PDA

Ver Versão Completa : Óleo Motor TR4



folador
31/01/2011, 15:45
Senhores, criei um novo tópico porque não achei nenhuma discussão a respeito deste assunto.

A minha dúvida é: Dá pra usar outro óleo na TR4 que não seja o Castrol Magnatec 10W40?

E desta, seguem algumas derivadas:
Dá pra usar qualquer outro semi sintetico 10W40?
e Mineral? Se mudar para o Mineral tem que fazer a descarbonização do motor?

E ainda tenho o agravante (ou não) da minha estar com mais de 100 mil.

Agradeço se puderem relatar a experiência de vocês.
Obrigado!

domfernao
31/01/2011, 15:56
Acabei de trocar o da minha..36,00 o litro (4L) com filtro. Acho que da pra usar outro sim, no propio manual tem uma parte que fala do oleo ideal de acordo com a temperatura ambiente da sua região. Mas sei que esse é mais indicado pra anda-pára do transito e pra quem usa fora de estrada.

Forte Abraço.

J.Carlos
01/02/2011, 16:32
Folador,

Desde que vc siga as recomendações do fabricante, vale dizer, óleo 10w40, não precisa necessariamente ser da CASTROL, pode ser de qualquer outro fabricante de marca idônea, p. ex., TEXACO, ESSO, TOTAL ( são alternativas bem confiáveis e de qualidade ). Outra dica, compre em loja de auto-peças ou distribuidora de lubrificantes embalagens de 4 lts ou mesmo galão de 20 lts e pague para trocar em auto postos, sai muito mais barato.

antoniogeo
13/10/2011, 17:41
Senhores,

Pra não abrir outro tópico ou ficar a impressão de que o assunto não foi pesquisado, vou dar uma leve ressuscitada neste tópico aqui mesmo... minha dúvida ainda é sobre o óleo a ser usado na TR4...

Numa oficina 4x4 que fui, me disseram que eu poderia usar outro óleo que não o Magnatec (me recomendaram o SM 15w40)..... na MitCar, o pessoal disse que usa o Magnatec 10w40.... no manual, fala sobre utilizar o Magnatec 20w40 ou 20w50...:?:?:?

Então, gostaria que os colegas informassem o tipo de óleo que usam em suas respectivas TR4... porque a dúvida ainda continua sobre qual óleo utilizar....:cool:

FabioTr4
14/10/2011, 16:16
Preciso me aprofundar no tema, mas é estranho num paí tropical com co variações de temperatura mais ascendentes sugerirem ( e eu utilizei na última troca por falta de opção-Magnatec) 10W40. Aqui faria frio suficiente para um óleo 10? Mas faz calor para um óleo 50, não? Mas a especificação veio como API SN.
Castrol e Mit= alguém ganhando...

edneicabofrio
14/10/2011, 17:56
Todos os mecânicos que eu levei minha viatura me recomendaram o MOTUL 10w40. É um óleo para troca de 10 em 10k, mas costumo troca-lo de 5 em 5k por segurança. :dance:

accel
17/10/2011, 10:49
Eu usei na ultima troca Mobil Super 10w40.
Não é bom ficar trocando de especificacao de oleo em um motor que sempre usou somente uma especificação..
portanto usem 10w40 mesmo, mas escolhar uma marca boa, tipo Mobil, Total, Shell, Motul,, etc etc.

edvarciriaco
20/10/2011, 21:32
sinceramente prefiro usar o MAGNATEC apesar de ser caro pacas

antoniogeo
20/10/2011, 22:42
Também não acho legal esse negócio de ficar trocando de óleo...

Só que na oficina onde levo o carro colocaram o Mobil 15w40, e não o 10w40... quando eu vi já era tarde... quanto à marca, não entendo porque tem que ser o Magnatec se as especificações são as mesmas...

Aliás, ainda não entendo o porque de ser 10w40, se no próprio manual diz 20w40 ou 20w50...

Mas é claro que já voltei pro 10w40, que é o que a galera usa, independente da marca...

