eixo dana 25, original do jeep 51...

Agradeço a atenção!

Pablo.

tuna
21/08/2012, 10:33
Sei quem tem, precisa só da dianteira, né? tem idéia de quanto vale?
[]´s

Pablo.pinto2007
21/08/2012, 11:56
Sei quem tem, precisa só da dianteira, né? tem idéia de quanto vale?
[]´s

Eu não quero me precipitar, mas tenho que abrir o diferencial traseiro pra ver o estado, então até lá, não quero fechar com ninguém. Já fiz uma busca, me apareceram algumas propostas interessantes, tipo a relação mais dois cubos de roda dianteiro por 350,00, então, não sei exatamente quanto custará apenas a relação. Mas é como disse, preciso abrir o traseiro pra poder negociar algo.
Semana que vem acho que estarei abrindo, aí já posto. De antemão agradeço a atenção, e ficarei de olho... pois com certeza no mínimo o dianteiro terei que comprar.
Forte abraço.
Pablo.

Maiewski
11/09/2017, 01:23
Boa noite!
Meu CJ5 tá com uma relação muito longa. Tenho usado ele mais para passeio urbano e isso incomoda um pouco, já que a 1ª marcha é bem longa. Pensei em trocar para 43x9, se fizer isso no diferencial traseiro, obrigatoriamente terei que fazer no dianteiro também?

Viniciusaol
11/09/2017, 07:29
Tem sim. Como o jeep não tem diferencial central na caixa de traçao, quando usar o 4x4 a traseira vai girar direfente da dianteira e danificar as engrenagens da reduzida.
Vc está querendo colocar a 8/43 ou 9/44??Se interessar eu tenho dois casais de coroa relaçao e pinhao 9/44 que tirei do meu jeep. Faço barato. 37 9 99561493 chama no zap se interessar

inaciocm
20/07/2021, 23:12
Boa noite...tirando a poeira...
Duas duvidas...
1 - Consigo ajustar um conjunto coroa/pinhão que ja possui desgaste? (rodou sem pré carga, pinhão alto e estava roncando, não possui dente quebrado e aparentemente até inteiro)
2 - Posso montar um conjunto NOVO que possui numeros de lapidação diferentes? Qual seria os problemas?

jecaov8
22/07/2021, 11:22
o conjunto vem casado pra poder trabalhar suave por anos, conjunto ñ casado vão se danificar, questao de tempo

Sydney66
22/07/2021, 19:32
JecaoV8 respondeu a pergunta 2.

Para a pergunta 1 é sim, se a folga (desgaste) ainda estiver dentro da margem dos anéis de ajuste, se os anéis de ajuste não forem suficientes para tirar essa folga, a resposta é não.

Mas essa folga é milimétrica, se na mão já sente a folga, não dá mais.

O ronco é normal em todo conjunto de diferencial que está rodando mau ajustado, e ele desgasta o conjunto, bem ajustado não ronca. Portanto se estiver roncando não rode por muito tempo, procure resolver, ao rodar por muito tempo roncando provocou desgaste nas peças.

Abs.