PDA

Ver Versão Completa : Homocinetica Hilux

jorge.duarte
31/01/2011, 20:08
Amigos,
hoje levei minha Hilux, para trocar as coifas da homocinetica. Levei ao mecanico que conheco e sei que é de confiança, porem ele nunca mexeu em Hilux e nao soube com tirar a homocinetica. O que fizemos:
1-Tiramos um tampinha na ponta da roda
2-tiramos um parafuso com um arruela, parecia que era fixada na ponta da homocinetica
3-Soltou toda linha de freio
4-Soltou o pivo inferior e superior
A partir daí achavamos que era só puxar o conjunto e a ponta homocinetica "deslizaria" pelo conjunto, mas nao saiu...

Alguem por favor poderia dar uma luz?!?

Obrigado!

dudu83
31/01/2011, 23:54
Que coincidencia! hoje fui numa auto peças e tinha uma homocinetica de hilux no balcao, reparei que numa extremidade tinha uma porca e na outra tinha tipo uma "trava", acho que vai ter que abrir o diferencial pra soltar....

guilhermeabreu
01/02/2011, 01:07
Amigos,
hoje levei minha Hilux, para trocar as coifas da homocinetica. Levei ao mecanico que conheco e sei que é de confiança, porem ele nunca mexeu em Hilux e nao soube com tirar a homocinetica. O que fizemos:
2-tiramos um parafuso com um arruela, parecia que era fixada na ponta da homocinetica
A partir daí achavamos que era só puxar o conjunto e a ponta homocinetica "deslizaria" pelo conjunto, mas nao saiu...

Obrigado!

TENHO UMA SW4 93

E ha 8 anos atras estava de férias na praia e ví a coifa rasgada , vim a Campos e comprei uma coifa do MONZA hoje já tem no paralelo para a SW4 por R$25,00 a original deve estar por uns R$400,00 .

Ví o mecanico lá do interior trocar a coifa , parecia que era fácil , mas ele teve dificuldade tb , não conseguiu retirar o lado da roda sem desmontar tudo , nunca havia trocado uma de HILUX , mas ele é muito inteligente pelo que ví fazer , ele não abriu o diferencial não , ele desmontou o lado todo alí e retirou a homocinética lá da caixa para conseguir tirar do lugar , achei meio extranho e fiquei com medo de dar errado , mas acompanhei bem de perto e ví a montagem e ficou 100% .

guilhermeabreu
01/02/2011, 01:08
Amigos,

Obrigado!

Obrigado![/QUOTE]

TENHO UMA SW4 93

E ha 8 anos atras estava de férias na praia e ví a coifa rasgada , vim a Campos e comprei uma coifa do MONZA hoje já tem no paralelo para a SW4 por R$25,00 a original deve estar por uns R$400,00 .

Ví o mecanico lá do interior trocar a coifa , parecia que era fácil , mas ele teve dificuldade tb , não conseguiu retirar o lado da roda sem desmontar tudo , nunca havia trocado uma de HILUX , mas ele é muito inteligente pelo que ví fazer , ele não abriu o diferencial não , ele desmontou o lado todo alí e retirou a homocinética lá da caixa para conseguir tirar do lugar , achei meio extranho e fiquei com medo de dar errado , mas acompanhei bem de perto e ví a montagem e ficou 100% .

moswaldo
01/02/2011, 10:12
Todo o conjunto da homocinética deve ser retirado, inclusive deve ser engraxado novamente todo o sistema com graxa azul.

Abraços

Marco

lcalonso
25/06/2012, 08:36
Amigos, minha Japa SW4 1993 está fazendo um barulho intermitente muito estranho na roda dianteira direita, parece que está moendo tudo na roda. Não sou profundo conhecedor de mecânica... Um conhecido disse que pode ser a junta ou o semi-eixo da homocinética, mas não saiu da casa do achismo. Alguém poderia indicar um mecânico de confiança Rio de Janeiro (capital)?
Agradeço e Abraços.

Luiz Alonso

guilhermeabreu
25/06/2012, 14:13
Amigos, minha Japa SW4 1993 está fazendo um barulho intermitente muito estranho na roda dianteira direita, parece que está moendo tudo na roda. Não sou profundo conhecedor de mecânica... Um conhecido disse que pode ser a junta ou o semi-eixo da homocinética, mas não saiu da casa do achismo. Alguém poderia indicar um mecânico de confiança Rio de Janeiro (capital)?
Agradeço e Abraços.

