PDA

Ver Versão Completa : Marcador de combustivel.



danielmg
29/04/2005, 07:40
Pessoal,

O marcador de combustivel do meu Jeep esta marcando sempre cheio, mesmo estando vazio o tanque, eu ligo a chave e o marcador vai para a posição de cheio.
Alguém poderia me dar alguma dica de como devo proceder para solucionar este problema? Será que eu consigo resolver ou é mais prudente levar em um mecânico?

Muito obrigado galera.[/b]

Alessandro Henrique
29/04/2005, 08:26
danielmg,

Pelo numero de mensagens que voce ja postou percebo que e novo por aqui.
Primeiramente, seja bem vindo.
Esta pergunta ja foi respondida algumas vezes. Sendo assim, sugiro que voce utilize o botao de pesquisa, surgira muita coisa sobre o assunto. Restando duvidas, voce pode resgatar um topico antigo.
No seu caso, procure verificar o estado da boia do tanque. Tambem verifique se o fio nao esta em contato com a carcaca da viatura.
No manual do jeep, se nao me engano ha algumas dicas sobre isso. Verifique na area de download.

Sds.

Luiz Gustavo Mayr
29/04/2005, 10:52
Caro Danielmg,

Provavelmente é a boia do tanque do seu jeep, que deve ser do tipo alavanca e de alguma forma emperrou, e ficou elevada, parecendo que o tanque tá sempre cheio... O melhor é tirar a boia e testa-la....

BOa sorte...

Santoro
29/04/2005, 12:26
olha o aterramento da boa tb pode ser

Alessandro Henrique
29/04/2005, 12:31
olha o aterramento da boa tb pode ser

Pouco provavel pois se falhar o contato da boia com a carcaca (ateramento/massa), o indicador vai marcar vazio e nao cheio!

Sds.

Ronaldo B.
29/04/2005, 14:48
Daniel,

Tive esse mesmo problema logo depois de trocar a bóia do tanque.

O problema era que a bóia estava apoiada no quebra ondas dentro do tanque, foi só tiraro conjunto fora do tanque e inverter o lado em que a bóia (a bóia mesmo não o conjunto todo) estava encaixada na haste que voltou a funcionar normalmente.

[]´s

Verly
20/05/2010, 14:33
Oi Pessoal!
Depois de vários anos consegui um jeep willys para brincar um pouco e agora resolvi entrar no fórum!!!:dance:

O marcador de Combustível / Temperatura (originais do carro) não estão funcionando corretamente. Pesquisei todos os tópicos do fórum sobre o assunto e fiz todas as verificações necessárias no velocímetro, bóia e cebolinhas, seguindo todas as idéias, orientações e dicas do pessoal. Cheguei a conclusão que não tenho o regulador de tensão (12 para 5V) e por isso não funcionava, pelo menos nem os marcadores não chegaram a queimar ainda e nem a bóia.

O carro é todo original e desejo mantê-lo assim. Tenho conhecimentos de elétrica e eletrônica e resolví fazer um regulador de tensão, é coisa muito simples. Vou testar este final de semana.

Mas minha dúvida é a seguinte: Pelo que pesquisei especialmente no site http://www.jeeptech.com/electrical/gauges/ indicado aqui no fórum, o regulador original fica dentro do marcador de combustível e não se trata portanto, de uma peça instalada por fora.

Alguém teria o esquema de montagem interna do marcador de combustível? Na verdade, o que eu gostaria é de fazer o regulador interno original funcionar sem ter que colocar um externo!

Abraços a todos e parabéns por fazerem deste o melhor e mais completo fórum 4x4!!!:palmas:

Pablo.pinto2007
21/05/2010, 00:36
Oi Pessoal!
Depois de vários anos consegui um jeep willys para brincar um pouco e agora resolvi entrar no fórum!!!:dance:

O marcador de Combustível / Temperatura (originais do carro) não estão funcionando corretamente. Pesquisei todos os tópicos do fórum sobre o assunto e fiz todas as verificações necessárias no velocímetro, bóia e cebolinhas, seguindo todas as idéias, orientações e dicas do pessoal. Cheguei a conclusão que não tenho o regulador de tensão (12 para 5V) e por isso não funcionava, pelo menos nem os marcadores não chegaram a queimar ainda e nem a bóia.

O carro é todo original e desejo mantê-lo assim. Tenho conhecimentos de elétrica e eletrônica e resolví fazer um regulador de tensão, é coisa muito simples. Vou testar este final de semana.

Mas minha dúvida é a seguinte: Pelo que pesquisei especialmente no site http://www.jeeptech.com/electrical/gauges/ indicado aqui no fórum, o regulador original fica dentro do marcador de combustível e não se trata portanto, de uma peça instalada por fora.

Alguém teria o esquema de montagem interna do marcador de combustível? Na verdade, o que eu gostaria é de fazer o regulador interno original funcionar sem ter que colocar um externo!

Abraços a todos e parabéns por fazerem deste o melhor e mais completo fórum 4x4!!!:palmas:

A bem da verdade, eu nem sabia que existia um regulador de tensão para biaxar a tensão em painel de CJ... aliás isso procede para os CJ3? acho que não!!!!

Mas o fato de fazer um regulador de tensão é como você diz, é coisa muito fácil e bem simples, então não vejo tanto problema em ter que fazer outro ao invés de recuperar o antigo...

Novidade pra mim, isso!!! mas é só no marcador de combustível?

Abraços!

PAblo

Verly
21/05/2010, 07:46
Oi Pablo!
Ontem descobri como funciona o original!
No site http://www.jeepfan.com/tech/CJGaugeTech.php tem toda a explicação (em inglês). É muito legal, na verdade não é um regulador de tensão e sim um limitador de tensão que preserva a resistência dos marcadores e utiliza a característica de que a haste bimetálica dos marcadores tem um rasoável delay no tempo de resposta.
Achei a soluçào muito engenhosa mas realmente não tem nenhuma precisão! Vou recuperar o marcador para o funcionamento original mas o bom mesmo é o velho cabo de vassoura ao lado do banco pra medir a gasosa do tanque!:dance:

fendrich
21/05/2010, 10:42
mas o bom mesmo é o velho cabo de vassoura ao lado do banco pra medir a gasosa do tanque!

Ou então algum marcador mais moderno e confiável!

André Luiz Rossetim
21/05/2010, 19:34
A bem da verdade, eu nem sabia que existia um regulador de tensão para biaxar a tensão em painel de CJ... aliás isso procede para os CJ3? acho que não!!!!


Abraços!

PAblo

Se originalmente ele já era 6Volts, acho que não possuia isso, mas se ele era 12V de fabrica, obrigatoriamente tem q ter, a finalidade disso é limitar a tensão que entra em contato com a gasolina, afinal qto maior a tensão, maior a chance de se ter faisca q dentro de um tenque cheio de gasolina não seria nd legal.
Sei q se usa destes reguladores do painel do corcel, e outros carros antigos.