Ver Versão Completa : Aquecimento 161, GALERIAS ENTUPIDAS
Meu Bf esta comproblema de superaquecimento, verifiquei que as galerias onde circulam agua, estao cheias de sujeira. Alguem ja teve esse tipo de problema? como posso resolver? ja tentei usar uma hidrolavadora, mas parece que a sujeira, um tipo de areia, esta um pouco incrustado.
Meu Bf esta comproblema de superaquecimento, verifiquei que as galerias onde circulam agua, estao cheias de sujeira. Alguem ja teve esse tipo de problema? como posso resolver? ja tentei usar uma hidrolavadora, mas parece que a sujeira, um tipo de areia, esta um pouco incrustado.
Bom dia prezado ! li em um livro sobre mecânica de motores diesel, que as incrustações no motor provocam a diminuição da temperatura por funcionar como isolante térmico, lembre-se que o motor é um gerador de calor, enquanto que no radiador provoca um aumento de temperatura pois o mesmo e um trocador de calor, não sei se isso procede, se for verdade, será que seu aquecimento não está sendo provocado por outros problemas ? bomba dágua por exemplo, nesse mesmo livro tem umas receitas mirabolantes para retirar aquelas carepas quimicamente, mas nada que um Radclean não dê conta, boa sorte !
mali9ski
02/02/2011, 11:54
Bom dia prezado ! li em um livro sobre mecânica de motores diesel, que as incrustações no motor provocam a diminuição da temperatura por funcionar como isolante térmico, lembre-se que o motor é um gerador de calor, enquanto que no radiador provoca um aumento de temperatura pois o mesmo e um trocador de calor, não sei se isso procede, se for verdade, será que seu aquecimento não está sendo provocado por outros problemas ? bomba dágua por exemplo, nesse mesmo livro tem umas receitas mirabolantes para retirar aquelas carepas quimicamente, mas nada que um Radclean não dê conta, boa sorte !
amigo eu aconselho não usar esses aditivos de limpeza que se não a sujeira vai parar tudo no radiador e entope tudo por la
realmente acredito que o problema não seja nas galerias um problema muito comum nos bf é a propria helice de 4 pas ser muito deficiente o bom é trocar uma com mais pas e fazer uma limpeza no radiador
outra coisa é fazer um simples teste se não esta queimada a junta do cabeçote
apenas retire a tampa do radiador se no acelerar borbulhar ou jogar agua fora pode estar queimada a junta
valew:palmas:
Acredito ser o contrario heimm? as incrustraçoes como vc falou, vira um isolante termico, diminuindo a troca de calor entre o metal e dissipador(neste caso a agua) fazendo que o motor acumule cada vez mais calor no seu interior. O radiador por sua vez dissipa o calor (resfria) p/ o meio ambiente atravez do ar que circula pelas aletas, conduzido pela helice. O radiador resfria a agua que por sua vez resfria o motor.
No meu caso, como as galerias estao cheias, circula pouca agua no interior do motor. fazendo com que ele superaqueça.
Acredito ser o contrario heimm? as incrustraçoes como vc falou, vira um isolante termico, diminuindo a troca de calor entre o metal e dissipador(neste caso a agua) fazendo que o motor acumule cada vez mais calor no seu interior. O radiador por sua vez dissipa o calor (resfria) p/ o meio ambiente atravez do ar que circula pelas aletas, conduzido pela helice. O radiador resfria a agua que por sua vez resfria o motor.
No meu caso, como as galerias estao cheias, circula pouca agua no interior do motor. fazendo com que ele superaqueça.
Pois é, achei estranho também mas a lógica é essa mesma, os cilindros aquecem e transferem esse calor para a água, só que as incrustações dificultam essa transferência, ou seja, a água vai ficar menos quente do que se não houvesse a incrustação, no seu caso pelo que você diz a circulação de água é que é pouca não é mesmo ? creio que só com limpeza química, se quiser pego as receitas mirabolantes que falei ou então arrisca o Radclean . . . boa sorte !