Luiz Alonso

LUIZ ALONSO

Pelo relato é ísto mesmo , COMPRA ORIGINAL NA AMÉRICA OU FERRAÇO , e troca com um mecanico de confiança aí do Rio , o pessoal aqui já deu dicas de mecanicos aí , mas devem dar a vc de novo .

titanium
25/06/2012, 18:29
Luiz,

Se for um barulho de Tlec Tlec Tlec que faz SÓ quando trepida, aposte que são as BUCHAS da Homocinética!

Agora, se for algo Constante (em linha reta, em pista lisa), aí pode ser isso que você falou.

Se for o lance da trepidação, ligue na América, fale com o Ricardo e veja com ele as "Buchas da Manga do Eixo" (Buchas da Homocinética).
Ele não vai saber o que é isso! Então vai lhe pedir os códigos (CÓDIGOS estão em AZUL)...
2 x 90381-30003 (R$ 160,00 CADA UM) = 320,00
2 x 90381-30006 (R$ 80,00 CADA UM) = 160,00
TOTAL = 480,00 pelas 4 Buchas, sendo 2 (uma para cada lado) internas e 2 (uma para cada lado) externas.

No meu caso aconteceu isso...
Veja se o seu é o mesmo.

E confirme os códigos no http://www.toyodiy.com/
Para isso, informe o número do seu CHASSI no campo apropriado e vá em "Powertrain/Chassis" > "Front Drive Shaft".

Espero ter ajudado.

Abração.

lcalonso
25/06/2012, 22:50
Valeu Guilherme, vou na sua dica e escrevo dizendo o veredito. Valeu pacas!

lcalonso
25/06/2012, 22:54
Luiz,

Se for um barulho de Tlec Tlec Tlec que faz SÓ quando trepida, aposte que são as BUCHAS da Homocinética!

Agora, se for algo Constante (em linha reta, em pista lisa), aí pode ser isso que você falou.

Se for o lance da trepidação, ligue na América, fale com o Ricardo e veja com ele as "Buchas da Manga do Eixo" (Buchas da Homocinética).
Ele não vai saber o que é isso! Então vai lhe pedir os códigos (CÓDIGOS estão em AZUL)...
2 x 90381-30003 (R$ 160,00 CADA UM) = 320,00
2 x 90381-30006 (R$ 80,00 CADA UM) = 160,00
TOTAL = 480,00 pelas 4 Buchas, sendo 2 (uma para cada lado) internas e 2 (uma para cada lado) externas.

No meu caso aconteceu isso...
Veja se o seu é o mesmo.

E confirme os códigos no http://www.toyodiy.com/
Para isso, informe o número do seu CHASSI no campo apropriado e vá em "Powertrain/Chassis" > "Front Drive Shaft".

Espero ter ajudado.

Abração.

Obrigado pela dica titanium! O barulho é esse mesmo tlec tlec tlec, mas faz em momentos distintos, as vezes em linha reta devagar, as vezes em curvas... Não tenho um parâmetro definido. Mas estou bem confiante que seja
somente as bucha$$$... Valeu! Escrevo para dizer o veredito. Abraços.

lcalonso
25/06/2012, 22:57
LUIZ ALONSO

Pelo relato é ísto mesmo , COMPRA ORIGINAL NA AMÉRICA OU FERRAÇO , e troca com um mecanico de confiança aí do Rio , o pessoal aqui já deu dicas de mecanicos aí , mas devem dar a vc de novo .

Valeu Guilherme, vou na sua dica e escrevo dizendo o veredito. Valeu pacas!

Ezahn
25/06/2012, 23:58
Agradeço e Abraços.

Luiz Alonso

Luiz, se a sua tem roda livre manual e ela estiver em Free, e o câmbio da tração desligado (ou seja, configuração normal de uso diário) então o eixo dianteiro está todo parado, inclusive estas juntas homocinéticas. Logo o barulho não deve ser do homocinético ou o semi eixo. Agora se a sua tem roda livre automática ai muda a conversa, pois neste caso estas peças estão sempre em movimento. Veja se faz diferença no barulho com a tração engrenada.
Agora no caso das buchas não sei dizer pois não entendi bem onde elas ficam.
Espero ter ajudado
Abraços

lcalonso
26/06/2012, 17:14
Luiz, se a sua tem roda livre manual e ela estiver em Free, e o câmbio da tração desligado (ou seja, configuração normal de uso diário) então o eixo dianteiro está todo parado, inclusive estas juntas homocinéticas. Logo o barulho não deve ser do homocinético ou o semi eixo. Agora se a sua tem roda livre automática ai muda a conversa, pois neste caso estas peças estão sempre em movimento. Veja se faz diferença no barulho com a tração engrenada.
Agora no caso das buchas não sei dizer pois não entendi bem onde elas ficam.
Espero ter ajudado
Abraços

