PDA

Ver Versão Completa : Gasolina X Diesel !!!



cdias
04/02/2011, 16:46
Caros amigos, venho lendo muitos tópicos postados aqui no forum e a conclusão que chego que existe uma diferença muito grande de durabilidade entre a Sportage com motor a Diesel e com motor a gasolina.

Existem vários relatos de sucesso no uso de Sportages a gasolina com um excelente tempo de vida útil sem precisar partir para as gambiarras e invençôes para que o motor não deixe na mão e muitos relatos dos mais variados problemas em sportages a diesel e quando resolvidos não duram mais de um ano para dar problema de novo.

Sabemos que a preferência pelo motor a diesel tem justificativa, mas, parece que no caso da Sportage não vale muito a pena.

Seria a Sportage a Diesel uma tentativa frustrada de concorrência com outros 4x4, utilizando o bom projeto do motor a gasolina sem as devidas correções para que tivesse um bom motor a diesel ?

Corrijam-me se estiver errado. Quero justamente tentar entender melhor o que acontece. Seria interessante se os amigos fizessem um breve relato de sucesso ou insucesso com a sua viatura, identificando o motor, se é a gasolina ou diesel.

Abraços a todos.

Andrei Hasse
05/02/2011, 11:01
Ola,
Éssa é uma discução que vai paginas e paginas e sempre vai parar no mesmo lugar, cada um com uma preferencia. Axo que o TDI da Sportage NÂO é uma tentativa frustrada da Kia, e sim uma falta de manutenção correta dos proprietarios, sendo que a maioria dos motores com problemas são de carros de segunda mão, que algum proprietario falhou com a manutenção, e ou caiu na mão de algum Mexanico, oq acontece muito.
Conheço uma TDI 2001 de um unico proprietario, muito caprixoso que esta virando 200.000 km sem sequer trocar uma junta de cabeçote, fazendo sim todas as preventivas nescessarias, em uma oficina de confiança com preço justo.

Mas mesmo assim esses carros, se comprado com cuidado independente do ano, e prestando atenção nos defeitos e corrigindo, sera só alegria. como disse um amigo em outro topico esses carros precizam mais que um motorista e sim um dono. Independente do combustivel.

Abrss

carlos costa
05/02/2011, 22:48
Caros amigos, venho lendo muitos tópicos postados aqui no forum e a conclusão que chego que existe uma diferença muito grande de durabilidade entre a Sportage com motor a Diesel e com motor a gasolina.

Existem vários relatos de sucesso no uso de Sportages a gasolina com um excelente tempo de vida útil sem precisar partir para as gambiarras e invençôes para que o motor não deixe na mão e muitos relatos dos mais variados problemas em sportages a diesel e quando resolvidos não duram mais de um ano para dar problema de novo.

Sabemos que a preferência pelo motor a diesel tem justificativa, mas, parece que no caso da Sportage não vale muito a pena.

Seria a Sportage a Diesel uma tentativa frustrada de concorrência com outros 4x4, utilizando o bom projeto do motor a gasolina sem as devidas correções para que tivesse um bom motor a diesel ?

Corrijam-me se estiver errado. Quero justamente tentar entender melhor o que acontece. Seria interessante se os amigos fizessem um breve relato de sucesso ou insucesso com a sua viatura, identificando o motor, se é a gasolina ou diesel.

Abraços a todos.
ola,levando em conta o lado tecnico e facil avaliar,qualquer mecanico com um pouco de experiencia em motor diesel pode avaliar esse projeto,nao sou mecanico diesel,mas me informei antes de comprar com quem tem muita experiencia,os relatos que ouvi me desencorajaram a comprar a diesel,acabei optando por gasolina ja que uso so finais de semana,fiz as contas e vi compensava a gasolina,claro que a diesel era minha preferencia mas nao e um motor confiavel tem muitas falhas de projeto e a manutençao e bem mais cara,mas cada um tem sua preferencia.

