PDA

Ver Versão Completa : Cardan jogando óleo para todo lado

MÁVERICKI
31/01/2011, 17:43
Nobres senhores, gostaria de pedir ajuda para o seguinte fato, adquiri um CJ5 a quase um ano e tenho feito algumas mudanças no mesmo desde a aquisição, nada muito expressivo, devagar por causa das latinha$, e após regularizar a documentação do bicho, faço pequenos percursos nos finais de semana só com a molecada cerca de 15 km, mas no ultimo fim de semana fiz umpercurso maior cerca de 60 km no total e após a chegada ao verificar :putz:, percebi que o assoalho esta va todo lambrecado de óleo como se o cardan ao rodar o espalhasse sob o fundo e isso aconteceu no pé do cardã que vai para o eixo traseiro e na parte da frente do mesmo cardan. pergunto o seguinte.
1 É um problema sério ou eu mesmo posso trocar os retentores que presumo serem os causadores , sem precisar a levá-lo num mexanico.

2 percebi que tinha um pouco de mato enrolado no cardã entre a estrutura do eixo, isso pode ter causado a chuva de óleo ?

Grato pela atenção e por favor ajudem-me a resolver essa bagaça, grande abraço a todos.

homerohermida
31/01/2011, 18:14
1 - Pode ser o rententor. É relativamente fácil de trocar. Apesar de provavelmente não ser um grande problema, as complicações dele podem ser, visto que possivelmente o que vazou foi o óleo da caixa de transferência, que agora deve estar pelo menos com o nível abaixo do normal!
2 - Pode ser que o mato tenha contribuído para a falha do retentor e o conseqüente vazamento.

reslima
31/01/2011, 18:23
Verifique o retentor e luva do cardã, pois ela é a pista do retentor, se ela tiver gasta, não vai adiantar trocar o retentor, pois vai continuar vazando...
[]´s

chinelao4x4
31/01/2011, 19:36
da uma olhada se a braquiaria nao desloco o retentor de lugar, isso ja aconteceu comigo !

anselmorabello
31/01/2011, 20:06
Nobres senhores, gostaria de pedir ajuda para o seguinte fato, adquiri um CJ5 a quase um ano e tenho feito algumas mudanças no mesmo desde a aquisição, nada muito expressivo, devagar por causa das latinha$, e após regularizar a documentação do bicho, faço pequenos percursos nos finais de semana só com a molecada cerca de 15 km, mas no ultimo fim de semana fiz umpercurso maior cerca de 60 km no total e após a chegada ao verificar :putz:, percebi que o assoalho esta va todo lambrecado de óleo como se o cardan ao rodar o espalhasse sob o fundo e isso aconteceu no pé do cardã que vai para o eixo traseiro e na parte da frente do mesmo cardan. pergunto o seguinte.
1 É um problema sério ou eu mesmo posso trocar os retentores que presumo serem os causadores , sem precisar a levá-lo num mexanico.

2 percebi que tinha um pouco de mato enrolado no cardã entre a estrutura do eixo, isso pode ter causado a chuva de óleo ?

Grato pela atenção e por favor ajudem-me a resolver essa bagaça, grande abraço a todos.

Boa noite Marcos

Os feras acima já te deram uma boa orientação
Será ótimo vc postar umas fotos e assinalar onde esta o problema e ilustrar melhor a sua duvida.
Um abração

MÁVERICKI
31/01/2011, 20:38
Senhores esse forum é notável ,dentre outras coisas, pela participação incondicional dos senhores, obrigado pelos retornos. verificarei cada indicação com grande consideração e colocarei o retorno e as fotos.

Granmde abraço a todos e otima semana

Marcos "Willys"Paulo
CJ 1959
TROVÃO AZUL

MÁVERICKI
31/01/2011, 20:39
Reslima, meu caro , se o prolblema for a luva como disse , posso compra-la separadamente e colocar ?

Grande abraço

reslima
31/01/2011, 20:52
Sim, pode comprar e substituir... É provável que, caso desmonte em algum "mexânico" especializado, ele te indique encher a peça na solda e tornear, ou fazer uma bucha para aumentar o diâmetro, dando por conseguinte "pista" para o retentor, evitando que o óleo continue vazando... sinceramente acho o serviço porco e se a peça realmente estiver desgastada, EU trocaria ela!
Abraço...
REnato

fernando pelegrini
31/01/2011, 21:55
Mavericki, passei pelo mesmo problema ha um tempo atras. Voltando de sao francisco xavier e descendo a lenha no CJ, ao parar para reabastecer verifiquei que o assoalho do jipinho tava lavado de oleo.
vazou quase tudo. Por sorte nao perdi a coroa e pinhao... completei o nivel e na segunda-feira, mandei examinar. Foi só o retentor..
E com razao. Imagine um conjunto com mais de 30 anos de trabalho. provavelmente o retentor ainda era o original de fábrica. Troquei e ficoo 0Km!
Aproveite o check up e verifique os retentores das rodas e rolamentos...