Caro Esahn, adianto que meu sistema de roda livre é manual, vou fazer esse teste... Sua dica seria deixar a tração desligada (luz do painel 4wd apagada) e somente a tração traseira estaria em funcionamento, isso? todo o sistema dianteiro estaria off e a homocinética desabilitada... Agradeço imensamente a ajuda. Abraços.

Ezahn
26/06/2012, 21:24
Caro Esahn, adianto que meu sistema de roda livre é manual, vou fazer esse teste... Sua dica seria deixar a tração desligada (luz do painel 4wd apagada) e somente a tração traseira estaria em funcionamento, isso? todo o sistema dianteiro estaria off e a homocinética desabilitada... Agradeço imensamente a ajuda. Abraços.

É, a dica é esta. Se estiver em 4x2 no cambio e na roda livre em free então as homocinéticas não giram, fica tudo parado dentro do eixo dianteiro. A junta homocinética é a peça que permite o eixo de tração esterçar. Com a tração desligada a junta esterça mas sem rotação, pode até fazer algum barulho, mas com a tração devidamente acionada 4x4 no câmbio e na roda, ai ela esterça girando. Se o problema for ela o barulho deve ficar bem mais forte ou constante. O famoso toc...toc..toc... é justamente o barulho característico de fazer curva com o homocinético ruim acionado (no caso de carro comum, tração dianteira, o homocinético esta sempre acionado).

Com a tração desligada este barulho pode ser rolamento de roda, ou a própria roda livre (botão que tem no centro da roda dianteira). Alias, verifique se o seletor não está no meio do caminho entre o free e o lock.
Faca estes teste s de o seu parecer.
Abraços

wagão
02/01/2014, 08:51
Galera do fórum, primeiramente um feliz 2014 a todos, e vamos ao ''problema''....
As sw4 95 possuem homocinéticas com buchas de cobre ao invés de rolamento como nas sr5, então fica a duvida minha sw esta com folga nas pontas devido ao desgaste das buchas, então qual a solução? onde comprar as buchas? torneiro será que faz? ou se vale a pena colocar rolamento(não sei se dá)?
Fico no aguardo dos amigos...

Freitag
02/01/2014, 11:28
Prezado amigo, primeiramente um feliz 2014. Como a minha é eixo rígido não vou poder ajudar mas decerto a bucha um torneiro mecânico vai fazer sem qualquer problema. Daqui a pouco os amigos vão dar uma solução. Veja na Ferraço auto peças ou América. Forte abraço.

Cipozzy
05/01/2014, 21:01
Olá Wagao, um feliz ano pra vc também! Muita paz!!! Tenho esse mesmo problema do lado direito da minha vtr. Já desmontei e não vi nada de bucha, vi o desgaste mas meu mecânico disse que não dá pra embuchar. Mesmo assim estranho. Bom esperamos a ajuda dos nossos amigos do fórum.. Um abraço!

HERICK
06/01/2014, 05:51
Galera do fórum, primeiramente um feliz 2014 a todos, e vamos ao ''problema''....
As sw4 95 possuem homocinéticas com buchas de cobre ao invés de rolamento como nas sr5, então fica a duvida minha sw esta com folga nas pontas devido ao desgaste das buchas, então qual a solução? onde comprar as buchas? torneiro será que faz? ou se vale a pena colocar rolamento(não sei se dá)?
Fico no aguardo dos amigos...

No seu lugar não faria qualquer tipo de adaptação, visto que você está usando pneus 33, bem mais pesados que os de fábrica, coloque peças originais e seja feliz! Um forte abraço.

wagão
06/01/2014, 16:38
valeu galera pelas dicas..... eu vo i levando mais um tempo.... dae quando para ela vo da uma revisada geral, freios, rolamentos e as benditas buxas da homocinetica que pelo geito foi o ponto fraco delas em durabilidade, todas que olho possuem folga!