carlos costa
05/02/2011, 22:51
[QUOTE=carlos costa;1368603]ola,levando em conta o lado tecnico e facil avaliar,qualquer mecanico com um pouco de experiencia em motor diesel pode avaliar esse projeto,nao sou mecanico diesel,mas me informei antes de comprar com quem tem muita experiencia,os relatos que ouvi me desencorajaram a comprar a diesel,acabei optando por gasolina ja que uso so finais de semana,fiz as contas e vi compensava a gasolina,claro que a diesel era minha preferencia mas nao e um motor confiavel tem muitas falhas de projeto e a manutençao e bem mais cara,mas cada um tem sua preferencia.qualquer motor diesel que preste dura muito mais que 500.000 km sem precisar mecher.

hopfer
12/02/2011, 17:42
A Minha 2.2 Diesel está com 330.000km. Duvido que a gasolina chegue perto...
Quando você fala sobre os relatos de problemas do Diesel X gasolina acredito que o problema não seja o motor mas sim o combustivel no Brasil que é um lixo.

Realmente já tives muitos percalços com minha Diesel que não teria num carro a gasolina mas isso é até conhecer o jeito de usar esse tipo de carro:
Fiquei muito na estrada por problemas de entupimento de filtros, estouro do fusivel do motor e não pegar de manhã cedo por ter agua filtro no injetor. A jeito de usar esse tipo de carro lembra muito carros a gasolina carburados da década de 1980 ou aviões com motor a pistão.

Alguns aprendizados:

1. Manter o tanque sempre cheio. O Diesel tem alto poder calorífico e condensa a atmosfera dentro do tanque: resultado é agua na mistura que faz apresentar problemas de partida. Por isso esse carro vem com um dreno (como nos aviões) e é uma boa prática drenar de manhã cedo antes de usar o carro.

2. Não adianta a fabricante do carro, do motor e do filtro dizerem que só se troca com 10.000km. isso pode ser lá no pais deles ou na certificação do inmetro. Na prática o filtro de combustivel entope a cada 3000km.
Agradeça a Petrobras.

3. Fuja da concessionária, que via de regra não entende do carro e quer te cobrar R$ 500,00 por peças que valem R$ 15,00. Se estiver com motor a gasolina vai ser dificil fugir disso mas se usar Diesel não.

carlos costa
12/02/2011, 19:52
ola hopfer,quanto a durabilidade de motor a gasolina meu amigo tem um passat com motor ja rodados 360.000 km,motor diesel de verdade com 3000.000 e zero,tem toyota bandeirante 1978 com motor que nunca foi aberto,ja vi spt com 500.000 km,mas com 2 retificas e 3 cabeçotes trincados,todo carro com manutençao preventiva nao deixa na mao ate fiat 147 aguenta,o que e fato e que o motor da spt a diesel nao e confiavel por ser um motor a diesel deveria ser muito confiavel como outros no mercado.quanto ao combustivel vc tem rasao e um lixo.minha spt ta com 140.000 e o motor ta zerinho e nunca foi mexido.abraço.

fguerreiro
02/03/2011, 19:21
hopfer, boa noite.

Em casa por mais de 20 anos tivemos (e ainda temos) várias picapes, caminhões e tratores, todos a diesel e sempre usando o mesmo diesel brasileiro, nunca houve problemas, falo de motores perkins, mwm, maxxion, ford e mercedes-benz. Vários destes veículos foram usados diariamente em estradas de chão batido e com carga, ou seja uso severo. O motor que mais durou foi um motor mercedes-benz, que rodou aprox. 600.000km até ser aberto pela primeira vez.

Na verdade todo fabricante de veículos tem que lançar produtos duráveis na realidade de uso de cada país que quer ter como cliente, não tenho nada contra a Sportage, na verdade tenho vontade de ter uma a gasolina, mas parece que ela (assim como os GV e Tracker) foram lançados com motores diesel inadequados para a realidade do Brasil, as primeiras S10 diesel também padeceram desse problema de motor inadequado às condições de uso, mas logo a Gm mudou o motor.