Leonardo Atanes
21/10/2011, 00:52
Fiz o motor da minha Pajero io 2000 e o Mecanico me falou para eu usar o Castrol GTX 20W50 é isso mesmo quem usa esse óleo? Vlw

vieira912
23/10/2011, 16:05
Lendo uma Reportagem da 4Rodas eles Disseram bem assim.

1º Óleo Sintético somente para carros de alta Performance

2º Óleo de especificação 0w/5w/10w Sintético somente para regiões bem Frias

3º Para regiões mais quentes como Nordeste e Centro Oeste eles recomendam Óleo a partir de 15w40 até 25w50 "Mineral"

agora uma coisa é certa aqui no MT o Pessoal costuma usar muito os 20w40 ou 20w50, uma amigo aqui do Jornal utiliza na Sua Pajero IO desde 2001 o Lubrax 20w50 e o motor já esta segundo ele com 320.000Km sem abrir o Bico e paga R$ 37,00 o galão de 4 Litros.

até mais.

antoniogeo
23/10/2011, 22:09
Então...

Nunca entendi os motivos da galera em geral usar aqui óleo 10w40... o próprio manual não recomenda este tipo de óleo, e não estamos em uma região fria o suficiente pra isso...

Meninão
17/11/2011, 23:21
Fala galera... aproveitando o assunto... tenho uma TR4 2008 ( 86 mil Km rodados) há pouco tempo e troquei o óleo uma vez apenas... seguindo o movimento da maioria coloquei Magnatec 10w40... Andei uns 6,5 mil km e percebi que o óleo baixou... isso acontece mesmo? Ela não "esfumaça" nada... nem de manhã nem depois de usar um tempo...
Estava acostumado com carro VW (Polo e Golf) que não baixam nada... Me tirem essa dúvida...
Valeu!

jpuerro
19/11/2011, 13:08
Fala galera... aproveitando o assunto... tenho uma TR4 2008 ( 86 mil Km rodados) há pouco tempo e troquei o óleo uma vez apenas... seguindo o movimento da maioria coloquei Magnatec 10w40... Andei uns 6,5 mil km e percebi que o óleo baixou... isso acontece mesmo? Ela não "esfumaça" nada... nem de manhã nem depois de usar um tempo...
Estava acostumado com carro VW (Polo e Golf) que não baixam nada... Me tirem essa dúvida...
Valeu!

olha tive duas AT e ambas baixam o óléo um pouco... parece normal...:shock:

abs

carlos abatepaulo
23/11/2011, 17:16
Eu tenho uma AT 2007 a gasolina com 46.000km rodados e uso Magnatec, porem troco a cada 5.000 Km. Até o momento ele não baixa o nível e nem escurece muito o oleo, mas praticamente ando 95% em estrada, portanto pode ser que no seu caso talvez o uso urbano e o a quilometragem (6.500) elevada do oleo ajudem a baixar. Verifique se com 5.000 ele não estaria no nível?

FELICIANO
29/11/2011, 13:05
Olha, a única vez que coloquei um óleo que não fosse o magnatec eu percebi a diferença no barulho do motor. Na minha viatura não foi legal não. O barulho ficou estranho e deu a impressão do motor ficar trabalhando mais pesado. Andei 100km e coloquei o magnatec. Na hora o barulho mudou e tudo voltou ao normal. O óleo usado foi um mobil. Abraços.

Arlei RS
30/11/2011, 07:54
Olha, a única vez que coloquei um óleo que não fosse o magnatec eu percebi a diferença no barulho do motor. Na minha viatura não foi legal não. O barulho ficou estranho e deu a impressão do motor ficar trabalhando mais pesado. Andei 100km e coloquei o magnatec. Na hora o barulho mudou e tudo voltou ao normal. O óleo usado foi um mobil. Abraços.

Comigo aconteceu exatamente a mesma situação
E com o motor frio tinha batida de tuchos, (eles custavam a encher) e o oleo usado era de classificação superior ao magnatec
Voltei ao magnatec e nunca mais tive barulho de tucho.

