Ver Versão Completa : Grand Cherokee Laredo: Problema de Câmbio??
betomonk
03/02/2011, 09:47
Bom dia a todos.
Tenho uma Grand Cherokee Laredo 98, que está com o seguinte problema:
Assim que ligo o carro, o câmbio funciona normalmente, ao mudar a marcha, o carro não responde. Eu acelero e o carro fica parado por uns 2 a 4s, como se acelerasse com ele em "P", quando então ele se movimenta. E assim permanece a cada vez que tenho de mudar a marcha (parar em sinal, freiar,etc..)
Notei também que o tempo da passagem das marchas não está normal (parece que está mais Lento).
Por um a acaso alguém poderia me dar uma luz sobre o que vem a ser este problema?
Desde já agradeço.
Wilsonaa
03/02/2011, 12:44
Bom dia a todos.
Tenho uma Grand Cherokee Laredo 98, que está com o seguinte problema:
Assim que ligo o carro, o câmbio funciona normalmente, ao mudar a marcha, o carro não responde. Eu acelero e o carro fica parado por uns 2 a 4s, como se acelerasse com ele em "P", quando então ele se movimenta. E assim permanece a cada vez que tenho de mudar a marcha (parar em sinal, freiar,etc..)
Notei também que o tempo da passagem das marchas não está normal (parece que está mais Lento).
Por um a acaso alguém poderia me dar uma luz sobre o que vem a ser este problema?
Desde já agradeço.
Caro Amigo, eu acredito que você esta com o mesmo problema que eu , se você trocar este óleo que esta lá dentro, você vai ficar sem aVTRs , vai parar de vez e vão querer fazer o cambio. Este é um problema que em outros paises Chamam de ( Mal Crysler ) Alguns Sites Gringos como o http://www.aa1car.com/library/atf.htm
http://www.allpar.com/fix/trans.html
Condenam deliberadamente o uso do dextron como substituto do ATF Plus ( Tipo 7176 ) e afirmam que grande parte das quebras de CAs esta relacionada ao uso do óleo errado,Também sei que na vareta esta dizendo dextron , mas no manual pág. 109 diz que os rotulados Dextron II devem ser usado somente se não tiver o recomendado , traduzindo ( quebra galho com aditivo ),e como sabemos não e o indicado,faltou eles colocarem uma observação dizendo, assim que possível coloque o indicado.
Esta é a minha Opinião particular
Para os mecânicos de plantão tanto faz , daqui uns dias você volta aqui e tentaremos trocar o óleo com 20.000km , se não der certo , abriremos a CA e trocaremos o máster kit ou o modulo ou a repimboca, o dinheiro não é deles , Eles não tem cherokee , para eles tanto faz .
Para a montadora , conforme estudo realizado por mim que estou ate agora aqui na frente do computador , a idéia era vender um produto que só eles tinham para distribuir . com marca própria ( Monopólio ) que só foi quebrado quando o congresso na Califórnia os obrigou a liberar a produção para outras empresas , como sempre nos brasileiros estamos a disposição destas empresas que vem ate nosso pais , vendem os seus produtos , montam concessionárias que depois fecham as portas para o consumidor e vão embora .
Estarei acompanhando o desfecho do seu caso pois os sintomas são iguais ao meu , o que posso te adiantar esta nos seguintes fóruns
http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=85483
http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=85718
http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=80365
Este outro explica a diferença entre lubrificantes Mineral Dextron e Sintético ATF 4
( Mopar 7176)
Visto que nossas Viaturas Trabalham em operação normal com a temperatura em torno de cem graus , o que pode estar acontecendo e isto.
http://www.youtube.com/watch?v=_3GKXz-qSqI&feature=related
Outro amigo deste Site disse o seguinte CHEROKEE, EU INSISTO EM DIZER: NÃO QUEBRA. SÓ SE VOCÊ FOR UM ANIMAL CUPIM DE FERRO E BURRALDO NEGLIGENTE COM A MANUTENÇÃO BÁSICA.
http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=70230&page=2
Se você observar existem Vários tópicos falando sobre o assunto somente alguns poucos postaram o resultado, outros já abriram o cambio quatro vezes e nada , no final desistiram.