Cipozzy
25/01/2014, 01:07
Boa Viatureiros!!! Afinal existe ou não essas buchas nas japinhas? Alguém conhece e pode nos ajudar?

guilhermeabreu
29/01/2014, 22:04
WAGÃO

X2 as palavras do HERICK , se com a peça origianl vc vê folga , imagina uma GAMBIARRA DE UMA BUCHA FEITA EM FUNOD DE QUINTAL ???

Ligue para AMÉRICA ou FERRAÇO e faça a cotação das homocinéticas , vc vai gastar uma só vez e ficar por longos 15 anos sem problemas de folga de homocinética .

titanium
27/05/2014, 00:17
Sim, existem as tais buchas!!
Elas são mais conhecidas como Bucha da Manga de Eixo.

É uma bucha de bronze que na América ou Ferraço custa uns 120 reais o par.
Algo assim..
LEmbro bem! Essa foi a última peça que mandei trocar na minha ex-Mariposa, pois fazia um barulho muito chato de homocinética (ferro batendo em ferro) quando andava em estrada de esburacada em 4x2.

:D

wagão
27/05/2014, 09:34
Titanium, exatamente, existe sim, 15 dias atrás mandei abrir tudo e da uma geral e mandei fazer as ''tais buchas de bronze'', gatei 150 num torneiro aqui da minha cidade, ficou bem boa e parou de bater, porem uma pequena folga ficou.
Depois de ter mandado embuchar fiz uma viagem de torres ao chui só pela praia, são 600 e poucos kms de beira mar.... a viatura se comportou bem e as homocinéticas estão 100%!
Acho que resolvi o meu problema.... sendo que meu mecânico falou que não vai mais fazer, só trocando as homocinéticas na próxima.... kkkkk acho que deu trabalho...

TCHEIGOR
27/05/2014, 12:45
Titanium, exatamente, existe sim, 15 dias atrás mandei abrir tudo e da uma geral e mandei fazer as ''tais buchas de bronze'', gatei 150 num torneiro aqui da minha cidade, ficou bem boa e parou de bater, porem uma pequena folga ficou.
Depois de ter mandado embuchar fiz uma viagem de torres ao chui só pela praia, são 600 e poucos kms de beira mar.... a viatura se comportou bem e as homocinéticas estão 100%!
Acho que resolvi o meu problema.... sendo que meu mecânico falou que não vai mais fazer, só trocando as homocinéticas na próxima.... kkkkk acho que deu trabalho...

E aí Wagão, beleza? desculpem o off topic, mas tu fez um relato dessa trip até o chui? Tenho umas dúvidas e queria fazer esse percurso tbem!

titanium
27/05/2014, 14:40

Beleza Wagão!
Bão que resolveu!!!

É um barulho chato demais... parece carro véio, ne!? rsrs
Eu não gostava e mandei arrumar, mesmo meu mecânico dizendo que não precisava (na verdade, ele não queria desmontar tudo pra trocar só a bucha)..

Mas comprei ela ORIGINAL na América por um preço bem bacana.
Valeu a pena!

Mas fazer no torneiro também resolve! rsrsrs.
Você tomou cuidado de fazer um desgaste por dentro da peça para correta lubrificação??

Cipozzy
28/05/2014, 23:57
Valeu galera! Continuo com o barulho chato, na verdade já acostumei, mas realmente parece carro véio! Vou checar nas auto peças! Obrigado!

mendonca.thiago
08/08/2019, 21:56
Boa noite pessoal, tenho uma hilux 2011 srv 3.0 At e nela está instalado um kit de amortecedores offshox 2” + pneu maxis bighorn 305/70 r16 + espassasores roda 30mm. Pela segunda vez estou tendo problemas com a coifa da homocinetica do lado direito carona, segundo meu mecanico isso acontece de fato por estar usando um pneu muito grande e também espassadores de roda. Gostaria de saber se alguém poderia me ajudar, se preciso mexer em mais alguma adaptação ou somente diminuindo tamanho do pneu e retirando espassadores ? Obrigado

rsfvet
23/01/2021, 17:17
Boa tarde pessoal,
sou novo por aqui e queria ver se poderiam me ajudar
tenho uma hillux sw4 2000 diesel e qdo coloco ela no 4x4 a homocinetica parece estralar qdo dou o curso do volante. alguma ideia? o ideal seria a troca dela mesmo?