Caíto
06/12/2011, 11:24
Uso o Shell Helix HX7 10w40. Troquei o Magnatec por ele. Já estou rodando há 30k km com esse óleo e o motor parece estar rodando mais macio, com menos ruído. A troca ideal é de 10 em 10k km, mas eu troco a cada 7k km rodados. Sempre que troco o óleo, troco o filtro também.

Shell Helix HX7 | Shell Brasil (http://www.shell.com/home/content/bra/products_services/on_the_road/oils_lubricants/shell_helix_tpkg/product_range_new/helix_hx7/)

Frug Mosca
23/10/2012, 22:03
pessoal, qual o melhor oleo para o motor flex "pajero tr4 2011"
tem o magnatec 10w40 API SN e o magnatec flex 15w 40 API SL
Qual ? clima de sao paulo

Frug Mosca
23/10/2012, 22:13
sinceramente prefiro usar o MAGNATEC apesar de ser caro pacas

qual o melhor oleo para o motor flex "pajero tr4 2011"
tem o magnatec 10w40 API SN e o magnatec flex 15w 40 API SL
Qual ? clima de sao paulo

Redivo
27/10/2012, 20:07
Aqui no sul é engraçado, no verão chega e as vezes passa de 36o.C e no inverno até abaixo de 8o.C.
Pela lógica deveria usar um 10W 40 no inverno e um 20W 50 no verão.
Como comprei a viatura essa semana, vi que o dono anterior usava o F1 20W 50, como já uso o Mobil 20W 50 classificação SM no Maveco, vou usar na TR4 tb, já está na oficina junto com o filtro para troca.
Está sendo dificil achar por aqui é o 75W90 para os diferenciais, só tem 80W 90.

Bruno Furtado
14/12/2012, 08:13
Minha tr4 passou dos 100mil km, sempre usei o Cartrol 20/50, sera que tenho que mudar de oleo? qual?

Skandeer
29/04/2013, 15:23
qual o melhor oleo para o motor flex "pajero tr4 2011"
tem o magnatec 10w40 API SN e o magnatec flex 15w 40 API SL
Qual ? clima de sao paulo



Interessante... Minha TR4 é 2005, automática. Sempre que usava o tal magnatec 10w40 (ou outro óleo 10w40) tinha que ficar completando 300ml a cada 1000Km. Mas surpresa, o manual em português e o manual de serviço (o completão, de oficina), indica que para nossas temperaturas o óleo indicado é o 20w40 ou 20w50. As folgas internas do motor também são muito parecidas com os motores AP (Santanão 1.8/2.0). Logo, resolvi mudar aos poucos. Minha última troca (clima de MG/Capital), usei um 15w40. Já rodei 1000Km e nada do óleo baixar. Na próxima troca, sem dúvida alguma, passarei a usar o óleo recomendado pela Mitsubishi internacional, que é o 20w40 ou 20w50 para nosso clima. Nota: Minha viatura está com 85 mil Km e roda mais macio que muito carro novo por aí. A cada 20 mil Km (4 trocas) sempre uso um Molycote A2 e as trocas sempre são acompanhadas de filtro de óleo e ar. Por experiência própria, creio que um bom óleo 20w40 atenda tranquilamente não apenas o clima de São paulo, mas todo território nacional. Outra vantagem é que um Havoline Premium 20w50 custa algo em torno de 13 contos o litro, quase 1/3 de um magnatec 10w40... :)

davidfarhat
29/04/2013, 20:06
Skandeer, mesma situação aqui que a sua, aqui em Natal faz calor sempre, uso militec, mas aliado ao meu uso severo em trilhas e a falta do catalisador a cada 3000km to completando em torno de 700ml, carro tem 65000km e sempre fez revisão em css utilizando o tal magnatec. Vou partir pra um 15w50 porque sinto que meu motor fica mais ''aspero'' quente. Engraçado que antes de tirar o catalisador ia de troca em troca sem necessidade de completar.

Gabiru
29/04/2013, 21:40
A própria Mitsubishi entra em contradição ao recomendar o Castrol magnatec 10W 40.
No próprio manual, há a recomendação pelo Castrol SLX que é um óleo 100% sintético, logo, de qualidade superior.

