PDA

Ver Versão Completa : testar velas de aquecimento



Daniel RJ
30/04/2005, 01:18
Amigos a temperatura tá baixando. Alguém sabe dizer como posso testar as velas de pré aquecimento da admissão, para ter certeza que não vou ficar na mão na hora que precisar.

Obrigado e []'s

Sukys
30/04/2005, 02:40
Daniel,

Este assunto já foi tratado neste fórum e se perder alguns instantes com a ferramenta de busca encontrará o tópico.

Se depois disso ainda lhe faltar alguma informação complementar, é só postar que o pessoal te ajuda.

Abraços,

Daniel RJ
30/04/2005, 09:46
Encontrei essa dica escrita por vc Sukys.

Ricardo,

Embora seja possível, não é comum os quatro elementos de aquecimento (velas) queimarem ao mesmo tempo. Seja lá o que for, mesmo sem ter maiores informações sobre as mesmas é muito fácil testar, só que antes disso o bom senso manda testar a alimentação elétrica das mesmas.

Chave de ignição ligada, motor parado, verifique se existe tensão elétrica DIRETAMENTE nos terminais de TODAS as velas. Se a vela utilizada tem apenas um terminal, nele deverá encontrar uma tensão positiva (a mesma da bateria), se for de dois terminais, entre eles encontrará a mesma tensão.
Não havendo tensão procure por problemas na fiação ou no termostato (NOTA).

Havendo tensão, é hora de checar as velas e para isso precisará de um Ohmímetro ou, na falta dele, uma lâmpada comum de 12 volts, de preferência do tipo utilizado em luz de freio ou lanterna (não é conveniente utilizar lâmpadas de pouca potência ou mesmo indicadores de tensão à base de led's).
Com Ohmímetro e mesmo sem saber o valor exato da resistência das velas (que normalmente não passa de poucos Ohm's) verificar se o valor de todas está relativamente correto. Ou seja, o valor da resistência de todas elas tem que ser mais ou menos idênticos, com uma tolerância na casa de 10~20%. Para efetuar este teste a fiação da alimentação elétrica tem que estar obrigatoriamente desconectada da vela e a verificação tem que ser feita entre o terminal da vela e a carcaça ou (se for o caso) entre os dois terminais. Caso alguma delas esteja fora do padrão encontrado deverá ser substituída, ou caso todas elas apresentem uma resistência muito elevada (dezenas de Ohm prá mais) todas devem ser substituídas.
Com lâmpada, conecta-la em série com a alimentação da vela (chave de ignição ligada) e verificar se a lâmpada acende com a mesma luminosidade em todas as velas. Como a resistência da vela é muito pequena a lâmpada deverá acender com boa luminosidade. Caso não acenda em alguma, é indicação de vela pifada.

NOTA: não tenho certeza sobre o JPX (e até então nem se sabe se a instalação do seu está original) mas alguns motores diesel tem na fiação das velas um termostato (ou relê de tempo) que desabilita a alimentação elétrica das velas depois de algum tempo em que a chave de ignição foi ligada. Ou seja, para fazer os testes acima é recomendável não manter a chave de ignição ligada por muito tempo. Por outro lado, caso não exista alimentação elétrica nas velas convém checar a existência - ou não - do termostato ou relê de tempo. Vai que é ele que está pifado...

Foi muito bom, vou fazer o teste.
Pergunto: O sistema é o mesmo na hilux? Onde fica o rele que aciona as velas na hilux?

Obrigado

Fernando Figueiredo
30/04/2005, 22:06
Daniel,
Não se preocupe, acabei de trocar uma vela que estava queimada. Porém, estava desde do ano passado assim.
No sítio (Ibiúna, muito frio - tipo Petrópolis ou Teresópolis),, ela nunca rateiou. Sempre pegou de primeira.

até mais

Fernando Figueiredo

PS: Meu, vc mora no Rio, a preocupação maior deve ser com arrefecimento...hehehe. 8)

Sukys
01/05/2005, 01:42
Daniel,

Não faço idéia de onde fica localizado o relé mas geralmente o problema fica por conta das velas, e só em caso de nenhuma vela estar aquecendo é que o relé passa a ser alvo de suspeita, já que dificilmente todas as velas queimam simultaneamente.

Abraços,

Daniel RJ
01/05/2005, 09:54
Valeu pessoal, mas ontem a noite meu carro não pegou por nada.
Vai ai uma dica. Meu mecanico soltou a mangueira da filtro de ar e acendeu um isqueiro na entrada do coletor e virou o motor, pronto o carro pegou na hora. Depois ela pegou sempre. Vamos ver hoje de manhã. Ele disse para trocar as velas de aquecimento mesmo. Ou andar com um isqueiro no carro. hehehehe.

[]'s a todos e obrigado pelas dicas.

Sukys
02/05/2005, 01:07
Daniel,

Você esqueceu de contar a história toda. :lol:

Não tem que acender o isqueiro e sim deixar vazar o gás -sem inflamar - para dentro do coletor, aí sim o motor pega numa boa... ou então acaba com o gás do isqueiro. :lol:

Na falta de isqueiro serve qualquer outro produto inflamável, inclusive em aerosol (WD por exemplo) ou até inseticida com propelente à base de querosene.

