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Ver Versão Completa : 6 Cilindros álcool



Fabio Buoso
17/09/2003, 14:44
Buenas amigos!!

Estou começando a reforma de um CJ-5 62, ele está atualmente sem motor e sem câmbio, e estava pensando em adaptar um 6 cilindros de Opala nele, só que a álcool, agora apareceu uma oferta para comprar um 6 cilindros original de Willys, só que como ele funciona a gasolina estou com uma dúvida, existe a possibilidade de converter esse motor para rodar a álcool?? Essa modificação vale a pena levando em consideração a diferença de preços entre os dois combustíveis? Outra coisa, ele tem câmbio de 3 marchas completo, e tenho parado em casa um câmbio de F-100 quatro marchas, (mas está sem a tração dianteira e a redução), É possível colocar a reduzida do de 3 marchas no câmbio 4 marchas? É só Plug and Play?

Valeu !!!!!

EduardoLang
17/09/2003, 15:01
Prezado Fabio.

Voce está falando de dois motores totalmente diferentes. O motor do opala 6cc não tem nem comparação de torque e potência com um 6cc do jeep.

Já que vc está montando do zero, opte pelo que tem melhor desempenho e maior facilidade de encontrar peças!


OPALA 6CC.


SDS

Fabio Buoso
17/09/2003, 15:08
Valeu pelo toque Eduardo

Agora com relação ao câmbio, colocando um motor de Opala, qual o melhor câmbio a ser utilizado? e a redução, a original willys é adaptável??

Valeu
[]´s

EduardoLang
17/09/2003, 15:15
OK!

Usando o motor do opala, o ideal era vc utilizar o cambio da toyota Bandeirantes e a redução da própria toyota ! ! !

O cambio de três marchas original do willys, irá aguentar dependendo do motorista, porque o torque do motor do opala é ANIMAL ! ! ! ! ! ! Não dá pra comparar com o torque do BF. O bicho é paulera ! ! ! !
Uma outra opção é utilizar o cambio clark, mas aí eu não sou muito especialista neste assunto!!!.

Se vc pesquisar por adaptações de motor e câmbio aqui no forum, irá encontrar uma vasta quantidade de informações!!!!!!!


eu penso assim: Já que vou fazer, então vou fazer o que tem de melhor e uma só vez!!!!


Um forte abraço e boa sorte!!!!


Espero ter ajudado.

Fabio Buoso
17/09/2003, 15:29
Valeu Eduardo
Ajudou mesmo...

Só quem não gostou muito foi o meu bolso :D , mas até aí beleza, foi o q vc falou, já q é pra fazer, vamos fazer direito neh!!!

Abraço!!!!

Marcelo
17/09/2003, 22:22
Fabio,

Apenas completando o que o Eduardo disse: nem pense em colcoar o 6cc do Opala no câmbio/reduzida do Willys, a quebra é inevitável. :cry: O motor do Opala é muito forte :twisted: e a caixa original não vai agüentar o tranco, isso é fato. Idenpendente de como você dirige. :roll:
Em pouco tempo ela vai abrir o bico e dai teu bolso vai reclamar ainda mais... :cry: :cry:

Abraços,

Pavani
18/09/2003, 13:40
Mas acho que o câmbio de Toyota é MUITO pra esse motor.... Se não me engano, o nosso amigo tinha dito que tinha um câmbio de F100.... Dá pra por sim, mas aí vc teria que fazer uma adaptação com uma flange que acople tudo, só que com a redução original, vc não vai muito longe....
Tem vários tipos de câmbio pra por no jeep.... Mas o câmbio Clarkc seria melhor que é o mesmo usado na Ranger... Só não sei em relação a tração.... POr que a tração da Ranger, é ligada por botão.... E não alavanca....
Digo que o câmbio da Toyota é muito, pelo fato dele ser muito mais caro... Mas também MUITO mais resistente.... Mas sei que não é fácil em relação ao bolso.... :?
Abraço....
Pavani

Fabio Buoso
18/09/2003, 13:59
Senhores...mais uma vez agradeço pelos conselhos!!!