MÁVERICKI
01/02/2011, 13:33
Pessoal me digam uma coisa, para eu efetuar a troca dos retentores é só soltar as cruzetas e puxar os cardãs e recoloca-los ou é preciso algo mais complicado.

Obrigado
[] jeepeiros

homerohermida
01/02/2011, 14:35
Depois de retirar o cardã, é preciso retirar a luva. Para isto você vai precisar de uma chave de caixa grande, que normalmente não é vendida nos jogos de ferramentas que tem por aí. A medida é 1 1/16", 1 1/8" ou 1 1/4". Não me lembro de cabeça. O torque é muito alto (mais de 200 lb.pé), logo a chave e a alavanca não pode ser "xing ling" e é complicado travar a luva para poder girar a porca. Mas passando estas dificuldades, retira-se a luva, e pronto!

Renan Folly
01/02/2011, 21:35
Também tenho que fazer essa troca na minha picape e quero saber quando sei que a luva está desgastada

MÁVERICKI
01/02/2011, 21:49
E ai Homero, boa noite, então para ter acesso ao retentor preciso tirar a tal luva ou não, e como o Renan disse, como saberemos se a mesma ta ruim. Desculpe o encomodo, mas para economizar queria ver se eu mesmo trocava esses retentores.

Grande abraço

rodrigo.hoffman
01/02/2011, 22:31
E ai Homero, boa noite, então para ter acesso ao retentor preciso tirar a tal luva ou não, e como o Renan disse, como saberemos se a mesma ta ruim. Desculpe o encomodo, mas para economizar queria ver se eu mesmo trocava esses retentores.

Grande abraço

Eu fiz esse serviço a poucos dias no meu..

Tem que tirar a luva sim para ter acesso ao retentor.. Para saber se a luva ta ruim vc da uma olhada nela.. Com o retentor novo na mão, veja se ele ta vedando bem.. Tem que entrar justinho e na luva nao pode ter degraus, imperfeições, essas coisas.. Tem que estar lisinho

Detalhe que qd tirar o retentor e a luva vai vazar óleo..

[ ]´s

anselmorabello
01/02/2011, 22:35

Grande abraço

Boa noite grande Marcos

Vai ai uma parte do manual do mecanico do Jeep Willys para vc ter uma ideia.

Um grande abraço

homerohermida
02/02/2011, 00:14

Grande abraço
O Rodrigo Hoffman já disse tudo! Com extrema propriedade! Aconselho a ler o manual atentamente primeiro. Analize se acha que irá lograr êxito. Caso não tenha as ferramentas apropriadas, o serviço ficará tão caro ou até mais do que ir ao mexânico... mas pelo menos ficará com elas! Mais um lembrete: o retentor sai com uma alavanca qualquer. Eu também coloco adesivo de silicone entre a luva e a arruela da porca, pois as usinagens das peças são ruins e com frequëncia vazamentos entre as estrias ocorrem. Lubrifique com um pouco de graxa os locais de contato entre o retentor e a luva.
Abs

MÁVERICKI
02/02/2011, 08:18
Muito obrigado pessoal, estou muito satisfeito com as rspostas dos senhores, vou colocar mãos a obra achei que o TROVÃO ia ficar um bom tempo parado por isso.

Sucesso a todos.

Biz
02/02/2011, 12:32
Se vc engraxou as cruzetas à pouco tempo, pode ser que com o percurso maior e consequentemente o aumento da temperatura seja simplesmente graxa qe a cruzeta jogou para fora.........o meu sempre faz isso quando mando engraxar as cruzetas.....posso estar errado mas se fosse o retentor o diferencial estaria todo "melecado" tmb.

rodrigo.hoffman
02/02/2011, 23:08
Só mais um detalhe importante e que muita gente não faz e colocar o feltro que vai na luva.. Se repararem ela tem um alojamento pro feltro pela parte de dentro (fica entre a luva e o retentor) pra evitar entrada de agua e outras sujeiras, preservando um pouco mais a vida util do retentor e da luva tb..

Segue fotos, nao muito boas pq são do celular :mrgreen:...

[ ]´s