E não é só para motor diesel, isso serve para qualquer tipo de motor em época de frio, e até mesmo para testar a carburação, por defeito ou falta de combustível.

Abraços,

Daniel RJ
02/05/2005, 12:32
Olá pessoal.

O mecanico tirou as velas e encontrou 3 velas queimadas.
O problema é que ao tirar uma quebrou na ponta e ele disse que não será problema, pois ao colocar a nova cairá no cilindro e com a temperatura e compressão vai derreter a peça.
Fiquei preocupado, ainda bem que acompanhei o trabalho, e o mecanico é amigo meu.

Estou na duvida, será que não precisa mesmo abrir o motor para retirar.

Me ajudem por favor, o meca está esperando as velas novas para colocar no lugar.

Luca
06/05/2005, 20:35
Daniel,
Eu não correria o risco. Se ficou um toco rosqueado no corpo do cabeçote, a vela nova vai travar no toco entalado, não vai ficar devidamente assentada, vai vazar compressão. Se ela empurrar/girar o tarugo (eu duvido) prá dentro, ele vai cair no cilindro, e vai ser massacrado contra o cabeçote. Eu falaria com uma retífica, antes de fazer qq coisa.
Sobre o isqueiro, seu meca tá certo. Ao acender o isqueiro na boca do filtro, e dar a partida, o ar aspirado vem mais aquecido, e facilita a partida. Já vi isto em regiões frias.
[]´s e boa sorte.

Daniel RJ
08/05/2005, 20:23
Valeu Luca. O problema foi resolvido da seguinte maneira. Um meca de retifica disse que é comum acontecer isso, pois com o aquecimento cria uma crosta preta em volta da vela, tipo uma borra queimada. Ele orientou comprar broca mais comprida e ir comendo o pedaço preso até que o farelo de metal possa ser retirado com um jato de ar e o buraco do bico injetor aberto.

Foi feito isso só que no meio do caminho o pedaço que ainda faltava se desprendeu e caiu dentro da camara. E agora. Abrir o cabeçote? Um doido deu uma idéia de deixar o buraco do bico e da vela abertas e girar na chave o motor, com a compressão o pedacinho iria sair pelo bico. Resolvi arriscar e não é que deu certo. Na primeira ele saiu como uma bala batendo no capu.

Velas novas e motor funcionando perfeitamente. Acho que vou trocar velas todo ano para não deixar o negócio engrossar.

Obrigado pela força Luca.

Luca
09/05/2005, 19:05
Daniel,
De fato, quando troquei as velas da minha Toya, foi duro prácas para desrosquear. Cheguei a pensar que iria estragar o sextavado da vela. Sorte minha que nada se estragou. Quanto ao período de troca, a melhor informação de que disponho é substituí-las a cada 70.000 km. Ainda bem, pois custam muito caro.

[]´s

Daniel RJ
09/05/2005, 23:43
É isso ai Luca. Sabe dizer se existe alguma limpesa para evitar o acumulo da borra preta.
Outro detalhe no serviço tive que tirar um bico. E estava um pouco preto significa hora de manutenção.

Abraços e obrigado pela ajuda.

Luca
10/05/2005, 19:22
Sabe dizer se existe alguma limpesa para evitar o acumulo da borra preta. Daniel,
Não, não sei. Penso que não existe, pois no caso da minha SW, o acúmulo era de material particulado, era um tipo de resíduo seco. Como se fosse carvão prensado ressecado dentro da rosca. Acho que num tem jeito, não. É resíduo de combustão envelhecido, torrado, ressecado e compactado :shock: .
[]´s

advleal
24/05/2005, 11:54
Oi gente.

Li todas as questões suscitadas e, mesmo na qualidade de leigo, consegui em curto espaço de tempo, entender um pouco a respeito dos sintomas de minha toyota hilux 95 2.8D. O mecânico foi direto no problema. As quatro velas estavam queimadas. O problema foi verificado no dia anterior a esta postagem e no dia posterior a ela estaremos substituindo as velas.
Conto depois se a coisa andou bem.

Grato a todos.

havoc
25/05/2005, 15:14
Senhores, qual é o custo aproximado das velas? Será que é possivel a adaptação no motor om314 da band pra facilitar a partida do motor no inverno?

Grato

Luca
26/05/2005, 11:45
Havoc,
Por que você quer adaptar velas de Hilux? Todo motor diesel tem velas de pré-aquecimento. Não vejo porque seria diferente no OM314. Adquira a(s) original(ais) de seu motor. Com certeza custarão menos, não haverá custo de adaptação, se é que é possível, e ficará muito melhor.
Apenas para como referência, troquei as velas da minha Hilux em ago/2.001. Cada uma custou R$ 76,00, na conssecionária. Sobre este valor me deram desconto de 15%.
[]´s

havoc
26/05/2005, 19:19
Luca, até tem um topico falando sobre metodos para ligar os motores 314 no inverno, e dentro dele é abordado um pouco das velas de aquecimento porém na grande maioria dos 314 não existem essas velas. E não é muito facil conseguilas. Acredito que as da hilux sejam bem mais fáceis de encontrar e por isso a duvida.

advleal
27/05/2005, 09:58
Oi gente.