Mas esse óleo só é vendido exclusivamente as concessionarias, e nem elas o ofertam!
A minha consome bem também, vai 1 litro a cada 3.000 Km em média...

martinouliana
04/11/2013, 22:37
Boa noite galera, sempre leio os tópicos daqui, são muito interessantes e bons pra pessoas como eu, que não entendem muito de mecânica. Possuo uma TR4 2008 A/T flex com 70.000km, atualmente está com óleo elaion 10w40, não baixa óleo, troco a cada 7 ou 8 mil km, a minha questão é a seguinte: no manual está especificado uso de óleo 20w40 ou 20w50, alguém já fez um comparativo sobre o consumo da tr4 entre os óleos 10w40 e o 20w40 ou 20w50?, ou seja, utilizando óleo 10w40 faz ??? km por litro e com óleo 20w40 ou 20w50 faz ??? km por litro.

rvallejr
18/10/2016, 14:07
Oi pessoal. Não quero o troféu "Pá de Ouro". Só quero aproveitar para agradecer pelas experiências relatadas aqui. Comprei semana passada meu TR4 2004 com 93.000 km e está marcado na etiqueta 10W40 e o nível está no limite. Tô achando que vou trocar gradualmente como o olega citou (15W40 e depois 20W40). Vamos ver o que diz a Megamit de Sorocaba.

Joelma Paes
31/10/2016, 09:43
Bom dia, amigos!!!

Há aproximadamente 2 anos que adquiri minha TR4 - 2012 e já troquei o óleo 1 vez pelo recomendado pela antigo dono, Magnatec 10w-40; porém agora se faz necessário a troca novamente e não achei na casa de auto peças onde comprei da outra vez, o vendedor disse que todos os pajero"s da região estão usando o LUBRAX TECNO Semissintético SN 10w-40. O que vocês acham disso???

AGUARDO...

Abçs, Joelma Paes

lagatixa
31/10/2016, 10:55
A marcado óleo indicado é uma questão de parceria. Em 2010 a Mitsubishi fechou parceria com a Lubrax e encerrou com a Castrol. Pode ser qualquer outro fabricante de sua preferência, desde que atenda as especificações do fabricante. Eu costumo usar o semi sintético da lubrax 10w40.

dagcosta
31/10/2016, 11:21
Pessoal, para contribuir e buscar ajuda. Li todos os tópicos sobre óleo da TR4 e tem muitas linhas a serem seguidas:
- o clima
- a mit internacional
- idade do motor

Veiculo: TR4 2015 4x4 AT 33000 km.

Comprei esta viatura agora (com 33000 km) e a troca de óleo está próxima (pretendo trocar com 35000km), liguei na Megamit (Campinas-SP) e me passaram o seguinte:

Castrol 10w30 (Seria Magnatec?) Semi-sintético (R$33,00 lt)
Filtro R$25,08
Vedação do parafuso do carter (R$3) ???
M/O R$75 ????

Enfim, nunca confiei em concessionarias para meus veiculos, os valores aqui são só informativos, o mais impressionante é a contradição entre manual e o que te oferecem.

Como engenheiro fico com 2 pés atrás com essas mudanças, afinal se tem projeto, sai no manual, é pq foi feita validação extensiva... mas na teoria a pratica é outra...

lagatixa
31/10/2016, 14:45
http://i64.tinypic.com/1538osl.jpg

Joelma Paes
31/10/2016, 14:46
Obrigada, amigo Lagatixa!!!

Sem falar que no preço a diferença é considerável... rsrsrs

Joelma Paes
31/10/2016, 14:50
Obrigada, amigo Dagcosta, pelas dicas!!!
Realmente as concessionárias autorizadas cobram um preço exorbitante, quando fui trocas as correias o orçamento era o triplo do que um mecânico conceituado da mina cidade cobrou.

dagcosta
31/10/2016, 15:59
http://i64.tinypic.com/1538osl.jpg

Exato! Com o 10w30 vou ter prejuízo ao motor se usar acima de 40 Celsius. Acredito que nenhum lugar do Brasil dá p/ usar esse oléo.

Tenho que resolver outra pendência lá na concessionaria, vou perguntar para quem responde pela oficina sobre esses pontos para saber qual a linha de raciocínio deles, não é possível!

