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Ver Versão Completa : Cardan jogando óleo para todo lado



MÁVERICKI
31/01/2011, 17:43
Nobres senhores, gostaria de pedir ajuda para o seguinte fato, adquiri um CJ5 a quase um ano e tenho feito algumas mudanças no mesmo desde a aquisição, nada muito expressivo, devagar por causa das latinha$, e após regularizar a documentação do bicho, faço pequenos percursos nos finais de semana só com a molecada cerca de 15 km, mas no ultimo fim de semana fiz umpercurso maior cerca de 60 km no total e após a chegada ao verificar :putz:, percebi que o assoalho esta va todo lambrecado de óleo como se o cardan ao rodar o espalhasse sob o fundo e isso aconteceu no pé do cardã que vai para o eixo traseiro e na parte da frente do mesmo cardan. pergunto o seguinte.
1 É um problema sério ou eu mesmo posso trocar os retentores que presumo serem os causadores , sem precisar a levá-lo num mexanico.

2 percebi que tinha um pouco de mato enrolado no cardã entre a estrutura do eixo, isso pode ter causado a chuva de óleo ?

Grato pela atenção e por favor ajudem-me a resolver essa bagaça, grande abraço a todos.

homerohermida
31/01/2011, 18:14
1 - Pode ser o rententor. É relativamente fácil de trocar. Apesar de provavelmente não ser um grande problema, as complicações dele podem ser, visto que possivelmente o que vazou foi o óleo da caixa de transferência, que agora deve estar pelo menos com o nível abaixo do normal!
2 - Pode ser que o mato tenha contribuído para a falha do retentor e o conseqüente vazamento.

reslima
31/01/2011, 18:23
Verifique o retentor e luva do cardã, pois ela é a pista do retentor, se ela tiver gasta, não vai adiantar trocar o retentor, pois vai continuar vazando...
[]´s

chinelao4x4
31/01/2011, 19:36
da uma olhada se a braquiaria nao desloco o retentor de lugar, isso ja aconteceu comigo !

anselmorabello
31/01/2011, 20:06
Nobres senhores, gostaria de pedir ajuda para o seguinte fato, adquiri um CJ5 a quase um ano e tenho feito algumas mudanças no mesmo desde a aquisição, nada muito expressivo, devagar por causa das latinha$, e após regularizar a documentação do bicho, faço pequenos percursos nos finais de semana só com a molecada cerca de 15 km, mas no ultimo fim de semana fiz umpercurso maior cerca de 60 km no total e após a chegada ao verificar :putz:, percebi que o assoalho esta va todo lambrecado de óleo como se o cardan ao rodar o espalhasse sob o fundo e isso aconteceu no pé do cardã que vai para o eixo traseiro e na parte da frente do mesmo cardan. pergunto o seguinte.
1 É um problema sério ou eu mesmo posso trocar os retentores que presumo serem os causadores , sem precisar a levá-lo num mexanico.

2 percebi que tinha um pouco de mato enrolado no cardã entre a estrutura do eixo, isso pode ter causado a chuva de óleo ?

Grato pela atenção e por favor ajudem-me a resolver essa bagaça, grande abraço a todos.



Boa noite Marcos

Os feras acima já te deram uma boa orientação
Será ótimo vc postar umas fotos e assinalar onde esta o problema e ilustrar melhor a sua duvida.
Um abração

MÁVERICKI
31/01/2011, 20:38
Senhores esse forum é notável ,dentre outras coisas, pela participação incondicional dos senhores, obrigado pelos retornos. verificarei cada indicação com grande consideração e colocarei o retorno e as fotos.

Granmde abraço a todos e otima semana

Marcos "Willys"Paulo
CJ 1959
TROVÃO AZUL

MÁVERICKI
31/01/2011, 20:39
Reslima, meu caro , se o prolblema for a luva como disse , posso compra-la separadamente e colocar ?

Grande abraço

reslima
31/01/2011, 20:52
Sim, pode comprar e substituir... É provável que, caso desmonte em algum "mexânico" especializado, ele te indique encher a peça na solda e tornear, ou fazer uma bucha para aumentar o diâmetro, dando por conseguinte "pista" para o retentor, evitando que o óleo continue vazando... sinceramente acho o serviço porco e se a peça realmente estiver desgastada, EU trocaria ela!
Abraço...
REnato

fernando pelegrini
31/01/2011, 21:55
Mavericki, passei pelo mesmo problema ha um tempo atras. Voltando de sao francisco xavier e descendo a lenha no CJ, ao parar para reabastecer verifiquei que o assoalho do jipinho tava lavado de oleo.
vazou quase tudo. Por sorte nao perdi a coroa e pinhao... completei o nivel e na segunda-feira, mandei examinar. Foi só o retentor..
E com razao. Imagine um conjunto com mais de 30 anos de trabalho. provavelmente o retentor ainda era o original de fábrica. Troquei e ficoo 0Km!
Aproveite o check up e verifique os retentores das rodas e rolamentos...