Pois é, achei estranho também mas a lógica é essa mesma, os cilindros aquecem e transferem esse calor para a água, só que as incrustações dificultam essa transferência, ou seja, a água vai ficar menos quente do que se não houvesse a incrustação, no seu caso pelo que você diz a circulação de água é que é pouca não é mesmo ? creio que só com limpeza química, se quiser pego as receitas mirabolantes que falei ou então arrisca o Radclean . . . boa sorte !
jacimar, quero sim :concordo::concordo:, por gentileza. obrigado
antonio donizeti
02/02/2011, 20:30
edwit meu motor esta com problema parecido ; motor nos dias mais quentes chega na marcaçao Q . entao resolvi colocar uma helice de 6 pas e fiz uma limpeza no radiador com esses produtos de limpeza se nao me engano acho que era da radiex o furo do dreno do motor esta entupido com a ajuda de um arame e apos o uso deste produto consegui desintupir . ainda nao testei a viatura em condiçoes mais severas para chegar a uma conclusao se o problema foi resolvido de vez.
diego4x4
03/02/2011, 00:03
Bom vamos lá, se o seu radiador estiver sujo o melhor, vc deve fazer uma limpeza mas não é adequado utilizar esses produtos pois eles não sõ confiantes as vezes pode funcionar e as fezes não depende tb da quantidade de sugeira, leve numa oficina especializada eles irão tirar a caixa e fazer um limpeza cano por cano conhecido como "varetchar" o radiador, temos uma oficina aqui é Radiadores Zandoná, em passo fundo RS só que é mei longinho se não a gente já resolvia o seu problema, se a temperatura demorar para subir mas quando sobe não para pode ser a ventoinha de 4 pás que não é suficiente, e se estiver jogando agua para fora quando vc acelara o jeep com a tampo do radiador aberta pode ser junta do cabeçote queimada, assim como pode tb ser os canos entupidos não deixando a agua circular :concordo: qualquer dúvida só pedir, trabalhamos a 22 anos com oficina de radiadores, e agora com ar condicionado tb
jacimar, quero sim :concordo::concordo:, por gentileza. obrigado
Bom dia prezado ! vou relatar o que está no livro Diesel Operator's Guide de C. Morgan Jones, editora McGraw-Hill, página 231 :
"Para remover incrustações persistentes, faça uma solução de uma parte de ácido muriático para duas partes de água, feche a entrada de água do motor e derrame a solução no bloco através da saída de água ( no caso, a mangueira de cima ), a solução irá borbulhar furiosamente, deixe assim até o borbulhamento parar, drene tudo e repita, após cessar o borbulhamento o bloco deve estar limpo, para motores com problema de incrustações muito severas, por exemplo, onde é usada água do mar ou água muito dura na refrigeração, é possivel fazer a solução na proporção de 1 por 1, sempre enxágue bem o motor após o processo e utilize luvas e óculos de proteção . . . "
ainda no livro eles alertam que selos de bloco que já estão frágeis provavelmente terão que ser substituídos, nunca precisei fazer um processo desses, sempre utilizei Radclean ou mesmo querosene, se você achar que é necessário e fizer conte o resultado para nós, um abraço e boa sorte !
O problema, NAO ESTA no radiador, bomba, junta... é mesmo o bloco super lotado de incrustaçoes, ja retirei o cabeçote e os selos mecanicos afim de dar uma limpesa, vou tentar o acido p/ ver, acredito que funcionara.
Amigos,
Ja vi este problem em mais de um BF161.. e realmente causa problemas de superaquecimento. Uma das tentativas possíveis sem desmontar o motor, e remover todos os selos do bloco que ficam do aldo do distribuidor e mais o registro de dreno, remova tudo e com muita paciencia comece a varetar com um pedaço de arame, principalmente entre os cilindros 03 e 04 e entre as paredes . Enfim por onde vc tiver acesso atraves dos selso do bloco e do registro de dreno do bloco. Isto acontece por falta de uso de aditivo anti ferrugem e por usar agua comum tambem com cloro...... Dá uma trabalheira danada... mais é uma forma barat de faze e com bons resultados... a forma ideal sera desmontar o motyor completamente, levar o bloco a uma retífica que faça limpeza química e pedir tbm para varetar toas as galerias.. e depois ante de montar, aplicar ar comprimido em todas as passagems de agua e óleo afim de limpar qq resquicio de sujeira.....
Existem alguns produtos quimicos para isto tbm eles remove bem a sugeira.. mais acaba indo tudo para o radiador....
Abcs
O problema, NAO ESTA no radiador, bomba, junta... é mesmo o bloco super lotado de incrustaçoes, ja retirei o cabeçote e os selos mecanicos afim de dar uma limpesa, vou tentar o acido p/ ver, acredito que funcionara.
seguirei os seguintes passos, limpeza do interior do motor por meio das janelas e selos, apos isso, vou montar o motor novamente e funciona-lo numa bancada, fazendo circular uma solução acida . ao inves de radiador vou colocar um tambor.