Já descartei o BF de cogitação, voltei ao antigo projeto do motor de Opala 6 cilindros mesmo!!!!! :D
Quanto ao câmbio, vou usar o Clarck da C-20, com o Kit Deep Tec para a redução....acho q não terei problemas utilizando as peças deles, pois todos falam muito bem dos conjuntos q eles desenvolveram!!!!

Mais uma vez obrigado e qqer outro conselho é bem vindo!!

[]´s

EduardoLang
18/09/2003, 14:47
Então pessoal,

Mas em se tratando de usar o câmbio da F100, qual seria a opção para a tração/reduzida????


sds

EduardoLang
18/09/2003, 14:52
Fábio,


Não se esqueça que vc NECESSÁRIAMENTE terá que efetuar a vistoria do seu carro após todas as modificações, então, não se esqueça que o motor deverá ter o número sem alterações e também que vc terá que ter a Nota fiscal do mesmo para a comprovação de idoniedade da peça.


SDS

Marcelo
18/09/2003, 18:44
Fábio,

Já que você decidiu pelo Clark, uma boa opção de reduzida é a da Toyota. :lol: :lol: Tem kit da Deep Tech pra isso ( :roll: se não me engano :roll: ).
A brincadeira não vai sair barato, :cry: mas em compensação o Jeep vai ficar muito nervoso!!! :twisted: :twisted: :shock: :shock: :twisted: :twisted:

[ ] adaptados,

Américo
18/09/2003, 19:39
Quer dizer que a tração e reduzida original do jeep não aguenta o tranco do conjunto: motor 6cc opala/cãmbio 5m da c-20?

Pedro Américo (Agora com mais dúvidas) :oops:

Pavani
18/09/2003, 19:49
Pedro....
Eu não sei não viu.... Por que antigamente todo mundo colocava o motor do opala com o câmbio original do jeep... E pelo o que eu me lembro era muito bom....
Mas sei lá, eu não posso responder isso....
Abraço....
Pavani

Giovani
19/09/2003, 00:16
Quer dizer que a tração e reduzida original do jeep não aguenta o tranco do conjunto: motor 6cc opala/cãmbio 5m da c-20?

:D Grande Américo!!!

:D Não agüenta! Vc poderá andar bem com ela, mas é só uma questão de tempo... Ou de trilha... :wink:
[]'s


Eu não sei não viu.... Por que antigamente todo mundo colocava o motor do opala com o câmbio original do jeep... E pelo o que eu me lembro era muito bom....

:D Grande Pavani!!!

:D Bem antigamente, quando se usava o Jeep só para ir até o sítio... :lol: Ou então estavam falando do Opala 4 cilindros... :wink:
[]'s

walter.andreis
19/09/2003, 12:17
Bom Pessoal...
Há controvérsias....
Meu mecânico usa um motor V6 4.2 da F250, no CJ de Indoor dele, e usa a caixa de tração original do Willys.. e SEM REFORÇO ainda (prolong, etc)...
Se a caixa de tração original que está instalada no meu CJ com motor 4.1MPFI aguentar o mesmo tanto que a caixa dele aguentou nos indoors, já está de bom tamanho!!!

Ps.: A caixa do CJ-Indoor dele fica engatada a tração FULL-TIME...

[]'s

Pavani
19/09/2003, 13:45
Walter... ENtão vc acha que não é preciso trocar o câmbio?!?
E pra adaptar esse motor?!? Estamos dfalando do motor do opala né?!? :lol:
Pra daptar esse motor exige muita modificação ou não?!?
Abraço....
Pavani

Giovani
19/09/2003, 20:51
Bom Pessoal...
Há controvérsias....

:D Grande Walter!!!

:D Se não houvesse não teria graça! :lol:
:D Tchê, eu vi acontecer ao vivo! BUMMMMM!!!!! E não foi só uma! Todas de que tive notícia! Fora os que só usam o Jeep pra passear... :wink:
[]'s

walter.andreis
19/09/2003, 22:04
:D Grande Walter!!!