Abraço

Fábio

Obs.: tenho uma dúvida com é a durabilidade e a confiabilidade da transmissão (câmbio, reduzida, eixos) e da suspensão da SPTGE?

carlos costa
02/03/2011, 19:35
as spt sao suvs,pra uso em trilhas nao e o ideal,mas e muito robusta encara muito bem uma estrada de terra e ate atoleiro,eu nao faço, trilha no maximo estrada de terra,mas te digo com certeza e um exelente carro,tenho uma gasolina ja esta comigo a 2 anos so alegria.qto a diesel SAI FORA E PROBLEMA.quanto a suspençao transmite muita segurança è muito confortavel,cambio e dificil dar problema,mas se pretende fazer tilha pesada,mude de carro ela nao aguenta.

EDuarte
02/03/2011, 19:48
A sportage aguenta trilha sem reclamar, tenho a minha a tres anos e sempre fiz trilha, nunca descepscionou nem me deixou na mão.
Estou com o motor dela aberto agora pq bebeu agua, mas nem empenou as bielas, bem resistente, o sistema todo da sportage é robusto, cambio, t-case, suspensão, chassi, etc.

[]s
(DU)

carlos costa
02/03/2011, 21:06
ola eduarte eu falo de trilha PESADAS aquelas em com erosao profundas,barrancos em que parece impossivel carro subir,tenho um amigo que faz essas trilhas,ele tem um cj todo mechido,reforço em tudo que e lado.motor v6,pneu 255,ponta de eixo especial,e tdo mais.acredite se colocar spt ela quebra no meio...o cj as vezes quebra.

Henrique Petropolis
02/03/2011, 22:04
ola eduarte eu falo de trilha PESADAS aquelas em com erosao profundas,barrancos em que parece impossivel carro subir,tenho um amigo que faz essas trilhas,ele tem um cj todo mechido,reforço em tudo que e lado.motor v6,pneu 255,ponta de eixo especial,e tdo mais.acredite se colocar spt ela quebra no meio...o cj as vezes quebra.


Opa ,essa eu quero opinar ,eu vejo a Sportage mesma a antiga como um bom projeto de SUVS , carroceria ,portas ergonomia dos instrumentos e comandos ,suspensão sem explicação ,é o jipe 4x4 mais macio que ja andei ate hoje e manobrar em lugar apertado quero ver outra SUVS fazer igual ,sem falar na leveza da direção hidraulica ,mas uma uma coisa eu digo ,e não so eu como uma retifica de competencia que tem aqui trocamos informaçoes hoje , o projeto do motor a DIESEL da Sportage não presta , ele me disse que esse motor tem problemas no projeto ,que no qual a ser submetido a esforço por tempo longo em aclives ou algo do genero ,tem que ficar de olho por que se não o cabeçote vai pro espaço mesmo e tem que ter um motorista atento e com dispositivo auxiliar de monitoramento e refrigeração em dia para não ter surpresas ,eu mesmo quase fervi a minha umas 3 vezes em viagem pela estado do rio em dias de transito pesado e temperatura que chegou a 39 graus e tive sim que parar o carro umas 2 vezes para não ferver, coisa que a TOYOTA do meu amigo uma 69 maçarico com mais de 700.000 Km com motor STAND e nunca foi aberto ta la funcionando , outra a F-1000 do outro amigo uma 83 tambem nunca precisou abrir o motor ,apesar dele dizer que a potencia dela ja não é a mesma ,mas pelo menos usou o carro por mais de 20 anos sem mexer em motor ,caso que acho impossivel na Sportage,na Besta 2.2 esses troço tão tudo por ai se desmanchando por que ninguem aguenta ficar fazendo motor 3 a 4 vezes em menos de 10 anos ,eu acho que a Kia devia fazer como as outras montadoras fizeram ,compraram motor de quem entende de motor como a MWM , e são empresas consagradas no mundo com quase um seculo de existencia e nem por isso as montardoras como GM, FORD ,Crysler etc.. ,se meteram a fazer motor a diesel como a Kia resolvel fazer !!!

fguerreiro
02/03/2011, 22:19
Henrique, boa noite.
Se eu vier a comprar uma seria para usar em estradas de terra (para minhas pescarias) e na cidade, não em trilhas, mas eu preferiria comprar uma a gasolina, inclusive se houvesse possibilidade técnica tinha vontade de colocar um motor GM 2.0 Flexpower, com potência parecida, mas com mais torque em baixa rotação e com vasta disponibilidade de peças.