Consoante mensagem anterior, fiquei de relatar o comportamento da Hilux 4x4 após a troca das velas de pré-aquecimento. Ficou um balaço. É girar a chave e o motor entra em funcionamento, no entanto, a trepidação que existia antes continua momentos após ligá-la. Como tem feito frio no SUL, próximo de "zero" grau, estou extremamente contente com o resultado. Alegrete, para quem não sabe, fica próximo do Uruguay e temos a facilidade de comprar peças por telefone com entrega pelos ônibus que fazem a linha intermunicipal. As velas ficaram em torno de R$45,00 a unidade.

Grato.

Luca
27/05/2005, 18:35
... na grande maioria dos 314 não existem essas velas... Havoc,
Não conheço epecificidades dos Bandeirantes. Mas sou xereta, mesmo. Amanhã tenho que ir até o meca que tá montando meu Engesa. Ele tem uma Band. Vou assuntar com ele sobre este assunto, depois te falo.
[]´s



... Alegrete, para quem não sabe, fica próximo do Uruguay e temos a facilidade de comprar peças por telefone com entrega pelos ônibus que fazem a linha intermunicipal... Leal,
Não sabes como és feliz.
[]´s

havoc
30/05/2005, 00:08
essas velas funcionam a 12V? elas são fixadas atraves de rosca? vai uma em cada duto de admissão?

Luca, fico a espera dos teus comentarios a respeito.

Daniel RJ
30/05/2005, 00:16
É verdade que se uma só queimar já fica dificil de pegar a frio?

Luca
30/05/2005, 12:24
essas velas funcionam a 12V? elas são fixadas atraves de rosca? vai uma em cada duto de admissão? Luca, fico a espera dos teus comentarios a respeito.
Havoc,
Falei com meu mecânico e percebi que afirmei uma tremenda bobagem. Fiquei sabendo que existem muitos motores diesel que não possuem vela de pré-aquecimento. É o caso do seu OM 314. Mas o mecânico me garantiu que se bomba de injeção (pressão e sicronismo) e taxa de compressão do motor estiverem em ordem, basta virar a chave e o motor parte. Segunto ele, seria muito difícil a adaptação de velas de pré-aquecimento no motor OM 314, pois o sistema é de injeção direta. Não há pré-câmara. Você teria que furar o próprio cabeçote e ele não sabe se isso é possível.
Um cara que tá sempre por aqui, dando sugestões é o Jiperio RR. Ele tem retífica (não sei se faz diesel). Mande uma MP prá ele, talvez possa trazer melhores detalhes sobre a sua idéia.
[]´s


É verdade que se uma só queimar já fica dificil de pegar a frio?
Daniel,
Não sei. Somente acho difícil a queima de 01 vela, dentro da vida útil estimada para o conjunto. Mas não duvido que dificulte se acontecer. É tão pesado dar a partida num motor diesel, que qq parte que esteja incorreta implica em dificuldade no arranque. O motor da minha, já faz 03 anos, que manca uma vez ou outra, em dias muito frios. Já verifiquei várias vezes: motor de arranque, relé do automático, e carga do alternador. Já troquei bateria (primeira linha). O próximo a ser trocado é o cabo do polo negativo. Parece que se degrada aos poucos, por conta da atmosfera ácida próxima ao borne da bateria. Será? Vou pagar prá ver. Literalmente.
[]´s

Daniel RJ
30/05/2005, 21:14
Luca. Obrigado pela dica.

Não sei porque mais este sistema deveria ser diferente, já que motor hilux é de injeção direta também. Acho que esse negócio de resistencia é coisa do passado.

Luca
30/05/2005, 22:49
... motor hilux é de injeção direta também...
Daniel,
Sabe que eu nunca vi um cabeçote destes, desmontado. Tenho curiosidade. Só vi pré-câmara em desenho esquemático, nos tempos de faculdade. :shock: Agora cê me deixou em dúvida.
[]´s

advleal
01/06/2005, 10:07
havoc escreveu:
essas velas funcionam a 12V? elas são fixadas atraves de rosca? vai uma em cada duto de admissão? Luca, fico a espera dos teus comentarios a respeito.


Surgiu uma curiosidade, as da Hilux (marca ND) possuem inscrição 11v.
Aí Luca, acreditei que sou feliz. Na verdade o Uruguay a muito é terra de toyota. Lá se encontra de tudo.

havoc
01/06/2005, 16:16
Achei na donnatti 4x4 pra vender "velas aquecedoras" da hilux 2.8 e 3.0 por 15, 27 reais. achei bm bom o preço, mas será que é essas velas que nos estamos falando?

Luca
01/06/2005, 17:06
Havoc,
Suspeito sobre a origem. R$ 15,27 é muita esmola. Consulte-os antes. Peça para eles garantirem nome e procedência do fabricante.
Depois conta prá gente o resultado.
[]´s

ximenes10
27/07/2013, 21:32
http://www.youtube.com/watch?v=_wo1bWogvVY