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Ver Versão Completa : Rádio PX ou VHF?!



"GRAUÇÁ 4x4"
04/02/2011, 21:05
Qual a melhor Freqüência PX ou VHF?!
Qual o melhor rádio?!
O que você usa?!
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alexrs1610
05/02/2011, 12:55
Qual a melhor Freqüência PX ou VHF?!
Qual o melhor rádio?!
O que você usa?!
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Ola Betão,

Para nossos 4x4, depois que eu usei PY (VHF) nunca mais quis saber de PX...jamais desmerecendo o velho e bom PX, mas o alcance e qualidade do PX não se compara ao PY.
Pelo custo/benefico eu utilizo o Yaesu FT 1802 50w...muito bom o radio...cheguei a ver o Icon 2200, outro excelente radio, mas o Yaesu, para as trilhas, ganhou no custo/beneficio, pois empre tem o risco de lama/agua invadir o jeep...

Melhores frequências: Sinceramente, como usuário de radio para o Off road, no PX, depende muito mais da qualidade do radio de todos os colegas, do que propriamente da ê....pois sempre tem um colega com oxidação no suporte/cabo da antena ou algum mau contato, o que já compromete a transmissão recepção....
Já no PY, é só alegria, não há ajustes criticos (estacionaria, etc..) que não sejam contornados com a aquisição do bom kit cabo/antena da Aquario...
Testei no meu jeep, e até com sem estar aterrado/instalado "corretamente os dois lados - antena e radio)" funciona bem.... e a frequência, estando dentro da fixa permitida, tá valendo (nunca esqueça da licença de operador e do rádio para o VHF)

Espero ter ajudado..
Abração
Alex

clembet
16/02/2011, 11:26
Alex,
Me responde uma dúvida. Para operar rádio PY (VHF 50W) e/ou HT (VHF 5.5W) (Freq 144-148MHz) é necessário ter a licença de operador?

Preciso instalar um rádio VHF no carro e ter um HT para me comunicar com o carro. Não tenho licença de operador. Será necessário tirar essa licença para operar os dois?

Abraços,
Clembet

paulo_schw
16/02/2011, 11:48
Desculpa me entrometer, a pergunta foi direciona para o colega Alex.

Mas sim, não só precisa licença como tabem passar num teste promovida pela LABRE, sob cuidados do orgão governamental ANATEL. E como tirar carteira de motorista.

Acompanhe o topico abaixo:
http://www.4x4brasil.com.br/forum/showpost.php?p=1367705&postcount=65

hrodrigues
16/02/2011, 16:31
Desculpa me entrometer, a pergunta foi direciona para o colega Alex.

Mas sim, não só precisa licença como tabem passar num teste promovida pela LABRE, sob cuidados do orgão governamental ANATEL. E como tirar carteira de motorista.

Acompanhe o topico abaixo:
http://www.4x4brasil.com.br/forum/showpost.php?p=1367705&postcount=65

Ola Paulo

Complementando suas informações, no site abaixo tem mais explicações

http://www.anatel.gov.br/Portal/exibirPortalInternet.do

No link

Procedimentos para obtenção do Certificado de Operador de Estações de Radioamador - COER (http://www.anatel.gov.br/Portal/documentos/radioamador/procedimento_obtencao_coer.pdf?numeroPublicacao=13 9262&assuntoPublicacao=Procedimentos%20de%20Testes%20de %20Comprova%E7%E3o%20de%20Ca%20Pa%20Cidade&caminhoRel=null)

Abs

Helio

alexrs1610
17/02/2011, 12:17
Alex,
Me responde uma dúvida. Para operar rádio PY (VHF 50W) e/ou HT (VHF 5.5W) (Freq 144-148MHz) é necessário ter a licença de operador?

Preciso instalar um rádio VHF no carro e ter um HT para me comunicar com o carro. Não tenho licença de operador. Será necessário tirar essa licença para operar os dois?