Joelma Paes
01/11/2016, 11:47
Oi, amigo!!!

Vi isso no manual da TR4!!
Ainda não encontrei sobre a quantidade de óleo, mas o mecânico que trocou hoje o óleo me disse que devo sempre trocar o filtro, e que quando fazemos a troca do filtro de óleo, o carro consome 3.3 de óleo no motor.
Necessitava saber sobre qual o tipo de aditivo que coloco no radiador com efeito de lubrificar??
Aguardo os amigos!!!

dagcosta
03/11/2016, 13:42
Retorno da conversa na concessionaria: Lubrax Advento 4x4 SAE 10W30 API CJ4/SL Semissintético R$31/Litro a granel para compra (sem recipiente).

Como guia geral para quem for procurar informações por aqui, gostaria de resumir:
- Até 2014 as concessionarias MIT usavam Castrol Magnatec (veja inicio desse tópico)
- Neste momento colocam o Lubrax acima (proprietario, não disponivel no mercado).

Para escolher o óleo da sua TR4 no futuro, siga a especificação do manual (API-SJ ou superior: API-SL/SM/SN...) e escolha o SAE (10w40 etc..) de acordo com as recomendações por temperatura da sua região seguindo a figura acima (M03B019A).

Comentários?

Jerrykolho
18/01/2017, 10:46
Olá pessoal, recém comprei uma TR4 2007 AT, está com 87.000km qual seria o óleo ideal para o Clima de Santa Catarina?
O 10w40 que o pessoal mais usa ou o 20w40 do manual?

DiegoAoki
18/01/2017, 10:59
Jerry, bom dia.

Eu tenho uma TR4 2008 e uso nela 10w40.

Renato Corrêa Ricci
01/02/2017, 15:28
Eu nunca entendi o por que o pessoal usa 10w40, nunca achei literatura técnica da Mit que faça essa orientação!
Eu uso na minha TR4 15w40! Me parece mais racional.
E com relação a marca, eu sou fã da Castrol! Principalmente do produto Magnatec!
Esse óleo é sem duvida fantástico.
Uso em todos os meus carros, eu sempre tive a TR4 e outro carro, para a família, Eu não vejo a hora de acabar a garantia do carro para colocar Magnatec neles, a ultima foi uma Spin, é impressionante a mudança que vc vê no motor na mesma hora que vc troca o óleo. O muda o som do motor, vc sente ele rodando mais macio, muda totalmente o desempenho, no Álcool então, o motor mesmo zero lembrava um motor diesel, com Magnatec ficou muito mais silencioso.

Olavo Cesar
07/03/2017, 09:26
Olá pessoal, recém comprei uma TR4 2007 AT, está com 87.000km qual seria o óleo ideal para o Clima de Santa Catarina?
O 10w40 que o pessoal mais usa ou o 20w40 do manual?

Sou do sul tbem e para mim o melhor é o
Castrol Magnatec 10W40, gosto muito dele.

leonardo andrade
06/08/2017, 00:36
Desde que comprei a minha TR4 (2011) sempre uso o Lubrax Extremo 5w30, sem maiores problemas, baixar nível ou barulhos estranhos. Moro em Teresina, bem friozim aqui kkk...

RAMIROCOUTINHO
17/05/2019, 22:06
Moro no Rio de Janeiro possuo uma tr4 2003 com 113k KM rodados e estou seriamente propenso a colocar o 15w40 semissintético que de acordo com o gráfico de temperaturas atende muito bem para a minha região onde o calor chega ao pico de 42ºC e sendo um óleo semissintético deve ter um maior poder de lubrificação, proteção e limpeza

Gui Marques
11/07/2019, 18:57
Tem bastante informação desencontrada nesse tópico.

Quem tiver interesse em saber os princípios por detrás de um oleo multiviscoso, recomendo esse video:

Qual e o melhor oleo pro seu carro? (Ou: tudo que voce precisa saber sobre oleo) - YouTube (https://www.youtube.com/watch?v=mJP6Q9JG2lg&t=608s)

Muito esclarecedor. Em tempo, uso sintético 5w30 na minha TR4 (156.000km) e o motor funciona macio desde sempre.

