Conectar

Ver Versão Completa : Sidekick 94 automático p/ manual

wilczak
03/02/2011, 12:06
Opa pessoal, tenho um sidekick ano 94, 1.6 16v, é um bom carro porém seu consumo é de arrepiar (5,5 à 6,5).
Meu mecânico disse que se trocasse a transmissão dele por uma manual o consumo dele ia diminuir bastante.
O que vocês acham? As peças iam ser fáceis de achar? Não ia ficar muita gambiarra?

Valeu

nanito
03/02/2011, 12:43
Opa pessoal, tenho um sidekick ano 94, 1.6 16v, é um bom carro porém seu consumo é de arrepiar (5,5 à 6,5).
Meu mecânico disse que se trocasse a transmissão dele por uma manual o consumo dele ia diminuir bastante.
O que vocês acham? As peças iam ser fáceis de achar? Não ia ficar muita gambiarra?

Valeu
Acho que é tranquilo, é só encontrar algum câmbio usado e as pedaleiras!

De quebra vende esse teu câmbio, é capaz de quase cobrir o valor da adaptação.

Abraço!

jipezuki
03/02/2011, 14:20
Dá uma olhada lá na Suzucar (http://www.suzucar.com.br), eles devem ter câmbios manuais por lá.

Newton Guerra
03/02/2011, 14:36

Valeu

Serviço muito mais fácil do que o contrário. Eu passei o meu Tracker para auto. Mas tem que ser feito por quem conhece o carro. São muitos detalhes: pedaleira, console, comprimento dos cardãs e outras cositas mas...
Acho muito mais fácil trocar o seu por um mecânico, tem muitos por aí.

Mas, sinceramente, se o motivo for só o consumo, esquece. Definitivamente o Side não é um carro econômico. Se você faz de 5,5 a 6,5, eu diria que vai fazer entre 6,5 e 7,5 com o câmbio mecânico. Justifica o trampo?

Abraços

andre veiga
03/02/2011, 20:53
Tem mais um detalhe...

A relação de diferencial do auto é mais longa que a do manual.
Isso pode afetar em consumo também, e no caso da troca das caixas ele ficaria longo, se usar pneus maiores que o original pode ser que fique ainda pior que está.
PS. Não sei a relação de diferencial de TODOS os autos é mais longa, e nem quanto mais, mas é mais um ponto a se pensar.

Andrei Hasse
04/02/2011, 09:04
Ola amigos

Não poderia ser colocado caixa do chevete.

abrss

mairo
04/02/2011, 09:30
Outro dia li um tópico sobre adaptação de um cambio de chevette num side auto, ta por ai, só procurar, o cara desistiu, muito problemático.
O ideal seria um cambio original do side, pois teoricamente não precisaria das flanges, assim como embreagem e pedais! Tem o inconveniente de relação dos diferenciais, os autos a relação é mais longa 37x8, nos mecânicos é 41x8, ouvi falar que da uma diferença de 10%, que associado a pneus maiores seria inviável, pois ficará muito fraco, seria necessário a instalação de uma x-crawler 3.2!
Muito investimento para ganhar de 1,5 a 2,5 km/l: junte o valor deste investimento ao valor do combustível ja gasto, da pra andar bastante!

andre veiga
04/02/2011, 21:12
A adaptação com cambio do chevette, se não me engano, foi abandonada, por 02 problemas básicos:
1 - O cambio é curto, sua alavanca ficaria por baixo do painel do vitara.
2 - A adaptação da tcase é dificil...

O Kit X, não resolveria pois ele só reduz em 4x4 Low .

Marco-Maga
04/02/2011, 23:12
Ola amigos

Não poderia ser colocado caixa do chevete.

abrss

Andrei,

Neste caso o melhor é vender o carro e comprar outro..

Essas modificações não ficam boas e para ficar vai muita $$$$$$$$$$$$$$

Que não vai compensar o combustivel e pensa que esta economizando..:concordo:

RicardoM
06/02/2011, 10:51
Fala André,

NA verdade o problema da alavanca em baixo do painel eu consegui resolver adaptando o trambulador do vitara, então ficou na posição original.
Até criei um esquema para descasar a t-case do câmbio, mas o problema que encontrei foi que nao sobrou espaco para fazer um mini cardan entre o câmbio e a T-case, a única forma seria chegar a T-case para traz e consequentemente sua alavanca ia ficar perto do banco traseiro, o que nao achei muito lega, daí comprei um câmbio de tracker 2009, comprei o kit da deeptec para motor ap e deu tudo certo.

