PDA

Ver Versão Completa : Farois de xenon no sportage 01



Fernando Altmeyer
03/02/2011, 16:41
Pessoal, estou a fim de instalar xenon no meu SPORTAGE 2.0 TDI 2001, ja temos no ZAFIRA ELEGANCE FLEX (carro do meu pai) um kit de 8000k no baixo e + um de 8000k no alto, só falta nos milhas... Mas no SPORTAGE 2001 alguem sabe as lampadas que usa? O farol da minha não é aquele "ESPELHADO" a minha é ano fab: 2000 mod: 2001, talvez por isso... Não tem regulagem de altura eletronica (como no ZAFIRA), mas sea que tem a manual do farol mesmo? Alguem pode me dar uma luz? Pois a luz do SPORTAGE é uma M. R. A!!!:putz:OBS: Sei que ela usa uma lampada que é alto e baixo na mesma diferente do ZAFIRA (que é uma lampada para cada).

Topgun
05/02/2011, 21:14
Saudações Fernando, vi que é novo por aqui, então deixe-me dar a dica: não abra tópicos novos com perguntas que podem ser respondidas com pesquisa aqui no forum, se fizesse uma pesquisa (link superior) certamente encontraria os tópicos relativos ao tamanho da lâmpada da Sportage.

A Sport 2001 usa H4, mas se for colocar o xenon coloque um de boa qualidade e com instalação incluída, na minha fui na onda de comprar no Mercado Livre e só perdi dinheiro, ficou melhor que o farol original, claro, mas só fiquei contente quando instalei um de primeira linha.

Mande uma Mensagem Privada ao moderador para ele poder apagar este tópico e faça boas pesquisas OK?

claudinho10001
27/04/2011, 14:05
Caro companheiro de infortunio, a minha ideia eh que voce use Xenon H4-4 de 55 W. Os farois de minha viatura eram otimos mesmo quando tinham as H4 halogenas. Com o Xenon ficou irado!

Mas veja bem: Fuja das Xenon acima de 4800 Kelvins, vou te dizer por que.

Muitos consumidores de kits Xenon tem um conceito erroneo assumindo que quanto mais alta a temperatura Kelvin (K), maior o fluxo luminoso da luz emitida. Na verdade a relação é inversa. O que se relaciona proporcionalmente eh quanto clara a luz visível se torna. Tambem, a temperatura de superficie ao contato é muito mais baixa que a de referencia de luminosidade, uma vez que lampadas de Xenonio operam em temperatura mais baixa que as lampadas halogenas.

No brasil soh eh permitido ate 6000 graus Kelvin, que apesar de levemente azulado, ainda eh branco.

O Codigo Brasileiro de Transito eh claro: Farois soh branco ou amarelo. Quaisquer mudanças cor ou tonalidade da iluminaçao externa do veiculo eh passivel de multa e retençao. Ja tive amigos que foram multados simplesmente por que trocaram as lanternas traseiras por outras do tipo fume e nao trocaram as lampadas, uma vez que nesse tipo de lente elas ficam brancas.

O Bi-Xenon H4-4 4800 K 55 W da minha viatura foi dificil de achar (Mercado Livre) e foi caro (R$ 680,00), mas valeu cada centavo. O diferencial desse modelo eh que sao duas lampadas distintas em cada soquete (alto e baixo), cada uma comandada por um reator diferente e esta configurado para, quando acionado os farois altos, os baixos continuarem acesos. O resultado disso eh o sol indo na sua frente te mostrando o caminho com uma luz branquissima. Detalhes: Foi necessario a instalaçao de um kit (brucutu) para lavar os farois (trabalhando junto com o do para-brisas), conforme exige a legislaçao e eu mantive a instalaçao, reles e soquetes das lampadas originais, assim posso voltar para a configuraçao anterior soh trocando as lampadas, em caso de algum problema.

Eu adquiri meu kit no Mercado Livre e, contrariando o que o companheiro Topgun citou, eh possivel encontrar produtos de qualidade la. Depende de quem eh o fornecedor. E como ele disse, ja existe esse topico, inclusive eu dei essa mesma resposta la.

Eis a tabela aproximada da temperatura de cor:

4300K - 3200 lumens
6000K - 2800 lumens
8000K - 2550 lumens
10000K - 2200 lumens
12000K - 2100 lumens