Eu não quero somente arrumar o meu problema e sim descobrir a causa dele , Acredito eu que estou no caminho certo, pois conf material estudado uma vez que o lubrificante com base mineral é submetido a alta temperatura ele forma borras , quando você troca , o novo vem com aditivos e detergentes lavando tudo isso que entopem válvulas,por isso alguns mecânicos mais experientes informam que o lubrificante não deve ser trocado tudo de uma vez , que devemos ir adicionando um pouco de cada vez ate que a maioria seja novo, Isto não é resolver o problema e sim adiar para mais tarde um problema que se tornara crônico e a CA terá que ser aberta para limpeza geral e troca das peças fritas pelo óleo errado,que é o nosso caso de momento.
De acordo com a descrição a demora para mudar de marcha ocorre devido ao entupimento das galerias com borras, dificultando a passagem do óleo para que possa ter a pressão necessária para o aclopamento das engrenagens
Desculpem o meu desabafo, é que sou brasileiro e vou arrumar o meu carro ``importado´´ de um jeito ou de outro !
Abraços a todos
betomonk
04/02/2011, 19:45
Amigo, então vão aquelas perguntas tradicionais:
- qual procedimento devo fazer?
- Completar o óleo, seria perigoso?
- deixo a vtr parada?
- Posso rodar com ela?
- Quase não rodo com a mesma, tem pouco mais de 96.000 Km.
Agradeço muito se puder me ajudar.
Um abraço.
Wilsonaa
05/02/2011, 00:25
[QUOTE=betomonk;1367895]
Boa noite caro betomonk
Antes de mais nada procure saber que tipo de óleo o antigo dono colocou e se trocou o filtro, Completar o óleo é menos perigoso do que trocar tudo de uma vez, desde que você saiba qual óleo já esta lá dentro o óleo da transmissão tem que tomar cuidado e ver a coloração eu estou tendo problemas em relação a troca da minha VTR peguei pra trocar e por nunca ter sido trocado o carro já não engatou mais depois da troca, O óleo tem que ser o ATF+4 ( indicado pela Crysler ) e a maneira correta de trocar é usando uma máquina tipo "flushing"
acontece o seguinte , se o antigo dono não trocou o óleo de forma correta e conforme você relatou que a VTR já esta com 96.000 Km.ai e que esta o perigo o óleo antigo entope e perde a lubrificação dos borrachas Orings ,então eu aconselho que você faça a troca parcial,pois aos poucos vc vai aumentando os aditivos bons dentro de sua transmissão aumentando a vida útil ,remova o Carter e troque somente o óleo do Carter e o filtro ,se estiver muito preto ai sim existe um risco de não engatar mais,conforme a explicação de vários especialistas a mesma coisa acontece com aditivos do radiador , o mesmo tem a função de remover as partículas que ficam presas e quando você coloca o aditivo elas se soltam entupindo os canais e a coisa piora ,o motivo de vários tópicos sobre o assunto é em relação a estes problemas , Mas , ou Você tenta acertando com a manutenção Preventiva ou no futuro a quebra é certa e pode agravar ainda mais a situação com a perda de peças maiores e comprometendo até mesmo a carcaça do cambio .
Outra coisa, estive acompanhando o seu caso e em outro tópico e me parece que você trocou o radiador , esta pode ser uma das causas do seu problema, pois o óleo do cambio e refrigerado através de outro radiador que se encontra na frente, verifique se a refrigeração esta correta e se não tem nenhum cano obstruído,Observei também em outro tópico que você relata que o óleo estava abaixo do nível e grosso e a luz do cheq engine estava acesa, isto já pode ser um aviso que algo não anda bem com o seu cambio.
Eu aconselho a verificar o sistema de refrigeração e depois levar a uma loja especializada em cambio Automático e tentar trocar o óleo , Mas, veja Bem se correr o bicho pega e se ficar o bicho come, e antes de efetuar a troca relate tudo o que esta acontecendo ao mecânico para que ele possa eventualmente descobrir alguma possível falha no sistema e assim dar o veredicto .
Espero ter te ajudado , tudo o que escrevi aqui foi através de experiências adquirida neste Site pesquisando fóruns e um pouco devido ao problema com a minha VTR a qual estou passando neste exato momento
Grande abraço
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