Abraço

Fábio

Obs. concordo, motor diesel, tem marca e definitivamente não é Kia, Mazda, Peugeot, etc., pelo menos não aqui no Brasil

EDuarte
03/03/2011, 08:40
ola eduarte eu falo de trilha PESADAS aquelas em com erosao profundas,barrancos em que parece impossivel carro subir,tenho um amigo que faz essas trilhas,ele tem um cj todo mechido,reforço em tudo que e lado.motor v6,pneu 255,ponta de eixo especial,e tdo mais.acredite se colocar spt ela quebra no meio...o cj as vezes quebra.
Realmente Carlos, pra isso tem que ser CJ, bandeirante, etc... são mais faceis de remendar, mas uma boa preparação resolve isso.
O chassi da sportage é até mais resistente que dos CJs, pois tem quase as mesmas dimensões porem é fechado, ou seja, tem dois perfis em "U" formando uma caixa, bem reforçado.

[]s
(DU)

DouglasMac
03/03/2011, 12:41
OPS!!

SPT é viatura valente, robusto, confortável e manutenção mais em conta que muitos modelos badalados por aí.:dance:

Como "todos" off roads, tem de passar por algumas alterações para poder encarar trilhas pesadas. Nas leves/médias, show!!
Lift, Body, pneus, alargadores, protetores e etc.
Se bloquear então, putz!!!:concordo:

Entre diesel x gasolina (assunto do tópico), vai da utilização, não?

Por isso, tenho TDI 01 para uso diário/viagens (5 anos, 180.000KM, no problem - manutenção preventiva em dia!) e Gas 97 sendo feita para trilha.:pipoca:

Leandro-MacaúbaPaisagismo
03/03/2011, 12:59
Eu tenho uma SPT 2001 TDI, quando comprei de um amigo ela tinha 123000km rodados e agora ela já esta com 185389km e começou a dar uns probleminhas de motor, ja levei num mecanico de confiança e ele disse que terá que fazer o motor. Posso dizer que ela é boa sim de trilhas leves/médias e que seu projeto é bom, o espaço interno dela é maravilhoso, nao conheço um carro com espaço igual, todos que andam no banco de tras ficam apavorados com o conforto que tem. A direção é maravilhosamente macia e tem um jogo animal. A minha é completa, ar, direção, vidros, banco de couro, etc. Fiz um pequeno Lift nela, o que a deixou mais bonita ainda, só perdi um pouco do conforto (ficou um pouco dura, principalmente na traseira). Ando bastante com ela, uma media de 25km por dia, fora quando viajo para BH (uns 680km de distancia e pelo menos 3 vezes ao ano - moro no litoral norte do rio). Já desatolei caminhao mercedez 708, já tirei um uno de um buraco de pelo menos uns 2m de profundidade.
Eu acho um carro forte e valente, farei o motor dele agora e espero que ainda rode pelo menos mais 185389km. O que eu sinto muita falta nesse motor a diesel é a potencia final em estrada, realmente nao anda nada na estrada, mas em compensação tem muita força.

DouglasMac
03/03/2011, 22:36
Leandro, muito cuidado!:parede:

Esgote todas as possibilidades antes de abrir o motor, comece por medir compressão, ponto da bomba, filtros e etc.

Que "probleminhas" são estes que vc fala?

Andrei Hasse
04/03/2011, 12:06
Henrique, boa noite.
Se eu vier a comprar uma seria para usar em estradas de terra (para minhas pescarias) e na cidade, não em trilhas, mas eu preferiria comprar uma a gasolina, inclusive se houvesse possibilidade técnica tinha vontade de colocar um motor GM 2.0 Flexpower, com potência parecida, mas com mais torque em baixa rotação e com vasta disponibilidade de peças.