Julio Rebello
14/03/2011, 18:53
São produtos muito utilizados na industria Petrolífera.
TEQ DESCALEX
Limpador pó ácido seco formulado para remover ferrugem e incrustações.
Embalagem: 20 quilos.
Código: 220735TED.
TEQ DESCALING LIQUID
Ácido liquido que contém aceleradores de desincrustação, inibidores de corrosão e agentes umectantes.
Embalagem: 20 litros.
Código: 220736TED.
TEQ METAL BRITE
Solução líquida composta por antioxidantes e passivadores. É usado para remover ferrugem de qualquer superfície de aço, manchas de ferrugem no latão, cobre, superfície de alumínio, cerâmica, madeira. Além disso, contribui para a proteção de ferrugem nos metais antes de qualquer pintura ou aplicação de revestimento.
Código: 220737TED.
TEQ METAL BRITE H.D.
Detergente liquido composto que contem acido fosfórico e surfactantes não iônicos, utilizado para remoção de ferrugem e como polidor de superfícies.
Código: 220738TED.
Charles_Curitiba
14/03/2011, 22:16
ola amigo, eu tive um prob lema desse...a galeria do cilindro 3 e 4 estavam entupidas e eu não sabia, segundo a retifica foi o que gerou superaquecimento e rachou bloco e cabeçote justamente na divisão entre esses 2 cilindros e na sede de valvulas do mesmo....um racho de mais ou menos 2 cm em cada peça (bloco e cabeçote). Uma forma de checar isso, não sei se é 100% seguro, é esgotar todo o sistema mas antes, com o radiador ainda conectado, abre a tampa do radiador e no lado do seu moto, na parte de baixo praticamente ao lado do distribuidor tem uma borboleta (dreno), vc vira e sentido antihorario para abrir e tem que sair agua. TEM QUE SAIR. Eu checo com bastante regularidade se a agua sai por ali. Já vi aqui noforum varias pessoas comentando que não saia.. Bom, isso foi comigo né, cada um vai ter opiniões diferentes. Boa sorte.
Ja eu fiz uma coisa diferente.... para solucionar o problema parecido....
Quando comprei meu cj bf161 percebi que ele esquentava muito tbm... logo pensei que era por causa da sujeira empreguinada ao longo do tempo nas galerias...
então fiz o que meu avô fazia quando tinha seu jeep.... ele mandou eu colocar um copo (250ML) de querosene dentro do radiador e rodar com a viatura por uns dias....
quando tirei a tampa do radiador e vi a sujeira que soltou tomei um baita susto....
Então esgotei todo o sistema, enchi o sistema so com agua outra vez e deixei funcionar por 10 minutos na lenta.... esgotei o sistema e depois completei outra vez... coloquei mais um copo de querosene e rodei mais uma semana.... depois lavei o sistema novamente e caprichei na limpeza do radiador.....
Nunca mais tive problema com aquecimento.....
Fica ai a dica!!!!!
Abraços!!!
fmsJeep75
04/06/2012, 17:39
Ja eu fiz uma coisa diferente.... para solucionar o problema parecido....
Quando comprei meu cj bf161 percebi que ele esquentava muito tbm... logo pensei que era por causa da sujeira empreguinada ao longo do tempo nas galerias...
então fiz o que meu avô fazia quando tinha seu jeep.... ele mandou eu colocar um copo (250ML) de querosene dentro do radiador e rodar com a viatura por uns dias....
quando tirei a tampa do radiador e vi a sujeira que soltou tomei um baita susto....
Então esgotei todo o sistema, enchi o sistema so com agua outra vez e deixei funcionar por 10 minutos na lenta.... esgotei o sistema e depois completei outra vez... coloquei mais um copo de querosene e rodei mais uma semana.... depois lavei o sistema novamente e caprichei na limpeza do radiador.....
Nunca mais tive problema com aquecimento.....
Fica ai a dica!!!!!
Abraços!!!