Mas o projeto do câmbio de chevette é completamente viável, pois descobri depois que em vez de furar o buraco da alavanca próximo ao banco traseiro, vc pode fazer uma alavanca alontada para frente e entrar na furação original.

Ah, a relaçao do vitara auto 3 marchas é mais longa que o manual, já o do 4 marchas é a mesma: 5.125

Já o consumo, o meu quando era auto fazia 7 km/l, agora com o motor AP e pneus 31", dá 10 km/l de boa e na estrada chegou a fazer quase 12, imagina com um pneu 30".

Segue o tópico da adaptação:
http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=55890

Abcs,

Ricardo
Feliz da vida com o motor AP.

A adaptação com cambio do chevette, se não me engano, foi abandonada, por 02 problemas básicos:
1 - O cambio é curto, sua alavanca ficaria por baixo do painel do vitara.
2 - A adaptação da tcase é dificil...

O Kit X, não resolveria pois ele só reduz em 4x4 Low .

Andrei Hasse
06/02/2011, 13:42
Fala André,

NA verdade o problema da alavanca em baixo do painel eu consegui resolver adaptando o trambulador do vitara, então ficou na posição original.
Até criei um esquema para descasar a t-case do câmbio, mas o problema que encontrei foi que nao sobrou espaco para fazer um mini cardan entre o câmbio e a T-case, a única forma seria chegar a T-case para traz e consequentemente sua alavanca ia ficar perto do banco traseiro, o que nao achei muito lega, daí comprei um câmbio de tracker 2009, comprei o kit da deeptec para motor ap e deu tudo certo.

Mas o projeto do câmbio de chevette é completamente viável, pois descobri depois que em vez de furar o buraco da alavanca próximo ao banco traseiro, vc pode fazer uma alavanca alontada para frente e entrar na furação original.

Ah, a relaçao do vitara auto 3 marchas é mais longa que o manual, já o do 4 marchas é a mesma: 5.125

Já o consumo, o meu quando era auto fazia 7 km/l, agora com o motor AP e pneus 31", dá 10 km/l de boa e na estrada chegou a fazer quase 12, imagina com um pneu 30".

Segue o tópico da adaptação:
http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=55890

Abcs,

Ricardo
Feliz da vida com o motor AP.

:lol:
Pode invéz de um mini cardã colocar um acoplamento tipow flutuante com com separador de borracha, ele ocupa um espaço bem menor, que é usado em maquinas industriais, e implementos. eles aguentam mais esforços que uma cruzeta. e podem girar a qualquer Rpm desde que bem centrados na hr da usinagem.
tb se ficar qualquer desencontro a separação da borracha corrige.

abrss..

andre veiga
06/02/2011, 18:54
Graaande Ricardo

Como está? Ha muito não nos falamos!!
Meu vitara esta no estaleiro até hoje acredita? rs!

Mas ae pessoall, ninguém melhor que quem fez para falar das dificuldades e alegrias, meu exemplo era justamente do carro do RicardoM.

Mas continuo com a opinião de que é muito trabalho, dor de cabeça e despesa apenas por causa de economia de gasolina.

No caso do meu vitara com ap, (quando andava!!) foi colocado pela "simples causa" de que eu tinha o motor ap e NÂO tinha o original, comprei o carro assim...
E o que posso dizer do consumo... apesar de ser 1.6, carburado, ele é muuuuito mais econômico e tem mais torque em baixas rotações que o 1.6 original, mas sempre com cx mecânica.

Tive um GV 3p, 1.6 auto, que gastava = ao meu 2.0 sport, mecânico...

RicardoM
06/02/2011, 22:36
Fala André blz, eu ando meio sumido da lista, pois o trabalho está consumindo meu tempo. hehehe.

O que ainda tá pegando no seu vitara??

Graças a deus o meu já tem um bom tempo que não apresenta problemas de adaptação, só mesmo as quebras nas trilhas, mas pelo menos estou vendo que agora as coisas estão bem ajustadas. Mas ainda tem muita coisinha pra fazer, tipo parachoques de aço, bloqueio dianteiro e traseiro, kit toy, uma turbininha básica e claro um bom guincho.