Abraços,
Clembet

Opa, os colegas Paulo e Clembet já falaram tudo...:concordo: VHF= licença
Abs,

alexrs1610
17/02/2011, 12:18
Alex,
Me responde uma dúvida. Para operar rádio PY (VHF 50W) e/ou HT (VHF 5.5W) (Freq 144-148MHz) é necessário ter a licença de operador?

Preciso instalar um rádio VHF no carro e ter um HT para me comunicar com o carro. Não tenho licença de operador. Será necessário tirar essa licença para operar os dois?

Abraços,
Clembet

Opa, os colegas Paulo e Clembet já falaram tudo...:concordo: VHF= licença
Abs,

GMC
11/03/2011, 18:49
Grauçá 4x4, desculpa atropelar o seu topico, mas acho melhor do que criar um novo.
Quais as diferenças entre o HT e o VHF fixo?

GMC
13/03/2011, 09:11
Olá Gustavo,

sem problemas, mas gerou uma matéria:
http://grauca4x4.blogspot.com/2011/02/comunicacao-via-radio-e-radioamadorismo.html
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Excelente materia .
Me orientou muito.
Obrigado!!!

Abç

Anderson SAMURAI
08/04/2011, 22:41
Fala Betão.

Canes invadindo o 4x4. rs.

Vamos para a trilha "cumpade"!!!!! A estrada "das fabianas" está lama pura. Tem também a "pimenteira".

Anima rapá.

Abs.

But
21/07/2011, 23:16
Lembrando que Usar a Faixa do Cidadão (PX) não deixa de ser obrigado ter uma licença,

Porem no caso de px a licença pode ser requerida por formulario encontrado no site da anatel, encaminhado pelo correio ao mesmo orgão e custa em torno de 20 reais anuais.

Outro detalhe que pode ser cobrado pela fiscalização, é o código de homologação do conjunto Rádio/cabo e antena.

"GRAUÇÁ 4x4"
22/07/2011, 09:28
Fala Betão.

Canes invadindo o 4x4. rs.

Vamos para a trilha "cumpade"!!!!! A estrada "das fabianas" está lama pura. Tem também a "pimenteira".

Anima rapá.

Abs.

Olá Anderson SAMURAI!!!

Só vi sua amensagem agora, por isso que não retornei, até a próxima!
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Luzemario
30/07/2011, 10:15
Quais as diferenças entre o HT e o VHF fixo?

HT=Comunicação fora do carro, para distâncias bem curtas, aparelho de mão;
VHF fixo (que na verdade não é fixo, todos os rádios discutidos aqui são para aplicação móvel)=Comunicação decente com antena externa, com potência suficiente para as aplicações off-road.

Luzemario
30/07/2011, 10:25
Qual a melhor Freqüência PX ou VHF?! - Não há uma frequência "melhor". Isso vai depender do que você quer fazer com o rádio. Para off-road com os amigos, o VHF se sai bem, mas precisa de prova.

Qual o melhor rádio?! - O que você sabe usar. Existem rádios de R$250 até R$ 30.000. Depende do seu bolso e necessidade. Para uso em off-road qualquer VHF móvel em bom estado serve.

O que você usa?! - Todos.

A diferença básica entre o PX e o VHF é que o PX é o chamado "Rádio do Cidadão". É o sistema que qualquer um pode ter, bastando adquirir uma licença. O VHF já se enquadra na categoria "Radioamador", que é aquele cara mais curioso e aspirante a técnico, que quer aprender um pouco mais. Exige licença e prova de conhecimentos, que variam conforme a classe.

O radioamador tem um monte de faixas de frequências para operar, cada uma com características diferentes. O PX só tem a faixa de 27MHz, que tem como característica principal tem a grande propagação atmosférica (falar para muito longe) e algum alcance em linha reta (que é a necessidade off-road), por isso o VHF é aparentemente "melhor".

As vezes o off-roader quer falar em distências de até 40km com os colegas de trilha. O VHF atende bem a essa necessidade. O PX, com o que é permitido pela Anatel, alcança uns 10-15km no meio do mato em linha reta. A propagação nesse caso só atrapalha, pois ao invés de falar com quem está perto o operador vai ouvir um monte de estações que estão a uns 1000km dele, atrapalhando o objetivo, que é falar local.