Abraço

Fábio

Obs. concordo, motor diesel, tem marca e definitivamente não é Kia, Mazda, Peugeot, etc., pelo menos não aqui no Brasil


Ola,

Ja tive uma Sport TDI (Tenho Saudades dela), tenho mais intereçe pelo diesel.
Mas ja vi esse motor GM 2.0 flex instalado em um samurai, fica nervoso, e eu ja tive um Astra 2005 com esse motor, posso falar que é Economico e Forte, manuntenção tão barato quanto ao motor de um corsa, 8V, mecanica simples e confiavel. é uma otima pedida para um 4x4, isso se tiver espaço no capo.

Abrss..

cegandrade
04/03/2011, 12:43
Eu tenho uma SPT 2001 TDI, quando comprei de um amigo ela tinha 123000km rodados e agora ela já esta com 185389km e começou a dar uns probleminhas de motor, ja levei num mecanico de confiança e ele disse que terá que fazer o motor. Posso dizer que ela é boa sim de trilhas leves/médias e que seu projeto é bom, o espaço interno dela é maravilhoso, nao conheço um carro com espaço igual, todos que andam no banco de tras ficam apavorados com o conforto que tem. A direção é maravilhosamente macia e tem um jogo animal. A minha é completa, ar, direção, vidros, banco de couro, etc. Fiz um pequeno Lift nela, o que a deixou mais bonita ainda, só perdi um pouco do conforto (ficou um pouco dura, principalmente na traseira). Ando bastante com ela, uma media de 25km por dia, fora quando viajo para BH (uns 680km de distancia e pelo menos 3 vezes ao ano - moro no litoral norte do rio). Já desatolei caminhao mercedez 708, já tirei um uno de um buraco de pelo menos uns 2m de profundidade.
Eu acho um carro forte e valente, farei o motor dele agora e espero que ainda rode pelo menos mais 185389km. O que eu sinto muita falta nesse motor a diesel é a potencia final em estrada, realmente nao anda nada na estrada, mas em compensação tem muita força.

Leandro

Realmente a viatura ficou bonita.
Vi ela rodando em macaé e ficou muito alta.
Conversei com o Luiz e mais pra frente quando precisar trocar alguma coisas da suspensão vou começar a levantar a minha.
O problema vai ser ouvir o povo reclamar depois para subir, rsrsrsrsrs.

ZZ Top
04/03/2011, 13:31
Caros amigos, venho lendo muitos tópicos postados aqui no forum e a conclusão que chego que existe uma diferença muito grande de durabilidade entre a Sportage com motor a Diesel e com motor a gasolina.

Existem vários relatos de sucesso no uso de Sportages a gasolina com um excelente tempo de vida útil sem precisar partir para as gambiarras e invençôes para que o motor não deixe na mão e muitos relatos dos mais variados problemas em sportages a diesel e quando resolvidos não duram mais de um ano para dar problema de novo.

Sabemos que a preferência pelo motor a diesel tem justificativa, mas, parece que no caso da Sportage não vale muito a pena.

Seria a Sportage a Diesel uma tentativa frustrada de concorrência com outros 4x4, utilizando o bom projeto do motor a gasolina sem as devidas correções para que tivesse um bom motor a diesel ?

Corrijam-me se estiver errado. Quero justamente tentar entender melhor o que acontece. Seria interessante se os amigos fizessem um breve relato de sucesso ou insucesso com a sua viatura, identificando o motor, se é a gasolina ou diesel.

Abraços a todos.


Ola pessoal,
Apenas para relatar a experiencia com a sportage Diesel (nao era minha, era do meu pai).
Enfim, foi assim, comprou usada (2001) com uns 40mil km, tava novinha e bem cuidada, bem, pra resumir o papo, antes de chegar nos 100mil km, o motor abriu o bico, ferveu, foi junta, cabeçote etc. Foi pra mecanica fazer o motor, teve que fazer retifica completa, abriu cilindors, trocou pistoes etc. uma fortuna !..Bem, saiu rodando com motor novo, parecia tudo certinho, motor bunitinho, rodando bem etc, pois q em aproximadamente 1 ano de uso após a retifica, o motor abriu o bico de novo !!! resultado, retifica completa outra vez !!! Desta vez já com o saco bem cheio, assim que saiu da mecanica com o motor recem retificado, vendemos o carro!! bem rapido por sinal, antes que voltasse e dar os mesmos problemas !, a causa nao sabemos, mas o carro era bem cuidado, trocas de oleo em dia etc ..
Outra surpresa foi o baixo valor na hora da revenda ! pagaram micharia !!
Com essa experiencia que tivemos, nao da a minima vontade de comprar este carro de novo não !!
É isso ae pessoal !!
Abs a todos.