MÁVERICKI
01/02/2011, 13:33
Pessoal me digam uma coisa, para eu efetuar a troca dos retentores é só soltar as cruzetas e puxar os cardãs e recoloca-los ou é preciso algo mais complicado.

Obrigado
[] jeepeiros

homerohermida
01/02/2011, 14:35
Depois de retirar o cardã, é preciso retirar a luva. Para isto você vai precisar de uma chave de caixa grande, que normalmente não é vendida nos jogos de ferramentas que tem por aí. A medida é 1 1/16", 1 1/8" ou 1 1/4". Não me lembro de cabeça. O torque é muito alto (mais de 200 lb.pé), logo a chave e a alavanca não pode ser "xing ling" e é complicado travar a luva para poder girar a porca. Mas passando estas dificuldades, retira-se a luva, e pronto!

Renan Folly
01/02/2011, 21:35
Também tenho que fazer essa troca na minha picape e quero saber quando sei que a luva está desgastada

MÁVERICKI
01/02/2011, 21:49
E ai Homero, boa noite, então para ter acesso ao retentor preciso tirar a tal luva ou não, e como o Renan disse, como saberemos se a mesma ta ruim. Desculpe o encomodo, mas para economizar queria ver se eu mesmo trocava esses retentores.

Grande abraço

rodrigo.hoffman
01/02/2011, 22:31
E ai Homero, boa noite, então para ter acesso ao retentor preciso tirar a tal luva ou não, e como o Renan disse, como saberemos se a mesma ta ruim. Desculpe o encomodo, mas para economizar queria ver se eu mesmo trocava esses retentores.

Grande abraço

Eu fiz esse serviço a poucos dias no meu..

Tem que tirar a luva sim para ter acesso ao retentor.. Para saber se a luva ta ruim vc da uma olhada nela.. Com o retentor novo na mão, veja se ele ta vedando bem.. Tem que entrar justinho e na luva nao pode ter degraus, imperfeições, essas coisas.. Tem que estar lisinho

Detalhe que qd tirar o retentor e a luva vai vazar óleo..

[ ]´s

anselmorabello
01/02/2011, 22:35
E ai Homero, boa noite, então para ter acesso ao retentor preciso tirar a tal luva ou não, e como o Renan disse, como saberemos se a mesma ta ruim. Desculpe o encomodo, mas para economizar queria ver se eu mesmo trocava esses retentores.

Grande abraço


Boa noite grande Marcos

Vai ai uma parte do manual do mecanico do Jeep Willys para vc ter uma ideia.

Um grande abraço

homerohermida
02/02/2011, 00:14
E ai Homero, boa noite, então para ter acesso ao retentor preciso tirar a tal luva ou não, e como o Renan disse, como saberemos se a mesma ta ruim. Desculpe o encomodo, mas para economizar queria ver se eu mesmo trocava esses retentores.

Grande abraço
O Rodrigo Hoffman já disse tudo! Com extrema propriedade! Aconselho a ler o manual atentamente primeiro. Analize se acha que irá lograr êxito. Caso não tenha as ferramentas apropriadas, o serviço ficará tão caro ou até mais do que ir ao mexânico... mas pelo menos ficará com elas! Mais um lembrete: o retentor sai com uma alavanca qualquer. Eu também coloco adesivo de silicone entre a luva e a arruela da porca, pois as usinagens das peças são ruins e com frequëncia vazamentos entre as estrias ocorrem. Lubrifique com um pouco de graxa os locais de contato entre o retentor e a luva.
Abs

MÁVERICKI
02/02/2011, 08:18
Muito obrigado pessoal, estou muito satisfeito com as rspostas dos senhores, vou colocar mãos a obra achei que o TROVÃO ia ficar um bom tempo parado por isso.

Sucesso a todos.

Biz
02/02/2011, 12:32
Se vc engraxou as cruzetas à pouco tempo, pode ser que com o percurso maior e consequentemente o aumento da temperatura seja simplesmente graxa qe a cruzeta jogou para fora.........o meu sempre faz isso quando mando engraxar as cruzetas.....posso estar errado mas se fosse o retentor o diferencial estaria todo "melecado" tmb.

rodrigo.hoffman
02/02/2011, 23:08
Só mais um detalhe importante e que muita gente não faz e colocar o feltro que vai na luva.. Se repararem ela tem um alojamento pro feltro pela parte de dentro (fica entre a luva e o retentor) pra evitar entrada de agua e outras sujeiras, preservando um pouco mais a vida util do retentor e da luva tb..

Segue fotos, nao muito boas pq são do celular :mrgreen:...

[ ]´s