Pô, trocar o câmbio só por causa do consumo, não existe custo benefício nenhum nisso, pois o que vai se gastar para adaptar um manual, nao se recupera em menos de 4 ou 5 anos por conta da diferenca de consumo, a não ser que o automático seja vendido. Mas mesmo assim se alguém tiver bastante grana sobrando, troca o câmbio e de quebra bota logo um AP 2.0, e fica pelo menos 1 ano acertando o carro. hehehe

Um grande abraço,

Ricardo

Graaande Ricardo

Como está? Ha muito não nos falamos!!
Meu vitara esta no estaleiro até hoje acredita? rs!

Mas ae pessoall, ninguém melhor que quem fez para falar das dificuldades e alegrias, meu exemplo era justamente do carro do RicardoM.

Mas continuo com a opinião de que é muito trabalho, dor de cabeça e despesa apenas por causa de economia de gasolina.

No caso do meu vitara com ap, (quando andava!!) foi colocado pela "simples causa" de que eu tinha o motor ap e NÂO tinha o original, comprei o carro assim...
E o que posso dizer do consumo... apesar de ser 1.6, carburado, ele é muuuuito mais econômico e tem mais torque em baixas rotações que o 1.6 original, mas sempre com cx mecânica.

Tive um GV 3p, 1.6 auto, que gastava = ao meu 2.0 sport, mecânico...

RicardoM
08/02/2011, 23:11
Segue foto do esquema do mini cardan para usar com o câmbio de chevette e t-case descasada.

andre veiga
09/02/2011, 22:30
Oi Ricardo

Legal a peça que vc fez... Mas não esta usando certo?
Está à disposição? hehe...

Agora que vi sua pergunta sobre o que pega no meu vitarinha...
No momento mais nada a não ser MO.
Consegui nessa semana as últimas peças que precisava, agora depois de andando possivelmente me faltarão detalhes...

Foi hoje para o Lanterneiro, vai colocar freente no lugar dar uma catada geral de algum defeito ou podre e pintura.
Depois a montagem mecânica, Já prevejo outra novela, em especial porque o focinho de ferro (samuca) que foi feito não encaixou no carro - o desanimo por isso foi motivo parcial da demora.

Estou "no risco" de vender amanhã meu samuca...se concretizar, ele vai receber bloqueio traseiro e kit X 3.2, e discos traseiros!!!
Mas ai levo para o amigo do forum FABIL (Tecnotrilha)Viu Fabiano? e ele se vira na montagem que resta.:mrgreen:

Abraços a todos

RicardoM
09/02/2011, 23:47
Fala André,

Essa foto é só um exemplo que pequei na internet, na verdade eu não cheguei a fazer a peça, mas se eu fosse fazer, ela seria assim.

Tenho uma flange para descasar a redução e o esquema até daria certo, mas eu gostaria muito de ver alguém fazer, pois se um dia meu câmbio der pau, eu iria fazer esse esquema.

Estou é precisando urgente de um bloqueio, pois estou forcando muito o carro é seria muito interessante pra mim para evitar quebras no carro.

Espero que seus negócios se concretizem.

Um grande abraço,

Ricardo

Oi Ricardo

Legal a peça que vc fez... Mas não esta usando certo?
Está à disposição? hehe...

Agora que vi sua pergunta sobre o que pega no meu vitarinha...
No momento mais nada a não ser MO.
Consegui nessa semana as últimas peças que precisava, agora depois de andando possivelmente me faltarão detalhes...

Foi hoje para o Lanterneiro, vai colocar freente no lugar dar uma catada geral de algum defeito ou podre e pintura.
Depois a montagem mecânica, Já prevejo outra novela, em especial porque o focinho de ferro (samuca) que foi feito não encaixou no carro - o desanimo por isso foi motivo parcial da demora.

Estou "no risco" de vender amanhã meu samuca...se concretizar, ele vai receber bloqueio traseiro e kit X 3.2, e discos traseiros!!!
Mas ai levo para o amigo do forum FABIL (Tecnotrilha)Viu Fabiano? e ele se vira na montagem que resta.:mrgreen:

Abraços a todos

Rogério Pereira Fonseca
13/02/2011, 19:52
Wellington,

Tenho um Sidekicki há 2 semanas, ele também é 94, automático e ainda não tenho a dimensão de gasto dele. Concordo com as pessoas que se manifestaram de que não
devia modificar, essas soluções ficam cara e o resultado náo é garantido.
O carro é excelente, acredito que temos que pensar na relação custo-benefício.

Um abraço

Rogério P. Fonseca