FALOTICVS
04/03/2011, 13:38
Usei uma Sportage diesel 1998 (no ano de 1998, ou seja, era o carro 0 km) por alguns meses, trabalhando em uma obra no interior de SP.
Viajávamos muito no asfalto e também muitas estradas ruins e pirambeiras mil. Tinha umas 3 ou 4 nessa obra, todas iguais.

O único problema era o motor fraco demais, que levava os motoristas a sentar o pé, forçando o motor demasiadamente, provocando superaquecimento, problemas nas juntas de cabeçote, etc.

Aclives em rodovias do interior de SP eram um problema sério, começava a 100 km/h em 5a marcha lá embaixo e em cima estava 60 e 3a marcha ! E tome caminhão de laranja empurrando asfalto acima. Brabo !

Se tivessem adotado um motor com potência e torque mais adequados (uns 30% a mais, pelo menos), a história da Sportage no Brasil teria sido outra, bem outra.

Leandro-MacaúbaPaisagismo
04/03/2011, 16:21
Leandro, muito cuidado!:parede:

Esgote todas as possibilidades antes de abrir o motor, comece por medir compressão, ponto da bomba, filtros e etc.

Que "probleminhas" são estes que vc fala?

Fala Douglas, ja vi quase tudo, só nao vi ainda a compressão. O que ta acontecendo é o seguinte, de manha quando ligo, eu sempre deixo a viatura ligada por uns 3 minutos, e comecei a reparar que esta saindo uma fuligem do escapamento e que essa fuligem fica no chão (tipo carvão) e que durante o dia a dia andando ela tá soltando muita fumaça preta quando acelero. Só abrindo mesmo pra saber, mas acho que terei que trocar pelo menos as bielas e os aneis.

Rafael Moscatelli
09/03/2011, 22:56
Ola Srs. Já fazia tempo que eu não entrava,sabe como é, o trampo ta bravo, 2 meses na Argentina e 1 mes na Austrália me deixaram longe de tudo.
Bem essa discussão é boa, eu comprei uma Sportage a gasolina ano 97 para ir ao Sitio pois o Santana vivia atolado e não aguentava a suspensão.
No começo meio que me decepcionei com o carro, pois apesar de completo, e bem inteiro, o motor é muito fraco, e ainda mais que estava a gas, e era mais fraca ainda.
O problema está na retomada, ai é que eu sinto falta de um motor de verdade, mas depois que embala, pode andar a 140 kmh na boa que ela vai ,mesmo no gas.
Tive tb que gastar um pouco na suspensão que estava comendo pneu pelo lado de dentro, mas depois de trocar uns terminais de direção ,e umas buchas e bandeja, ficou ótima.
Já fazem mais de um ano que rodo e bastante, pelo menos 500 km semana e agora está confiável e já gosto mais de usa-la do que de usar o Santana.
Quanto ao motor diesel,andei com uma ano 95 sem turbo e sem interculer e não gostei, achei muito fraca( mais fraca que a minha), alem de que o diesel custando quase R$2,00 o litro não vejo vantagem, mesmo pq a manutenção do motor diesel é muito mais cara, Bomba injetora e bicos injetores ficam caríssimos para repara-los e ainda tem a questão da qualidade do Diesel que no Brasil é Péssima.
Eu segui o conselho de alguns amigos ai do Site e acabei gostando da Sportage e agora já não a troco mais, e eu ainda tenho uma vantagem, compro tudo pra ela no exterior, e tem países aqui na America latina que se encontra de tudo, original ou não.
Um Grande Abraço a todos.