JeanCP
24/10/2013, 08:34
Se eu comprar um px ou um vhf portatil, conseguirei me comunicar com aqueles q possuem o aparelho fixo na viatura?

paulosergio
24/10/2013, 09:32
Se eu comprar um px ou um vhf portatil, conseguirei me comunicar com aqueles q possuem o aparelho fixo na viatura?.

Px só fala com px. O vhf portatil (HT) fala com vhf fixo na viatura ou fixo em residencia, mas o HT tem restricao a distancia, voce as vezes até ouve a mensagem de um fixo na viatura ou fixo nas residencias, mas eles nao consiguirao lhe ouvir se estiver muito longe ( tipo acima de 5 km). Por isso que em trilhas é bastante usado os ht, pois as pessoas em comboio dificilmente ficam alem dessa distancia uma das outras, e em media um bom Ht custa entre 200 a 300 reais e um radio fixo na viatura custa de 400-700 reais + custo de antena + custo de cabos + custo de instalacao, podendo chegar a 1.500,00 instalado. Eu acho que vale apena esse investimento se aplicado nao só a trilha, no dia a dia. Agora só para trilha os Ht sao otimos, principalmente os dual band que falam com os talk abouts..

Eu tenho um Px fixo no carro, um Ht dual band e 1 par de talk about.

Outro detalhe, Os HTs dependem de suas proprias baterias, que se bem carregadas falam durante um dia inteiro, ja os fixos nos carros, dependem da bateria do carro, ou seja, fala direto.

JeanCP
24/10/2013, 12:36
Paulo Sérgio, obrigado por tirar minhas dúvidas... Porém ainda ficou uma dúvida, a maioria dos integrantes do meu Jeep Clube compraram px fixo... Eu particularmente não gosto dele fixo, até porque tem que fazer bandeja, da uma trabalheira para levar para cima e para baixo.... Achei no Ebay e em um site da china, rádios px dual band, uhf e vhf, portáteis.... Eu conseguiria falar com o px fixo na trilha sem problema?

dasvirgens
24/10/2013, 15:04
Paulo Sérgio, obrigado por tirar minhas dúvidas... Porém ainda ficou uma dúvida, a maioria dos integrantes do meu Jeep Clube compraram px fixo... Eu particularmente não gosto dele fixo, até porque tem que fazer bandeja, da uma trabalheira para levar para cima e para baixo.... Achei no Ebay e em um site da china, rádios px dual band, uhf e vhf, portáteis.... Eu conseguiria falar com o px fixo na trilha sem problema?

peraí que embananou tudo.

vou fazer um pequeno glossario:

--PX = Faixa do cidadão, opera na faixa dos 27 MHz. O equipamento consiste em um rádio cujo dial mostra os canais, geralmente de 1-40, as vezes a frequencia que é entre aproximadamente 27 e 27,5 MHz. Usa uma antena com 2,5m ou menor se for bobinada. A autorização de uso é através de requerimento a ANATEL sem necessidade de prestar exame.
-Com quem fala: Fala com estações na linha de visada (próximas) e com estações distantes quando a propagação abre. Normalmente opera em AM ou SSB PX só fala com PX.

--PY = Radioamador, no caso específico do offroad, é normalmente referido ao VHF.
-VHF = é a faixa compreendida entre 136 e 174 MHz.
-Dois Metros = seguimento entre 144 e 148 MHz que é o seguimento do serviço de radioamador.
-Rádio Móvel = é o que voce chama de "FIXO". é o rádio instalado no veículo conectado a bateria e a antena externa. operam com até 75W sendo o normal entre 25 e 50.
-HT = (handie Talkie) é o rádio pequeno com antena e bateria incorporada. transmitem com potencia inferior a 10W, sendo o normal 5W.
-Repetidora de VHF = Um dispositivo mantido por um grupo de radioamadores que propicia um aumento do seu raio de comunicação, pois normalmente é instalado em um local alto. Exclusivo para uso de radioamadores no VHF.
-Com quem fala: Os rádios VHF falarão com outros rádios VHF, independente da marca ou modelo (móvel fala com "Fixo que fala tambem com HT).

