Conectar

Ver Versão Completa : Estepe diferente do Pneu que está rodando

andrecneto
29/04/2005, 17:45
Uma dúvida:

Ouvi um amigo falar que trocou os pneus da caminhonete, mas como trocou de medidas, comprou 5 pneus, por que:

- A medida que ele comprou era 31'x10,5' e o estepe original seria 235 x 75 (todos aro 15).

- Se ele precisasse trocar um pneu de tras, como o 31' tem diâmetro maior e o 235, menor, um lado rodaria mais que o outro e assim forçaria muito o diferencial.

Então vai minha dúvida: o próprio diferencial não compensa essa diferença se for no eixo de trás? No caso dele, não tem blocante (tem mais não é "full", é uma ranger). Por que, então como faria nas curvas??

Me preocupei com isso por que tenho 245 x 75 x 16 e o meu estepe é 215R x 16. Diferença equivalente.

Gostaria da opinião dos Senhores.

grande abraço,
andré

Eduardo Velo
29/04/2005, 17:52
O que vai acontecer é um arraste da roda menor , mas não compromete o diferencial ...
Fica ruim pra dirigir , trocando na frente ou atras , só isso ...

[]s...

Edintruder
30/04/2005, 18:50
Se o diferencial tiver bloqueio, mesmo que limitado, esse sofrerá com essa diferença, porém se não tiver nenhum tipo de bloqueio o diferencial fará todo o trabalho sem reclamações, o máximo que acontecerá é uma tendência a fazer curvas como se estivesse desalinhado.

Sergio Rocha
01/05/2005, 18:32
Não se esqueçam q a tração não funciona com pneus diferentes em diametro. :wink:

NeRo
01/05/2005, 19:41
Como o Sérgio falou, só deve se preocupar se tracionado... o certo mesmo é manter os pneus traseiros no diâmetro correto, furou o de trás? Joga um da frente pra trás.
Mas eu já andei tracionado com pneu menor atrás (devagar e no barro), chegando no asfalto desliguei o 4x4 e fui embora devagar, depois o JR abriu e diferencial e tava tudo como novo. :D
Pq não fiz o que recomendei? Pq eu tava com o motor estourando, foram umas 10 horas de trilha no sufoco, chovendo e eu não ia zuar mais o grupo por causa de um diferencial. :D
Mas se tiver que percorrer longas distâncias é melhor igualar os diâmetros sim.

andrecneto
02/05/2005, 09:56
Ótimo!!!!

Tirei todas as conclusões que esperava!

Êita grupinho bão.....

tio
02/05/2005, 23:01
Não se esqueçam q a tração não funciona com pneus diferentes em diametro. :wink:

senti isso na ultima trilha....um pneu traseiro furou e coloquei o estepe....
fiquei com um 3k de um lado e um 31' do outro......na primeira subida leve , patinou e nao foi....só com tração.