O "30" é a viscosidade na temperatura de trabalho do motor, que independe da temperatura externa. Pode estar fazendo 40o ou 0o la fora, o sistema de arrefecimento do motor vai mante-lo na temperatura de serviço, nem mais, nem menos. Comento isso porque algumas pessoas pensam que em clima mais quente o motor trabalha mais quente e daí precisa de oleo mais grosso, o que não está certo. O motor vai trabalhar na temperatura de serviço, e nessa temperatura o óleo tem que ter a especificação certa.

Por outro lado, quando o motor está frio é o momento em que ocorre o maior desgaste, pois as peças estão frias, ainda não sofreram a dilatação térmica a e por isso o atrito e o desgaste são maiores. Nesse momento, quando vc dá a partida é importante que o óleo possa rapidamente alcançar a parte superior do motor, o que facilita se o oleo for um pouco mais fino. Por isso mudei a especificação do oleo da minha Tr4 de 10w30 para 5w30. Lembrando que o w significa "winter"(inverno) então o numero que vem antes do w é a viscosidade na fase fria.

Depois que o motor esquenta e atinge a temperatura de trabalho, a viscosidade será equivalente a 30 (igual nos dois oleos) e o fato do numero antes do w ser 5 ou 10 não faz mais diferença, ou seja, tanto o oleo 5w30 ou 10w30 vao ter a mesma viscosidade com o motor do carro quente (temperatura de trabalho).

Gui Marques
------------------
Mit Pajero TR4 (2010)
Alfa Romeo Spider Veloce (1976)

WellingtonFMachado
11/07/2019, 21:53
Tem bastante informação desencontrada nesse tópico.

Quem tiver interesse em saber os princípios por detrás de um oleo multiviscoso, recomendo esse video:

Qual e o melhor oleo pro seu carro? (Ou: tudo que voce precisa saber sobre oleo) - YouTube (https://www.youtube.com/watch?v=mJP6Q9JG2lg&t=608s)

Muito esclarecedor. Em tempo, uso sintético 5w30 na minha TR4 (156.000km) e o motor funciona macio desde sempre.

O "30" é a viscosidade na temperatura de trabalho do motor, que independe da temperatura externa. Pode estar fazendo 40o ou 0o la fora, o sistema de arrefecimento do motor vai mante-lo na temperatura de serviço, nem mais, nem menos. Comento isso porque algumas pessoas pensam que em clima mais quente o motor trabalha mais quente e daí precisa de oleo mais grosso, o que não está certo. O motor vai trabalhar na temperatura de serviço, e nessa temperatura o óleo tem que ter a especificação certa.

Por outro lado, quando o motor está frio é o momento em que ocorre o maior desgaste, pois as peças estão frias, ainda não sofreram a dilatação térmica a e por isso o atrito e o desgaste são maiores. Nesse momento, quando vc dá a partida é importante que o óleo possa rapidamente alcançar a parte superior do motor, o que facilita se o oleo for um pouco mais fino. Por isso mudei a especificação do oleo da minha Tr4 de 10w30 para 5w30. Lembrando que o w significa "winter"(inverno) então o numero que vem antes do w é a viscosidade na fase fria.

Depois que o motor esquenta e atinge a temperatura de trabalho, a viscosidade será equivalente a 30 (igual nos dois oleos) e o fato do numero antes do w ser 5 ou 10 não faz mais diferença, ou seja, tanto o oleo 5w30 ou 10w30 vao ter a mesma viscosidade com o motor do carro quente (temperatura de trabalho).

Gui Marques
------------------
Mit Pajero TR4 (2010)
Alfa Romeo Spider Veloce (1976)

Gui,
Está corretíssimo. Permita-me adicionar algumas informações.
Além do SAE (Viscosidade) Ex: 5W30, é importante observar o API, Ex.: API-SN.
Se não me engano a TR4, pede óleo '40", então o ideal seria utilizar o 5W-40 para melhor "Selagem do motor" e evitar baixar óleo pelas folgas naturais dos componentes do motor.
De acordo com o API (Instituto de Pesquisa Americano), quanto maior for a 2ª letra após o S (Spark), mais avançados são os aditivos adicionado ao lubrificante. Ex: SL, SM, SN.