Caro Bercan, como vão as coisas?
ressucitando o tópico quero aproveitar para te perguntar se a querosene será suficiente para desentupir o dreno de agua do bloco. No meu caso o dreno que fica no radiador está fluindo normal quando retiro o parafuso, já o dreno do bloco parece bem entupido, embora isto não esteja gerando aquecimento no motor. A pouco tempo limpei cabeçote, carter, radiador, coloquei selos novos no bloco, bomba dagua, etc e acreditei que o mecanico teria limpado as galerias internas do bloco do motor, mas para minha surpresa ao retirar o tal parafuso do bloco para escoar a agua do radiador sem precisar retirar as mangueiras vi que este encontrava-se entupido. Então passei a ponta da chave de fenda com cuidado sem forçar, agua com mangueira, ar com bomba de encher pneu de bicicleta e o máximo que consegui foi retirar um pouquinho a toa de uma substancia que parece areia com graxa. Obs: to rodando com paraflu, a agua do radiador dá prá beber de tão limpa e o jeep não está aquecendo em excesso. Por capricho e por acreditar que irá me evitar problemas futuros gostaria de desentupir este dreno. Será que a querosene resolve. O radiador foi varetado e o mecanico me disse que usou querosene para limpar o bloco na época. Como todo o sistema parece muito limpo tenho medo de furar alguma coisa. Acredito que haja alguma encrustação apenas na região do dreno. Será possível?
Julio Rebello
05/06/2012, 01:00
Caro Bercan, como vão as coisas?
ressucitando o tópico quero aproveitar para te perguntar se a querosene será suficiente para desentupir o dreno de agua do bloco. No meu caso o dreno que fica no radiador está fluindo normal quando retiro o parafuso, já o dreno do bloco parece bem entupido, embora isto não esteja gerando aquecimento no motor. A pouco tempo limpei cabeçote, carter, radiador, coloquei selos novos no bloco, bomba dagua, etc e acreditei que o mecanico teria limpado as galerias internas do bloco do motor, mas para minha surpresa ao retirar o tal parafuso do bloco para escoar a agua do radiador sem precisar retirar as mangueiras vi que este encontrava-se entupido. Então passei a ponta da chave de fenda com cuidado sem forçar, agua com mangueira, ar com bomba de encher pneu de bicicleta e o máximo que consegui foi retirar um pouquinho a toa de uma substancia que parece areia com graxa. Obs: to rodando com paraflu, a agua do radiador dá prá beber de tão limpa e o jeep não está aquecendo em excesso. Por capricho e por acreditar que irá me evitar problemas futuros gostaria de desentupir este dreno. Será que a querosene resolve. O radiador foi varetado e o mecanico me disse que usou querosene para limpar o bloco na época. Como todo o sistema parece muito limpo tenho medo de furar alguma coisa. Acredito que haja alguma encrustação apenas na região do dreno. Será possível?
Mei amigo, fiz uma coquetel pra tentar retirar o maximo que pude das encrustraçoes, mas vou te falar a verdade. A temperatura do meu BF-161 estava sendo lida errada e por isso pensei em alta temperatura.
Acredito que se vc quiser realmente fazer uma boa limpeza nas galerias, teria que usar uns produtos mais profissionais para tal. tal de descalex eh usado em area naval, mas nao sei se eh possivel encontrar fáccil no mercado.
Se vc tiver a oportunidade de retirar o kbeóte novamente, faça a limpeza com manual e tente quebrar algumas placas. Isso realmente faz diferenaça se o motor estiver muito sujo.
A torneiraque vc mencionou, a do meu motor tb estah quase totalmente obstruída, mas sai um filete de água por lá.
fmsJeep75
05/06/2012, 09:15
Mei amigo, fiz uma coquetel pra tentar retirar o maximo que pude das encrustraçoes, mas vou te falar a verdade. A temperatura do meu BF-161 estava sendo lida errada e por isso pensei em alta temperatura.
Acredito que se vc quiser realmente fazer uma boa limpeza nas galerias, teria que usar uns produtos mais profissionais para tal. tal de descalex eh usado em area naval, mas nao sei se eh possivel encontrar fáccil no mercado.
Se vc tiver a oportunidade de retirar o kbeóte novamente, faça a limpeza com manual e tente quebrar algumas placas. Isso realmente faz diferenaça se o motor estiver muito sujo.
A torneiraque vc mencionou, a do meu motor tb estah quase totalmente obstruída, mas sai um filete de água por lá.
Ok. Obrigado. Como disse a temperatura do meu está blz e acredito que o motor esteja muito limpo. Só quero mesmo é desobstruir este dreno que deve estar com alguma incrustação próxima a ele que não foi removida na limpesa feita pelo mecânico quando abriu o cabeçote a um tempo atrás.:parede: