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Ver Versão Completa : Freio DIANTEIRO Engesa F1?==> PINÇAS: KOMBI / S10 /TOYOTA



Cabelo F1
29/01/2011, 19:00
Galera mais uma vez venho compartilhar minhas duvidas aqui no Forum:
Estou pensando em trocar o sistema de freio do meu Engesa F1, hoje esta com pinça de Kombi na dianteira e freio a disco na TRASEIRA (pinça de Tempra/ kadete,) eu acho meu freio muito borrachudo, se precisar parar rapido, nem pensar, é necessário programar antes.
Tenho este sistema de freio a 9 anos, sempre foi borrachudo, ja passei apuros por causa desta deficiencia.
O meu Engesa é bem pesado na frente; motor Maxion, Guincho mecanico de 6,5T, pneu 33, tenho tudo para atrapalhar o desempenho do meu freio (original kombi).

PRETENÇÃO:
Tenho em mãos um conjunto completo de pinças e discos de S10 quase Zerado, estou pensando em adaptar este conjunto na engesa, minha pergunta é:
-Alguem já fez esta adaptação?
-E complicado esta adaptação?
-Tem o esquema de como foi feito? (croqui / desenho...)
-Este sistema freia melhor que o da kombi que atualmente esta no Engesa?

Agradeço a totos desde já!

Cabelo F1

Kim
29/01/2011, 21:40
Opa!

Olha aqui:
http://picasaweb.google.com/kimcavazin/AdaptaODiscoDeFreioD20EPinAS10NoMunhOEngesa#

Ainda estou com os eixos, estão no fuzileiro!

A rota tem o adaptador para as pinças.

Fica muito bom.

Mas...


Para colocar o disco, tem que mandar tornear o centro, pois o disco o centro é menor, e para colocar os parafusos allen, tem que ovalizar os furos.

Não reabri, pois poderia reduzir a area de encosto da cabeça do parafuso, então, optei por colocar uma lima de corrente de motoseera na furadeira, e reabrir, sempre testando.
Reabre coisa de 3mm.

Abraços.

Kim.

Cabelo F1
29/01/2011, 22:41
Obrigado grande Kim!

Estou começando a primorar meus conecimento sobre este assunto para uma nova jornada.

sds
Cabelo F1

OTTO HEITZMANN
02/02/2011, 23:53
Obrigado grande Kim!

Estou começando a primorar meus conecimento sobre este assunto para uma nova jornada.

sds
Cabelo F1

Cabelo, coloquei as pinças da S10...ja faz um bom tempo, a adptação que eu fiz é simples, discos de Toyota Bandeirantes (acho que o jogo sai uns 80,00 R$, o paralelo que eu uso, o Vargas uns 120 R$) não precisei fazer nenhum serviço de torno, é só colocar no cubo, encaixou perfeitamente. O Segredo é um adptador (espaçador - super break) que é parafusado nas furações originais do suporte da antiga pinça(kombi) e nele é parafusado a nova pinça (s10).
Se pisar forte, travas as rodas dianteiras (Pneus 33).Como tambem uso disco atras (pinça Kadete).....o jipão freia direitinho (para um jiep de 2tonelada), em linha reta sem puxa para os lados

geandre2004
03/02/2011, 14:51
Meu engesa, ta com a configuração de pinça de s10 na frente( disco de f1000) e pinça de fiesta atrás (disco de ducato), até o momento não me deixou na mão.

Luiz Carlos H da S Junior
03/02/2011, 16:38
Cabelo, no meu Engesa, o sistema estava igual ao seu original na dianteira e pinça de kadett na traseira com pneus 35" e não tinha freio.
O que fiz, mudei o hidrovacuo e o servo freio e colocar o da toyota e troquei o disco traseiro colocando do jeep dianterio com nova furação nova e tirando alguns milimetros para não pegar nas rodas e pinça de santana, ficou muito bom freia muito.

Cabelo F1
03/02/2011, 17:30
Galera muito obrigado a todos pelas dicas que estou recebemdo, esta ajudando muito; estou quase chegando a uma conclusão, quase mas ainda não cheguei, o que posso adiantar é que tenho em mão todo o conjuto da S10, parece que eu preciso fazer aulguns ajustes para instalar.
O que esta faltando um suporte de adaptação da pinça (S10) que vai na furação original da pinça da kombi.
Liguei p/ uma loja conhecida de todos aqui no forum o cara me cobrou 140 latinhas cada adaptador deste, pregunto: será que esta justo este preço?, alguem tem o croqui ou uma amostra para que eu possa fabricar?

sds
Cabelo F1

JOÃO R.
03/02/2011, 22:55
Cabelo, eu coloquei o conjunto disco ventilado e pinça da Toyota Band nas 4 rodas, o adaptador que eu usei na dianteira foi esse da foto, acho que ficou em torno de 50 reais cada um.

guilhermeabreu
04/02/2011, 13:57
CABELO FI

O OTTO fez confusão e vc esta fazendo tb , qdo vc usa as pinças da S-10 , vc terá obrigatóriamente usar os disco da D-20 ou F-1000 , caso vc use o disco da BAND vc terá que obrigatóriamente usar as pinlas da BAND .

O suporte da PINÇA DA BAND que adapta na mesma furação original é para PINÇA DA BAND que no meu caso o meca aqui que fez com uma chapa de 12 mm nem lembro por qto ficou ou se ele me cobrou ísto . Se vc usar as PINÇAS DA S-10 não tem como fazer nenhum suporte para ser parafusado nos furos originais , VC TERÁ QUE SOLDAR O SUPORTE NO MUNHÃO como o KIM fez .

ATENÇÃO NESTE DETALHE PQ VC VAI ACABAR COMPRANDO PEÇAS ERRADAS ,
LOGO :

PINÇAS DE S-10 , TEM QUE SER COM DISCOS DE D-20 OU F-1000 E SUPORTE DAS PINÇAS SOLDADOS NO MUNHÃO

PINÇAS DE BAND , TEM QUE SER COM DISCOS DE BAND E SUPORTE PARAFUSADO NOS ORIFÍCIOS ORIGINAIS DAS PINÇAS ORIGINAIS , SEM NENHUMA SOLDA .

Cabelo F1
04/02/2011, 14:16
Boa tarde Guilherme!

Resumindo é melhor usar a pinça da Toyota, fica mais facil a adaptação?

Cabelo f1

A Leoni
04/02/2011, 17:45
Cabelo,

Esse assunto foi bem discutido em outro tópico, só que no final ainda restavam algumas dúvidas.

O disco de freio da Band pode ser montado por dentro do cubo, como o original ou por fora, como na Band, só que nesse caso não monta roda aro 15. Para montar por dentro é necessário fazer o suporte conforme a foto postada pelo João R., só que no meu caso (eu fiz assim....) foi necessário retrabalhar a pinça e os olhais de fixação, pois ocorria uma interferencia entre eles e a pinça, deixando ela muito para fora, a uns 15mm do disco, uma vez que os olhais ficam alinhados com a fixação da pinça. No caso do Dr Guilherme, me parece que não foi necessário esse retrabalho, portanto não sei se existem diferenças entre os eixos. Mesmo assim, a pinça fica muito próxima das rodas aro 15 e, dependendo do modelo da roda, pode ser necessário tirar um pouco de material da sua face superior.
Caso o disco seja colocado por fora do cubo, a adaptação é mais simples, voce só precisa fazer um suporte, que nesse caso não vai ser uma chapa plana, para fixar a pinça nos olhais, com muito menos retrabalho, só que isso só serve para rodas 16 ou maior.

Em tópicos como esses voce vai encontrar mais informações:

http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=39721

http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=20299

Boa sorte na empreitada.

Leoni

guilhermeabreu
04/02/2011, 23:37
Cabelo,

Esse assunto foi bem discutido em outro tópico, só que no final ainda restavam algumas dúvidas.

O disco de freio da Band pode ser montado por dentro do cubo, como o original ou por fora, como na Band, só que nesse caso não monta roda aro 15. Para montar por dentro é necessário fazer o suporte conforme a foto postada pelo João R., só que no meu caso (eu fiz assim....) foi necessário retrabalhar a pinça e os olhais de fixação, pois ocorria uma interferencia entre eles e a pinça, deixando ela muito para fora, a uns 15mm do disco, uma vez que os olhais ficam alinhados com a fixação da pinça. No caso do Dr Guilherme, me parece que não foi necessário esse retrabalho, portanto não sei se existem diferenças entre os eixos. Mesmo assim, a pinça fica muito próxima das rodas aro 15 e, dependendo do modelo da roda, pode ser necessário tirar um pouco de material da sua face superior.
Caso o disco seja colocado por fora do cubo, a adaptação é mais simples, voce só precisa fazer um suporte, que nesse caso não vai ser uma chapa plana, para fixar a pinça nos olhais, com muito menos retrabalho, só que isso só serve para rodas 16 ou maior.

Em tópicos como esses voce vai encontrar mais informações:

http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=39721

http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=20299

Boa sorte na empreitada.

Leoni

CABELO FI

Reafirmando e resumindo o que o amigo A. LEONI falou ,

COM AS PINÇAS DA S-10 VC PODE USAR RODAS DE LIGA ARO 15 TRANQUILO . MAS DÁ MAIS TRABALHO PARA FAZER A INSTALAÇÃO E TEM QUE SOLDAR O SUPORTE DA PINÇA NO MUNHÃO .

NO MEU CASO QUE TENHO DISCOS E PINÇAS DA BAND , FICA MAIS FÁCIL A INSTALAÇÃO , MAS FICA LIMITADO NO USO DAS RODAS DE LIGA ARO 15 .

Eu uso as rodas de liga aro 15 , SÓ QUE TIVE QUE FAZER O QUE O A.LEONI FALOU , que foi , ESMERILHAR AS COSTAS DAS PINÇAS PARA NÃO ROÇAREM NA RODA , MESMO ASSIM FICA 01 MILÍMETRO DE DISTANCIA ENTRE AS COSTAS DA PINÇA E A RODA , mas usei desta forma qdo tive uma BAND por 4 anos e agora no ENGESA já ha 5 anos sem problema de travar a roda por pancada num buraco e amassar a roda , MAS EXISTE ESTA POSSIBILIDADE SIM , num caso de uma pancada forte amassar a roda e a pinça travar a roda .

Aí vc decide .