:D Se não houvesse não teria graça! :lol:
:D Tchê, eu vi acontecer ao vivo! BUMMMMM!!!!! E não foi só uma! Todas de que tive notícia! Fora os que só usam o Jeep pra passear... :wink:
[]'s

Hmmmm... modificações mal feitas também ocasionam quebras! :wink:
Hehehehehe.. não sei de quem que eu ouvi isso aki no fórum :oops: :wink: ...
O caso é que estas que você viu / ouviu, podem ter sido mal adaptadas, como pode ser que meu mecânico esteja com 1 sorte lascada... (sentiu o trocadilho? :D )
Em todo caso, como já estou gastando D+ na reforma do meu CJ, vou colocar a cx. original mesmo, pois eu já tinha ela... futuramente quem sabe eu troque por uma da Band....



Walter... ENtão vc acha que não é preciso trocar o câmbio?!?
E pra adaptar esse motor?!? Estamos dfalando do motor do opala né?!?
Pra daptar esse motor exige muita modificação ou não?!?
Abraço....

Pavani,
Como vc já deve ter percebido, PODE acontecer de quebrar e PODE não acontecer... questão de adaptação ou sorte.... :D
O motor Opala 4.1 é quase o mesmo 4.1MPFI, fora a injeção / tecnologia / etc etc etc...
O trabalho que dá para adaptar um motor 6cc Opala é praticamente o mesmo trabalho que se tem para adaptar o 4.1MPFI da Silverado... por estas e outras que optei pelo MPFI...

[]'s

Mauro B.
20/09/2003, 20:27
Oi pessoal !!! :D

Tudo bem que a redução da Band é mais forte que a original, mas como o Pavani falou, é verdade que antigamente praticamente só se usava o câmbio e reduzida do jeep 6cil, e não era só pra ir ao sítio não! Era trilha mesmo! Mas acontece que o pessoal cada ver mais quer dar "porrada" na trilha, o que é natural, e daí tem que partir para outras soluçõe mais fortes: começou pelo cambio, e agora tão tbm mudando a reduzida...$$$....nunca foi tão caro fazer um "passeio" com o jeep...! :cry:

[]'s

Giovani
20/09/2003, 23:36
Hmmmm... modificações mal feitas também ocasionam quebras! :wink:
Hehehehehe.. não sei de quem que eu ouvi isso aki no fórum :oops: :wink: ...


:D Grande Walter!!!

:lol: Tem razão... Alguém já disse isso... :lol: :lol: :lol:


Mas acontece que o pessoal cada ver mais quer dar "porrada" na trilha, o que é natural, e daí tem que partir para outras soluçõe mais fortes...

:D Grande Mauro!!!

:D Isso é verdade! A maneira como se anda também é fundamental para a durabilidade do conjunto mecânico!!! Ninguém poupa os Jeep's... Talvez seja por isso que o mecânico do Walter esteja com "sorte".... :lol: Outra: um mecânico pode mexer no próprio Jeep, tantas vezes quantas forem preciso, sem dizer isso pra ninguém... :wink: Ao passo que nós, reles mortais, só vão na oficina quando quebra! :wink: Disso eu sei, pois meu amigo, que é mecânico já desmontou a mecânica (2.5 TDi) da Rural dele umas 5 vezes, em menos de 6 meses, só para arrumar "detalhes", que nós jamais faríamos. :wink:
[]'s

walter.andreis
21/09/2003, 00:53
A maneira como se anda também é fundamental para a durabilidade do conjunto mecânico!!! Ninguém poupa os Jeep's... Talvez seja por isso que o mecânico do Walter esteja com "sorte".... :lol:

Hmmm.. lá de Umuarama vou enviar 2 fotos aqui no tópico..
Uma antes de começar um indoor, e 1 depois de terminado... com as fotos da pra tirar 1 base da poupação do Jeep dele... :twisted: :wink:
[]'s

Pedro Bachir
21/09/2003, 19:28
E ae?

Só para dar o meu relato, aqui na minha cidade, tem 2 rurais com perkins(usam muito por aqui), cx da D-20 e cx de redução original e uma o cara tem assim a muito tempo e não da problema e olha que ele faz trem pesado. Tem f-75 com ranger V6 e redução original, tem 3.6 da F- 1000 com redução original.
O que adaptou perkins nas rurais, é o que adaptou cx de C-10 na minha F- 75, o cara é bom de serviço. O lema dele é "tendo dinheiro eu adapto até motor de avião" :lol: :lol: :lol:

flw