Então, resumindo. O melhor óleo para o seu veículo, é o SAE recomendado no manual do veículo e aditivos mais modernos.
Nunca, Jamais, utilizem óleo Mineral. Óleo sintético é muito superior e mais econômico que o semi-sintético.

Além da sopa de letrinhas acima, priorizem óleos que venham com ILSAC GF-5.

Minha sugestão:
SHELL ULTRA. Por ter o óleo básico produzido a partir do Gás Natural, evapora e degrada muito pouco e ainda melhora o consumo do veículo. Façam o teste. Um abraço.

mmvalentim
01/10/2022, 16:01
Em primeiro lugar a tabela existente no manual do Pajero Tr nada tem haver com a temperatura ambiente de regiões onde o veiculo se encontra. Essa temperatura tem haver com a viscosidade do óleo na partida e na temperatur de funcionamento normal do motor. Então baseado na sugestão do manual que indica 20W40 ou 20W50, conclui-se que a viscosidade de funcionamento normal do motor é pelo menos SAE40 Dito isso levamos em consideração o seguinte: 20W40 é óleo mineral que sendo o óleo de qualidade inferior deve ser trocado em kilometragens bem inferiores(3000 km) bem como em tempo reduzido (Max 3 meses). Já o 15W40 (semi-sintético) atente também podendo ser trocado em intervalos um pouco maior tanto em kilometragens (5000km) e tempo (6 meses). Já um óleo sintético seja 5W ou 10W40 seria uma opção mais inteligente já que permite trocas em períodos maiores sejam 10000km ou 1 ano. Considerando que o momento mais critico para o motor é na partida, o ideal que o óleo fosse o 5W40, mas estes por serem mais avançados e modernos e considerando sua capacidade de limpeza detergente, podem vir a dissolver a borra existe no interior do motor caso esses tenham sido submetido a óleos minerais e de baixa qualidade durante muito tempo. Nesse momento optei por óleo 10W40 API SM totalmente sintétic, haja vista ter constatado haver crostas de óleo no interior do motor, mas pretendo no futuro mudar para o 5W40 que seria o ideal para preservar a saúde desse motor. Minha viatura é 2006/2007 gasolina.

wesleyccortes
10/03/2025, 11:53
Em primeiro lugar a tabela existente no manual do Pajero Tr nada tem haver com a temperatura ambiente de regiões onde o veiculo se encontra. Essa temperatura tem haver com a viscosidade do óleo na partida e na temperatur de funcionamento normal do motor. Então baseado na sugestão do manual que indica 20W40 ou 20W50, conclui-se que a viscosidade de funcionamento normal do motor é pelo menos SAE40 Dito isso levamos em consideração o seguinte: 20W40 é óleo mineral que sendo o óleo de qualidade inferior deve ser trocado em kilometragens bem inferiores(3000 km) bem como em tempo reduzido (Max 3 meses). Já o 15W40 (semi-sintético) atente também podendo ser trocado em intervalos um pouco maior tanto em kilometragens (5000km) e tempo (6 meses). Já um óleo sintético seja 5W ou 10W40 seria uma opção mais inteligente já que permite trocas em períodos maiores sejam 10000km ou 1 ano. Considerando que o momento mais critico para o motor é na partida, o ideal que o óleo fosse o 5W40, mas estes por serem mais avançados e modernos e considerando sua capacidade de limpeza detergente, podem vir a dissolver a borra existe no interior do motor caso esses tenham sido submetido a óleos minerais e de baixa qualidade durante muito tempo. Nesse momento optei por óleo 10W40 API SM totalmente sintétic, haja vista ter constatado haver crostas de óleo no interior do motor, mas pretendo no futuro mudar para o 5W40 que seria o ideal para preservar a saúde desse motor. Minha viatura é 2006/2007 gasolina.


amigo sua TR4 esta com quantos KM ? qual oleo esta usando atualmente?