-UHF (PY) = outro seguimento menos utilizado mas que vem com alguns rádios "DUAL BAND". Operam entre 420 e 450 MHz sendo a faixa dos 70cm entre 430 e 440 MHz. Com alguma habilidade de programação esses rádios falam com os Talk-About.

--Talk About = os rádios tipo HT que operam na faixa de 462 MHz. só falam com eles mesmos ou com um UHF programado para tal.

abraços, Joaquim

paulosergio
25/10/2013, 09:22
Paulo Sérgio, obrigado por tirar minhas dúvidas... Porém ainda ficou uma dúvida, a maioria dos integrantes do meu Jeep Clube compraram px fixo... Eu particularmente não gosto dele fixo, até porque tem que fazer bandeja, da uma trabalheira para levar para cima e para baixo.... Achei no Ebay e em um site da china, rádios px dual band, uhf e vhf, portáteis.... Eu conseguiria falar com o px fixo na trilha sem problema?

Nunca ouvi falar de radio px dual band, uhf e vhf. Existe sim os px com banda lateral, mas ja é uma outra longa estoria, e jamais falarao a mesma lingua. (px x vhf).

adrianoquatro
25/10/2013, 10:25
Se sua turma já tem radio, compre igual ao deles. Se eles tiverem PX e vc comprar VHF, vai falar sozinho.
Procure tirar a respectiva licença.

BlackJeff
26/03/2015, 11:58
Só para constar, no HT também dá para usar antena externa, inclusive magnética, que melhora bastante o alcance e a nitidez. Eu uso um Baofeng UV5RA dual band (VHF e UHF) que fala com os talk-about da motorola. Opero com 5W e em condições favoráveis e antena de maior ganho já acionei repetidoras a mais de 60 km de distância, falando com rádios a mais de 150 km em linha reta. Também para facilitar a operação dentro da viatura uso um PTT com falante e deixo o ht fixo conectado com um cabo eliminador de bateria. Também falo sem me preocupar pois está ligado na tomada 12 v do carro. Caso interesse, posso mandar fotos. Grande Abraço, PU5BZF.

PP5GAS
27/03/2015, 20:38
Só para constar, no HT também dá para usar antena externa, inclusive magnética, que melhora bastante o alcance e a nitidez. Eu uso um Baofeng UV5RA dual band (VHF e UHF) que fala com os talk-about da motorola. Opero com 5W e em condições favoráveis e antena de maior ganho já acionei repetidoras a mais de 60 km de distância, falando com rádios a mais de 150 km em linha reta. Também para facilitar a operação dentro da viatura uso um PTT com falante e deixo o ht fixo conectado com um cabo eliminador de bateria. Também falo sem me preocupar pois está ligado na tomada 12 v do carro. Caso interesse, posso mandar fotos. Grande Abraço, PU5BZF.

Provavelmente irá acionar a 147120 ST 100 no Morro do Ipiranga em Rodeio.

mcler
21/01/2016, 14:22
Boa tarde, amigos!
Meu VHF está com o seguinte problema: quando aperto o PTT para modular, ele pula para outra frequência....como ajustar isso?
Ou como retornar o rádio para a configuração original de fábrica?
Grande abraço!

dasvirgens
21/01/2016, 16:57
Mcler, seu radio deve ta programado no modo repetidora. Nesse caso a frequencia muda exatamente 0,6MHz. pode ser ainda que vc esteja tentando transmitir em simplex em um seguimento destinado a repetidoras e o radio faz essa mudança automaticamente. Caso não saiba, o seguimento de VHF é setorizado para cada modo de transmissão (SSB, CW, modos digitais, etc) e não apenas uma mega-faixa de fonia em FM. Porisso alguns modelos já se eutoprogramam. dependendo do radio que vc tenha para cada modelo a operação de programar é diferente.

abraços, Joaquim